Pular para o conteúdo principal

Semana Mundial de Alergia e Imunodeficiências no Rio de Janeiro



Programação de Eventos



Terça feira dia 24 de abril de 2018

HOSPITAL DA LAGOA: dia 24 de abril às 11h no anfiteatro A. O tema é "Tirando dúvidas sobre Dermatite Atópica e Imunodeficiências".

HOSPITAL JESUS:  Abertura da Semana Mundial da Alergia no Ambulatório de especialidades – 4º. Andar, dia 24 de abril às 9 horas. “Day beauty” da dermatite atópica: realizado com as crianças no ambulatório com Cabeleleiro e música com jingles de 10 às 12horas, no mesmo local.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO - HUCFF / UFRJ:  Ambulatório de Imunologia Clínica – dia 24 de abril – de 8 às 12 horas - Atividades Interativas com os Pacientes Abordando a Importância das Principais Doenças Alérgicas, em Especial “Dermatite Atópica, Uma Coceira que Causa Erupções na Pele” e “Meu Futuro Começa com Investigação e Diagnóstico Precoces das IDP” Aula para médicos não especialistas e para profissionais de saúde: “Imunodeficiências”.



HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GAFFRÉE E GUINLE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO :  Apresentação do Tema Dermatite atópica no Hall do Hospital HUGG com cartazes e participação interativa do público, e da Enfermaria do Riso dia 24/04 às 10:00.  Apresentação do Tema para médicos e alunos do curso de Medicina sobre Sinais de Alerta em Imunodeficiência primária dia 26/04 no Anfiteatro da 10ª. Enfermaria, às 11:00hs.   Distribuição de panfletos sobre sinais de alerta de Imunodeficiência Primária aos pacientes e médicos do HUGG

Quarta feira dia 25 de abril de 2018


SETOR DE ALERGIA E IMUNOLOGIA DERMATOLÓGICA DO INSTITUTO DE DERMATOLOGIA PROFESSOR AZULAY: Na quarta-feira, durante o canal teórico, será feita a apresentação oficial sobre dermatite atópica e sobre os sinais de alerta das imunodeficiências primárias. Santa Casa da Misericórdia - Rua Santa Luzia nº 206, Pavilhão São Miguel – Centro (Pavilhão São Miguel)

CLÍNICA DE ALERGIA DA POLICLÍNICA GERAL DO RIO DE JANEIRO: Aula para médicos e profissionais de saúde abordando “Imunodeficiências Primárias” e apresentação para leigos: “Dermatite atópica” às 11 horas.



HOSPITAL JESUS:  Local: Anfiteatro – 6º. Andar Horário: 11:30 – Aula: Imunodeficiências primárias – quando suspeitar? – seguida de apresentação de caso clínico. Aberta ao público, aos profissionais de saúde e aos alunos do hospital
- Panfletagem sobre os 10 sinais de imunodeficiências primárias nos ambulatórios, enfermarias, unidade intermediária e CTI pediátrico.

Quinta feira dia 26 de abril de 2018



INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA – FIOCRUZ

26 de abril, no auditório do hospital, serão realizadas palestras:

11 horas: Dermatite atópica - aberta ao público.

12 horas: Quando pensar em imunodeficiência primária? Aula aberta para profissionais de saúde.



HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO HUPE- UERJ

26 de abril 9:30 horas - Encontro aberto ao público: “Dermatite atópica e imunodeficiências”. Após a apresentação haverá debates com a plateia, para esclarecimento de dúvidas e para proporcionar que os presentes compartilhem suas opiniões e sua vivência com a doença. Ao final, haverá uma confraternização.  Local: centro de estudos da Policlínica Piquet Carneiro - segundo andar

HOSPITAL JESUS  26 de abril, no anfiteatro – 6º. Andar Horário: 11:30 – Aula integrada Alergia e Dermatologia. Aberta ao público, aos profissionais de saúde e aos alunos do hospital. Além disso, no mesmo horário, no ambulatório de especialidades, haverá uma aula com orientações aos pacientes sobre os cuidados com a pele atópica.

Sexta feira dia 27 de abril de 2018



SETOR DE ALERGIA E IMUNOLOGIA DERMATOLÓGICA DO INSTITUTO DE DERMATOLOGIA PROFESSOR AZULAY: será realizada uma abordagem teórica sobre Dermatite Atópica e Imunodeficiências, com participação dos professores, pós-graduandos e demais funcionários do Serviço, no horário da manhã.



HOSPITAL JESUS: Local: Ambulatório de especialidades – 4º. Andar Horário: 9 às 12 horas: Orientações práticas aos pacientes sobre os cuidados com a pele atópica

POLICLÍNICA ANTÔNIO RIBEIRO NETTO - SMS: Palestra aos pacientes sobre Dermatite Atópica - dia 27 abril, às 10:30h no Centro de Estudos

ATIVIDADES REALIZADAS PELO CORPO DE BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO

Serão ministradas palestras para os militares e dependentes nas seguintes unidades:

Dia 24 /04/2018 às 14h na 2ª Policlínica do CBMERJ:

Endereço: Av. Governador Roberto Silveira, 1221. Centro - Nova Iguaçu – RJ.

Dia 25/04/2018 às 9h no auditório da Diretoria Geral de Saúde:

Endereço: Av. Paulo de Frontin, 876. Rio Comprido - Rio de Janeiro.

Dia 26/04/2018 às 9h na 4ª Policlínica do CBMERJ:

Endereço: R. Ten. Cel Cardoso, 909 Centro - 28035-042 - Campos dos Goytacazes-RJ.

Dia 27/04/2018 às 14h na 3ª Policlínica do CBMERJ:

Endereço: Av. Quintino Bocaiúva, s/nº Charitas - Niterói – RJ.
(Referência: Em frente ao terminal aquaviário de Charitas).




Atividades no Estado do Rio de Janeiro


Niterói

HOSPITAL ANTONIO PEDRO – UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Na quarta feira dia 25 abril, pela manhã, haverá um encontro de pacientes com dermatite atópica com atividades lúdicas e recreativas, palestra educativa e lançamento de um livro educativo infantil abordando a Dermatite Atópica, além de distribuição de folder. O evento será encerrado com um lanche de confraternização.

Na quinta feira dia 26 de abril, às 10:30 horas, será realizada uma palestra: “Manifestações cutâneas das Imunodeficiências Primárias” em conjunto com o setor de Dermatologia do hospital.



Campos de Goytacazes

23/04 - Panfletagem no Boulevard Shopping, das 13 às 19 horas, quando os visitantes do shopping receberão convite para um encontro sobre imunodeficiência e dermatite atópica no dia 27 de abril.

27/04 - Encontro com palestras no auditório do Hospital dos Plantadores de Cana, dia 27 de abril, às 9 horas.



Macaé

Dia 25 de abril, quarta feira será realizada aula para leigos: Dermatite Atópica e Imunodeficiências Primárias. A atividade será realizada no ambulatório de alergia e pediatria da prefeitura de Macaé. Aberta para leigos, residentes e internos da UFRJ.



Petrópolis  

Nota publicada no Diário de Petrópolis:   Em 2018, as semanas comemorativas da Alergia e das Imunodeficiências Primárias (IDPs) acontecerão simultaneamente, de 22 a 28 de abril. O tema designado pela WAO (World Allergy Organization) será “Dermatite Atópica, Uma Coceira que Causa Erupções na Pele” e pela IDF (Immune Deficiency Foundation) será: “Meu Futuro Começa com Investigação e Diagnóstico Precoces das IDP”. O informe chegou à coluna por meio da Asbai da Região Serrana.


Maio 2018

INSTITUTO DE PEDIATRIA MARTAGÃO GESTEIRA: O serviço de Alergia e Imunologia do IPPMG / UFRJ realizará reunião com residentes de pediatria e de outras especialidades pediátricas: Sinais de alerta de IDP em pediatria geral e especialidades pediátricas. Será no dia 03 de maio, às 11horas.
Reunião com pacientes do ambulatório de DA, com psicologia, nutrição e equipe médica, dia 04 de maio às 7:30horas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno