Pular para o conteúdo principal

Combatendo a alergia no quarto de dormir

Ácaros são a causa mais comum das alergias respiratórias no Brasil, em adultos e em crianças.

Uma pessoa adulta permanece no quarto de dormir em média por 7 ou 8 horas, sendo quase todo esse tempo na cama. Uma criança fica na cama entre 8 a 12 horas e mais algum tempo no chão, brincando. 


Ácaros se alimentam de descamação da pele (dermatophagoides - derma=pele e fagóides=comedor). E, durante a noite, permanecemos longo tempo deitados. Por isso, o ambiente do quarto deve receber uma atenção especial.  

O quarto do alérgico pode ser bonito, agradável, mas precisa também ser saudável. 

A figura abaixo assinala os principais pontos para que um quarto seja adequado para as pessoas que têm alergias respiratórias, como por exemplo, a asma (ou bronquite) e a rinite alérgica. 




1) Almofadões: evite usar ou coloque capas com fechos, permitindo a lavagem frequente.

2) Animais: o ideal é não ter animais de estimação. Caso já tenha, não permita que fiquem no quarto ou que subam em camas ou estofados. Banhe-os semanalmente.

3) Cigarro: não fume e não permita que fumem em seu quarto.

4) Cortinas: prefira as curtas e fáceis e lavar ou substitua por persianas.

5) Limpe o quarto todos os dias e retire o pó com pano úmido embebido em sabão. Evite usar vassoura ou espanador, que espalham a poeira.

6) Tapetes: preferir modelos pequenos e lavar periodicamente.

7) Bichos de pelúcia: evite o excesso de brinquedos e bichinhos de pelúcia pois acumulam pó e dificultam a limpeza. Coleções no quarto também podem se tornar um problema: mantenha em estantes com portas de vidro ou em caixas apropriadas.

8) Estantes: evite os modelos abertos e o acúmulo de papéis, livros e objetos desnecessários.

9) Paredes: combata focos de infiltração e umidade. Use tinta lavável. Evite texturas e papéis de parede que dificultem a limpeza.

10) Evite ventiladores de teto. Caso já tenha, limpe as pás com pano úmido. O ar refrigerado pode ser usado sem esquecer a lavagem semanal do filtro.


Cuidados no resto da casa

• Manter a casa arejada, bem ventilada: vento não faz mal...

• Combater focos de mofo e umidade

• Não fumar e não permitir que fumem em sua casa.

• Não usar umidificadores sem orientação do alergista. A umidade aumentada pode favorecer a proliferação de ácaros

• Evitar uso excessivo de produtos de limpeza e aromatizadores, que podem irritar as vias respiratórias e a mucosa ocular. Prefira produtos com odores mais discretos.

• Limpeza diária com pano umedecido. Evitar vassouras e espanadores.

• Ao realizar obras, preferir tintas e colas sem cheiro ativo.

• Evitar excesso de móveis e objetos para facilitar limpeza

Fonte da figura: Globo on line

Comentários

  1. Olá, me chamo jéssika e tenho 18 anos, faço tratamento de imunoterapia pois tenho rinite e asma alérgica, gostaria de saber se fazendo essas aplicações subcutânea eu posso consumir álcool.

    ResponderExcluir
  2. Jessika Bom dia O tratamento com vacinas para alergia (imunoterapia com alérgenos) não tem influencia com a ingestão moderada de bebida alcoólica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. Minha filha de 2 anos está com crises frequentes de bronquite. Nos últimos 3 meses, ela teve 3 crises de bronquite e 1 de sinusite, sempre tomando antibióticos e corticoide porque p pediatra disse ter infecções em todas as crises. Ela dorme de boca aberta quando está em crise, faz paradinhas de 3 segundos respirando dormindo, acorda chorando quando tenta puxar o ar pelo nariz e não consegue. O nariz só fica bom, ela só dorme de boca fechada quando está no final de uma medicação de crise ate a próxima crise...mas começa a dormir de boca fechada e no meio da noite abre. O pediatra pediu raio X que acusou adenoide. O otorrino pediu pra esperar fazer 3 anos e disse que as infecções não vao parar com a cirurgia de adenoide e amígdalas, sugeriu procurar imunoterapia e alergia. O pediatra disse que vão parar sim, somente as alergias que devem continuar...Faço tratamento de alergia antes de operar? Ou após?

    ResponderExcluir
  4. Lorena Boa noite. O tratamento da alergia pode controlar a rinite independente da cirurgia O benefício do tratamento é grande para melhorar a qualidade de vida da criança, evitando as infecções e diminuindo a necessidade de uso de antibióticos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite! Tenho um filho alérgico a várias coisas: mofo, corante , fumaça e etc. Tento combater com loratadina e mantendo limpo o ambiente. No momento ele tá com uns caroços de luz e quando estoura vira ferida, tem haver com a alergia ou é sangue fraco? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  6. Nildinha Bom dia. Para afirmar a causa, só mesmo examinando as lesões na pele pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que acompanhada o tratamento dos seus filhos, para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde! Tenho uma dúvida, eu faço tratamento de imunoterapia pois tenho alergia a ácaros, poeira, camarão pois tenho rinite e asma alérgica. Eu quero fazer uma tatuagem pequena e preta, já vi que a tatuagem é antialérgica é liberada pela ANVISA, eu não tenho nenhuma alergia de pele, exceto por água oxigenada e a bijuterias que ficam verdes em pouco tempo. Pediu para que meu tatuador faça um pontinho no antebraço para ver se tenho reação. Por eu ter mais alergia a questão de via respiratória eu tenho chances de ter alergia a tatuagem?

    ResponderExcluir
  8. Jéssika: Boa tarde. Não é possível prever se poderá ter alergia à tatuagem. De qualquer modo, sugiro que fale com o (a) alergista que acompanha seu tratamento pois conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais adequada para orientar com segurança. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Nildinha: nós é que agradecemos sua visita ao Blog da Alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, estou adorando e aprendendo bastante coisa também. Meu filho tem 4 anos e vive congestionado, tossindo e em consequência disse congestionamento sempre acaba vindo os complicações e ele acaba entrando no antibiótico ou por causo o ouvido ou por causa da garganta. Já fizemos tratamento com vários remédios mais não vi melhora. A dois dias fui em outro otorrino e ele passou Avamys 1x ao dia até janeiro, mais qdo fomos ele não está vá congestionado como agora. Minha casa vive aberta é arejada, só é limpa com aspirador em todos os cômodos, pano úmido, lavo as roupas , roupas de cama , cortinas com frequência justamente pq eu tb tenho rinite. Gostaria de saber como funciona esse tratamento de imunoterapia, qual médico devo procurar para tentar deixar ele mais tempo sem o uso de antibióticos.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Camila: Bom dia A rinite alérgica é uma doença que pode se confundir com gripes e resfriados repetidos. Por isso, muitas vezes é considerada uma doença simples e sem importância. Mas não é verdadeiro. A rinite alérgica pode trazer complicações, como por exemplo as infecções repetidas (sinusites, amigdalite, otite, entre outras), tosse crônica, etc. O tratamento da rinite é feita com medicamentos, para tratar os sintomas. Mas a imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) é muito importante, pois trata a alergia que origina o problema. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal: é mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno