É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c...
Boa noite!Gostaria de esclarecer uma dúvida,meu filho tem 3 anos.Quando tinha um ano e seis meses fizemos uma viagem para praia,ele foi picado por pernilongo e a picada se espalhou para outros locais,principalmente as orelhas e as mãozinhas ficaram muito inchadas.Levamos ao médico e ele foi diagnosticado com Impetigo,tomou antibiótico.Desde então ele já apresentou vários episódios de inchaço por picadas,a reação é local nunca teve nenhuma manifestação sistêmica como falta de ar,tosse,etc.Sempre tem que usar antialérgicos, corticóides ou antibióticos para melhorar.Desde agosto do ano passado começou imunoterapia com vacinas para estrofulo,mas a médica não fez teste alérgico na primeira consulta.So disse que a vacina tinha um "pull" de insetos.Quem tem alergia a pernilongo tem necessariamente a todos os insetos?Tenho medo dele ser picado por abelha ou marimbondo e ter um choque anafilático.Obrigada!
ResponderExcluirBoa tarde. O fato de ter alergia a picada de insetos não significa que seu filho terá também a insetos himenópteros (abelha, vespa e marimbondo). O seu relato sugere que seu filho tenha estrófulo (alergia a picada de mosquitos) e a resposta ao tratamento com vacinas costuma ser muito boa Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.
ResponderExcluir