Pular para o conteúdo principal

A restrição desnecessária do leite de vaca causa tantos prejuízos quanto um subdiagnóstico



Fala-se muito na alergia ao leite. Mas, nem sempre é diagnosticada de forma correta e adequada.

É fato o aumento da prevalência das alergias alimentares nas últimas décadas. Contudo, o super diagnóstico está se tornando muito comum, já que os sintomas também podem estar relacionados a outras doenças. 

As alergias podem ser acompanhas por placas vermelhas no corpo, falta de ar, inchaço nos olhos, diarreia, vômitos, sangue nas fezes. Mas é preciso a avaliação de um médico muito experiente para confirmar se esses sintomas estão mesmo ligados a uma reação alérgica. 

Há um grupo de oito alimentos que são os maiores desencadeadores das alergias alimentares: trigo, leite, ovos, soja, amendoim, castanha, peixes e frutos do mar

Na infância, o leite de vaca ainda é considerado o maior vilão, podendo causar reações  cutâneas e chegar até a anafilaxia.  Há também os sintomas tardios nas crianças, que se manifestam por reações gastrointestinais. 

A Dra. Renata Cocco, especialista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), explica que o médico precisa ter a certeza de estar diante de uma alergia ao leite para tratá-la corretamente. 
- “A restrição ao leite é a dieta indicada para esses casos. Mas é preciso cautela, pois muitas crianças começam a ser alimentadas com os leites vegetais, como os de arroz, amêndoas e castanhas. Nutricionalmente, eles são muito pobres e não devem ser utilizados como substitutos únicos do leite. Em alguns casos, podem ser até nocivos pela quantidade de micronutrientes que acabam levando ao depósito no sistema nervoso central, no fígado e nos rins, comprometendo o desenvolvimento da criança”, detalha a especialista em alergia. 

Como diagnosticar a alergia alimentar

O diagnóstico de alergia alimentar deve seguir quatro pilares: 

1-  A história, que deve ser muito bem avaliada por um médico experiente. 

2-    Exames laboratoriais, que também precisam ser muito bem interpretados, pois nem sempre um IgE positivo indica que a criança seja alérgica. 

3- Dieta de restrição – retirar o alimento, avaliar a melhora para depois expor o paciente novamente ao alimento e, assim, ter a certeza que existe a relação de causa e efeito. 

4-    Teste de provocação oral: realmente estabelece o diagnóstico. Consiste na oferta do alimento para a criança, em doses regulares, crescentes, sempre sob a supervisão médica. Deve ser realizada em ambiente apropriado, seja  na clínica, hospital ou, até mesmo, dentro da UTI, dependo da necessidade que o médico julgar. Nunca deve ser realizado em casa, pois coloca a criança em risco de morte.  

Mitos sobre o leite de vaca e as alergias
Os mitos em torno da alergia ao leite de vaca se propagam e é preciso esclarecer que, na verdade não têm relação alguma. 

- Distúrbios de comportamento, incluindo o autismo. Não existem evidências de que o leite de vaca cause autismo, o que está sendo muito divulgado. 

- Aumento de secreção nas vias aéreas superiores também não pode ser relacionado ao leite de vaca

- Asma e rinite não podem ser associadas à alergia ao leite quando não há outros sintomas, como o de pele e os gastrointestinais. 

- Infecções recorrentes, como otites e urticária crônica seguem a mesma orientação. 

“É preciso saber as reais manifestações clínicas para um diagnóstico correto. A restrição desnecessária do leite causa tantos prejuízos quanto um sub-diagnóstico”, alerta a médica. 



&&&&&&&&&&&


Sobre a ASBAI:
A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia existe desde 1946. É uma associação sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cujo objetivo é promover o estudo, a discussão e a divulgação de questões relacionadas à Alergologia e à Imunologia Clínica, além da concessão de Título de Especialista em Alergia Clínica e Imunologia a seus sócios, de acordo com convênio celebrado com a Associação Médica Brasileira. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.   
Twitter: @asbai_alergia 
Facebook: Asbai Alergia www.asbai.org.br  

Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno