Pular para o conteúdo principal

Rinite Alérgica

A Rinite alérgica pode se confundir com resfriados e gripes, pois seus sintomas são semelhantes: espirros em série, coriza abundante, nariz sempre escorrendo, congestão nasal. Coça o nariz e coçam os olhos, ouvidos, garganta. 
Contudo, são doenças bem diferentes. 



É verdade que quem tem rinite espirra, mas não está gripado ou resfriado. É uma doença herdada, ou seja, tem origem genética. Por isso, outras pessoas têm alergia na família. Mas, para que a doença apareça, a genética interage com o ambiente, resultando na doença. 

Os casos de rinite aumentaram muito nos últimos anos, em função de vários fatores: 
- Maior poluição; 
- Modificação das residências,
- Mudança do estilo de vida, 
- Menor tempo de permanência ao ar livre, entre outros.
Até o aumento da violência urbana contribui, pois o medo faz com que as crianças fiquem mais tempo dentro de casa, aumentando o convívio com os ácaros e outros fatores causadores do problema. 

Crianças e adultos passaram a ter mais rinite: calcula-se que hoje cerca de 30% da população tenha a doença. Na América Latina, 67% da população têm rinite. A doença é hoje uma preocupação mundial e tornou-se um problema de saúde pública: a maioria das pessoas refere ter sua qualidade de vida prejudicada devido à obstrução nasal. 

Engana-se quem pensa que a rinite é uma doença sem importância! 
Na verdade, os sintomas nasais repetidos podem incomodar bastante e prejudicar a vida da pessoa, seja criança ou adulto. Assim, com o passar do tempo, não apenas o nariz sofre, mas a doença passa a acometer outros locais vizinhos: seios da face, olhos, ouvidos, garganta, pulmões. E assim o problema vai crescendo... 

A complicação mais comum da rinite é a sinusite e com ela, vem a tosse, com piora à noite que não deixa ninguém dormir, nem o alérgico nem sua família. Noites angustiantes por conta do incômodo da tosse. 

Crianças ou adultos portadores de rinite tendem a dormir de boca aberta, acarretando roncos, insônia e desconforto para toda a família. Com o descanso prejudicado, a pessoa já acorda irritada, sensível, tendo dificuldade em se concentrar na escola ou no trabalho. É comprovado que o rendimento escolar e no trabalho é menor nos portadores de rinite alérgica. 

O apetite cai, a criança come com dificuldade, mais devagar e rejeita alimentos sólidos. Cansa fácil nas brincadeiras e não tem ânimo para acompanhar os amigos. 

A criança portadora de rinite tende a ter infecções respiratórias repetidas, necessitando uso repetido de antibióticos, gerando preocupação em seus pais. 

Cerca de 60% das crianças que usam aparelho dentário são portadoras de rinite alérgica, chamando a atenção para a alteração da dentição em função da obstrução nasal persistente e da respiração alterada. 

Outro engano é pensar que a rinite é uma doença de inverno. Não, ela piora nesta fase, mas tem alta incidência o ano inteiro. Por isso, o tratamento deve ser mantido de forma permanente e não apenas nas crises. 

Tratar a rinite engloba vários cuidados: 

- Uso de remédios aliviadores, para tratar os sintomas já instalados. Os antialérgicos (antihistamínicos) estão indicados, preferindo-se os mais modernos, não sedantes. 

- Uso de remédios controladores, atuando na inflamação nasal e proporcionando condições para evitar crises. Os corticóides inalados em spray para uso nasal são indicados para este fim. Estes medicamentos são formulados de maneira especial que permite seu uso a longo prazo, com poucos efeitos colaterais. 

- Imunoterapia específica com aeroalérgenos estará indicada nos casos onde a alergia for comprovada. 

- Controle ambiental contra ácaros e outros fatores agravantes que possam piorar a doença. 


Cuidados importantes

 1) Crie uma rotina de limpeza diária em sua casa. Evite espanadores e prefira o uso de pano úmido. Use álcool e sabão para a limpeza e evite produtos com odor muito ativo. 

2) Dê uma atenção especial ao quarto de dormir. Encape travesseiros e colchões e troque lençóis e fronhas duas vezes na semana. Tire os objetos do quarto e use capas laváveis para almofadas. 

3) Decore o quarto com objetos de fácil limpeza. Evite guardar objetos em baixo de camas ou em cima de armários. 

 4) Não fume e não deixe que fumem em sua casa; 

5) Caminhe, pratique exercícios e alimente-se bem. Estimule as crianças a brincar livremente: bicicleta, jogar bola, natação, passeios ao ar livre.


Comentários

  1. Olá! Meu marido faz o uso do Omnaris (ciclesonida) todos os dias e também faz tratamento com vacinas e isso já faz um ano. Nessa última consulta o médico ainda não suspendeu o uso de nenhum dos dois. A pergunta é: Tem algum tempo padrão para algum desses tratamentos? E outra pergunta: Estamos tentando um bebê, tem algum efeito colateral que atrapalhe nessa questão?

    ResponderExcluir
  2. Wesley Manoel26/10/16 18:39

    Tenho 34 anos tenho Rinite desde a infância, faço uso de celestamine a pelo menos 5 anos por conta própria pois é o unico medicamento que acaba com os sintomas, ja tentei tomar histamim mas não teve efeito nenhum, tomo 1 comprimido antes de dormir! Se eu ficar sem tomar o medicamento 2 dias os sintomas voltam e muito forte! Gostaria de saber os risco e as contra indicações, de tomarr este medicamento por tanto tempo ininterrupto! Ja fiz tratamento na imfancia, Até unicamp campinas, mas com o tempo voltou, a alguns anos estou sem convênio e não passo com especialista desde então!

    ResponderExcluir
  3. Wesley Boa noite A medicação citada contém um corticóide e não pode ser usada por tempo prolongado sem prescrição e sem acompanhamento. Aconselho que procure atendimento médico.Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. O uso do spray nasal contendo corticóide tem efeito apenas na mucosa nasal, sem efeito significativo no respo do organismo. Por isso, não interfere na gestação. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia tenho um filho de 11anos e que sofre com renite ,nao sei mais o que faco tem bastante coriza que por fim ataca os ouvidos ja tomou alegra e nao vimos resultado .Pode me indicar um remedio que posso dar d ele ou sera que posso fazer uma injecao de beta 30 nele

    ResponderExcluir
  6. Aninha: não recomendo. Beta 30 é um produto injetável contendo corticóide (cortisona) em doses altas. Por isso, é eliminados lentamente do organismo, o que aumenta sobremaneira a possibilidade de efeitos colaterais. Aconselho que peça orientação um(a) alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”, onde abordamos a rinite e outras doenças alérgicas Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. Fiz um teste alérgico a 4 anos atrás . O resultado foi rinite porém eu sou praticamente alérgica a tudo o resultado foi horrível. Até então eu tinha corisa constante, dores de cabeça, olhos irritados , não parava de espirrar. Porém de algumas semanas pra cá quando tenho contato com algo que provoque a rinite fico com uma dificuldade muito grande pra respirar , falta de ar repentina, aperto no peito , nariz ressecado. É possível os sintomas evoluírem ou modificarem assim?

    ResponderExcluir
  8. Eliana: embora o nariz e os brônquios tenham funções diferentes, compõem a mesma via respiratória, ou seja, um caminho único e revestido por um mesmo tipo de mucosa. Por isso, uma pessoa que tem rinite pode ter sintomas respiratórios pulmonares e até evoluir para asma. As vias respiratórias são unidas: do nariz até os pulmões.
    Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Eu que agradeço a atenção e a explicação vou procurar urgente um alergista porque eu já fiz todos os exames cardiológicos e clínicos e não deu nada ou seja vou recorrer ao alergista agora.

    ResponderExcluir
  10. Sofro com rinite alergica, os sintomas só pioram a casa ano, tenho 33 anos e nos últimos 3 anos perdi qualidade de vida, fora a vida toda com uma sonolência e falta de concentração, tratamento com vacinas é eficaz?? Garante resultados? Fiz teste cerca de 3 anos e deu que sou muito alergica a ácaros, poeira, cacau produtos que tem na moeda. Sei que as vacinas contém muito metais pesados!!
    Faço uso de chás as, vapor, já usei desloratadina e busonid e não ajudava em nada o chá e vapor sim três vezes ao dia tem diminuído um pouco o mal estar!! Alguma dica, sugestão!!

    ResponderExcluir
  11. Ruth. A imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) é eficaz no no tratamento e controle da rinite alérgica. Esta vacina não contém metais pesados. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia nasal: É mais feliz, quem respira pelo nariz”. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Elizangela21/9/17 11:45

    Descobri que tinha rinite alérgica devido à uma irritação ao usar água sanitária. Fiz tratamento sob orientação médica com Nasonex e melhorei quase totalmente. Hoje, alguns meses depois, me expus ao cheiro da mesma substância e senti novamente um incômodo e entupimento do nariz. Gostaria de repetir o uso do Nasonex mas tenho receio por não ter a receita médica, apesar de que a doutora disse que poderia fazer uso contínuo.

    ResponderExcluir
  13. Elizangela Boa noite. A informação de sua médica está correta: o spray nasal deve ser usado por tempo prolongado, de forma contínua, mesmo que esteja bem. Agradecemos sua visita a Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. Sofri imensamente durante anos com este problema. Qualquer partícula de poeira ou odor me desencadeava uma série de espirros e consequente coriza que me deixavam prostrada. Até mesmo o cheiro do café fresquinho sendo coado pela manhã era um problema. A única coisa que resolvia era um comprimido de Codasal (hoje proibido) e uma meia hora quieta, na cama, até passar a crise para ir trabalhar. Um dia um especialista me disse: “95% dos meus pacientes, eu agradeço ao banho quente e cigarro”! Pois bem, passei mais de 5 anos tomando banho frio (inclusive no inverno) e resolvi a questão. Isto já tem mais de 30 anos e hoje não tenho qualquer problema. Ah! E tomo meu banho morno, normalmente! Boa sorte para vocês!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno