Pular para o conteúdo principal

Casa a prova de alergia

Há alguma relação entre sintomas respiratórios e o ambiente de uma casa? 


Os indícios afirmam que sim. Fatores encontrados dentro de uma residência podem afetar a evolução de doenças, como a rinite, a sinusite e a asma. Por isso, são indicados cuidados no ambiente onde o alérgico vive. 

Há dois grupos de “vilões” que podem ser inalados no interior das moradias e, consequentemente, agravar as crises respiratórias. 

- O primeiro deles refere-se às substâncias com ação irritativa no aparelho respiratório, como odores de produtos de limpeza e perfumes, além de poluentes, como a fumaça de cigarro. 
- Já o outro grupo é formado pelos chamados agentes alergênicos, substâncias biológicas derivadas de ácaros da poeira, pelo, pele e secreções de animais domésticos, fungos (mofo) e insetos

Por serem facilmente reconhecidos pelo odor e causarem sintomas imediatos, os itens do primeiro grupo tendem a ser notados mais rapidamente. Já o segundo não é tão facilmente percebido.

Em geral, o alérgico sente o cheiro do mofo e dos cães, enquanto as substâncias alergênicas de ácaros, insetos e gatos não são notadas. Entretanto, causam não só irritação da mucosa que reveste o aparelho respiratório, como induzem a uma inflamação que leva às crises de espirros, coriza e prurido nasal (na rinite) ou de tosse, falta de ar e chiado (no caso da asma). 

Quanto mais tempo uma pessoa fica em contato com esses agentes, mais sintomas aparecerão. Para quem tem rinite, por exemplo, a piora do quadro aumenta o risco de sinusites e de desenvolvimento de asma. E para quem já apresenta asma, a probabilidade de exacerbações aumenta, assim como as chances de internação, além da perda progressiva e mais acelerada de função pulmonar. 

Pacientes alérgicos ou com filhos alérgicos buscam seguir as recomendações. Mas nem sempre é fácil, pois algumas mudanças envolvem fatores financeiros, sociais e psicológicos. Várias famílias não têm como mudar de endereço ou fazer as reformas necessárias, especialmente, aquelas que não residem em imóvel próprio. 


CUIDADOS QUE PODEM MELHORAR O BEM-ESTAR DOS MORADORES: 

• Manter a casa arejada, bem ventilada 
• Entrada de luz solar é importante 
• Não fumar e não permitir que fumem em sua casa. 
• Não usar umidificadores à noite no quarto de dormir. Esse aparelho aumenta a umidade no recinto e favorece a proliferação de ácaros 
• Evitar uso excessivo de produtos de limpeza e aromatizadores, que podem irritar as vias respiratórias e a mucosa ocular. 
• Limpeza diária com pano umedecido. Evitar vassouras e espanadores. 
• Ao realizar obras, preferir tintas e colas sem cheiro ativo. 
• Evitar excesso de móveis e objetos para facilitar limpeza 



SALA 

• Estofados de materiais sintéticos 
• Se for aplicar algum material sobre a parede, preferir materiais lisos 
• Papéis de parede laváveis 
• Pisos de fácil limpeza. Evitar tapetes. 
• Cortinas menores e laváveis. 
• Não usar carpetes ou tapetes grandes 

BANHEIROS 

• Combater focos de umidade e bolor 
• Rejunte anti-mofo no piso do banheiro 
• Melhorar a circulação de ar no local 

QUARTOS DE DORMIR 

• O quarto de dormir é o cômodo mais problemático, pois é um local muito propício ao acúmulo de poeira em estantes e armários. Também é onde passamos a maior parte do dia. Além disso, os colchões são o principal foco de “criação” de ácaros 
• Colchões e travesseiros devem ter capas impermeáveis. 
• Retirar cortinas de pano e tapetes. 
 • Evitar estantes com livros, pois acumulam poeira e dão mofo. 
• Retirar as pelúcias nos quartos infantis. 
• Brinquedos devem ser higienizados e guardados em locais fechados. 


COMBATE AO MOFO 

A ocorrência de mofo pode ser combatida com a solução de água sanitária de uso doméstico diluída a 1/10: borrifar nas áreas mais afetadas, como banheiros, armários e áreas úmidas. Depois, é só deixar secar espontaneamente. A aplicação pode ser semanal, na ausência do alérgico.





Leia a matéria na íntegra aqui:
Jornal O Globo - caderno "Morar Bem"

Comentários

  1. Olá, ótimas dicas mas tenho uma dúvida: aquele steemer, um aparelho vaporiza água quente para limpeza. É indicado ou vai no grupo dos umidificadores de ambiente que devem ser evitados?

    ResponderExcluir
  2. Anderson Boa noite Vaporizadores e umidificadores devem ser usados com cautela e sob orientação médica. O aumento da umidade ambiental pode favorecer aumento de fungos e ácaros. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno