Pular para o conteúdo principal

Alergia - mito ou verdade?

A alergia é contagiosa? 
 Não. As pessoas alérgicas, principalmente as que têm asma, rinite e dermatite atópica, possuem uma condição genética que determina que reajam de forma exagerada a determinados estímulos, causando os sintomas. 

Doenças alérgicas não têm cura? 
Embora a alergia seja uma condição herdada geneticamente e, na maioria das vezes, definitivamente, existem doenças alérgicas em que pode ocorrer a resolução completa do quadro, como acontece com a alergia ao leite de vaca que se inicia na lactância (bebê) e tende a desaparecer por volta dos 2 a 4 anos de idade. 

Adianta tratar alergia? 
Embora não se possa alterar a herança genética, que os alérgicos apresentam, os tratamentos disponíveis atualmente englobam medicamentos bastante específicos, com efeitos colaterais mínimos e que melhoram muito a qualidade de vida. 

Alergia é doença de rico? 
As doenças alérgicas são condições herdadas geneticamente podendo, portanto, ocorrer em indivíduos de todos os níveis socioeconômicos. 

Ar condicionado faz mal para os alérgicos? 
Os alérgicos podem permanecer em ambientes com ar condicionado. O importante é que a alergia esteja bem controlada e que os aparelhos tenham boa manutenção e limpeza. 

Praia é prejudicial à criança alérgica? 
Ir à praia é uma atividade ao ar livre das mais saudáveis e deve ser estimulada no paciente alérgico. 

Natação cura alergia? 
Natação é um excelente exercício físico e sua prática traz benefícios para as pessoas alérgicas, em especial para os asmáticos. Entretanto, não “cura” a asma e em algumas condições alérgicas pode agravar o quadro como, por exemplo, nas sinusites. 

Travesseiros e colchões “antialérgicos” não necessitam de capas impermeáveis? 
Todos os tipos de travesseiros e colchões devem ser revestidos com capas apropriadas (revestidas internamente com película impermeável), para evitar a proliferação de ácaros e fungos. 

Vacinas para alergia engordam? 
As vacinas para tratamento de alergia respiratória não contêm nenhum elemento que cause ganho de peso. 

Asma cura na adolescência? 
Embora uma parcela das crianças que apresenta “chiado” nos primeiros anos de vida evolua com o desaparecimento dos sintomas, isto não é verdade para todos. 

Sorvetes causam crises de alergia respiratória? 
O que desencadeia alergia respiratória são principalmente, as substâncias inaláveis, tais como os ácaros da poeira, os pelos de animais, etc. 

A urticária é causada por alimentos e corantes? 
Pode ser, mas ao contrário da crença popular de que a urticária é sempre provocada por alimentos, as causas são variadas Por exemplo, medicamentos, largamente utilizados sem prescrição médica, como os analgésicos e anti-inflamatórios.

As gotas nasais descongestionantes funcionam para desentupir as narinas? Descongestionantes nasais só devem ser usados por curto período, pois provocam inúmeros efeitos colaterais e dependência física, além de alterar a mucosa nasal.

Fonte ASBAI - setor público

Comentários

  1. Prezados,
    Descobri que tenho alergia de contato ao bálsamo do Peru, gostaria de saber se há algum nome comercial mais utilizado em rótulos. Gostaria também de saber se devo evitar comer especiarias como canela, curry e alimentos cítricos que estão relacionados ao bálsamo mesmo a alergia sendo de contato e não alimentar.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Bálsamo do Peru é um líquido viscoso, castanho-escuro, derivado da árvore Toluifera pereirea. Alergia ao bálsamo do Peru mais freqüentemente significa alergia a fragrâncias e perfumes. Entretanto, sendo este um produto natural contendo muitas substâncias, é difícil determinar com exatidão qual fragrância o contém. O paciente deve evitar produtos perfumados e preferir usar fragrância-free. Alguns medicamentos têm Bálsamo do Peru e isto deve ser observado na embalagem ou bula ( principalmente produtos para dermatite de fraldas e hemorróidas ).
    Reação cruzada: Colofônio, Bálsamo de Tolú, Madeiras, Terebintina, Própolis e Óleo de Cássia.
    Produtos relacionados:
    • Agentes flavorizantes
    • Cosméticos
    • Especiarias ( cravo, canela, etc )
    • Medicamentos tópicos
    • Produtos infantis ( óleos e pós )
    • Tintura de benjoin

    Ingredientes ocorrendo naturalmente em alimentos contém substâncias relacionadas ou idênticas às contidas no bálsamo do Peru, e, quando ingeridos, podem provocar alergia. Se a alergia não melhorar evitando-se o contato, a dieta evitando estes produtos deve ser seguida. Evitar frutas cítricas, balas com sabor de frutas, chás com sabor, tabaco, sorvetes, colas e bebidas com sabor de frutas cítricas, temperos, canela, baunilha, curry, ketchups, chili, pickles, patês. Há necessidade de aguardar 3 a 4 semanas para julgar a melhora com a dieta.
    Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Tenho rinite, dermatite atópica, e hipersensibilidade a AAS e Dipirona (urticária e edema nos olhos/pálpebras). Há cerca de 1 mês estou usando progesterona via vaginal(800mg por dia) e Estradiol em gel (transdérmico) em razão de tratamento de fertilidade e notei uma maior sensibilidade na pele (principalmente no rosto e colo), com um pouco de coceira e manchas vermelhas também nas pernas e braços que aparecem somente após o banho. Agora estou grávida e as manchas nas pernas e braços não aparecem mais, mas o rosto ainda continua com a pele avermelhada e quente. Esses hormônios podem estar causando esse tipo de reação?

    ResponderExcluir
  4. O seu relato não deixa claro que as reações descritas sejam ocasionadas por uma reação alérgica (imunologica). É aconselhável que seja examinada pessoalmente. Recomendo que peça esta orientação ao seu obstetra Se for o caso, encaminhará ao alergista. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno