Pular para o conteúdo principal

Ácaros da poeira domiciliar


A principal causa da alergia respiratória está em sua casa, bem ao seu lado: ácaros,
mofos, baratas e outros componentes da poeira domiciliar. 


Hoje é dia de falar nos ÁCAROS DA POEIRA DOMICILIAR, que são os principais vilões para os alérgicos. 

Você sabia que... 
Uma grama de poeira pode conter milhares de ácaros? 
Uma cama pode conter milhões de bolotas de fezes de ácaros? 

 Há quanto tempo você usa o mesmo travesseiro? 
Antes de responder esta pergunta, saiba que estudos recentes mostram que após 6 anos de uso, um travesseiro pode ter 10% de seu peso em ácaros, além de detritos e fragmentos de pele humana. Colchões com 10 anos de uso abrigam cerca de 1 bilhão de ácaros. 
Desagradável, não é? Ou seja, parte de sua cama está viva! 

Ácaros

Pertencem à sub-classe de aracnídeos, ordem acarina. São diminutos habitantes da poeira das casas, meigos e inofensivos para a maioria das pessoas - só fazem mal aos alérgicos! Sabe-se que existem cerca de 30.000 espécies descritas, no mundo inteiro. 

Medem entre 200 e 500 micrômetros - um micrômetro equivale a milionésimo de metro. Por isso, não é possível enxergar o ácaro sem auxílio de um microscópio.

No Brasil citam-se pelo menos sessenta espécies de ácaros, em especial : dermatophagoides pteronyssinus, dermatophagoides farinae, dermatophagoides microcerus, blomia tropicalis e acaros de estocagem

São aproximadamente 1000 ácaros por grama de poeira de uma casa. É possível conviver em relativa harmonia com os ácaros em quantidade normal no ambiente. No entanto, pessoas alérgicas têm uma maior sensibilidade. 

Os ácaros eliminam nas fezes uma proteína que, quando inalada, provoca a alergia nas pessoas sensíveis. Os excrementos dos ácaros e os ácaros mortos dispersam-se em poeira fina, sendo inalados e podendo provocar alergias. Quanto maior a quantidade de ácaros, maior será a possibilidade de provocar alergia. 

Conhecendo os ácaros

Alimentos prediletos: Escamas de pele humana e de animais. 
Daí deriva o nome da família mais comum de ácaros: Dermatofagoides (dermato significa pele e phagoides, comer), ou seja: são comedores de pele. O ser humano normalmente perde cerca de 1g de pele num dia. Ambientes ideais: lugares escuros, úmidos e com acúmulo de pó. 

Ácaros gostam muito de... colchões, travesseiros, tapetes, mantas de lã, penas, estofados, bichos de pelúcia. A cama é um dos melhores locais para a sua proliferação. Ácaros possuem garras em cada uma de suas 8 pernas e ainda duas pinças. Por isso sua remoção é difícil em materiais têxteis. 

Adoram... o clima tropical do Brasil. Sobrevivem com muita dificuldade e, grandes altitudes. 

Tempo de vida: de 2 a 3 meses, durante os quais acasalam, dando origem a cerca de 20 a 50 novos ácaros no decorrer de sua vida. 

Locais preferidos de acasalamento: cama, colchões (idéia agradável, pensar no fato de que alguns milhares de ácaros estão acasalando à sua volta neste momento, não?) 

Amigos prediletos: fungos (mofos e bolores). Estudos sugerem que algumas espécies de ácaros são incapazes de sobreviver na ausência de fungos. Além de servirem de alimento para os ácaros, os fungos também são responsáveis pela pré-digestão da pele humana ingerida pelos ácaros. 

Hábitos intestinais: Cada ácaro produz 20 a 40 bolotas de fezes por dia, que contém uma enzima do seu sistema digestivo, conhecida como Der p 1, que é altamente alergênica e pode permanecer ativa por longo tempo no ambiente e ao ser inalada atinge o sistema respiratório, provocando sintomas. 

Estratégias para vencer o ácaro: 

- Controle de reservatórios de ácaros: camas, carpetes, móveis e roupas 
- Controle de possíveis fontes de novos ácaros: por ex: animais de estimação 
- Controle direto de poeira e das condições de temperatura e umidade da casa 

Portanto, mãos à obra: 


  •  Abra as janelas e deixe o sol entrar! Àcaros não apreciam ambientes ensolarados e arejados!
  • Retire tapetes e carpetes e substitua por pisos lisos e sem frestas. Prefira sofás e estofados revestidos em vinil ou couro. 
  • Evite brinquedos de pelúcia. Opção: lavagem em água a 60° ou congelamento. 

  • Limpeza diária, com pano úmido, na ausência do alérgico. A boa fórmula da limpeza inclui poucos ingredientes: água e sabão! 
  • Evite produtos com cheiro ativo: desinfetantes, ceras, lustra-móveis, derivados de amoníaco, etc. Para limpar banheiros e cozinhas, use pastas ou sabões em pó. 
  • O álcool é um bom produto para limpeza da casa e dos móveis pois proporciona bom resultado, desinfeta e é volátil, ou seja, seu odor desaparece rapidamente. 
  • Use travesseiros e colchões encapados com plástico tipo napa ou material impermeável. 
  • Exponha colchões, travesseiros, mantas ao sol, sempre que possível. Lave roupas de cama, mantas, capas de almofadas e edredons com água quente a 60%. Redes também devem ser lavadas e colocadas ao sol periodicamente. 
  • Vassouras ou espanadores não adiantam pois levantam o pó, que volta a se depositar logo após. Aspiradores podem ser úteis, em especial os modelos dotados de filtros de alta potência HEPA. Aspire periódicamente também os colchões e estrados. Acaricidas podem ser usados. 
  • Combata focos de mofos e de umidade. 
  • Periodicamente, programe uma faxina mais cuidadosa.Lembre-se de limpar os locais mais escondidos onde o pó se acumula como rodapés de paredes e estrados de cama

Comentários

  1. Adorei!
    Meu bebê de um aninho começou a ter varias crises de alergia. A médica orientou que "eliminassemos" ursos, cortinas, tapetes e etc... Mas meu colchão tem 22 anos e um dos meus travesseiros tem 7 anos. Eu sei que acumula bactérias mas ainda sim a gente é carente de informação. Depois desta vou fazer o possível pra juntar dinheiro e tentar trocar de colchão o quanto antes. Não é fácil!

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos seu depoimento Valesca e estamos ao dispor. Melhoras ao seu bebê. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. O médico da minha filha disse que expor o colchão ao sol não dá resultado... Sempre acreditei que ajudasse. Poderia me orientar? E quanto à capa do colchão, onde comprar? Tem como fazer em casa?

    ResponderExcluir
  4. Bebel: Bom dia. Capas antiácaros podem ser adquiridas em sites especializados como: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.alergoshop.com.br) ou Alergocenter (www.allergocenter.com.br) Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno