Pular para o conteúdo principal

Cuidados com o carro para combater alergias

  

Um estudo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) mostrou que a sujeira dentro do carro é capaz de disparar uma crise alérgica nos passageiros mais suscetíveis. No levantamento, liderado pelo imunologista Ernesto Taketomi, 60 veículos particulares tiveram amostras coletadas e mais da metade continha quantidades acima do admissível de substâncias nocivas ao sistema respiratório. Entre os principais achados estavam os pelos de cães ou gatos que sobram nos assentos e no carpete.  E mesmo quem não convive com bichos está sujeito ao problema. Basta rodar com alguém que tenha animais em casa e os pelos vão de carona. 


Mas não é só a pelagem de pets que provoca espirros durante o passeio. Ácaros, que são aracnídeos invisíveis a olho nu, também são alergênicos que, transportados pelas roupas e até pelos cabelos, se proliferam dentro do automóvel. Pior: eles se alimentam de escamas da pele humana que se acumulam por lá. Ou seja, além de moradia, seu carro é um restaurante para ácaros

E tem mais. Os fungos, atraídos pela umidade provocada pelo ar-condicionado, também se sentem pra lá de confortáveis no interior do veículo. Além de causarem alergias por si sós, eles servem de alimento para os ácaros. Ou seja, onde há fungos (mofo ou bolor), muito provavelmente terá ácaros.

A poluição de ruas, estradas e avenidas pode dar aquele empurrãozinho na direção de uma crise. E ela fica impregnada no automóvel inteiro, até mesmo na lataria. Por isso, os alérgicos não devem fazer a lavagem pessoalmente, já que o desprendimento dessa fuligem costuma ir sem escala para o nariz. Os gases poluentes também são responsáveis por muitas doenças respiratórias. 

 





 * Mantenha o motor bem regulado. Isso ajuda a diminuir a emissão de produtos da queima incompleta do combustível. Siga as orientações do manual. 


 * Acompanhe o rendimento do automóvel. Abasteça em postos acima de qualquer suspeita de vender combustíveis adulterados.

* Manter pneus calibrados é outra providência importante. Quando um deles está mais baixo do que deveria, gera mais atrito com o solo, o que eleva o gasto de combustível e piora a emissão de gases.

* Observe o catalisador, responsável por transformar parte das substâncias tóxicas em poluentes menos perigosos. Sua eficiência cai se tiver ultrapassado os 80 mil quilômetros de uso ou se for atingido por pedras. 

* O modo de dirigir também conta. Evite aceleradas bruscas desnecessárias e, se possível, fuja dos horários de congestionamento. Tudo por uma atmosfera mais saudável. 

* Limpe bem os bancos e o carpete depois de transportar animais.

* O filtro do ar condicionado precisa de manutenção, devendo ser limpos a cada seis meses. Outra coisa: o equipamento é responsável por um gasto extra de gasolina, que, por sua vez, libera poluentes na atmosfera. Então, o ideal é só ligar o aparelho quando precisar pra valer. 

* Bancos e carpetes:  são abrigos para ácaros. Misturados na poeira, se reproduzem, podendo provocar espirros, olhos vermelhos e coceiras na pele. 

* Comidas e cinzeirorestos de comida que ficam no lixo ou no banco, contribuem para aumento de ácaros no veículo. As partículas de cinza de cigarros, por sua vez, irritam as vias respiratórias, principalmente as dos asmáticos. O ideal é não fumar dentro do carro.

* Evite aromatizantes: pessoas alérgicas podem ficar incomodadas com odores ativos, perfumes, sprays.  Cheiros fortes podem agravar crises e interferir na recuperação de uma doença respiratória.





Em resumo, mantenha o carro limpo: esvazie os sacos de lixo, evite papéis e objetos esquecidos no banco do carro. 
A ordem é: ao sair do carro, retire todo e qualquer detrito. 





Adaptado de:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno