Pular para o conteúdo principal

Por que estamos muito mais alérgicos do que antigamente


A alergia é causada por uma resposta exagerada e inadequada do sistema imunitário contra substâncias que são inofensivas para a maioria das pessoas,  A prevalência de doenças alérgicas está aumentando em todo o mundo. Aproximadamente 30 a 40% da população é afetada por um deles. Na Espanha, estima-se que uma em cada quatro pessoas sofre de algum distúrbio alérgico. Doenças alérgicas afetam qualquer idade, do bebê ao idoso.

Mas...
Por que estamos cada vez mais alérgicos? 
É importante lembrar as doenças alérgicas dependem de vários fatores. Por um lado, uma predisposição genética, e assim por múltiplos genes encontrados associados com doenças alérgicas, transmitida de pai para filho. Por outro lado, um mecanismo epigenético, em que diferentes fatores ambientais podem atuar causando alterações ao longo dos anos.

Fatores ambientais que influenciam no aparecimento de doenças alérgicas
* O primeiro ponto é o nosso mundo industrializado. Nesse sentido, é importante lembrar a hipótese de que, graças à vacinação, antibióticos e uma melhor higiene em nossas vidas,houve uma diminuição da morbidade e mortalidade das doenças. O sistema imunológico, por não necessitar de combater infecções progressivamente mudou para uma resposta alergológica, surgindo mais alergias.

* Em grandes cidades, onde é alergia é mais predominante, a influência do efeito estufa, causado pela poluição, temperaturas amenas e mudanças de tempo.  O aumento do número de veículos a diesel faz com que as partículas emitidas por motores polvilhe o pólen e o torna mais alergênico. O ar que respiramos é mais poluído e mais irritante. 

* As casas se tornaram menores, os alimentos estão inadequados, temos menos vida ao ar livre, menos atividades físicas e menos tempo de exposição ao sol. A violência nas grandes cidades, o estresse, o uso de computadores, smartphones, internet e redes sociais estimulam maior permanência em locais fechados. 

* O papel da microbiota intestinal está sendo cada vez mais estudado como influenciador no surgimento de alergias.   
   
* Embora não seja exercida a proteção absoluta contra doenças alérgicas é bem conhecido que o leite materno é o alimento específico e mais adequado para os primeiros meses de vida da criança. No colostro são encontrados fatores moduladores para o desenvolvimento do sistema imunitário da criança que parecem ajudar a induzir tolerância alimentos.


* Assim como a maioria das alergias respiratórias, aumentou também a prevalência da alergia alimentar. Qualquer alimento pode agir como um alérgeno, alguns deles com mais frequência e isto dependerá em grande parte dos hábitos alimentares de cada grupo da população e da idade.  Vale ressaltar que: é mais fácil de se tornar alérgico a um alimento consumido com alta frequência em um meio específico, comparados com outros de menor frequência. 

* A industrialização faz com que cada vez mais os alimentos sejam acompanhados por aditivos, adicionados para modificar as características físicas do alimento, a sua capacidade de conservação são aromatizantes, aromas, antioxidantes e emulsionantes. Muitos desses aditivos, tais como sulfitos, tartrazina, ou glutamato monossódico, podem causar reações semelhantes às reações alérgicas alimentares. 

O tema é vasto e certamente não está esgotado. Um olhar crítico é necessário para que possamos conquistar a saúde e o controle das alergias no futuro.

Leia mais aqui:
Fonte: SLAAI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno