Pular para o conteúdo principal

Rinite alérgica pode influenciar o humor


A rinite alérgica pode influenciar o humor e o estado de ânimo dos pacientes e se não for diagnosticada e tratada precocemente, resultando em sintomas depressivos, irritabilidade, fadiga, ansiedade e tristeza, sugerem especialistas da Argentina. 

Os quatro principais sintomas da rinite alérgica são espirros , coriza, prurido nasal e congestão nasal, e mais da metade dos casos associados sintomas oculares, o que é chamado de rinoconjuntivite . A condição faz com que os problemas do sono e distúrbios de humor por dificuldade em respirar . Os pacientes costumam apresentar sintomas depressivos, irritabilidade , fadiga, ansiedade e tristeza , alertam os médicos . 

De acordo com a Academia de Asma, Alergia e Imunologia EUA , rinite alérgica afeta entre 10 e 30 por cento da população mundial ; e casos tendem a aumentar na primavera . No entanto , muitos pacientes não são diagnosticados ou tratados adequadamente. 

Há uma subestimação do paciente que está sendo utilizado para viver com alergia nasal e não para o médico ; na melhor das hipóteses vai à farmácia e pedir um medicamento sem receita para aliviar os sintomas . 

De acordo com especialistas , existem medicamentos que aliviam a rinite alérgica nasal. Existem também tratamentos de vacinas para prevenir resposta imunológica exagerada aos alérgenos sensibilizantes pacientes e são inevitáveis como ácaros, pólenes aerogenes e fungos, entre outros, para melhorar a gestão de rinite ; no entanto deve incentivar programas educacionais que visem cuidados primários medicina e pediatria , que são médicos que tratam a maioria dos pacientes com rinite alérgica . 

Clique no link e leia mais sobre a rinite alérgica

Fonte - Urban

Comentários

  1. Gostei muito deste blog, moro em Curitiba e sempre sofro de renite alérgica devido ao clima, já consultei vários médicos e nenhum resolveu meu problema, esta vacina que vocês falam tem dado resultado?

    ResponderExcluir
  2. Se o(a) médico(a) alergista confirmar que a causa de sua rinite é mesmo alérgica (imunológica) estará indicada a imunoterapia (vacina para alergia), que tem excelente efeito no controle da alergia nasal. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de ler o livro

    ResponderExcluir
  4. Para receber a cópia do livro, basta escrever para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) . Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Ola, me chamo Monique,
    Minha filha de 6 meses foi diagnosticada com rinite alérgica, porém o alergista não passou nenhum exame para saber exatamente a quê ela tem alérgica.o
    Começamos a imunoterapia à duas semanas, com quanto tempo começa a ter uma melhora??
    Só o medico alergista que pode solicitar o exame de sangue para as possíveis alergias?

    ResponderExcluir
  6. Monique: o diagnóstico da rinite alérgica infantil é clínico, ou seja, se baseia na análise dos dados clínicos em cada criança. O exame para avaliar a dosagem da IgE específica pode ser solicitada pelo pediatra ou pelo alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/3/15 21:50

    Boa noite!
    Tenho sinusite e rinite, tive contato com muita poeira no dia, mas tbm houve muita mudança na temperatura neste dia. A noite meu nariz congestionou de uma forma que nao conseguia respirar sofro quando isso acontece e nao consigo dormir. O otorrino receitou clenil nasal aquoso spray 50 mcg fiz uso e melhorei, tbm receitou budesonida. Qual o melhor?
    Gostaria de saber na verdade qual crise me deu sinusite ou rinite? Para poder tratar.
    Estou com faringite e tomando azitromicina para melhora.
    Amei o blog....abraco

    ResponderExcluir
  8. Boa noite. A Rinite, que quer dizer inflamação no nariz, e a Sinusite, inflamação nos seios da face, são patologias das vias aéreas superiores que podem ser causadas tanto por quadros alérgicos, quanto por processos irritativos. Os dois podem gerar congestão nasal e repercussões na sua qualidade de sono. Para distingui-los, apenas examinando.
    As duas medicações são anti-inflamatórios nasais, e cada pessoa tem sua reposta às medicações, devendo avaliar o resultado em conjunto com seu médico assistente.
    Se você apresenta esses quadros com frequência, procure um(a) alergista, para avaliar a natureza das suas crises, e você conseguir se ver livre desses problemas.
    Obrigado pelo elogio. Fazemos nosso trabalho voluntário aqui no Blog da Alergia com muito carinho. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Oi, sofro com a rinite. Minha garganta coça sempre que me deitoLimpo meu quarto com alcool e ja me livrei de cortinas. Minha garganta coça tanto que chega a ficar dolorida, coça tambem o ouvido. Ja tomei varios antialergicos, e assim que passa o efeito do remedio, minha alergia volta com tudo! O que posso fazer? Posso tomar a vacina? Onde encontro?

    ResponderExcluir
  10. Olá Kauany: o tratamento envolve vários passos: 1) Controle do ambiente em sua casa 2) combate aos fatores agravantes da doença 4) tratamento de doenças associadas, 4) uso de medicamentos aliviadores nas crises 5) uso de medicamentos para controle a longo prazo 6) imunoterapia com alérgenos (vacina para alergia) Estes fatores tornam o tratamento complexo. A vacina é um ponto muito importante no tratamento da rinite alérgica e permite controle da doença, conforto ao paciente e diminuindo a necessidade de remédios. Aconselho que procure um alergista e peça que a oriente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. Ha algum tempo sofro com falta de ar... raros os dias em que estou bem. Fiz exames nos pulmões, coração e tudo deu normal. Um pneumo me diagnosticou bronquite asmática. O unico sintoma de asma que tenho é a falta de ar. Nao tenho tosse, chiado no peito. ... Teste alérgico apresentou reação a ácaros, insetos... comecei a fazer a imunoterapia. A mimha a alergista inicialmente receitou alenia, que me causava grande desconforto, tremores, batimento cardíaco alterado, cansaço. Me queixei à minha medica que substituiu por busonid... em resumo... o que eu devo ter? Essa medicação está conforme o meu quadro? ?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Giane. Afirmar seu diagnóstico sem examiná-la é um pouco complicado, mas pelo seu relato, sugere um quadro alérgico respiratório mesmo. as medicações são comumente usadas em doenças alérgicas, e a imunoterapia é a principal ferramenta. Mantenha seu acompanhamento e converse sempre com seu(sua) medico (a). Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno