Pular para o conteúdo principal

O trabalho e as alergias

Uma pessoa adulta passa muito tempo em seu ambiente de trabalho, onde fica exposto a uma variedade de substâncias, que pode gerar uma doença ocupacional, que pode ser alérgica (imunológica) ou não. 


Alergia é uma doença na qual o sistema imunológico funciona indevidamente em resposta à exposição a um agente sensibilizante. Em alguns casos, este agente provocador está no local de trabalho, acarretando grandes problemas. Quando se suspeita de uma alergia relacionada ao trabalho, deve-se observar se os sintomas pioram ao longo da semana de trabalho e no local de trabalho. Por outro lado, os sintomas tendem a melhorar nos fins de semana, feriados ou férias. Mas, vale lembrar que nos casos mais graves, o trabalhador tem sintomas crônicos que não melhoram nem mesmo nos durante os períodos de descanso. 

As formas mais frequentes de alergias relacionadas ao trabalho, podem acometer o sistema respiratório (asma, rinite) ou a pele (alergia cutânea ou dermatite de contato ocupacional). 

A asma relacionada ao trabalho pode compreender duas situações: 1) indivíduos que eram saudáveis e tornaram-se alérgicos a uma substância no ambiente e 2) pessoas que já têm asma ou rinite previamente e agravam no ambiente de trabalho. A rinite pode ocorrer associada à asma ou isoladamente. A rinite pode ser considerada como um estágio inicial do comprometimento das vias respiratórias, podendo evoluir para asma 

A dermatite de contato ocupacional pode ser duas origens: 1) D.C. alérgica e 2) D.C. irritativa. Contudo, não é tão simples, já que uma reação pode se iniciar devido a irritação e posteriormente desenvolver a sensibilização alérgica. A mão é o local mais frequentemente acometido e as substâncias mais relacionadas são: cimento (bicromato de potássio), metais (sulfato de níquel) e derivados da borracha e látex. 

Alergia X  Profissões 

Padeiros: inalação de farinha e as enzimas utilizadas pode fazer com que algumas pessoas que trabalham em padarias possam ter rinite ou asma. 

Veterinários: é possível ocorrer sensibilização a animais, em especial gatos e cães. 

Médicos e profissionais de saúde: podem desenvolver alergia ao látex luvas ou manipulação de alguns medicamentos. 

Trabalhadores de cozinha e profissionais de limpeza: podem apresentar dermatite de mãos 

Cabeleireiros: dermatite causada por tinturas, permanentes, produtos de coloração de cabelo, ferramentas, metais. Em menor grau, podem ocorrer rinite e asma. 

Indústria de alimentos: rinite e asma devido a farinha e seus contaminantes, como, por exemplo, ácaros, mofo, fumaça da cozinha ou pela própria comida, ovos, frutos do mar. 

Construção civil: a dermatite alérgica a mais comum pode ser causada por cimento (que contém o crómio é uma substância muito alérgica), resinas, adesivos e vernizes componentes. 

Trabalho industrial e metalurgia mecânica: dermatite de processamento de metais ou pelo pó resultante da micropulverização do metal, componente do óleo, tintas, soldas. 

Trabalho com madeira: rinite e asma devido ao pó de madeira, madeira, exótico, componentes de vernizes e colas, resinas utilizadas na composição de camadas ligadas compósitos. 

Recomendações: 

No caso de suspeita de sintomas de alergia no trabalho, informar a empresa e procurar um local de atendimento especializado em Alergia, para que seja feito o diagnóstico e para detectar quais os possíveis agentes que causam a reação alérgica. 

Avaliar se o(a) trabalhador(a) está recuperado e capacitado para desempenhar a sua atividade e se necessitará de medidas preventivas adequadas para evitar a recorrência dos sintomas. A avaliação médica apontará se há necessidade de adaptação ou de mudança de função. 

O uso correto dos equipamentos de proteção individual, com especial atenção para o uso, limpeza e manutenção dos equipamentos de proteção individual (luvas, máscaras, etc.) 

Nos casos de alergia ao látex é conveniente portar identificação, em especial nos casos de necessidade de procedimento cirúrgico. 

O uso de equipamentos de proteção e orientações dadas ao trabalhador podem interferir na diminuição e controle da irritação relacionada à ocupação. A melhoria das condições de ventilação da área de trabalho, redução da exposição e o uso de equipamentos de proteção individual contribuirão para aumentar a segurança no trabalho e a diminuição das alergias ocupacionais.

Fontes: Fundalher e CIDEA

Comentários

  1. Tenho alergia a muitos medicamentos tais como diclofenaco,paracetamol,dipirina,nimesulida,entre outros q eu nao me lembro agora.
    E tenho alergia também a tomate ,corantes,abacaxi . Peixe.
    A esmalte,tintas,adesivos,ligas metalicas,tatuagens. ...
    e a poeira
    consutei com alergista e fiz os exames.mas na verdade nao mudou nada. Nao me tirou as dúvidas. Sofro muito com isso. Quando sinto dores tenhio q ficar com a dir pirq nao sei q remédio eu posso tomar

    ResponderExcluir
  2. Vania: em geral, as pessoas alérgicas a dipirona também têm alergia a outros analgésicos e antinflamatórios. Mas, para orientar uma alternativa segura é essencial avaliar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. Infelizmente não há como orientar pela internet, pois não existe uma medicação padronizada que sirva para todos os alérgicos. Caso você more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  3. Ola! Minha alergolosgista receitou para mim um tratamento para minha asma. Ela receitou Montelair e relvar. Porem li na bula de relvar que ele causa (efeitos colaterais) pneumonia. Isso é verdade?

    Ela também me disse que devo tomar esses remédios mesmo não havendo crise, então eu teria que tomar a vida toda? Me ajudem pois não comecei o tratamento por medo desses efeitos colaterais do relvar.

    ResponderExcluir
  4. A medicação para controle da asma deve ser feita por tempo prolongado. Contudo, este tempo não é padronizado, varia em cada pessoa, de acordo com seus dados clínicos. Quanto à bula, é obrigatório citar todas as possibilidades de efeitos colaterais, mesmo que seja muito raro, como é o caso. Aconselho que exponha seu medo à sua médica. O diálogo e a confiança que se estabelecem entre o médico e o paciente são a base para o sucesso de qualquer tratamento. Obrigado por visitar o blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  5. Há três meses desenvolvi uma alergia onde surgiram bolhas igual a queimaduras nas mãos, boca inchada e umas bolhinhas com muita coceira pelo corpo todo. Antes da alergia aparecer havia tomado dois remédio: fluconazol e cetoconazol. Na consulta ao dermatologista ela disse que provavelmente foi uma intoxicação ao medicamento. Exame de sangue não teve nenhuma alteração. Ela prescreveu 20 dias de predsim 20 mg e a pomada trok g. A alergia melhorou, mas quando terminei o remédio a alergia voltou novamente. Então dermatologista receitou mais 10 dias de predsim. E agora ao término do remédio a alergia esta voltando novamente. Não sei mais o que fazer? Será que a alergia surgiu realmente dos remédios que havia tomado? Agora marquei consulta com um alergista. Espero resolver esse problema.

    ResponderExcluir
  6. Julia: sinto muito, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer também os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que aguarda a consulta com o alergista. Conto com a sua compreensão. Agradeço sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. trabalho 3 anos em uma fabrica e contrair alergia a produto quimicos mais e isso afeta muito minha vida pos sinto dores no corpo dor na cebeça, sangramento nasais torce muito mais muito forte. e a fabrica toda tem quimica pos fabricamos sapatos. todo o proceço de fabricaçao enveove quimica. o que eu faço

    ResponderExcluir
  8. Nem toda doença ocupacional é causada por uma alergia, pois nem sempre tem mecanismo imunológico.Por isso, é preciso analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente para fazer o diagnóstico. Só assim será possível orientar de forma adequada. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Estou com a mão direita vermelha, coçando, e descamando e inchada.
    Meu pulso e braço também está inchado r dói até ao ombro.
    Trabalho em uma empresa onde esfórco muito o braço, além de ter contato direto com ; solventes, tintas, ácidos urinas e até fezes.
    Uso luvas as vezes, mss sempre se rasgam.
    O que devo fazer?







    ResponderExcluir
  10. Cellis: é aconselhável que procure um(a) alergista para avaliar seu caso e confirmar se as lesões que descreve estão mesmo relacionadas com seu trabalho. Infelizmente não posso ajudá-la pois para opinar é essencial examinar pessoalmente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. sou ajudante de padeiro tenho ate vergonha de andar porair mi cosso muito q fasso?

    ResponderExcluir
  12. Clodoaldo: a manipulação da farinha e outros produtos usados no fabrico de pães pode provocar irritações e/ou alergia. Mas, para afirmar se é o seu caso, é preciso examinar pessoalmente Aconselho que procure atendimento médico pessoalmente. Obrigado pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6/6/16 18:15

    Tô com asma hà três semanas, tomei Relvar por uma semana mas não melhorei, a medica trocou para Vannair mas deu urticaria e tosse, ela pediu voltar para o relvar. É recomendável voltar para o relvar? será que ele fara efeito pois parei no inicio?

    ResponderExcluir
  14. Existem diversos tipos de medicamentos, usados em diferentes dispositivos inalados disponíveis para tratamento da asma. A escolha da medicação a ser usada será feita baseado no quadro clínico de cada paciente, tipo de asma, gravidade do quadro e da aceitação da medicação. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Eu fiz o teste de contato e descobri que sou alérgico a bicromato de potássio, essa alergia está me preocupando pq já dura 6 meses e o principal causador da alergia é o material que eu utilizo para trabalhar, sendo que não há outros lugares que possam me colocar, o que é mais aconselhável pra mim?

    ResponderExcluir
  16. O ideal é afastar do contato com a substância que provoca a alergia, seja por uma mudança de emprego, o que nem sempre é fácil, ou então pelo remanejamento de tarefas. Além disso, dependendo do tipo de sua alergia, é possível utilizar material de proteção no contato com a substância. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo7/8/16 01:47

    Meu tio trabalha como ajudante na construção civil, e acho que ele desenvolveu uma alergia respiratória causada pelo cimento, é uma tosse seca e muitas vezes persistente. Ele fez endoscopia uma vez, pensando que poderia ser alguma coisa diferente, mas não acusou nada. Que exames específicos ele pode fazer para obter um diagnóstico preciso?

    ResponderExcluir
  18. O diagnóstico da tosse se baseia na avaliação clínica feita pelo médico, na anamneses e no exame físico. A partir daí, é levantada a hipótese que será confirmada por testes alérgicos (na pele ou no sangue) e por exames complementares. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  19. boa tarde se for comprovada a alergia no local de trabalho o patrao é obrigado a mudar o funcionario de setor? obrigrada

    ResponderExcluir
  20. Lili: a conduta frente a alergias ocorridas no trabalho depende do diagnóstico do tipo de alergia e gravidade, bem como da atividade exercida pelo paciente. Havendo necessidade, o médico do trabalho emite um parecer a respeito. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. Olá,estou com alergia a pelo de roupas e trabalho como costureira,o que fasso?Minha garganta fica muito irritada mais não dói. Adquiri no trabalho.

    ResponderExcluir
  22. Nem sempre a reação causada por pêlos que se soltam dos tecidos durante a costura é causada por uma reação alérgica (imunológica). Por isso, é essencial que se faça uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Você deve procurar um(a) especialista em Alergia para orientá-la. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Sheila Silva17/11/17 08:15

    Olá. Tenho uma micro empresa que trabalha com tintas em resina epoxi. Porém, há algum tempo um de meus colaboradores (pintor) está desenvolvendo um tipo de alergia na pele. Quais os procedimentos cabíveis a empresa? Tenho que pagar um alergista ou ele quem deve me trazer algum laudo? Caso ele não traga nenhum laudo a empresa poderá ser prejudicada futuramente? No momento ele está em outra função na qual não tem contato com a resina.

    ResponderExcluir
  24. Sheila: a base para o diagnóstico da alergia ocupacional é a avaliação pelo (a) especialista em Alergia e Imunologia. Contudo, desconheço os procedimentos relacionados à empresa. Aconselho que entre em contato com um(a) médico(a) do trabalho ou com advogado trabalhista para que receba uma orientação adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo7/3/18 17:01

    ola

    Ola, minha mãe tem as seguintes alergias
    Bicromato de Potassio
    kathon cg+
    perfume mix+
    Sulfato de niquel+
    Não estamos sabendo lidar
    Ela ja esta tomando o medicamento
    Mas em relacao a alimentacao, nao sabemos o que pode comer, que produto podemos comprar!



    ResponderExcluir
  26. Boa tarde: o resultado que envia sugere que sua mãe tenha realizado um teste de contato, ou seja, relacionado às substâncias que provocam alergia pelo contato com a pele. É pequena a parcela de pessoas com dermatite de contato que necessitam dieta alimentar. Por isso, é importante examinar para orientá-la de forma adequada segura. Recomendo que retorne ao alergista que realizou o teste pois conhece os dados clínicos e examinou sua mãe. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  27. Boa noite há três meses e pouco entrei em uma fábrica de auto falante. Montar todo auto falante mexo com colas, solda. E a 3meses estou com dor de cabeça, dor na testa coriza, meu nariz vive entupido.e passo no médico nenhum pede exame tenho que ir no upa. Qse td dia isso causa falta no trabalho . Não da pra trabalhar pois a causa de estar assim esta la

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde. Os dados enviados em seu relato sugerem que os sintomas podem ser exacerbados no ambiente de trabalho, mas não deixa claro que resultem de uma reação alérgica (imunológica). é preciso definir a causa para poder buscar um tratamento específico e eficaz. Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. Olá, trabalho na construção civil e sempre que me exponho a qualquer tipo de poeira fico com garganta e coçando muito e com com catarro amarelado...parece sintoma de gripe... Isso é alergia?

    ResponderExcluir
  30. Adijalmo Bom dia Os sintomas que descreve podem corresponder a uma alergia. Mas, não é possível afirmar ou diagnosticar sem examinar você pessoalmente. Sugiro que procure atendimento com alergista na forma de uma consulta pessoalmente. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  31. Oi Bom Dia,A Poucos Dias Fiz Um Teste De Contato e Também De Histamina,e Descubri Que Tenho Alergia a Cloreto De Colbato e a Níquel,Trabalho Como Operadora De Caixa,Minhas Mãos Ficam Tão Irritada,Vermelha Coça Tanto Que Chega a Sangrar,O q Vc Acha Que Devo Fazer?

    ResponderExcluir
  32. Boa noite. Os dados enviados em seu relato sugerem que você possa ter uma alergia de contato ao níquel. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Sugiro que peça esta orientação ao alergista que está acompanhando seu tratamento. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite! Eu estou com algum tipo de alergia nas maos! Trabalho com solda a 3 anos, e nesses últimos 3 messes tem dias que minhas mãos cossam que muito! E o mais engraçado é que isso acontece, quando eu Faço solda em posiçoes verticais!

    ResponderExcluir
  34. William Boa tarde O material utilizado nas soldas pode provocar reações nas mãos. Mas nem sempre a causa é alergia, sendo as lesões irritativas as mais comuns. Por isso, recomendo que procure atendimento médico para que receba um diagnóstico e uma orientação adequada. Gratos por sua visita..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno