Pular para o conteúdo principal

Contraste X Crustáceo: a lenda é desmitificada



O MITO
 “Quem tem alergia a camarão, tem também alergia a iodo”. 
Este mito, bastante difundido entre a população leiga, está presente até mesmo no questionário que os pacientes respondem antes dos exames que utilizam contrastes iodados. 


A VERDADE
 “São duas alergias distintas, sem relação entre si”. 
A reação alérgica que ocorre com contraste é causada pela própria substância e não tem influência dos crustáceos e nem predispõe a alergia a eles. 


Há mais de meio século, os radiocontrastes (RCs) vêm sendo usados na medicina para diagnóstico e tratamento. Mais de 75 milhões de exames são realizados anualmente ao redor do mundo e, apesar de serem quimicamente inertes, são uma das principais causas de reações adversas às drogas. 

Os RCs iônicos são os responsáveis pela maioria das reações. Em cerca de 3,8% a 12,7% dos exames com esses RCs ocorrem reações leves, e em 0,1% a 0,4% reações severas. Já os RCs não iônicos induzem reações leves em 0,7% a 3,1% dos exames e reações severas em 0,02% a 0,04%. 

A principal medida de prevenção das reações adversas aos RCs é a realização de uma anamnese detalhada, com o objetivo de detectar os fatores de risco do paciente. 

A comissão científica da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) sentiu a necessidade de difundir o conhecimento sobre alergia aos contrastes para que esta “lenda urbana” seja desmascarada. Os médicos que fazem parte do Grupo de Anafilaxia estão coordenando o preparo de uma documentação científica sobre “Alergia a Contrastes” em conjunto com o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) . 

A primeira sugestão é modificar as perguntas feitas para os pacientes antes do exame, excluindo a questão ligada a crustáceos e contemplando os verdadeiros fatores de risco. 
O problema é que a pergunta feita aos pacientes se eles são ou não alérgicos a camarão e/ou frutos do mar pode confundir e até mesmo contribuir para reações de fundo emocional durante o exame, já que os que são ou acham que possam ser alérgicos a esses tipos de alimentos ficam com medo e com ansiedade exacerbada, podendo levar a reações vasovagais. 

O simples relato de alergia a camarão ou a frutos do mar não contra indica o uso de um contraste iodado. Quem tem mais chance a desenvolver reação a este contraste são pessoas que já apresentaram reação anterior à aplicação do contraste, pessoas com histórico pessoal de alergias diversas significativas, maiores de 50 anos, diabéticos, hipertensos e nefropatas. 

A reação alérgica que ocorre com contraste é causada pela própria substância e não tem influência dos crustáceos e nem predispõe a alergia a eles.

Fonte: ASBAI news
O Blog da Alergia já falou sobre este tema. Clique aqui e leia: "Iodo não é causa de alergia a camarão".

Comentários

  1. Gostaria de saber se uma pessoa alérgica a iodo pode tomar banho de mar ou se isso pode acarretar numa reação alérgica?
    Obg.

    ResponderExcluir
  2. Queria tirar uma dúvida, foi receitado par ao meu filho o Piemonte. Qual a diferença dele para o Singulair/ Montelair?
    Eu sei que o piemonte é mastigavel e o singulair é em pó, mas a composição quimica é diferente? Posso substituir um pelo outro?
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Os dois medicamentos contém o mesmo princípio ativo: montelukaste. Montelair só tem duas apresentações: 4mg (em sachet, para crianças de 6 meses a 4 anos) e 10mg (para adolescentes e adultos). Singulair tem todas as apresentações (baby, 4m, 5mg e 10mg) podendo ser ministrado desde bebês até para dultos. Escreva para nós no e-mail blogdalergia@gmail.com Assim posso te orientar melhor e enviar a cópia em PDF do livro sobre a Alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno