Pular para o conteúdo principal

Programação de Eventos na Semana de Alergia 2014 no Rio de Janeiro


Segunda feira dia 07 de Abril: 

Hospital da Lagoa: organizará uma sessão “Anafilaxia: venha tirar suas dúvidas” – aberta aos pacientes e ao público em geral. Dia 7 de Abril no Anfiteatro B 11horas. 

UERJ – HUPE- Policlínica Piquet Carneiro - organizará no dia 07 de Abril uma palestra com colóquio para leigos sobre Anafilaxia. Local: Policlínica Piquet Carneiro - UERJ, Av. Marechal Rondon, 381 - S.F. Xavier na área de espera do Ambulatório de Alergia - térreo. 

 Hospital São Zacharias - o Serviço de Alergia programou duas atividades para dia 7. A primeira será com os pacientes de todos os ambulatórios.A segunda com os pacientes e familiares do ambulatório de alergia. A última atividade será acompanhada com lanche. 

Associação Brasileira de Asmáticos: apresentará palestra sobre Fisioterapia Respiratória e exibirá o filme: "Não entre em crise" - seguido de debate com o público presente para esclarecimento de dúvidas sobre asma e alergia em sua sede, à Rua Conde de Bonfim 255. 



Terça feira dia 08 de Abril de 2014

Hospital Universitário Fundão: no dia 8 de abril de 8 às 12 horas, o Serviço de Imunologia do HUCFF fará atividades interativas com os pacientes abordando a importância das principais doenças alérgicas, em especial a Anafilaxia. Participarão do evento todos os profissionais do Serviço, e o grupo de enfermagem da Escola Anna Nery. Local: 2° andar - ambulatório de Imunologia Clínica O Hospital situa-se na Avenida Brigadeiro Trompovsky, s/n UFRJ - Ilha do Fundão

Hospital Central do Exército: no dia 8 de abril realizará evento com montagem de stand no saguão do Setor dos Ambulatórios do Hospital para realização de manhã de atividades para orientação educativa e distribuição de panfletos com o tema “Anafilaxia” O HCE fica na Rua Francisco Manoel 126 Benfica 





Quarta Feira dia 09 de Abril de 2014

Instituto Prof. Azulay - Setor de Alergia e Imunologia Dermatológica - Santa Casa da Misericórdia – Rua Santa Luzia nº 206, Pavilhão São Miguel – Centro - Rio de Janeiro - RJ. Palestra no dia 09 de abril, às 11 horas, direcionada aos profissionais de saúde do Serviço sobre Anafilaxia: Quando as Alergias podem ser Graves e Fatais e sobre a importância da prevenção das doenças alérgicas; 

- Às 12 horas: Reunião do Grupo de Apoio à Dermatite Atópica (AADA-Filiada RJ), com atividades para pacientes e seus familiares. Nos demais dias, haverá orientação dos pacientes quanto à importância do tratamento e da prevenção das doenças alérgicas, assim como distribuição de material educativo impresso 

Policlínica Geral do Rio de Janeiro - FMP: no dia 09 de Abril às 17 horas realizará palestra no CIB – Clube Israelita Brasileiro à Rua Barata Ribeiro, 489 em Copacabana. Tema: Anafilaxia - choque anafilático: saiba mais sobre essa alergia que pode matar. 

- Atividade interativa em sala de espera - no Serviço de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro à Avenida Nilo Peçanha 38 – sobreloja, durante a semana de Alergia com exibição de posters e distribuição de panfletos educativos com o tema Anafilaxia. 

- Na quinta feira dia 10 de Abril às 11 horas realizará comemoração de alta de alguns pacientes portadores de alergia anafilática à proteína do leite de vaca, ao final de tratamento de dessensibilização. Esse evento reunirá diversos familiares de mais de 15 crianças. Na ocasião será discutida a importância da anafilaxia e dos cuidados relacionados à sua prevenção e tratamento. Endereço: Avenida Nilo Peçanha 38 - sobreloja - Centro.

Instituto de Pediatria Martagão Gesteira - quarta-feira dia 09 de abril. O serviço de Alergia e Imunologia do IPPMG / UFRJ, na Ilha do Fundão, fará um café da manhã e colóquio sobre "controle ambiental”, na sala de espera de atendimento. 

Quinta feira dia 10 de Abril 

Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ – haverá palestra no dia 10 de abril, às 11 horas, enfocando a anafilaxia e outras doenças alérgicas, ressaltando a importância de seu diagnóstico, tratamento e prevenção. Durante toda a semana haverá distribuição de folhetos educativos. O endereço é: Avenida Rui Barbosa, 716 Flamengo - RJ.

Hospital Federal dos Servidores do Estado HSE – dia 10 de Abril no prédio dos Ambulatórios, 5º andar – auditório 4. Os setores de Imunoalergia da Pediatria e da Clínica Médica estão organizando uma atividade para os pacientes com palestra, sorteios de brindes, lanche e exposição de folhetos educativos com o tema central: Anafilaxia. 
- Os residentes e internos aplicarão um questionário aos transeuntes do hospital quanto aos conhecimentos das doenças alérgicas e da anafilaxia na data supracitada.O Hospital dos Servidores situa-se na Rua Sacadura Cabral, 120 - Saúde 

Universidade Federal Fluminense: Dia 10 de Abril com a participação dos membros do Serviço de Alergia e das Monitoras da Disciplina de Imunologia Clinica: atividades de orientação aos pacientes do setor de ambulatórios da UFF sobre anafilaxia e outros temas de interesse na alergologia, como alergia alimentar, rinite e asma. Haverá uma pequena explanação para grupos de pacientes, com distribuição de folders explicativos e de bolas de soprar personalizadas para as crianças.

Sexta feira dia 11 de Abril 

Hospital Gaffrée e Guinle - UNIRIO: no dia 11 de Abril realizará atividades incluindo: 
- Inquérito epidemiológico sobre o conhecimento de profissionais de saúde e estudantes de medicina sobre anafilaxia. 
- Distribuição de material educacional para médicos e estudantes de medicina sobre os principais aspectos da anafilaxia. - Distribuição de folhetos educativos sobre anafilaxia para leigos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno