Pular para o conteúdo principal

Alergia ao níquel das bijuterias

Você já ouviu alguém falar que não pode usar bijuteria porque tem alergia? E tem pessoas que não podem colocar nem mesmo uma corrente de ouro e já sofrem alguma reação.


Nesta matéria, a dermatologista Márcia Purceli e a alergista Ariana Yang explicam que o ouro não é o causador do problema, mas sim o níquel, um metal que pode estar presente em bijuterias, óculos, relógios, botão de calças e até misturado no ouro. 

A alergia a níquel é uma das mais comuns, principalmente nas mulheres. Quem tem esse problema, no entanto, não deve insistir em usar acessórios que dão reações, porque além da coceira, podem até criar processos inflamatórios. Outra reação que os acessórios podem causar é o escurecimento da pele no local onde passa a corrente de prata. A explicação é que pode ter ocorrido uma pigmentação causada pela oxidação da prata, que levou ao escurecimento da pele, mas isso não é uma alergia.

Fora o níquel, existem outras substâncias que também costumam provocar reações, como o leite e o camarão, por exemplo. A alergia acontece por causa da genética e também por fatores ambientais da vida do paciente. A diferença é que, para alguns, as reações podem ser mais leves ou mais graves. 

Reações alérgicas por causa da maquiagem e por esmaltes podem provocar coceira, os olhos inchados, vermelhos e lábios ressecados. Nestes casos, recomenda-se o uso de produtos hipoalergênicos de forma moderada e parar o uso de esmaltes.

Para fazer o diagnóstico e confirmar a alergia, o paciente pode fazer um teste no consultório, em que são colocados adesivos na pele com supostos alérgenos pelo período de 48 horas. Depois, ele retorna ao médico para verificar se houve alguma reação. 

A maioria das alergias não têm tratamento e, a partir do momento que o paciente descobre o problema, é preciso evitar o contato com a substância causadora. 

Uma dica para as pessoas alérgicas 


Se você tem uma alergia a medicamento, látex ou outra substância, é importante que coloque uma etiqueta na sua identidade com essa informação. Assim, numa emergência, caso seja levado desacordado para uma emergência hospitalar, os médicos saberão que não podem usar essa substância. Clique aqui e aprenda como fazer o download, imprimir as etiquetas e colocar no seu RG.





Leia a matéria completa e assista aos vídeos no site do programa Bem Estar.

Comentários

  1. Ola! Boa tarde! Fiz uma progressiva há 1ano e meio, e depois que fiz, desenvolvi uma reaçao ao meu xampu preferido. Sinto muita coceira quando lavo o meu cabelo com ele, ate hoje! sera que vou ficar pra sempre assim, ou tomando um antialergico passa? Gostaria muito de voltar a usar o Elseve... espero alguma ajuda, pois nao acho nada a respeito na internet.. Obrigada, aline

    ResponderExcluir
  2. Aline: a orientação que deseja não pode ser feita pela internet. É preciso conhecer seus dados clínicos para identificar se o problema é mesmo causado por alergia ou por outros mecanismos O médico alergista poderá realizar testes de contato para identificar a substância envolvida no processo e para orientar uma alternativa adequada para seu caso. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,
    Recentemente, me consultei com um alergista que disse que minha desidrose é agravada pelo consumo de alimentos ricos em níquel e me deu uma lista enorne de alimentos que deveria evitar. Sempre usei jóias e bijuterias e minha pele nunca apresentou nenhum tipo de irritação, então pergunto: tem fundamento essa recomendação? Aparentemente, não tenho alergia ao metal.Além disso, pelo que pesquisei, há controvérsias em relação à quantidade de níquel nos alimentos e alergia.

    ResponderExcluir
  4. As desidroses não tem ainda sua etiologia confirmada, acredita-se que seja multifatorial. Não há evidencias até o momento que o níquel contido nos alimentos esteja relacionado com dermatite de contato ao sulfato de níquel.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  5. não existe nada que posso amenizar a alergia ao niquel? gostaria de usar aliança, mas não posso ficar nem meia hora em contato com qualquer metal. obg

    ResponderExcluir
  6. As alianças podem ser manufaturadas utilizando ligas sem níquel Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. Oi meu nome é yara eu tenho alergia ao níquel como estou querendo engravidar quero saber se existe algum remédio que posso usar para evitar a alergia durante a gravidez?

    ResponderExcluir
  8. Yara: Bom dia. A alergia ao níquel não interfere em uma gravidez pois, na maior arte das vezes trata-se de uma alergia de contato. As gestantes alérgicas podem ser tratadas mas esta orientação não pode ser feita sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria de saber se existe,alguma aliança que não tenha.niquil eu tenho alergia a níquel. Existe aliança de ouro puro.alguma coisa assim obrigado

    ResponderExcluir
  10. Sim. Jóias de ouro não contém níquel. Existem bijuterias sem níquel. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno