Pular para o conteúdo principal

Crianças que respiram pela boca

Respirar pelo nariz é natural do ser humano, desde o nascimento e durante toda a vida. E, vale ressaltar que a passagem do ar pelo nariz é essencial para a respiração, onde é limpo, filtrado, umidificado e aquecido, para que chegue aos pulmões em condições perfeitas para a troca do oxigênio. A cavidade nasal participa também da proteção das vias respiratórias e de muitas funções como: fonação, ressonância da voz, paladar, olfato, exercendo papel essencial no sono, no repouso e na qualidade de vida. Respirar pelo nariz é o método mais eficiente de transferir oxigênio aos órgãos vitais 

Respirar pela boca é normal em períodos curtos, como por exemplo, após um esforço físico extenuante. Mas se uma pessoa persiste respirando com a boca aberta, resulta em problema que se chama de “respiração oral” ou “respiração bucal”. 

Quando se respira pelo nariz, os lábios estão em contato adequado e a língua se posiciona de encontro ao céu da boca. Quando se respira pela boca, a língua perde este posicionamento, alterando todo o equilíbrio bucal. A respiração oral por tempo prolongado, em especial nos primeiros anos de vida pode trazer muitos problemas. 

Quais são as principais consequências da respiração bucal? 
- Prejuízo de elasticidade das narinas.
- Maior prevalência de infecções respiratórias (sinusites, amigdalites, faringites, otites).
- Alterações da arcada dentária, elevação do palato (“céu da boca”), alterações da maxila e mandíbula.
- Alterações de mastigação e do apetite. Algumas crianças sentem necessidade de ingerir líquidos durante a refeição ou preferem alimentos pastosos
- Obstrução das trompas auditivas 
- Sorriso gengival, maior incidência de cáries e gengivites 
- Dificuldades na fonação
- Alterações da postura corporal 
- Sono agitado e irregular e ocasionalmente síndrome da apnéia obstrutiva do sono. Em função da respiração alterada e das noites mal-dormidas, estas crianças podem ter sonolência diurna, queda do desempenho escolar. Além disso, tendem a não gostar de brincadeiras, como jogar bola, correr, andar de bicicleta, pois se cansam com mais facilidade. 

Como identificar uma criança que respira pela boca? 
Observe se a criança costuma ficar com a boca entreaberta quando está distraída, lendo, brincando ou assistindo a televisão. Nas fotos de família, é comum que esteja com a boca aberta ou semi aberta. À noite, pode roncar e babar no travesseiro, acordando com a boca ressecada. 


A rinite pode estar relacionada com a respiração oral? 
Sim. As causas que levam à respiração oral são variadas. A rinite alérgica, por ser uma doença respiratória de grande prevalência no Brasil, passa a ter grande importância, em especial nas crianças e adolescentes. 

Como é o tratamento da respiração bucal? 
O respirador bucal deve ter avaliação multiprofissional (pediatra, alergista, otorrino, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, dentista) o mais precocemente possível. No caso da rinite alérgica, o tratamento com vacina (imunoterapia específica) aliado às medidas de controle ambiental são cuidados fundamentais para tratar a alergia que origina o problema. Quanto mais cedo se faz o tratamento, menores serão as repercussões no futuro.

Já publicamos um texto sobre o tema. Leia mais clicando aqui.

Comentários

  1. depois que encontrei esse blog consigo ter maior qualidade de vida pois mim esclareceu muitas duvids sobre alergia, que é um problema importante e dificil de conviver.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!! Ultimamente ando respirando muito pela boca devido a congestao nasal, obstruçao, corisa, espirros etc Poderia me indicar algum medicamento previo para melhora???
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Giulia: peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina que não permitem prescrição ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma dúvida, depois que a adenoide aumenta provocando a respiração oral tem como ela regredir e voltar ao normal?! Existe algum tratamento ?! Minha filha de 3 anos está cm 80% de obstrução e foi indicado cirurgia pra retirar , mas estou cm medo.

    ResponderExcluir
  5. Winie: a decisão pela cirurgia ou não é feita baseado não apenas no tamanho das adenóides, mas na avaliação clínica global da criança, em especial nas crianças pequenas. É importante pesquisar a causa do problema. Não é raro que a criança tenha uma rinite alérgica que agrava o problema. Aconselho que leve sua filha a um(a) alergista para avaliar o problema. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliá-la e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  6. Obrigada . A alergista tbm recomenda a cirurgia. Mas continuo cm medo pq ela é alérgica. Tenho medo da anestesia. Mas obrigada. Eu adoro o blog. Ajuda muito ter aonde encontrar informação segura em relação a alergia da minha filha. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Winie: Agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário.

    ResponderExcluir
  8. to apaixonada pelo blog

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada, Dafnee. As suas palavras são um grande incentivo para nós! Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Meu filho de 1 ano e 7 meses, foi diagnosticado com rinite alérgica e tem muita dificuldade para dormir, e só consegue respirar mais pela boca,já me informei dos riscos à saúde e gostaria de saber se existe tratamento e a partir de qual idade os riscos mais frequentes aparecem.

    ResponderExcluir
  11. Aniquele: Bom dia. O tratamento pode ser feito em qualquer idade. Mas, o primeiro passo é definir a origem do problema. Se for uma criança portadora de rinite alérgica, o primeiro passo é tratar a alergia que origina o problema. Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-la. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  12. Olá, estou apavorada. Meu filho de três anos de um dia para o outro começou a respirar somente pela boca. Ele já teve, por varias vezes, sinusite e crises alérgicas. Moro em Minas Gerais. Minha cidade é pequena e não possui tratamento específico para crianças. Gostaria que ajudassem quanto a um tratamento ou um local apropriado. Moro não muito distante de Ribeirão Preto.

    ResponderExcluir
  13. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em Ribeirão Preto, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno