Pular para o conteúdo principal

7 de Maio - Dia Mundial de Asma


O Dia Mundial da Asma, celebrado desde 1998, na primeira terça-feira do mês de maio, é uma iniciativa da GINA que busca difundir informações sobre a doença e a prevenção dos seus sintomas. Nesta data, ganha ênfase o trabalho de médicos e profissionais de saúde que atuam o ano inteiro a fim de reduzir o número de mortes por asma no mundo e contribuir para que os portadores da doença tenham melhor qualidade de vida. 

O Dia Mundial da Asma, portanto, é uma data de mobilização, que busca educar os pacientes com asma e seus familiares sobre a doença, abordando informações acerca dos sintomas, tratamento e a prevenção de crises. Entre as ações, coletivas e individuais, estão a divulgação das formas de combate à asma nos meios de comunicação, ações de grupos da área de saúde e pacientes, tais como debates, palestras, encontros e atividades comunitárias pelo combate à doença. Leia mais no site GINA Brasil


Asma é uma doença que se caracteriza por sintomas recorrentes de falta de ar, chiado, tosse e aperto no peito. Em geral os sintomas melhoram com medicamentos broncodilatadores. Os sintomas aparecem como consequência de inflamação nos brônquios, que ocorre em pessoas predispostas e expostas a fatores ambientais diversos.

A asma é a doença crônica mais comum na infância e pode ocorrer em qualquer idade. Infelizmente ainda hoje, há muitos preconceitos, a começar pelo nome, sendo muitas vezes chamada de bronquite asmática, bronquite alérgica ou simplesmente bronquite.

Por isso, aproveitando a data, o Blogda Alergia esclarece alguns tabus:

Eu só preciso tratar a asma nas crises 
Não. A asma é uma doença que se acompanha de uma inflamação nas vias respiratórias. Esta inflamação faz com que as vias respiratórias se tornem sensíveis a vários fatores (como por exemplo, ácaros da poeira), surgindo as crises. O problema é que esta inflamação permanece mesmo quando a pessoa não sente nada. Por isso, é importante manter o tratamento todos os dias, para combater a inflamação e controlar a asma. 

"Bombinhas" fazem mal ao coração? 
Bombinha” é uma palavra que significa apenas “spray”, ou seja, o dispositivo usado para inalar o remédio. A pergunta é: “bombinha” de que? Pois existem muitos remédios usados em forma de sprays: alguns servem apenas para tratar crises, como os broncodilatadores. Este tipo de “bombinha” serve apenas como aliviadora, mas não trata a asma. Quanto menos necessitar melhor! Mas, existem remédios que não aliviam de imediato e servem para controlar a asma à longo prazo. A cortisona, por exemplo, deve ser inalada todos os dias, mesmo que se esteja bem, sem sentir nada, para prevenir as crises e controlar a asma. Estes remédios inalados não incham, não viciam e não fazem mal ao coração. 

Asmáticos não devem sair de casa nos dias frios e com vento 
Pessoas que tem asma (crianças, adolescentes, adultos ou idosos) podem ter uma vida normal, sem restrições. Mas, para isso, é importante tratar sua asma com médico especialista e controlar a doença.  
Quando e por que os corticóides são usados? 
Os comprimidos ou injeções de corticóides podem ser indispensáveis para tratar crises de asma. O uso desses medicamentos por períodos curtos - até uma semana- tem poucos efeitos colaterais, já o tratamento a longo prazo pode causar efeitos colaterais significativos. Estes riscos são evitados se for adotado o uso os corticóides inalatórios, que  permitem o controle da asma a médio e longo prazo.

Corticóides inalados engordam e fazem mal?
Não. A cortisona inalada é segura e formulada de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo – não engorda, não vicia, não incha e nem faz mal ao coração. ”Bombinha” não mata – o que mata é a asma mal tratada que se torna grave. Mas o tratamento deve ser supervisionado por um especialista. 

Para controlar a asma e reduzir o risco de complicações, é essencial assegurar tratamento adequado e regular para todos.  Essa enfermidade pode ser controlada através de cuidados preventivos e medicamentos recomendados de acordo com características individuais de cada pessoa.

O controle da asma permite que as pessoas tenham uma boa qualidade de vida, 
podendo desenvolver atividades físicas sem limitações.

Comentários

  1. Clarice Reimer Zimath6/5/13 08:30

    Meu filho sofreu muito com este problema, mas graças à Deus que iluminou nosso caminho, fizemos uma consulta com um especialista em alergia. Foi diagnosticada uma grande alergia aos três tipos de ácaro, pólen de grama e tabaco. A partir daí foi elaborada uma vacina específica para ele e, após a primeira vacina, nunca mais teve uma crise. O tratamento durou 3 anos. Não é barato, mas vale a pena. Hoje ele está com 17 anos e não tem uma crise há, aproximadamente, 8 anos.

    ResponderExcluir
  2. Clarice: agradecemos seu depoimento. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber os textos em seu e-mail. Gratos.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Meu nome é Juliana e estou precisando usar bombinha pois tenho crises leves de asma, porém, acontece que os dois tipos que usei me deram muita dor de garganta e não sei o que fazer! Daí, gostaria de saber se todas as bombinhas causam essa irritação na garganta. Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Juliana: existem diversos tipos de "bombinhas". Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando os nomes das medicações utilizadas para que possa responder sua dúvida de forma adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno