Pular para o conteúdo principal

Adrenalina auto injetável - quando chegará ao Brasil?

A Diretoria da ASBAI enviou carta à Anvisa solicitando a viabilização no Brasil da medicação epinefrina (adrenalina) em sua forma autoinjetável. 

A alergia pode provocar reações graves e ameaçadoras à vida, que são chamadas de ANAFILAXIA e popularmente conhecidas como CHOQUE ANAFILÁTICO. Estes quadros anafiláticos podem ser desencadeados por fatores variados, como por exeplo: alimentos, medicamentos, contrastes, picadas de insetos, entre outros.  Os sintomas podem ser leves ou moderados e controlados com atendimento médico imediato. Contudo, embora mais rara, a anafilaxia fatal pode ocorrer. 

O tratamento da crise anafilática deve ser sempre imediato e a adrenalina (epinefrina) é essencial para reverter o quadro clínico. O ideal é que a própria pessoa, um familiar ou alguém disponível no local aplique o remédio, já aos primeiros sinais da reação anafilática. 

É comprovado que o atraso na aplicação da adrenalina pode agravar o problema, não havendo tempo para chegar ao hospital e receber tratamento apropriado. Outros medicamentos, como corticóides e antialérgicos (antihistamínicos) demoram para iniciar sua ação, sendo considerados medicações de segunda linha. 

A maioria dos países disponibiliza a venda para a população de adrenalina autoinjetável, ou seja, já preparada para que a própria pessoa (criança ou adulto) aplique a medicação de forma imediata. Seu uso é simples e mesmo que não seja um profissional de saúde, é possível utilizar a medicação de forma segura.  

Infelizmente, no Brasil só é possível adquirir a adrenalina autoinjetável através de importadoras e com um preço muito alto. Como o produto tem validade curta, muitas vezes inviabiliza sua aquisição. A Associação Brasileira de Alergia (ASBAI) coordena os médicos portadores de título de especialista em Alergia em todo o Brasil e em sua luta pelo direito dos alérgicos ao tratamento adequado, a Asbai enviou à Anvisa uma carta solicitando a disponibilização em nosso país. 

Lembre-se: a adrenalina autoinjetável pode salvar uma vida!

Clique aqui e leia a íntegra da carta enviada pela Asbai à Anvisa.
Leia mais sobre anafilaxia no texto publicado anteriormente neste blog.

Comentários

  1. MEU FILHO É ALÉGICO A MEDICAMENTO,INCHA O ROSTO E FECHA A GARGANTA TENHO Q LEVAR ELE IMEDIATO PARA O HOSPITAL ESSA ADRENALINA INJETAVÉL TEM PARA VENDE?EM CASO DE ESTAR EM ALGUM LUGAR SEM ACESSO AO HOSPITAL.

    ResponderExcluir
  2. A medicação é importada e não é vendida no Brasil Aconselho que peça ao alergista do seu filho para confirmar se está indicada para seu caso e como deve proceder. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Achei esse blog, ontem ao procurar sintomas de anti- alérgicos. Sei que minha pergunta não é referente ao assunto da matéria, mas eu ficaria muito grata se puderem tirar minha dúvida.
    Estou com uma crise de rinofaringite e estou tomando o Alektos e aplicando Busonide, ambos 1x ao dia e hoje já é o terceiro dia. Queria saber se esses medicamentos aumentam o peso. Pegunto isso pois, ao tomar nisulid me sinto inchada e as vezes meu peso aumenta de 500 a 900g na balança.
    Obrigada desde já!
    Gostei muito desse blog, estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Alektos e busonid nasal não causam aumento do peso. Gratos por sua visita e pelo incentivo ao nosso trabalho voluntário no blog da alergia. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  5. Por que não fazem uma mobilização na Internet para a liberação pela ANVISA da epinefrina auto-injetável ? Eu sou um dos que precisam urgentemente de ter esse medicamento ao meu alcance! HELP!!!

    ResponderExcluir
  6. Marco: essa é a intenção da Asbai, lutar pela liberação da medicação. A idéia da mobilização na internet é ótima. Mas na minha opinião deveria ser realizada pelos próprios pacientes, a fim de fortalecer a nossa solicitação dos médicos junto à Anvisa. Gratos por sua visita e pela participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  7. Há apenas cinco dias sofri um choque anafilatico com fechamento da glote, por uma simples picada de marimbondo, felizmente moro a cinco minutos de uma hospital mais mesmo assim cheguei em estado crítico, estava justamente procurando a existência de um kit de emergência quando encontrei esse blog, gostaria de também participar da campanha para que a Anvisa libere a epinefrina para auto aplicação.

    ResponderExcluir
  8. Luíza: é muito bom que tenhamos cada vez mais pessoas defendendo esta campanha. A ASBAI aguarda parecer da Anvisa. Agradeço sua visita e aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  9. Houve alguma resposta da ANVISA?

    ResponderExcluir
  10. O que podemos fazer para agilizar a liberação da adrenalina injetável no Brasil??? Gostaria de contribuir de alguma forma para que possamos ter acesso a este medicamento.

    ResponderExcluir
  11. Os orgãos competentes já estão envolvidos, estamos agora aguardando a sua resolução.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, gostaria de saber se houve alguma resposta da ANVISA? Como sou aluna de ciências biológicas, e alérgica há alguns alérgenos, tenho que deixar de ir para aulas de campo, devido ao medo de ter um choque anafilático (por algo que não sei se tenho alergia), como tive uma vez em uma viagem com a família.

    ResponderExcluir
  13. Islaynne: até a presente data, a Anvisa não se posicionou. Para adquirir a adrenalina autoinjetável no Brasil é preciso recorrer à importadoras. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pela informação. Vc sabe me dizer qual é o laboratório que fez o pedido de registro junto a ANVISA? Há alguma explicação pela demora da decisão?

    ResponderExcluir
  15. Boa parte da demora esta relacionada com a burocracia em nosso país.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde!
    tenho um filho que teve um choque anafilatico quando tinha 2 anos de idade, fui descobrir que ele e alergico a picada de formiga.... hoje ele tem 6 anos e ainda n'ao come;ou o tratamento por falta do extrato da formiga no Hospital das Clinicas, mas preciso muito dessa adrenalina no Brasil, pois para importar fica muito caro... vcs tem alg[uem para indicar para importa;ao que seja mais acessivel! Grata, Vera

    ResponderExcluir
  17. Vera: remédios não comercializados no País, como é o caso dos auto injetores de adrenalina (epinefrina) podem ser obtidos por meio da Fundação Ruben Berta (FRB) Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo e-mail medex@frb.org.br ou pelo telefone (11) 5041-9623, com Maria Alice. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  18. Oi meu filho tem 11kg e a médica se negou a prescrever a epipen Jr. Mesmo com alto risco pra anafilaxia a proteína animal. Importo pela fundação Ruben Berta

    ResponderExcluir
  19. Renata: a fundação Ruben Berta é uma forma segura de conseguir a importação da adrenalina autoinjetável. Mas, a ASBAI luta junto à Anvisa para que consigamos que a medicação seja vendida livremente no Brasil, com menor custo e auxiliando assim tantas pessoas alérgicas que necessitam do seu uso. Convido que escreva para nosso e-mail e receba uma cópia do livro: Alergia doença do século XXI. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  20. andressa vaz22/5/15 19:16

    Minha filha teve por 2 veses..preciso urgente dessa injeção auto injetavel.para nossa tranqulidade..ate agora nem uma resposta e se vcs enviassem novamente a carta...e nos movessemos pela internete..

    ResponderExcluir
  21. Andressa: injetores de adrenalina (epinefrina) podem ser obtidos por meio da Fundação Ruben Berta (FRB) Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo e-mail medex@frb.org.br ou pelo telefone (11) 5041-9623, com Maria Alice. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  22. Façam um abaixo-assinado! e podem contar com o meu apoio e de todos os meus amigos nas redes sociais!

    ResponderExcluir
  23. Olá gostaria de saber se tem problema qndo me da uma crise alérgica que ainda não descobri do que e tomo adrenalina, hidrocortisona e fenergam dessa vês a medica não quis aplicar a adrenalina com medo de me dar um efeito rebote, tem algum risco?

    ResponderExcluir
  24. Olá, boa tarde. A necessidade da Adrenalina, corticoide e antihistaminico durante as crises vai de acordo com seu sintomas e intensidade das crises. Julgar necessidade das medicações, vai de acordo com o que apresentar. O conselho que podemos dar é que procura um(a) especialista e investigue seu caso, para evitar as crises e que acabe tomando medicação sem necessidade. obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  25. Meu filho tem angioedema e inchaço dos olhos, espirros constantes ao tomar os antitérmicos existentes em nossas farmácias. Para pedir esse kit, tem que ter receita médica? Toda vez q dou um medicamento diferente, ficamos eu e ele apavorados com medo de uma reação. Ele só tem 11 anos, e por conta disso contraiu pressão alta, e foi encaminhado para psicóloga. Ele faz tratamento com uma alergista imunologista. Meu Email : nadjadiogo@gmail. Pode me acionar quem tiver esse problema e quiser trocar experiências. Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. Nadja: o auto injetor de adrenalina é comprado no Brasil através de importadoras. É preciso receita médica. Uma opção é a FUNDAÇÃO RUBEN BERTA: (11) 5041 9623 ou (11) 9 9636 9614 Para informações sobre o serviço: tel. (11) 5090 8000 e (11) 5090 8001 (de 2ª a 6ª feira, das 08h00 às 14h00): comunicação.frb@frb.org.br ou www.rubenberta.org.br/medex.html Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) . Enviei para seu e-mail uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Olá...
    Gostaria de saber como anda o processo de liberarão do medicamento no no Brasil e como faço para importar a adrenalina, sou alérgico a picadas de insetos peçonhentos e já quase morri por isso, sou um amantes da natureza e não abro mão das trilhas, seria muito útil para meu caso. Desde já grato.

    ResponderExcluir
  28. Davi: a importação é feita através de importadoras, uma vez que o produto ainda não foi liberado pela Anvisa no Brasil. Sugiro que entre em contato com a Medex (Fundação Ruben Berta)no site: http://www.medexbrasil.com.br/medex.html
    Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite, já fui vítima de um choque anafilático e também gostaria de contribuir de alguma maneira para ajudar na liberação do medicamento. Vou precisar de um kit emergencial. Obrigada pelo blog!

    ResponderExcluir
  30. Lu Martins: a luta é de todos nós mas infelizmente até agora não está autorizada, fazendo com que o paciente tenha que arcar com o alto custo da importação. Convido que participe do grupo no facebook: ANAFILAXIA BRASIL (https://www.facebook.com/groups/1572182893025963/) e junte-se à luta! Obrigada por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  31. Margarete Franchini29/3/16 20:49

    Sofri um choque anafilático após ser picada por uma vespa, quase morri, consegui importar o epipen, através da fundação, porem já tive que usar porque fui atacada por 3 marimbondos. Quero aproveitar e me unir a todas as pessoas que precisam do kit, para que possamos fazer uma pressão a ANVISA, não é possível viver assim correndo risco de vida, o medicamento tem que ser vendido no Brasil.

    ResponderExcluir
  32. Infelizmente apesar de todas as solicitações estamos aguardando ainda uma definição da Anvisa. participe do grupo no facebook: ANAFILAXIA BRASIL (https://www.facebook.com/groups/1572182893025963/) e junte-se à luta! Obrigada por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  33. ola boa noite , a epinefrina ampola . tem o mesmo resultado que a auto injetavel ou seje a apipen ?

    ResponderExcluir
  34. Sim, é possível substituir a adrenalina (epinefrina) autoinjetável pelo uso em ampolas. Porém, neste caso, a aplicação pela própria pessoa é mais dificultada. A substituição deve ser orientada pelo(a) alergista. Gratos por sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno