Pular para o conteúdo principal

Analgésicos e anti-inflamatórios

Analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios são os maiores responsáveis pelas urticárias causadas por medicamentos.

Para que se entenda porque os analgésicos provocam tais reações em algumas pessoas é importante conhecer o mecanismo de ação dessas substâncias e o porquê da reação adversa. O organismo produz substâncias chamadas prostaglandinas, envolvidas nas reações inflamatórias. Estas prostaglandinas provocam dor, calor, vermelhidão e inchação no local do processo inflamatório. Os analgésicos atuam impedindo sua formação e assim combatem a dor. Da mesma forma, os anti-inflamatórios, embora de fórmulas diferentes, agem no mesmo sítio, ou seja, todos atuam impedindo a geração de prostaglandinas. 


Lembretes

 - Analgésicos e anti-inflamatórios podem provocar urticária e edema (vermelhidão, placas e inchação) e até asma em algumas pessoas. 

 - Não existe um teste ou exame no sangue que seja definitivo para diagnosticar a sensibilidade aos analgésicos e anti-inflamatórios. O diagnóstico é clínico, ou seja, é baseado na análise feita pelo alergista em cada paciente. 

- Se uma pessoa é sensível ao acido acetil salicílico, não poderá tomar outros medicamentos correlatos, como por exemplo: dipirona, pirazolonas ou mesmo anti-inflamatórios, como por exemplo: diclofenaco, ibuprofeno, piroxicam, entre outros. 

- A dificuldade reside no fato de que existem muitos remédios com nomes diferentes, mas que contém a mesma substância ativa. Por exemplo, remédios para gripe e para “má digestão” devem ser evitados, pois a maioria contém analgésicos em sua fórmula. - 

- Uma reação anafilática é contraindicação absoluta para qualquer tentativa de repetir o mesmo medicamento. 

- Só o alergista pode realizar testes especializados, pois os testes para medicamentos têm um risco potencial de gravidade. 

- A automedicação é prática desaconselhável e perigosa. 

Clique aqui e consulte a lista dos principais analgésicos e anti-inflamatórios comercializados no Brasil. 

Conclusão: Existem medicações alternativas e seguras, mas esta não é uma orientação padronizada. Cada pessoa deve ser analisada pelo alergista para definir o tipo de analgésico apropriado para seu caso. 
Leia sempre a bula. 
Se tiver dúvida, fale com seu alergista antes de tomar qualquer remédio!

Comentários

  1. Olá, minha esposa após o parto de nossa filha ficou alérgica a dipirona, não existe solução? Li em fóruns americanos que existe uma técnica que vai aplicando pequenas dosagens, até ganhar resistência tipo a vacina imunoterapia tradicional, mas precisa acompanhamento, existem alergistas no Brasil pesquisando isto? Ela sofre com dores de cabeça devido a ATM e tylenol já está fraco.

    ResponderExcluir
  2. A alergia a medicamentos (analgésicos e anti-inflamatórios) surgirá todas as vezes em que a pessoa tomar o remédio. Não responde à imunoterapia tradicional. Existe uma técnica de dessensbilização para medicamentos, que ainda tem resultados limitados. É importante definir quais os medicamentos seguros para ela. Não tenho condições para opinar especificamente sobre sua esposa pela internet Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!Gostaria de saber se posso ministrar na mesma dose Kaloba e Abrilar ,nesta medida: 5ml de Abrilar com 10 gotas de kaloba no mesmo copinho medidor

    ResponderExcluir
  4. Brunno: remédios devem ser administrados individualmente. Evite usar o mesmo medidor para substâcias dferentes. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Minha filha de 9 anos tem alergia a acaros, poeiras (imunidade baixa) etc... Está sendo tratado por um pneumologista já faz mais de um ano, e a tosse alérgica dela não tem fim. Já estou desesperada, sem saber o que fazer pra obter a cura. Sem falar que são remédios muitos caros que compro na própria clínica, vacinas sublingual e que apenas ameniza, mas não dá muito resultado. Por favor me diga o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  6. Minha filha de 9 anos tem alergia a acaros, poeiras (imunidade baixa) etc... Está sendo tratado por um pneumologista já faz mais de um ano, e a tosse alérgica dela não tem fim. Já estou desesperada, sem saber o que fazer pra obter a cura. Sem falar que são remédios muitos caros que compro na própria clínica, vacinas sublingual e que apenas ameniza, mas não dá muito resultado. Por favor me diga o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  7. Claudia: se o tratamento de sua filha está sendo feito corretamente e não houve melhora, é aconselhável questionar se existem fatores agravantes da doença que impeçam esta melhora. Recomendo uma avaliação criteriosa. Convido que escreva para nosso e-mail e enviaremos para você a cópia do livro sobre a Alergia. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. Ravas Boa noite Crianças pequenas tem características especiais e tem imunidade ainda imatura. Nem sempre os sintomas respiratórios são causados por alergia. Aconselho que leve seu filho a um(a) alergista para que você seja orientada de forma adequada e segura. Avaliar pela internet pode gerar erro. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno