Pular para o conteúdo principal

Corticóides tópicos

Corticóides tópicos são produtos amplamente utilizados no tratamento das alergias da pele, como a dermatite atópica, eczema de contato, alergia a picada de insetos, entre outras.

Estes produtos são seguros e não causam os mesmos efeitos colaterais do uso sistêmico (em comprimidos, xaropes ou injeções). Contudo, não são isentos de riscos e só devem ser usados com prescrição médica. 

O grau de absorção pelo organismo é baixo, desde que sejam utilizados de forma adequada. Mas, esta absorção pode ser maior ou menor, de acordo com vários parâmetros. Por isso, quando o médico escolhe a medicação, leva em conta alguns critérios, relacionados ao produto (potência, concentração, apresentação) outros relacionados à doença (extensão, grau da lesão, localização, tipo da dermatite) 
e ainda, fatores ligados ao paciente (idade, estado da pele, hidratação). 

Os corticóides tópicos são classificados em grupos de acordo com a potência, variando desde o grupo 1 de maior potência até o grupo 7, de baixa potência. Além disso, cada produto tem sua concentração própria. De maneira simplista, pode-se escolher: 
- Baixa potência: indicado em crianças, em portadores de pele sensível e nas lesões localizadas em áreas como a face e região genital. 
 - Média potência: usado em casos moderados, áreas proximais das extremidades, tronco 
- Alta potência: nos casos de inflamação intensa e/ou em áreas espessadas da pele , como por exemplo plantas dos pés. 

Os corticóides tópicos podem ser usados em crianças, idosos, na gravidez e na amamentação, mas por tempo curto e de preferência usando substâncias de menor potência. Bebês e crianças pequenas tem uma pele mais delgada e sensível, estando mais sujeitos a reações locais e sistêmicas. 

Quanto à apresentação, destacam-se: 
Unguento: usado em áreas cutâneas espessas e dermatoses liquenificadas. O uso oclusivo aumenta a penetração. É menos sensibilizante, mas pouco cosmético. 
Pomada: mais hidratante do que os cremes, sendo usadas em lesões crônicas, secas e fissuras. 
Creme: consistência mais agradável e melhor efeito cosmético do que as pomadas,sendo usado nas dermatoses agudas e áreas úmidas. 
Gel e loção: indicados para uso em áreas pilosas, couro cabeludo, face. Em geral contém alcool e propilenoglicol que favorece penetração, mas pode causar efeitos irritantes (prurido ou ardência). 

Contraindicação 
Os corticóides tópicos estão contraindicados nos casos onde o diagnóstico não foi definido. Além disso, deve-se evitar seu uso em casos infecciosos, ulceras, queimaduras e nos casos de dermatite de contato alérgica ao corticóide.  

Efeitos colaterais Os efeitos colaterais locais mais comuns são: atrofia, adelgaçamento da pele, estria, dilatações de vasos sanguíneos (telangiectasias), dermatite de face, rosácea, acne, alterações da pigmentação da pele, entre outros. O uso prolongado próximo aos olhos deve levar em conta a possibilidade de aumento da pressão ocular e catarata. Embora raros, efeitos colaterais podem ocorrer no organismo, em especial nas crianças pequenas.

Alergia
Paradoxalmente, embora estes medicamentos sejam amplamente indicados no tratamento de doenças alérgicas, algumas pessoas podem ter alergia de contato com uso dos corticóides tópicos, seja à substância em si, como também para outros componentes contidos no produto, exemplo: parabenos, antibióticos, fragrâncias, etc. Estes casos necessitam atenção especial e realização de testes cutâneos para definir o tipo de substância que ocasionou a alergia. 

Dicas: 
- Corticóides tópicos não devem ser usados por conta própria 
- Obedeça as orientações do seu médico sobre o local exato da aplicação, número de vezes a ser utilizado e a duração do tratamento. 
- É comprovado que a pele bem hidratada responde melhor ao tratamento. Ao contrário, a pele ressecada tem mais dificuldade de melhora com uso de corticóides tópicos. Por isso, os médicos recomendam a utilização de sabonete suave e aplicação de hidratante em todo o corpo logo após o banho. Banhos quentes e demorados devem ser evitados pois aumentam o ressecamento da pele.

Comentários

  1. Adoro o blog de vcs! Pois sou alérgica e me sinto muito deprimida por ser assim...pois apresento alergia a corantes e nem confeti,mms esses doces com corantes não posso comer mais...quando vejo no blog de vcs que existem mais pessoas iguais a mim,me sinto menos deprimida...e espero que algum dia possam achar a cura para alergias pois sofro muito...muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  3. Gostei! Meu filho tem dermatite e sempre tive duvida quanto aos corticóides que ele usa! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Luana: agradeço sua visita e aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  5. Tenho alergias que deixam meus pés descamados e inflamados praticamente o ano inteiro.Fiz uso constante da pomada pan-emercor e agora uso elocon.mas ambas nao tem ajudado .,pois a primeira deixava a planta do pé tao umedecida que impedia a restauraçao dele , já a segunda deixa tão seca ,e,esfarelada que nem mesmo o creme que uso(drenison) tem ajudado.

    ResponderExcluir
  6. Peço sua compreensão, mas infelizmente não posso opinar sobre seu caso sem examinar pessoalmente. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Desenvolvi uma alergia no rosto e a dermatologista receitou desonol. Esta pomada tem um efeito bom sobre a alergia, mas quando paro de usá.la a alergia volta, coça muito e chega a ferir a pele do rosto. O que vocês acham que pode ser?

    ResponderExcluir
  8. Não é possível apontar a causa de uma alergia sem examinar pessoalmente. A avaliação pela internet pode induzir a erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  9. Tenho dermatite atópica e utilizo como tratamento pomada Adinos e Loratidina comp. mas quando paro de usar volta tudo de novo. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  10. Cremes e pomadas são uteis para aliviar os sintomas da dermatite atópica mas não controlam a doença. É importante controlar também os fatores agravantes da doença, bem como dar atenção especial à hidratação e cuidados com sua pele. Além disso, é preciso tratar a alergia que origina o problema. Visite o site da AADA (www.aada.org.br) e saiba mais sobre o tratamento da dermatite atópica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Estou com duas pequenas bolinhas de pano branco, na barriga, iniciei o tratamento cetaconazol shampoo, pomada e comprimido, no 5º dia de uso fiquei td empolada, e com coceira. O q fazer? Preciso tomar algum antialergico? Será q foi o medicamento msm q causou isso, ou pode ser algo q ingeri, alimentação?

    ResponderExcluir
  12. CR: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para poder fazer o diagnóstico, as lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica.A análise pela internet pode induzir a erros de diagnóstico e conduta. Aconselho que entre em contato com seu médico e peça uma nova orientação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  13. estou com uma coceira na virilha , pelo que pesquisei pode ser Dermatite eczematosa, qual pomada devo utilizar para acabar com isso ?

    ResponderExcluir
  14. O seu raciocínio não está correto. As lesões em virilhas estão relacionadas com fungos (micoses) em grande parte dos casos, não sendo recomendado o uso de corticóide no local. Aconselho que procure atendimento médico, para fazer um diagnóstico e assim indicar o tratamento mais apropriado para seu caso. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo4/8/14 15:40

    Eu sempre usei uma pomada que me resolvia da noite para o dia o problema:Sicorten plus.Disseram me numa farmacia que está fora do m,ercado! Pergunto há alguma pomada no género? Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Olá, gostaria de saber se a Injeção Diprospan pode ser aplicada em criança de onze anos, ela pesa 45 kg. Está com um resfriado forte.
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  17. Diprospan NÃO é indicado no tratamento de resfriados. Aconselho que leve sua filha ao pediatra para que receba o tratamento apropriado para ela. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  18. Pomadas com corticóides podem causar sérios efeitos colaterais. Converse com seu médico, e não faça auto medicação.

    ResponderExcluir
  19. Estou grávida de 18 semanas e estou com alergia do desodorante já suspendi o uso mas está muito irritado, posso usar a pomada de corticoide que usava antes da gravidez?

    ResponderExcluir
  20. Rosimeire: não recomendo que utilize a medicação sem orientação do seu alergista. Grávidas são mais suscetíveis aos efeitos adversos dos medicamentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  21. Meu filho tem dermatite..... Ele usa neutrogena fórmula norueguesa ....o corpo ta ótimo !! Mas de vez enquanto a região genital coça muito e fica ressecada, a minha duvida é também da dermatite nas região genital?

    ResponderExcluir
  22. Dayane: infelizmente não é possível afirmar a causa da dermatite apresentada por seu filho na região genital pela internet. É essencial examinar pessoalmente Aconselho que peça esta rientação ao médico(a) que trata dele Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  23. Olá , gostaria de saber se existe algum desodorante de axilas próprio para portadores de dermatite atópica, pois tenho intolerância a quase todos os comuns . Grata

    ResponderExcluir
  24. Roxane: a sua solicitação não pode ser atendida pela internet, pois não existe um desodorante que seja seguro para qualquer pessoa. É preciso examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  25. O pediatra do meu filho de 2 anos prescreveu Flutivate (alguma coisa de fluticasona) e o resultado foi maravilhoso. Antes usava o Topisson mas ele disse que esse é mais seguro. Faz um tratamento pro ativo (acho q é assim que se fala) usando 2 vezes por semana depois q sai da crise e agora diminuiu muito a frequência das criseS. O tratamento altera muito de pct pra paciente? Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Boa noite. Ambos são corticosteroides, medicações que requerem atenção ao uso. O tratamento pro-ativo para dermatite atópica é uma forma de manejo que pode trazer muitos benefícios quando bem orientada e acompanhada. A resposta a essa forma de tratamento e as medicações que são utilizadas podem variar sim. O uso de todas as medicações devem ser feitas sob orientação médica. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia! Eu preciso muito da ajuda de um profissional,segundo ao clinico geral do sus,estou com dermatite de contato no nível agudo! Ele receitou terra cortriu mais de nada adiantou ja usei 8 tubos! Por favor me mandem o endereço dessa policlinica e o valor da conculta,ou tel de contato,por favou me deem uma resposta pois ja estou com este problema a dois anos e todo blog q encontro tento contato ou esclarecimentos de duvidas mais nunca obtive nenhuma resposta, espero q aqui seja diferente! Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Sarah: a Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada, de segunda a sexta feira. Para ser atendido pela manhã, basta chegar de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para 2517 4206 ou para 2210 2810, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  29. Tenho uma coceira na junta do joelho na parte de tras abaixo da coxa que coça mt e tem hr ki não aguento e coço e chega a sangrar e dar ferida e dps ki eu tomo banho ki coça antes de dormir assim passo o dia todo normal mas qnd eu tomo banho é que coça muito que tenho que me controlar. Por favor me dizem uma pomada que eu possa usar para parar isso . Obrigado

    ResponderExcluir
  30. Boa noite. Desculpe-nos, mas não é possível medicar qualquer lesão na pele sem examiná-la. Lesões crônicas podem estar associadas a processos infecciosos bacterianos e/ou fúngicos, e o uso de medicações não apropriadas poderia piorar o quadro. Procure a orientação médica. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo7/7/15 20:38

    minha filha tem dermatite atopica fiz o teste alergico e ela nao pode usar. nada que contenha propilenoglicol o problema.e que todas as pomadas pra dermatite conte eleque tipo de pomada posso usar meu email e marlyalmeidak10@gmail. com por favor mim ajudem mim induque uma pomada que nao contenga o propilenoglicol

    ResponderExcluir
  32. Marly: sinto, mas não é possível prescrever ou indicar nome de medicações para sua filha pela internet sem examinar pessoalmente. O (a) alergista que trata dela é a pessoa mais indicada para orientá-la com segurança. Tentei enviar um e-mail para você mas retornou. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  33. Tenho dermatite por contato (segundo do dermatologista) há quase 6 anos, some uns meses e volta. Demorei pra ir ao médico e mesmo indo não sei o que causa ela (ja fiz testes alergicos, dieta, parei de usar tudo nos meses de alergia, usei tudo no ano sem). A alergia é em volta dos olhos em poucos dias fica inchado e coça muito. Esse ano ela voltou e é impossivel ficar sem a pomada corticoide, eu sei que isso prejudica mas não sei o que fazer, uso todos os dias. Vocês tem alguma recomendação?? A última consulta que eu fiz com um alergista ele sentou e falou é alergia, parece até descaso!

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde. A dermatite de contato é uma condição alérgica que a única forma de tratamento resolutivo é a busca pela causa, ou seja, somente após o contato com o desencadeante das lesões ser extinto, você terá controle sobre a doença. Para isso, é necessário a realização de testes de contato e, principalmente, a experiência do especialista, para, de acordo com as lesões, desconfiar do provável causador do seu quadro. Não podemos ajuda-lo(a) sem ver a lesão. Portanto, a recomendação que podemos deixar é a de que procure um especialista. Só assim você poderá se ver livre dos sintomas. Caso seja aqui do Rio, estamos à disposição. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  35. olá. Estou grávida de 22 semanas e minha dermatite (que antes era controlada, pois usava o clobetasol) está me deixando muito depressiva... Não saio mais de casa... pois não me aguento de tanta coceira. estavam somente nas pernas e em um braço, fui a uma terceira médica que teve coragem e me receitou um propionat0 de betametasona, o que resolveu nos locais afetados... no entanto, outros locais que não estavam em crise, tiveram uma reação gigantesca, como um efeito rebote... agora não sei se posso usar a pomada nessas outras áreas que são imensas (gluteos, coxas e costas) por sete dias... sem prejudicar o bebe... Por favor me ajudem? Posso usar essa pomada sem medo?

    ResponderExcluir
  36. Sílvia: a pele da gestante se modifica muito com a gestação, podendo agravar uma dermatite atópica pré existente. Contudo, é possível tratar a grávida com medicações apropriadas e seguras. Mas para isso, é essencial examinar pessoalmente. Compreendo seu sofrimento, mas infelizmente não há como avaliar pela internet, sem te examinar. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pelo acesso ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Minha filha tem um ano e seis meses ela tem dermatite atópica,faz uso d pomada topson, doxepina e tratamento d imunoterapia uma dose por semana.A pomada topson ela usa a mais d um mês começou por sete dias, duas vezes ao dia ,depois mais sete so a noite e depois noite sim,noite não por um mês. Agora ha duas semanas de dois em dois dias, sempre misturada com hidratante nunca pura.mais dizem que corticoide atrapalha o desenvolvimento d criança então parei d usar ja faz 4 dias,hoje notei que em sua barriga esta grosso e com manchas vermelhas o que faço.me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  38. Anônimo9/9/15 17:30

    Ola, tenho alergia de contato a produtos de limpeza...detergente, sabão em pó, água sanitária, cloro entre outros.Costumo usar luvas mais não evita por completo e sempre volta a coceira, vermelhidão, inchaço, descamação e por fim abrem fissuras que dói e encomoda muito. Qual creme/pomada devo usar pra sarar ou amenizar esses sintomas? Me ajudem por favor!
    Keujp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Olá,tenho 31 anos e descobri que tenho uma doença super chata e difícil de tratar. Tenho Pitiriase Liquenoide Crônica estou usando um creme Adinos pra aliviar as lesões mais n vejo melhora. Tbm tomo Metotrexato.

    ResponderExcluir
  40. O uso do corticóide tópico exige cuidados, mas infelizmente não tenho condições para opinar específicamente sobre sua filha através da internet, sem conhecer seus dados clínicos e sem conhecer o grau de alergia que apresenta, condições cutâneas, etc. Alguns tipos de dermatite atópica são mais graves e necessitam medicações de forma mais frequente. Se você mora no Rio, convido que frequente as reuniões da AADA Você encontrará as informações no site: www.aada.org.br Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  41. A pitiríase liquenoide é uma doença de pele que leva ao aparecimentos de feridas apenas no tronco e membros, durante algumas semanas ou meses. Ela também é conhecida como parapsoríase em gotas. O tempo de duração do tratamento depende do estado do paciente e da gravidade da doença, podendo durar meses.Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Keujp: O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar suas mãos pessoalmente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  43. OI,estava tratando uma coceira que apareceu na minha virilha com CANDICORT ! Agora ta bem melhor mais ta aparecendo vários pontinhos vermelhos pelo corpo e coçando muito ! Pode ser alergia a BETAMETASONA ?

    ResponderExcluir
  44. Ac: o seu relato não sugere que seja uma alergia ao medicamento. Mas, não é possível emitir um parecer sem examinar você. É aconselhável que procure orientação médica pessoalmente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  45. Oi. Tenho muita coceira nas duas pernas abaixo do joelho e agora subiu para a coxa direita. Intensifica quando me deito por que a pele esquenta. Fui ao médico e ele não sabe me dizer o que é. Gostaria de saber se é recomendado o uso de corticóide para essa coceira e se diminuiria a coceira pois tem noites que não consigo dormi direito por causa da coceira. Obrigado

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde. O uso do corticosteroide tópico pode ser uma alternativa para algumas lesões, porém o corticosteroide não deve ser utilizado em várias outras ocasiões. Orientar o tratamento de lesões cutâneas sem examinar, não é possível. Procure a orientação de um especialista em alergia ou dermatologia, para que após receber um diagnóstico, você seja tratado(a). Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  47. Boa noite.
    A vários dias venho sentindo muita coceira nos seios(principalmente o esquerdo) e na barriga. Tem alguma pomada pra me recomendar? Coça bastante.

    ResponderExcluir
  48. O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  49. Oi estou com a unha encravada muito inflamada doi muito posso usar corcicoiide?

    ResponderExcluir
  50. Oi estou com a unha inflamada doi muito
    Devido a manicure ter mexido muito
    Posso usar corcicoiide pra ajudar a melhorar na cicatrização

    ResponderExcluir
  51. Emília: não recomendo o uso da medicação. É essencial examinar pessoalmente para orientar de forma adequada e segura.Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Olá, eu adquiri balanite e fui ao médico ele me receitou cetoconazol +cetoconazol dipropionato de betametasona creme ou pomada...quando uso uns 10 dias fica 100% quando deixo de usar por mais de 30 dias volta novamente...vou ter que usar sempre?...pois o médico mesmo disse que não pode usar mais do que 14 dias..sei que é alergia, mas não sei do quê...como faço para descobrir?...

    ResponderExcluir
  53. Sandro: Balanite (inflamação da cabeça do pênis) pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um especialista em urologia Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  54. Oi! Fiquei curiosa quanto a parte da alergia ao corticóide.
    Passei umas 30 vezes na fila das doenças de pele: tive acne bem grave, tenho rosácea, vitiligo, caspa desde criança, mil alergias: tudo me dá coceira. Poeira, bijuterias, tecidos sintéticos se usar por muitas horas.

    Já tive 2 crises de urticária até hoje sem explicação. A segunda foi a mais grave e durou 6 meses. Um dia acordei e estava coberta de placas vermelhas. Daí em diante, sempre ia dormir e acordava coberta de placas, que iam e voltavam ao longo do dia. Inicialmente tomei Allegra e melhorei. Um outro médico receitou corticóide, e as placas voltaram! Todos os dias em que tomei APENAS o corticóide, as lesões surgiram. Quando tomava apenas o Allegra ou os dois, ficava sob controle. Parecia que o corticóide não fazia efeito algum, pois as placas surgiam extensas e bem graves, com dedos e olhos inchados. Comentei com o médico, mas ele pareceu não ligar. Por fim, consegui encontrar uma alergologista que receitou Sigmaliv, tomei por meses e quando parei, não tive mais as placas.

    Agora, estou há 6 meses lutando contra uma caspa persistente, usei todo o arsenal de shampoos da farmácia (cetoconazol e cia), mas nada resolveu. Fui ao dermato, que receitou Drenison loção. Estou usando há 5 dias (2x), mas não sinto melhora, continua coçando e meu cabelo caindo. Isso é normal?
    Me lembrei de como o corticóide não fez efeito algum no meu tratamento de urticária, fico pensando se pode acontecer de novo, se é possível ele não funcionar pra algumas pessoas, ou ser alguma alergia...

    ResponderExcluir
  55. Sara: os dados enviados em seu relato não sugerem que a persistência da caspa seja causada por uma alergia à loção contendo corticóide utilizada no tratamento da dermatite seborreica. Mas, não é possível afirmar a causa sem examinar você pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe está ao seu dispor para avaliar de forma criteriosa e prestar esclarecimentos. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Jucelina7/3/16 00:32

    Boa noite!Tenho dermatite perioral o dermatologista que me acompanha já receitou várias pomadas,mas não melhora ,se paro com elas volta tudo de novo,como dizem não posso usar corticóides direto.Agora ele me receitou a pomada rozex será que essa resolve estou desanimando.Meu rosto esta horrível em baixo do nariz e queixo.

    ResponderExcluir
  57. Jucelina: sinto muito, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas. Para avaliar sua dermatite perioral ou para julgar a indicação da pomada Rozex, é essencial examinar pessoalmente. Contamos com a sua compreensão. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!adorei o blog de vcs tirando dúvidas e explicando.Parabéns 😃

      Excluir
  58. A pediatra do mru filho receitou adinos pra ele usar mas to com medo de usar nele porque ele tem alergia a leite. O que fazer?

    ResponderExcluir
  59. Sugiro que converse com o alergista que trata da alergia à proteína do leite que seu filho apresenta, para que a oriente de forma adequada e segura.Não há como afirmar pela internet, sem conhecer os dados clínicos e o tipo e gravidade da alergia que apresenta. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  60. Jucelina: agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar você a assinar nosso blog e receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail. Um abraço.

    ResponderExcluir
  61. Tenho dermatite e todas as manhãs quando acordo vejo sempre manchinhas vermelhas. Coloco por cima uma pomada com corticoides, pandermil, que deixo atuar por uma hora e meia. Depois tiro e coloco creme hidratante. Há algum problema ou risco? Não tomo comprimidos pois na noite nunca me dá coceira

    ResponderExcluir
  62. Bruna: o uso do medicamento em pomada contendo corticóide não resolverá o problema se a causa não for detectada e tratada. Além disso, o uso repetido da cortisona na pele pode causar efeitos colaterais indesejáveis. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  63. Meu filho está com dermatite que coça batante, embora já tenha diminuído após o início do tratamento. Tenho observado que toda vez que toma o corticóide, se coça inteiro, depois passa. Isso é normal ou ele pode estar com alergia ao prednisolona 20mg (2comprimidos)

    ResponderExcluir
  64. Renata: antes de afirmar que se trata de uma alergia, é essencial conhecer os dados clínicos e o histórico de seu filho de forma criteriosa e examiná-la pessoalmente Alguns tipos de dermatite (exemplo a dermatite atópica) podem apresentar fenômeno de "rebote" com uso de corticóide sistêmico e agravar lesões após uso do medicamento. recomendo que comunique o (a) alergista de seu filho para que com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para ele. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  65. cometi o erro de usar um corticoide topico por conta propria. Tive reações colaterais, é uma lição por usar coisas sem prescrição médica. Muito obrigada pelo blog, nosso sofrimento é menor tendo as devidas informações

    ResponderExcluir
  66. Luma: Boa tarde. Obrigado por suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Gratos pela sua visita

    ResponderExcluir
  67. Olá.... Gostei muito do blog. Estou c crise de sinusite e para esses casos meu otorrino já deixa uma receita de emergência. Estou tomando o probiótico Prolive p SII... Posso tomar o corticóide q ele passou sem maiores efeitos? Agradeço a atenção e desejo muito sucesso.

    ResponderExcluir
  68. Adriana: se a medicação foi rescrita elo seu médico otorrino, poderá ser feita. Um abraço. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  69. Adorei o blog! Sofro de dermatite perioral a alguns anos e ja usei tetraciclina, doxiciclina, rozex, clindoxyl gel, entre outros, mas nunca tive uma cura de 100% do meu rosto! Por favor façam um post sobre essa dermatite super chatinha de se tratar! Abraços

    ResponderExcluir
  70. Obrigado pela sugestão e pelo seu incentivo ao nosso trabalho voluntário no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. Gostei muito do blog. Na base do meu pé e na parte lateral, incluindo os dedos das mãos, saem bolhas pequenas contendo um liquido com espécie de água, fiz vários tratamentos por suspeitarem ser pé de atleta e apliquei vários cremes, só que não passa. É constante no verão.

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde. Tenho um bebé de 9 meses com pele atopica e agora devido ao calor está com aczema detrás dos joelhos e tem comichão. Aconselha me alguma pomada? Obrigada

    ResponderExcluir
  73. Compreendo sua preocupação, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele têm que ser examinadas pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer também os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Conto com a sua compreensão. Obrigado pela visita e pelas palavras de inventivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Nídia: Bom dia. Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece a norma do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  75. Tenho liquem plano bucal e a minha estomatologista me receitou fazer bochechos com um corticoide de concentração 0,1% durante 2 meses. Estou tentando engravidar. Há algum risco para gravidas?

    ResponderExcluir
  76. Não é possível afirmar sem saber qual a medicação. Aconselho que exponha seu temor à estomatologista. Lembro que o diálogo e a confiança são essenciais para o sucesso de um tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  77. Bom dia! Tenho um problema no polegar direito antes era normal de uns tempos pra cá não ficou mais bom. Melhora mais depois volta. Trabalho com dinheiro e o problema é na parte da carne de baixo do dedao cria uma crosta um pouco amarela e fica grossa como se fosse um calo e fica nesse vai e vem e fica ressecado que o canto do dedo racha tbm e é só esse dedo depois despela já fiz micológico direto não deu nada fui na dermatologista ela disse que era alergia passou um creme furoato de mometasosa por 10 dias e um creme hidratante para as mãos manipulado e me encaminhou para o alergista ele disse que é dermatite de contato por desgaste passou um creme hidratante manipulado a base de óleo de amêndoas ureia e silicone e o diprosilac pomada usar durante 1 mês e falou que luva não adianta eu descofio que seja do dinheiro pq trabalho há mto tempo com isso e é justamente onde esfrego quando pego no dinheiro. O que você acha. Meu dedo nunca mais ficou bom.

    ResponderExcluir
  78. Anônimo6/8/16 19:13

    Estou com efeito rebote na pele do rosto após fazer uso prolongado da pomada Trok para tratar candidíase facial. Agora sei que o uso de corticóides foi um erro. Mas o que faço quanto ao efeito rebote? Deixo que evolua até o corpo responder? Isso irá passar? Não sei como lidar com isso. Obrigada.

    ResponderExcluir
  79. Maria do Socorro: Bom dia. O seu relato sugere que seja realmente uma dermatite de contato. O tratamento implica em afastar a causa que provoca o problema. Converse com seu alergista e explique as condições do seu trabalho para que possa atuar no controle e prevenção de sua alergia. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. O tratamento do efeito rebote causado pelo uso inadequado do corticoide tópico deve ser feito pelo médico, uma vez que não é igual em todos os pacientes. É preciso avaliar sua pele e a lesão atual, para uma orientação adequada e segura. Gratos or sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. Olá, boa noite!
    Fui diagnosticada com dermatite perioral, e desde então venho fazendo o tratamento com um dermatologista, só que não consigo ver melhora.
    Tendo em vista que tenho um longo histórico de alergias(rinite, sinusite e tbm já tive dermatite de contato). Na época que tive dermatite de contato, fui a um alergista e ele me receitou uma pomada em creme chamada Topson, entre outros medicamentos via oral e obtive um ótimo resultado.
    Já no caso da dermatite perioral o quadro vem se agravando, minha pele está cada dia mais irritada, sinto ardência, coceira e descamação. E o que no início estava apenas ao redor do nariz e queixo. Agora percebo que está aparecendo umas bolinhas avermelhadas no pescoço e na testa rente ao couro cabeludo.
    Gostaria de saber um pouco mais sobre a dermatite perioral, pois estou preocupada com o agravamento do caso. É aconselhável eu procurar um alergista? Tendo em vista que já fui em três consultas com o dermatologista, e o mesmo informa que passou a medicação correta e não ocorreu a melhora.

    ResponderExcluir
  82. Simone Bom dia. Dermatite perioral é um têrmo genérico que significa "erupção cutânea localizada em torno da boca". Mas, existem diversos tipos, com causas diferentes. O tratamento depende do tipo e da causa do problema. Em alguns casos, o uso do corticóide tópico pode não ser a conduta adequada. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. Pessoal tomem MUITO cuidado com os corticóides tópicos (pomadas). Fiz uso por bastante tempo por conta própria sem nem ter ideia do mal que elas causam até que chegou ao ponto que resolvi parar (depois de ler na internet os efeitos colaterais), mas daí quando parei de vez minha pele encheu de erupções ou seja, estava "viciada" na pomada. Fiquei desesperada! Dasí fui ao médico e contei toda a história a ele, que me disse o que eu já tinha lido na internet: não poderia parar com as pomadas de vez, pois teria que fazer o "desmame" da mesma. Então estou usando agora um corticóide mais leve e fazendo o que ele me pediu usando e intercalando os dias. Espero algum dia me livrar desse problemao que eu mesma causei :(
    Minha pele possui alguns pequenos vasinhos roxos, bem leve, porém eu não os tinha antes desse abuso de pomadas. Também pretendo tratar isso algum dia, mas por enquanto só estou pensando na saúde e bem estar e não em aparências, portanto focando em retirar o produto do meu corpo aos poucos.

    Fica então de aviso a todos: não usem corticóides tópicos sem orientação médica!! É perigoso. O barato sai caro... eu aprendi isso do pior modo, mas aprendi, mas hoje estou tentando seguir o caminho certo.

    Desejo boa sorte a todos que estão passando pelo mesmo problema, fiquem com Deus =))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda! Antes vc usava qual pomada ? E qual o médico ubdicou p fazer o desmane?

      Excluir
  84. Fernanda: Boa noite. Obrigado por enviar seu depoimento ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  85. Anônimo3/1/17 14:36

    Boa tarde onde fica a policlínica geral do Rio de Janeiro? Minha filha tem segundo a pediatra dermatite atópica... e nesse calor está cada vez pior...Já comprei sabonete líquido e a loção do cetaphil e não estou vendo resultado.

    ResponderExcluir
  86. A Clinica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro fica na Avenida Nilo Peçanha, 38 - sobreloja - Centro Rio de Janeiro RJ Telefone: (21) 2210-2810. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  87. Tenho rosácea crônica leve no rosto, já tentei todos sabonetes, cremes e loções do mercado e nunca tive resultado. Estou tomando um corticoide para asma faz 5 dias e nunca tinha visto minha pele tão boa. Será que o uso tópico de corticoide resolveria meu problema?

    ResponderExcluir
  88. Luiz Boa tarde. Não recomendo. O uso do corticoide pode melhorar inicialmente, mas com o passar do uso agrava o problema, podendo evoluir para intensa vermelhidão e formação de acne e até pústulas. Fale com seu médico e peça que o oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  89. Boa tarde onde fica a policlínica geral do Rio de Janeiro? Minha filha tem segundo a pediatra dermatite atópica... e nesse calor está cada vez pior...Já comprei sabonete líquido e a loção do cetaphil e não estou vendo resultado.

    ResponderExcluir
  90. A Clinica de Alergia da Policlinica Geral do Rio de Janeiro fica no Castelo: Avenida Nilo Peçanha, 38 - sobreloja - Centro Rio de Janeiro RJ Telefone: (21) 2210-2810 Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  91. Anônimo3/2/17 10:50

    Desde de pequena descobri que tenho dermatite de contato irritativa,passei uns nove meses fazendo tratamento,passaram uma pomada chamada desametazona para usar caso voltassem a aparecer,fora que tive que deixar de Ter contato com várias coisas.so que do final do ano passado pra cá,a dermatite voltou com tudo,nao faço idéia do que estou pegando,penso no shampoo que mudei,uso a desametazona,so q parece nao da mais jeito. Será que o uso da pomada corticoide ajudaria?

    ResponderExcluir
  92. Gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível fazer diagnóstico do tipo de sua dermatite pela internet. As doenças de pele são, muitas vezes, bastante parecidas. Avaliar pela internet pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ

    ResponderExcluir
  93. Fiz uso de corticoide injetável e fiquei com o rosto vermelho e com aspecto de lua. E normal a pele ficar Vermelha? Grata Vilma

    ResponderExcluir
  94. Bibinha Bom dia O uso do corticoide sistêmico pode ocasionar efeitos colaterais na face, como eritema, acne, entre outros. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Olá, 22 anos e fui diagnosticada com Prurigo Estrófulo, tenho alergia à picada do mosquito-pólvora. Para tratar as lesões eu usava Diprosone em pomada, que foi receitado. Mas assim que descobri que estou grávida suspendi o uso, mas estou com muitas lesões e muita coceira, o que faz mais mal ao bebê essa alergia que pode ficar sistêmica em breve ou o uso do corticoide?
    Outra pergunta, há tratamento de imunoterapia no caso de alergia a picada de um inseto específico? Se sim, vocês fazem?
    Grata desde já pela atenção!!

    ResponderExcluir
  96. Taimara Bom dia Gestantes podem ser tratadas durante a gravidez. Mas o tratamento deve ser personalizado e acompanhado pessoalmente pelo(a) alergista. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  97. oi gostaria de saber se o creme fenergan e seus genericos tem corticoide

    ResponderExcluir
  98. Marlise Bom dia Fenergan não é um corticoide mas sim um anti-histamínico (prometazina) Este creme deve ser usado com cautela devido à alta incidência de alergia de contato. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  99. Oi :). Tenho as chamadas "linhas de dennie-morgan" e elas me acompanham desde muito criança. Hoje tenho 18 anos e há cada ano que passa, parece que elas ficam mais evidentes. Li em um outro blog que uma dermato recomendou pra uma menina essa pomada, corticoide, junto com um hidratante da bioderma. Gostaria de saber se o uso dela ajudará a desaparecer essas linhas ou ao menos diminui-las um pouco. Ou existe algum outro tipo de tratamento? É bem difícil achar algo na internet sobre o que pode vir a tratar essas linhas

    ResponderExcluir
  100. Boa noite. Não é recomendado uso de corticoide na face sem acompanhamento médico pessoalmente. É essencial examinar para tratar. Indicações pela internet podem gerar erro. Aconselho que procure um(a) alergista para fazer o diagnóstico e assim poder orientá-la de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  101. Sandra Boa noite Não entendi seu comentário. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes para que possamos esclarecer sua dúvida. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  102. Usei desonol gel no rosto e fiquei com uma mancha escura no lugar enorme !

    ResponderExcluir
  103. Gabi: recomendo que você procure atendimento médico pessoalmente. Não é possível opinar sem examinar sua pele. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  104. Olá! Meu filho de 1 ano e 4 é um lactente sibilante, com nascimento prematuro e uma laringite de repetição de difícil controle no qual o levou até 1 mês atrás fazer grande uso de corticoide. Como mencionado, há 1 mês recebeu alta de uma internação de 33 dias, que não foi nada fácil. Por final fizemos uma broncoscopia e foi diagnosticado uma laringomalacia e fungo, no qual ele usou fluconazol por 14 dias, além dos medicamentos para a crise infecciosa.
    Com a orientação do pneumologista fizemos o desmami do corticoide em casa. Faz 5 dias que estou observando que o cabelo dele está caindo muito. Vou leva-lo ao pediatra assistente que também é alergista, estou esperando os texto de alergia que ele fez que chega no dia 31/07. Pergunta: O uso prolongado de corticoide e antibióticos podem ser responsáveis por essa queda? O fluconazol também pode ser responsável? Estou preocupada. Nunca vi criança nessa idade perde cabelo assim.

    ResponderExcluir
  105. Marilene: Boa noite. É pouco provável que o corticoide cause uma queda de cabelo acentuada como descreve Estes medicamentos podem ser usados no tratamento da alopecia(queda de cabelo). Converse com o(a) médico(a) que trata dele, pois está mais capacitado para orientar de forma adequada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  106. Quem faz uso de corticoide pode usar hidratante? Quais componentes são proibidos?

    ResponderExcluir
  107. Bia: o uso de corticoide tópico, na forma de pomadas e cremes não impede o uso de hidratantes.A escolha dos componentes varia de pessoa para pessoa, baseado na avaliação da sensibilidade individual. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  108. Olá Bom dia, a minha medica dermatologista receitou esse medicamento Berlison pra mim por causa das coceiras que eu tinha nas mãos e nos dedos devido a detergente,sabão em pó e quiboa ou seja produtos quimicos e que eu teria que lavar as coisas usando luvas,sendo que eu estou o pouco com medo de usar porque estou gestante de 13 semanas será que eu devo arriscar ou perguntar para meu ginecologista.

    ResponderExcluir
  109. Berlison pode ser usado em gestantes, no tempo e dose obedecendo a prescrição médica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  110. meu filho apareceu com um monte de bolinha na regiao genital usei varias pomadas e nao resolveu ate que me emprestaro corticoide melhoro agora começo a volta nao sabia de riscos e agora continuo usando

    ResponderExcluir
  111. O corticoide não deve ser aplicado repetidamente sem acompanhamento médico pois há risco de efeitos colaterais. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  112. Como se faz o desmame de um corticoide tópico? A minha médica apenas me disse para parar mas já uso há muito tempo...

    ResponderExcluir
  113. Carla:bom dia. Nem sempre é necessário que se faça retirada gradual do corticoide tópico, mesmo com tempo de uso prolongado. Varia em cada pessoa, em cada caso clínico. Para avaliar esta necessidade, é essencial saber qual a doença de base, gravidade da lesão, tipo de corticoide, tempo de uso, bem como as características clínicas do paciente. Por isso, não é possível esclarecer sua dúvida pela internet, sem examinar você pessoalmente. Aconselho que exponha sua dúvida para que sua médica a esclareça. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  114. Bom dia. Sou homem, tenho 51 anos. Convivo com uma coceira há uns oito anos. Se manifesta na maioria das vezes na região da virilha e se irradia para debaixo do saco escrotal e para região do ânus, a coceira vai se intensificando muito, deixando o local quente e levemente avermelhado. Uma coceira insuportável, mas não chega a causar ferida. Depois de tratar com alguns medicamentos de uso tópictópicos com orientação médica, o Único que que controla essa coceira é o gel Adinos. Não sei mais o que fazer. Faço sempre Boa higiene local, só uso cueca de algodão. Como faço para me livrar disso ? Alguém pode me ajudar, me indicar um bom médico?

    ResponderExcluir
  115. Bom dia. Uma coceira pode ter causas variadas. Para diagnosticar, é preciso analisar de forma criteriosa os seus dados clínicos, realizar um exame físico e se necessário, complementar com exames e testes. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.asbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno