Pular para o conteúdo principal

Refluxo e sintomas respiratórios

O sistema respiratório tem muito em comum com o sistema digestório, embora este fato nem sempre seja lembrado: ambos são vizinhos anatômicos, têm a mesma origem embrionária, trabalham em mecanismos essenciais ao corpo humano, ambos eliminam produtos de metabolismo e servem de interface com o meio ambiente. Não é de se admirar o fato de que a doença de um possa se refletir no outro. Este é o caso do refluxo, que ocorre no sistema digestório e em algumas pessoas, pode provocar sintomas respiratórios. 

Chama-se de refluxo gastroesofágico ao retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago em geral acompanhado de desconforto no peito e sensação de gosto amargo na garganta. Vale lembrar que refluxo até certo ponto é normal, em especial após refeições. 

Sintomas clássicos de refluxo: sensação de queimação, regurgitação, azia e má digestão. Sintomas gástricos: azia, regurgitação, enjoo e vômitos. 
Sintomas Pulmonares: tosse, sensação falta de ar, dor no peito, asma, pneumonia. Sintomas otorrinolaringológicos: rouquidão e outras alterações da voz, pigarro, dor de ouvidos, otite, sinusite, faringite, laringite, sensação de “bolo na garganta”. 
Outros: apnéia de sono, aumento da salivação


Pontos a destacar
- A asma e a doença do refluxo estão frequentemente associadas e quando isso acontece, a asma tende a ser mais grave. O tratamento do refluxo pode melhorar o controle da asma. 
- A doença do refluxo gastroesofágico é uma das causas mais comuns de tosse crônica em pacientes não fumantes com radiografia de tórax normal. 
- Em adultos, o refluxo gastroesofágico pode causar dor no peito tão incômoda que pode se confundir com infarto. 
- Algumas pessoas, tanto crianças como adultos, necessitam usar remédios para combater o refluxo, o que se reflete numa melhora dos sintomas respiratórios.
A doença de refluxo gastroesofágico pode ocorrer sem nenhum sintoma aparente de queimação e azia, sendo chamada de “Refluxo silencioso” tanto em crianças como em adultos e ser causa de tosse, asma e outras manifestações respiratórias.

Mudança de hábitos
- Não deitar nem fazer esforço após se alimentar, com estômago cheio
- Perder peso, se estiver acima do ideal.
- Evitar alimentos que interfiram na digestão e no refluxo: chá. café, chocolate, coca cola, bebidas alcoólicas e/ou gasosas, frituras, frutas cítricas, pimenta, temperos fortes, excesso de alho e cebola. Evitar tomar café várias vezes durante o dia.
 - Você deve comer normalmente (café da manhã, almoço e jantar), mas não deve ficar longas horas sem se alimentar. No intervalo, coma uma fruta ou um lanche leve.
- Evitar encher demais o estômago.
- Não tome remédios por conta própria, em especial analgésicos e antinflamatórios. 
- Eleve a cabeceira da cama com um calço de 10 a 15 cm - só usar um travesseiro alto não é suficiente.
- Espere pelo menos uma a duas horas para se deitar após refeições. Este conselho vale para os bebês e crianças pequenas: nunca se deve mamar deitado ou dormindo. E. só deitar pelo menos uma a duas horas após mamar.

Comentários

  1. Anônimo2/9/12 22:32

    muito obrigada pela orientaçao .
    estava preocupada com o meu problema mas vcs me ajudaram muito .
    tenho refluxo silencioso a uma semana e estou sofrendo muito com isso .
    mas vai passar ,se Deus quizer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu nome e jamersson tenho 27 anos e agraca a vcs eu descubri que tenho reflu silencioso eu querioa sabe qual o melho tratamento esperoo essa resposta rabito porque eu nao algunto mais porvafor min ajude o meu face jamersson_18@hotmail.com

      Excluir
  2. Obrigado por seu depoimento e pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Tudo começou com a colocação de uma ponte dentária. Veio o mau cheiro, a secreção purulenta, o inchaço na região do dente e na bochecha. Foram constatados: Sinusite aguda, infiltração do seio da face através de fistula na raiz do dente, e, para minha surpresa, refluxo acentuado. Nunca senti nada. Somente agora tomei conhecimento do refluxo silencioso. Marquei os especialistas: Gastroenterologista; otorrinolaringologista e dentista clínico. Hoje estou com secreção esverdeada e de gosto amargo, dor na raiz do dente e um cansaço imenso. Será que estou na direção correta?

    ResponderExcluir
  4. Talita: é provável que a fístula ocasionada pelo tratamento dentário tenha originado o problema. Mas, só uma avaliação criteriosa e realizada pessoalmente pode esclarecer o caso. Você está no caminho certo - aguarde o parecer dos especialistas. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Oi sinto a gargantar como estiver com um bolo e entrivesse estaladar, como tivesse comido alguma coisa e não consegui desse pela garganta e na costa ficar com estivesse rasgado as vezes fico até sem ar é horrivel.

    ResponderExcluir
  6. Os sintomas que descreve podem ser ocasionados por refluxo, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico com gastroenterologista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  7. Olá. Faz uma semana que sinto um bolo na garganta e como se estivesse com viscosidade. A todo momento sai pigarro. As vezes sinto como se estivesse queimando meu peito. Fui no médico e ele me passou omeprazol e maalox, mas parece que não estou tendo melhoras. Também estou seguindo os conselhos da cabeceira erguida e todos os outros sobre comer e não deitar e maneirar no café, chocolate, citricos... Será que o período de melhora demora muito? Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. ja tem alguns meses que estou sentindo queimação,fortes dores no peito,falta de ar,mãos e pernas inchando o que pode ser por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  9. O tempo para melhora não é igual em todas as pessoas: depende do grau do refluxo e da resposta à medicação. Além disso, é preciso detectar qual o melhor tipo de medicação para cada pessoa. O seu médico é a pessoa mais indicada para esclarecer sua dúvida pois conhece seus dados clínicos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  10. Os dados que envia não são suficientes para que seja possível afirmar a causa dos seus sintomas. Aconselho que procure atendimento médico. Agradecemos a visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  11. ja faz um ano e meio que estou com uma tosse imsuportavel procurei um clinico pois sentia tambem fortes dores no peito .fiz uma tomografia nao deu nada sinto falta de ar e quando eu dou uma tosse doi tanto no peito e abaixo do umbigo parece que vai estourar tenho que segurar e apertar para nao doer tanto .hoje quando me consultei o clinico me encaminhou para um medico gastrico tenho que esperar para saber o que tenho pois nao aguento dar nem mais uma tosse.

    ResponderExcluir
  12. O seu relato sugere que sua tosse possa mesmo estar sendo causada por um possível refluxo gastroesofágico. Mas, não há como afirmar ou avaliar através da internet e sem examinar pessoalmente. Aconselho que mantenha o acompanhamento com o médico gastro que poderá orientar de forma adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  13. Tenho sentido uma dor incomoda na garganta,é o dia inteiro e quando deito,parece que vai tampar a garganta.toda hora me da vontade de arrotar e as vezes o arroto para na garganta e volta.mas é muito incomodo mesmo?sera que pode ser refluxo?

    ResponderExcluir
  14. É possível que possa ser sintoma de refluxo, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. É aconselhável que procure um gastroenterologista. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  15. Olá. Toda vez que me deito parece que estou com a garganta sufocada. As vezes sinto uma ânsia e quando parece que vou arrotar, tenho a sensação de que sobe um líquido junto. O que será que é?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. O seu relato sugere que possa ser um caso de refluxo gastroesofágico, mas para afirmar é essencial avaliar seu caso pessoalmente. Aconselho que procure um médico gastroenterologista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  17. Ultimamente em um serviço novo, vou de onibus todos os dias por cerca de uma hora. Comecei a sentir um gosto muito ruim na boca quando acordo ao chegar. A menos de um mês tive uma dor no peito que começou fraca pela manhã, e pouco tempo depois aumentou e começou a se espalhar pelas costas também, uma dor imensamente forte que só foi aliviar ao final do dia. Fiz eletrocardiograma no ambulatorio da empresa, que não deu nada de anormal. O Raio X feito logo depois também não apontou nada. Parando para pensar, lembro que tomei café tarde da noite no dia anterior. Atualmente quando deito, sinto a garganta encomodar como se inchasse e muitas vezes alivia com tempo. Sinto falta de ar, azia e dor nas costas frequentes durante o dia. Talvez esses sintomas estejam aparecendo agora, pois estou mais acima do peso que o habitual. Vou marcar consulta com o médico para ter certeza que é esta doença que estou enfrentando, mas acredito que sim. Qual a sua opinião e quais atitudes posso tomar desde já? Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  18. Oi, meu problema já faz anos, ja fui ao médico, tomei medicamentos parou, mas agora voltou, sempre pela madrugada eu acordo com um babeiro na garganta é horrivel fico sem ar, e fica ardendo um pouco, eu não consigo dormir e coloco a escova na garganta pra vomitar e sai muita baba , nao sai a comida, mas muita baba, que esta fica me incomodando e tampando minha respiração. isso é refluxo grave ?

    ResponderExcluir
  19. Maurício: é possível que seja um caso de refluxo gastroesofágico, mas é preciso examinar para confirmar. Enquanto aguarda a consulta com o gastroenterologista, procure modificar seus hábitos. Pratique caminhadas. Combata o sobrepeso. Alimente-se regularmente com pequenos intervalos entre as refeições. Evite derivados de cafeína, em especial na refeição noturna (chá, café, chocolate, coca ou pepsi cola) A refeição da noite deve ser feita pelo menos duas horas antes de deitar. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  20. O seu relato sugere que seja um caso de refluxio gastroesofágico, mas não parece ser grave. Contudo, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu gastroenterologista. Gratos por sua visita ao Blog.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, o meu relato começa com uma boa noite de sono sendo interompida com uma falta de ar profunda chegando a deixar minha esposa apavorada, bolo na garganta,salivação, ansia de vônito e vontade de arotar mais não consigo. Isto pode realmente ser refluxo silencioso?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. É possível que sim. Aconselho que procure um gastroenterologista para orientar seu tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite...há duas semanas mais ou menos venho sentindo como se estivesse algo na minha garganta, uma sensação que não para nunca...Estou muito assustada, tudo que como eu arroto e até sem comer nada..será isso refluxo?
    Obrigada Liliaane

    ResponderExcluir
  24. Liliane: é possível que possa ser um caso de refluxo gastroesofágico, mas não há como afirmar sem examiná-la pessoalmente. Sugiro que procure um médico gastroenterologista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  25. BOA TARDE ,A ALGUM TEMPO SINTO UMA DIFICULDADE PRA ENGOLIR O ALINENTO ,DESCE TIPO RASGANDO,NAO SEI O QUE E ISSO ,A POUCO DIAS VEWNHO SENTINDO TIPO UM BOLO ,OU UM PAERTO NA GARGANTA QUE DESCE ATE A BOCA DO ESTOMANGO DOR ESSA QUE DAR NOS PEITOS E RESPONDE NAS COSTA,GOSTARIA DE SABER QUE ESPECIALISTA DEVO PROCURAR ,POIS MINHA MEDICA RECEITOU O EXAME DE ENDOSCOPIA GOSTARIA DE SABER SE ELA ESTA INDO PELO CAMINHO CERTO OU SE DEVO PROCURAR OUTRO MEDICO ,DESDE JA AGRADEÇOPELA ATENÇAO E ESPERO A RESPOSTA .

    ResponderExcluir
  26. O exame de endoscopia digestiva está indicado na pesquisa do refluxo. O médico especialista em gastroenterologia acompanha os casos de refluxo gastroesofágico. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  27. BOA NOITE.
    A ALGUM TEMPO VENHO SENTIDO UM INCOMODO NA GARGANTA TIPO UM BOLO OU UM APEERTO NAO SEI EXPLICAR DIREITO,MAS NOS ULTIMOS MESES ESSA SESAÇAO DE BOLO ESTA FICANDO MAIS FORTE E QUANDO DAR FOTE SINTO DORES NO PEITO QUE RESPONTE NAS COSTA ,QUE TIPO DE PROFISSIONAL DEVO PROCURAR E QUAL O EXAME RECOMENDADO PRA ESSE TIPO DE SINTOMAS,DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇAO DE VCS E POR TER CRIADO ESSE BLOG QUE AJUDA MUITO A NOS PACIENTES QUE SOMOS LEIGOS ABRAÇO A TODOS E UM FELIZ ANO NOVO.

    ResponderExcluir
  28. Aconselho que procure um médico gastroenterologista, que poderá avaliar seu caso e indicar se há necessidade de algum exame. O diagnóstico do refluxo pode ser feito clinicamente e, de acordo com as características do paciente, o médico indicará a necessidade de exame para complementar. Agradeço suas palavras carinhosas e aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  29. Pode ser, Mariane. Mas não há como afirmar sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  30. bom dia a todos vcs que fazem parte dessa clinica ,gostaria de saber se esse site e resposavel so por perguntas do trato gastro,ou se e aberto a todas a duvidas seja ,neurologica , dermatologicas ,neurologia,ginecologica, desde ja agradeço a todos vcs que fazem parte desse site ,que tem como objetivo ajudar a quem precisa de informaçao pra procurar um profissional mas adequado a cada caso.

    ResponderExcluir
  31. O nosso blog se propõe a esclarecer dúvidas sobre doenças alérgicas, causas, formas de prevenção e tratamento. Agradecemos sua visita e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia eu tenho pouca saliva ou seja pratimanete nao tenho ,sera que deve ser uma alergia ou se nao poderia me ajudar me indicando que profissional devo procurar,desde ja agradeço pela informação.

    ResponderExcluir
  33. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Sugiro que procure um médico clínico e gastroenterologista para orientá-la. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  34. Adorei conhecer este blog-Vou indicar a amigos. Parabéns pela equipe voluntária.Que Deus os abençoe-" A fé sem obras é morta" (Isso é caridade, é amor pelo irmão.
    E desse jeito ajudarão muitas pessoas a procurarem os especialistas corretos.

    ResponderExcluir
  35. vera lucia1/2/13 09:41

    oi bom dia,primeira vez que participo deste Blog,amei em ter participado, meu caso é frequentemente um ardente na garganta e causa queimação é uma bola que não desce parecendo que tem fogo e mal estar, minha pernas as vezes ficam sem forças,qual medico devo procurar?

    ResponderExcluir
  36. Obrigado. Suas palavras são um grande incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  37. Anônimo2/2/13 03:24

    Olá primeiramente Parabéns pelo bolg,é de grande utilidade, já assinei, vamos as minhas duvidas, há alguns meses venho sentido um sensação muito ruim na garganta, como se estivesse sempre como secreção, uma sensação de engasgo horrível, procurei um otorrino, que me analisou através de uma Nasofibrolaringoscopia e disse que minha garganta estava muito inchada, receitou Predisim 20mg e ezomeprazol, a priori tive melhora com o uso do predisim, porem assim que parei com a medicação recomenda pelo medico, a sensação ruim voltou novemte, o otorrino me indicou ir ao gastro que me solicitou uma endoscopia e um ultrassom do abdome, fiz todos os exames e no final o gastro disse que não tinha nada que isso se dava porque eu era nervosa e ansiosa, não me receitou remédio algum, visto que eu vi no diagnostico da endoscopia esofagite grau de savary-miller, e gastrite moderada, enfim continuo com a sensação ruim na garganta devo procurar uma segunda opinião? Obrigado pela atenção Rebeka Braga

    ResponderExcluir
  38. Vera Lucia: aconselho que procure um gastroenterologista. Agradecemos suua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  39. Rebeka: como seu tratamnento não obteve sucesso e os sintomas ainda permanecem, é aconselhável que retorne ao seu médico Nem sempre o tratamento funciona na primeira etapa e a troca constante de médicos pode prejudicar o diagnóstico. Mas, caso as dúvidas persistam, procure uma segunda opinião. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  40. Boa noite!
    Estou com uma sensação horrível já faz 01 semana de "bola na garganta" parece que comi algo e que não desce é horrível. Me da as vezes ate falta de ar. Estou assustada, tudo que como eu arroto e até sem comer nada.

    Att, Samantha

    ResponderExcluir
  41. Samantha: compreendo seu sofrimento, mas infelizmente não posso ajudá-la sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um gastroenterologista para analisar seu caso e orientá-la de forma adequada. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  42. Anônimo8/2/13 14:31

    Olá, meu nome é Hibson tenho gastrite com presença de H pilory, diagnostica por meio de esndoscopia a pouco menos de 1 ano, inicie meu tratamento, mas parei por diversos motivos.
    O que anda me atormentando é o pigarro, a sensação de algo parado na garganta (mas o engraçado que não é toda hora, sempre que eu lembro, volta. Será psicologico?) Mas então, tudo começou quando eu estava me recuperando de uma gripe e resolvi beber com uns amigos, bebi muito e fumei também, no decorrer da noite me bateu uma dor no estômago e corri para vomitar, vomitei algo verde, que queimava, passei a madrugada toda me levantando para vomitar, e saia apenas uma baba verde, e aumentava a dor e a queimação; dias depois comecei a sentir o pigarro. Hoje não estou sentindo a dor, nem a queimação; já que comecei a tomar omeprazou ontem, porém o pigarro persiste. Será que isso é refluxo? Estou muito preocupado, só penso que pode ser uma doença mais grave. Por favor, me ajudem.

    ResponderExcluir
  43. Hibson: não tenho condições para afirmar a causa do pigarro no seu caso através da internet, sem examinar pessoalmente. Contudo, gostaria de fazer algumas considerações: 1) Pigarro pode ter causas variadas 2) A causa do pigarro pode variar em uma mesma pessoa, dependendo dos fatores envolvidos, em diferentes momentos. 3) A causa mais comum do pigarro é o tabagismo, devido à ação da fumaça e das substâncias do cigarro 4) Resfriados e gripes podem ocasionar pigarro, assim como as alergias respiratórias. 5) A doença do refluxo gastresofágico se acompanha de distúrbios digestivos e pode gerar pigarro, bem como sensação de corpo estranho na garganta, rouquidão e tosse. 6) Fatores emocionais podem gerar ou agravar o pigarro. Em resumo, o melhor caminho é que você entre em contato com seu médico para que possa definir a causa do seu pigarro e assim indicar tratamento mais adequado. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  44. Boa noite, tenho um filho de 10 meses e na gestação a médica disse que tive refluxo, depois de uns dois meses que meu filho nasceu tive um problema de familia onde fiquei muito nervosa, nesse dia começei a sentir uma queimação na garganta, fui a varios medicos que me falaram que era refluxo, agora fui no gastro, que me pediu uma endoscopia, mas to morrendo de medo de fazer e acusar algo pior que refluxo, pois o incomodo que sinto e horrivel, sinto muita ardencia na garganta, sensação de sufocamento, arrotos o dia todo, dor de estomago, e agora sinto um pouco de dificuldade de engolir, a médica me passou um ´rémedio para ansiedade porque disse que sou muito ansiosa e tbm pudesse ser um inicio de depressão......gostaria de saber sua opinião, pois estou morrendo de medo de estar com câncer, fiz varios exames de sangue que deram normais, somente uma alteração em alguns exames da tireoide, mas que a endocrino disse que não tem nada haver com a garganta, por favor me ajude, estou desesperada....
    Carolina

    ResponderExcluir
  45. Tenho refluxo gastroesofágico. Além das recomendações do médico, tomei pantoprazol durante 50 dias e parei, com medo de estar me enchendo de remédio. O médico disse que tomaria o remédio pro resto da vida. Isso me assustou e me fez desafiar a previsão médica. Depois de alguns dias o problema voltou. É complicado! Tenho certeza que esse refluxo foi causado por excesso de antiinflamatório (paracetamol) e antibióticos que tomei devido a implantodontia dentária. Esses remédios prejudicaram minha flora intestinal. Estou tentando recompo-la com yakult e outros procedimentos alimentares. Mas confesso que estou preocupado!

    ResponderExcluir
  46. Complementando meu comentário anterior (12/02/13, às 10:58), tenho esofagite erosiva leve. Tomei pantoprazol, a mando médico, por 50 dias. Parei, o refluxo voltou, mormente à noite, e voltei a tomar o pantoprazol. Acho que o médico está certo: estou condenado a tomar esse remédio pro resto da vida. É desalentador!

    ResponderExcluir
  47. O tratamento do refluxo gastro esofágico, em especial nos casos onde já é detectada a esofagite erosiva, mesmo leve, deve ser feito por tempo prolongado, englobando não apenas o uso de medicamentos mas também cuidados dietéticos e mudança de hábitos. Agradecemos sua visita e desejamos melhoras em seu tratamento.

    ResponderExcluir
  48. Carolina: o seu relato sugere que seja mesmo um caso de refluxo, sem maligninidade. Fique tranquila e faça a endoscopia dihestiva, que é um exame importante para confirmar o diagnóstico e para orientar o tratamento mais adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  49. Anônimo4/3/13 09:53

    Olá. Há 03 meses foi diagnosticado em minha endoscopia, esofagite de refluxo. Desde então venho fazendo um tratamento prescrito pelo gastro, duas doses de omeprazol 20mg sendo 01 comprimido de manhã em jejum e outro antes do jantar; sempre antes das refeições um comprimido de domperidona e após as refeições 10ml de malox; tudo isso, claro, com a dieta correta. Notei que não tenho sentido mais os gdes incômodos, como dores no peito e arrotos frequentes; mas em contrapartida tenho sentido ainda muita dor de garganta (fica raspando e ardendo como se estivesse porosa) e um pouco de dores no ouvido. Minha dúvida é a seguinte: Esses sintomas otorrinolaringológicos são normais? Somente com esse tratamento que estou fazendo também diminuirá esses sintomas ou devo também procurar um otorrino? Desde já agradeço. Rafael.

    ResponderExcluir
  50. Rafael: é esperado que a melhora da doença do refluxo gastroesofágico se acompanhe da melhora dos sintomas em faringe e laringe. Se esta melhora não ocorrer, procure um otorrino para orientá-lo simultaneamente com o gastro. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  51. Boa noite. Descobri o site e gostaria de uma orientação. Todos os anos tenho crises de tosse seca e rouquidão, que demoram muito para sarar. Este ano estou com os mesmos problemas, há cerca de 15 dias. Fui a vários otorrinos, tomei muita medicação e a tosse está mais fraca, mas continuo rouca. Sinto um bolo na garganta o dia inteiro, mas não sinto azia ou má digestão. Hj retornei a outro otorrino, que constatou calos nas cordas vocas, mas cogitou a possibilidade de ser refluxo (sem exame específico). Indicou o remédio NEXIUM 40MG para o refluxo. Será que a tosse e rouquidão são mesmo provocados por refluxo? Estou insegura se tomo ou não o remédio. Seria melhor fazer um exame específico? Qual? Desde já, obrigada pela orientação.

    ResponderExcluir
  52. As principais causas de tosse no adulto são: tabagismo, rinite, sinusite, asma, uso de alguns antihipertensivos e refluxo gastro esofágico, entre outras. A investigação do refluxo é clínica e pode ser complementada com realização de videolaringoscopia ou através de endoscopia digestiva. Mas, é importante ressaltar que a análise clínica é soberana, já que nenhum dos exames é exato na caracterização do refluxo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  53. Anônimo4/4/13 17:48

    io nunca pencei q tivesse um blog como esse isso sim e amar o prosimo nao vo nen contar o meu poblema ja estou bem orientada parabens esclarecer minhas duvidas

    ResponderExcluir
  54. Anônimo6/4/13 20:51

    A mais de dois meses que so eu alimenta sinto uma queimaçao no meu peito ai começo a arrotar, sinto um liquido que sobe para a garganta e tambem ai começa a tranca minha respiraçao na garganta me ajuda

    ResponderExcluir
  55. Os sintomas que descreve são compatíveis com refluxo gastro esofágico, mas não há como confirmar pela internet, sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um médico especialista em gastroenterologia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  56. ola..gostaria de uma orientação...ja ha algum tempo (uns tres anos) percebo uma secreção que sai da minha garganta, ja fui em varios emdicos e não descobriram nada, a nao ser uma gastrite e um desvio de septp , mas o otorrino disse q nao era necessario operar..agora os sintomas estao piores, estou tendo muita queimação, arrotos e comecei a sentir falta de ar ( as vezes tenho que puxar o ar)..estes sintomas podem estar relacionados?? que medico procuro??

    ResponderExcluir
  57. olá pessoal,
    há nove meses mais ou menos, estou tratando de refluxo, ja fiz endoscopia, ecograafia, manometria e PH metria, tenho uma gastrite leve,
    uma hernia de hiato bem pequena, a qual não se recomenda cirurgia, e os exames de mano deu normal, e o phmetria deu um refluxo baixo,
    porem o medico olhou tudo e disse que eu nun tinha nada, e saí do consultório sem medicação, mas ,os sintomas continuaram..
    o que me incomoda muito é essa sensação de garganta inflamada (lado direito somente) não tenho mais nenhum sintoma, a nao ser este,
    bom, aí eu resolvi ir no otorrino, e ele fez o exame e viu mesmo q a garganta esta inflamada, e me disse q é do refluxo, estou tomando pantoprazol 2 vezes ao dia por um mes, mas ainda tenho o sintoma...gostaria de saber se essa sensação de dor na garganta é normal para quem tem refluxo?
    ando muito ansiosa, preocupada,tenho medo que isso se agrave.
    obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  58. ola boa noite estou sentindo dores no lado esquerdo do peito e agora minha pressao fica caindo ou tem vez q sob o medico fez um raio x mais ele disse que nao consta nada para que tem uma coisa pegando fogo no meu peito fora a falta de ar e esta começando a inchar no local do peito peço socorro

    ResponderExcluir
  59. Infelizmente não há como julgar o seu tratamento ou indicar alternativas através deste aconselhamento na internet, sem examinar pessoalmente. A dor de garganta pode ser sintoma de refluxo lringo - faríngeo. Aconselho que procure um outro especialista em gastroenterologia e peça uma segunda opinião. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  60. Roberta: sugiro que procure um médico especialista em gastroenterologia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  61. OLA BOA NOITE.
    MEU NOME É ROGÉRIO SOU DE FLORIANÓPOLIS SC. E FICO MUINTO SATISFEITO COM ESTE DEPOIMENTO DE PESSOAS, QUE CONVIVEM O DIA DIA, COM ÉSTA DOENÇA!! E TAMBEM VINHA ME DANDO UMA TOÇE E UM PIGARRO. AS VEZES PARADO DA EMPRESSÃO QUE VAI FALTA DE AR.PENSAVA QUE ESTAVA INFARTANDO.

    ResponderExcluir
  62. Rogério: obrigado por enviar seu depoimento. Desejamos melhoras!

    ResponderExcluir
  63. Bom dia,

    Meu nome é Raquel, tenho 25 anos e recentemente fui diagnosticada com Úlcera Duodenal, Gastrite, Esofagite e a bactéria H Pylori. Estou fazendo o tratamento tomando os medicamentos de forma correta e fazendo a dieta, porém ainda sofro muito com vontade de vomitar. Fiz um esofagograma mas não teve alteração, será que tudo isso que eu sinto é por causa do refluxo?

    ResponderExcluir
  64. Raquel: os sintomas não resultam apenas do refluxo, mas sim da presença da bactéria H Pilory e da ulcera duodenal Por isso, o controle torna-se mais lento e mais dificultado. Gratos pela sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  65. Bom dia! Meu nome é Dora e como vêem , já estou acordada há algum tempo lendo o blog de vcs, pois acordo de madrugada com esse mal estar, boca com gosto super ruim, meio ressecada, enjoada, parece que está pegando fogo. Tenho sensação que a garganta está inchada, costumo dar engasgadas. Junto com esses sintomas, estou com uma tosse seca, zumbido no ouvido, queimação nos braços e a pressão oscila. Tenho tb muitos gases. A sensação de ardência não dã o tempo todo. Ocorre principalmente de manhã. Não sinto falta de ar mas tenho palpitações. O gosto ruim com queimação na boca é muito forte no meio da madrugada. Já estou com a endoscopia marcada mas gostaria de ter alívio. O que fazer?
    Abç

    ResponderExcluir
  66. Dora: o caminho mais adequado é mesmo seguir a orientação do gastro e fazer a endoscopia para que seu problema seja identificado, permitindo um tratamento apropriado. Enquanto aguarda o exame, procure ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas (uma opção é caminhar diariamente). O jantar deve ser leve (uma sopa de legumes é uma indicação adequada - evite lanches com pães e embutidos). Aguarde pelo menos duas horas após se alimentar para deitar. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  67. Boa noite! Também tenho refluxo e tomo um remédio sempre em jejum com orientação médica, melhorou um pouco depois disso. Mas, a minha dúvida é a seguinte, vcs no blog disseram que se deve evitar chás, gosto muito de chá e pesquisei na net, que chá de camomila, espinheira santa e hortelã, ajudam na disgestão. Seria algum tipo de chá específico que se deve evitar? Poderia me dizer por favor? Obrigada. Mara

    ResponderExcluir
  68. Anônimo6/5/13 11:42

    Olá, bom dia, me chamo Elaine de Souza e tenho 23 anos... adorei os esclarecimentos através do blog! Parabéns a equipe!
    Mas, enfim, vamos às dúvidas... hehehe
    Por volta de 6 meses atras adiquiri uma tosse crônica, sempre e obrigatoriamente após comer! Mas, como nunca me atrapalhou em nada, não procurei auxílio médico! Sendo que, recentemente estou com quadros de enjoos após comer e casos de vômitos (lembrando que não estou grávida) e o que mais me incomoda são os arrotos consecutivos, além de sentir um "liquidozinho" amargo na garganta... Desde o início, desconfiei de refluxo,mas não busquei tratamento... Bem, de acordo com o que aleguei, tenho mesmo refluxo e qual médico devo procurar?

    ResponderExcluir
  69. Ola, descobri a alguns dias atras que tenho refluxo. Está. sendo muito ruim, sinto falta de ar, dor no peito, sinto estomago ruim, as vezes ancia de vomito também. O tratamento com remédio é garantido? Como eu estou no inicio do refluxo, talvez, seja. Muito bom o blog está me ajudando muito.

    ResponderExcluir
  70. Anônimo9/5/13 12:13

    Oi, meu nome é Annanda. Bom eu gostaria de saber o que é esse bolo na garganta que estou sentindo, quase como se eu tivesse engasgada, chega a doer meu peito, eu tô assustada pois nunca senti algo desse jeito. Me ajudem!

    ResponderExcluir
  71. Amanda: infelizmente, não é possível diagnosticar a causa do seu problema pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure uma consulta com um clínico geral em prontoatendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  72. Rafaela: o tratamento com remédios é eficaz e importante, mas não é suficiente. É essencial que você também cumpra as medidas dietéticas, corrija seus hábitos e horários de alimentação, atividade física, etc, conforme explicamos no final do texto acima. Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  73. Elaine: o seu relato sugere que possa mesmo ser um caso de refluxo gastro esofágico. Aconselho que procure um médico gastroenterologista para confirmar o diagnóstico e orientar o tratamento apropriado para seu caso. Obrigado por sua visita e pelo incentivo ao nosso trabalho voluntário. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  74. Mara: você deve evitar o chá preto, chá mate e derivados pois coném alto teor de cafeína, que pode agravar o refluxo. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  75. Há umas 3 semanas sinto um bolo na garganta, pigarro constante e sensação as vezes de queimação (azia). Acho que é a acidez acima do normal, o refluxo leve e silencioso. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  76. Aconselho que procure um médico especialista em gastroenterologia para avaliar seu caso e indicar o tratamento apropriado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  77. Bom dia,

    Ontem a noite, tive todos esses sintomas... que sensação terrível! parecia que eu estava sendo vítima de envenenamento, algo surreal que nunca havia acontecido antes. Por volta das 2h30min. da madrugada, fui acometido de todos os sintomas citados, cheguei a ir ao médico, porém como sabemos, na rede publica a saúde está um caos.

    Me esclareceu muito esta citação, obrigado.

    ResponderExcluir
  78. uma alergia forte pode vir a estoura o ouvido.

    ResponderExcluir
  79. ola . sou Gilberto. boa tarde. a um mês estou sentindo um bolo na garganta como se estivesse embuchado. de manha quando acordo estou bem. começa os sintomas geralmente na parte da tarde e a noite fica mais forte...quando durmo acordo varias vezes com a boca muito seca. não tenho dor. só a sensação de engasgo. será que é alergia.. obs. sou fumante.

    ResponderExcluir
  80. Gilberto: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  81. Julio: agradecemos seu depoimento. Agora que passou a crise, sugiro que procure um médico gastroenterologista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  82. Sim, é possível que uma alergia nasal (rinossinusite alérgica) possa provocar complicação em ouvidos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  83. Olá bom dia meu nome é diego tenho 26 anos, to com tosse derrepente mim dar falta de ar o que é isso?

    ResponderExcluir
  84. Diego: peço sua compreensão, mas não é possível apontar a causa de sua tosse pela internet sem examiná-lo e sem conhecer seus dados clínicos. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  85. Mirna: o seu relato sugere que possa ser um caso de refluxo gastroesofágico, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um médico gastroenterologista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  86. Estou gravida de 7 meses ..e desde então sinto uma pigarra na garganta principalmente ao dormir. Tem algum remédio para o meu problema...estou com falta de ar ... principalmente quando vou dormir.

    ResponderExcluir
  87. Claudia: o refluxo pode ser uma consequência fisiológica da gravidez e do aumento do volume abdominal. Não há como medicar pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu médico e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  88. Anônimo4/6/13 22:50

    Olá, sempre que deito começa uma tosse e em seguida falta de ar, para aliviar a falta de ar faço inalação com berotec, brometo de ipratrópio e soro fisiológico, algumas vezes nem a inalação resolve a falta de ar, o que pode ser? Estou com estes sintomas há mais ou menos dois meses e sou alérgica, por favor o que pode ser

    ResponderExcluir
  89. Infelizmente não é possível afirmar a causa de sua tosse e da falta de ar através da internet, baseado apenas nos poucos dados relatados e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  90. jonatas lamounnier13/6/13 18:31

    ola... me chamo jonatas e moro em itauna_mg... a um mês mais ou menos, senti minha garganta seca, e com passar do tempo foi piorando, desencadeando sinusite, dor de ouvido, dificuldade de respirar,dor n peito e nas costas. passei pelo médico 7vezes. e agora confirmado refluxo. estou com medo, queria saber se tem cura, e se isso passa logo?? terca tenho consulta com especialista q ira falar sobre remedios, tratamentos, etc....

    ResponderExcluir
  91. Olá, me chamo Milla. Há algum tempo tenho sentido muita azia. Sinto muita queimação, palpitações, sinto como se tivesse um vazio no peito, uma sensação de bolo na garganta, como se estivesse entalada. As vezes sinto pontadas perto do peito. Sensaçao de fome. Tive duas infecções seguidas de garganta; fiz tds os exames e o nao acusou nda de anormal. O otorrino perguntou se tenho refluxo, pois minha garganta estava cheia de placa branca e nao acusou nenhuma bacteria no swab de orofaringe. As vz acordo c mta queimacao e a garganta ardendo e irritada. Até ganglios no pescoco tive. Estou preocupa. O que vcs acham que pode ser isso? Marquei um gastro essa semana. Obrigada e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  92. Jonathas: o refluxo gastro esofágico pode ser tratado e controlado. O tratamento deve incluir não apenas o uso de medicamentos, mas também a reeducação de hábitos e de dieta. O médico especialista em gastroenterologia orientará os cuidados apropriados para seu caso. Convido que visite o site da Federação Brasileira de Gastroenterologia e leia este texto publicado no setor dedicado aos pacientes:
    http://www.fbg.org.br/Textos.asp?Codigo=198
    Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  93. Milla:infelizmente não tenho condições para afirmar a causa dos seus sintomas pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Para saber mais sobr o refluxo gastro esofágico, leia neste link da Federação Médica Brasileira de Gastroentrerologia:
    http://www.fbg.org.br/Textos.asp?Codigo=198
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  94. Olá! Adorei o blog de vcs! mt eficiente! Fiz endoscopia e apresentou gastrite ampla moderada. O gastro receitou Omeprazol, com pouco tempo comecei a sentir um bolo na garganta parecendo um grão de arroz, saliva em excesso, falta de ar e uma sensação no peito como eu fosse morrer. Fui ao otorrino e na mesma hora ele fez exame e constatou q estou c refluxo e um calo nas cordas vocais ( reconheço q falo mt, pois sou professora), mandou q eu procurasse um fonodiologo para fazer tratamento e me receitou Pantoprazol sódico sesqui-hidratado 40 e tomar 1 comp em jejum e outro antes do jantar. O 1º comp tomei pela manhã, à tardinha comecei a me sentir mal como estivesse desaparecendo, falta de ar, com mt flatulência e um verdadeiro mal-estar. Será q foi o efeito do remédio? posso continuar tomando assim mesmo com esses efeitos colaterais?
    Vilma

    ResponderExcluir
  95. Olá, há uns dias estou com uma sensação de engasgamento. Não tenho nenhuma dor nem nada, mas quando engulo a saliva fica aquela sensação de engasgamento. Além do mais fico arrotando. Atualmente estou fazendo tratamento para a rinite, mas já usei o medicamento antes e não senti isso. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  96. Peço sua compreensão, mas não há como apontar a causa dos sintomas que relata sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente Aconselho que entre em contato com seu médico para que possa receber uma orientação apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  97. Vilma: o seu relato não sugere que você tenha apresentado uma reação alérgica (imunológica) ao medicamento. Contudo, para afirmar, é essencial uma avaliação feita pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu médico para que receba uma orientação adequada para seu caso. Gratos por sua visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  98. Olá, há 2 anos atrás fiz uma endoscopia e descobri que sofro de refluxo, gastrite , esofagite (que curou com o tratamento) e Exofago de Barret. Desde então tenho tomado pantoprazol de 40 ml. Gostaria de saber se o uso prolongado desse medicamento pode ser prejudicial, posso toma-lo o resto da vida ?

    ResponderExcluir
  99. Núbia: a medicação que refere é segura. o tempo de uso depende da indicação do seu médico gastroenterologista. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  100. Johnnes Salles: ha alguns dias tenho acordado com um liquido de gosto amargo saindo pelo meu nariz boca e dentro do meu esôfago fico sem respirar quando isso acontece isso me sufoca mas agora to sentindo além disso dor no torax altura das costas sentindo dificuldades para respirar quando vou dormir . me ajudem por favor....

    ResponderExcluir
  101. Johnnes: os dados enviados em seu relato sugerem que possa ser um caso de refluxo gastro esofágico. Aconselho que procure um médico gastroenterologista para definir se é mesmo o diagnóstico e para indicar o tratamento mais apropriado para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  102. Olá. Continuamente fico ingerindo uma secreção que parece que desce cavidade nasal para a garganta. É como estivesse engolindo "catarro" continuamento. Os médicos dizem que é refluxo, mas já fiz vários tratamentos, tomei Omeprazol por meses e não resolveu.

    ResponderExcluir
  103. Jamersson: peço sua compreensão, mas obedecemos as normas do Conselho Federal de Medicina que não permitem tratamento ou indicação de nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Aconselho que procure um médico especialista em gastroenterologia. gratos pela visita

    ResponderExcluir
  104. A sensação de secreção que escorre por trás do nariz até a garganta pode ocorrer por fatores variados. Aconselho que mantenha o tratamento para que seu médico possa investigar as causas envolvidas no seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  105. Ola

    Em dezembro passado fiz uma endoscopia e foi diagnosticado esofagite e gastrite de nível A.

    Fiz o tratamento de 3 meses com pantoprazol 40mg.O que me fez ficar melhor dos sintomas.

    Agora tenho sentido dores no peito ( um pouco para o lado esquerdo) e dores na barriga perto do umbigo (também do lado esquerdo).
    Pode ser por causa da esofagite?

    De quanto em quanto tempo é necessário refazer a endoscopia ?

    Obrigada
    Ane

    ResponderExcluir
  106. Ane: os dados enviados em seu relato não são suficientes para definir se a esofagite é a causa dos sintomas ou para afirmar o tempo necessário para refazer seu exame. Aconselho que entre em contato com seu médico gastro e peça que a oriente. Ele a examinou e conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais adequada para orientá-la. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  107. Opa meu nome é Henrique,talvez terei que fazer uma cirurgia no joelho e ando meio nervoso e estou com soluços a mais ou menos 2 dias só que ta oscilando bastante, para e volta sempre nessas,teria alguma coisa a ver com o sistema nervoso? se puder me ajudar agradeceria muito !

    ResponderExcluir
  108. Henrique: infelizmente, não posso ajudá-lo. Não é possível afirmar pela internet se o sintoma relatado é causado por fatores emocionais, sem analisar seus dados clínicos e sem examiná-lo pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  109. Ola, sou a Carina, tenho 20 anos!

    Há uns 3/4 meses tenho sentido muita queimação no meu peito e garganta, especialmente durante a noite, chegando a acordar enjoada parece restos de comida ácidos no meu esófago, quase chegando até à minha boca... demanhã tambem costumo acordar sempre com tosse saindo uma secreção espessa e amarela que não volta mais durante o resto do dia. Sinto por vezes picadas na minha garganta, mais do lado esquerdo e por vezes meu ouvido esquerdo parece também ficar entupido. Até à 2 meses me apareceu tipo uma ingua no lado esquerdo da nuca. E minha queimação está cada vez pior sempre que como algo muito acido. Séra refluxo?

    Grata pela atenção !

    ResponderExcluir
  110. É possível que possa ser um caso de refluxo gastroesofágico. Contudo, não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um médico especialista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  111. Olá,meu nome é Ana,bom,por duas vezes em menos de uma semana,acordei com a sensaçãode ...ter um gas que subia por minha garganta e que eu estava sufocando,seu gosto é amargo e é uma sensação horrivel,estou comum resfriado daqueles em que se sente o catarro passar por tras do nariz e descer pela garganta.O que será isso pode ser refluxo?

    ResponderExcluir
  112. Ana: É possível que possa ser um caso de refluxo gastroesofágico. Contudo, não há como afirmar pela internet, sem examiná-la. Sugiro que procure um médico gastroenterologista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  113. Bom dia, quero agradecer pela dedicação de profissionais como vocês em responder questões que afligem a muitos em relação à saúde.
    A alguns meses tenho sentido falta de ar estranha, principalmente sentada ou deitada, à noite é pior pois mesmo com o travesseiro alto sinto-me sufocada em alguns momentos, até mesmo o sutian ou calça jeans me incomodam, ja fui ao cardiologista, fiz exames e nada, procurei otorrino e com o exame nasal alegou refluxo, tomei o medicamento mas continuo na mesma. Tenho 61 anos e me preocupo em ficar pior, o que me aconselham?
    Obrigada Iolanda

    ResponderExcluir
  114. Olá meu nome é Simone, tenho muito enjoo e ansia de vomito, principalmente quando deito. Nesse sabado tive uma jornada de trabalho de mais de 12 hs, tomei muito refri, café e pão.No domingo a noite senti muita dor no peito e a comida parecia estar parada da garganta até o peito , comp se estivesse "intalada". Isso podr ser sintomas de refluxo?

    ResponderExcluir
  115. Iolanda: o seu relato sugere que possa ser um caso de refluxo gastro esofágico. Aconselho que procureum médico especialista em gastroenterologia para orientá-la de forma adequada. Agradecemos sua visita e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  116. Simone: os dados enviados em seu relato sugerem que possa ser um caso de refluxo gastro esofágico. Contudo, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um gastroenterologia para orientá-la de forma adequada. Agradecemos sua visita em nosso blog.

    ResponderExcluir
  117. Boa noite! Antes de qualquer relato parabenizo pelo blog muito bom e sucesso a equipe. Bom pessoal a mais ou menos 15 dias depois de um extresse comecei a sentir um bolo na garganta, salivaçao excessiva, e arrotos quando deito sinto a comida retornando, sinto um peso no estomago sensaçao de esta sempre cheia e nao sinto fome com isso ja perdi 3,5kg o medico disse que era refluxo e me passou ranitidina, porem nao vi melhoras. Ate que tomei hidroxio de aluminio e aliviou. Sera mesmo refluxo? Obg pela atençao

    ResponderExcluir
  118. Gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não é possível confirmar o diagnóstico de refluxo gastroesofágico pela internet, sem conhecer seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao médico especialista em gastroenterologia e peça uma nova orientação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  119. Boa tarde

    Lendo os relatos me identifiquei muito com os sintomas.
    Vou contar a minha história, depois de um ano de 2012 muito estressante devido a um pós graduação, finalizeio curso e retornei a minha cidade, muito cansado e precisando de um descanso. Mas ai começaram os problemas comecei a sentir falta de ar do nada, chegava ao pronto socorro e o médico dizia que eu não tinha nada, mas ia começou a minha perigrinação á medicas, como tive problemas de alergia a uns 15 anos atras, precisando até tomar a vacina pra imunização achei que talvez a alergia a póe poeira tinham voltado, pq os sintomas eram muito parecidos, fui a um alergista, mas depois que descrevi meus sintomas que eram falta de ar, frio, mãos suando, ele achou que era algum tipo de doença autoiminune, fiz os exames que ele mandou mas graças a Deus deram todos normais: eletroforese de proteinas, hepatite e HIV, linfócitos normasi, hemograma tb. E ele não quis fazer o teste pra alergia, pq como ele tinha o meu histórico médico nada indicava ser alergia. Mas mesmo assim ainda sentindo os mesmos sintomas, então resolvi procurar um psiquiatra pois como todos os meus exames estavam normais achei que poderia ser de fundo emocianal, fiz o tratamento recomendado pelo psquiatro, tomei exodus e olcadil, durante quase 5 meses, mas comecei a perceber que estava emagrecendo sem contar que desenvolvi um tosse que não passava de jeito nenhum. Não disse que também fui a um otorrino achando que estava com sinusite mas nada constou nos exames que fiz e o meu pulmão estava limpo sem secreção nenhuma.
    Vou tentar resumir, mas a sensação na garganta não passava, fora as dores no peito e nas costas. então vi na internet que suco de abacaxi com agrião era bom pra rinite alégica que foi a unica coisa a ser diagnostica em mim. Foi a pior coisa que fiz depois de tomar o suco, a noite senti dores fortes no estomago e a sensação de estomago e garganta queimando foram as piores que senti, fiquei mal mesmo e todos os outros sintomas voltaram falta de ar e etc.
    Estou achando que td isso que passei possa ser refluxo gastroesófagico, pq agora estou com a sensação de garganta ardendo e o estomago encomodando bastante. Será que devo marcar um gastro, marquei um alergista novamente só pra tirar a duvida se não é alergia a pó. Gostaria da opinião de vcs, será que devo procurar mesmo um gastro, pq estou cansado de ir em tantos médicos e todos me dizendo que não tenho nada e eu não melhoro. E eu tb não sei se foi o uso prolongado de antidepressivos que acentuou o efeito do suco de abacaxi com agrião, como eu já estava com o estomago ruim. Parabéns pelo blog.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  120. Tenho refluxo a anos e desde o ano passado, tenho apresentado crises recorrentes de bronquite. Meu médico associou ao refluxo, isso realmente tem ligação? Já estou em tratamento. Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  121. Sim, refluxo pode ser um fator desencadeante de crises e/ou um fator agravante da asma. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  122. quando chega a noite sinto uma coisa entalada na garganta,to gravida.serao que tem algo a ver...quando acordo nao sinto mas nada e so a noite mes.

    ResponderExcluir
  123. Grávidas podem ter refluxo gastroesofágico com muita facilidade. Aconselho que entre em contato com seu médico e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  124. Boa tarde!
    Faz uma semana que estou sentindo um bolo na garganta e uma baba esbranquiçada sempre sai da minha boca! tento volmitar mas nao sai a tal bola! è terrivel e doi na regiao do meu estomago* o que pode ser?!

    ResponderExcluir
  125. Boa tarde,
    A algum tempo fiz uma série de exames, no qual ficou constatado que estava com gastrite e também foi confirmada a existência de uma Hérnia de Hiato, fui instruído a fazer um tratamento com Claritromicina, azitromicina e omeprazol, além de uma dieta rigorosa, e tive uma melhora absurda. Porém, a cerca de 3 meses venho sentido um incomodo leve, uma dor suave na região central do tórax na altura dos mamilos, e a poucos dias venho sentindo uma dor parecida nas costas, na mesma altura da dor anteriormente informada, essa dor nas costas assemelha-se ao incomodo que se sente ao engolir um pedaço muito grande de carne, como se estivesse entalado. Será que esses sintomas são recorrentes da gastrite ou até mesmo devido a Hérnia de Hiato? Devo agendar uma consulta em um clínico geral ou seria melhor optar diretamente a um gastro?

    ResponderExcluir
  126. Infelizmente não é possível afirmar a causa dos seus sintomas pela internet. É necessário examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  127. Infelizmente não é possível afirmar se os sintomas que descreve decorrem de gastrite ou de hérnia de hiato pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um médico especialista em gastroenterologia para orientar de forma apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  128. chamo fabio, Por favor, fui diagnosticado com sinusite mas ando acordando e madrugada vomitando.....isso já aconteceu 3 vezes. A tosse naum passa com antibióticos os exames de sangue deram ok, sinusite apareceu no rx, mas e normal ser acordado no susto vomitando e com falta de ar...........socorro estou com medo, pode ser refluxo?????

    ResponderExcluir
  129. Fábio: não é possível afirmar pela internet se você tem refluxo gastroesofágico. É essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e examinar pessoalmente. Vale lembrar que a sinusite também costuma se acompanhar de piora noturna. Aconselho que procure seu médico alergista, relate suas observações e peça que o oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  130. bom estive com uma gripe chata estou me tratando com remedios mas as dores no peito na hr da toce n sei como parou mas a começou a baixo do umbigo mais para a esquerda oq pode ser?

    ResponderExcluir
  131. Peço sua compreensão, mas não há como fazer diagnóstico pela internet. É essencial examinar pessoalmente Aconselho que procure um pronto atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  132. olá boa noite me chamo keiliany estou com uma tosse , mas ate ai tudo bem tenho histórico de alergia e já tive bronquite e ate pneumonia, que de vez enquando volta, mas estou com uns sintomas diferentes a falta de ar não percebo muito são bem silenciosa so a dor no peito a moleza como se fosse desmaia dor no ouvido e depois das analação uma fome enorme e ainda um gosto amargo na boca que não sai.

    ResponderExcluir
  133. Ola!me chamo Marco Aurelio, tenho 26 anos e estou passando por uma situacao complicada! Ha uns 6 meses venho sentindo mta palpitacao, falta de ar, taquicardia, uma angustia no peito, qdo vou dormir ou quando acordo tenho uma sensacao horrivel q parece q vai me dar um infarto e uma falta de ar tremenda. Ha uma semana fiz endoscopia e uma nasolaringoscopia que detectaram: Gastrite cronica, Laringite cronica, espessamento das cordas vocais,hipertrofia severa dos cornetes e desvio de septo a direita, linha de mudanca de epitelio no terco inferior do esofago, H. pylori em fezes; holter e eletro normais (soh com taquicardia sinusal), espirometria normal.. Colesterol total em 300 mg/dl, triglicerideos em 170, LDL em 199, glicemia 78mg/dL,Insulina basal abaixo do normal (0,5 UI/ml) GPT um pouco elevada, ao ultrassom: sinais minimos de esteatose hepatica. Ja estou tratando o refluxo e a gastrite ha 5 dias, com pantoprazol, procinetico, leite de magnesio, domperidona e mesmo assim minha falta de ar continua.. principalmente quando desempenho alguma atividade fisica leve. Gostaria de saber as possiveis relacoes das analises laboratoriais com o meu problema, pois quero comecar uma atividade fisica pra baixar o colesterol e nao tenho condicoes, devido a dispneia severa. Muito Gratoooo!

    ResponderExcluir
  134. Boa Tarde, estou fazedo tratamento de asma com alenia e berotec, nos útimos dias estava com dores abdominais e um entalo na garganta, fiz os exames e na endoscopia foi diagnosticado úlcera pétptica Gástrica, o Médico me receitou o Pantapaz, gostaria de saber se posso continuar tomando o alenia para asma e o Pantapaz para a úccera, além de continuar com a bombinha de berotec. Desde já agradeço. Flama

    ResponderExcluir
  135. Flamarion: o uso da medicação inalada pode ser mantido nas pessoas que apresentam úlcera péptica, mesmo na vogência do tratamento com pantoprazol. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  136. Marco Aurélio: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas não há como emitir um parecer através da internet, sem examiná-lo pessoalmente. Exames são complementares, ou seja, não devem ser analisados isoladamente, mas sempre relacionados aos achados clínicos do médico durante a anamnese e exame físico. De qualquer modo, o seu relato sugere que possa ser um caso de refluxo. Mas, o tempo de tratamento - 5 dias - ainda é curto para julgar os resultados. Aconselho que exponha sua preocupação e suas dúvidas ao seu médico. Ele conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais indicada para orientá-lo de forma segura e apropriada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  137. Keiliany: peço sua compreensão, mas infelizmente não é possível afirmar a causa de sua tosse, falta de ar e dor no peito pela internet, sem conhecer seus dados clínicos e sem examiná-la pessoalmente Aconselho que procure seu médico e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  138. Anônimo2/8/13 14:57

    Boa tarde, lendo alguns relatos vi que me identifico com uns dele teve um médico que disse que era refluxo mas como a sensação de salivação, bolo na garganta arrotos, peso no estomago não passava fui a outro medico que disse que era meu sistema nervoso que estava muito abalado, passou uma medicação e realmente passou aquelas sensações o que ainda sinto é um pouco a salivação porque? o que será realmente que tenho? me ajude, se puder me orientar atraves de e-mail eu posso passar o meu. obg

    ResponderExcluir
  139. Infelizmente não posso ajudar, pois não é possível afirmar seu diagnóstico atraves da internet, sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão e agradeço sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  140. Anônimo5/8/13 16:06

    Prezados, fiz uma endoscopia digestiva a aproximadamente três meses, foram constatados vários problemas, metaplasia e atrofia intestinal, gastrite associada a H.PILORI. Tomei remédio para a bactéria, e continuei sentindo vários sintomas, fui novamente ao Gastro, ele me passo 80 mg de omeprazol e 20 de domperidona ao dia em duas tomadas. No entanto continuei sentido muita dor no peito, dificuldade para engolir, pigarro e tosse frequente, salivação com boca muito aguada. Voltei ao gastro trinta dias depois de estar tomando os remédios supra mencionados, pois estava mau. Novamente foi solicitado uma endoscopia com biópsia, o resultado foi novamente gastrite associada a H.PILORI, esofagite crônica inespecífica, com a biópsia relatando no esofago hiperplasia da camada basal do epitélio e alongamento das papilas vasculares, com ausência de metaplasia/atrofia. Voltei a outro gastro e ao mesmo, eles me disseram que não tenho nenhum problema sério, posso continuar tomando o remédio conforme prescrito.
    No entato continuo sentido basicamente todos sintomas descritos acima.
    Agora pergunto:
    Na opinião dos Srs. os problemas acima descritos acima não merecem maiores cuidados?
    Devo contentar com o diagnóstico e explicação dos gastros, apesar de já estar tomando esta dose cavalar de inibidores á mais de três meses e continuar sentido os sintomas?
    Devo procurar outro especialista?
    Na opinião dos Srs. o que devo fazer levando em consideração que ainda tenho um cálculo biliar de 2,3 centimetros.

    ResponderExcluir
  141. Anônimo6/8/13 22:28

    Boa noite. Esse blog esta de parabens. A equipe e muito atenciosa responde todas as perguntas. Entao pessoal vejo que muito sintomas aqui mencionado tenho adquirido a mais ou menos 1 mes. Bolo na garganta, salivacao excessiva, arrotos e um incomodo no estomago quando como. Apos me alimentar se me deitar sinto como a comida estivesse retornando. Uma gosto amargo ou azedo que sobe. Terrivel marquei uma consulta com o gastro porem ainda sera dia 20/08, entao nesse intervalo e possivel dizer se o meu e refluxo e como devo agir ate a consulta na com o gastro.

    ResponderExcluir
  142. Se os sintomas persistem mesmo com a medicação, é aconselhável que retorne ao gastro para nova avaliação e conduta. Infelizmente não é possível emitir um parecer pela internet. Os exames são complementares e precisam ser analisados em conjunto com os dados obtidos na anamnese e no seu exame físico. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  143. Os sintomas que relato sugerem que possa ser um caso de refluxo gastro esofágico, mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Enquanto aguarda sua consulta com o médico gastroenterologista, procure modificar seus hábitos alimentares. Não fique longas horas sem se alimentar. Faça refeições de pequeno volume mas com menor intervalo de tempo entre as refeições. Não coma antes de deitar. Evite bebidas alcoólicas e alimentos condimentados. Caminhe, estimule a vida ao ar livre. Obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  144. Anônimo8/8/13 09:43

    ja faz algum tempo que venho sofrendo com uma quemação na garganta ja fiz endoscopia alta e nao deu nada mais fui no otorrino e fiz laridoscopia e deu esofogia de refluxo mais eu tomo omeprazol mais nao passa meu deus vou ficar loca ja pensei a ate que pode ser um cancer me ajuda

    ResponderExcluir
  145. Boa noite,a mais o menos 1 mes,sinto como se minha respiraçao vinhesse ate na garganta e dai nao passasse mais,sinto muito cansaço,e quando acordo pela manha é a hora que mais sinto,e alem de sentir o cansaço tudo que como meu estomago,fica cheio rapido,e sinto fortes dores no estomago,quando aperto;
    Grata;....
    Espero resposta

    ResponderExcluir
  146. ola, por favor me ajudem, fui diagnosticado com refluxo gastrico, eu nao sinto queimaçao,ja fiz endoscopia o medico nao falou nao deu nada, sinto algo na garganta fiz tambem dois exames larinjoscopia por estar preocupado como isso na garganta nao deu nada tambem, sou muito preocupado com saude, assim sendo voltei novamente ao medico e fiz tambem um ecograma o medico disse que nao e tem nada na garganta, mas eu sinto um bolo ele some e volta, quando sento a pressao que faz nas costas faz com sinta mais forte nao doi so incomoda por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  147. Boa tarde, estou com 9 semanas de gestação e na última semana tudo que como, tudo mesmo, volta e fique presso na garganta, sendo que antes da gravidez nunca tive isso.É horrível e a noite é pior..nos últimos dias estou comendo só pão integral, sopa e frutas e dormindo meio sentada e mesmo assim não melhora.
    A obstetra me indicou só leite de magnésio, mas não tenho queimação, só refluxo. Por favor, o que posso fazer para melhorar um pouco???? Será que vou ter isso a gestação toda???

    ResponderExcluir
  148. Por favor me ajude, estou sentido a algum tempo um sensação de bolo na garganta, como se tivesse entalada. Mas minha azia é normal, quase nunca sinto, tenho refluxo as vezes, não sinto dor no peito e nem náuseas. O que pode ser?? Estou preocupada. Aumentei meu peso bastante e depois disso que comecei a sentir esse bolo na garganta.

    ResponderExcluir
  149. RESPOSTA AOS CINCO ÚLTIMOS COMENTÁRIOS: gostaríamos de poder ajudá-los, mas infelizmente não é possível afirmar pela internet se os sintomas descritos são causados por um provável refluxo gastroesofágico, sem examinar pessoalmente. O médico gastroenterologista é o especialista indicado para fazer o diagnóstico e indicar tratamento. Conto com a compreensão de todos.

    ResponderExcluir
  150. OlaOlá, me chamo Leandro e tenho 23 anos. A mais ou menos 2 meses tenho sentido Comocomo se tivesse algo na minha garganta na altura de gogó, ao lado esquerdo. Tenho muita queimação e azia, fui ao otorrino e ele disse que tenho refluxo. Eu faço uso de Mylanta plus, o que tem me ajudado um pouco. Sinto falta de ar, dor nas costas, palpitações e taquicardia. Tenho muito medo, mas gostaria muito saber o que pode ser. Ja até pensei que fosse tiróide. Me ajudem, por favor!

    ResponderExcluir
  151. Leandro: infelizmente não é possível fazer diagnóstico pela internet Aconselho que procure um médico gastroenterologista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  152. Gostaria de saber se antiflamatórios e corticóides usados em excesso causam refluxo.Pois tomo-os devido a bronquite alérgica.Ultimamente estou tendo alguns sintomas:Sensação de nó na garganta,como se algo estivesse preso nela,tenho pigarros , arroto com mais frequência e sinto uma dor no peito e nas costas como se algo estivesse me comprimindo.Estou tomando motilium e omeprazol e também vou fazer uma endoscopia a pedido do médico.Porém eu não sinto azia e queimação como as outras pessoas que têm refluxo,só sinto uma leve dor de estômago,além dos meus sintomas citados acima.Todos que tem refluxo sentem azia ou varia de cada organismo?Meus sintomas podem indicar refluxo?obrigado pela atenção.PAULINI.

    ResponderExcluir
  153. Bom dia! É normal uma pessoa ficar com um pedaço de carne engasgada por 24hrs? Estava com dor de garganta, saindo muco... mas depois q vomitei só um pedaço de carne (noite passada) n esta mais saindo esse muco amarelado. Será q fiquei com alguma sequela na garganta? Ainda minha garganta dói, mas depois q vomitei diminui bastante, uns 98% melhorou! Estou tomando Cimelide, multigrip e vitamina C.
    Me ajude! Grata! Luana ;*

    ResponderExcluir
  154. OLA BOA NOITE SINTO A UMAS 2 SEMANAS FALTA DE AR QUE AUMENTA 3 VEZES MAIS DEPOIS DAS REFEIÇÕES,PRINCIPALMENTE JANTAR,O dR DISSE QUE PELOS SINTOMAS É ASMA E ME RECEITOU 3 INALAÇOES AO DIA,PREDNISONA E (...ANINA KKKK ESQUECI O NOME E A CARTELA TA RASGADINHA KKKK)PORÉM NÃO MELHOROU....SINTO AINDA FALTA DE AR,DOR NAS COSTAS E MUITA DOR NO MEIO ENTRE OS SEIOS PARECE UMA BOLA DE ALIMENTO PARADA ALI TERRÍVEL! E DÓI,É DOLORIDO O QUE VC TEM A ME ACONSELHAR.........?QUAL EXAME DEVO FAZER NO RX NAO DEU NADA....OBGADA!ABÇOS

    ResponderExcluir
  155. Oi, todos os dias sinto uma imensa dor no estomago e me da vontade de vomitar, sinto falta de ar e não sinto fome, não me alimento muito bem, ainda não fui no medico, dou tonturas e minha garganta da um bolo que não sei realmente explicar, tem também dores nas costas e as vezes na cabeça e também me da tosse direto
    sabe me dizer oque pode ser? Agradeço dez de já


    ResponderExcluir
  156. Os corticóides sistêmicos (sob a forma de comprimidos, xaropes e injeções) podem provocar irritação da mucosa gástrica e refluxo. Já os corticóides inalados (sob a forma de sprays e inaladores) usados no tratamento de controle da asma não provocam este efeito adverso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  157. Luana: não há como julgar seu caso sem uma avaliação feita pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Agradeço sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  158. Le Silva: o diagnóstico da asma não se baseia em exames mas sim na análise clínica feita pelo médico incluindo a anamnese (dados de sua história) e exame físico. A radiografia não mostra alterações na asma, a não ser em casos de complicações associadas. Aconselho que retorne ao médico para nova avaliação do seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  159. Maria Eduarda: infelizmente não há como afirmar a causa dos seus sintomas pela internet sem uma avaliação clínica criteriosa e feita pessoalmente. Aconselho que procure um gastro ou então um clínico geral para orientá-la de forma apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  160. Nossa.. sei bem o que é isso.. Tenho bronquite, rinite e sinusite.. desde criança.. Eu n tinha refluxo, mas passei dois anos bebendo diariamente, após um tempo apareceu o tal do refluxo... O que ataca em mim, é o chá durante a manhã.. a tarde n há problema nenhum, sempre achei isso esquisito... Bolo de laranja, bolo com muito chocolate, algumas frituras ( ovo, mandioca, linguiça)... Nem o álcool, nem o refrigerante me ataca, mas, se eu estiver atacada, tenho q ficar uns 2 dias numa dieta super rígida... quase que só de arroz, feijão e torrada ehehehehe, pq o resto, caiu no estômago, começa a fazer mal... essa questão de levantar a cama me ajudou muito, pois antes, mesmo com travesseiro alto eu acordava meio que afogando durante a noite, principalmente se estivesse roncando..

    ResponderExcluir
  161. ola estou com uma tosse a mas de um ano mas tem epoca como agora que ela esta me encomodando de mais cega a ficar contrangida pois chego a fazer vomitos gostaria de saber oq posso fazer obrigada

    ResponderExcluir
  162. Saluza: : a tosse não é a doença em si, mas sim o sintoma de um problema. O tratamento da tosse varia em cada pessoa e depende portanto da causa envolvida em cada paciente. Para pesquisar a causa de uma tosse, é necessária uma consulta tradicional onde o médico analisará seus dados clínicos, julgará os fatores envolvidos, examinará o paciente e, se for necessário, solicitará exames. Por isso, não há como orientar seu tratamento ou opinar sobre a causa de sua tosse através deste aconselhamento na internet e sem examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  163. anonimo: Há anos eu tenho um pigarro na garganta que não sara e como se fosse uma alergia . T em tempo que parece melhorar depois começa tudo de novo . Isso fica intalado na garganta nem desce e nem sobe.depois de muitos esforços que eu escarro ai sai .E agora dá impressão que algo está preso na garganta tipo um bolo.e quando alimento doi. Isso é sintoma de refluxo ?

    ResponderExcluir
  164. É possível que o pigarro que descreve possa ser sintoma de refluxo, mas não é possível afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  165. Oi Eu sinto muita falta de ar e meu pulmão está limpo. Tenho sinusite, porem a comida sempre volta e chego a vomitar as vezes. Ao terminar de comer sinto falta de ar entre uma colherada e outra as vezes parece que minha epiglote nao abre apos a comida descer. Será que pode ser o refluxo? Barbara

    ResponderExcluir
  166. Bárbara: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para afirmar se pode ser um caso de refluxo, é essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e examiná - la pessoalmente. Aconselho que procure um especialista em gastroenterologia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  167. Boa Noite! Enfim alguém com que possa conversar sobre o q sinto. Bom, tenho sentindo um incomodo na "boca do estômago" e um tipo de arroto curto, vários seguidos e as vezes vem um com gosto ácido, normalmente sinto mal estar e esse incomodo no estomago antes de começar a sair esse ar pela boca. Fica um tempo sem acontecer, depois volta, gostaria de saber o que pode ser, pode ter a ver com problema no coração? pois há um tempo atrás tive umas crises de arritimia/taquicardia com falta de ar, sensação de desmaio..fiz exames cardiológicos e nada foi constatado(apesar do médico dizer que pecisava de um eletro durante a crise), por fim fui a um neurologista pois pensei até q poderia ser algum tumor na cabeça(devido as vertigens/sensação de peso na cabeça e etc ao fzr coisas simples, como andar no mercado) este me receitou remédios para(sindrome do pânico), não me passou exames neurologicos pois disse q n havia necessidade. Por fim, depois de um tempo não tive essas crises fortes mas agora tenho tido esse problema dos "arrotos curtos"/incomodo no estômago(próximo ao meio das costelas)/refluxo. Poderia me dizer o que pode ser? Tô cansada de ir a médicos e não conseguir resolver meu problema, nenhum me da um diaguinóstico concreto e eu quero muito sarar. Ass: Anne

    ResponderExcluir
  168. Olá boa tarde, amigo estou com um problema já a um mes ou mais.. Ja marquei consulta mais vai demorar uns 15 dias ainda. O meu problema é uma tosse que já tem algum tempo vem sempre acompanhada de pigarro.. e queimação esta sempre presente...tenho muito arrotos acompanhados de queimação...nos ultimos dias estou alem da tosse estou com garganta meio ruim e voz ta um pouco rouca. Também vez em quando sinto pouco de falta de ar mais a noite.. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  169. Me chamo Sandra tenho passado por muitos problemas de refluxo, fiz endoscopia e não deu refluxo, fui no otorrino fiz um exame pelo nariz laringoscopia, e o medico conseguiu ver o refluxo, ele disse que em varios casos não da pra ver por endoscopia. Vale a pena fazer este exame.

    ResponderExcluir
  170. DEPOIS DE 2 SEMANAS COM TOSSE SEM MOTIVO APARENTE, MEU ESPOSO DE 1 SEMANA PRA CA, SE ENGASGA, PARECENDO QUE VAI SUFOCAR E ARROTA BASTANTE..... TEM ESSAS CRISES MAIS OU MENOS 3 A 4 VEZES AO DIA.... E DURANTE A NOITE TBM! HJ PASSAMOS COM CLINICO GERAL/CARDIO , EELE NOS ENCAMINHOU PARA O OTORRINO,ISSO SÃO SINTOMAS DE REFLUXO?
    GRATA

    ResponderExcluir
  171. Anne: os sintomas que descreve podem ser causados por refluxo gastro esofágico e não têm causa cardíaca. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet: é aconselhável que procure um médico especialista em gastroenterologia. Obrigado pela visita aonosso blog

    ResponderExcluir
  172. Upnet: o seu relato sugere que possa ser um caso de refluxo, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet: é aconselhável que procure um médico especialista em gastroenterologia. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  173. Sandra: existem casos onde o diagnóstico é feito na vídeo pelo médico otorrino. O tratamento é feito em conjunto com o gastroenterologista. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  174. Luana: os dados enviados em seu relato sugere que seu esposo possa ter refluxo gastroesofágico, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet. É essencial examiná-lo pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  175. Tenho um filho de 16 anos e hoje ele me reclamou que ao jantar,sente que desce tudo queimando,mas ele fora isso não sente mais nenhum sintoma a única coisa que estou sentindo é que ele anda meio sem apetite.O que poderia ser?

    ResponderExcluir
  176. Estou sentindo uma sensação de bola na garganta e enjoos. Numa situação semelhante há alguns meses atrás, o médico disse que era refluxo e receitou Lanz e Peridal. Esse tipo de sintoma pode ser recorrente?

    Obrigado,
    Guilherme

    ResponderExcluir
  177. Fhaell: os dados enviados em seu relato sugerem que seu filho possa estar apresentando um refluxo, mas não é possível diagnosticar pela internet. Aconselho que o leve a um médico gastroenterologista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  178. Guilherme: os sintomas de refluxo podem reiniciar mesmo após tratamento adequado. Aconselho que entre em contato com seu gastro e peça que oriente a conduta adequada para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  179. Boa tarde, há mais ou menos duas semanas estou com uma tosse que até não sabia se era de gripe ou alérgica, e na ultima sexta-feira fui ao médico e ela disse que seria alérgica, que seria melhor procurar um otorrino para verificar melhor e me receitou Ebaste D comecei o tratamento e a tosse diminuiu, porém agora ela está me assustando mais ainda pois normalmente de madrugada acordo tossindo parece que tem alguma coisa pra sair mas não saí nada,a garganta fecha fico sem respirar, me dá ânsia e vontade de arrotar tudo ao mesmo tempo, e de tanto tossir estou com muita dor nas costas, na barriga e peito e acontece também durante o dia mas menos intenso como a noite, sei que pela internet é difícil diagnosticar mas se for possível apenas uma sugestão do devo fazer, agradeço.

    ResponderExcluir
  180. A tosse pode ter causas variadas, sendo o refluxo gastroesofágico um dos fatores que podem causar o sintoma. Contudo, é essencial pesquisar rinite, sinusite, infecções virais, tabagismo (mesmo nas pessoas que não fumam mas que convivem com fumantes), entre outros fatores. O esforço provocado pelo acesso de tosse pode provocar sensação de náusea e até vômito sem que seja obrigatoriamente devido a refluxo. Aconselho que procure um alergista para orientar de forma adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  181. A exatamente 8 dias comecei com sensação de falta de ar e ''engasgos'' durante a noite, que agora ocorrem durente o dia. Segunda-feira fui ao PS, , o médico que me avaliou solicitou um Raio-x do tórax e dos seios da face. Graças a Deus no pulmão não deu nada ( sou ex-fumante) mas ele comentou que os seios da face estão obstruídos.Em uma tomografia realizada em 06/13 nada foi constatado.
    Ontem retornei ao médico, porém fui ao otorrino. A Dra informou que tenho sintomas de refluxo, pela sensação de engasgar. Mas e a falta de ar que sinto? Como se fosse necessário puxar o ar com força, até forçar o peito, também estão associados?
    Comecei o tratamento com o Pantoprazol 40mg 2x dia.Mas estou preocupada quanto a esta sensação de engasgos, e da falta de ar. Coisa ruim essa! Gostei do blog, muito interessante a matéria. Sorte para vocês!

    ResponderExcluir
  182. Andreza: alguns tipos de refluxo gastroesofágico podem originar ou agravar a sensação de falta de ar. Aconselho que converse com seu médico, exponha suas dúvidas e temores e peça que a oriente.Obrigado pela visita e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  183. Tem algum tempo que depois que eu saio de uma aula de muay thai que eu fico bastante suado, vem uma queimação forte nos meus mamilos, especialmente o esquerdo, eu não sei se posso considerar que tenho refluxo gastroesofágico mas pelas precauções que você passou, eu tenho feito errado, porém essa sensação de queimação só aparece depois de um treino que eu fico bastante suado!

    ResponderExcluir
  184. Boa Noite!Há uns 15 dias atrás venho sentindo queimação na garganta,porém não sinto nada no estômago,nem azia nem enjoo.Mas,como fico praticamente o dia todo fora de casa,levo uma marmita que foi preparada sempre um dia antes.Quando vou almoçar na faculdade esquento essa marmita de um dia para outro, as vezes até armazeno na geladeira ,e as vezes não.Sendo assim,gostaria de saber se há possibilidade dessa comida provocar um refluxo?Embora só sinto queimação na garganta?

    ResponderExcluir
  185. Oi , bom dia.

    Tinha dores na garganta q se espalhacam pelo oescoço e iam iam até o ouvido e quando respirava era como se passasse frio pela garganta. Fui a um
    otorrino, depois de examinar minhagarganta ele me falou q é refluxo e me passou tecta um vez por dia. Tbm fui a um gastro e depois de uma endoscopia ele diagnosticou o refluxo e tbm gastrite e me orientou tomar tomar tecta duas vezes porcdia e domperodo 3 veszes, sempre antes das refeiçoes. O problema é q mesmo diminuindo das dores no pescoço, aubda sinto dores no lado esquerdo na garganta e no
    ouvido e continuo sentido um frio desse ladoda farganta quando respiro. Estou tomando esses remédioas há 15 dias. Deveria esperar mais ou voltar ao otirrino???

    Grato, pela atenção..

    Parabéns pela atenção

    ResponderExcluir
  186. Cirios: o tratamento do refluxo gastroesofágico é demorado e quinze dias de uso da medicação não são suficientes para uma atuação eficaz. Vale lembrar que o tratamento do refluxo também exige uma mudança de hábitos e uma dieta específica. Aconselho que converse com o gastro, exponha suas dúvidas e temores e peça que oriente. Se for o caso, ele poderá indicar um nutricionista para orientar sua dieta. Gratos pela sua visita.



    ResponderExcluir
  187. Paulo Eduardo: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas, não há como afirmar pela internet. Aconselho que procure um médico gastroenterologista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  188. Agronomiaueb: a interferência no refluxo depende do tipo de alimento que leva em sua marmita e do tempo de leva entre as refeições - é importante fazer pequenos lanches para não ficar longo tempo sem se alimentar Aconselho que peça ao seu gastro que oriente a forma mais adequada de preparar suas refeições para levar em sua marmita. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  189. Renato A de Oliveira10/11/13 20:25

    Olá Boa Noite !
    Na noite de sexta para sábado (09/11/13), acordei subitamente com uma enorme falta de ar, o ar não vinha, dei um pulo da cama, assustei minha noiva, fui ao banheiro, tossi algumas vezes em sequencia e o ar voltou...
    o susto foi enorme...
    venho com tosse há alguns dias, estou tomando um xarope... em algumas vezes na tosse sai um pouco de secreção. as vezes, nem sempre.
    Estou achando que é refluxo sim, e tenho receio de fazer endoscopia... o que fazer ??
    Já estou utilizando as medidas preventivas e melhorou um pouco. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  190. Renato: o seu relato sugere que possa ter sido o refluxo a causa da falta de ar, mas não se pode deixar de pesquisar outras causas que podem ocasionar sintomas noturnos. Por isso, o primeiro passo é procurar atendimento médico. Só se pode tratar depois de fazer um diagnóstico correto. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  191. Oi, boa tarde!
    a duas semanas venho me sentindo sufocado, sinto algo apertando minha garganta e fico arrotando costantemente, durante a noite acordo assustado com muita falta de ar, a garganta fica seca. é desesperador, tenho deixado de dormir com medo de me sufocar e dá um "piripaque" durante o sono. isso pode ser refluxo ?

    Obrigado pela atenção... ADOREI O BLOG...

    MARCELLO

    ResponderExcluir
  192. Marcello: a possibilidade de que seja um refluxo existe, mas não é possível afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um médico gastroenterologista para orientá-lo de forma apropriada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  193. Há alguns meses venho sentindo um ardor na garganta.Ano passado tive uma úlcera q ficou cicatrizada.Fiz uma videolaringoscopia q deu como resultado edema e hiperemia das aritenóides.Paquidermia.Levei no gastro q me receitou Prazol mas a ardência não passa.Sou fumante mas a cada dia fumo menos por causa disso.Estou com medo.Será q parando de fumar totalmente a ardência passa?Não foi visualizada nenhuma massa,laceração nem lesão na região examinada.Seria refluxo mesmo?

    ResponderExcluir
  194. É provável que mais de uma causa esteja contribuindo para a sensação de ardor na garganta. O tabagismo é um importante agravante do problema e impede a melhora mesmo com tratamento do refluxo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  195. Prezados senhores,bomdia!Há alguns meses venho sentindo um ardor na garganta.Fui ao otorrino q depois de um exame diagnosticou hiperacidez gastrica.Sinto também um pouco de tontura.Teria isso a ver com o metabolismo?Gostaria de saber se vcs podem me dar umas dicas de como me alimentar para me curar desse problema.Agradeço muito pela atenção de vcs!Obrigada!

    ResponderExcluir
  196. A alimentação deve ser natural, balanceada e saudável: frutas, legumes, comida caseira. Evite frituras, condimentos, açúcar e carboidratos. Evite também: café, bebidas alcoólicas e/ou gasosas, refrigerantes, frituras, frutas cítricas, pimenta, temperos fortes, excesso de alho e cebola. Faça refeições menores e coma mais vezes durante o dia. Evite ficar longas horas sem se alimentar. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  197. Boa tarde ! ano passado sentir dores no peito e braço esquerdo e abdome fiz exame cardiaco e sangue e nao deu em nada .
    Esse ano procurei clinico geral e ele suspeitou de gastrite causada por bacteria,ele passou omeprazol e endoscopia mais nao fiz .
    .E continuei tomando o remedio ja tomei 1 cartela nao melhorei depois comprei outra depois passou algumas semanas comprei de novo ,acabou passou algums dias comprei 4 cartela tomei sem parar ,est ou na ultima e ainda nao acabou e parece ter algo na boca do estomago um caroço ou esta inchado e estou me alimentando evitando goduras.voce pode me dizer o que e que eu tenho ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno