Pular para o conteúdo principal

Alergia a cosméticos

Maquiagem, tinturas para cabelo e esmaltes são vendidos para serem artifícios embelezadores, função que pode ir por água abaixo quando desencadeiam alergias. 




 A médica Fátima Rodrigues Fernandes, presidente da ASBAI-SP (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia da regional São Paulo), explica que alergia é uma condição hereditária genética. E, a rigor, qualquer substância pode desencadear essa ação, mesmo após muito anos de uso.


É comum ver pessoas que usaram determinado produto por muito tempo e em certo momento começam a apresentar alergia. Chega até ser difícil para o médico para convencer o paciente a suspender o uso. Um exemplo é que, depois de anos de tintura, às vezes até da mesma marca, começam a ter eczemas nas orelhas e no pescoço. Não é o cosmético por si o causador da alergia, mas, sim, um substância usada em sua fórmula. 

A substância que mais causa alergia na tintura de cabelo é a parafenilenodiamina, usada como fixador. Também pode estar em cosméticos escuros, como sombras e lápis de olho, por exemplo. A adição ou não dela pode mudar conforme a marca. Por isso, após feitos os exames para descobrir a qual substância se é alérgico, a única forma de prevenção é ficar de olho no verso das embalagens. 



Na dúvida, vale a pena entrar em contato com as empresas para checar se realmente não há o componente, pois algumas embalagens não mostram absolutamente tudo o que foi usado.

Como detectar?
O primeiro passo é procurar um alergista para avaliar seu caso. 
- Para descobrir qual o produto causador da alergia é recomendado o teste de contato. Nesse exame, são colocados diversos tipos de produtos nas costas do paciente e após 48 horas o médico faz a primeira análise. Outra leitura é feita após mais 48 horas. Achado o causador, é dado um relatório ao paciente com os produtos nos quais ele pode encontrar esse elemento. 
 Há também o teste do uso, quando se coloca um pouco do produto em uma região onde a pele é mais fina (como na dobra interna dos cotovelos) e se acompanha a reação. Algumas tinturas de cabelo ensinam como fazer esse teste no panfleto que vem junto com o produto. 


Produtos hipoalergênicos - vale a pena?
- É preciso ter cuidado, pois o uso do termo na embalagem não significa passe livre para 100% dos alérgicos. Alguns esmaltes hipoalergênicos podem tirar toluol, formaldeído e parabeno -que estatisticamente causam mais alergias- da fórmula, mas outras substâncias químicas continuarão lá e elas podem ser prejudiciais para outros tipos de alérgicos. 

A tintura de henna é um plano B para as alérgicas a parafenilenodiamina (presente nas colorações) que não querem deixar os fios brancos. Mesmo assim, elas precisam ficar de olho na embalagem, pois algumas marcas adicionam parafenilenodiamina. 

- Além da henna, há um tonalizante à base de óleo de camomila que clareia até dois tons o cabelo e também deixa os fios brancos dourados, dando o efeito de luzes. Ela explica que, por serem naturais, esses cosméticos não colorem com a mesma potência que os produtos químicos. Os fios brancos ganharão um tom dourado, mas não vão ficar loiros como nos processos à base de água oxigenada. 
- Na maquiagem, as soluções para as alérgicas são mais difíceis. Uma sugestão é diminuir o numero de produtos - base, corretivo e blush (após pesquisa para encontrar marcas que não causem nenhuma reação na pele). 
- Nos lábios, beterraba faz a vez de batom: pode cortar a beterraba na hora e dar um beijinho, ou fazer uma pastinha e aplicar com pincel. 
 Fonte

Comentários

  1. Oi! Tenho alergia ao tolueno e formaldeído presentes em esmaltes de muitas marcas. Felizmente, aqui no Brasil já existem esmaltes baratos e sem essas substâncias. Desenvolvi a alergia com 22 anos de idade, depois de muitos anos pintando as unhas... Senti coceira nas bochechas, que foram ficando vermelhas e feridas. O dermatologista disse logo que era alergia à esmalte, achei esquisito, aí testei várias vezes e confirmei de fato essa alergia. Também tenho rinite alérgica e sinusite. Meu marido tb tem rinite, é alérgico à proteína do leite e todo tipo de antiinflamatório DAINE. ah, ele tb é alérgico à dipirona. E aí, minha dúvida... qual a probabilidade de minha filha de 2 anos e meio desenvolver essas alergias? Até agora ela não tem nada, mamou por 2 anos e é super saudável.. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Giovanna: existe um fator hereditário na alergia, ou seja, filhos de pais alérgicos têm mais probabilidade de serem alérgicos do que aqueles que não tenham pais com alergia. Na realidade, isto significa apenas que a probabilidade é maior, mas não que pessoas alérgicas sempre terão filhos obrigatoriamente alérgicos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por responder! E espero que minha filha não desenvolva nossas alergias! rsrs..

    ResponderExcluir
  4. meus filhos de 04 e 12 anos estão fazendo tratamento com busonid e fumarato de cetotifeno(3 meses). o mais velho está se queixando de visão embassada(dificuldades em enxergar), na bula do busonid, diz que este medicamento pode prejudicar a visão. por favor gostaria que me respondesse, estou aflita, obrigada

    ResponderExcluir
  5. O parecer que solicita não pode ser emitido através da intermet: para afirmar a causa da alteração da visão apresentada por seu filho é necessário avaliar de forma criteriosa e pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-lo e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  6. Liane Elena de Q. Gonçalves10/10/12 09:46

    Minha médica (alergista) indicou o uso de Maxidex pomada oftalmológica. Estou com as pálpebras vermelhas e coçando. Ainda não fiz o teste de contato para saber de fato o que sou alérgica. Já sei que sou alergica a esmalte, mas já estou há duas semanas sem usar. Agora imagino que seja a maquiagem.
    Conforme orientação médica, estou tomando o Alegra e não achei a pomada. Confirmei que essa pomada não está mais no mercado há 3 meses, qual posso substituir? Agradeço sua ajuda. Abs. Liane

    ResponderExcluir
  7. Liane: peço sua compreensão, mas este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não prescrevemos e não indicamos nomes de remédios. Aconselho que entre em contato com a sua alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  8. Nao sei ao certo a que tenho alergia,fui ao cabeleleiro pintar o cabelo e foi usado um pruduto para proteger a testa, a orelha e a nuca. Acho que foi esse produto que causou feridas em minhas orelhas, testa e nuca· o que devo fazer ja fui ao medico e tomeivarios remedios e nao consegui melhorar emnada·

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente não posso ajudá-la, pois não é possível fazer o diagnóstico através da internet, sem examiná-la pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  10. OI meu nome é Rafaela tenho 16 anos e tenho alergia a Hena e queria fazer luzes no meu cabelo tem algum problema isso ou posso fazer?

    ResponderExcluir
  11. Rafaela: os dados que envia não me permitem afirmar qual é a sua possibilidade de ter alergia à tintura utilizada para fazer luzes no cabelo. Aconselho que peça ao seu alergista (que conhece seus dados clínicos) que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/1/13 22:16

    oi meu nome é jessica sempre pintei o cabelo e a 2 ano atras desenvolvi uma alergia de qualquer marca de tintura ate de hena pois fiz uma tatuagem de hena e ficou muito feio a minha pele deu uma bolha enorme e em volta ficou como queimado.
    e ja com a tintas eu fiquei meses toda machucada com ferimentos no corpo todo que coçava e depois descamava.
    Também parecia queimaduras.
    sofri de mais tomei vários anti alérgicos e injeções mais sem nem um resultado.
    quando ja estava sarando da terceira crise fui a uma dermatologista e ela me deu o diagnóstico de psoríase.
    o problema e que eu ainda tenho duvidas se realmente tenho psoríase ou so a alergia da tintura de cabelo.
    gostaria de saber se psoríase causa essa alergia dês de ja agradeço

    ResponderExcluir
  13. Jessica: não há uma relação direta entre as duas doenças. Pessoas portadoras de psoríase podem ter alergia, sem que uma situação seja a causa da outra. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  14. Meu cabelo tá ficando branco e não consigo usar essas tintas vendidas no mercado, tbm tive alergia de hena pois fiz uma tatuagem e ficou muito feia a minha pele,ficou toda ferida no lugar da tatuagem, gostaria de saber se existe algum tipo de tinta que possa está fazendo um novo teste, não qro ficar com os cabelos brancos, rs.. Me ajudem, por favor!!!

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de poder ajudar, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para poder indicar uma alternativa para tintura de cabelo, é essencial avaliar seu caso pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, a Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro é uma clinica particular ou publica?

    ResponderExcluir
  17. Mariana: a nossa clínica é particular mas pertence a uma entidade filantrópica.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  18. Mariana Pereira:para responder sua pergunta é essencial conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa, realizar testes de contato e examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na PGRJ. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  19. Tenho angioedema e nunca tive alergia a nenhum cosméticos, Com o tempo posso começar a ter alergia aos cosméticos ao passar dos anos? OBG

    ResponderExcluir
  20. Juliana: o fato de ter angioedema não implica que obrigatoriamente terá também alergia a cosméticos. De qualquer modo, qualquer alergia é sempre imprevisível pois não surge na primeira vez em que se usa uma determinada substância, mas sim com o passar do tempo e com a repetição do uso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber qual é esse tonalizante citado no artigo, de camomila. Grata!

    ResponderExcluir
  22. O tonalizante foi citado na matéria:
    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/heloisanegrao/1081261-alergicas-a-cosmeticos.shtml
    Para obter a informação que deseja, você deve entrar em contato com a autora da matéria, cujo e-mail se encontra ao final do texto. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  23. Anônimo2/2/14 22:21

    oi meu nome e Cíntia tenho 27 anos e a três anos descobri que tenho dermatite de contato não consigo usar esmalte todos que falar que e poligênicos mesmo assim continuar a irritação nos dedos e no pescoço vçs pode mim recomendar alguma marca de esmalte. o resultado do exame e parafenilenodiamina das outras substancia não tenho alergia obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  24. Cíntia: os dados enviados em seu relato não são suficientes para que eu possa indicar uma marca de esmaltes de unhas com segurança para seu uso. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde.
    Tenho rinite alergica, sou consciente disso. Uma única vez dei um banho de brilho no cabelo. Isso pela mnhã, à noite minha glote fechou, fiquei quase sem respirar e a vista escureceu. Procurei uma especialista em alergia, fiz alguns testes e segundo a mesma, os exames só acusaram alergia a picada de mosquito. Pergunto: tintura de cabelo pode desencadear uma crise gravíssima de rinite ? O que fazer? Que tintura posso usar? Ou não poderei usar tintura alguma? Gostaria de sua orientação. Obrigada.
    Laís.

    ResponderExcluir
  26. Laís: tinturas de cabelo podem causar diversos tipos de alergia, sendo a mais comum a dermatite de contato. É mais rara a ocorrência de rinite, que em geral decorre do odor do produto, sendo de natureza irritativa. Não tenho condições para atender sua solicitação, pois para indicar uma tintura apropriada para seu caso é essencial examinar pessoalmente Estamos ao dispor na Policlínica geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  27. Olá

    Há mais ou menos 8 meses, comecei a ter problemas ao tingir o cabelo. O couro cabeludo coçava, ardia muito e após lavr o cabelo, sentia o couro cabeludo anestesiado, como se estivesse queimado. Fiz um teste de alergia a cosméticos e deu alergia a trietanolamina. Notei que até a tinta Inoa da Loreal, dita anti-alétgica, me causava essas sensações. Olhei o rótulo e vi que continha etanolamina. Ao que parece, não posso com nenuma substância da família das etanolaminas. Estou desesperada atrás de uma tintura que não contenha essas substâncias. Como tenho escova definitva no cabelo ( princípio ativo: tioglicolato de amônia), não posso usar henna. Você podem me indicar algum produto ou alguma farmácia de manipulação aonde eu consiga manipular uma tintura em São Paulo, capital?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  28. Não é possível indicar um produto pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados. A avaliação sem examinar pessoalmente pode incorrer em erros. Sugiro que procure um alergista para orientá-la com segurança Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  29. Procurei uma alergista, e informei que tinha dermatite causada por tintura de cabelo, ela me indicou fazer um teste de contato, mas que ela não fazia, porém fui indicada para outro alergista e falei do tipo de alergia e teste que precisava fazer, ele me disse que iria fazer o teste, porem o resultado poderia dar negativo e que este problema não tem solução, me disse que o correto seria não pintar mais o cabelo. Imagina uma mulher de 47 anos não poder pintar os fios brancos, pois bém, ele marcou o exame, portanto ao voltar para casa resolví olhar o que estava escrito na requisição "Teste cutâneo leitura imediata ( poeira/ acaro, blomia/ fungos/barata), não entendí nada , meu problema é no couro cabeludo e o médico me manda fazer um teste respiratório? Devo cancelar este teste? Por favor alguém especialista da área me ajude!

    ResponderExcluir
  30. O teste indicado para avaliar a alergia à tintura de cabelo é o teste de contato. Publicamos um texto sobre o tema. Convido que leia neste link: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2009/01/testes-alrgicos.html Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  31. oi tenho 11 tenho alergia a quimica,queria descolorir meu cabelo nas pontas.será que vai ter alguma reação?

    ResponderExcluir
  32. Beatriz: é preciso conhecer seus dados clínicos, definir o tipo de alergia que apresente e saber qual o tipo de química que provoca a reação em sua pele. Só assim será possível orientá-la de forma segura para uma alternativa para descolorir o seu cabelo. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  33. Raquel Borges4/11/14 20:39

    Boa noite minha mae tem alergia comprovada pelo patch test de cloreto de cobalto e parafenilino diamina já a uns 8 meses , ela sente muita coceira no couro cabelo existe alguma shampoo para retirar o resíduo dessa tinta que ainda esta no cabelo? pode se usar shampo anti resíduos? existe algo caseiro também que ajude amenizar a coceira no corpo? sucos, chás etc?

    ResponderExcluir
  34. Raquel: depois de 8 meses sem utilizar tintura, é pouco provável que ainda tenha resíduos do produto. De qualquer modo, é essencial examinar para orientar uma conduta apropriada para sua mãe. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  35. Olá! Tenho 26 anos e esse ano tive 03 reações alérgicas, a última foi nos lábios o que fez eu procurar um especialista. Fiz o Patch Test que diagnosticou reação a PARAFENILENODIAMINA, segundo o médico essa substância é presente em cosméticos, porém não uso tinta de cabelo e não percebi alteração com uso de esmaltes, por isso que acredito que as minhas reações são provenientes das reações cruzadas. Quais os outros produtos que possui essas substâncias?

    ResponderExcluir
  36. Márcia: Parafenilenodiamina é um componente da borracha e cosméticos. É sensibilizante comum na borracha preta, mas o problema mais comum com este alérgeno está nas tinturas de cabelo. Do mesmo modo, ele pode provocar dermatite alérgica de contato em roupas, principalmente de cor escura. Reveladores em fotografia freqüentemente têm parafenilenodiamina. As etiquetas nas tinturas de cabelo podem conter nomes diferentes da parafenilenodiamina, mas que causam o mesmo problema, como: p-toluenodiamina, 1,4-benzenediamina, p-aminodifenilamina, 1,4-fenilenodiamina, 2,4-diaminoanisol, p-aminoanilina e o-aminofenol. A HENNA para cabelos é uma tintura segura. Alguns casos de dermatite alérgica de contato foram descritos em pessoas que fizeram tatuagem temporária com HENNA negra. No entanto, ao contrário da tintura de HENNA para cabelos, nas tatuagens são acrescentados corantes, como a parafenilenodiamina ou mesmo borracha negra. A maioria das pessoas alérgicas a parafenilenodiamina tolera bem as tinturas semi-permanentes. Reação cruzada: Sulfas, Sulfaniluréia ( medicamentos antidiabéticos ), Benzocaína, Fotoprotetores à base de PABA, Paratoluenoamina, PPD-mix, Hidroquinona e Antraquinona.
    Produtos relacionados: • Antioxidante ou acelerador na indústria da borracha ou plásticos • Corantes de couro (raros ) • Cosméticos de coloração escura
    • Fotocópias
    • Óleos, graxas e gasolina
    Gratos por sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  37. Olá, gostaria de saber se vocês podem me indicar algum pó descolorante sem a presença da Parafenilenodiamina. Grata

    ResponderExcluir
  38. Laís: pós descolorantes não contém parafenilenodiamina habitualmente. De qualquer modo, recomendo que sempre leia o rótulo antes de usar qualquer produto. Se houver dúvida, fale com o(a) alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  39. Anônimo6/1/15 21:52

    Oi, tenho 16 anos e queria fazer uma tatuagem de rena, mas sou alérgica a trietanolamina, gostaria de saber se tem algum problem. Se na rena contém esse ingrediente. Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Trietanolamina é um dos agentes emulsificantes de ácidos graxos, como o ácido esteárico e oléico, mais utilizados na indústria cosmética na formulação de emulsões óleo-em-água. Também é usado em medicamentos, como nas gotas otológicas para remoção do cerúmen. Mas, para afirmar se você pode ou não fazer a tatuagem de henna, é preciso conhecer seus dados clínicos. A pessoa mais adequada para aconselhá-la é o seu alergista que a examinou e conhece seu histórico de alergias. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  41. Oi, minha mãe tem psoríase, gostaria de saber se ela pode pintar o cabelo? Se poder qual produto posso utilizar? Grata desde ja.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde, já há algum tratamento para reduzir ou estabilizar a alergia a tolueno e formaldeído (presentes nos esmaltes e demais tintas)? Adoro artesanato e fico super limitada pela alergia... Obrigada

    ResponderExcluir
  43. O fato de ter psoríase não significa que sua mãe terá alergia a tintura de cabelo. Aconselho que procure um (a) alergista para orientar com segurança. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  44. Se for confirmada uma alergia de contato imunológica, o tratamento implica no afastamento do fator provocador da dermatite. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  45. Olá boa noite chamo-me Elisabete.e sou de Portugal,gosta? se me puderem ajudar...sou loira platinada já á algums anos ,comecei.a fazer descoloração,só nas raizes,durante o maximo 1ano nunca aconteceu nada ...só que as ultimas três vezes foi horrível..senti-me muito mal ao ponto de ter de chamar uma ambulância pensava mesmo que ia morrer...deixei de usar o pó para.descoloração e agora uso tinta super aclarante só que não é a mesma coisa a raiz fica com um tom amarelado...será que não existe pó para descoloração anti alergico?Por favor tem que ter uma solução...Se por acaso existir fora de Portugal eu compro e experimento.Obrigada

    ResponderExcluir
  46. Elisabete: a alergia não se manifesta de maneira igual em todas as pessoas. Por isso, o primeiro passo é procurar um alergista e para identificar qual foi a substância contida no pó descolorante que causou sua alergia. Só assim será possível indicar um produto alternativo que seja seguro para o seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  47. BOA TARDE
    ME CHAMO RENATA RODRIGUES.
    EU ESTOU COM ALERGIA DE TINTAS DE CABELOS.
    ENTAO FIZ UM TESTE QUE CHAMA TESTE DE CONTATO. (AQUELES QUE PREGA UM ADEVISO NA COSTA E FICA COM ELE POR 48 HORAS)
    NELE DEU QUE EU TENHO ALERGIA DE SULFATO DE NIQUEL E PARAFENILENODIAMINA.
    GOSTARIA DE SABER QUE TINTA QUE DEVO USAR QUE NAO TENHA ESTA COMPOSIÇAO.?
    DESDE JÁ AGRADEÇO.
    AGUARDO O RETORNO DE VCS.

    ResponderExcluir
  48. Renata: Não é possível indicar um produto pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados. Conto com a sua compreensão. A avaliação sem examinar pessoalmente pode incorrer em erros. Sugiro que entre em contato com seu (sua) alergista e peça que a oriente.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  49. Porque a necessidade de esperar 48h qual o significado?
    Se esperar apenas 24 e o produto nao reagir ja nao é seguro que nao me vai fazer nada?

    ResponderExcluir
  50. Boa tarde. No teste de contato há a necessidade de aguardar 48 horas para uma primeira avaliação pelo tipo de reação imunológica envolvida, visto que este mecanismo não é imediato. E ainda assim, são necessárias mais 24 horas para a concretização do teste. Em caso de dúvidas, procure seu(sua) alergista assistente. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  51. Olá meu nome é Laura sou Enfermeira - Esteticista... Tenho uma cliente que é alergica a Trietanolamina. Existe algum produto no mercado que possa substituir tal produto, para fazer a limpeza de pele!? Desde já agradeço a Resposta!

    ResponderExcluir
  52. Laura: o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. É preciso conhecer os dados clínicos de sua cliente para definir o produto mais seguro e adequado para ela. Não há uma substância que seja 100% segura para qualquer pessoa. É essencial examinar sua cliente de forma criteriosa para que se possa estabelecer a suscetibilidade individual. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  53. Boa noite. Sempre fui muito alérgica, nunca uso maquiagen, cremes só sem perfume, enfim um saco. Resolvi clarear os cabelos. Sempre me previno e tomo antialergico antes. Sábado clareie de novo. Na hora não sei nada mas depois minhas narinas ficaram irritadas e estou com um pouco de coceiras na cabeça, braços e costas. Fui hoje no alergista que prescreveu Alegra 180mg e me mandou fazer o teste, disse que era pra me informar que produtos a cabeleireira usou. Mas estou em dúvida se tenho que pegar só os nomes nomes ou levar os produtos? E agora, mesmo medicada meus olhos estão coçando um pouco, mas não estão inchados E para piorar o resultado da cor não ficou vou, terei de voltar ao salão para corrigir. Mais sofrimento. Estou preocupada e como outras mulheres aqui falaram não posso deixar de cuidar dos cabelos.

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde. Em relação a preparação do teste, você deve entrar em contato com o médico que irá realizar, para que ele(a) possa tirar essas dúvidas. O teste avaliará se sua reação é alérgica ou apenas irritativa, para que você receba um diagnóstico e como deverá proceder. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  55. Oi Boa noite! Gostaria de saber se existe algum tipo de exame p saber há q tenho alergia. Pq já venho tentando saber à q tenho alergia e ñ consigo ja eliminei alguns tipo de alimento, cremes e até agora nada

    ResponderExcluir
  56. Sandra: o teste de contato pode ser útil na avaliação da alergia a cosméticos. Mas, o diagnóstico é clínico e se baseia na avaliação global do paciente feita pelo médico alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  57. Olá!
    Existe algum banho de brilho para pessoas alérgicas? Pq eu já usei e tive reação alérgica, meu olho ficou inchado, a minha testa e cabeça também, além disso, minha cabeça também ficou ferida e sensível, mas eu queria da banho de brilho pq o meu cabelo precisa de uma renovação como toda mulher gosta de experimentar essas coisas de beleza né. Eu tive acompanhamento da alergista r graças a Deus ficou tudo bem, mas eu queria saber se tem como eu ir em uma médica e levar os produtos que eu usei para ela fazer um teste alérgico e descobrir qual ingrediente da fórmula eu tenho alergia, pois talvez exista algum tipo que eu possa usar. Beijos !

    ResponderExcluir
  58. Sim. A sua médica alergista é a pessoa mais indicada para orientar os produtos mais adequados para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  59. Todas as tintas de cabelos tem hidroquinona?

    ResponderExcluir
  60. Esse produto parafenilenodiamina causa queda de cabelo???? Sou alérgica a isso.burrachas, gasolina, esmalte, vários alimentos, corantes etc. Vivo um pesadelo, usei tinha n achei aqui na minha cidade sem essa substância é desde então meu cabelo está caindo muito, tem algo a ver??

    ResponderExcluir
  61. Não Nem toda tintura de cabelos contém hidroquinona. Recomendo que leia o rótulo atentamente e caso tenha dúvidas, fale com o(a) alergista antes de utilizar o produto. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  62. Dyanah: pessoas que são alérgicas ao parafenilenodiamina poderão ter queda de cabelo com tinturas de cabelo que contenham esta substância. Não tenho condições para avaliar se é o seu caso sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Aconselho que procure atendimento com um(a) alergista. Gratos pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  63. Sempre colori meus cabelos, um dia ao descolorir tive uma grave reação alérgica. Depois disso já pintei outras vezes com as tinturas que eu estava acostumada e nada aconteceu. Porém agora já faz um tempo e gostaria de pintar meu cabelo com uma tintura sem amônia, será que não terei alergia ? Se eu fizer o teste do toque eu consigo comprovar que ao pintar não terei ?

    ResponderExcluir
  64. Bah.Belmiro> se há dúvida quanto à alergia a tintura de cabelo, o teste mais indicado é o teste de contato. Este teste pode ser feito com a bateria padrão ou com o próprio produto suspeito de causar a reação. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  65. Olá tenho alergia a parafenilenodiamina e quero muito fazer uma tatuagem gostaria de saber se posso ou não?

    ResponderExcluir
  66. Renato: os dados que envia não são suficientes para que eu possa opinar sobre a realização de uma tatuagem, pela internet e sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Não recomendo que faça a tatuagem sem antes pedir esta orientação ao médico(a) especialista que trata de sua alergia. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Ola meu nome é Verônica, tenho 22 anos, desde criança sofro com as alergias, quando eu era criança eu tinha alergia a lactose, e agora eu fiz uns testes de contato com um DR° descobriu que nada de produtos que contem TRIETANOLAMINA posso usar. Nesse meu caso, como eu trabalho em casa tambem, tenho que usar luvas diferenciadas, para nao ter contato com os produtos. Se eu não usar luvas e nao evitar esses produtos quimicos, tantos nas maos e nos pés começam a coçar e chegam ao ponto de até rachar. Sera que no meu caso, seria um tratamento para a vida toda?

    ResponderExcluir
  68. Verônica Boa noite. A trietanolamina é uma base orgânica constituinte principal da Trolamina e pode causar irritação na pele e mucosas. É utilizado na indústria cosmética na formulação de emulsões óleo-em-água. Também é usado em medicamentos, como nas gotas otológicas para remoção do cerúmen.
    Alguns medicamentos podem conter trietanolamina: Cerumin, Meticoçan, Paraqueimol. Os cuidados preventivos devem ser mantidos para evitar novas lesões. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  69. Boa noite! toda vez que faço penteado e utilizam laquê meu cabelo fica podre durante uma semana e acontece uma quebra, ele fica caindo por muito tempo, passo um ano pra recuperar meu cabelo, existem laquês antialérgicos?

    ResponderExcluir
  70. Luana: é preciso conhecer os componentes químicos do laquê e realizar um teste de contato para identificar a substância causadora da reação e para confirmar se é uma reação alérgica imunológica). Só assim será possível indicar um produto que seja uma alternativa segura para seu caso. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  71. Bom dia!
    Na tinta utilizada para tatuagem contém PPD?
    No caso de tintura de cabelo com PPD tomar anti-alérgico antes da aplicação minimiza as reações alérgicas?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  72. QUERO SABER SE É POSSIVEL FAZER TINTA PARA CABELO EM FARMACIA DE MANIPULAÇÃO POIS SOU ALERGICA AS TINTAS DO MERCADO

    ResponderExcluir
  73. Paula: nem toda tinta de tatuagem contém parafenilenodiamina. Informe-se com seu alergista antes de realizar o procedimento. Se for mesmo uma dermatite de contato, não adiantará tomar um antialérgico (anti-histamínico) uma vez que a histamina não é o mediador principal das alergias de contato. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Para responder se é possível manipular uma tintura de cabelo, é essencial saber qual é a substância que causou a alergia no seu caso. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  75. Olá, tenho 28 anos e há três anos descobri que tenho dermatite atópica. Fiz um patch test na alergoclínica e o resultado foi: parafenilenodiamina/ cloreto de cobalto / sulfato de níquel/ perfume mix/ Tonsilamina e Formaldeído. Além desses, alimentos que contém níquel, ácido benzóico e corantes. Achei a lista de alimentos muito extensa e com isso perdi 4 kilos. Parece que não posso comer nada. Existe algum teste mais específico que o Patch? Poderia indicar? Já cortei muitas coisas mas a urticária as vezes ameniza, mas nunca passa. Já estou com marcas na pele de tanto coçar. Obrigada

    ResponderExcluir
  76. Cynthia: nem sempre há necessidade de uma dieta alimentar tão rigorosa nos casos de dermatite atópica. Não tenho condições para opinar sobre seu caso sem conhecer seus dados clínicos e sem examinar você pessoalmente. Aconselho que retorne ao seu médico e peça que a oriente ou então procure uma segunda opinião. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  77. Anônimo7/8/16 23:37

    Olá, meu nome é Rose. Estou alérgica a tintura de cabelo,fiz teste de contato e deu positivo para sulfato de tolueno 2,5 Diamina 1,0%. Tenho procurado alguma tinta que não contenha esta substância mas está difícil, gostaria de saber se existe alguma tintura sem essa substância. Outra dúvida é quanto ao parafenilenodiamina, se tem alguma reação cruzada com o sulfato tolueno, se eu encontrar alguma tinta que tenha parafenilenodiamina e não contenha o sulfato tolueno eu poderia usar?

    ResponderExcluir
  78. Rose: Bom dia A reação cruzada significa que poderá haver alergia a produtos com nomes diferentes mas que sejam quimicamente semelhantes. Mas, não quer dizer que a alergia ocorrerá em todas as pessoas. Por isso, não é possível afirmar se você poderá usar o produto baseado apenas nos dados enviados em seu relato e sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. O seu alergista é a pessoa mais adequada para orientá-la com segurança. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  79. Mariana: Boa noite. A reação cruzada significa que poderá haver alergia a produtos com nomes diferentes mas que sejam quimicamente semelhantes. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Olá!!
    Usei henna na sobrancelha por muito tempo e derrepente desenvolvi processo alergico.
    Mais mesmo assim faço uso pois meus pelos são muito claros, a alergia só dura enquanto o produto ainda esta na pele, ai uso uma pomada para assadura que faz sumir a vermelhidão e o inchaço.
    Gostaria de saber se jah existe algum produto para usar na sobrancelha q seja antialergico?
    Obrigada desde jah.

    ResponderExcluir
  81. Daniele Boa tarde. Nenhum produto pode ser considerado "antialérgico", uma vez que as pessoas são diferentes e a alergia depende da sensibilidade de cada uma. Recomendo uma consulta com alergista para que seja possível avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar uma tintura adequada para você.
    Avaliar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

  82. Olá!Sou a Mira,
    Boa tarde!
    Há 8 meses estou sofrendo por causa de alergias, já usei vários produtos indicados pelos médicos nada resolveram. Comecei uma alergia nas mãos, depois achei estranho porque começou a coçar pescoço, pés, nuca, virilha, abdome curvas das pernas por detrás dos joelhos, etc. Até então pensava ser algo relacionando com produtos de limpezas, mas agora estou com dúvidas, os médicos só pediram p usar luvas de silicone, e os remédios, pomadas e cremes, resolvem, mas por um determinado tempo só. Vou fazer um teste de contato, q é bem caro, na sua opinião este teste vai identificar o q está causando estas alergias mesmo. É eficaz? Obrigada! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou muito alérgica e há anos, faço tratamento com vacinas do meu alergista. De qualquer forma, já tive os mesmos sintomas e descobri que por estar muito sensível, eram os cosméticos que estavam me irritando. Troquei para shampoos sem sulfatos e parabenos, hidratantes corporais e géis de banho sem cheiro, banhos rápidos, etc..

      Excluir
  83. Mira: Boa noite. O teste de contato é eficaz e tem objetivo de identificar quais as substâncias que podem ter causado uma dermatite de contato. O teste é realizado quando não é possível identificar a causa de uma alergia de pele através da investigação clínica na consulta ou do exame do paciente.Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Lêda Carvalho24/12/16 15:27

    fiz teste de contato e constatei que sou alérgica acloreto de cobalto, parafenilenodiamina, irgasan e quinolina-mix qeu produto para cabelo devo usá-lo

    ResponderExcluir
  85. Fabi Boa tarde A alergia de contato aos cosméticos tê mecanismo imunológico que não responde ao tratamento com vacinas (imunoterapia com alérgenos). Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  86. Lêda: a indicação do produto adequado para seu caso deve ser feita pelo(a) alergista que realizou o teste. Além do resultado, é preciso conhecer seus dados clínicos e o tipo e grau de reação apresentados no teste de contato. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  87. Eu passei um pó descolorante e água de 20 sabe na hora fique com uma irritação na minha garganta isso foi na sexta no domingo está muito ruim ...acho possível a alergia com tosse pode ter sido causado pela pó?

    ResponderExcluir
  88. Boa noite. Acho pouco provável que sua tosse seja causada apenas pela inalação do produto. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  89. Maria Helena24/2/17 12:02

    Olá,

    Sempre usei tintura, mas já fazem 3 anos tive uma reação alérgica...Não foi uma reação grave mas, antes de fazer a próxima coloração fiz o teste de contato indicado na embalagem...aí sim, no local, tive uma reação mais forte. Desde então não colori mais os cabelos. Não fiz ainda os patch testes. Agora estou com um creme de coloração gradativa de feito suave. Resolví fazer o teste indicado na embalagem...Apliquei pequena quantidade do produto (tamanho moeda 10 centavos) no antebraço atrás da orelha e até ponto no couro cabeludo. Não houve reação alguma...Isso me garante que se usar em todo couro cabeludo não terei reação? Ou só terei essa garantia fazendo os teste em consultório?
    Obriagada desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
  90. Quando se realiza o teste com o produto, obtém-se um resultado que não é específico. Mas, ao realizar o teste de contato ("patch test"), são utilizadas substâncias isoladamente, permitindo uma análise mais criteriosa da causa da alergia. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Helena25/2/17 21:22

      Obrigada pela atenção. Mas não sanei minha dúvida. Entendo que o patch teste é mais específico e criterioso. Mas a minha dúvida é: Se faço o teste indicado pelo fabricante deste ou de outro produto e não tenho reação: Posso ou não usar o produto? Desde já agradeço. ..

      Excluir
  91. Maria Helena Bom dia. Não recomendo. O teste com cosmético pode dar resultado falso negativo e não detectar a alergia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Helena26/2/17 14:32

      Boa tarde.

      Obrigada pelo esclarecimento.
      Continuem com o bom trabalho.
      São muito atenciosos.


      Excluir
  92. Eu não sinto coceira na hora de pintar mas depois de secos os cabelos sinto uma leve coceira que passa em dois dias nem preciso de antialérgico. Mesmo assim me preocupa devo procurar um médico?

    ResponderExcluir
  93. Dafny: o seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia, Recomendo uma avaliação com alergista feita pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  94. Anacy Nunes9/5/17 10:05

    Bom dia! Há muitos anos pinto o cabelo de preto, e desenvolvi recentemente uma alergia à tintura. Exatamente como aos inúmeros casos relatados acima. Estou usando uma tintura dita hipoalergênica mas não é perfeita. a fixação deixa a desejar e ao final do processo também arde meu couro cabeludo. Sem falar no preço, um absurdo! Conversando com um farmacêutico que me atendeu, o mesmo me relatou inúmeros casos iguais ao meu e me chamou à atenção de que a tintura Biocolor preta, aquela que era baratinha e vinha num frasco de vidro, saiu de linha. Era uma excelente marca, a minha preferida por sinal, e eu lembro que não causava nenhuma reação. Será que essas tinturas novas não estão vindo com esses ingredientes que causam alergia como forma de baratear os custos de produção dos produtos? O capitalismo imperando... Isso é caso de uma denúncia formal à Anvisa. Tanto a minha mãe quanto a mãe desse farmacêutico usaram por muitos anos tinturas como a Biocolor e outras, e nada acontecia. Por que agora está acontecendo essa verdadeira calamidade?
    Talvez, se uma sociedade como a de vocês denunciasse esse tipo de ocorrência na Anvisa, isso tivesse mais peso que denúncias isoladas de consumidores. Vou denunciar individualmente mas gostaria de deixar a sugestão também para vocês. Grata.

    ResponderExcluir
  95. Anacy Bom dia. Para afirmar, seria necessário ter acesso às formulações das tinturas para fazer uma comparação. Encaminharei sua sugestão à nossa equipe. Agradeço sua sugestão. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  96. Oi, meu nome é Bianca, sou alérgica a várias substâncias, entre elas, a parafenilenodiamina. Gostaria de saber como identificar esse componente nos rótulos, ele só aparece com esse nome? Como fazer essa avaliação nos rótulos dos cosméticos? É o mesmo que parabenos? Gostaria de entender um pouco mais. Obrigada

    ResponderExcluir
  97. Parafenilenodiamina e parabeno são substâncias diferentes.
    Parafenilenodiamina é um componente da borracha É sensibilizante comum na borracha preta, mas o problema mais comum com este alérgeno está nas tinturas de cabelo. Do mesmo modo, ele pode provocar dermatite alérgica de contato em roupas, principalmente de cor escura.
    Reveladores em fotografia freqüentemente têm parafenilenodiamina.
    As etiquetas nas tinturas de cabelo podem conter nomes diferentes da parafenilenodiamina, mas que causam o mesmo problema, como: p-toluenodiamina, 1,4-benzenediamina, p-aminodifenilamina, 1,4-fenilenodiamina, 2,4-diaminoanisol, p-aminoanilina e o-aminofenol.

    Parabeno é um componente de cosméticos. Mas atualmente está sendo retirado dos produtos devido a alta possibilidade de causar alergia.
    Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  98. Olá! Tenho alergia a Parafenilenediamina comprovado em teste.
    Meus cabelos estão ficando branco e gostaria de uma solução para pintá-los.
    Existe alguma tinta sem esse componente?
    Existe algum anti-alérgico ou tratamento que posso fazer para não desencadear alergia ao colorir o cabelo?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  99. Paula Boa tarde Sim, existem opções de tinturas para os cabelos. Mas esta não é uma orientação padronizada, Pelo contrário, deve ser feita de acordo com as características de cada pessoa. Por isso, não pode ser feita pela internet. Recomendo que procure um(a) alergista.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia


    ResponderExcluir
  100. Eu posso deixar de ser sensível à trietanolamina?

    ResponderExcluir
  101. Considerando q o uso contínuo e muito frequente de uma determinada substância pode causar alergia à ela,existe alguma possibilidade da alergia ser "curada" se passar muito tempo sem usar a substância?

    ResponderExcluir
  102. Existem dermatites de contato alérgicas e não alérgicas. Nos casos onde a alergia é comprovada, não há cura. Mas pode ser controlada, com a recomendação suspender o contato com a substância causadora das lesões. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  103. Tenho alergia à cloreto de cobalto,níquel e perfume mix, mas estou querendo fazer luzes,pois a luz não encosta no couro cabeludo,o quem tem na água oxigenada e no pó descolorante e no matizado?

    ResponderExcluir
  104. Bom dia. Não é tão simples esclarecer sua dúvida. Eu precisaria conhecer o tipo e gravidade da alergia que apresentou. Além disso, o resultado do teste de contato é dado de acordo com a intensidade da reação ao teste. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que acompanha seu tratamento e peça que oriente. Não é possível responder com exatidão pela internet. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  105. Olá Dra

    Estou tratando uma alergia nos olhos, na pele externa que circunda a parte interna do olho. Já usei corticoides, colírios, pomadas e até injeção de celestone. A alergia vai e volta, a pele já está fina, rachada e sensível. Deixei o esmalte pois sei que potencializa. Já fui em vários dermatologistas e oftalmos. É um sofrimento para mim.

    ResponderExcluir
  106. Haydée Bom dia O seu relato sugere que possa ser uma dermatitealérgica. A medicação alivia, mas é importante definior a causa Caso contrário, as lesões retornam, passado o efeito dos remédios. Aconselho que procure um espevialista em Alergia para orientá-la Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  107. Bom dia!
    Sou alergica a trietanolamina, estou com medo de pintar o cabelo , pq pesquisei varias marcas de tonalizantes e nao aparece essa substancia na composiçao.Tem outro nome q os fabricantes usam para identificar essa substancia ?

    ResponderExcluir
  108. Ilza Boa tarde Outros nomes usados para trietamnolamina são: Tris(2-hidroxietil)amina, 2,2',2"-Trihidroxi-trietilamina, Trietilolamina, Trolamina, nitriloetanol. Pode ser usada abreviada: TEA. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  109. Bom dia, sou alérgica a parafenilenodiamina e gostaria de saber se nos esmaltes encontramos essa substância, pois não pinto o cabelo ha 4 anos e recentemente tive a mesma reação de quando pintava, vermelhidão e coceira no rosto, queixo, pescoço e olhos...

    ResponderExcluir
  110. Bom dia. Parafenilenodiamina não é um componente habitual de esmaltes de unhas. Como já se passaram quatro anos, é recomendável repetir o teste de contato, uma vez que podem ter ocorrido novas sensibilizações. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde ! Tudo bem ? Tenho alergia a parafenilenodiamina, descobri recentemente, porém ainda tenho dúvidas como localizar os ativos que faz parte dessa composição. Como faço pra descobrir tudo ?
    Grata

    ResponderExcluir
  112. Ana Caroline Bom dia. Rótulos podem conter nomes diferentes para indicar a presença de parafenilenodiamina na fórmula das tinturas de cabelo: p-toluenodiamina, 1,4-benzenediamina, p-aminodifenilamina, 1,4-fenilenodiamina, 2,4-diaminoanisol, p-aminoanilina e o-aminofenol. Fique atenta e se tiver dúvidas, esclareça com seu alergista antes de usar o produto. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno