Pular para o conteúdo principal

A ALERGIA NOS OLHOS


Os olhos estão em contato direto com o meio ambiente, sendo alvos frequentes de reações alérgicas, principalmente a conjuntivite alérgica. Os processos alérgicos são variados e podem comprometer: pálpebras, cílios, conjuntiva, córnea e úvea. 



A alergia nas pálpebras 
O quadro alérgico mais sugestivo é a dermatite de contato a cosméticos, em especial decorrente do uso de esmalte de unhas e colírios. O aspecto clínico é de descamação e eczema na região das pálpebras. 
Outra situação frequente é o edema (inchação) das pálpebras, sendo mais comum nos processos de urticária ou angioedema. 
Blefarites são processos inflamatórios que acometem as bordas palpebrais, na região dos cílios. Muitas vezes, a reação decorre de infecções bacterianas e se acompanham de vermelhidão, inchação, às vezes com pus dor e ardência. Quando a blefarite ocorre repetidamente é importante avaliar as defesas imunológicas do organismo que podem estar comprometidas. A blefarite seborréica se acompanha de uma escama (caspa) fina e aderente. 

A Alergia na Conjuntiva 
O exemplo mais comum é a conjuntivite alérgica, que em geral acompanha a rinite alérgica. Manifesta-se por vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, fotofobia (luz solar incomodando) e coceira. A presença da rinite alérgica indica a origem do processo e a confirmação diagnóstica é feita pelos testes cutâneos. A conjuntivite deve-se na maioria das vezes à alergia aos ácaros da poeira domiciliar. O processo agrava-se por fumaça, ar refrigerado, poluição e vapores químicos. 
A conjuntivite alérgica deve ser diferenciada das outras conjuntivites infecciosas por vírus ou bactérias. Nestas, é comum o acometimento de apenas um dos olhos, o olho está intensamente injetado, com dor e sensação de areia. Na alérgica, a vermelhidão é mais leve e menos demorada e a coceira é o sintoma mais destacado.  

A Alergia na Córnea e Úvea 
A córnea pode apresentar quadros chamados de ceratite, quase sempre acompanhados de conjuntivite, constituindo a ceratoconjuntivite. Por exemplo: uma forma de ceratite é a ceratoconjuntivite de contato, em geral por medicamentos colocados nos olhos. Aí se destacam os colírios que têm como conservante o timerosal. Também pode ocorrer a ceratoconjuntivite por hipersensibilidade ao bacilo da tuberculose. Aparece uma pequena bolinha (flictenula) na borda da íris (parte branca dos olhos) com vasos sanguíneos irradiando dela; há dor e mal-estar local, sem coceira. Os quadros de uveíte caracterizam-se por comprometimento inflamatório na camada vascular dos olhos.

Como Controlar as Conjuntivites Alérgicas 
A conjuntivite alérgica precisa ser reconhecida e medicada, para minimizar a sintomatologia e impedir agressões medicamentosas em um órgão tão delicado. É preciso cautela no uso de colírios. O abuso, na maioria das vezes por automedicação e sem qualquer critério, pode complicar um quadro simples. 

Tratamento
A história de cada paciente, as características, os sintomas, aliados aos dados do exame físico são a base para o diagnóstico e para diferenciar de outras doenças que podem se confundir com as alergias oculares. A conjuntivite alérgica quase sempre acompanha a rinite alérgica e por isso seu tratamento repousa em: 
1) Controle de ambiente, ou seja, combate aos ácaros da poeira, em especial no dormitório do alérgico. 
2) Medicação de uso preventivo e para os sintomas 
• Anti-histamínicos por via oral, que reduzem significativamente os sintomas. 
• Colírios: são vários os tipos de colírios usados no tratamento das conjuntivites alérgicas. Podem conter anti-histamínicos, cortisona, cromoglicato, entre outros. A maioria dos colírios é comprada sem receita médica. Mas, todo cuidado é pouco: colírios contendo vasoconstritores ajudam a reduzir a hiperemia (olho vermelho), mas devem ser usados por pouco tempo, pois os vasos da conjuntiva funcionam como os das narinas: após uma ação benéfica vasoconstritora, com redução da vermelhidão, aparece uma reação rebote, vasodilatadora, tão mais notável quanto maior o prazo de uso. Os colírios de cortisona dão sensação de alívio, mas tem risco potencial de efeitos colaterais: facilitação de infecções, catarata e principalmente glaucoma (aumento da pressão intra-ocular). Portanto, só devem ser usados por ordem médica e por um período de tempo curto. 

A compressa com água (ou soro fisiológico) gelada é uma medida caseira, simples, barata e eficaz para alívio sintomático da conjuntivite alérgica. 

3) Imunoterapia ou vacina para alergia: utiliza extratos padronizados de ácaros da poeira e têm indicação similar à rinite. É importante recurso adicional já que nem sempre é possível colocar em pratica a profilaxia para inalantes e tem ótimos resultados clínicos no controle das conjuntivites alérgicas. 

Fonte: Conheça sua alergia - Magalhães Rios e Lian Carvalho




 Imagem: http://marketingderedeonline.com/images/marketingderede-multinivel.png

Comentários

  1. Tenho conjuntivite ocular desde criança e sempre sofri bullying na escola por apresentar um dos maiores sintomas da conjuntivite o olho vermelho, sofro ate hoje com esta alergia interminaval. Os tratamentos so ajudam amenizar os sintomas, mas so quem tem sabe o que realmente e passar por dias terrives com os olhos inchados e vermelhos. O pior de tudo e o preconceito que existe em todo lugar, sempre fui chacota na escola e muitos falavam que usava algum tipo de droga o pior de tudo e o professor te magoar com palavras, os piores dias da minha vida foram na escola escola e nao tenho vontade nenhuma rever colegas ou professores. As palavras machucam e cada ser deve aprender a respeita o outro do jeito que ele que ele realmente e.

    Att. Lorrany Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho o msm problema, rinite alergica e conjutivite ocular desde os 3 anos, durante mto tempo cocei mto os olhos ( mais o olho direito) causando uma lesao no olho, meus olhos sempre ficaram vermelhos, n tinha hora q melhorase e sempre tive mta vergonha, ganhei apelidos na escola e sofri mto com bulling , ao ir em um medico ele receitou um colirio q deveria ser usado durante 1 mes, esse coliro era o Maxidex q contem corticoide, o uso desse coliro fez o meu olho pela primeira vez ficar realmente "branco" mas qnd parei de usar vlt td de novo e por sofrer com o preconceito e bulling das pessoas ao meu redor fiz a auto-medicação com esse colirio durante 8 messes, durante esse tempo me sentir realmente "bem" n sofri mais com bulling e fiquei feliz, mas apos esse tempo meu olho começou a doer fiz exames foi diagnosticado Glaucoma, estou com 90% da visão do olho direito comprometida e com risco de ter o outro olho afetado e pior disso é q uso colirios para Glaucoma q deixam meu olho mais vermelho ainda.. n sei oq fazer tenho 17 anos to perdendo no 3 ano escolar e to ficando cego.. to perdendo a vontade de viver aos poucos, sinto vontade de pedir ajuda a todo momento..

      Excluir
    2. Que triste. Eu usei por um tempo o claroft depois li a bula e parei. E por fim a alergia era pelo produto usado nas lentes de contato. Automedicação é muito perigoso. Espero que vc melhore logo querido. Faça o tratamento certinho. E se abra com sua família e amigos sobre como está se sentindo.Boa sorte.

      Excluir
    3. Sera se tenho meu olho coça direto arde fica vermelho ... Hj tive uma dor no caroço do olho depois ele formou uma bolha de agua dentro parecendo uma bolsinha e coçando bastante tomei o antialérgico e melhorou AA coceira mais ainda ta inchado . to com medo pois nunca apresentei sintomas ... Me ajudem

      Excluir
  2. Lorrany: você tocou num ponto muito importante. Infelizmente há muita incompreensão das pessoas, transformando doenças em motivos de chacota. É muito importante divulgar as informações corretas para que compreendam que a atitude correta é a compreensão e o apoio. Agradecemos seu depoimento e sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/5/13 17:05

    Meu filho está com uma alergia nas palpebras q ja duram 7 mêses . Já fui em varios especialistas e nada . Me disseram a ultima vez q pode ser calose . Será?? gisele

    ResponderExcluir
  4. Gisele: infelizmente não é possível fazer o diagnóstico ou apontar a causa da alergia do seu filho sem examiná-lo pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu filho e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/6/13 03:04

    Professor fazendo bylling é de matar! Infelizmente no Brasil o bullying vem disfarcado de "brincadeira". Mto triste sofrer bullying, mas pior mesmo ser uma pessoa q faz bullying. Está na hora das escolas tomarem este assunto a sério, usando tolerancia zero.

    ResponderExcluir
  6. Estou com o olho esquerdo lacrimejando muito e ardendo pouco, mas incomoda demais ficar lacrimejando. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  7. Ingrid: não é possível afirmar a causa dos sintomas que relata através da internet, sem examinar pessoalmente Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5/8/13 11:30

    Bom dia! Eventualmente tenho uma reação nos olhos, em meu ver, acho que é alguma reação alérgica em consequêcia de algo. Porém, há tempo, venho tentando descobrir e resolver meu problema, mas, até hoje, nenhum médico conseguiu diagnosticar em consequencia de quê, ocorre essa reação alérgica. No meu caso, trata-se inicialmente de uma coceira nos olhos (formigação) ela se inicia sem mais, sem menos, e a palpebra dos olhos começam a inchar, formando uma espécie de bolsa na parte superior e principalmente na parte inferior dos olhos (com maior frequência). E então, tenho que toma algum anti-histamínico e esperar horas e às vezes dias para que o mesmo retorne à aparência normal. Gostaria muito que esse problema fosse diagnosticado, pois, é muito encômodo esse problema acontecer, pois, não tem dia e nem hora, pra que o olho comece a coçar e derepente inchar, formando tal bolsa.
    Aguardo resposta e um possível diagnóstico para meu problema.
    Desde já, grato pela atenção.
    att, Arthur Z.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arthur Z.

      Td bem? Li seu comentário e me identifiquei totalmente. Gostaria de saber se você descobriu o que era. Me responda, por favor, pois não aguento mais, principalmente a coceira. E ninguém descobre o que é, só dizem que é alergia, mas não sabem do quê.

      Por favor, me responda.

      No aguardo.

      Lilian

      Excluir
  9. Arthur: compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão; Infelizmente não é possível fazer diagnóstico pela internet sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente dos seus dados clínicos. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  10. Estou com as palpebras avermelhadas, bem aonde eu passo o delineador (maquiagem), será que pode ser por causa deste produto ?

    ResponderExcluir
  11. A possibilidade existe, mas não há como afirmar se o delineador é a causa do problema sem examinar pessoalmente. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  12. Estou com uma bolinha dentro do olho mas na parte vermelhinha de baixo no cantinho ..e er dolorido .. oque é?

    ResponderExcluir
  13. O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Não há como afirmar a causa da lesão ocular que descreve sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um oftalmologista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  14. bem na bolinha preta do olho,sinto raspando,e tenho alergia ocular
    Pode ser por isso??
    ja tive isso antes e tinha passado!!! voltou,só que bem fraco,e havia chorado muitoo e esforçado a vista,pode ser opor isso que voltou ?
    obrigada

    ResponderExcluir
  15. O sintoma que relata não parece estar relacionado com alergia. É essencial examinar pessoalmente para poder afirmar. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma pequena descamação nas pálpebras e as vezes fica inchado pode ser grave?O que devo usar?

    ResponderExcluir
  17. Jessica: infelizmente não é possível fazer diagnóstico, afirmar se é grave ou indicar tratamento pela internet sem examinar pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Aconselho que procure um oftalmologista para orientá-la. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo5/4/14 08:12

    Bom dia ,meu netinho desde que tinha 4 meses começou a desenvolver uma tosse constante e irritante, com secreção nos pulmões e nariz ,minha filha faz constante uso de xarope , sempre com autorização do pediatra e de até antibioticos que na minha opinião não tem resolvido , hoje ele tem 10 meses e há 5 cinco meses a criança tem esse problema e o pediatra não passa ele para um alergista para que se investigue a causa dessa tosse , gostaria de uma opinião o que fazer para ajudar meu netinho ? POR FAVOR ME RESPONDAM !

    ResponderExcluir
  19. As causas de tosse infantil são variadas e nem sempre alérgicas. Os principais causadores de tosse na primeira infancia são: secreção pós nasal, rinite, sinusite, asma, refluxo gastro esofágico, alguns típos de vírus, tabagismo familiar, entre outros. Mas, não há como opinar específicamente sobre seu neto pela internet, sem examinar pessoalmente. A nossa equipe está ao dispor na Policlínica Geral RJ para prestar mais esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  20. As vezes surge uma bolhinha na minha córnea, ela parece gelatinosa, deixa a regiao onde se encontra vermelha (sempre no canto do olho q fica mais próximo ao nariz), ela incomoda como se tivesse alguma coisa dentro do olho, mas não dói, e depois de umas horas some sozinha! O que seria isso?

    ResponderExcluir
  21. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  22. Bom dia, estou com sintomas de ceratoconjuntivite por hipersensibilidade do bacilo da tuberculose no caso qual a melhor solução ou tratamento e qual o melhor colírio que eu posso usar

    ResponderExcluir
  23. Eric: este blog obedece as normas do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  24. To com uma bolinha no olho direito tá vermelho e arde muito oq será que é? Wesley ^^

    ResponderExcluir
  25. Weslwy: não é possível afirmar a causa da "bolinha" em seu olho direito, sem examinar pessoalmente. Você deve procurar atendimento com oftalmologista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo4/1/15 00:25

    Socorro, minha filha hoje de repente apresentou um inchaço no olho e vermelho e no canto uma película muito grande e lacrimejando. Fui ao pronto socorro e o médico disse que poderia ser um quase alérgico e me encaminhou ao oftalmologista, mas o mesmo não havia. Hoje é domingo e será que poderia ser mesmo alergia, tentando por aqui arrumar o mais rápido possível pois esperar até segunda fica difícil.

    ResponderExcluir
  27. Sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico pela internet, sem examinar sua filha. Avaliar pela internet pode resultar em erro e prejudicar o paciente. Contamos com sua compreensão. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  28. juliapires231@gmail.com4/2/15 21:59

    Oi gostaria de saber uma informação. .
    saiu duas pequenas bolhas no cantinho da minha pupila ja na parte branca do olho esquerdo depois de um mes apareceu no olho direito no msm lugar q a outra so q apenas uma... sinto muita irritaçao no olho arde ,coça e sai uma secreçao como se fosse lagrima so q mais grossa... a um tempo atras eu estava tendo esquecimento nas duas vistas q pararam assim q comecei a usar oculo 1,50×1,25 ...
    vc tem alguma opiniao do q possa ser? Devo procurar um médico? Qual?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  29. Julia: não é possível afirmar a causa dos seus sintomas sem examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento Aconselho que procure atendimento médico com oftalmologista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  30. Oi' estou com um serio probleminha' ontem apareceu no canto do meu olho uma bolinha' e quando eu acordei pela manha de hj ela enchou mais e meu olho ta ardendo encomodando e ao piscar ele arde muito' meu olho ta enchado na regiao de baixo no canto na regiao do nariz e essa 'bolinha cresce" o que serà?" Como devo trata-lo?

    ResponderExcluir
  31. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  32. Lilian: você não informou a que comentário se refere. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  33. Olà! Bom dia!!

    Os meus olhos coçam muito,ficam vermelhos,arde,incham e aparece tipo uma pele transparente sobre o olho e tipo tem arreia dentro dentro dos meus olhos.As vezes doi tamto q eu chego a ficar tomta,o que pode ser? Me ajude porfavor

    ResponderExcluir
  34. Olá, há algum tempo eu venho sentindo irritação nos olhos, sintos eles muito secos, passo colirio mas depois de algumas horas a irritação volta. Essa semana surgiram umas bolinhas na parte de dentro do meu olho direito, ela não doem, nem incomodam, ele só continua seco como antes, elas estão na parte debaixo do olho, onde geralmente os médicos usam a principio ver se a pessoa pode estar com anemia. Eu gostaria de saber se é grave, se devo procurar um médico urgente ou se posso esperar. Obrigada, Giovanna!

    ResponderExcluir
  35. Giovanna: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas, não é possível fazer diagnóstico ou afirmar se é grave ou não, pela internet. Aconselho que procure um especialista em oftalmologia para orientá-la de forma adequada Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  36. Lais: sinto muito, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. É preciso examinar seus olhos para fazer o diagnóstico. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico na forma de consulta presencial. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Olá, estou com um pontinho vermelho na pálpebra inferior há uma semana, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  38. Não é possível afirmar a causa do "pontino vermelho" que descreve em seu relato sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  39. meu filho tem seis anos,e tem problema alérgico nos olhos(rinite),ele reclama de dor nos olhos, ardência, vermelhidão e sensível a luz solar, fico preocupada, p já usou alguns colírios passados p médicos, mas ate agora nada, será q esse problema e somente alergia????

    ResponderExcluir
  40. Não é possível emitir um parecer se os sintomas oculares do seu filho são alérgicos e se estão relacionados cpm a rinite sem uma análise criteriosa e pessoalmente dos seus dados clínicos. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  41. Olá!
    Bem, fui diagnosticada com conjuntivite alérgica sazonal. O médico receitou o colírio Relestat por um mês, de certa forma melhorou, mas a coceira permaneceu. Então, foi receitado o corticoide Flutinol por um mês, usei por duas semanas e senti um incômodo muito grande nos meus olhos, parecia que estavam secos, para aliviá-los usava o Systane, porém com medo da pressão do olho suspendi o uso do Flutinol faz alguns dias, e ainda sinto uma leve coceira nos olhos. A minha dúvida é: o flutinol pode trazer problemas para o meu olho, como glaucoma, em um mês? Quero muito terminar o tratamento com ele, pois sinto que pode dar um melhor resultado, já que, segundo o médico, a alergia é leve e a coceira não incomoda como antes, apesar disso estou com medo da pressão dos olhos.

    ResponderExcluir
  42. Olá, boa noite. A conjuntivite alérgica sazonal, é uma patologia que requer muita atenção, porque além das alterações que ela pode causar diretamente nos olhos, a coceira intensa pode gerar "ferimentos" a córnea, e com isso piorar o problema. O flutinol, trás em sua bula o risco de glaucoma, entre outros efeitos adversos. Não se automedique ou pare as medicações sem a orientação médica. Entre em contato com seu oftalmologista para conversar a respeito. Converse com ele(a) ainda, sobre um tratamento combinado, com o auxílio de um (a) alergologista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo3/7/15 19:56

    Não sei mais o que fazer pois meus olhos corsa muito e sai uma pele branca como se forse uma capa que irrita muito chega a inchar pinica enquanto ela não sai totalmente n melhoro.... socorro ja tentei de tudo ja mim consultei e dizem q é alergia ao vento

    ResponderExcluir
  44. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia ao vento. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  45. Apareceu uma bolinha pequena na parte branca do meu olho q pode ser?

    ResponderExcluir
  46. Gedeão: não é possível afirmar a causa da "bolinha pequena na parte branca do seu olho" sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  47. Olá, boa tarde!
    Meu nome é Joice, tenho 18 anos e uso lentes de contato com grau. Ontem a noite, começei a sentir algo me incomodando como se fosse uma pedrinha no meu olho esquerdo, e hoje de manha ao acordar e perceber que o incomodo continuava, observei bem meus olhos no espelho e acabei reparando em uma bolinha branca na parte preta do meu olho esquerdo, essa bolinha doi, causa impressao de uma pedrinha nos olhos e esta deixando meu olho com a cor bem avermelhada. O que pode ser isso?

    Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  48. Joice: não é possível afirmar a causa da "bolinha no seu olho esquerdo" sem examinar você pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. É aconselhável que procure atendimento oftalmológico. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  49. Estou com uma bolinha branca na parte preta do meu olho direito...arde muito...e esta vermelho..lacrimejando muito..o que pode ser?

    ResponderExcluir
  50. O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Não há como afirmar a causa da "bolinha branca" que descreve sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um oftalmologista. Gratos pela visita ao Blg da Alergia.

    ResponderExcluir
  51. Ola, estou com uma bolinha vermelha na linha d'agua dentro do olho direito, náo DOI nem nada, pode ser apenas uma inflamação? Só consigo visualizar ela quando olho para cima, ai ela fica parecendo uma bolinha mesmo.

    ResponderExcluir
  52. Não é possível fazer diagnóstico sem examinar seu olho. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure um oftalmologista. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  53. Anônimo2/9/15 10:00

    Olá, Bom dia!
    A algum tempo vem acontecendo comigo o seguinte, acordo com o olho inchado a parte de cima, parece que tomei um soco, sinto a pálpebra muito inchada, normalmente é um olho só que fica muito inchado, mesmo tomando anti alérgico ele permanece assim inchado, vai diminuindo ao longo do dia. Podem me ajudar???
    Obrigada

    ResponderExcluir
  54. Olhos são estruturas sensíveis e podem apresentar sintomas com causas variadas. Medicar sem examinar pode causar danos. É aconselhável que procure um oftalmologista. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  55. Olá boa tarde meu olho esquerdo esta com uma pele transparente do lado esquerdo na parte branca do e antes disso comecei notar que apareciam uma pequenas bolhas nas pálpebras mais lado interno do olho agora apareceu uma pele que me incomoda muito na hora que eu fecho o olho ou olho para o lado o que seria isso?

    ResponderExcluir
  56. Renata: os sintoma que descreve não parecem estar relacionados com uma reação alérgica (imunológica) É essencial examinar pessoalmente para poder afirmar. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  57. Bom dia .meu nome e juliana to com as bolinhas dos olhos doendo parece que tem area nos olhos e fica vermelho o quue e.doutor

    ResponderExcluir
  58. Juliana: Não é possível fazer diagnóstico sem examinar seus olhos. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure um oftalmologista. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  59. Meu neto tem 3 anos e começo com uma coceira no canto dos olhos e a claridade encomenda ele dimais oq será?

    ResponderExcluir
  60. Rubidanda: Não é possível emitir um parecer se os sintomas oculares do seu filho são alérgicos sem uma análise criteriosa e pessoalmente dos seus dados clínicos. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde , frequentemente meu olho tem ficado mt irritado , coça mt e quando lavo com soro sai uma pele bem fininha como se fosse remela mas e esticada .. Ja tenho miopia e uma vez falei com minha medica porem nao estava irritado no dia do consulta e ela n identificou nenhuma aalteração.Estou com muito medo

    ResponderExcluir
  62. Tatti, peço sua compreensão, mas afirmar algo sobre um paciente que não tivemos a oportunidade de examinar é bem complicado. O que podemos lhe orientar é que você procure atendimento médico, explique seus sintomas, e converse a respeito de seus anseios. Obrigado pela vista

    ResponderExcluir
  63. Bom dia:
    No cílio esquerdo da minha esposa apareceu uma bolinha que some e reaparece do nada , o que pode ser isto ;que medico devo procurar será algo serio?? .....Grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  64. Dirceu: não é possível fazer diagnóstico sem examinar os olhos de sua esposa. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure um oftalmologista. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  65. mim respondam: nasceu uma pasta branca tranparente no meu olho e ele incha quando coso e nao sei o q é . voçes podem mim responder o que é isso???????

    ResponderExcluir
  66. Vui: não é possível fazer diagnóstico e apontar a causa da "pasta branca" que descreve em seu olho sem examinar pessoalmente.
    Aconselho que procure um(a) oftalmologista para orientar de forma correta. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Olá, meu nome é marilia e eu estou com meu olho inchado em baixo, arde muito, coçava no começo e ta dando um pouco de pus, muitas das vezes a dor é insuportavel, gostaria de saber o que pode ser isso

    ResponderExcluir
  68. Marília: o seu relato não deixa claro que possa ser um caso de alergia. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um especialista em oftalmologia. Se for o caso, indicará um alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  69. Olá! Minha pálpebra inferior está levemente inchada, vermelha, dolorida e coçando, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  70. Bom dia. Espero que entenda que sem examinar não podemos fornecer diagnóstico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  71. Bom dia , tive tosse por quase um mês e tenho sinusite/renite e agr apareceu uma bolhinha bem pequena no meu olho e indolor , que já apareceu no mês de novembro e logo em seguida inchoua a pálpebra e desapareceu , pode ter ligação com a sinusite? desde de já obrigado

    ResponderExcluir
  72. O seu relato não sugere uma relação entre os dois fatos. Recomendo que procure atendimento médico pessoalmente Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. Tomei vacina para combater alergia respiratória ( falta de ar ), fazem 3 dias, logo após a falta der ar piorou e no dia seguinte meu olho direito ficou com a pálpebra inchada e dolorida. Será que isso é reação da vacina?

    ResponderExcluir
  74. O seu relato não deixa claro que os sintomas descritos possam ser efeitos adversos da vacina para alergia(imunoterapia com alérgenos) Recomendo que entre em contato com seu(sua) alergista e peça que a oriente. Obrigado pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  75. ola.. tenho uma duvida ... meu olho e claro e tava reparando em uma bolinha preta bem pequena ... estou com medo oque pode ser

    ResponderExcluir
  76. Sinto muito, mas não é possível fazer diagnóstico e apontar a causa da "bolinha preta bem pequena" que descreve em seu olho sem examinar pessoalmente.
    Aconselho que procure um(a) oftalmologista para orientar de forma correta. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Olá...Bom dia!
    Estou com conjuntivite e estou usando cloridrato de ciprofloxacino + dexametasona 35 mg ml+1,0 mg ml
    A mais de uma semana
    Já até sentir melhoras
    Mas em baixo do meu olho direito
    Tem uma bolha que parece ter um líquido dentro.acho que está sumindo mas bem devagar e normal essa bolha
    Será que ela vai sumir por conta própria...fui no clínico e ele que me passou esse remédio, iu tenho q ir no
    Oftalmologista...?

    ResponderExcluir
  78. Ro: bom dia. A minha sugestão é que você procure um oftalmologista para fazer um diagnóstico e indicar o tratamento adequado para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  79. Anônimo6/4/16 19:44

    Olá,estou com uma bolinha no olho direito,bem no canto do olho sem ser na parte perto do nariz,parece com uma espinha,a parte de baixo do meu olho está inchada e quando encosta nessa bolinha doi.Gostaria de saber o que pode ser.

    ResponderExcluir
  80. O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Não há como afirmar a causa da "bolinha no canto do olho" que descreve sem examinar pessoalmente Aconselho que procure um oftalmologista. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. Oi minha filha de 2 anos esta com uma bolha no canto interno do olho esquerdo..nao sei se é grave estou esperando vaga para passar num oftalmologista mais estou preocupada mim respondam me por favor obrigado..

    ResponderExcluir
  82. Mikaele: Não é possível fazer diagnósticosobre a bolha que descreve no olho de sua filha sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Aconselho que procure um oftalmologista. Gratos por visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. Boa noite,de uns dias pra cá apareceu uma bolinha branca parecida com uma espinha no canto exterior do meu olho esquerdo, ela era pequena e de repente aumento, ficou igual uma espinha mesmo, mais já tentei estourar mas não consigo.. Gostaria de saber o que é ? Ou como faço para retira la.. Obrigada desde já !!
    Dani

    ResponderExcluir
  84. Bom dia. Infelizmente, não é possível afirmar a causa da "bolinha branca" que descreve em seu olho, nem mesmo fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure atendimento com um(a) oftalmologista, na forma de uma consulta realizada pessoalmente. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia;

    ResponderExcluir
  85. estou com meu olho inchado e uma coceira dentro da vista ..estou com bolinhas brancas em cima dos cílios no canto da vista, estou usando soro e colírio anti-alérgico vocês poderia me enformar o que poderia ser ??

    ResponderExcluir
  86. Sinto muito, mas não é possível afirmar a causa das "bolinhas brancas" que descreve sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento oftalmológico. Agradecemos sa visita.

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde, minha filha ta com 1 ano e ela tem uma bolinha na superfície da sua pálpebra de principio pensei que fosse interna mais não esta na superfície da pálpebra tem feito comichão de vez em quando, não aparenta nenhum caroço. podem me ajudar

    ResponderExcluir
  88. O seu relato não sugere que seja uma alergia Não tenho condições para ajudar sem examinar sua filhinha para que possa fazer o diagnóstico e indicar tratamento. Sugiro que entre em contato com o(a) pediatra que trata dela para que seja orientada de forma correta e segura. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  89. eu fui ao oftalmologista ele falou que sou alérgica a maquiagem meus olhos ficam aparecendo bolas nas pálpebras e ficam muito tempo já faz três meses que eu tô com uma e não sai oque eu faço por favor?

    ResponderExcluir
  90. Nilde: se o oftalmogista diagnosticou uma alergia em suas pálpebras, sugiro que procure um(a) alergista. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  91. olá,
    recentemente, tive um suposto ataque alérgico, sintomas como, coceira nos olhos, inchaço, escamas, os sintomas somem e aparece com tempo. isso pode ser somente uma alergia ou uma doença cronica causado por parasitas?

    ResponderExcluir
  92. Bom dia. Os sintomas que relata podem ser causados por uma alergia. Contudo, não é possível emitir um parecer sobre seu caso pela internet. Aconselho que procure um(a) oftalmologista em sua cidade. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  93. A alergia ocular parece uma doença simples e sem importância, mas pode causar inúmeros transtornos nos casos graves, tanto pela doença como pelas complicações que pode provocar. Infelizmente não tenho condições para ajudá-lo sem uma avaliação pessoalmente. Você não informou em que cidade mora. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  94. Anônimo2/8/16 08:57

    oi, eu sou Edson e tenho muita coceira nos olhos (principalmente no esquerdo) com resultado dessa coceira toda a minha conjuntiva se enche d'água só não afeta a iris, e logo apos uns 30 min ela já começa a sumir, isso pode ser alergia ou só uma irritação decorrente da coceira? OBS: já fui a um oftalmo, mas ele me receitou um colírio (Relestat Col.) mas não me adiantou ainda tenho os sintomas.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  95. Oi meu filho tem 4 anos e esta sempre
    Passando saliva nós olhos. Já o levei no médico, mim disse ser mania, que já tentei tirar. Mas percebi q a mania só aumenta, até a prof já percebeu. O mim diz sobre isso?

    ResponderExcluir
  96. Anônimo9/9/16 01:09

    Estou com os olhos coçando todos os dias e fora que aparece tipo uma pele que cobre o olho e fica parecendo que está inchado dar muita gastura e não sei o que fazer. O que será que pode ser ?

    ResponderExcluir
  97. Edson. Bom dia. A orientação pela internet tem função educativa e não pode ser específica, já que não o examinei e desconheço suas condições de saúde. Avaliar pela internet tem limitações e pode incorrer em erros de interpretação e tratamento. Sendo assim, recomendo que siga as instruções do seu médico, que o examinou e é muito mais capacitado do que eu para apontar a conduta de tratamento mais adequada para seu caso. Sugiro que retorne para nova consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  98. O seu relato não deixa claro que seja mesmo uma alergia. Recomendo que procure um oftalmologista para que seja orientado de forma adequada e segura. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  99. Leia: o fato do seu filho passar saliva nos olhos não caracteriza uma alergia. Agradecemos sua visita e participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  100. Oi... não sei ao certo o que ocorre com meu filho e nem o nome científico... assim sem esperar, o branco do olho incha, estufando, falta sair da cavidade ocular. E existe uma produção de uma gelatina transparente em grande quantidade. E meu filho reclama que dói muito.
    Eu resido no interior do Tocantins , tenho o desejo de realizar exames detalhados com médicos especializados. Aqui não tem.
    Onde posso levar meu filho?
    Tenho medo dele ficar cego.
    Ele faz quadros de sinusites.
    Aguardo informações.

    ResponderExcluir
  101. Micaelle: Boa noite. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em Tocantins, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  102. Meu filho está com 4 meses e está com uma coceira nos olhos já a uma semana,somente a coceira,coca muito... gostaria d saber s tem alguma coisa a ser feita em casa ou teria q levar ao médico

    ResponderExcluir
  103. Marlene: não dá para opinar sem examinar. Recomendo que entre em contato com o(a) pediatra do seu bebê e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  104. Oi,eu tenho um problema incomum...Até més passado a esclera do meu olho estava normal,mas eu notei semana passada que surgiu um mancha branca com um pouquinho de tom amarelado.Fui a emergência e a médica falou que era pterigio se formando,mas eu não fiquei contenteno epaguei um oftalmologista,ele falou que essa mancha não era pterigio ou piguencula.Eu tive problemas de sono esses meses,ou seja,fiquei com cansaço ocular.Bem eu gostaria de saber se existe alguma alergia que deixe a esclera do olho vermelho junto com manchas branca/amareladas.

    ResponderExcluir
  105. Boa noite. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  106. Boa tarde! Meu olho direito, está bem enchado e bastante vermelho. Há uma camada, como se fosse uma água isto está me incomodando, também há umas remelinhas. Enfim queria saber se rola uma conjutivite viral no meu olho! Grata

    ResponderExcluir
  107. Tifanny: Bom dia. Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão. Infelizmente não é possível fazer diagnóstico de conjuntivite viral pela internet, sem uma avaliação criteriosa dos seus dados clínicos e sem examinar você pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  108. oi boa noite, meu filho esta com o olho esquerdo inchado e com uma bolha transparente no lado interno na parte branca do olho, e esta lacrimejando e coçando muito, o que pode ser, e apareceu de uma hora pra outra, foi coisa de minutos,,,,,, me ajudem estou muito preocupada....

    ResponderExcluir
  109. Carina Boa noite. Sinto muito, mas não tenho condições para ajudá-la Não é possível afirmar qual é o problema apresentado por seu filho sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Conto com a sua compreensão e agradeço sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  110. Olá! Tenho rinite alérgica e por isso me dá bastante coceira nos olhos. Além disso, sinto um pouco de sensibilidade quando estou com a alergia aflorada e me exponho a luz natural e mais, sinto uma espécie de gelatina no meus olhos que cria, sobretudo, quando minha alergia ataca. O que pode ser? Será uma alergia devido a rinite? E essa espécie de gelatina? Obrigado!

    ResponderExcluir
  111. olá, gostaria de saber um poblema que apareceu no meu olho esquerdo faz dois dias que sinto uma dor nos olhos com uma escamação nas palpebras, é dificuldades para piscar a palpebras, hoje verifiquei no espelho e vi uma bolinha aparentemente de pus gostaria de qual alergia seria?

    ResponderExcluir
  112. Sávio Boa tarde A rinite pode provocar sintomas nos olhos. Mas é importante avaliar de forma criteriosa, uma vez que o mesmo sintoma pode ter causas diferentes. Aconselho que procure um(a) oftalmologista. Se for o caso, encaminhará a um(a) alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  113. bom dia ! estou com uma alergia nos olhos á uns 2 meses , fui ao medico ele me passou um colírio a alergia voltou fui em outro medico e 1 mês apos voltou a alergia so que agora com uma bolinha branca na córnea transparente o que faço ?

    ResponderExcluir
  114. Bom dia O seu relato não contém dados que permitam identificar o tipo de alergia que você apresenta. Para isso, é essencial que seja feita uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Recomendo uma consulta com um(a) especialista em Alergia. Obrigada por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. Samyra: Não é possível responder que sim, nem não. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. É aconselhável que você procure atendimento médico pessoalmente com um(a) especialista em Oftalmologia. Se for o caso, encaminhará para um(a) alergistaa. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  116. Meu filho estava com um olho vermelho com bolinhas perto dos silios e inchado, fui no oftalmo ele disse q era conjuntivite e passou um colírio antibiótico, ele ficou 10 dias assim é começou a melhorar mais aí começou a atacar a rinite e o outro olho também está com os mesmos sintomas pelo oq eu vi aqui tudo indica que é uma alergia, minha dúvida é em que médico devo ir num oftalmo, alergista ou otorrino, por favor me direcionem.

    ResponderExcluir
  117. Bom dia. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu filho, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  118. Adriana Santos21/12/17 08:22

    Oi sou Adriana, tenho alergia nos olhos desde muito pequena, meus olhos coçam e ficam inchados em questão de segundos, também ficam vermelhos e com um tipo de gelatina em toda parte branca dos olhos , e doe ao tocar o olho. Sempre que dá em um olho imediatamente passa para o outro. As vezes incha tanto que parece que eu levei um soco no olho , e fica assim por dias. Uso colirio OCTIFEM , ajuda na coceira, mas o problema continua. O que está me preocupando é essa aparência de gelatina dentro do olho. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  119. Adriana: Bom dia. Infelizmente, não é possível afirmar a causa da "aparência de gelatina" que descreve em seu olho, sem examinar você. Avaliar pela internet pode gerar erro. ela internet. Aconselho que procure atendimento na forma de uma consulta realizada pessoalmente. Estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno