Pular para o conteúdo principal

Asma mata?

Muitas pessoas têm asma no Brasil - calcula-se que cerca de 10% da população brasileira tenha a doença, entre crianças e adultos, o que significa um número em torno de 19 milhões de brasileiros. Mesmo assim, é ainda hoje, pouco conhecida pelo público, sendo chamada por nomes diversos como: bronquite asmática, bronquite alérgica ou simplesmente bronquite. 


A asma é responsável por faltas ao trabalho e à escola, dificuldade nas atividades diárias, prejuízo do sono e descanso de milhões de brasileiros, atendimentos de emergência, internações hospitalares, entre outros distúrbios. E, até hoje, a despeito dos enormes avanços científicos em seu tratamento ainda causa mortes Em 2009, foram 2.544, de acordo com dados do Ministério da Saúde.   


Na semana passada foram noticiados dois casos de morte por asma, sendo um em Brasília, numa criança de 13 anos e o outro, na Síria, num correspondente do Jornal New York Times, aos 43 anos de idade. Duas pessoas jovens, com acesso ao tratamento sucumbiram à doença. Motivos? Não cabe aqui discutir mas sim chamar a atenção para a importância do esclarecimento à população, dos fatores que devem ser combatidos, do esclarecimento de mitos e preconceitos que impedem o tratamento. 


A constatação é clara: poucos pacientes com asma seguem o tratamento corretamente. A maior dificuldade está no fato de que a asma é uma doença silenciosa, que permanece mesmo quando não se está em crise, mesmo quando a pessoa não sente nada. Assim, os remédios para controle da doença devem ser usados todos os dias, com ou sem crise, mas poucos seguem estas recomendações médicas. 


Mas, da mesma forma que cada pessoa é única, a doença também não é padronizada, manifestando-se de forma única em cada paciente. Por isso, exige uma avaliação personalizada de cada caso, dos fatores agravantes, dos fatores ambientais e pessoais envolvidos, bem como da escolha do tratamento em cada pessoa, seja um bebê, uma criança, adolescente, gestante ou idoso. 


Estas tristes notícias servem como alerta para a necessidade da educação e orientação sobre a asma à população brasileira. Nesta luta, o médico não pode ficar só: é preciso somar esforços de toda a sociedade, profissionais de saúde, associações de pacientes, organizações não governamentais, familiares, legisladores, governo, empresas, etc. 


Esperamos num futuro próximo que estas notícias sejam substituídas por outras, mostrando pessoas vencedoras em seus âmbitos de ação a despeito da asma. O sucesso dos programas de tratamento é um fato comprovado e todos ganham: os pacientes, pela reconquista de sua qualidade de vida e os gestores, por menores custos requeridos para controle comparados aos custos do mero atendimento ao resgate de crises.


Leiam o texto na íntegra, publicado na Folha de S Paulo, com a participação do Presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Dr João Negreiros Tebyriçá. 

Comentários

  1. Obrigado, foi muito esclarecedor.
    Rejane

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/9/12 22:36

    ricardo 33 anos paulinia :quando criança tive asma porem vivi ate este ano sem crise este ano depois que achamos um gato trucemos para casa tive 2 crises uma 5 dias de uti outro 10 dias em coma mais 5 dias de uti mais 8 dias no hospital com traqueostemia com parada cardiorespiratoria ,depois disso fiquei sensivel a varios medicamentos queria saber se tem alguma relaçao?tbem queria saber c uma vacina contra alergia de pelo de gato resolveria ja que fiz o teste e sei que tenho?

    ResponderExcluir
  3. Ricardo: não tenho condições para emitir um parecer específico sobre seu caso, mas na maioria das vezes é recomendado o afastamento do gato de sua residência. Aconselho que procure um alergista em sua cidade para tratar de sua asma, controlar a doença e evitar as internações. Vale ressaltar que a asma deve ser tratada todos os dias e não só nas crises. O alergista poderá orientar a conduta mais adequada em relação ao animal, no seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde me chamo Dani tenho 28 anos. Quando eu era criança eu descobri eu eu tinha asma, na época me tratei e melhorei dai pra frente abandonei o tratamento, depois de anos em junho de 2011 a asma se desencandeou la no meu trabalho colocaram remedio de barata em gotas (sem cheiro) na mesa que eu trabalhava depois de 10 minutos me deu uma crise tão forte que eu não podia nem sair do oxigênio que tinha la no meu serviço, nesse mesmo dia fui na emergencia levada pelo SAMU e depois de 2 dias em casa me recuperando a crise voltou muito forte, me levaram para o pronto socorro la mesmo ja cheguei desmaiada nem me lembro de nada, quando eu acordei depois de 3 adrenalinas eu eu estava no Cpape no CTI pra mim foi um susto eu nunca tinha ido p um lugar assim, ali fiquei 5 dias e depois + 5 na enfermaria, nessa época tive q ficar de inss pois o medico não me liberou p voltar ao trabalho e quando o inss me liberou voltei a trabalhar numa época de frio logo voltei a passar mal indo por serviço fui parar na emergencia novamente em crise fiz exames o medico constatou q eu eu estava com a asma atacada, com pneumonia e sinusite dali mesmo fiquei internada de novo no CTI e foram 6 dia no cti e 5 na enfermaria. Decedi parar de trabalhar p cuidar da saude, depois disso se passaram 5 meses me cuidando tomando os remedias prescrito pelo medico fui inventar de ir a praia no carnaval voltando da praia passei mal no caminho chagando na emergencia novamente desmaiada acordei no cti de novo o medico disse que eu sou alergica ao iodo da praia, essa 3ª internação foi a pior de todas fiquei entubada desenganada pelos medicos nada resolvia fiquei muitos dias ali no cti quando eu acordei muito fraca mal conseguia respirar o medico disse que eu era um milagre fiquei muito tempo la tomando muitos remdios e antibioticos mas consegui ir pra casa, depois disso comecei a fazer tratamento com um medico que é alergista, imunologista e pneumo faço tratamento com ela ja tem + de 1 ano tomo vacinas de alergia, faço nebulizações 2 vezes por dia estando bem, uso seretide 50/500 3 vezes por dia mesmo estando bem, antialergicos e remedio do nariz mando fazer na farmacia de manipulação sem corantes, ja tem 1 ano que não dou mais crise voltei a trabalhar faço faculdade de TI e sigo meu tratamento a risca. Essa é minha experiência de vida.

    ResponderExcluir
  5. Dani: muito obrigado por enviar seu depoimento que certamente inspirará muitas pessoas a buscar tratamento, superar a asma e conquistar qualidade de vida. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Eu trabalhava com produtos químicos para descolorir os pelos. Depois de alguns anos fiquei alérgica aos produtos.hoje meu sonho é pintar meu cabelo fazer luzes e nao posso. Quando tenho um contato em salão so em esta no ambiente fico com falta de ar. Minha garganta ja quase fechou meus olhos ficarao bem vermelhos uma epoca. O que faco?

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente não é possível atender sua aolicitação e orientar pela internet sem analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente O caminho mais adequado é procurar o(a) alergista para que seja definido o diagnóstico do tipo de alergia que apresenta e definido o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da alergia.

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu tive muitas crises de asma quando criança a ultima e mais forte foi quando eu tinha 12 anos. Desde então nunca mais tive nenhuma crise de asma e não faço nenhum tratamento, será que ela pode voltar? Eu tenho medo de voltar e vir muito forte.
    Alguém pode me dar mais informações!?

    ResponderExcluir
  9. Lilian: não posso opinar sobre seu caso. A asma pode ocorrer na infancia e não mais voltar. Mas, algumas pessoas podem voltar a ter asma na idade adulta, enquanto outras podem iniciar a asma (sem ter apresentado na infancia) na idade adulta. Aconselho que procure um alergista e peça que a oriente.

    ResponderExcluir
  10. Oi meu nome e joice eu tenho 23anos eu comecei a te crises de asma quando eu era crianca uns sete anos dai ela so veio aparece com quinze anos de novo dai pra frente nunca fiquei boa mais as minhas crises de asma sao demoradas por que ela passa de mes sem vim e duma hora pra outra ela aparece e eu so melhoro com antialergico e com a bombinha nao hora que eu uso ela para tudo chiado dor no peito tosse seca tudo vc acha que a asma que eu tenho e grave

    ResponderExcluir
  11. Joice Boa tarde O seu relato sugere que sua asma não está sendo de forma adequada, ou seja, você trata nas crises e com a medicação de alívio ("bombinha"). Existem medicamentos inalados para uso diário que podem controlar sua asma e evitar crises. Convido que escreva para nós no e-mail: blogdalergia@gmail.com e enviaremos para você a cópia do livro: "Viver bem com asma". Obrigada por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno