Pular para o conteúdo principal

Poluição e alergia

A Organização Mundial de Saúde lançou um alerta: o Rio de Janeiro tem um índice de poluição do ar três vezes superior aos níveis recomendados e pior que o da cidade de São Paulo, que por sua vez ultrapassa em duas vezes este mesmo índice. De 91 países avaliados, o Brasil é o 44° com maior índice médio de poluição do ar. Entre as 1,1 mil cidades avaliadas, o Rio de janeiro ocupa a 144ª colocação entre as mais poluídas: por cada metro cúbico de ar a taxa é de 64 microgramas de poluição, sendo que para a OMS, o ideal seria uma taxa de apenas 20 por metro cúbico de ar. 

Uma das causas dessa poluição é a fumaça produzida pelos carros. Os índices altos de poluição se relacionam diretamente com o aumento de doenças respiratórias. O Brasil é o nono país do mundo em mortes por problemas respiratórios. 

E, no caso das doenças alérgicas, como atua a poluição? 

O trabalho publicado recentemente por um dos médicos da equipe da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro, Dr. José Luiz Rios aborda este tema. 

É sabido que a poluição atua como um irritante das vias respiratórias, podendo agravar uma doença alérgica já existente. A questão mais polêmica é saber se a poluição atmosférica seria capaz de induzir a sensibilização a um antígeno, de forma a provocar uma resposta alérgica e contribuir para o aparecimento de alergia e não só intensificando uma doença já instalada anteriormente. 

No Japão, não existia polinose no fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje sua prevalência supera 10% da população. Este aumento é impressionante coincide com o grande aumento do número de veículos a diesel no país. E mais: foi demonstrado que a incidência de alergia ao pólen é maior nas pessoas que residem ao longo de rodovias de tráfego intenso cercadas de árvores (Japanese cedar, um tipo de cedro japonês) comparados às pessoas moradoras em áreas de florestas com grande quantidade desta mesma árvore, porém com menor tráfego de veículos. 

No Rio de Janeiro, os autores constataram maior prevalência de asma em crianças moradoras de Duque de Caxias (área mais poluída) em comparação com crianças residentes em Seropédica (município com atmosfera não poluída). 

Estudos recentes mostram crescentes evidências que a exposição ao ar poluído seria capaz de alterar determinadas células chamadas regulatórias ou Tregs, que têm ação protetora nos brônquios. Além disso, as evidências apontam que a exposição às partículas de diesel é capaz de promover a sensibilização alérgica. 

Concluindo, os poluentes atmosféricos como o ozônio e as partículas de diesel podem estar associados não apenas à piora da doença mas também ao aumento da prevalência da asma. Da mesma forma, estes poluentes são capazes de induzir ao longo dos anos alterações na resposta à sensibilização a alérgenos, contribuindo para o aumento da prevalência de doenças alérgicas. 

A poluição é um grave problema de saúde ambiental. Governantes, legisladores e a população em geral devem ter em mente que reverter este quadro é possível, mas necessita interesse e união de todos nesta luta. 

Fonte: Rev. bras.alerg.imunopatol.34,nº2,2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno