Pular para o conteúdo principal

Alergia e Odontologia

A ocorrência de reações alérgicas na odontologia é baixa, quando se compara com o número total de procedimentos. A maioria destas reações é de pequena monta e resolvidas de imediato. Contudo, em alguns casos, podem assumir proporções significativas. 

- Alergia ao látex 
A prevalência deste tipo de alergia tem aumentado significativamente nas ultimas décadas, seja pelo hábito do uso de luvas no atendimento ao cliente, como pelo maior reconhecimento da doença pelos especialistas. Além disso, o látex também é empregado na confecção de acessórios odontológicos. A alergia ao látex das luvas pode se manifestar de formas variadas: A alergia ao látex afeta predominantemente o profissional, podendo ocorrer sob a forma de dermatite de contato ou como reação do tipo anafilática. A alergia ao látex das luvas pode se manifestar de formas variadas: 1) Dermatite de contato irritativa: resulta da ação direta da borracha sobre a pele, que se torna ressecada e irritada. Pode ser amplificada pelo uso de sabões, umidade e pelo talco das luvas. 2) Dermatite de contato por mecanismo alérgico (imunológico) gerando eczema no local de contato com as luvas; e 3) Reação alérgica de sensibilidade às proteínas do látex, podendo ocorrer pelo contato com a pele ou pela inalação de partículas de proteína transportadas no ar pelo pó das luvas. Neste caso pode gerar sintomas variados: na pele, respiratórios, oculares, ou até mesmo um quadro anafilático. 

 - Alergia aos anestésicos 
Anestésicos são medicamentos importantes na prática odontológica, conferindo conforto e permitindo condições adequadas para a realização de procedimentos. Se levarmos em conta o número de vezes em que estes anestésicos são usados no dia a dia, fica clara a sua segurança com relação a efeitos adversos. Anestésicos locais podem ser de grupos químicos diferentes. Além disso, contem também aditivos (conservantes, antioxidantes, entre outros) ou podem ser usados em associação a um vasoconstritor. Reações aos anestésicos locais nem sempre são alérgicas, sendo as mais comuns as reações de ansiedade e medo, chamadas “vaso-vagais”, que se manifestam com sudorese, mal estar, taquicardia, vertigem e desmaio. Citam-se ainda as chamadas reações tóxicas, que resultam de injeção excessiva do anestésico ou por introdução acidental nos vasos sanguíneos da região anestesiada. As reações alérgicas são mais raras (cerca de 1%), ocorrendo apenas em pessoas sensíveis e predispostas. Manifestam-se de formas variadas, englobando desde sintomas leves até quadros intensos e graves. 

 - Alergia a medicamentos
Antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios são medicamentos usados em conjunto ao tratamento odontológico. As reações alérgicas podem variar de uma coceira e irritação da pele, até formas graves. Uma grande dificuldade é que as reações são imprevisíveis, surgindo em pessoas que já tomaram o medicamento anteriormente. 

 - Alergia a produtos usados nos procedimentos odontológicos 
Neste grupo, englobamos uma série de substâncias utilizadas em tratamentos odontológicos, como por exemplo: amálgamas dentários, resinas, metais, flúor, implantes, etc. As reações de causa alérgica (imunológica) têm baixa incidência, comparativamente ao alto número de procedimentos onde estes componentes são utilizados. 

- Metais: neste grupo se destaca o níquel produto utilizado em múltiplos produtos do dia a dia, sendo a sensibilização mais descrita nos testes de contato. Ligas de níquel devem ser evitadas em pessoas sensíveis à substância. Ligas de titânio são utilizadas como alternativa para os pacientes com alto potencial alergênico, pois é um metal de excelente biocompatibilidade. Contudo, há relatos de sensibilidade ao titânio (dor, coceira. eritema, edema), podendo resultar em falhas de implantes dentários. 

- Resinas acrílicas, monômeros acrílicos e metacrilatos: a incidência é baixa, mas podem provocar reações variadas, sendo mais comuns: dor, inchação, coceira e erupção no local e mais raramente, urticária. 

- Flúor: é um produto amplamente utilizado na prevenção de cáries, com segurança e raras descrições de alergia. 

Como saber se um paciente é alérgico a um determinado material? 

A realização da anamnese faz parte da rotina do dentista. Ou seja, o profissional avalia o histórico da saúde do paciente, incluindo perguntas relacionadas à ocorrência de alergias e reações de hipersensibilidade, conferindo segurança e tranqüilidade no tratamento. Havendo dúvida, o paciente é encaminhado a um médico alergista para avaliação mais aprofundada. 

A odontologia moderna se preocupa cada vez mais com a biocompatibilidade dos produtos usados nos tratamentos dentários. Considera-se uma substância como biocompatível, quando não tem capacidade de provocar reação tóxica, irritante, inflamatória, alérgica ou de fundo mutagênico ou carcinogênico. 

 Dicas 
- Faça sempre a prevenção
- Informe ao dentista sobre reações alérgicas prévias 
- Converse com seu dentista, esclareça suas dúvidas e assim diminuirá sua ansiedade 
- Procedimentos em pessoas alérgicas ao látex podem ser realizados com cuidados especiais e utilizando produtos isentos da substância.

Comentários

  1. Ola amigos, realmente este blog é muito interessante e útil. Aproveito a ocasião para perguntar se posso reproduzir alguns de seus posts em meu site respeitando as leis de direitos autorais e atribuindo os creditos e fontes aos respectivos autores.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Não há problemas. É muito bom estabelecer novas parcerias. Obrigado pelo contato com o nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite a equipe.

    Como estou com problemas de alergia e não sei a causa, ao procurar na internet algo que me esclareça, foi extremamente esclarecedor as informações de voces, já que os médicos da paraiba não são capazes de dizer em consultório médico. Acredito que só vou descobrir - se é alergia ao batom ou ao aparelho ortodôntico - quando fizer o teste de contato. Os dentistas deveriam fazer o teste também, voces não acham?

    ResponderExcluir
  4. O trabalho integrado e harmonioso entre vários especialistas e entre o médico e o dentista é fundamental para o sucesso do tratamento. Agradeço sua visita e aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  5. Coloquei um aparelho ortodôntico móvel com resina e desde então estou com uma tosse alérgica, não consigo achar a causa, já eliminei muitas possibilidades no meu convívio e a tosse com muco transparente e e insistente continua, é poss´[ivel ser do aparelho?

    ResponderExcluir
  6. Sirlei: a possibilidade de que um aparelho ortodôntico provoque tosse é bem rara, eu diria quase impossível. De qualquer modo, não há como afirmar pela onternet, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Aconselho que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Aos 12 anos de idade tive complicações na extração de um dente, fiquei com o rosto bastante inchado, principalmente próximo aos olhos. Fiquei de observação no hospital e no dia seguinte me recuperei. Agora, aos 23 anos preciso tirar os dentes do siso e para isso fiz um teste com Mepivocaína sem vasoconstrictor, não sofri nenhuma reação durante o teste e minha alergista assegurou que poderia usar o anestésico.
    Minha dúvida é se a reação alérgica pode se manifestar pelo inchaço no rosto. obg

    ResponderExcluir
  8. O seu relato não deixa claro que o edema (inchação) tenha resultado de uma alergia ao anestésico. É verdadeiro que as alergias podem se manifestar com edema. Mas nem todo edema tem causa alérgica Por isso, para afirmar, é essencial conhecer melhor seus dados clínicos. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Bom eu estou uticaria. E meu debte abturado esta eflamado sera que tem alguma coisa have ? Tomeii injeçoes passa alergia depois dois dias elas voltam. Ja elimineii a possibilidadr de ser alimentar

    ResponderExcluir
  10. JB: o parecer que solicita não pode ser feito pela internet pois não conheço seu histórico clínico, Infecções dentárias podem ser desencadeantes de urticária, mas não há como afirmar se é o seu caso, sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, queria fazer uma pergunta, assim que comecei a fazer tratamento aos meus dentes comecei a ter os lábios inchado de alguma alergia, nunca foi alergico a nada e agora de vez enquanto acordo com os labios inchado,.. ñ sei o k fazer..

    ResponderExcluir
  12. Os dados que envia não são suficientes para que se possa estabelecer uma relação de causa e efeito. Por isso, para definir seo edema (inchação) dos lábios é de oriegem alérgica é necessário examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber quanto a volatização e inalação ou até absorção cutânea do monômero na gravidez poderia causar algum problema para a mãe ou na própria gestação?

    ResponderExcluir
  14. David: a reação a um produto depende de suas características químicas mas também da suscetibilidade individual e grau de tendência para desenvolver a alergia. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  15. Olá meu nome e vanuzia e tenho alergia muito forte a resina dentária minha boca e a ligua fica muito enchada com ardência e horrível e demora mais de quinze dias pra sumir ,
    Gostaria de saber se eu corro algum risco porque no momento estou fazendo um tratamento logo e o que eu posso fazer para amenizar esse problema ?

    ResponderExcluir
  16. Vanuzia: é aconselhável que procure um (a) especialista em Alergia para que seja Identificado o tipo de alergia que apresenta. Feito o diagnóstico, será possível programar seu tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, minha filha foi anestesiada com Mepivacaína 2% às 09:00 da manhã e lá pelas 15:00, ela apresentou uma alergia na região dos braços (eram muitas bolinhas vermelhas, que pareciam sarampo, mas não coçavam e nem ardiam), que foi sumindo aos poucos sem nenhum uso de anti alérgicos. A anestesia pode ter sido a causa da irritação??

    ResponderExcluir
  18. O seu relato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao anestésico local. Mas não há como afirmar sem analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar sua filha e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo6/6/15 01:48

    Olá... fiz um tratamento de canal no último dente do fundo da boca, após esse tratamento minha bochecha ficou inchada e está com aspecto amarelado e roxo ja faz uma semana. O que pode ser? Estou preocupada!

    ResponderExcluir
  20. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao dentista e peça que oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. olá bom dia: meu nome é joelma da silva, comecei fazer um tratamento de canal no mes de maio 2015 e na segunda e ultima seção quando aplicou a anestesia em mim, passei mal, sentir dor de cabeça, alteração na pressao e encomodo na garganta. tive que interroper o tratamento estou ainda com curativo o que faço?

    ResponderExcluir
  22. Joelma: o seu relato não deixa claro que você tenha apresentado uma reação alérgica (imunológica) à anestesia. Mas, não é possível avaliar pela internet, sem examinar pessoalmente. É aconselhável que procure um(a) médico(a) alergista para orientá-la de forma adequada e segura. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  23. Tenho 16 anos e tenho alergia à: Dipirona, Paracetamol Benzetacil, Ibuprofeno, Profenid, Dolantina, Toragesic, Liverpax e Dolamin. Já sofri três choques anafiláticos e tenho que extrair um dente e estou com muito medo confesso. O que eu faço? Tomo anti alérgico antes de tomar a anestesia? Me responda doutor. Estou desesperada.

    ResponderExcluir
  24. Samyla: tomar antialérgico antes da extração dentária não é o procedimento correto. Você deve procurar um (a) médico(a) alergista para orientá-la, pois não é possível emitir um parecer pela internet, sem uma avaliação criteriosa.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde
    gostaria de tirar uma dúvida.
    minha mãe fez um tratamento usou aparelho durante 5 anos. Ela disse que para que seus dentes nao voltassem pra onde estavam antes a dra usou uma espécie de cola ou resina não sei afirmar bem o que é. Agora ela vem sentindo muita ardência na boca e na língua. É possível que ela esteja tendo uma reação alérgica tardia? Isso existe? Depois de colocado na boca esses produtos liberam alguma substância que possa causar isso?
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  26. Edjoyce: o seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar o caso de sua mãe e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  27. Boa Vista/ Ola, estou a uns 3 meses com alergia e o dermatologista chegou a dizer quer seria alergia a Fluoreto( ele chegou a colocar fluor na minha boca) e após uns 20 minutos começou a surgir os sintomas, boca e lingua incharam, meu coração parece que estava mais acelerado e sentir falta de ar), cheguei a ir na alergista só que ela disse que desconhecia de tal exame para o mesmo!. Minha duvida é a seguinte, existe exame ou algo que possa confirmar tal fato? P.S estou escovando com pasta para bebe(mavaltri..) e bebo água de poço, só que preciso realmente saber em qual lugar do Brasil tem esse teste? Preciso realmente de ajuda.

    ResponderExcluir
  28. A avaliação clínica de uma alergia não se baseia apenas num teste, mas sim numa análise criteriosa de seus dados clínicos, realizada pessoalmente. Infelizmente não há como opinar pela internet, baseado apenas nos poucos dados enviados. A nossa equipe está ao dispor na Policlínica Geral RJ para atender e prestar esclarecimentos sobre seu caso.Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. Tenho alergia ao acrilico utilizado para a confecção de provisórios. Estou com a língua toda irritada , sem sensibilidade por causa de um procedimento executado a pouco tempo atrás. Há algum medicamento para aliviar essa condição.?

    ResponderExcluir
  30. Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  31. Fiz um tratamento dentário no qual foi usado acrílico . No mesmo dia senti como se tivesse queimado a língua, e nos dias posteriores , minha boca encheu de lesões esbranquiçadas. Está doendo horrores. Não consigo comprar . era nem beber nada. Até água dói. Existe algum remédio local? A pomada Oncilon não resolve porque as lesões são grandes.

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde. Entre em contato com o/a profissional que realizou seu atendimento. Não há como opinar sem examinar esse tipo de lesão. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  33. Boa noite. No dia 04-09-15, coloquei três implantes dentários de pino de titânio. Por volta do dia 15-09, começou a aparecer umas manchas vermelhas em meu tórax e nas costas e pelo início de outubro começou uma fadiga intensa em meu corpo, fraqueza muscular, ardor intenso nos meus olhos e sensação de febre. Será que esses sintomas tem haver com alguma relação alérgica ao titânio.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde. O titânio é um material que existem pouquíssimos relatos de reações alérgicas, mas não é possível fornecermos um diagnostico sem examiná-lo(a) pessoalmente. Recomendamos que procure um especialista para investigar. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo8/2/16 04:26

    Estou com curativo no dente a mais de uma semana. A dois dias apareceu manchas vermelhas pelo meu corpo todo e com coceira. Pode ser alergia ao curativo? Pois a massinha que foi colocada não é resistente e vai saindo. Agora meus dedos cocam demais, não aguento! Não tive mais nada, apenas muitas manchas vermelhas e coceira e como coça. Não como nada de diferente e nem usei nada diferente...única coisa fora do normal é esse curativo que é início de canal. Pode ser alergia? A doutora colocou um algodao embebido com uma substancia antes de cobrir com a massinha que ja sumiu com o tempo. Ta remarcado para o fim do mes ainda. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  36. A incidência de alergia ao produto utilizado no tratamento de canal é incomum. Mas, não há como avaliar seu caso baseado apenas nos dados enviados em seu breve relato e sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que entre em contato com a sua dentista e peça que antecipe a consulta. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  37. Tenho muita coceira no rosto e percebo que ela se intensifica após ter comido.
    Acabei de fazer alguns implantes dentários

    ResponderExcluir
  38. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  39. Por favor estou trocando uma coroa pela segunda vez pois a primeira não ficou boa e estou também trocando um implante, coroa e estética dos quatro dentes frontais da parte de cima.. já faz duas semanas que mi há gengiva está inchada, dói muito. Dá outra vez já ficou assim estou tomando antibióticos e não melhora. Estou com os provisórios.se for alergia ao mesmo o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  40. Sempre que vou no dentista sai um monte de afta. Pode ser alergia?

    ResponderExcluir
  41. O meu filho tem alergia a artigos de borracha( acelerador na vulcanização) padrão primário para os ácidos.e assim que está escrito no relatório médico e agora está indo ao dentista e vai colocar aparelho será se pode.o meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  42. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  43. Home Famiy Azevedo: Bom dia. Para esclarecer sua dúvida, é preciso conhecer os componentes do aparelho ortodôntico que o dentista utilizará em seu filho. Por isso, aconselho que solicite esta orientação ao alergista que trata do seu filho, que poderá trabalhar em conjunto com o dentista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  44. Claudia Barbosa: os dados enviados em seu relato não deixam claro que seja mesmo uma alergia. Para afirmar e assim poder orientar, é essencial uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que seja orientada de forma segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  45. NOTEI QUE DEPOIS QUE COLOQUEI UM IMPLANTE SUPERIOR DO LADO DIREITO PRÓXIMO AO CANINO FIQUEI COM UMA RINITE MUITO FORTE , JA FIZ TODO TRATAMENTO DE ALERGIA E NAO PARA, SERA QUE TEM HAVER COM O IMPLANTE DENTARIO, FAZ UNS DOIS ANOS QUE SOFRO DE RINITE.

    ResponderExcluir
  46. O seu relato não sugere que haja relação entre o implante dentário e a rinite alérgica. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  47. Anônimo9/8/16 12:40

    Estou com curativo a uma semana , e tive que tomar anestesia quando a dentista colocou desde entao meu rosto e minha boca estão muito inchados sinto muita dor na região que ela aplicou a anestesia e parece ate que apareceu uma bolha no local minha língua esta cheia de manchas vermelhas e estou com muitas aftas pela boca, estou com muito dor de cabeça desde que tomei essa anestesia isso pode ser alergia ?

    ResponderExcluir
  48. O seu relato não deixa claro que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) à anestesia dentária. Mas não há como afirmar pela internet, sem examinar você. É aconselhável que procure atendimento com alergista, em consulta tradicional, realizada pessoalmente. Obrigado pela sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  49. Boa noite. Existe exames para saber se sou alergica a titanio e os materiais usados em canal? Desde que fiz um tratamento dentario fui diagnostica com urticaria colinergica, devido a queimacao no rosto e tronco e vermelhidao. Quase nao tenho coceiras

    ResponderExcluir
  50. Pri: Bom dia. O primeiro passo é uma avaliação clínica rigorosa. O teste de contato pode ser util. É pouco provável que ocorra urticária colinérgica em consequência de uma reação adversa aos produtos dentários Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  51. Fiz recentemente próteses metálico cerâmica em vários dentes no maxilar superior. Estou sentindo muitas dores agudas nesta região que irradiam na altura das orelhas, pescoço e cabeça. Nem remédio para dor consegue aliviar este sintoma. Isto pode ser considerado como sintomas alérgicos?

    ResponderExcluir
  52. O seu relato não deixa claro que possa ser uma reação alérgica (imunológica). E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que peça ao seu dentista para encaminhá-lo a um(a) alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  53. Bom Dia...Estou com um tratamento de implante em dois dentes na parte superior...no momento estou com uma prótese de dois ganchinhos provisória e agora após algum tempo usando apareceu uns vermelhões no céu da boca bem na direção em que os ganchinhos são encaixados.Isso pode ser uma alergia ao material usado nessa provisória??

    ResponderExcluir
  54. Pode ser uma reação adversa ao material, seja de origem irritante como pode ser uma alergia. É essencial examinar para definir, uma vez que o aspecto da lesão é bem semelhante. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  55. Boa noite,acho que a prótese de resina que estou usando esta me dando alergia,minha boca e meu estômago queimam.Que devo fazer para ter certeza se é ou não a prótese que está causando isso .A prótese é fixa nos implantes.

    ResponderExcluir
  56. Milva: Boa noite. A avaliação clínica se inicia pela através de um consulta, onde o médico coleta todos os seus dados clínicos do paciente, realiza o exame físico e, quando necessário, solicita testes e/ou exames complementares. Todos estes dados serão a base para estabelecer um diagnóstico e afirmar se é mesmo uma reação alérgica (imunológica). Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. MINHA FILHA TEM 17 ANOS E É ALÉRGICA A TILENOL, CATAFLAN, NISULID E ESTÁ PRECISANDO FAZER UM TRATAMENTO DENTÁRIO. FOI AO DENTISTA MAS NÃO SABEMOS SE ELA TEM ALERGIA A ANESTESIA E O DENTISTA FALOUQ NÃO SABIA COMO FAZER PARA DESCOBRIR SE ELA É ALÉRGICA ( INCLUSIVE DISSE QUE U GAROTO DE 12 ANOS HAVIA MORRIDO EM UM CONSULTORIO DEVIDO A ANESTESIA )... FICAMOS CHOCADAS E COM MEDO, MAS OS DENTES ESTÃO QUEBRANDO E TENHO MUITO MEDO... COMO PODEMOS SABER COM CERTEZA SE ELA É ALÉRGICA OU NÃO A ANESTESIA? ONDE IR E O QUE FAZER ? OBRIGADA DESDE JÁ.

    ResponderExcluir
  58. Maria do Carmo Boa tarde. O médico especialista em Alergia e Imunologia é capacitado para diagnosticar a alergia a medicamentos e anestésicos. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  59. Existe algum amterial para fazer uma prótese fixa provisória
    sobre implantes que seja antialérgico?

    ResponderExcluir
  60. Marilza: não há um material que seja totalmente "antialérgico" e sirva para todos os alérgicos. Cada pessoa é única e a alergia é imprevisível. Por isso, um material pode ser adequado para uns mas não para outros pacientes. A orientação que deseja só pode ser feita após análise criteriosa dos seus dados clínicos.
    Agradecemos sua participação no blog da Alergia e nos colocamos ao seu dispor, caso more no Rio.

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde!
    Sou alergia a niquel(laudo) e já tenho pinos nos dentes e agora precisarei fazer 4 implantes. Posso fazer e que tipo de material deve ser usado

    ResponderExcluir
  62. É possível ter alergia a um pino depois de um ano?

    ResponderExcluir
  63. Luciene: o implante é um procedimento cirúrgico odontológico que necessita cuidados profissionais. Os dados que envia não permitem um parecer. Avaliar pela internet pode gerar erro. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso de forma criteriosa, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o material adequado para ser usado no implante. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  64. Élida: em tese, a alergia pode surgir mesmo após anos de uso. Contudo, nem toda reação ao pino é causada por alergia. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  65. boa noite!
    Faz uma semana que estou usando aparelho móvel, aqueles transparente (de resina,acho).
    E hoje senti um formigamento na boca, de modo que só sinto quando estou com ele. Seria uma provável "alergia" a algum componente do aparelho?

    ResponderExcluir
  66. Andriely: o seu relato não sugere que seja uma reação alérgica (imunológica). Mas não é possível afirmar sem examinar você. Caso persista, retorne ao dentista e peça que a oriente. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  67. Boa noite
    Eu preciso tratar meus dentes, mas tenho a reação alérgica no dia seguinte após a aplicação da anestesia, minha boca fica inchada e além de sair manchas na região do pescoço, tenho medo de tratar pq me alertaram que é perigoso fechar a garganta.
    Nesse caso o que posso fazer?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  68. Elenize: boa noite. É possível realizar o procedimento com segurança. Mas para isso é essencial que seja orientada pelo(a) especialista em Alergia. Caso more no Rio, poderá ser avaliada e realizar teste com o anestésico com a nossa equipe da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  69. Olá sou alérgica a camarão, ovo, mel a picada de insetos e a muitos medicamentos. Preciso retirar e implantar dois dentes, tenho medo pois já sofri choque anafilatico por causa de.medicamento. A anestesia pode me dá reação. Sou super sensível a vários tipos de alergia

    ResponderExcluir
  70. Juliana Bom dia. O parecer que solicita não pode ser feito pela internet. Recomendo que entre em contato com seu alergista e peça que a oriente. Avaliar pela internet pode gerar erro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  71. boa noite , ha 2 meses fiz restaurações dentária com resina e os meus lábios e língua estão com ardência e avermelhados, em contato com os dentes,me lembro que tenho alérgias a produtos quimicos de cola ,borracha ,posso estar com alégias aos componentes da resina ?e sinto gosto ruim de quimica das restauraçoes no paladar, o que fazer? me ajude pfavor.

    ResponderExcluir
  72. Boa noite. O seu relato não deixa claro que possa ser uma reação alérgica (imunológica) Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  73. Gostaria de saber quais teste alergicos é possivel fazer para anestésico dentário, se existe teste alergico para anestésico dentário

    ResponderExcluir
  74. Renato: a avaliação da alergia a anestésicos é clínica, ou seja, se baseia na avaliação feita pelo(a) alergista. Se houver necessidade de teste, será realizado em ambiente hospitalar. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  75. Por favor,existem alternativas as anestesias para os alérgicos a tais?Sei que este é meu caso e preciso urgentemente extrair um dente.obrigada

    ResponderExcluir
  76. Andréia: Boa noite. Existem alternativas mas devem ser orientadas para cada caso. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e teste com anestésico, para indicar a alternativa segura para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.


    ResponderExcluir
  77. Boa noite, estou com alérgia a algum componente dos materiais usados nas coroas e restauraçoes em resina, falei com a dentista e me indicou uma alergista, fiz um exame ,pois ela achava que poderia ser herpes,o exame foi negativo,agora tenho certeza que é alérgia,minha pergunta posso me adaptar
    a alérgia? Pois ja estou assim ha 10 meses,me incomoda mas é soportavel,ou posso a vir a ter complicacoes por isso,? as vezes queima como pimenta os labios,e sinto que provoca a sinusite,posso a ter reaçoes piores no futuro ou acostumo com isso ?

    ResponderExcluir
  78. Os materiais utilizados em tratamentos dentários são variados Para que eu possa orientar, seria necessário conhecer: 1) qual o tipo de alergia apresentado 2) qual o material causador da alergia. Recomendo que peça esta orientação à alergista que está acompanhando seu tratamento, conhece seus dados clínicos e poderá orientar com segurança; Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  79. Eu sou alérgica a várias coisas, alimentos, roupas, animais e também a remédios. Sou alérgica a dipirona sódica e a AAS, que estão em praticamente todos os analgésicos, detalhe, sou alérgica a grandes quantidades de sódio, então mesmo que o remédio não tenha algum componente da Dipirona sódica se tiver uma grande quantidade de sódio eu tenho reação alérgica. E também sou alérgica a Penicilina, o que faz com que eu não tome antibióticos. Quando eu tomo medicamentos que possuem em sua fórmula algum destes medicamentos, em questão de 10 minutos eu fico com urticária no corpo, angioedema, falta de ar, dor nas articulaçoes e as vezes eu tenho anafilaxia, então quando eu tomo (sem querer) ou quando o médico passa sem ver na minha ficha e na minha pulseira de alerta médica que sou alérgica eu necessito tomar corticóides, prometazina e em último caso adrenalina. Eu já tirei um ciso e tive reação alérgica não a anestesia mas aos antibióticos que o dentista me passou para a dor, inflamação e para parar de sangrar. Eu perguntei ao meu Alergista e ele me disse para tomar apenas Paracetamol após tirar o ciso, mas eu tenho que tirar 3 cisos e dói demais tirar 1, e daí muito sangue. Imagina 2?? Eu queria saber se você pode recomendar um remédio que eu poderia tomar para perguntar e fazer um teste com o meu Alergista, porque se eu depender dele eu não tomo remédio algum. Só que tem dor que é muito difícil de superar.

    ResponderExcluir
  80. Giselle Bom dia É possível indicar alternativas para medicamentos em pessoas alérgicas. Mas não há como fazê-lo pela internet, sem analisar seus dados clínicos de forma criteriosa. Caso more no Rio, a nossa equipe da Policlínica Geral do Rio de janeiro possui um setor dedicado à reações adversas medicamentosas. Estamos ao dispor e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  81. Gilcimar l viana31/3/18 20:51

    Boa noite, tenho alergia de contato fiz muitas restauraçoes com resinas e queria saber se os componentes da resinas ou a cola das coroas contem algum tipo de latex em suas composiçoes?

    ResponderExcluir
  82. Gilcimar para responder sua pergunta seria necessário ter acesso às fórmulas dos produtos que refere. Sugiro que solicite ao seu dentista e leve ao alergista que acompanha seu tratamento e conhece seus dados clínicos para uma análise prévia e orientação adequada. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  83. Anônimo9/6/18 03:30

    Boa noite,fiz um canal recentemente e desde a execução do procedimento sinto uma queimação na lingua justamente na porção que tem contato com o dente chegado ao aparecimento de uma lesão no língua. O tratamento do canal terminol foi colocado a peça e o problema continua, parece que tem um ácido saindo do dente sinto até o gosto de ácido. Podem ajudar?

    ResponderExcluir
  84. fui ao dentista neste sábado e ela retirou os nervos de dois dentes, fez um curativo e tampou com algo pastoso branco que agora secou. Esta pasta fica derretendo lentamente deixando um gosto ruim na boca, o problema é que minha garganta ta coçando e inchando, e ta ficando meio estreito pra respirar. É possível que seja alergia? se for o que fazer?

    ResponderExcluir
  85. Fabíola: os dados enviados em seu relato não deixam claro que possa ser uma reação alérgica (imunológica) Recomendo que procure atendimento médico pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  86. gilcimar9/7/18 21:35

    boa noite , me chamo mgilcimar sou alérgico ao latex de alguma composiçao da resina , posso trocar as resinas acrilicas , ou de ceromeno que estao me causando alergia ao contato por porcelana ou ceramica ?

    ResponderExcluir
  87. Gilcimar Bom dia. É recomendável que realize uma avaliação clínica criteriosa e se for necessário, teste de contato com alergista, antes de escolher o material para usar em seu procedimento dentário. A avaliação pela internet é limitada e pode gerar erro. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  88. Boa tarde !
    Descobri esta semana que tenho alergia a:
    Acrílico
    Bicromato de Potássio
    Quartenium 15
    Resina-Epoxi
    Toluenosulfonamida
    Contraste Iodado

    E estou bem perdida para substituição dos produtos abaixo, por não saber qual composição eu realmente posso usar.

    Travesseiro
    Capa de Travesseiro
    Capa de colchão
    Escova de dente
    Luva descartável
    Mascara de proteção respiratória

    Agradeço se vcs poderem identificar a composição que seria mais adequada no meu caso para eu ir em busca.

    Obrigada
    Lúcia Emerim

    ResponderExcluir
  89. Estou á três meses com um ardor na cabeça, face orelhas e chega a esquentar o corpo como se fosse febre. Já fiz vários exames e não acusa nada. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  90. Lucia: os dados que envia não são suficientes para que possamos fazer esta orientação que solicita. É essencial conhecer seus dados clínicos de forma minuciosa para que se possa correlacionar com o resultado dos testes realizados. é essencial examinar pessoalmente. Por isso, recomendo que entre em contato com (a) alergista que a examinou para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  91. Margarida Santos: Boa noite Os dados enviados em seu relato não sugerem que seja uma reação alérgica (imunológica) Para fazer diagnóstico, é essencial examinar você pessoalmente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  92. Bom dia
    Eu extrai o dente siso mais na hora que o medico deu a anestesia senti uma forte queimacao no rosto do lado que foi extraído o dente so que no mesmo dia meu rosto ficou vermelho e no outro dia começou a sair manchas vermelha no lado que extrai o dente

    ResponderExcluir
  93. Boa noite. Os dados enviados em seu relato não sugerem que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica). Mas não é possível afirmar sem examinar você pessoalmente. Aconselho que entre em contato com um(a) alergista e peça que a oriente. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  94. Boa tarde,depois de 3 dias terminado 2 tratamento de canal em abril,na parte de cima nos últimos dentes um de cada lado,venho sentindo dores de cabeça e várias outras sensações estranhas,ou doe de um lado da cabeça ou do outro as as vezes sinto tipo um ardido Tamb,no raio x dizem que não e o dente,mas faz 5 meses que estou assim e faz 5 meses que terminou o tratamento,me sinto muito mal me ajude o que pode ser se não esta visível nenhuma inflamação a olho nú,pode ser alergia?? Ninguém sabe me ajudar eu nao sei o que fazer,me ajuda por favor agradeço desde já

    ResponderExcluir
  95. Boa tarde O seu relato não sugere que a dor de cabeça seja causada por uma reação alérgica (imunológica) Mas, não é possível fazer um diagnóstico pela internet, sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno