Pular para o conteúdo principal

O valor do afeto sobre a saúde das crianças

Carinho é um sentimento imprescindível para o ser humano, especialmente para os mais vulneráveis, aqueles nos extremos da vida, os idosos e crianças. Para eles, é tão necessário que sem amor adoecem, não apenas a alma com distúrbios psicológicos e comportamentais, mas também fisicamente, os seus corpos. A crônica falta de afeto produz diminuição da imunidade e aumento de infecções, e mais: a desnutrição e a baixa estatura também.


No passado, esses efeitos adversos eram claramente visíveis em crianças de orfanatos, porque sofriam um grave comprometimento permanente de carinho e incentivo. Atualmente, as consequências da falta de afeto são menos evidentes no físico, mas continua a ser uma causa de baixa estatura.


O déficit afetivo também leva à imaturidade do indivíduo como pessoa, dificuldade para se relacionar com adultos e adolescentes, desajuste social e talvez criminalidade. O afeto também reduz o estresse, ansiedade e sintomas psicossomáticos.


A falta de amor faz com que aumentem o número de acidentes, tanto dentro como fora de casa, porque diminuem o cuidado e acompanhamento, aumentando o risco de intoxicação e acidentes, as principais causas de doença e até morte. Como as crianças aprendem melhor imitando (mais do que por aulas ou conselhos) podem absorver como modelo de adulto aquele afetivo, de comportamento distante e frio, o que pode impactar suas relações adultas.


Carinho é como uma vacina que previne contra várias doenças, medicamento barato e acessível a todos e sem efeitos secundários, para o qual não não é necessária prescrição, manual ou qualquer conhecimento. A maioria dos animais irá aplicar aos seus jovens, bilhões de humanos ricos ou pobres, educados ou não, inteligentes ou não, usem-no sempre em seus filhos.


O nível de conhecimento ou treinamento requerido para dar carinho às crianças, é nenhuma. Tudo o que é necessário é disponibilidade de tempo e vontade. Infelizmente, muitos pais de hoje, inteligentes, mesmo bem posicionado socialmente e profissionalmente, não têm tempo para 'aplicar' para os seus filhos a vacina que só eles podem aplicar - não está disponível no mercado. Conciliar as aspirações legítimas dos pais e dos profissionais com o tempo necessário para implementar este medicamento é efica e, a meu ver, essencial.


Carinho começa no nascimento, reconhecendo o olhar, tato e sensação, o bebê, inclusive recém-nascidos prematuros. Nas semanas seguintes, arrulhando, conversando, alimentando e acariciando. O contato pele a pele é uma experiência relaxante e gratificante para os pais e filhos. Mais tarde, afeto espontâneo é expressa através do vínculo estabelecido pelo atrito, o contato eo reconhecimento desses indivíduos como fechar.
Nos meses e anos seguintes, o amor que as crianças precisam de seus pais é dada pelo jogo, porque o melhor brinquedo da criança é o seu pai ou mãe. O jogo é vital para as crianças, é a sua principal atividade, e de nenhum jogo pode se dizer que não há saúde, enquanto uma criança brinca é saudável.


Na idade escolar, o amor é ouvir a criança, o respeito as suas opiniões e entender seus interesses. Mas tudo isso leva tempo, mais em qualidade do que quantidade. Sem tempo não há nenhum atrito, nenhum contato físico, verbal ou visual, e não há amor sem atrito.


Embora os pais tenham pouco tempo, é muito difícil senão impossível mudar em muitos casos, por favor, dedique um pouco tempo para cobrir os seus filhos emocionalmnte, não para ler jornais, ver televisão ou simplesmente relaxar. Tocar, e respeitar o seu filho. Sua saúde física e mental irá lhe agradecer.


Fonte: O Pediatra.com 

Comentários

  1. Muito oportuno o texto. Complicado é fazer pessoas entenderem que dar banho e alimentar é básico,mas se é o único carinho que elas conhecem...paciência...

    ResponderExcluir
  2. Concordo, mas estas pessoas (ainda) não são a maioria. Daí a importância do texto para despertar nos pais a consciência da importância do verdadeiro carinho, do afeto. Obrigado por participar do Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno