Pular para o conteúdo principal

Pele seca: combata este mal

A pele do alérgico tende a ser seca, gerando desconforto e agravando a alergia cutânea. Na verdade, com o passar da idade, todos nós vamos ficando com a pele mais ressecada, em virtude da diminuição da gordura que a recobre, chamado manto lipídico. E ainda, hábitos errados também podem ressecar e agredir a pele.Por isso, estes cuidados não servem apenas para os alérgicos, mas para todos que querem manter hábitos saudáveis e uma pele bonita.


PECADOS CAPITAIS:
- Vários banhos diários, demorados e/ou quentes.
- Usar buchas e esponjas
- Usar sabonetes exfoliantes
- Não usar hidratante.
- Dormir pouco. Comer mal.


HÁBITOS SAUDÁVEIS:
- Beba bastante água durante o dia, de preferência fora de refeições.
- Tome banho uma vez ao dia, com água morna por 10 a 15 minutos por dia.
- Se tomar mais de um banho, use sabonete apenas nos locais necessários.
– Use sabonete suave, de fragrância suave e de preferência na cor branca. 
- Aplique hidratante, logo após o banho,sobre a pele ainda umedecida. Mas, hoje também existem os chamados hidratantes “in shower”, para uso durante o banho. Ou seja, não há mais desculpa para não hidratar a pele.
- Após o banho, enxugue com toalha macia e felpuda sem friccionar a pele.


CUIDADOS ESPECIAIS:
- Use protetor solar diariamente nas áreas do corpo expostas ao sol.
- Escolha um bom hidratante: não existe um produt ideal que sirva para todas as pessoas. Mas, algumas características podem ajudar: odor suave, hipoalergênico, com substâncias que auxiliem na hidratação, como por exemplo: ceramidas, lanolina, óleo mineral, óleo de amêndoas. O uso de uréia só deve ser feito sob supervisão médica pois depende de uma concentração ideal.
- Prefira roupas de algodão e outras fibras naturais. Evite lycra, lã, tecidos sintéticos, pois podem irritar a pele.
- Alimente-se de forma saudável: frutas, legumes, alimentos balanceados e naturais. Evite produtos industrializados, enlatados, conservas, embutidos, refrigerantes, bebidas alcoólicas em excesso.


Fonte: Webmd

Comentários

  1. Bom dia!

    Sofro de dermatite de contato e, durante o inverno, a pele do corpo inteiro fica ressecada. Há muitos anos, ao final do banho, uso óleo infantil no corpo todo para amenizar o ressecamento. Isso é realmente eficaz e recomendável?
    Grata,
    Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Alessandra: é um hábito saudável o uso de hifratante. Mas nem sempre o óleo infantil é a melhor escolha para a hidratação cutãnea Para orientar, é essencial examinar sua pele. Aconselho que fale com seu alergista e peça que a oriente.

    ResponderExcluir
  3. Tenho a pele mista, e totalmente alérgica,eEu nao sei mais o que usar, já usei todos os hidratantes hipoalérgicos, ja fui em varios dermatologistas e alergistas, nao sei mais o que usar, minha pele esta do rosto esta ressecada, a unica coisa ue posso passar que nao me da alergias sao óleos puros, amendoas, mineral e etc. Se eu tomo sol no rosto com protetor solar minha da alergia, sem protetor minha pele tbm incha, um dermatologista ainda me falou que minha pele tem intolerancia ao sol. Nao sei mais o que fazer. Minha pele ta um bagaço, aparento ter 20 anos à mais ...:(

    ResponderExcluir
  4. A pele pode ser considerada o maior órgão do corpo humano e tem uma variabilidade invejável, fazendo com que uma pessoa não seja igual à outra. E, se além destas caractarísticas individuais, ainda se levar em conta a alergia, certamente resultará em aspectos infinitamente diferentes e personalizados. Por isso, um produto que se mostra excelente para uma pessoa, pode acarretar danos em outra e a orientação do tratamento precisa ser personalizada. Estamos ao seu inteiro dispor na Policlínica caso você more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  5. teho muito resecamento nos lugares que tenho cicatriz coç anto que fica ferido miha pele é muito rececada o que devo fazer? Rosilene Souza Santos

    ResponderExcluir
  6. Ludimille: a pele ressecada e ainda mais no local onde há cicatrizes, tende a coçar. Em primeiro lugar, use um sabonete apropriado e aplique hidratante em todo o corpo após o banho. Mas, não deixe de procurar atendimento médico. Evite usar produtos caseiros que podem agravar o problema. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia tenho dermatite atopica, minha pele esta cada vez mais ressecada nao me dou bem com nenhum hidratante até oq minha derma receitou me dá alergia. Óleos e hidratantes me dão alergia uso direto protetor solar como hidratante também mais minha pele ainda continua ressecada 😯. Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Taiane: boa noite. é recomendável fazer um teste de contato com objetivo de identificar qual a substância causadora da alergia aos hidratantes para que se possa indicar alternativas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Não posso ficar 5 minutos ao sol que minha pele arrebenta de tanta alergia. Queria tanto poder brincar com minhas filhas num parque ou praia. Existe tratamento que me permita isso?

    ResponderExcluir
  10. Antes de mais nada é preciso fazer o diagnóstico preciso do seu problema. Só assim poderá ser definido se é mesmo uma alergia e o tipo de tratamento indicado para seu caso. Obrigado por participar no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. MEU filho de três anos.tem uma alergia na pele que nesse tempo quente tá piorando coça muito e sangra nas pernas,quando seca fica as cicatrizes.o que posso fazer?já levei em dermatologistas.

    ResponderExcluir
  12. Gisele: bom dia. Compreendo sua preocupação com seu filhinho, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  13. bom dia
    meu filho de 9 anos ele tem a pele toda manchada os medico fala que e aleegia de mosquito ja levei varias vezes fala que a unico coisa a fazer e repelente mais cada dia almenta mais sera que o oleo mineral vai ajuda?

    ResponderExcluir
  14. Jaciara Boa tarde. O uso do óleo mineral auxilia na hidratação. Mas para combater as manchas, é preciso tratar a alergia ao mosquito que originou o problema. Recomendo que seu neto seja avaliado por alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Olá eu mi chamo aucirneide eu não posso usa não no meu rosto que da coceira o que eu faça mi ajuda meu por favor

    ResponderExcluir
  16. A minha filha tem 2 anos ela e cheia de feriada no corpo porque tudo que ferra ela da ferida com coceira me ajuda o que eu posso fazer repelente é igual a água que agente passa nela

    ResponderExcluir
  17. Neide: o tratamento indicado para sua filha é a imunoterapia (vacina para alergia a picada de insetos). Recomendo que procure um(a) alergista para orientar este tratamento. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno