Pular para o conteúdo principal

Natação e asma

A natação é um esporte que ajuda na melhora dos sintomas da asma, em especial nas crianças e adolescentes, afirma um estudo recentemente publicado. A natação se mostrou uma intervenção não farmacológica eficaz, associada ao  tratamento da asma.


Os investigadores avaliaram os efeitos da prática da natação nas medidas de função pulmonar realzadas em crianças de 7 a 12 anos de idade. Todos os participantes se encontravam em tratamento regular para asma. Foram divididos em 2 grupos de 15 crianças, onde um grupo era direcionado para o esporte e o outro não. Após um período de 6 semanas, eram reavaliadas as medidas respiratórias e condições clínicas da asma.


O programa mostrou que as crianças que nadaram de forma regular, mostraram uma melhora significativa da asma, bem como das medidas de função pulmonar e pico de fluxo expiratório. Estas crianças também mostraram menor ocorrência de hospitalização,
menos crises e faltaram menos à escola. A natação também ajudou na socialização das crianças, melhorando sua confiança e diminuindo sua incapacidade.


A natação, quando comparada a outros esportes, tem menor probabilidade em provocar crises de asma. Além disso, promove um desenvolvimento físico e psicológico mais saudável, com melhora do volume pulmonar e melhora do estado físico. As crianças foram reavaliadas após 1 ano e continuavam a mostrar benefícios da prática esportiva.

É importante ressaltar que a natação não cura a asma nem substitui o tratamento, apenas o complementa. Piscinas tratadas com cloro podem provocar irritação das vias respiratórias, limitando o esporte em algumas pessoas mais sensíveis. 


Portadores de deformidades torácicas ou de respiração bucal devem receber atenção especial antes de iniciar a prática da natação.


Crianças, adolescentes e adultos asmáticos devem ser estimulados a praticar atividades físicas, com livre arbítrio para escolher a modalidade esportiva que mais lhe agradar.


Jeng-Shing WANG, Wen-Ping HUNG. The effects of a swimming intervention for children with asthma. Respirology Volume 14, Issue 6, pages 838–842, August 2009. 


Fonte: Consultasma

Comentários

  1. Anônimo3/7/11 20:33

    gostei foi muito bom deu pra mim entender bem sobre o uso do medicamento ja voupro vindeciar um medico para tratarmos desse assunto muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos sua visita e seu depoimento ao nosso blog. Aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  3. através desse tratamento ela pode ser curada ou só tratada.ficamos na dependencia desses remedios?

    ResponderExcluir
  4. O tratamento da asma permite o contrrole da doença e uma vida normal ao seu portador. O tratamento engloba não apenas o uso de medicamentos como também o combate aos fatores agravantes e a mudança de hábitos pessoais. A natação é um esporte que pode favorecer e complementar o tratamento da asma. Agradecemos a sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Teno 74 anos e foi-me recomendado Zyxem (dicloridrato de levocetirizina 5 mg/mL, 20 gotas ao dia)para uma alergia à poeira, mofo, jornal, etc. As crises são de espirros e logo após corrimento pelas narinas. Ao ingerir Zyxem o alívio é imediato. Ao suspendê-lo, mesmo após 30 dias de uso, os sintomas retornam. Há riscos em administrá-lo permanentemente? Quais as possíveis consequências negativas para minha saúde?

    ResponderExcluir
  6. Pedro: o problema não é o uso do Zyxem pois trata-se de uma medicação segura. A questão é que o antihistamínico apenas alivia o sintoma mas não trata a causa dos sintomas. Sendo assim, passado o efeito, os sintomas reiniciam. Aconselho que retorne ao seu alergista para que possa pesquisar a causa e orientar um tratamento mais efetivo para sua alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,
    A médica do meu filho de 6 anos receitou Singulair 4 mg só que o preço é alto demais, ganhei 30 comprimidos de Montelair 10 mg. Gostaria de saber se posso corta-lo ao meio e iniciar o tratamento.

    ResponderExcluir
  8. Ariane: não é recomendável. A criança com 6 anos pode tomar o Singulair 5mg ou o Piemonte 5mg (comprimidos mastigáveis) Em princípio, a metade do comprimido de 10mg seria a mesma, mas não se recomenda o uso do comprimido cortado ao meio. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o site gostei bastante. Mas gostaria de saber se pessoas com asma (que não tem ataques com freguência) podem ficar sem bombinha? é errado?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde. O uso das medicações por pacientes portadores de asma, vai de acordo com o estado de controle do quadro clínico. Pacientes mais estáveis podem ter sua terapia medicamentosa diminuída, e pacientes sem controle necessitam de mais medicações. O importante é estar sempre em contato com o(a) médico(a) assistente, para não deixar a asma atrapalhar a qualidade de vida do indivíduo em questão. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  11. Oi boa noite preciso de ajuda minha bb tem 9 meses e sofri muito com tosse quando esta dormindo ela ja esteve internada quando tinha 5 meses com pneumonia e desde de então ela sofri constantimente com tosses e chiado o que pode ser preciso de ajuda pois ñ sei identificar o que pode ser

    ResponderExcluir
  12. Continuando eu ja dei predsim aerolim espray xarope para tosse mas nada adiantou e ja faz seis dias q ela ñ sabe o q é ter uma noite boa de sono

    ResponderExcluir
  13. Mércia: os dados que envia não são suficientes para que eu possa emitir um parecer específico sobre seu filho. Contudo, gostaria de fazer algumas considerações: 1) Crianças pequenas têm características próprias: seu organismo é imaturo 2) As vias respiratórias infantis, são mais estreitas, sua imunidade ainda é imatura. 3) Nem sempre as crises de chiados e tosse são causadas apenas por alergia. Podem contribuir: vírus, refluxo, entre outras causas. Converse com o alergista de seu filho.4) Nesta faixa etária, bebês permanecem mais tempo em locais fechados, estando mais expostos aos ácaros da poeira, mesmo em casas limpinhas. Por isso, adote medidas preventivas, como por exemplo: nunca dê de mamar deitado e só o deite pelo menos uma hora após mamar.
    Convido que escreva para nós e receba a cópia em PDF do livro: “Alergia doença do século XXI”. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pela atenção vou ver se consigo um alergologista para entender o problema da minha bebe

      Excluir
  14. Ah quero saber como faço pra ganhar a copia em pdf do livro alergia doença do seculo XXI obg por me responder

    ResponderExcluir
  15. Mércia: basta escrever para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  16. Obg por me responder,mas o que eu preciso escrever para ganhar?

    ResponderExcluir
  17. Mércia: basta escrever solicitando o envio do livro “Alergia, doença do século XXI”. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg por ter me enviado a copia do livro alergia doença do seculo XXI bjux

      Excluir
  18. Ola boa noite, meu lucca ha exatos 2 anos foi diagnosticado com alergia a proteína do leite de vaca. Esse final de semana mesmo ele comeu sem a gente saber um bolo.fatia pequena na casa da avo, pois bem, esta aqui com tosse, ja criando urticária no corpo(bumbum, debaixo do braço, e ao redor da boca). Bom me receitaram zyxem, 5 gotas de 12 em 12. Mas lendo vi q n pode ser usado por paciente q tem alergia a galactose. Quero saber se quem tem essa alergia pode tomar este remédio?????

    ResponderExcluir
  19. Galactose é um açúcar e não se relaciona com a proteína do leite Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde,queria saber se tem algum problema eu tomar polaramine e estar amamentando?
    Estou com muita coceira em meu corpo e o médico só me receitou isto só que estava lendo a bula e lá fala que recém nascido não pode fazer o uso.

    ResponderExcluir
  21. Carol Bom dia. Polaramine é autorizado para uso durante a gravidez. Contudo, por ser um antialérgico de antiga geração, pode provocar sonolência no bebê e interferir na sucção e na amamentação. Aconselho que entre em contato com o(a) médico(a) para indicar um medicamento mais apropriado para você e para seu bebê. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  22. Olá meu filho tem 4 anos e tão ele pé conta de alergia a ácaros e poeira faz uso da injeção a menos de 1 mês.
    Sempre que tem tosse só melhora com Predsim , e gostaria de saber se o esalerg é anti histamínico e se é bom?

    ResponderExcluir
  23. Luciana: Esalerg é um antialérgico (anti-histamínico) cujo princípio ativo é a desloratadina. É um medicamento de nova geração com menores efeitos colaterais comparados aos mais antigos, chamados de primeira geração. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  24. Olá e sobre o Predsim, existem tantas coisas ruins informando sobre ele, ele é ruim mesmo para as crianças os efeitos colaterais?

    ResponderExcluir
  25. RH: bom dia. Predsim é uma medicação indicada para algumas doenças alérgicas, nos momentos de crise. É seguro desde que utilizado sob orientação médica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI” onde abordamos o tema. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno