Pular para o conteúdo principal

Angioedema hereditário - você já ouviu falar desta doença?

Há pessoas que, totalmente sem aviso, aparecem de repente com uma mão ou um pé inchado ou com a cara desfigurada por inchaço a nível dos lábios ou dos olhos. Este inchaço resulta da passagem de soro da corrente sanguínea para os tecidos das áreas afectadas.

Quando é só uma vez pensamos tratar-se de um traumatismo ou de uma picada de um qualquer insecto ou mesmo de uma reacção alérgica a um alimento ou a um medicamento.

O problema é quando os episódios se repetem muitas vezes ou quando o inchaço atinge a parede do intestino, podendo causar dores abdominais muito intensas (cólicas abdominais), ou quando atinge a região da laringe, em que o inchaço ou edema da glote pode inclusivamente ser fatal.

O que a maior parte das pessoas (e até muitos profissionais de saúde) desconhece é que há uma doença relativamente rara, de transmissão hereditária (portanto normalmente com mais membros da família com queixas semelhantes) em que existe um deficit numa proteína do nosso organismo que é responsável por esta situação, designada por Angioedema por défice de C1-inibidor, devido a um defeito genético no cromossoma 11, local onde é codificada a proteína C1-inibidor.

Devido ao desconhecimento, estes doentes são muitas vezes rotulados erradamente de alérgicos, embora na realidade não o sejam, recebendo tratamento com antihistamínicos e derivados da cortisona sempre que se dirigem a um serviço de urgência pelo aparecimento destas queixas, sem que esse tratamento surta algum efeito.

Também por vezes, e por as dores abdominais serem tão intensas que se assemelham a uma apendicite ou a uma peritonite, estes doentes chegam a ser operados desnecessariamente.

É importante pois conhecer-se esta situação para se evitar males desnecessários, tendo sempre que se pensar nesta possibilidade quando existem estes episódios repetidos de inchaços nas diversas localizações e, em especial, se outros membros da família tiverem quadros semelhantes.

Uma outra razão pela qual é importante abordar este assunto prende-se também com o seu tratamento. Quanto mais cedo se reconhece a doença, melhor. Até há alguns anos atrás não existia tratamento muito eficaz para estas crises, o qual era baseado num tratamento sintomático até esperar que a crise passasse, durando habitualmente dois ou três dias. Pode-se usar um derivado do plasma humano (obtido portanto a partir de dadores de sangue) e que é o concentrado de C1 inibidor, cujo uso compensa o deficit que estes indivíduos possuem. Mas, apesar de ser considerado seguro não deixa de ser um derivado do plasma humano, apresentando também a desvantagem de ter de ser administrado por via endovenosa e, portanto, normalmente apenas em meio hospitalar.
Agora surgiu um novo medicamento, que não é derivado do plasma e que é administrado por via subcutânea. Atua na crise em alguns minutos e  representa uma oportunidade terapêutica.


Este texto foi escrito pelo Dr. Manuel Branco Ferreira, imunoalergogologista da Faculdade de Medicina de Lisboa. Convidamos a todos que visitem o site da Associação Brasileira de Portadores de Angioedema Hereditário, onde certamente aprenderão muito mais sobre esta doença.

Comentários

  1. com cesteza esta doença é rara , mas tem muitas pessoas que sofrem disso e não sabem. Seria interessante ir para o fantástico matéria sobre a doença, pois médicos disconhecem a doença e isso é inaceitável.O próprio paciente descobre a sua própria doença, pois tenho uma sobrinha e a sua mãe tem a doença e ela nasceu tb com ela. Sofrendo muito com crises abdominais, internações e nada se resolvia,porque passa o sintoma e nada fazem. Descobri atravez de um programa americano discover home helth.Não é fácil lidar cm isso, é um pânico a cada mudança no corpo delas. Estamos tendo que comprar o remédio que é caro, custa 40,00 e dá para 4 dias.Estamos atras em hospitais do governo mas esta em falta.

    juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu marido tem esses sintomas mas não sabemos ao certo o que seja. Gostaria de saber mais e uma reportagem seria interessante.

      Excluir
  2. Juliana: faço minhas as suas palavras. E, aproveito o espaço para mais uma vez elogiar o trabalho da Associação dos portadores de Angioedema hereditário que está lutando pela divulgação ética da doença e para ajudar seus portadores. Gratos pela visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Edivaldo Cypriani6/10/10 12:44

    Essas informações estão diretamente correspondidas com o que estou sentindo ultimamente; alguém pode me ajudar com mais informações? Esses inchaços estão me incomodando pois virou rotina tê-los praticamente todas semanas diferenciando os locais. Já fiu em alergistas. pratiquei exames de sangue variados e completos mas, não teve anomalias. que faço?

    ResponderExcluir
  4. Edivaldo: o diagnóstico do angioedema hereditário se baseia na análise clínica feita pelo médico aliada aos dados do exame físico e complementada através dos exames laboratoriais. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica RJ. Agradecemos sua visita e participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que estou com essa doença por favor me ajuda oq posso faze??

      Excluir
  5. Meu nome é Silvana, vivo em Miami e tenho uma bebê de 3 anos, umas 3 semanas atrás ela despertou pela manhã com um olho inchado...durante o dia passou, faz 2 dias, amanheceu com o o olho inchado novamente e na pálpebra superior e inferior parecia que tinha uma picada, fiquei preocupada, mas durante o dia passou, quando saimos para algo na rua, no outro olho na parte de baixo, ou seja na pálpebra inferior (não sei se é pálpebra também) tinha 2 bolinhas como a pele inchada, como se dentro fosse bolha de água, mas qdo se apalpa ela é durinha tipo um vergão....corremos para o Miami Childrens Hospital, a Dr. nos disse que ela estava com conjuntivite (embora não há nem vermelhidão, nem lacrimejamento, nem coceira, nem ramela, nada disso nos olhos. Nos receitou antibiótico colírio para pingar. Bom...ontem e hoje durante o dia estava tudo ok...nada inchado...nenhum problema, agora à noite, começou pela pálpebra de um, e depois uns 20 minutos o outro e está inchado ao redor dos olhos...estou apavorada....por favor...o que faço????? cheguei até aqui pesquisando sobre inchaço nos olhos, angioedema....eu sempre tive urticária causada por medicamentos (e já tive edema de glote) Estou com problemas porque insisto com o marido que ela não tem conjuntivite e ele insiste que tenho que por o tal colírio que ela não deixa....ela está agora com os olhinhos inchados e deitada pra dormir....que faço? Que profissional procurar?
    Desculpe a enorme carta e obrigada!
    Silvana

    ResponderExcluir
  6. Eu concordo com o comentário,da juliana e acho uma idéia genial de passar no Fantastico,muinta gente nem sabe q essa doença existe,e começou essas crises,quando eu tinha 16 anos eu só fui descobrir agora com 26,e até então era um sofrimento,quando dava crise eu tinha q ir no pronto socorro, e eles me aplicavão, injeções de corticoídes,sorocortef chegando a inchar o corpo todo,e ainda q eu ficasse lá até a hora q o inchaço sumice sendo q leva 3 a 4 dias para sumir,e eu só descobri agora pelo convenio se ñ estava até hoje sofrendo de vergonha,em pronto socorro,com o rosto todo inchado,pra tomar varias injeções,q ñ fazia nem efeito,e se ainda ñ bastace o inchaço fora o bando de jente,curioso q ficava perguntando o q aconteceu,eu acho q a rede publica deveria se especializar nessa doença,pra ñ ficar judiando dos outros com essas injeções malditas,q pra min chega até ser um tremendo descaso,por q de tanta injeção q eu tomei,fico até com medo de ter poblemas de saúde futuros,e ainda os médicos ñ me davam atestados,de 3 dias dava de 1 dia,e no outro dia eu tinha q ir de madrugada no pronto socorro,só pra pegar outro atestado, e daí eles queriam dar outra injeção,isso é o fim,chega até causar revolta, meu rosto fica todo inchado e demora 3 dependendo da crise 4 dias pra desinchar eu fico um monstro,começa inchar a boca e só para de inchar a hora q incha todo o rosto,vou começar o tratamento,mas está em falta na rede pública, isso sim é descaso!

    ResponderExcluir
  7. Silvana: os dados que envia não são suficientes para uma conclusão. Aconselho que leve sua filha a um médico especialista em Alergia para que possa examiná-la e definir o diagnóstico para seu caso. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  8. Concordamos com a sua colocação, mas infelizmente o atendimento médico na rede pública é quase inexistente quando se fala em Alergia. Vocês sabiam que o Fantástico aceita sugestões de pauta em seu site? Aconselho que entre em contato com a Associação de Portadores de Angioedema hereditário pois assim poderá se cadastrar. A união faz a força. Através da Associação, (http://abranghe.blogspot.com) vocês podem solicitar ao Fantástico (http://fantastico.globo.com) uma matéria sobre este tema. Agradecemos sua visita. Volte sempre para nos visitar e se preferir, assine o blog e passe a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  9. bom dia pessoal!!! tenho 27 anos e sofro com o AHE desde cça, quando so tinha os edemas de membros inferiores. nunca procuramos saber o pq desses inchaços. depois de adulta passei por uma cirurgia para retirada de apêndice, pois esse foi o diagnóstico da crise q estava. Após o ato cirúrgico foi verificado que não se tratava de apendicite e sim de uma ascite, complicação do AHE. mas ainda nao detectado. Depois começaram os edemas faciais, estes desfigurantes, fui à vários médicos, sem sucesso, começei a procurar por conta própria, comum em nosso meio, então fiz os exames de C4 e inibidor de C1 esterase, o q confirmaram minhas suspeitas, hj estou em contato com a Drª Anete, pessoa que está me ajudando muito... e Hj estou com a crise, fortes dores abdominais e êmese... Se alguem precisar d qqr coisa me coloco a disposição para discutirmos mais esse problema...
    grata!!!

    Neiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga queria saber mais sobre isso nicho demais estou entrando em desespero

      Excluir
  10. Neiva: obrigado pelo seu depoimento. É muito importante que todos se cadastrem e unam suas forças para conquistar direitos ao portador de angiodedema hereditário. Procurem a ABRANGHE:
    abranghe@gmail.com.

    ResponderExcluir
  11. Por favor,gostaria de saber qual o resultado correto p/ se afirmar que se tem o angioedema hereditario...meu filho fez os exames,mas estou perdida c/ os resultados...o C1 tem q estar baixo para se ter o diagnostico???? Obrigado

    ResponderExcluir
  12. O diagnóstico do angioedema hereditário é feito de forma ampla, englobando a análise do resultado laboratorial, mas não de forma isolada. É importante analisar em conjunto com a história clínica e familiar do paciente, dados do exame físico, entre outros. Aconselho que converse com o alergista do seu filho e peça que a oriente. Agradecemos sua visita e sua participação em nosso blog

    ResponderExcluir
  13. Ola, meu nome é Maristela Vital, comecei a tomar um remedio a base de oleo de peixe e derrepente comecei a amanhecer com a boca e olho inchado, fiquei muito preocupada e parei de tomar o remedio pq eu achei que era o causador dos inchaços, tem mais ou menos duas semanas que eu nao amanheço inchada, pode ser do remedio?

    ResponderExcluir
  14. Pode ser, Monica, mas para afirmar, é essencial avaliar seu caso pessoalmente. Se o problema persistir, procure um alergista. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  15. meu nome e amanda,
    gostaria de saber quanto tempo mais ou menos demora para sumir o inchaço do rosto,pois faz 2 dias q tomei o remedio cefalexina e me deu alergia,meu rosto inteiro incho e nao some mais,estou desesperada...

    ResponderExcluir
  16. Amanda: não há como atender sua solicitação através de um aconselhamento por e-mail. Para prever o tempo de duração de sua alergia, é necessário conhecer o diagnóstico, gravidade da reação, dose da medicação utilizada, tempo de uso, etc. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista que conhece bem o seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  17. Ola meu nome é Evelim Cristini , e desconfiei que tinha angiodema ano passado quando ouvir falar dessa doença, pois desde 14 anos venho fazendo esses edemas de face, ja fiz de glote, mãos , pés e genitais mais o que mais me intriga é que alem de eu fazer edema por causa alimentar e medicamentos a um fato que ocorre que é assim: eu não posso bater com meu rosto de forma nenhuma, qualquer pacada de leve eu também faço edema se assim acontecer, bom eu sempre dei entrada na emergencia como alergia mais os medicos realmente ate hj não sabem dizer ao certo o que acontece de fato ja que parece ocorrer uma retenção de liquido .obrigado!

    ResponderExcluir
  18. Evelin: aconselho que procure um alergista para confirmar se é mesmo um caso de angioedema hereditário para que possa receber um tratamento adequado. O site da Associação de portadores de angioedema hereditário (http://abranghe.blogspot.com.br/) disponibiliza uma lista de locais de referência em todo o Brasil. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  19. Existe algum remédio ou tratamento eficazes contra o aparecimento das crises?

    ResponderExcluir
  20. Lilika: é possível tratar e evitar as crises de angioedema hereditário. Aconselho que entre em contato com a Associação de portadores da doença: http://abranghe.blogspot.com/ onde poderá receber informações adequadas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. boa noite!! meu nome é suane e eu venho sofrendo c repetidos episodios de inchaços em maos vermelhidoes pelo corpo como se fosse alergia em formas circulares a maioria que nao coçam na sua maioria como se fosse uma alergia principalmente com edema de labios palpebras desfigurando a feiçao, edema d lingua evoluindo ate para rouquidao e dificuldade para respirar, tendo que procurar serviço medico para reverter! achava se que era edema por alergia alimentar depois de mtos exames de contato e de sangue rasth nada foi descoberto. minha mae conta que ela tambem teve mto isso antes da minha gestacao o que sumiu depois de um tempo.. faz uns 15 anos que ela nao tem mais. nenhum medico (alrgista)diagnostica o que tenho, entao um sugeriu que fosse isso!um clinico geral... mas tbm nao deu certeza de diagnostico. os episodios tem acontecido cada vez mais frequntemente 2 crises por mes... nao tenho respindido a medicaçoes antihistaminicas tipo alegra 180, prometazina, etc.. gostaria de saber como faço pra ter certeza desse diagnostico? qual bioquimica deve ser feito pra poder ter certeza disto? pois os rast realizados nao deram alteraçoes algumas. esses quadros tem atrapalhao ja a minha vida e gostaria ao menos de ter um controle maior sobre isso. preciso de ajuda p elucidar o caso! Aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suane nao sei se vc viu minha mensagem sobre o seu problema mas se nao viu me manda um email pra gente trocar experiencia

      Excluir
  22. O seu relato sugere que possa ser um caso de angioedema hereditário, mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Escreva para a Associação Brasileira de Angioedema hereditário http://abranghe.blogspot.com/ e solicite a indicação de um centro de referencia de tratamento em sua cidade. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  23. obrigada pela resposta! entratrei em contato com a ABAH, pois preciso de pelo menos um controle maior sobre esses episodios! boa noite suane!

    ResponderExcluir
  24. FOI UMA DAS MELHORES COISAS NOS MÃES SEREM AUXILIADAS,POIS ESPERAR PELO SUS.É COMPLICADO.

    ResponderExcluir
  25. quando eu tinha uns dez anos tive derrepente um inchaco nos labios. ficaram enormes. meu pai me levou ao medico ,e,tomei uma injecao que nao sei qual,masfoi certeira./ sera que nao e amesma coisa? estou com quse sescenta.

    ResponderExcluir
  26. Os dados enviados em seu relato são insuficientes para uma conclusão sobre seu caso. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao dispor na Policlínica para orientá-lo de forma adequada. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  27. Anônimo4/4/13 01:24

    Meu nome é Cahara e tenho 17 anos. Há quase um mês venho acordando com boca, lingua, bochecha ou queixo inchados. Durante o dia, o mesmo ocorre com minhas mãos e pés. Também é comum surgir marcas vermelhas pelo corpo que logo começam a inchar, principalmente no pulso, barriga, costas e pescoço. Com um exame de sangue é possível descobrir a causa? Que atitudes devo tomar? Obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Cahara: existem diversos tipos de angioedema. O caminho mais adequado é procurar um alergista para investigar seu caso e indicar tratamento apropriado para seu caso. Caso você more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo5/6/13 22:43

    Mas o AHE tem cura? Porque sei que em casos de alergia, existem tratamentos que abrandam os sintomas mas que existe a possibilidade de um voltar a ter reações alérgicas, ou seja, não é curável! O mesmo acontece com o AHE?

    ResponderExcluir
  30. O AHE pode ser controlado, permitindo uma vida normal ao ´prtador da doença. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  31. Meu nome é Luis Carlos, Gostaria de saber qual exame eu devo fazer p/ver se eu tenho Angioedema?

    ResponderExcluir
  32. Luis: o site da ABRANGHE (Associação Brasileira de Angioedema hereditário) publicou um texto sobre o tema. Convido que leia neste link: http://abranghe.blogspot.com.br/2013/04/classificacao-do-aeh-fleury-medicina-e.html Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde
    Gostaria de saber como posso ter certeza se o meu problema é Angioendema hereditario, ou seja, quais os exames que tenho que fazer

    ResponderExcluir
  34. O site da ABRANGHE (Associação Brasileira de Angioedema hereditário) publicou um texto sobre o tema. Convido que leia neste link: http://abranghe.blogspot.com.br/2013/04/classificacao-do-aeh-fleury-medicina-e.html Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  35. ola meu nome e mayara tenho um bb de um ano e quatro meses e faz uma semana que ele esta com o rosto inchado levei ele ao pediatra e ela me pediu uns exames e controle de pressao oq pode ser

    ResponderExcluir
  36. Mayara: peço sua compreensão, mas não é possível opinar sobre o dema (inchação) no rosto do seu bebê sem examinar pessoalmente. Aconselho que exponha suas dúvidas e temores ao pediatra que trata dele. A confiança e o diálogo entre o médico e sua familia são muito importantes para o sucesso do tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite, em maio 2011 gui picada no pé por algo desconhecido fiquei com o pé parcia um balao tomei antibiotico e passou... mas desde esse incidente.. comecei a ter inchacos no pé em zonas localizadas tipo 2 dedos do pé e uma parte do calcanhar assim como só 1 dedo da mão.. ate na cara ja tive partes inchadas. Doi bastante ja fiz testes de alergias e nao deu em nada! Estou gravida e tenho tido muitas crises destas... Acha que é angioderma? Não tenho ninguem na familia com os mesmos sintomas.. O que posso fazer? Obrigado

    ResponderExcluir
  38. Paula: sinto muito, mas não é possível fazer um diagnóstico pela internet. É preciso examiná-la pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  39. Bom dia gente,
    Cheguei nesse site procurando por inchaços nos olhos. O meu filho de 1 ano, passou a manha a brincar,almoçou bem,tudo normal. Na hora da soneca da tarde,ele estava mamando, coçou os olhos e de repente começou a inchar as palpebras superiores e inferiores. Inchou primeiro um olho,depois o outro, passando para o nariz,bochechas,e um pouco da testa. Passado uns 6 minutos,os olhos desincharam um pouco, levei o meu bb ao hospital, a medica o viu, constatou o inchaço que ja estava bem melhor do que quando conheçou e la mesmo lhe deu adrenalina,como nao resultou nos deu alta mas receitou um anti alergico.A minha duvida é, o inchaço causado por essa doença descrita no texto,pode acontecer de repente ou a pessoa so incha o rosto enquanto dorme? Desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  40. Erika: nem todo edema tem causa alérgica. Angioedema hereditário é uma doença de causa genética rara, onde há um deficit do inibidor de C1 esterase resultando no aparecimento de edema (inchação) repetidamente, sem motivo aparente. Aconselho que leve seu bebê a um(a) alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  41. oi tudo bem?sou amauri moro em Alfenas,MG.Eu tambem tenho angiodema,desde os 8 anos de idade,gostaria de saber se tem cura?e qual seria os possiveis formas de tratamentos,me sinto muito constrangido devido aos enchaços...e de algum tempo sofro com frequencias os vergoes seguidos de vermelhidao,seguido de muito enchaços na região dos olhos ,boca, nariz,e tambem virilha,braços e pernas enfin por todo o corpo....

    ResponderExcluir
  42. Amauri: o primeiro passo é definir qual o tipo de angioedema que apresenta pois o tratamento varia em cada caso. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alfenas, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  43. Boa noite!amanheci com cólica de fígado depois de comer ovo frito pela madrugada 2 dias depois meus lábios começaram a inchar,sendo que a um mês comecei apresentar inchaço nos pulsos e depois sumiu..tive essa mesma dor no pé dando a sensaçao de uma bolinha na sola do pé..as vezes é no couro cabeludo...será que pode ser esse problema de angiohedema??

    ResponderExcluir
  44. Andreia: O seu relato sugere que possa ser um caso de angioedema, mas não é possível afirmar sem examinar pessoalmente. É aconselhável que procure um(a) alergista para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  45. Oi sou Letícia, de Londrina-PR.
    Vim procurar ajuda pois sempre no fim do mês tenho dor e inchaço enorme, sinto que minha mão ou pé vão explodir, pois não tem mais pra onde crescer. As vezes começa em um dos pés,some e passa pra outro pé ou mão (a mão fica dura e não consigo fechar), logo em seguida tenho dores insuportáveis no intestino, que vêm acompanhado de vômito. Então Poucos dias depois inicia meu período menstrual. Será que todos esses fatores se relacionam entre si ou é apenas uma coincidência? Será que pode ser Angioderma? que médico deve procurar? como proceder?... Estou desesperada e sofrendo a 8 meses, percebi que foi logo após eu começar usar anticoncepcional. Não tenho pessoas na família com esses sintomas e nunca tinha visto ninguém assim.
    Os médicos já pensaram em me operar de apêndice e também pensaram que eu tivesse intolerância a lactose.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  46. Por acaso hoje resolvi pesquisar sobre isto na minha vida. Ja fui parar em hospitais, pronto socorro e tudo. Os médicos demoram atender e qdo atende ja passou a dor forte. No meu caso iniciou qdo eu tinha 30 anos, e ja tenho 60. Nunca conseguiram me diagnosticar. Como vou falar q tenho uma alergia por dentro? Antes os inchaços era por fora e seguidos de ordinárias. Agora inicia por por fora uma coceira e alguns pontos vermelhos e inchados, mas nada serio.. mas sei logo que se eu não tomar instamin ou Allegra Allergy vou morrer de dor. Estou no máximo da crise.. Quando sinto o aviso da dor eu logo tomo estes remédios. Pode ser também o Alergon. Isto esta me acontecendo umas duas vezes por semana e me incomoda muito.. Penso que vou morrer. A dor inicia fechando minha traqueia ou vai para o pulmão sei la, so sei que parece q o coração e tudo em volta esta inchado e ai tenho crises de dores tremendas. Gloria a Deus q achei este site.. pq toda ve q escrevo alguma coisa não me aparece um bom resultado. Pelo menos este foi o q mais pareceu com meus sintomas.. obrigado e se eu puder ajudar falando de mim e vcs me ajudarem a resolver este problema ja fico feliz da vida.

    ResponderExcluir
  47. Arlete: compreendo sua preocupação, mas infelizmente não é possível fazer diagnóstico pela internet. Peço a gentileza que escreva um e-mail para nós (blogdalergia@gmail.com) informando em que cidade mora para que possamos orientar um local de tratamento. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  48. Olá bom dia , meu filho de 4 anos está com urticaria pelo corpo todo , olhos , joelhos e pés inchados e reclama que dói , passou o fim de semana em observação no hospital, mas o inchaço não desaparece,pode ser angiologia? não conheço nada parecido na família, desde já agradeço. ...

    ResponderExcluir
  49. Angioedema hereditário não se acompanha de urticária. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  50. Olá tô muito preocupada acordei e percebi um enchaço na minha testa so q pensei q ia desaparecer só q até agora não! Diminuiu um pouco mais agora ja enchou em outro local ta testa de novo ...tá vermelho e corsar também oq devo fazer? Mais mi lembrei q ja enchou antes meus lábios mais ja faz um tempo!

    ResponderExcluir
  51. O edema(inchaço) deve ser examinado para que seja detectada sua causa e medicado da maneira correta. Aconselho que procure atendimento médico. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Tenho ocorrências eventuais de alergias que embora investigadas, não chegamos a um diagnóstico.
    São alergias a alguns medicamentos que sempre usei e repentinamente me causam edemas, então corro pro hospital, caio no antialérgico e suspendo eternamente o uso.
    Já ocorreram casos com alimentos, que suspendi o consumo por uns tempos por conta dos inchaços (normalmente no labio inferior) mas depois volto a comer e não sinto mais nada.
    Quando isso ocorre, normalmente eu tomo antialérgico ou corticóide...
    Porém agora estou gestante e fico meio desesperada quando meu labio inferior incha do nada...
    Vocês indicam alguma clinica onde eu possa investigar meu caso em Salvador?
    Tive uma parada respiratória em 2005 onde passei 4 dias internada para investigação e nada foi descoberto.. O único sintoma que eu vinha sentindo uns dias antes era coceira nos olhos.
    Por fim o pneumo alegou que havia sido edema de glote causado por poeira, mas sugeriu uma investigação com alergo, que não chegou à nada conclusivo.
    Grata

    ResponderExcluir
  53. Boa noite!

    Meu nome é Gisely, sou portadora de Angioedema Hereditário, descobri em maio de 2015 e desde então tenho sofrido com o edema de glote espontâneo e quase todos os dias.

    Infelizmente venho passando por dificuldades para a realização de atendimento no hospital e como se não bastasse, na semana passada uma técnica de enfermagem disse que eu não deveria estar com os outros pacientes, pois ninguém sabia o que eu tinha.

    Por muitas vezes me negaram atendimento em alguns hospitais por insegurança ou falta de conhecimento dos profissionais de saúde.

    Hoje carrego comigo um kit de adrenalina e laudos médicos e ainda assim é complicado.

    Não é fácil passar por uma doença, ou algo que você não consegue controlar e principalmente pelo medo de enfrentar o novo. Eu ainda não compreendo muito bem o Angioedema Hereditário e venho tentando me adaptar e procurando uma medicação que seja eficaz.


    Seria muito interessante poder entrar um hospital e ser tratada no mínimo com respeito e dignidade. Graças a Deus eu ainda não perdi a fé e tenho lutados por melhorias.

    ResponderExcluir
  54. Gisely: sugiro que escreva para a Associação Brasileira de Angioedema hereditário http://abranghe.blogspot.com/ Fale com a Sra Raquel e solicite a indicação de um centro de referencia de tratamento em sua cidade. tenho certeza que ela lhe ajudará bastante. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  55. Gisely: é preciso definir o tipo de angioedema que apresenta. Aconselho que visite o site da Associação de portadores de angioedema hereditário (http://abranghe.blogspot.com.br/), pois lá é disponibilizada uma lista de locais de referência em todo o Brasil. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Olá a uma semana amanheci com o lábio superior completamente inchado, passou dois dias e nada de ficar melhor, de repente começou a dar uma sensação estranha no lábio como se tivesse dormente e quente quando fui olhar no espelho tinha uma mancha vermelha no local e estava duro que não estava antes dessa sensação. Fui na upa e lá disseram que era alergia, o médico passou um ante alérgico mas nada resolveue hoje a 10 dias com o lábio inchado não sei o que fazer estou desesperada será que eu tenho essa doença na minha família nunca soube de nada assim. Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  57. Alana: Não é possível emitir um parecer ou afirmar a causa dos seus sintomas sem uma análise criteriosa dos seus dados clínicos. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Você precisa ser examinada pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  58. Ola meu nome e driele e tem 2 dias q sinto muita dor no labio e tem uma bolinha na parte de dentro entre o dente eva gengiva sera q tenho essa doenca ta inchado meu labio e de vez em quando coça me ajude por favor

    ResponderExcluir
  59. Driele: o seu relato não sugere que seja um caso de angioedema hereditário. Mas, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  60. Oi me chamo Suellen Coutinho tenho 30 anos, pela quarta vez tive edema por trauma, em todas as vezes que fui ao PS , o diagnóstico e de alergia seja de alimentos ou medicamentos... Sempre fala sobre o trauma mais nunca sou ouvida... No último 05 de setembro tive uma crise gravíssima... Onde tive a glote totalmente fechada... Não morri por que Deus não permitiu... Dias antes de acontecer isso dei entrada no PS umas 2 vezes com dor no abdômen, vômito... Também fui diagnosticada com um crise de gastrite... Procurei alergista fiz diversos exames... Deu alergia mais não sei especificamente a que... A médica falou que possívelmente pode ser alergia de fundo emocional... Nossa juro não sei o que pensar... Agora pesquisando sobre assento encontrei vocês... E tudo se encaixá... Minhas mãos e peis inchados... A dor abdominal... O inchaço fácil... Que nossa parece que todos esse medicamentos anti alérgicos parece agua... Não tem efeito algum... Agora só preciso encontra um médico que realmente esteja por dentro do assunto e possa me ajuda... Obrigadooooo .

    ResponderExcluir
  61. Suellen: acesse o link da ABRANGHE (http://abranghe.blogspot.com.br/search/label/Hospitais%20e%20Cl%C3%ADnicas%20de%20atendimento%20de%20AEH) que informa os locais de atendimento especializados em angioedema hereditário no Brasil. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  62. Oi me chamo Patricia moro na paraiba, tenho um filho de 10 anos que e alegórico, tandos a inalantes com alimentos ele está fazendo o tra tamento através de vacinas, pois está muitos alta sua alergia ele toma de oito e oito dia as vacinas e falta só um semana pra termina, mas estou sem entender pois agora a pouco apareceu esses sintonas nele com seu pênis inchado e coçando
    muito a noite ele não dorme direito,e percebi que no rosto dele tmb aparece umas machas parecendo que ele tinha ser intoxicado. Por favor o que eu faço? Ele pode está com algum dessa doença?

    ResponderExcluir
  63. Oi meu nome é Jaqueline,já faz 2 dias q estou com o olho direito todo inchado,já tomei corticortem já passei gelo e nada adianta.O mais estranho é que é hereditário minha mãe, minha irmã e minha sobrinha também tem o mesmo problema, elas em outras partes do rosto,minha mãe já chegou ficar com o rosto inteiro,corri com ela no médico porque ela não conseguia respirar,nosso médico tá estudando o caso,pq até ele desconhece,

    ResponderExcluir
  64. Patrícia: o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes, você deve levar seu filho ao alergista que tratamdele, para que o examine e oriente de forma adequada e segura. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  65. Jaqueline: sugiro que entre em contato com a ABRANGHE ( http://abranghe.blogspot.com.br) peça que indique o local especializado em sua cidade para fazer o diagnóstico. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  66. ola
    Vira e mexe minha boca incha do nada, pensei que era quando eu comia linguiça pois as duas primeiras vezes foi comendo esse alimento... Mas mesmo sem comer ela incha do nada, a minha boca tem pintinhas brancas antes não tinha isso. Enfim será que tenho Angioedema? Ninguem na minha familia tem esse problema e eu vim começar a ter isso a tres meses :(. Me ajudem por favor obrigada

    ResponderExcluir
  67. Infelizmente não é possível fazer diagnóstico e afirmar se você tem angioedema sem examinar pessoalmente) Aconselho que procure um(a) alergista na forma de uma consulta tradicional realizada pessoalmente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  68. Oi é gostaria de saber uma coisa,minha mãe tem 39 anos ela levou uma picada de abelha e o dedo polegar dela está inchado à mais ou menos 2 semanas e qualquer parte do corpo que ela sente uma coceirinha e ela coçar incha na hora. Oque será que pode ser ela se recusa a ir em um médico, sei que aqui é apenas o seu conhecimento e não um relatório médico, mas por favor se vc souber ou achar o que é me fale por favor.
    Obrigado desde já!!!!!!!

    ResponderExcluir
  69. Sinto muito, mas não é possível orientar pela internet, sem examinar sua mãe pessoalmente. Ela deve procurar atendimento médico para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  70. Boa noite, sou a Vanessa, tenho muita coceira na garganta e inchaços com frequência na boca e nos olhos, as mãos também coçam e incham fico desesperada de tanta coceira, e muito incomodada com os inchaços que aparecem do nada, gostaria de saber em qual medico devo ir, alergista???

    ResponderExcluir
  71. Vanessa: recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  72. Dulce Rodrigues: boa noite. Sugiro que escreva para a Associação Brasileira de Angioedema hereditário (http://abranghe.blogspot.com). Fale com a Sra Raquel e solicite a indicação de um centro de referencia de tratamento em sua cidade. Tenho certeza que ela lhe ajudará! Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. Renato: os comentários enviados ao Blog da Alergia não permitem visualização do e-mail do(a) remetente. Por isso, não há como entrar em contato com a pessoa. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Tbm sofro de inchaço principalmente na testa na boca olhos aldesde dos meus 16 anos mais ainda não descobri oque pode ser isoo mais eh muito ruim minha boca formiga fica dormente e depois incha demais vou pro pronto socorro e sempre me aplicam fernegam e adrenalina gostaria de sabe oq pode ser isso pois não aguento mais passar vergonha por causa desse problema.sinto também dores abdominais muito forte ânsia de vômito náuseas e moleza no corpo me ajudem pois isso eh muito ruim

    ResponderExcluir
  75. Compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar, mas não é possível fazer diagnóstico ou indicar tratamento sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  76. Olá meu nome é PRISCILA tenho 27 anos, bom um certo dia a dois meses atrás acordei assustada e logo percebi os lábios inchados daí em diante não parou mais sempre acontece a noite, sinto formigamentos nas mãos e na sola dos pés, quando não é a língua é o lado esquerdo do rosto ou o direito não sei o que vem acontecendo mais vou procurar um médico...

    ResponderExcluir
  77. Priscila: a ocorrência de inchação repetida pode ter causas variadas e nem sempre é relacionada com alergia. Por isso, é essencial a consulta médica para que se possa avaliar os possíveis fatores causadores do problema. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atender você no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  78. bom dia meu nome é adriana e por varias vezes ja faz uns 02 meses , que venho tenho inchaço na regiao da boca , uma hora e em cima outra na parte de baixo e na boca toda parece com mordida de inseto mas e horrivel vem do nada , ontem pela madrugada minha lingua inchou de amis nem falar eu nao conseguia .. estou com medo e preocupada sera que tenho angioedema ? como faço para saber ?

    ResponderExcluir
  79. Adriana: boa noite. O seu relato sugere que possa ser um caso de angioedema. Contudo, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um(a) alergista para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  80. Olá, boa tarde me chamo Rosiane e tem mais de 2 anos que sofro de inchaço, no começo não liguei pensei que fosse uma reação alérgica pois avia doado sangue mais ficou constante na minha mao e no pé coça e fica vermelho mais quando dar na minha boca ou nos olhos não fica vermelho só fica uma muito grande e coça pouco e fica deformado uma coisa horrível e o dia que não saio de casa pós custa desincha. Qual exame acusa angioedema?

    ResponderExcluir
  81. Rosiane: O diagnóstico do angioedema não se baseia em exames. O diagnóstico é clínico, ou seja, baseia-se na análise da história clínica e da relação com algum desencadeante. Se houver um ou mais desencadeantes suspeitos, estes sim poderão ser investigados através de testes ou exames. Por isso é que é importante a consulta com um alergista, ele é o profissional mais adequadamente treinado para este tipo de investigação. Para saber se o seu médico possui título de especialista em alergia, consulte o site da ASBAI (www.asbai.org.br). Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  82. Sou portador de AEH, vivo à base de Histamin, Polaramine, Celestamine, etc. Se ficar dois ou três dias sem esses medicamentos, minha boca incha de forma absurda. Gostaria de não depender desses medicamentos, pois vivo sonolento por consequência disso. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  83. Existem medicamentos modernos para tratamento de angioedema hereditário. Aconselho que entre em contato com a Associação Brasileira de Angioedema hereditário (http://abranghe.blogspot.com). Fale com a Sra Raquel e solicite a indicação de um centro de referencia de tratamento em sua cidade. Ela certamente poderá te ajudar. Agradeço sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Adrieli: a inchação (edema) em crianças pode ter causas variadas. Para diferenciar, é preciso conhecer os dados clínicos e examinar a criança, uma vez que nem sempre é causada por alergia Aconselho que procure atendimento médico. Obrigado por sua particiçação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  85. Oi sou a LINDALVA DE SOBRAL-CE, e meu marido Evanilson nos ultimos dias vem aparecendo e desaparecendo um inchaço num canto dos labios as vezes ele ta domindo e acorda com labio inchado aparece tipo um carocinho e com poucas horas some uma vez inchou tanto q prejudicou ele falar, de vez enquando ele bebe uma latinha de cerveja, as vezes dose de vinho ou cachaça socialmente,nao fica enbregado,isso tambem pode ta causando esse inchaço ou nao tem nada a ver? AS VEZES O ENCHAÇO APARECE TAMBEM NA PARTE DE CIMA DOS LABIOS.

    ResponderExcluir
  86. Oi meu nome é aline e quase sempre acordo com meu queixo inchado ele incha fica meio duro parece às vezes q está com água dentro dói muito ao tocar mas não coça só dói ele some do nada e aparece de novo e às vezes meus pés embaixo ficam muito inchados também ja tentei tratar mas sempre volta fui ao médico e ele passou antibióticos e remédios d dor eesmo assim voltou isso incomoda demais pode ser essa doença?
    Quem tem isso pode usar Maquiagem normalmente ou causa algo?
    Desde já Obrigado!

    ResponderExcluir
  87. Gislaine: não entendi sua dúvida, Convido que escreva para: blogdalergia@gmail.com e informe mais detalhes para que possamos orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  88. Ruth Elena Bom dia. Sugiro que procure a Associação de Angioedema Hereditário (http://abranghe.blogspot.com.br) onde poderá obter a informação que deseja sobre a doença e seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  89. Aline:não há como afirmar se o edema que apresenta é causado pela doença hereditária. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  90. Lindalva: existem diversos tipos de angioedema e nem sempre é angioedema hereditário. Aconselho que leve seu marido aum(a) alergista para que seja feito o diagnóstico e tratamento do edema que descreve. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  91. Estou com um inchaço do lado direito q e sem dor, na parte interna, próximo ao nariz.

    ResponderExcluir
  92. Marabsb: boa noite. O seu relato não deixa claro que possa ser um caso de alergia. E, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um especialista em Alergia, numa consulta tradicional e feita pessoalmente. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  93. Acho q esse problema deveria ser levado a um canal de tv pois tenho uma filha ela começou apresenta com 2 anos de vidaepisódios de edema com manchas vermelha levava pra o hospital e chegava la eles tratava com medicamentos ante alérgico depois de um edema de face por minha conta leve pra hospital no Recife chegando la falaram q erra alergia com 5 dias teve alta com dois mês teve outro edema de face foi novamente pra o msm hospital ficou internada novamente depois famos pra o médico ele pediu o exames de c1 e ela foi diagnósticada com angioedema hereditário pois fui informada q as medicação q ela estava tomando no hospital estava erra e ela podia ter falecido hoje ela esta com 4 anos e so fais 2 semanas q foi diagnósticada durante esse tempo todo sofreu eu e ela

    ResponderExcluir
  94. Ellem Bom dia. Você tem toda razão. Essa é a razão da luta pela divulgação das doenças raras. E questiona-se se são raras ou são pouco divulgadas. O maior conhecimento gera minorar o sofrimento do diagnóstico tardio. A Associação de portadores de Angioedema hereditário (http://abranghe.org.br) luta pela qualidade de vida aos portadores da doença. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  95. Meu filho de 11 anos começou derrepente desencadear alergias iguais de ANGIOEDEMA hereditario....feito exame deu negativo.....e o outros tipos de alergia também.
    Porém o exame de fezes constatou uma ameba, etamoeba coli, a alergista disse que essa ameba poderia ser a causadora...de fato.... depois de tomado remédios p acabar com a ameba a alergia parou. Estou relatando caso interesse alguém.

    ResponderExcluir
  96. Tenho este inchaço há mais de um ano, no momento estou com a boca olhos e bochechas inchadas. Já fiz teste de alergia não como os alimentos ao qual sou alérgica, mas mesmo assim continuam os inchaços. Obrigada por dar uma direção do que pode ser. Está doença é diagnosticada através de qual exame?

    ResponderExcluir
  97. Line: Angioedema hereditário não é uma alergia. O diagnóstico é feito baseado na história clínica, no exame físico e em exames laboratoriais específicos. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  98. Alê: Boa noite. Aconselho que entre em contato com a Associação de Portadores de Angioedema hereditário pois assim poderá receber muitas informações a respeito.
    O endereço é: http://abranghe.blogspot.com
    Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  99. Minha mãe esta sofrendo dessa alergia uma hora tá nos braços outro nos pés e outras nos lábios e com a língua ardendo e essa alergia causa uns ferimentos e ela não sebe o que fazer porque ela já foi no dermatologistas mas o exame q ela fez não deu deu nada mas MSm assim a alergia continua e tá em uma situação muito difícil e ela reclama com dor no peito tbm

    ResponderExcluir
  100. O seu relato não sugere que sua mãe tenha angioedema hereditário, uma vez que descreve sintomas na pele que não estão presentes nesta doença. Porém, não é possível fazer diagnóstico nesta orientação feita pela internet. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar sua mãe, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  101. Marcia pires20/3/17 22:19

    A um tempo tenho vivivdo isso labios inchados bastante e doloridos. Tomo hexizine e melhora. Mas tenho tido crises mais frequentes. Labios muito inchados doloridos e corpo empolado como urticaria. O q pode ser??? Procuro um alergista???

    ResponderExcluir
  102. Marcia Boa tarde. É recomendável que procure um alergista. O relato da urticária afasta a possibilidade de angioedema hereditário. Agradecemos sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  103. Olá, meu nome é Niédja. Eu tenho uma irmã que sente repentinamente dores fortes na face chegando a gemer de dor. Começa com as dores e em pouco tempo o pescoço fica inchado. Ela sempre descreve informando ser um inchaço na garganta, mas não sente dificuldade para engolir e a garganta não fica avermelhada. Ela também sente dores de cabeça e dificuldade para respirar, como se estivesse com uma constipação nasal. Já consultou vários médicos e realizou alguns exames, mas nenhum diagnosticou problema algum. Dizem que ela não tem nada, mas ela continua tendo essas crises. Existe alguma possibilidade de ser um caso de angeodema?

    ResponderExcluir
  104. Niedja Bom dia Os dados que envia em seu relato não caracterizam um quadro de angioedema Mas, não é possível afirmar sem avaliar pessoalmente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  105. Me chamo tatiana e como faço para me consultar na clínica de alergia policlinica geral do rio de janeiro?

    ResponderExcluir
  106. Olá Tatiana Boa noite. A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada, de segunda a sexta feira. Para ser atendido pela manhã, basta chegar de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para 2210 2810, no horário citado, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  107. tenho inchaços a 20 anos já.moro no interior de uma cidadezinha aqui do interior do paraná sem informação neiuma não se como não morri ainda!os médicos do sus e também alguns particular não tem noção do quanto agente sofre com coceira e manchas que cressem na pele e quando sai no rosto e garganta então.agora que tenho acesso a internet com pesquisas estou conseguindo intender que tenho urticaria com angeoedema. mas ainda não sei de onde vem isso.

    ResponderExcluir
  108. O seu relato não sugere que seja seu caso, pois o angioedema hereditário não se acompanha de urticária. Apenas ocorrem as inchações. No seu caso, é preciso identificar o tipo e a(s) causa(s) envolvida(s) para poder controlar a doença. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.asbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  109. Oi meu nome é Arlene .eu sofro com essa doença.nao posso chora .estressa.fica com raiva ou fica triste.fico inchado.depois de25ou mais passar.tenho medo que acontece uma coisas comigo.ja acordei com olhos inchads lábios.na verdade o corpo tudo..nao sei que fazer .

    ResponderExcluir
  110. Arlene Boa noite O angioedema hereditário é uma doença que pode interferir na qualidade de vida. Hoje existem medicamentos modernos para combatê-la. Recomendo que entre em contato com a ABRANGHE http://abranghe.blogspot.com para que receba uma orientação adeqada e viva melhor, controlando a doença e conquistando qualidade de vida . Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno