É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c...
Senhores
ResponderExcluirMeu filho é dependente de corticóide oral (predisin). Tem 21 anos, foi tratado até os 5 anos de asma e aos 18 fez um transplante gamelar de córnea, quando foi administrado Diprospan injetável, de lá para cá desenvolveu essa dependência. Sempre que diminuímos a dose dia aparece, o que foi diagnosticado como uma dermatide atópica forte, que chega a rachar a sua pele. Já tentamos inclusive ciclosporina oral, sem sucesso. Por favor caso saibam de algum especialista, no Brasil ou mesmo fora, com experiência com esse tipo de dependência, me informem.
Grato
Loris
Loris: aconselho que visite o site da ASBAI (www.sbai.org.br) e entre em contato. A ASBAI coordena todos os especialistas em Alergia no Brasil. Agradecemos sua visita.
ResponderExcluir