Pular para o conteúdo principal

Dermatite atópica: você não está só!


A Associação de Apoio à Dermatite Atópica - AADA foi criada em 1990 no Hospital das Clínicas em S. Paulo, com  objetivo de apoiar portadores de dermatite atópica e seus familiares na busca pela saúde. 

O trabalho da Associação é multidisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, que juntos buscam a melhor abordagem a ser feita.

No Rio de Janeiro, o Setor de Alergia e Imunologia Dermatológica da Santa Casa da Misericórdia realiza reuniões mensais de apoio aos portadores de dermatite atópica e seus familiares, com a participação de médicos e de uma psicóloga.

Os objetivos destas reuniões são:
- ajudar a compreender o que é a dermatite atópica;
- promover a interação de diferentes pessoas com diferentes graus de comprometimento cutâneo;
- favorecer a relação entre elas e o grupo, seus familiares e a sociedade;
- facilitar a compreensão da importância dos aspectos psicológicos;
- melhorar a qualidade de vida do paciente e de sua família como um todo.

É gratificante acompanhar a mudança de comportamento do paciente em relação a sua auto-estima, a sua posição como um ser humano igual, capaz, incluído na sociedade e a relação do paciente com a família.
Por outro lado, para nós profissionais de saúde é imensurável a oportunidade que temos de aprender tanto com cada experiência de vida que estes pacientes dividem conosco.

AADA –RJ: Instituto Prof. Rubem David Azulay - Santa Casa da Misericórdia
Rua Santa Luzia, 206 (anfiteatro do Pavilhão São Miguel)
Reuniões mensais – última quinta-feira de 12:30h às 14:00h

Não há taxa para participar e não há necessidade de ser paciente do Serviço

Comentários

  1. Meu filho tem dermatite atopica ja fiz varios tratamentos, mas sem resultados ,estou muito preocupada pois nao sei mas ,o que fazer para descobrir algo que resolva de verdade. a sua pele esta com muita ferida ate na parte do olhos,ele se coça muito.gostaria de receber informação sobre que medico devo leva-lo ,para descobrir um tratamento eficaz.desde ja obrigado e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Mizue: a dermatite atópica é uma doença que não se limita à pele, mas envolve um mecanismo alérgico. O tratamento deve incluir uma avaliação clínica ampla que inclua o controle da alergia para que se tenha um resutado satisfatório. Aconselho que leve seu filho a um Serviço Médico especializado em Alergia. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Oii meu nome é jéssica e tenho 17 anos,sempre tive dermatite atopica,gostaria de saber se eu posso fazer tatuagem normalmente porque,por incrivel que pareça,eu não sinto coceiras pelo corpo todo,apenas em juntas,e gostaria muito se saber se posso ter tatuagem.
    Obs:eu tenho piercing e brinco que cicatrizaram perfeitamente bem.

    ResponderExcluir
  4. Jessica: o parecer que deseja não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Não há como afirmar se pode ou não fazer uma tatuagem sem conhecer mais detalhes do seu caso, Por isso, aconselho que exponha sua preocupação ao seu alergista: ele conhece bem seu caso, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la. Obrigado pela visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Olá sou Izabelly tenho 17 anos,também tenho dermatite atópica,minha perna esta toda ressecada e com inúmeras feridas,pois não consigo controlar a coceira,respectivamente sangra pelo fato da coceira,tenho manchas roxas,é possível retirar essas manchas? Em minha opinião estraga a minha estética,pois não posso usar um vestido ou saia ou biquini no verão pela vergonha...

    ResponderExcluir
  6. Depende do tipo de mancha, Izabelly. Aconselho que peça ao seu alergista para orientá-la pois ele a examinou e poderá orientar melhor. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Oi, o meu nome é Taise, tenho 15 anos, e tenho demarttite atópica des dos cincos meses de idade. Queria saber se o ar do lugar enterfere em alguma coisa! Por que quando vou para a praia, as feridas melhoram!

    ResponderExcluir
  8. Taise: muitas pessoas notam melhora da dermatite atópica na praia. Mas, respeite os horários do sol e use sempre protetor solar. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/9/10 00:26

    Olá, meu nome e Rosangela tenho um filho de 8 anos que desde bebê tem a dermatite atopica agora ele está com a pele bem ferida pois se coça muito, já levei a varios alergistas e dermatologista mas sem sucesso. Estou querendo fazer um tratamento com vacinas e se vai melhorar seu quadro alergico pois ele tem muita alergia a poeira domestica e acaros. Desde já agradeco,

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/9/10 00:31

    Olá meu nome é Rosangela e tenho um filho de 8 anos e desde bebê tem dermatite atopica agora ele esta com a pele muito ferida pois se coça muito já levei a vários alergistas e dermatologista e não tive sucesso em seus tratamentos. Quero fazer um tratamento com vacinas pois ele tem muita alergia a poeira domestica e acaros e quero saber se vai melhorar seu quadro alergico. Desde ja agradeco

    ResponderExcluir
  11. Rosângela: o caminho mais adequado é levar seu filho a um especialista em Alergia: ele analisará os dados clínicos do seu filho de forma criteriosa para então indicar o uso das vacinas (imunoterapia). Este tratamento, quando bem indicado, traz resultados, controlando a doença e melhorando sobremaneira a qualidade de vida da criança. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  12. Sabbahana11/9/10 03:37

    Oi, tenho 17 anos e acho que tenho dermatite atópica. Várias partes do meu corpo coçam, ficam cheio de bolinhas, depois aparecem os vermelhões e as lesões brancas.
    Uso Desonol, mas a maioria das vezes não funciona. Meu problema foi diagnosticado como emocional, mas queria controla-lo.
    O que faço?
    Axilas, braços, perto da sombrancelha, entre os dedos da mão, pernas.
    Estou desesperada me ajudem!

    ResponderExcluir
  13. Sabbahana: compreendo seu sofrimento, mas infelizmente não há como ajudá-la sem examinar pessoalmente. Para orientar, é preciso examinar, identificar e fazer o diagnóstico das lesões em sua pele. Aconselho que procure um alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  14. Oie meu nome é Rafaella e tenho 20 anos, Tenho dermatite atópica desde pequena, gostaria de tirar 2 duvidas! A primeira é que faço enfermagem, e gostaria de saber se realmente posso trabalhar na minha profissão com essa alergia, por ter a imunidade mto baixa devido a dermatite, nao seia um problema, e segundo se na aréa onde nao encontra-se a lesão e posso fazer tatuagem !!! Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  15. Rafaella: o fato de ter dermatite atópica não impede de trabalhar como enfermeira, mas é fundamental manter sua dermatite sob controle. Quanto à tatuagem, não recomendo que faça sem antes falar com o seu alergista.Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  16. Olá me chamo Alessandra , tenho uma filha de 1 mes e 20 dias , ela está com sintomas que são: coceira no rosto , bolhinhas , pele muito seca , manchas vermelhas no pescocinho , olhinho e perto da orelhinha e a orelhinha esta descamando e as manchas também.
    Isso são sintomas da Dermatite Atópica?
    Já fui em um alergista antes e me disseram que era brotoejas ela ainda nao estava com as manchas.
    apareceu uns 3 dias atras.
    Desde de 20 dias de nascida que vivo em pediatras pois ela fica toda empoladinha no rostinho , mas nada foi resolvido.
    Gostaria de uma ajuda.
    Seria Dermatite ?
    Ainda não me deram este diagnóstico!Estava lendo e achei parecido.
    Brotoeja tambpem pode ficar ressacadinho o rosto?
    Agradeço a atenção e aguardo respostas!

    ResponderExcluir
  17. Alessandra: compreendo sua preocupação, mas não é possível emitir um parecer sem examinar pessoalmente. Contudo, gostaria de fazer duas considerações: 1) O bebê ao nascer e até o primeiro ano de vida passa por muitas transformações pois é um ser imaturo. 2)A pele do bebê é sensível e o uso de produtos pode irritar, piorando as lesões. Por isso, muita calma: não fique "pulando" de um pediatra para outro pois prejudica o raciocínio médico e termina por agravar o problema. Escolha o profissional em quem confiou e mantenha o tratamento, converse com o pediatra. Agradecemos sua visita e desejamos melhoras à sua filhinha.

    ResponderExcluir
  18. eu sofro de dermografismo, tomo anti histaminico diariamente, mas nao sinto melhora isso me entristece muto as vezes por saber que nao tem cura... descobri um dos componentes de cosmetico que me fazem mal, mas ainda assim me sinto desconforrtavel. apesar de estar em tratamento não vejo melhoras.

    ResponderExcluir
  19. adelina Silva24/12/10 18:11

    Oi, sou Adelina Silva, uma avó muito preocupada com uma netinha que tem apenas 2 anos, desde os 18 meses que lhe foi diagnosticado uma alergia atópica, o dermatologista apenas lhe receitou creme e um gel para o banho, gostaria de saber se é suficiente ou haverá algo mais.
    Gostaria de ser informada o que lhe provoca esta alergia pois tanto esta bem como de um minuto para o outro fica com bar bulhas na face, mãos, cotovelos e costas, deverei recorrer a mais exames? O que devo fazer?
    Obrigada
    Adelina Silva

    ResponderExcluir
  20. Adelina: 1) o diagnóstico e reconhecimento da der,matite atópica é clínico - não se baseia em exames. 2) o médico especialista em alergia orientará cada caso a partir da história clínica e das caracterísicas de cada pessoa (criança ou adulto) 3) a pele atópica é mais sensível devido às suas características genéticas 4) o tratamento engloba uma avaliação criteriosa da alergia. Aconselho que sua neta seja avaliada por um alergista. Agradecemos sua visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  21. O tratamento do dermografismo é demorado e necessita persistência e disciplina. Muitas vezes, é reciso pesquisar quais os fatores que podem interferir e agravar o quadro para poder tratar de forma completa. Aconselho que mantenha seu tratamento e converse sempre com seu alergista, expondo suas preocupações e dúvidas para que ele possa orientá-lo adequadamente. Agradecemos sua visita

    ResponderExcluir
  22. Olá , me chamo Rute e sofro com dermatite atópica a 17 anos . De 3 anos pra cá meu corpo só piorou , minha pele é toda lesionada e manchada, meu rosto foi polpado .Apesar dos inumeros tratamentos que tenho feito, ainda não vi minha pele voltar o que era antes , não me sinto confortável comigo mesma , me privo de tudo e de todos ,não sei o que fazer estou em busaca de soluções das quais ainda não encontrei. Sofro muito com a coçeira e ardor , estou prestes a perder as esperaças !

    ResponderExcluir
  23. Rute: gostaria de poder ajudar, mas sinceramente não sei como faze-lo através da internet. Peço que escreva para nosso e-mail (www.blogdalergia.com, informando mais detalhes, incluindo em que cidade mora, para que possamos indicar um local onde possa receber um tratamento adequado. Agradecemos seu contato.

    ResponderExcluir
  24. estou com dematite , vermelhidão no peito,, ah!! achei que fosse o bicho-geografico, mas nao é ,,, dematoligista disse que é dermatite atopica.. me receitou loratidina...eu quero uma pomada antibiotica... pode me indica uma delas por favor

    ResponderExcluir
  25. Peço sua compreensão, mas não é possível atender sua solicitação através deste aconselhamento na internet. Nosso blog não tem intenção de substituir a consulta médica, mas sim de orientar sobre as formas de prevenção e tratamento das doenças alérgicas. Aconselho que retorne ao seu médico e exponha sua preocupação com seu tratamento. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  26. É uma pena não ter esse tipo de serviço no interior de SP.
    Me sinto sozinha realmente,a única pessoa que conheço com DA é meu irmão...quero dizer,com crises graves de DA como a minha...

    ResponderExcluir
  27. Quem sabe você não pode começar um trabalho deste tipo em sua cidade? Fale com seu alergista e entre em contato com a AADA em S Paulo. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  28. gostaria de saber se eu tenho dermatite atopica, pois ultimamente eu tenho tido muita coceirea nas pernas,principalmente depois que eu tomo banho,mas nao tenho nenhuma ferida ou bolhas, minhas pernas abaixo dos joelhos eles ficam como se estivem me dando um monte de fincadinhas e me encomoda muito, eu tomo hitaminicos e eu acho que nao melhora muito, um grande abraço

    ResponderExcluir
  29. Elaine: seu relato não sugere que seja um caso de dermatite atópica. Mas, para afirmar, é essencial uma consulta médica, a fim de analisar os dados do seu histórico clínico e para examinar sua pele de forma cuidadosa. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica geral RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  30. ola me chamo magaly tenho um fiho de 3 anos q tem dermatite atopica gostaria de saber se é genetico porq meus outros 2 filhos nao tem mas o gabriel sofre c isso essa alergia nao tem cura porq passo pomada e hidratante mas se fico sem passar ela volta sera q vou ter q usar nele a vida inteira estou muito preocupada ou devo passar no alergista deve ser algo q ele come me ajude

    ResponderExcluir
  31. Magaly:a dermatite atópica tem causa genética, o que não significa que todos da família apresentem a doença. O tratamento é demorado, exigindo disciplina e persistência. É importante que seu filho seja acompanhado por alergista e que possa receber um tratamento para controle da doença. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  32. Olá, tenho um filho com 19 anos, com dermatite atópica séria, ele já foi a vários médicso e não consigo dar jeito, por favor me ajudem , estou desesperada, ele falta aula por conta disso, não sia de casa, se tranca no quarto e dorme o dia todo, troca a noite pelo dia, não toma banho todos os dias,pq diz que arde muito, queria ir nesta reunião de quinta, mas vou ter de faltar o trabalho e ele a aula, gostaria de saber se realmente elas ainda existem e se tenho como conseguir um papel para abonar as nossas faltas?
    Outro dia marquei o médico e ele simplesmente acabou não indo, disse que não adianta, que já não aguenta mais fazer tratamentos e nada dar certo, pois ele melhora no início depois volta tudo, estou sem saber o que fazer, por favor aguardo um retorno e obrigada!

    ResponderExcluir
  33. As reuniões de apoio ao portador de dermatite atópica são muito importantes para o tratamento e para apoio à família. As reuniões são realizadas na Santa Casa da Misericórdia (Pavilhão S. Miguel) com a equipe do Setor de Alergia Dermatológica, sob a direção da Dra Claudia Soido. Maiores informações podem ser obtidas no local. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. ola bom dia 'eu tenho 23 anos e sofro de DA desde meu seis meses eu sei q oa tem tratamento mais minha pele descama muito perdi a consulta na fundaçao de santo andre e faz um ano q nao consigo retornar ao tratamento pele muiiito seca e com feridas o que eu me sinto mais mal sao os preconceitos tipo ai q mao grossa nossa vc descama tenho medo ate de melacionar com uma pessoa e ela nao aceita que qui eu faço me ajudem

    ResponderExcluir
  35. josy santos19/5/11 16:08

    oi sou josy,tenho alergia de produtos de limpeza qual o nome correto dermatite irritante ou dermatite de contato?estou usando luvas em tudo o que eu faco e tambem passei pelo medico e ele me receitou cetoconazol+dipropionatode betametosona+sulfato de neomicina esse e o medicamento correto para tratar dermatite??

    ResponderExcluir
  36. Josy: a dermatite de contato pode ser de 2 tipos: 1) Dermatite de contato por irritantes primários, onde as lesões na pele resultam do contato com produtos que irritam a pele, sem mecanismo imunológico e com testes de contato negativos. 2) Dermatite de contato alérgica, onde é comprovado um mecanismo imunológico e o teste de contato é positivo. Para diferenciar, é essencail examinar pessoalmente. Quanto à medicação indicada, não há como julgar sem saber o tipo de dermatite que apresenta e sem examiná-la. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  37. A dermatite atópica deve ser acompanhada por médico especialista no tratamento das doenças alérgicas. O tratamento é longo, exigindo persistência e disciplina. Embora não tenha uma cura total, é possível controlar a doença e permitir uma vida normal ao seu portador. Infelizmente não há como medicar sem examinar sua pele pessoalmente. Aconselho que retorne à Fundação de Santo André onde já tem prontuário ou procure um outro hospital, mas não pare seu tratamento. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  38. josy santos27/5/11 18:07

    oi sou josy,tenho dermatite de contato,uso luvas em tudo o que vou fazer,mas na hora do banho nao posso usa-las,quero saber se o condicionador shampoo e sabonetes,podem irritar ainda mais a dermatite ou nao tem nada a ver????

    ResponderExcluir
  39. Josy: shampoos e condicionadores raramente causam contato devido à sua formulação e pelo tempo curto de contato com a pele. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  40. Olá, sou Angélica, descobri que tenho dermatite há alguns meses, e minhas lesões são no rosto, perto da boca, coça um pouco e fica vermelho, e ficaram algumas manchas no rosto. Queria saber se essas manchas saem?e qual o melhor tratamento para isso.

    ResponderExcluir
  41. Angélica: o parecer que solicita não pode ser feito através de aconselhamento por email. Para afirmar se as mkanchas que relata podem ser curadas e para indicar qual é o tratamento indicado, é essencial examiná-la pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  42. Anônimo2/7/11 09:11

    Olá,meu nome é Adriana,tenho 26 anos,e há 1 mês e meio meu filho de apenas 6 meses foi diagnosticado com a dermatite atópica.Começamos o tratamento com um creme Manipulado,que está tendo ótimo resultado,o ressecamento já quase não se percebe,este no corpo ,mas de uns dias pra cá ele começou a ficar com as orelhinhas irritadas,e chegam a ter pequenas rachaduras e sangramentos,e ele sente muita coceira.Gostaria de saber se isso é um agravamento da doença?Oque posso fazer para alivia-lo?Moro em Brasília e o tempo aqui está bastante seco e frio...Obrigado.

    ResponderExcluir
  43. Adriana: não há como afirmar sem examinar seu filho. Nesta localização pode ser uma dermatite seborreica, em especial nos bebês. Aconselho que o leve para uma consulta com o alergista para confirmar o diagnóstico e indicar um tratamento adequado.Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  44. Anônimo9/7/11 03:47

    Ola, meu nome é Fernando ,tenho 27 anos, ha aprx 1 ano, fui diagnosticado com DA.Hoje, ja consegui controla-la, entretanto, esta ainda persiste na dobra do joelho, com feridas que não cicatrizam, e no couro cabeludo,que coça muito, me impede de dormir, fora isso, me considero curado....existe algum procedimento para essas feridas e a coceira no couro cabeludo ? obrigado.

    ResponderExcluir
  45. Fernando: é preciso examinar pois algumas infecções bacterianas ou fúngicas podem se sobrepor às lesões da dermatite atópica agravando o quadro e impedindo sua melhora. Aconselho que procure seu alergista.

    ResponderExcluir
  46. Ola...tenho dermatite atopica! Estou loca para fazer uma tatoo...mas queria saber, sera que posso?

    Poderia me dar uma dica?!

    ResponderExcluir
  47. Não é aconselhável, devido à sensibilidade aumentada na pele de uma pessoa portadora de dermatite atópica. Aconselho que peça uma orientação ao seu alergista antes de realizar a tatuagem. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  48. Meu nome é Beatriz e possuo 17 anos e também sofro DA.Mas queria saber se há uma instituição em MG- zona da mata para tratamento especializado em DA devido me encomodar as machas deixadas pela dermatite.

    ResponderExcluir
  49. Beatriz: desconheço os locais de tratamento, mas você pode obter esta informação junto à Asbai (www.sbai.org.br) no setor "Localize um especialista" ou pelo telefone (11) 5575 6888 Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  50. Minha filha tem hoje tres anos e desde bebezinho tem Dermatite Atópica, fico muito triste com essa situação já levei ela em muitos alergistas mais não tem jeito ela não melhora, varias coisas que ela come faz mal e ela se coça toda peço ajuda e concelhos o que fazer, ela está com a boca cheia de feridinhas o devo fazer. agradeço a atenção.

    Sou: Fernanda Guanaes.

    ResponderExcluir
  51. Fernanda: persista no tratamento e procure se informar. No Rio de Janeiro o grupo da AADA (www.aada.org.br)realiza na Santa Casa da Misericórdia reuniões gratuitas para pais e portadores de dermatite atópica. Mantenha cuidados adequados, preventivos e de hidratação cutânea. E, principalmente, exponha suas dúvidas e temores ao alergista que trata dela: este diálogo é essencial para o sucesso do tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  52. Ola, tenho um filho de 2anos e meio,no setimos mes percebi sintomas da dermatite atopica,ja conhecia os sintomas pois tenho uma filha hoje com 9 anos e ela tambem teve dermatite,porem hoje esta curada.Mas o caso do meu filho tem sido mais grave ele coça muito e nao dorme nada durante a noite.Nao sei mais o que fazer.Preciso de ajuda.
    Agradeço pela atençao.

    ResponderExcluir
  53. O tratamento da dermatite atópica é demorado e exige persistência e disciplina. Não desista. mantenha o acompanhamento e procure esclarecer suas dúvidas com o alergista que trata do seu filho. Se em sua cidade tem reuniões da AADA, procure frequentar pois poderá dividir opiniões, experiências, temores. Se não tiver, visite o site da AADA onde poderá fazer o download dos materiais informativos, o que certamente ajudará bastante na compreensão da dermatite atópica do seu filho. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde, tenho uma filha de 4 anos e 7 meses, desde 1 mês ela sofre de dermatite atópica, nessa longa caminhada já teve crise de melhora e de piora, são todos os dias assim, uma senana bem e outa atacada, ela se cossa muito, a noite então enquanto dorme só de cossa. Ela faz uso de Hixizine oral, creme de mometasona 1% nas feridas do corpo e altargo pomada na região do rosto. Shampoo ela usa Eucerim e sabonete o Oilatun Junior, esse é o tratamento dela, ela é tratada por dermatologista somente, mas não sei o que faço mais, pois não consigo ver ela só se cossando o tempo todo, me ajudem se puderem por favor.Gostaria de saber se existe um especialista em dermatite atópica. Obrigado

    ResponderExcluir
  55. Cláudia: na dermatite atópica, a pele tem características genéticas que tornam seu tratamento mais complexo. Os médicos portadores de título de especialista em Alergia são capacitados a tratar da dermatite atópica, não havendo um especialista específico para esta doença. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  56. Tenho 17 anos e estou no momento com uma vermelhidão no redor dos olhos, nas palpebras. Minha dermatologista me disse que o esmalte provoca essa irritação nas palpebras eu queria saber se é verdade, se faria diferença eu não usar enquanto estivesse em crise, já que maquiagem evidentemente não posso, pois irrita demais.

    ResponderExcluir
  57. A sua dermatologista está correta: as lesões que descreve são sugestivas de uma alergia de contato ao esmalte de unhas. O ideal é procurar um alergista, realizar um teste de contato e confirmar o diagnóstico. Assim será possível oferecer alternativas seguras para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  58. Eu tenho dermatite atopica e queria saber se eu posso fazer uma tatuagem, se isso não vai ajudar a prejudicar o meu problema de pele ou se não atrapalha em nada e não causa irritação. Obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Carla: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail.Para que possa orientar sobre a tatuagem é necessário saber o grau de acometimento de sua pele, a gravidade da dermnatite ou ainda se possui algum tipo de sensibilidade. Por isso, aconselho que peça esta orientação ao seu alergista, que conhece seu caso e poderá orientar adequadamente. Agradacemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  60. Gostaria de saber se há uam forma de se conseguir um diagnóstico mais precisso da D.A através de algum exame ou teste.

    ResponderExcluir
  61. O diagnóstico da dermatite atópica não se baseia em exames ou testes, mas sim na análise clínica do paciente feita pelo especialista Os principais aspectos considerados são: sintomas, aspecto e localização das lesões, associação com outras doenças atópicas, história familiar, entre outros. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  62. Também tenho uma filha com dermatite atópica;hoje graças a Deus esta mas controlado,mas ja´esteve em fases terriveis...

    ResponderExcluir
  63. Agradecemos seu depoimento e sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  64. Tenho dermatite atopica , dizem os medicos né.. fico cheia de manchas brancas que parecem pano branco o que é isso realmente? há algum remedio que saia isso ?

    ResponderExcluir
  65. É provável que seja uma eczemátide, que é uma forma de manifestar a atopia cutânea. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examiná-la e prestar maiores esclarecimentos Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  66. oi pessoal eu sou o leonardo tenho 20 anos tenho dermatite ja faz tempo, quando era mais novo, minha mae utilizava sabao de alcool detergente de alcool veja pinho cera sabao em pó etc... muita limpeza hehehe eu e todos em casa entrava na dança atualmente nao tem muito disso e reduziu em 90% tenho no dedo mindinho esquerdo ainda e todos os dedos do pé minha pele antes rachava coçava ardia latejava minha pele hoje em dia e sensivel fina kkkkk mas gostari de saber como curar o dedinho da mao e os dedos do pe dai me livro disso de uma vez
    quando lavo o caro e triste piora ou a calçada
    uso pomada de nelmisina betametazona e outros e um creme isso que curou ja faz anos que uso enfim obrigado a todos e boa sorte pessoal

    ResponderExcluir
  67. Leonardo: é recomendável que retorne ao seu médico alergista e peça que oriente o tratamento. Lesões na pele podem ser semelhantes em muitas doenças e podem não ter relação direta com a sua dermatite atópica. Para medicar, é essencial examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  68. meu filho apresentou a dermatite aos 4 meses,agora ele esta com 4 anos e mesmo com tratamentos com vacinas e corticoides nao tivemos muitas melhoras,eu gostaria de saber se tem haver com o estado emocional por que ele e muito agitado.

    ResponderExcluir
  69. A dermatite atópica tem causa genética mas sofre a ação de vários fatores, ambientais, pessoais, dificultando o tratamento e o controle adequado da doença. Fatores emocionais podem interferir na doença mas numa criança pequena nem sempre será o fator predominante. O alergista do seu filho, que conhece bem seu caso, tipo de pele e dados clínicos, poderá esclarecer sua dúvida de forma mais completa. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde, o meu nome é Alexandrina, há cerca de um ano atrás, comecei a ter uma coceira incontrolável, que só acalmava num determinado local depois de muito coçar, ficar vermelho e arder, tendo em simultâneo diversos locais de grande coceira. Sempre soube que a minha pele é sensível, mas nunca, até aos 24 anos de idade tive qualquer tipo de alergia a qualquer alimento, produto ou substancia. Desde esse dia que tomo anti-hinstaminicos, sendo a única coisa que acalma, sem nunca ter tido um periodo de acalmia sem a medicação.. Fui a diversos médicos de clínica geral, e meses depois a um dermatologista, que após efectuar testes básicos de alergia, que deram negativos, e teste à tiróide, que revelou um alteração mínima, concluiu que o meu sistema imunitário detecta ou entende algo no meu corpo como inimigo e tenta combate-lo. Recomendou que deveria ser rigorosa numa dieta em que estão proibidos todos os corantes e conservantes naturais ou compostos (frutas à excepção da maça e pêra, unicamente, e todo o que for manipulado, bolos de confeitaria...conservas...fritos, molhos)ecomendou também que aplica-se diariamente um emoliente e um óleo lavante. Obviamente restringir a minha alimentação só a maças e pêra, e alimentos sem corantes e conservantes é difícil pois a maioria dos alimentos têm, incluindo alimentos básicos como determinados iogurtes, alergenicos, corantes e conservantes. Agora, após um ano e meio, o problema continua exactamente igual a mesma coceira, a mesma medicação. Ah, para além do anti-histaminico, prescreveu-me Pentasa, um medicamento para doentes de crown, o que deixei de tomar a cerca de um mês quando o medico de clínica geral referiu não perceber o porquê de o tomar. Para resumir, penso que o dermatologista não testou o suficiente o meu problema, não identificou o foco da alergia e por isso, após investigar na internet, estou decidida a consultar um especialista das alergias, na esperança que posso identificar o foco para que eu o posso evitar e fazer um tratamento mais adequado pois a minha grande preocupação é a gravidez...Gostaria de ser mãe entretanto e a toma dos anti-histaminicos poderá afectar o bebé. Gostaria, sei que é difícil sem conhecer bem o caso, de saber se em casos como estes há esperança para deixar de estar dependente de anti-histaminicos e assim poder ter uma gravidez calma, sem prejudicar o bebé e sem coceira insuportável, e se têm conhecimento de casos de sucesso neste âmbito. Obrigada e desculpem a extensa descrição. É um alivio ter com quem partilhar e obter feedback acerca desta temática quase só conhecida por quem passa por ela.

    ResponderExcluir
  71. Oi meu nome é Alexia e minha filha d 11 anos tem a D A. Ela sofre mto, tem o corpo todo pipocado, e nas pernas tem as feridas.Ela sente mta coceira e dor principalmente na hora do banho, e d se hidratar. O rosto e os olhos dela chegam a inchar e ficam c/ umas manchas roxas avermelhadas em volta dos olhos. Todo mundo pergunta o q aconteceu c/ o rosto dela, o q a faz sofrer mto. Ontem eu ouvi dela uma coisa q me machucou mto.Ela falou aos prantos q ñ aguentava mais sofrer e q queria morrer. Meu mundo desabou pois ñ sei o q fazer p/ ajuda-la. Eu sei q ela sofre mto tanto fisicamente, qto psicologicamente, prq alem da dor e da coceira é mto feio. Ela sempre foi uma menina bonita e até os 9 anos essa doença ñ tinha aparecido. Começou devagarinho e hoje esta em estado bem critico. E o pior é q um bom alergista aqui em Curitiba custa 300,00 e os medicamentos e cremes são mto caros e ñ temos condições d pagar. O creme q ela usa Cetafhil custava 85,00 e agora foi p/ 115,00. Ela usa um pote por mês.A pomada protopic e elidel são absurdamente caras, impossível d comprar, principalmente prq ela tem dermatite no corpo inteiro , e uma pomada d 10 ou 15 gms da p/ passar uma só vez. Estou desesperada e c/ medo. Vi aqui uma forma d desabafar um pouco p/ tentar ñ explodir por dentro. Obrigada.

    ResponderExcluir
  72. Alexandrina: não posso prever por quanto tempo você necessitará usar antihistamínicos sem avaliar seu caso de forma criteriosa e pessoalmente. De qualquer modo, fique tranquila: existem antihistamínicos liberados para uso na gestação, sem causar dano ao bebê. Caso more no Rio, a nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  73. Alex: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar. Não conheço Curitiba mas sei que tem excelentes alergistas. Alguns destes profissionais atendem na rede pública e em locais que podem ser mais acessíveis. Você pode localizar seus dados no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas em sua cidade. Caso prefira, ligue para a Asbai e peça que orientem um local para o tratamento de sua filha. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  74. Muito obrigado pela resposta, entendo que todos os casos são diferentes e necessitam de diagnósticos próprios e presenciais, de qualquer modo já me tranquilizaram muito relativamente à gestação. Não poderei deslocar-me ao Rio, mas agradeço o vosso trabalho e empenho. Parabéns. Alexandrina.

    ResponderExcluir
  75. Alexandrina: agradeço seu retorno. Tenha certeza de que suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  76. Olá, chamo-me Bianca. Tenho 17 anos, também sou portadora da dermatite atopica. Trato-me com um alergista aqui no Rj, ele recomendou-me advantan para reduzir coceiras, porém apesar dele ser especialista, acho que não é recomendado o uso desta pomada. Poderia dizer-me se advantan trata dermatite atópica?

    ResponderExcluir
  77. Bianca: não há problema no uso da medicação citada no tratamento da dermatite atópica. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde, meu nome é Josiane, tenho 37 anos. Desde os quatro meses de idade sofro com dermatite atópica. Gostaria que me indicassem um especialista neste assunto no estado do RJ. Obrigada

    ResponderExcluir
  79. Josiane: procure no site da ASBAI RJ (www.sbairj.org.br) o setor "Encontre o especialista" que tem o nome de todos os especialistas. Além disso, no setor de utilidade pública, há uma lista de todos os
    Serviços de Alergia do Estado do Rio de Janeiro e da rede do SUS. O nosso Serviço de Alergia da Policlínica RJ está ao seu dispor. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  80. MEU FILHO APARECEU COM MANCHAS ROCHEADAS NAS PERNAS,COSTAS, NUCA LEMBREI QUE ELE TINHA TOMADO
    UM REMEDIO PARA CALVICE. LEVEI A UMA DERMATO
    LOGISTA E ELA DISSE QUE ERA ALERGIA MEDICAMENTO
    TOSA.ISTO COMEÇOU MAIS OU MENOS A 01 ANO.ELE SO SENTIU NOVAMENTE GUANDO TOMOU VITAMINA C EFERVECENTE E NOVALGINA.ESTAMOS TENDO CUIDADO EM
    LHE DAR MEDICAMENTO.MAS AS MANCHAS ROXAS QUE APARECERAM NUNCA SUMIRAM.ELE TEM 19 ANOS. EXISTE ALGUM TRATAMENTO PARA ESTAS MANCHAS DESPARECEREM.

    ResponderExcluir
  81. Nem toda mancha é igual. Para afirmar se há tratamento, é essencial examinar pessoalmente e definir o grau de acometimento da pele. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  82. Boa tarde! Meu nome é Ana Amélia e tenho 40 anos. Ano passado comecei com uma alergia nos braços e pernas e por fim no rosto.Fiquei assim 3 meses até ser diagnosticada com Dermatite atópica. Tenho lido em sites que a Dermatite aparece na infância e na adolescência. É normal a dermatite aparecer na idade em que me encontro?

    ResponderExcluir
  83. Ana Amélia: o aparecimento da dermatite atópica no adulto é mais rara, mas pode acontecer em alguns casos. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  84. Olá, meu nome é Viviane tenho 23 anos, e tenho dermatite atópica desde pequena, só que nos ultimos anos estou coçando muito e como minha pele é muito ressecada se fere com muita facilidade, tenho vergonha até de usar blusas mais curtas e sem mangas, não estou conseguindo controlar a coçeira que acontece principalmente a noite, gostaria de saber onde posso buscar ajuda, moro em belo horizonte.

    ResponderExcluir
  85. Viviane: segundo informações do site, a AADA (www.aada.org.br) realiza reuniões em Belo Horizonte no Hospital das Clínicas e as informações podem ser obtidas no telefone: (31) 3409-9562 das 8 às 13 hrs. Para localizar um alergista em sua cidade, procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de alergistas em Belo Horizonte. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  86. Olá, meu nome é Isac e tenho dermatite atópica no dorso das mãos e nos dedos. Eu trabalho em laboratório de química e preciso usar luvas, só que parece que com luvas fica pior. O que posso fazer? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  87. Isac: é essencial que procure seu alergista para verificar se a reação causada pelas luvas tem causa alérgica. se há alergia ao látex ou se ocorre em função de uma possível ação irritante sobre uma pele já atópica (alérgica) Só assim será possível indicar a conduta mais apropriada para seu caso. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  88. Anônimo9/9/12 22:51

    OLA BOA NOITE MINHA NAMORADA TEM DERMATITE ATÓPICA DESDE OS 2 ANOS DE IDADE E HJ ELA TEM 16... A DERMATITE DELA TIPO QUE SARO SÓ TA AS MANCHAS NAO SÃO MAIS FERIDAS.GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM REMÉDIO PARA INDICAR QUE FAÇA SUMIR ESSAS MANCHAS NO CASO QUE É AS CICATRIZES?OBRIGADO AGUARDO RESPOSTA

    ResponderExcluir
  89. Compreendo sua preocupação, mas infelizmente não posso ajudá-lo. É essencial examinar a pele de sua namorada para poder medicar adequadamente. A pele atópica é muito sensível e por isso a dermatite pode evoluir com lesões que podem se confundir com a doença de base. Uma orientação pela internet pode induzir a erros no tratamento e prejudicar o paciente. Aconselho que leve sua namorada ao alergista que trata dela e peça que a oriente. Ahradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  90. estou sentindo ardor e coceira pelo corpo a qualquer calor ou stress.tento uma solução como diversas pessoas e nada.
    estamos enfrentando um calor de 34 graus mais seca de 23% e essa coisa da um desespero e nervosismo por querer se controlar e parece que estou dentro de um formigueiro.meu corpo parece ter uma carga elétrica da estática e onde eu encoste e formiga arde
    Lendo os diversos relatos de pessoas que tem o problema igual ao meu se conclui:
    pele muito seca
    alergia a materiais sintéticos lã fibras meias solventes acrilico esmaltes edredons só algodão não faz mal.
    alergia a banho quente
    alergia a sabonetes shampoo não neutros pois tira a oleosidade da pele
    sair aos raios de sol nem pensar ficamos refem de sombras e local frio.
    os remédios dão sono tontura dor de cabeça e só amenizam o problema
    estou fazendo testes para achar a causa com produtos do dia a dia que supostamente leva a esta situação
    a cura definitva talvez não foi alcançada
    rezo para que chova logo pois assim ameniza e até desaparece os sintomas por um tempo e até anos sem o problema voltar

    ResponderExcluir
  91. olá meu nome é Márcia eu tenho dermatite atópica eu acredito que seja pelo uso do anticoncepcional, pois depois que eu comecei a tomá-lo que minha pele ficou ressecada e começou a aparecer as lesões gostaria de saber se é possível remover as manchas escuras que ficaram com tratamento a laser.

    ResponderExcluir
  92. Márcia: infelizmente não há como esclarecer sua dúvida sem examinar pessoalmente. Para indicar o tratamento mais adequado para remoção das manchas que refere, é essencial examiná-la pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  93. Compreendo sua dificuldade e concordo com seu depoimento. Mas, não desanime! Mantenha seu tratamento pois o controle da sensibilidade cutânea resulta em melhora a longo prazo. Procure frequentar os grupos de apoio da AADA (www.aada.org.br) tenho certeza que terá uma grande ajuda que se refletirá o equilíbrio da dermatite. Gratos pela sua visita.

    ResponderExcluir
  94. Olá meu nome é Tatiana, tenho 31 anos, há alguns anos tive uma crise alérgica com coceiras, vermelhidões, inchaço e temperaturas mais elavadas na região, fiz acompanhamento com dermatologista, onde a médica me pediu vários exames e concluiu que poderia ser de fundo psicológico. Dali em diante por muito tempo não tive criser alérgicas por vários anos. Porém sempre retorna, e este ano voltou com grande intensidade, coceiras, vermelhidões, inchaços no local e temperaturas elevadas, a pele não chega a descamas, percebi que o contato ajuda a ter a reação alérgica. Gostaria de saber se há possibilidade de ser Dermatite atópica. Obrigada.

    ResponderExcluir
  95. Tatiana: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para fazer o diagnóstico de dermatite atópica é é essencial conhecer os dados do seu histórico clínico de forma criteriosa, além de examiná-la pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  96. Bom sou Lívia Ágnes, travo uma batalha constante com a DA, começou a piorar com meus 15 anos de idade, fiz vários exames desnecessários, doloridos e tratamentos que não resolveram, teve uma crise que em seu auge eu estava irreconhecível pelo meu rosto coberto de machucados e pus... A medica que eu tratava na época me fez acreditar em uma vacina que estava para ser aprovada e duraria 5 anos sem essa doença, rezei mt esperando a tal vacina.... Que não foi aprovada. Fiquei mal a bessa. Então hj tenho 21 anos e aprendi sobre DA que: é a maioria dos dermatologistas tratam por uso de corticoide, e a imunologista foi a única que chegou no x da questão...Fiz testes alérgicos para ver o que desencadeava a dermatite e descobrimos o formol, níquel, poeira, mofo e o stress... Dês de 07/2011 tomo vacinas contra a alergia de poeira hj estou no meu ultimo cartão e tomo corticoide quase nunca tmb uso o creme otimo cetaphil. Estou mt melhor e feliz. Tenho varias restrições sobre alimentos e cosmeticos que tem formol q evito e tmb procuro ao maximo não stressar. Mas vale mt a pena... Fica a dica. Peço que me de dicas de protetor solar que seje bom para DA.

    ResponderExcluir
  97. Livia: obrigado por seu depoimento. Quanto ao protetor solar, existem ótimos produtos no mercado brasileiro, mas o ideal é que a sua alergista oriente o mais apropriado para seu caso pois conhece as características de sua pele e o resultado dos seus testes. Agradecmos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  98. Olá meu nome é Leticia,tenho Dermatiti Atopica desde os 9 meses de idade,já sofri muuito ,muuuito mesmo...jáá passei poor fazes onde tive ''puz'' até na cabeça.Agora eu começei a me tratar no Hospital das clinicas.Lá éé um otimo lugar para procurar um tratamento e contralar a D.A.Uso um creme chamado
    Cold Cream ele é muuito boom deixa minha pele bem idrata,mais porém eu sofro por me sentir diferente gostaria de saber se por conta disso ficoo muuito sencivel e por conta disso refleti na alergia gostaria de saber se isso é uma semelhança entre o meu emocional ou é normal da alergia?E também quando ela está atacada sinto muitoo mais coceira e por conta disso sai as manchas gostaria de saber se tem algum creme que possa me ajudar a se livrar delas?Por Favor só respondam isso pra mim ! Estou desisperada preciso saber logo porque elas acabam com o meu emocional e meu fisico também ! Me ajudem estou perdendo as esperanças :( :( :(

    ResponderExcluir
  99. Letícia:você está se tratando em um excelente local. O Hospital das Clínicas tem excelentes profissionais. Além disso, também realiza reuniões de apoio aos portadores de dermatite atópica, auxiliando no suporte psicológico dos pacientes. Quanto às manchas, depende do tipo e da intensidade da lesão em sua pele. As reações mais superficiais podem desaparecer completamente. Contudo, as lesões mais acentuadas podem dificultar o controle. Mesmo assim, o tratamento a longo prazo ameniza sobremaneira o problema. Não recomendo que utilize cremes por conta própria. É importante que converse com seu alergista, explique a ele suas dúvidas, exponha seus temores para que ele possa te ajudar. Muito obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  100. Ola,nossa que bom que encontrei um blog que esclarece nossas dúvidas sobre a dermatite... tenho um filho de 1 ano e 5 meses, com 3 meses foi diagnosticado com dermatite atópica,no começo até que eu conseguia controlar a alergia, mas agora tá cada vez mas difícil ,os métodos que usavam antes não dão mas resultados...ele é bem moreno e a dermatite deixa manchas bem escuras como se fosse hematomas e ressecada é normal da dermatite ocorrer isso? A minha outra dúvida é que meu filho evacua umas três vezes ao dia´ou mais e isso acontece já faz um certo tempo,mas como eu estava focada na dermatite passou despercebido,agora que eu passei observar e reparei que ele evacua sempre depois de tomar leite de vaca, minha pergunta é o seguinte: uma criança que apresenta alergia a proteína do leite, pode evoluir para uma dermatite ? nunca fiz o exame para saber mas de um tempo pra cá,surgiu essa pulga atrás da orelha. aguardo resposta desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  101. Sílvia: a pele da criança portadora de dermatite atópica tem alterações geneticamente determinadas como o ressecamento excessivo que, aliado à coceira intensa, resulta nas lesões. Nas crianças pequenas. em geral estas reações cutâneas são mais avermelhadas. Nas crianças maiores, as lesões podem ter aspecto mais seco, mais escuro e espessado. Em geral, se localizam
    nas dobras do pescoço, cotovelo e atrás do joelho. O seu relato não sugere que seu filho seja alérgico à proteína do leite de vaca. Em geral, pessoas alérgicas não toleram nem a ingestão de mínimas quantidades do alimento e nem dos derivados lácteos. Aconselho que exponha seus temores e dúvidas ao alergista que trata dele pois o conhece bem, sendo mais apropriado para esclarecer com mais exatidão. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  102. Oi, meu nome é Jéssica, tenho 16 anos, Também sou torturada com essa Dermatite Atópica, tenho isso a mais de 7 anos e já passei por varias fases, houve tempo em que minha pele se encontrava tão grave que saia tipo uma água, acho que se chama secressão, houve época que eu nem conseguia desdobrar as minha pernas de tão ruim que estavam, hoje estou bem melhor em vista do que eu já passei, mas minha pele é muito ressecada, faço tratamento no Hospital Das Clínicas de SP. Uso Cold Cream e Betametasona e Creme Lanete, minha pele coça muito, mas o cold cream alivía, Oque me preocupa são as manchas deixadas na minha pele, no caso, nas pernas, são manchas mais escuras do que a cor da minha pele normal . . tenho no corpo inteiro essa alergia, exceto dedos e rosto . Afeta muito minha auto-estima, me individualizo, e acredito que isso afeta minha vida social. Gostaria de saber se tem como vocês recomendarem algum medicamento que tirasse essas manchas e deixasse minha pele voltar a cor normal. ! Grata.
    Jéssica

    ResponderExcluir
  103. Jéssica: gostaria de poder ajudá-la. Mas, manchas não são todas iguais. Por isso, é essencial examinar sua pele para definir o tipo e o grau das manchas que apresenta. Não há como orientar através da internet. Aconselho que peça ao seu alergista que a oriente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  104. Olá, estou com dermatite atópica no queixo e em volta do nariz desde julho de 2012. Estamos em janeiro de 2013. já usei muitos medicamentos mas nada cura. Moro em Porto Alegre e gostaria de saber onde procurar um bom alergista, pois os dermatologistas não estão conseguindo me ajudar. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  105. Para localizar um médico portador de título de especialista em Alergia em Porto Alegre, procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  106. Olá, tenho 23 anos e tenho dermatite atópica faz uns dois anos... Fui ao dermatologista, e este me indicou o tratamento apenas com a loção Ureadin a 10%... para hidratar bastante a pele.. e tomar Zina (antialérgico) quando estiver com prurido... Minha pele fica com manchas brancas quando melhora a dermatite em certos locais... Também fui recomendada a não tomar banhos muito quentes e demorados... Minha dermatite já sumiu por um tempo, mas depois voltou... só q dessa vez está demorando pra sumir denovo...
    Não aguento mais... essa coceira, essas manchas horríveis.. Tem mais alguma coisa que poderiam me recomendar a fazer???
    Agradeço a atenção!!

    ResponderExcluir
  107. A dermatite atópica é uma doença de evolução longa e seu tratamento exige persistência e disciplina. Convido que visite o site da Associação de portadores e familiares de dermatite atópica (www.aada.org.br)pois possui muitas informações sobre o tema. Os cuidados de apoio são importantes: - o ideal é tomar apenas um banho por dia. Caso tome mais de um, prefira banhos rápidos (chuveiradas), sem sabonete.
    - Os banhos não devem ser demorados ou quentes.
    - Não usar buchas ou esponjas.
    - Escolha sabonetes suaves, para pele seca
    - Para secar sua pele, use uma toalha macia, enxugando sem esfregar ou friccionar a pele.
    - Aplique hidratante diariamente, logo após o banho, em todo o corpo da criança.
    - Ofereça alimentos naturais, evitando enlatados e produtos artificializados.
    - Roupas devem ser leves, de algodão, evitando roupas apertadas, lycra ou jeans.
    - Banhos de sol devem ser de preferência, nas primeiras horas da manhã ou ao entardecer. Ao sair da piscina ou praia, tire a roupa molhada e tome um banho rápido. Use sempre protetor solar quando se expuser ao sol. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  108. Gostaria de saber se os senhores ou alguem poderia fazer uma palestra na escola do meu filho para tentar acabar com as duvidas e preconceitos que pairam sobrea a dermatite atópica do meu filho. Nada melhor que esclarecimento para evitar o preconceito, acredito que ele terá mais felicidade na hora em que tiver que ir a escola e os amigos não precisarão mais ter medo do seu problema.

    ResponderExcluir
  109. Por favor ligue (os números estão na coluna da direita do blog) para que possamos avaliar local, data, hora e disponibilidade da equipe Gratos.

    ResponderExcluir
  110. tenho 18 anos e tenho uma dermatite atopica só no rosto, acho o pior o meu rosto parecer estar cheio de brotoejas ,são vários carossos; já tentei usar desanol e ficou bom mas com 2 dias já estava ruim ai usei continuamente pro uns 3 anos, agora que parei não sei mais o que fazer, já fui em um dermatologista mas ele só me passa o desanol; vi sopre uma pomada o '' elidel'' mas como acho que já estou em um estagio avançado não sei se vai fazer efeito, o que faço ?

    ResponderExcluir
  111. Rute: aconselho que procure um alergista para orientar seu tratamento. A dermatite atópica é parte de uma sindrome atópica, onde a alergia tem papel preponderante. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  112. Boa tarde, meu nome é Josias, minha filha tem DA, descobrimos quando ela tinha 4 anos, Fizemos tratamento com ela em Terezina-PI, ela melhorou, entretanto, ultimamente ela piorou, o corpo dela está todo irritado e ressecado, e verificamos o aparecimento de manchas roxas em seu corpo, o que nunca havia ocorrido, estamos muito preocupados, o que poderia ser essas manchas? Ela usa o creme DUOTRAT e toma o xarope Koid D, o médico receitou também o SIGMALIV, poderá ser resultado das reações aos medicamentos?

    ResponderExcluir
  113. Compreendo sua preocupação, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Não tenho coondições para afirmar a causa das manchas que descreve sem examinar pessoalmente. Além disso, é essencial conhecer os dados do histórico clínico desua filha de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Conto com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  114. OLá meu nome é Katiane, sou enfermeira, e sempre tive algum tipo de problema alergico. Primeiro começou com asma, depois veio a rinite e por fim após a gravidez fui diagnosticada com dermatite atópico. Iniciou com manchas avermelhadas com um prurido constante, posteriormente ficaram manchas escuras. O que desejo dizer para pessoas que tem dermatite atópica ou qualquer outro problema alérgico, é que no meu caso eu obtive uma melhora significativa.Desde criança fui criada cercada de muitos cuidados e algumas restrições, e meu filho também nasceu com dermatite atópica. Desejo dizer que há possibilidade de a criança ter qualidade de vida, desde que se adapte o ambiente e os produtos usados pela criança ou da pessoa, e o ambiente as necessidades específicas.O que não se pode é ficar escravo da alergia. Tenho restrições sou alergica a 12 medicamentos, maquiagem, frutos do mar, porém quando mudei minha rotina, passei a usar produtos hipoalergênicos, fiquei muito feliz pois reduziu bastante as lesões de pele e as reações alergicas.Inicialmente busquei ajuda especializada com alergista e dermatologista, iniciarei uma nova fase de tratamento com Imunoterapia.Com meu filho de 9 meses, tenho certo cuidado nos produtos que ele usa, mas obtive melhora nas lesões de pele com uso de hidratante e sabonetes adequados.

    ResponderExcluir
  115. Obrigado por seu depoimento Katiane. Tenho certeza que será um estímulo para que outras pessoas possam se tratar e superar suas alergias. Um abraço!

    ResponderExcluir
  116. Oi Meu nome e Eduarda tenho 15 anos e tenho dermatite nas mão,quando era pequena já cheguei perder uma unha por com da dermatite. Eu ainda não sabia oque eu tinha e colocava a mão em animais etc... Minha dermatite quando esta atacada começam a criar bolhas de aguá e depois delas vem umas feridas que sangram, e repuxão muito. Minha dermatite dão bolhas de pus e minhas mão ficão muito enxadas e tenho que tomar Benzetacil 1.200.000 para não infeccionar. Minhas mãos são muitos ressecadas. Queria uma ajuda para poder amenizar as ferias e as coceiras. Obrigada.

    ResponderExcluir
  117. Esuarda: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível orientar sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  118. Olá. Tenho 32 anos e tenho dermatite atópica desde 8 meses de idade. Hoje já está bastante controlada, não tenho mais feridas em nenhuma parte do corpo. Mas tenho a pele do rosto muitíssimo sensível. Os cosméticos faciais costumam dar alergia e desencadear a dermatite. Quase todos os protetores solares também, apenas o da Avene não. Já tentei usar cremes antirrugas, mas deu alergia. Gostaria de fazer algum tipo de tratamento para evitar as rugas, mas não sei que tipo é indicado para mim. Já procurei diversos dermatologistas, mas tenho a sensação que querem me vender tratamentos estéticos a qualquer custo. Por isso pergunto: há alguma contra-indicação ao uso de botox por pessoas com dermatite atópica? E para o caso de preenchimento com ácido hialurônico. Agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
  119. Eu sou Rafael augusto Henrique teiú 22 anos e 6 anos que do com dermatite antrópica no corpo todo no pescoço barriga costa coxa perna e muita ferida não aguento mais. Moro e campo grade ms já fui muito dermatologista e agora do fazendo um tratamento no HU mais não vejo melhora e min. cada dia que passa fico mais pipocado. Eu queira frase tratamento ai me ajude pro favor...

    ResponderExcluir
  120. Olá equipe do blog.
    Porque nao me respondem? Ja mandei uma pergunta por aqui e tambem pelo chat, e não obtive resposta. Gostaria que por favor me respondessem, confio muito na opinião de vocês. Obrigada.

    ResponderExcluir
  121. Noelle: todos os comentários recebidos no Blog da Alergia são respondidos. Mas, o recebimento adequado depende da tecnologia do Blogger que administra os blogs. Pode ter ocorrido algum problema no envio. Para maior segurança, escreva diretamente para um de nossos e-mails: blogdalergia@gmail.com ou para alergiapgrj@yahoo.com.br Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  122. Noelle: a dermatite atópica se manifesta de forma individualizada em cada paciente. Você descreve que a pele do seu rosto é "sensível", mas não há como definir o tipo e grau desta sensibilidade pela internet. Os produtos antienvelhecimento e anti rugas podem conter substâncias com potencial de irritação cutânea, em especial quando usados em peles sensíveis. Da mesma forma, a resposta da pele aos procedimentos cosmiátricos (botox, preenchimento) não é padronizada. Por isso, para indicar produtos mais apropriados para seu caso, é essencial examiná-la pessoalmente. Coloco a nossa equipe médica na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro ao seu dispor para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  123. Rafael Augusto: o tratamento da dermatite atópica é demorado, em especial nos casos mais complexos pois envolve uso de remédios, mas também a implementação de hábitos e cuidados adicionais de hidratação e suporte cutâneo. Por isso, o ideal é que seja feito em local proximo de sua residência pois em geral necessita visitas repetidas ao alergista. Para localizar um médico portador de título de especialista em Alergia e Imunologia em Campo Grande, procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Desejamos melhoras em seu tratamento e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  124. Inglid Oliveira13/9/13 08:52

    Ola meu nome é Inglid..tenho 21 anos e sofro coma dermatite atópica desde pequena, hj esta mais controlada pq usei mtos remedios e ainda uso um creme q uma medica passou pra mim, mas devido as coceiras mto intensas minha perna ficou toda manchada cheia de cicatrizes, nao gosto de usar roupas q mostrem ( saia, shorts,vestidos) pois e constrangedor..
    gostaria de saber se tem algum jeito, ou algum creme q possa tirar essas cicatrizes..me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  125. Inglid: sinto, mas infelizmente não é possível ajudá-la pela internet. Para indicar um tratamento, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista, que conhece bem seu caso, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  126. Beatriz Reis20/9/13 22:15

    Olá tenho 21 anos e sou mãe de uma linda meninas de 4 meses ela já nasceu com muitas manchas brancas mas a medica me falou que era normal e que sumiria em 15 dias em fim passou dois meses e as manchas pioraram e começou a da feridas nas dobrinhas e no pescoço além de uma coceira nos olhos ela nao dormia direito por causa das coceiras levei em uma pediatra e me deu o diagnostico errado de micose de animal fiquei sem ir a casa de familiares ate que continuei com os remedios para tratar a tal micose e nada de melhoras então levei em uma pediatra alergista e ela diagnosticou como Dermatite atópica (genética) pois o meu marido tem rinite .
    ela agora usa um hidratante super caro 3x ao dia , usa um remedio para coceira dos olhos , uma pomada para as feridas , sabonete especial tudo apropriado mas parece que a única coisa em que faz efeito é a pomada para as feridas ela ta cheia de manchas brancas no corpo e rosto todo e a coceira nao passa dejeito nenhum sofro muito ao vê -la assim pois ela ja nasceu prematura e sofreu muito e agora mais isso .
    O que eu queria saber mesmo é se essas manchas desaparecem com o tempo ?

    ResponderExcluir
  127. Beatriz: manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com o tipo de pele e da intensidade da dermatite, as manchas podem se acompanhar de maior ou menor acometimento cutâneo. Por isso, não há como prever se as manchas irão sumir através deste aconselhamento na internet, sem examinar sua filha pessoalmente. Aconselho que peça ao alergist que trata dela para orientá-la. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  128. Olá meu nome é Katiane já dei meu depoimento anteriormente. Atualmente estou na segunda fase do meu tratamento com Imunoterapia, a vacina inicial é a de ácaros. Após os 30 dias iniciais observei que os episódios de rinite reduziram, estou feliz, porém sei que deverei continuar usando produtos sem cheiro. Para minha felicidade existem produtos para quem tem dermatite atópica como eu, que vai desde perfumes, hidratantes e maquiagem. Agora já não pareço mais um dálmata em decorrência das lesões de pele, sei que os resultados serão observados a longo prazo,A cada dia que não apresento mais lesões, e que não tenho mais episódios respiratórios, tudo isso me motiva mais ainda a buscar melhora. Não é uma doença fácil, requer cuidados constantes, mas tem valido a pena seguir o tratamento a risca.O tratamento com imunoterapia terá duração de 2 anos, o uso de produtos dermocosméticos será por uso indeterminado. Inclusive a dermatite atópica foi motivo para eu iniciar uma nova graduação, quero pesquisar sobre produtos específicos para alérgicos e saber mais sobre a doença. Deixei mais das paranoias com meu filho, mas continuo com cuidado nas coisas que ele usa.

    ResponderExcluir
  129. Obrigado por seu depoimento Katiane, que tocou num ponto muito importante aos portadores de doenças crônicas como é o caso da dermatite atópica, que é a educação do paciente. Conhecendo melhor sua doença, perde-se o medo, combatem-se mitos e preconceitos, sendo mais fácil conquistar o sucesso, atuando em parceria com seu médico. Um abraço!

    ResponderExcluir
  130. Boa noite, desde crianca tenho dermatite atopica e ja sofri muito,hoje com 25 anos estou aprendendo a lidar.depois de muitas tentativas,estou sem qualquer irritacao na pele ha mais ou menos 1 mes, estou fazendo um novo tratamento e finalmente estou usando um hidratante que fez com que minha pelre se tornasse outra, bem macia e hidratada.Quem tem dermatite atopica tem que ter em mente que sua pele deve estar bem hidratada sempre, o hidratante Lipikar de formula francesa ė ótimo,super indico.Estou agusrdando a proxima consulta,nela minha medica vai avaliar a regressao das lesoes e passaremos para a proxima fase do tratamento.Abraco Paula

    ResponderExcluir
  131. Obrigado pelo depoimento Paula. Um abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  132. Usei renew derma full da avon que contém ácido hialuronico; me deu uma alergia no rosto ficou muito vermelha e com vários pruridos, como se fosse espinhas!!! Tou desesperado...tomei histamin e passei pomada com corticoides...mas não passou o que faço? ?nunk posso usar nada sempre dá alergia....

    ResponderExcluir
  133. Bernardo: o tratamento da alergia de contato varia de acordo com o tipo e gravidade da reação. Por isso, não há como orientar tratamento peça internet, sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. O teste de contato pode ser um orientador na escolha das substâncias mais adequadas para uso em sua pele. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  134. Olá, sou Gabriela e tenho 18 anos. Desde pequena tenho dermatite atópica, mas se agravou mais a 4/5 anos, já fui internada por conta disso, remédio é o q não falta (já tomei de tudo). Agora a dermatite, posso dizer, que esta controlada, mas sempre no começo de cada ano ela se agrava, deve ser pela época, talvez... Enfim, mesmo estando controlada, minha perna é cheia de feridas e manchas, sempre quando elas (as feridas) estão cicatrizando, começa a coçar, tento me controlar mas não consigo e acabo retirando toda a "casquinha", fazendo com que sangra e mina agua, faz mais ou menos 1 ano q esta desse jeito minha perna, e sinto muita vergonha por conta disso nao uso shorts, saia, vestido, e nesse verão é o que dá mais raiva por nao poder usar isso, pois mesmo sabendo que não se passa de um para outro, tem pessoas que não entendem e ficam te olhando e com "nojinho", estou usando valerato de betametasona e bepantol derma, mas parece que não adianta muito. Gostaria de saber se voces me indicariam algum outro medicamento, ou então alguma coisa natural, já q tudo qualquer tipo de pomada já usei.Obrigada.

    ResponderExcluir
  135. Gabriela: manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da reação ocorrida, a pele pode apresentar manchas com maior ou menor acometimento cutâneo. Por isso, não há como prescrever uma medicação pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Aconselho que peça ao seu alergista para orientá-la. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  136. Olá minha filha de 6 anos faz tratamento há 1 ano e mei, e conseguimos controlar com anti-histaminico e topison, porém as manchas brancas que ficam assim que a ferida seca, fui informada por alergistas e por dermatologistas que nã ohá remedio comprovado que somente o seu organismo irá produzir a melanina. Vcê tem conhecimento disto, ou conhecer algum remedio que tire as manchas, tenho muita dó pois aos 6 anos ela já nao quer usar short com vergonhas das inumeras manchinhas brancas causadas pela DA.

    ResponderExcluir
  137. Meu nome é Bianca,tenho 13 anos,tenho dermatite atópica e dermatite de contato sofro muito com isso,ano passado eu fiquei que nem um monstro pois as duas atacaram,isso aconteceu no Natal passei meu Natal no hospital e o ano novo tbm pois minhas glandulas inxaram e estava quase sem respiraçao,daí passou um tempo ela graças a Deus passou,mais agora este momento ela resolveu voltar :c estou muito triste,eu tenho vergonha até de sair na rua,muitas coisas que eu gostava eu não posso fazer mais,comer as coisas que eu adorava,fazer quimica no cabelo,maquiagem,piscina,etc.
    Tem vez que as pessoas ainda me criticam falam que eu sou muito manhosa que isso é só frescura que não é pra tanto assim mais só eu sei o que eu passei e o que eu passo,por que não foi eles que no Natal ficou tomando sopinha e tals,mais neste blog eu vi que eu não estou só :D e se você acha que está com Dermatite por favor procuro um dermatologista urgente pois isso é muito triste,eu começei a cuidar quase no final,minha dermatologista até uma vez falou que eu não ia recuperar minha pele denovo mais Deus foi maior e me deu o privilegio de ter minha saúde de novo,mais infelizmente ela surgiu de novo,mais um conselho pra você que tbm sofre disso,nunca desista nunca mesmo por que Deus é maior ele é o médicos dos médicos,ore pessa a ela pra te ajudar e tenha fé!! Bjoos :*

    ResponderExcluir
  138. Bianca: a dermatite atópica é uma doença alérgica de origem genética. O tratamento deve ser feito todos os dias, mesmo quando a pessoa está bem, mantendo cuidados com a pele. Além disso, a dermatite atópica tende a se associar com outras alergias na pele ou respiratórias, em especial a rinite alérgica e a asma (ou bronquite) Por isso, o tratamento não deve se limitar à pele, mas a uma avaliação ampla de sua alergia. Aconselho que procure um médico especialista em Alergia para orientá-la. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  139. Paloma: manchas não são iguais em todas as pessoas, em especial nas crianças que tem uma pele mais sensível. De acordo com o tipo de pele e com a intensidade da reação ocorrida, a pele pode apresentar manchas com maior ou menor acometimento cutâneo. Por isso, não há como julgar se responderá a tratamento pela internet, sem examinar sua filha pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  140. Anônimo6/1/14 01:50

    Oi achei muito interessante ter um blog q fala mais sobre esse tipo de dermatite pois muitas pessoas desconhecem isso ainda,eu mesmo sofro com ela já por 3 anos e lendo vários comentários percebi q muitos sofrem como eu tb,já tive essa dermatite no corpo todo mas o pior é nas mãos...tem época q não consigo pegar em nada me sinto uma inútil as vz qdo isso acontece...já fiz vários tratamentos tb,por isso gostaria de saber q tipo de pomadas são mais eficazes em casos mais agressivos como o q passo...se puderem me ajudar agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  141. A dermatite atópica pode se apresentar de formas variadas, ora com lesões tipicamente alérgicas, ora associadas com infecções bacterianas, ora associada com infecções causadas por fungos. Por isso, não há como afirmar quais seriam as "pomadas mais eficazes". A escolha da medicação se baseia no estado atual da doença e no exame feito em cada paciente Por isso, repetir pomadas já usadas anteriormente ou "que deram certo" em outras pessoas pode não ter resultados positivos. Cada pessoa é única Além disso, a doença se modifica em diferentes momentos. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  142. Olá, gostaria de saber se existe algum cadastro da AADA com uma listagem de médicos no RJ que são especializados em Dermatite Atópica? Gostaria da indicação de um médico realmente especializado. Muito Obrigada,

    ResponderExcluir
  143. Olá, sou de SP tenho 24 anos, e tenho dermatite atopica desde que me conheço por gente, porem sempre foi DA moderada.
    Ja fiz inumeros tratamentos (cortizona / vacina DA / fototerapia / imunosupresora entre outras) e sempre fui bem vaidoso pois gosto de me sentir bem. quando fiz 18 anos estava sem nada com a pele lisa e perfeita, namorava, comia de tudo, e era algo q eu esperava pois meus dermatologistas sempre diziam que a dermatite fica menos agreciva após a adolecencia, porem conforme fui ficando mais velho fui tendo novamene problemas com a pele, quando fiz 20 anos comecei a ter crises severas e deixei de ter minha vida social tao ativa, aos 21 tive que ir internado pois fiquei mais de um mes completamente debilitado, desde então deixei de sair, deixei de trabalhar, estudar, quase entrei em depressão e fiquei completamente retraido (timido), fiquei internado no hospital das clinicas apenas 1 semana e sai muito melhor, lá no hospital eles ensinam como modo principal de tratamento, limpeza do ambiente onde fico (troca de lençois TODOS os dias, limpeza do meu quarto, da minha roupa entre outras ) e hidratação com um creme chamado COLDCREAM (feito no proprio hospital), após a internação voltei pra casa e realmente eh muito dificil manter tais cuidados em casa (haja tempo pra tanta limpeza), recomendo a todos o acompanhamento no HC porem como e feito pelo SUS requer m pouco de paciencia e tempo disponivel, fiz o acompanhamento pelo sus tambem em santo andre e achei o tratamento não tao eficaz, tanto que decidi por conta para de tomar todos remedios que vinha tomando a anos. Hoje tenho melhor controle sobre a alergia e não me privo de nada, apenas certos alimentos que evito pois sei q agravam a irritação mais ainda tenho duvida sobre o porque ao invés de melhor, minha situação piorou com a idade? se há algum tratamento feito de forma hormonal ? e gostaria de saber se voces podem me indicar um psicologo que ja tenha atendido atopicos, pois sempre ouvi falar que atopicos te que ter cuidado especial com o emocional... tenho marcas no braço, costas, que não me incomodam muito, porem ainda tenho um grande problema com o banho pois pra mim eh uma tortura... mais e algo impressindivel.
    tenho duvidas sobre tatto e outras duvidas que prefiro tirar se possivel via email. A todos que tiverem interesse em interagir me add no face pois acho importante a troca de informações sobre a DA. (obs. parei de tomar os remedios mais sigo as recomendações de limpeza do HC, me sinto bem, voltei trabalhar, vou iniciar faculdade, apesar de ainda ter dificuldade para me relacionar afetivamente)

    ResponderExcluir
  144. Agradecemos seu depoimento que certamente contribuirá para que outras pessoas busquem e obtenham sucesso no tratamento. A equipe médica do blog da Alergia está ao seu dispor.

    ResponderExcluir
  145. Aconselho que obtenha a informação que deseja junto à AADA, por E-mail: contato@aada.org.br ou se preferir pelo correio: Caixa Postal 19215 São Paulo - SP CEP 04505 970 ou telefone (11) 3079 3053 Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  146. Ola eu tenho Dermatite otópica , Há muitos anos Hoje Tenho20 anos ser imagina uma pessoa dessa Idade querendo aproveitar mas a vida e não pode, Nao pode usa um short uma saia um vestido etc... e Lamentavel né Dai então ja me trato com um Alegista Há 3 anos ele me receitou umaVacina inate ja tomei a 1° Fase a 2° Fase vou pra 3 Mas olho para as minhas pernas e não vejo nenhum Resultado nenhum Mesmo , Nao sei mas quem procura pq ate entao eu ja me trato com um medio nao sei o que Fazer eu quero SOLUÇAO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  147. Deborah: infelizmente não há como opinar especificamente sobre seu caso pela internet sem examiná-la. Mas, vale ressaltar que a vacina para alergia (imunoterapia) O tratamento é demorado e começa com uma fase chamada de “indução”, com aplicação de doses crescentes e sucessivas. Após este período inicial, o tratamento é mantido com sua dose efetiva, sendo chamada “fase de manutenção”, quando o efeito do tratamento é obtido de forma plena. Por isso, seu efeito não é imediato. Aconselho mantenha o tratamento. Exponha suas dúvidas e temores ao seu alergista. O diálogo e a confiança entre o paciente e seu médico são muito importantes para o sucesso do tratamento.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  148. Ola, Sou Laura de joao pessoa, faz pouco tempo que descobri que sou portadora do DA, por isso ainda tenho muitas duvidas e gostaria de saber se poderiam me ajudar a tira-las. A primeira é se é normal quem tem DA por motivo de coçar muito aparecer manchas roxas como se fossem de pequenas pancadas e se existe alguma restrição em relação a certas comidas, como chocolate, comidas com corantes pois perguntei ao dermatologista e o mesmo disse que não, mas que eu observasse e o porque das coceiras sempre piorarem no começo da manha. Estou fazendo uso do hidroxizine e um creme. Espero que possa tirar minhas duvidas, agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir
  149. Laura: Nem todas as DA tem relação com alimentação. Por isso não há necessidade de dieta especial para todos os pacientes. Quanto as manchas roxas não há como orienta-la pela internet, sem exame prévio.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  150. Olá! As pessoas que têm dermatite atópica podem usar maquilhagem?
    Se as pessoas portadoras desta doença levarem com ovos na cara pode-lhe provocar alergia?

    Desde já,obrigada,
    GM

    ResponderExcluir
  151. O uso de cosméticos deve ser evitado durante a manifestação da dermatite atópica, pois pode gerar piora dos sintomas.
    É pouco provável que o contato direto na pele com a proteina do ovo cause crise de dermatite atópica, conforme narrado na pergunta.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  152. Bom dia,moro na cidade do RJ minha filha de 09 anos tem dermatite atópica e ha 3 meses ela esta em crise e foi quando descobrimos a doença. Ja fui em 3 dermatologistas mas ainda tenho duvidas em relação a este diagnostico. Gostaria de saber se existe aqui no Rio um lugar de apoio a pacientes com dermatite atópica. Obrigada

    ResponderExcluir
  153. Local:
    Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro

    Endereço:
    Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay
    Setor de Alergia e Imunologia Dermatológica - Pavilhão São Miguel - 4º andar
    Rua Santa Luzia, 206 Castelo
    Rio de Janeiro, RJ
    22020-020

    Próximas Reuniões
    09 de Abril de 2014 (excepcionalmente quarta-feira)
    29 de Maio de 2014
    31 de Julho de 2014
    28 de Agosto de 2014
    25 de Setembro de 2014
    30 de Outubro de 2014
    27 de Novembro de 2014

    Horário:
    Quinta-feira, 12h30
    Informações:
    (21) 2220-1928 (Junia)

    ResponderExcluir
  154. OLA! MEU NONE É MARISE, TENHO UMA FILHA DE 7 ANOS QUE A 4 MESES FOI DIAGNOSTICADA COM DERMATITE ATOPICA, MAIS TUDO COMEÇOU EM DEZEMBRO QUANDO PERCEBIR UMA MANCHA NA NUCA DELA COMO UMA QUEIMADURA ,PENSEI SER O CREME DE PENTEA POIS QUANDO MENOR A PEDIATRA DISSE QUE AS CASPAS PODERIA SER PROVOCADA PELO CREME, PENSANDO SER ISSO PAREI DE COLOCAR CREME POR UM TEMPO, MAIS MESMO ASSIM CONTINUO E FOI PIORANDO ATÉ TOMAR AS COSTAS E A BARRIGA COM ESSAS MANCHAS, ENTÃO A CASPAS VOLTARAM MAIS PIOR COMO SE ESTIVESSE ESCAMANDO A CABEÇA ERA PERSISTENTE USEI VARIOS CHAMPOO ANTE CASPA MAIS NADA RESOLVEU, FOI LEVEI A DERMATOLOGISTA QUE MIM DISSE SER DERMATITE ATOPICA, MIM EXPLICOU O QUE ERA, E QUE ELA NÃO PODERIA COMER NADA COM CORANTE QUE A ANSIEDADE E O STREES PODERIA PIORAR, FOI AI QUE MIM PREOCUPEI POIS FALAR PARA MINHA FILHA QUE ELA NÃO PODE COMER ALGO POIS ISSO PREJUDICARIA A SUA SAUDE É FACIL, MUITO FACIL PARA FALAR A VERDADE, DIFICIL É EVITAR QUE ELA FIQUE STREESADA OU ANSIOSA, A MEDICA PASSOU O HITRATANTE E UM CREME, FORAM OTIMO, HOJE E PELE DELA NÃO É MAIS IGUAL É UMA PELE RESSECADA MAIS AS MANCHAS ESTÃO BEM CLARA E ALGUMAS ATE SUMIRAM, MAIS A CABEÇA NÃO PASSOU, LEVEI A OUTRA DERMATOLOGISTA QUE PASSOU UM SHAMPOO, JÁ ESTOU NO 2° E NADA, E PARA PIORAR, PERCEBI QUE O CABELO DELA ESTA CAINDO E QUANDO ELA FICA STRESADA OU ANSIOSA A PRIMEIRA COISA QUE ELA FAZ É COÇAR A CABEÇA, HOJE EM REUNIÃO COM MINHA FAMILIA DECIDIR SAIR DO TRABALHO PARA NÃO CHEGAR EM CASA ESTRESSADA POIS ELA PERCEBE, ISSO AJUDOU UNS 50°/ POIS ELA TINHA S INGUAS NA CABEÇA E SUMIRAM NESTE TEMPO QUE ESTOU EM CASA E LEVO MAIS OU MENOS 2 HORAS POR DIA CUIDANDO DELA DA CABEÇA E DO CORPO QUE HOJE ESTA BEM MELHO, MAIS AINDA FALTA MUITO, COMO DEVE SER O TRATAMENTO PARA UMA CRIANÇA DE 7ANOS COM DERMATITE, POIS O QUE OS MEDICOS MIM PEDIRAM PARA FAZER EU FIZ, AS ROUPAS A COMIDA NÃO USO MAIS NADA DE CORANTE TIREI OS CONSERVANTES, ENLATADOS, CALDO DE CARNE OU GALINHA SABOR ARTIFICIAL, ESTOU TENTANDO USAR COISAS MAIS NATURAIS, MAIS COMO EU DISSE A PELE MELHOROU, NÃO É COM ERA MAIS ESTA MELHOR DO QUE TAVA NA CRISE MAIS A CABEÇA NÃO.

    ResponderExcluir
  155. A dermatite atópica é uma doença complexa e multifatorial.
    Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  156. Olá, estou chegando agora na área da dermatite atópica, pois minha filha desenvolveu os sinais.
    Tenho muitas dúvidas...
    A pediatra que a atendeu, disse que as manchas não retrocedem! Isso é verdade?? Ela apareceu com manchas esbranquiçadas na parte posterior das pernas...
    Agradeço a atenção e o esclarecimento.

    ResponderExcluir
  157. Fernanda: a avaliação depende do tipo de manchas. Manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com o tipo de pele de sua filha e da intensidade da reação ocorrida, a pele pode apresentar manchas com maior ou menor duração. Por isso, para predizer se haverá cura ou o tempo para clareamento das manchas é essencial examinar pessoalmente. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  158. Olá,desde pequena tenho manchas no seios e na barriga,mas só agora fui diagnosticada como DA.Gostaria de algumas dicas para melhorar a aparência da pele (que se encontra cheia de cicatrizes por causa da D.A.) e melhorar a coceira.Obrigada

    ResponderExcluir
  159. Carol: a pele de quem tem este tipo de dermatite é chamada de “pele atópica” e tem características próprias, que a tornam diferente da pele de pessoas sem alergia. Há uma menor produção de gorduras naturais, que hidratam e protegem a pele do meio externo. Por isso a pele é mais seca, áspera e tende a coçar com muita facilidade, sendo mais suscetível a infecção por bactérias e fungos que a pele normal. Um dos objetivos do tratamento é melhorar a hidratação cutânea, sendo que o tipo de medicação será individual para cada caso, de acordo com o tipo e intensidade das lesões na pele. Entretanto, é preciso também que se tomem medidas para evitar o contato (por ingestão ou direto na pele) com as substâncias que causam a reação alérgica. O controle da coceira também é fundamental, para evitar que o ato de coçar irrite e aumente a agressão sobre a pele. Um dos objetivos do tratamento é melhorar a hidratação cutânea, sendo que o tipo de medicação será individual para cada caso, de acordo com o tipo e intensidade das lesões na pele. Entretanto, é preciso também que se tomem medidas para evitar o contato (por ingestão ou direto na pele) com as substâncias que causam a reação alérgica. O controle da coceira também é fundamental, para evitar que o ato de coçar irrite e aumente a agressão sobre a pele. Hidrate sempre sua pele, use sabonetes específicos para pele seca. Banhos não devem ser quentes nem demorados. O ideal é tomar um banho por dia. Agradecemos sua visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  160. Olá, fui diagnósticada com dermatite de contato (níquel) a um ano atrás, porém, tenho a alergia a uns 5 anos, e estou na luta para descobrir a causa, pois sei q só assim pode curar as alergias. Elas dão mais frequentemente nos tornozelos, mas quando muito atacadas, aparecem do lado dos cotovelos e na dobras dos dedos. A dermatite começou na mesma época q eu comecei a tomar anticoncepcionais, e é o único medicamento q eu tomo, ja evitei de tudo, parei com bijuterias, é mínimo meu contato com níquel e coisas químicas, eu gostaria de saber se tem a possibilidade de o anticoncepcional ter desencadeado esssa demartite, e se tem como comprovar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  161. Bruna: O seu relato não sugere que o anticoncepcional seja a causa do problema, mas não há como afirmar pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure seu (sua) alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  162. Tenho dermatite atópica desde quando nasci, hoje em dia minha pele esta bem melhor. Mas as manchas e cicatrizes não saem de jeito nenhum. Tem alguma dica que vocês possam me dar para a retirada dessas manchas imcomodas

    ResponderExcluir
  163. Manchas e cicatrizes não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da reação ocorrida, a pele pode apresentar um maior ou menor acometimento cutâneo. Utilize sempre um hidratante após o banho para combater o ressecamento próprio da pele atópica. Mas, para orientar é necessário examinar pessoalmente. Aconselho que procure seu (sua) alergista e peça que oriente. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  164. Anônimo6/1/15 11:39

    Bom dia. Tenho uma filha de 03 anos e as vezes aparece manchas vermelhas e arredondadas nas pernas, o médico disse que é dermatite atópica e receitou um hidratante, o problema é que quando as manchas melhoram, ficam manchas brancas no local, existe alguma pomada ou remédio que possa tirar essas manchas? pode pegar sol pra voltar a cor natural da pele ou ficará para sempre no corpo dela?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  165. Manchas não podem ser interpretadas pela internet sem examinar pessoalmente, pois podem ter configuração e características bem diferentes, acometendo a pele em maior ou menor grau. Aconselho que peça ao médico que trata de sua filha que a oriente. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e receba uma cópia do livro: "Alergia doença do século XXI". Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  166. boa noite
    tenho um filho com DA desde que nasceu...agora adolescente as coisas pioraram...levo em um dermatologista ou alergista ?

    ResponderExcluir
  167. Os dois especialistas são capacitados para o tratamento. Mas, como a dermatite atópica é uma doença de origem alérgica, podendo se associar com outras doenças alérgicas, o(a) médico(a) especialista em Alergia e Imunologia fará uma abordagem terapêutica mais completa .
    Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  168. Bom dia.
    Gostaria de saber qual médico devo procurar em caso de Dermatite.
    Alergista ou Dermatologista?

    ResponderExcluir
  169. Priscilla Ramos: os dois especialistas são capacitados para o tratamento. Mas, como a dermatite atópica é uma doença de origem alérgica, podendo se associar com outras doenças alérgicas, o(a) médico(a) especialista em Alergia e Imunologia fará uma abordagem terapêutica mais completa .
    Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  170. Anônimo3/5/15 21:07

    Olá, meu nome é Mélane, tenho muita coceira nos seios, a pele no local é mais escura com secreção quando coco demais a pele fica muito sensível. Gostaria de saber se tenho dermatite atópica e se vou a um dermatologista?

    ResponderExcluir
  171. Mhelissa: não é possível afirmar se você tem dermatite atópica pela internet, sem examiná-la. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-la no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não moro no Rio, mas obrigado e irei procurar um especialista aqui o Rio Grande do Sul.

      Excluir
  172. Mhelissa: para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em sua cidade, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  173. Ola, tenho dermatite atópica, gostaria de saber qual anticoncepcional de preferencia injeção posso tomar.

    ResponderExcluir
  174. Danielle: A escolha do anticoncepcional não se baseia apenas no fato de você ser portadora de dermatite atópica. É essencial conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Por isso, não é possível atender sua solicitação pela internet. Aconselho que entre em contato com seu médico e peça que a oriente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  175. A listagem do site da AADA não indica que exista um grupo de apoio em Curitiba. Aconselho que entre em contato através do site da Associação de Apoio à Dermatite Atópica e solicite esta informação: http://www.aada.org.br Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  176. Anônimo6/9/15 04:43

    Sou de Porto Alegre. Ao contrário da maioria dos relatos que já li, eu nunca havia tido dermatite. Aos 32 anos minhas mãos foram invadidas por bolhas enormes do nada, me apavorei, fui num dermatologista e o diagnóstico: dermatite atópica. Foi só nas mãos, muita coceira. Fiz um tratamento rápido e fiquei bem. Ao contrário do que dizem sobre a frequência da doença, no meu caso os anos se passaram e nada. Agora aos 35 anos fui tomada da cabeça aos pés por milhares de bolinhas, a coceira é insuportável. Fui a dermatologista, remédios, cremes e milhares de restrições. O tratamento oral acabou e no outro dia as bolinhas triplicaram e a coceira foi elevada de uma forma que o creme nem ameniza. Banho? Aumenta a coceira, mesmo com sabonete especial. Cortei alimentos; sabonetes, shampoos, detergentes, tudo especiais, sem cheiro; nada de perfume, desodorante sem cheiro, enfim, fiz tudo que a médica disse e nada. Faço terapia a vida toda, pois acho importante para todo mundo. Realmente não consigo entender o porquê dessa doença no meu caso. Não durmo direito em razão da coceira absurda, óbvio que evito ao máximo coçar, mas tem momentos que tenho vontade de tirar minha pele. Nem a meditação que faço regularmente me ajuda. Realmente é apavorante.

    ResponderExcluir
  177. O seu relato sugere uma dermatite intensa. Você já conhece a AADA (Associação de Apoio à Dermatite Atópica)? É uma associação que como o nome diz, apoóia e promove a educação sobre a doença aos seus portadores e familiares. Em Porto Alegre, a AADA realiza reuniões mensais no Centro de Saúde Santa Marta, terceiro andar (Dermatologia) A próxima reunião será em 25 de Setembro de 2015. Informe-se pelo https://www.facebook.com/grupoapoiodaportoalegre
    ou no site: aada.org.br Desejamos melhoras em seu tratamento e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  178. Ola, meu nome e juliana e gostaria de saber como faço para passar na hc, para uma avaliçao c especialista, pois tenho dermatite atopica e ja fiz varios tratamentos, porem todos sem resultado. Por favor me ajudem pois estou desesperada

    ResponderExcluir
  179. Juliana: desculpe, mas não entendi Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando o que significa a abreviação "hc" para eu possamos orientá-la. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  180. Ola, tenho uma filha de 4 meses e desde os tres meses de idade comecou a surgir manchinhas vermelhas em volta do olho, atras das orelhas, na bochecha e pescoco.
    Mas ultimamente as machas tem se espalhado para as pernas e bracos.
    Alem disso ela tem coçado muito a pele e no local onde estao as lesoes a pele fica com um aspecto aspero, grosso.
    Comecei a passar a pomada valerato de betametadona, por ela ser um bebe esta pomada é forte?
    Havia passado tbm a pomada nitrato de miconazol mas nao vi muita melhora e suspendi.
    Eu e o pai dela temos rinite, pode ter alguma relacao com o que esta acontecendo?
    O que posso estar passando ou fazendo para ajudar a aliviar os sintomas? Principalmente a coceira.
    Preciso muito de ajuda, nao aguento mais ver a minha pequena sofrendo
    Agradeço desde ja pela atencao.

    ResponderExcluir
  181. Kauane Cristine: sinto muito, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Lesões na pele podem ser muito parecidas e só podem ser identificadas examinando pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Se as lesões estão persistentes e há uma suspeita de que possa ser um caso de dermatite atópica, você deve levar sua filha ao pediatra. Se for o caso, encaminhará ao alergista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  182. Tenho 19 anos e sofro muito:(

    ResponderExcluir
  183. Por favor, escreva para nós informando onde você mora para que possamos buscar uma maneira de ajudar você. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  184. Boa noite, gostaria muito de participar desse grupo de apoio, pois não aguento mas lutar contra esse problema. A mais ou menos três anos adquirir a dermatite de contato ao fazer o teste deu BRONOPOL, KATHON-CG e ACIDO SÓRBICO. Não sei mas o que eu faço, quando eu penso que estou melhor a mão que é a área mas afetada agora, no principio era o meu corpo todo. Mas a minha grande dificuldade é conseguir identificar os nomes das substâncias nos produtos. Fui a dois meses atras em uma farmácia A FORMULA aqui no Shopping da Bahia ( antigo Iguatemi )
    Ao chegar na loja a atendente me encaminhou para conversar com a farmacêutica. Aguardei mais ou menos uns 5 min. ela estava ao telefone. Ainda com o telefone no ouvido mandou em entrar, mas nesse momento já sentir uma certo desprezo. Com o telefone ainda na mão só apenas tapou me disse assim "fale o que é". Eu prontamente comecei a conversar com ela mostrei meu teste de contato e disse que estava em busca de produtos de higiene pessoal que não tivesse aquelas substancias. Ela me olhou e disse: "- Você quer que agente faça um produto com água impossível." Naquele momento tudo que era otimismo e esperança de voltar minha autoestima sumiu, veio apenas lagrimas nos olhos, dobrei o meu papel e sai.Entrei no banheiro e chorei muito. Quando me acalmei fui andando pelo shopping encontrei a flora outra farmácia de manipulação as meninas muito atenciosa me indicaram alguns produtos, comprei um desadorante para experimentar mas não deu muito certo. Mandei um e-mail para a FORMULA até hoje aguardo a resposta. Por favor você podem me ajudar? Que especialistas devo procurar? Que exames devo fazer? O que faço para conseguir ter uma vida normal? Os médicos só me dizem "teve reação pare", como posso viver assim?. Não consigo identificar as substancias nos alimentos e nem nos produtos.Aqui em Salvador teria algum núcleo de apoio por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  185. Desconheço um grupo de apoio em dermatite atópica em Salvador. Aconselho que entre em contato com a AADA (Associação de Apoio à Dermatite atópica pelo e-mail contato@aada.org.br ou pelo correio:
    Endereço Postal Caixa Postal 19215 São Paulo - SP CEP 04505 970
    Telefone (11) 3079 3053 Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  186. Estou tentando entrar em contato com a AADD e não estou conseguindo, já mandei vários e-mail, até mesmo antes de conhecer o seu blog. Apesar que achei muito vago, pois fiz alguns questionamentos e não tive resposta. Eu enviei o primeiro e-mail para eles no dia 24 de setembro e até hoje não tive resposta apenas a mensagem automática. Sei que é uma instituição sem fins lucrativos, mas onde está o apoio que é a finalidade? O que devo fazer? Estou em uma situação complicada, sei que não sou a única nesse mundo, mais por favor me ajuda. Que exames preciso solicitar ao médico, além do teste de contato? Que outro especialista devo consultar além do dermatologista?

    ResponderExcluir
  187. Tenho 17 anos e tenho dermatite atópica desde pequena,e com o passar do tempo só piora e se espalha pelo corpo,ja fui em vários alergistas e dermatologistas que não resolveram nada.Agora estou com manchas brancas no rosto, também tenho no corpo só que é menos vergonhoso do que no rosto.
    GOSTARIA DE SABER SE ESSAS MANCHAS BRANCAS UM DIA SAIRÃO DE MIM.Meu maior medo e ter que levar essas manchas para o resto da vida!

    ResponderExcluir
  188. Oi Boa noite! meu nome é Talita tenho 22 anos. Eu tenho a dermatite atopica, e quando criança devido alergia saiu manchas no meu rosto. Eu gostaria de saber qual produto eu poderia usar para tirar essas manchas?

    ResponderExcluir
  189. Talita: manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da reação ocorrida, a pele pode apresentar manchas com maior ou menor acometimento cutâneo. Por isso, não há como prescrever uma medicação pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um especialista para orientá-la. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  190. A AADA disponibiliza no seu site (www.aada.org.br) os telefones de contato de suas regionais:
    S Paulo: (11) 3079-3053
    Rio de Janeiro (21) 2220-1928 (Junia)
    Porto Alegre 51) 3395-5716
    Belo Horizonte (31) 3409-9562 das 8 às 13 hrs
    Goiânia (62) 3241-5838
    Santo André 11) 4992-1777 (Regina ou Raquel)
    Guarulhos (11) 2409-8209 (Selma ou Mariane) e
    Brasília (61) 30258436 (Cida)
    Obrigado por visitar o nosso Blog da Alergia.


    ResponderExcluir
  191. Bom dia,tenho uma filha de cinco anos com dermatite atópica, gostaria de saber se existe algun tipo de protetor solar específico para o atópico,pois ela já usou vários tipos de protetor que lhe causaram muita coceira. Obrigada.

    ResponderExcluir
  192. Boa noite, Priscila. A relação de pacientes com Dermatite atópica e protetores solares é realmente complicada, pois há a necessidade, mas a tolerância é muito individual. A escolha do produto varia do estado da pele no momento e da extensão das lesões, portanto essa orientação deve ser feita pelo próprio alergista ou por dermatologista que tenha a oportunidade de examiná-lo. Geralmente o uso associado ao hidratante costuma ajudar. Procure a orientação de seu médico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  193. Olá!
    Queria saber se a pílula anticoncepcional pode interferir na dermatite?
    Parei de tomar há um mês e não tiver mais nenhum crise desde então. O que para mim é milagre, já que a dermatite é praticamente continua com intervalos de no máximo alguns dias.

    ResponderExcluir
  194. Andressa: é pouco provável que o anticoncepcional interfira na dermatite atópica. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  195. Meu filo tem 21 anos e nao quer mais sair de casa por causa da pele do rosto dele ja fizemos de tudo o que faço

    ResponderExcluir
  196. Peço a gentileza que escreva para nosso e-mail blogdalergia@gmail.com para que informe em que cidade mora e assim possamos orientar de forma adequada. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  197. Eu queria saber se as manchas saem da pele ou ficam ???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno