Pular para o conteúdo principal

Semana Carioca da Alergia - 2010


ASBAI-RJ orienta a comunidade sobre as doenças alérgicas 
que já afetam cerca de 30% da população brasileira
Os especialistas da ASBAI-RJ (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia do Rio de Janeiro) prepararam uma série de atividades educativas, informativas e lúdicas para a população, durante a Semana Carioca da Alergia de 02 a 08 de Maio.
No dia 7 de Maio é comemorado o Dia Nacional de Prevenção das Doenças Alérgicas.
A programação conta com exames, inquéritos epidemiológicos, apresentação de grupos teatrais, distribuição de materiais educativos, palestras e orientações de renomados especialistas em alergia. As atividades serão realizadas em diversos pontos de referência da cidade e de fácil acesso à população.
“Consideramos a campanha de extrema importância para disseminar o conhecimento sobre as doenças alérgicas a toda a população e, dessa forma, promover a prevenção”, explica o Dr. Fábio Chigres Kuschinir, Presidente da ASBAI-RJ.
Confira a programação e venha participar:


PROGRAMAÇÃO

Data: 02/05 (domingo) – Abertura - 09h30 às 13h
Evento Comunitário – “Blitz da Alergia”
Local: Praia de Copacabana - Posto 6
Atividades: exame de Medida do Pico de Fluxo Expiratório, distribuição de material educativo e brindes, com a presença de especialistas da ASBAI-RJ.


Data: 03/05 (segunda-feira) – às 11h30
Local: Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro – Setor de Alergia e Imunologia Dermatológica
Atividades: reunião do Grupo de Apoio à Dermatite Atópica (AADA - Filiada RJ), com atividades para pacientes e seus familiares. Distribuição de material educativo nos ambulatórios, durante toda a semana.


Data: 04/05 (terça-feira) – 08h às 12h
Local: Hospital Universitário Fundão - 2° andar – Ambulatório de Imunologia Clínica
Atividades: ações interativas para pacientes, abordando a importância das principais doenças alérgicas, métodos que auxiliam o diagnóstico (espirometria, testes cutâneos) e o tratamento (medicamentos, controle do ambiente, fisioterapia). Haverá também orientação sobre dispositivos inalatórios e distribuição de material. Participarão do evento todos os profissionais do Serviço de Alergia e o grupo de enfermagem do Instituto Ana Nery.


Data: 04/05 (terça-feira) – 08h às 12h
Local: Hospital Central do Exército - setor 13 dos ambulatórios
Atividade: ações educativas e distribuição de folhetos. Apoio da ABRA (Associação Brasileira de Asmáticos) e Ambulatório de Alergia do Hospital Central do Exército.


Data: 05/05 (quarta-feira) – às 08h
Local: Hospital São Zacharias – saguão principal
Atividades: ações educativas com crianças do hospital e comunidade da vizinhança. Palestra para profissionais de saúde do hospital, com utilização de multimídia e exibição de filme educativo.


Data: 05/05 (quarta-feira) – 08h às 12h
Local: Secretaria Municipal de Saúde
Atividades: ações educativas do Centro de Estudos Respira Rio – Plano Municipal de Atenção ao Paciente com Asma e Rinite. Abordagem multidisciplinar: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos.


Data 05/05 (quarta-feira) – às 11h
Local: Instituto Fernandes Figueira
Atividades: palestra sobre alergia e distribuição de material educativo


Data 05/05 (quarta-feira) – 10h às 12h
Local: Hospital de Aeronáutica dos Afonsos
Atividades: Apresentação de maquete sobre prevenção de doenças alérgicas e controle ambiental


Data: 05/05 (quarta-feira) – período da manhã
Local: Instituto Pediatria Martagão Gesteira – Sala de espera do ambulatório de alergia
Atividades: Evento educativo, com distribuição de folders e tira-dúvidas com especialistas


Data: 05/05 (quarta-feira) – às 14h
Local: Policlínica Geral do Rio de Janeiro


Atividades: realização do III Bingo da Alergia, com foco educativo sobre as doenças alérgicas (distribuição de folhetos e brindes), aberto ao público.


Data: 06/05 (quinta-feira) – 12h às 15h
Local: Santa Casa da Misericórdia – Serviço de Alergia - 9ª Enfermaria
Atividades: distribuição de folhetos educativos com orientações para a prevenção das alergias. Realização de inquérito epidemiológico, abordando o conhecimento da população leiga sobre as doenças alérgicas (prevenção, causas e tratamento). Este inquérito é uma parceria com o serviço de Alergia do Hospital Gafrée Guinle e será aplicado também no campus da Pontifícia Universidade Católica durante toda semana.


Data: 06/05 (quinta-feira) - às 10h
Local: Hospital da Lagoa - no anfiteatro B.
Atividade: palestra: "Doenças alérgicas: fatores precipitantes, sintomas, tratamento e prevenção". Após a palestra, será realizado um “bate-papo” com a platéia.


Data: 06/05 (quinta-feira) – 09h às 12h
Local: Hospital dos Servidores
Atividades: apresentação do grupo “Doutores da Alegria”


Data 06/05 (quinta-feira) – às 10h30
Local: Policlínica de Botafogo - Auditório
Atividades: Ações interativas; testes cutâneos para detecção de alergias (vagas limitadas)


Data: 07/05 (sexta-feira) – 09h às 11h
Local: UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) – setor do ambulatório de alergia
Atividades: ações educativas para os pacientes do HUPE ( Hospital Universitário Pedro Ernesto), com apoio do Grupo Educativo Respirar.


Data 07/05 (sexta-feira) – período da manhã
Local: Hospital Gafrée Guinie
Atividades: distribuição de folhetos educativos e orientações para a prevenção das alergias. Será realizado inquérito epidemiológico baseado no conhecimento da população leiga sobre as doenças alérgicas (prevenção, causas e tratamento).


Data: 08/05 (sábado) – Encerramento - 08h às 13h: I Jornada de Alergia Alimentar da ASBAI-RJ, evento científico para médicos.


Visite o site da: ASBAI RJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno