Pular para o conteúdo principal

Blog da Alergia no RJ TV

Hoje, no Dia Nacional de Prevenção à Alergia, o Dr. José Luiz Rios, membro da equipe médica da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro esclareceu dúvidas na edição da manhã do RJ TV:



Comentários

  1. Olá, minha filha tem 4 anos e faz tratamento com vacina sub lingual, já está na terceira faze. Melhorou muito depois que começou esse tratamento, mas a um mês atrás ela teve uma gripe e teve crises de tosse. O pediatra dela receitou desalex xarope por três mêses, queria saber se o uso do desalex pode atrapalhar no tratamento da imunoterapia?
    O pediatra não é o mesmo médico da imunoterapia.

    ResponderExcluir
  2. Camila: não há problema no uso do antihistamínico (antialérgico) durante o período da imunoterapia (vacina para alergia) Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Olá, minha filha faz tratamento com imunoterapia sub lingual, posso dar vacina contra gripe no mesmo dia da vacina p alergia?

    ResponderExcluir
  4. A sua filha pode fazer a vacina de gripe mas no mesmo dia não dê a imunoterapia sub lingual. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Olá, já estou no 3o frasco e desde que comecei, sinto dores no peito e as vezes náuseas. Não só no dia de aplicação, mas todos os dias. As vezes some e aparece denovo. Já procurei um cardiologista, mas os exames não deu em nada.

    ResponderExcluir
  6. Ana Carolina: a vacina para alergia (imunoterapia com alérgenos) não provoca dores no peito. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. Olá, faço imunoterapia há um ano... Durante algumas crises de rinite e por somatizar muito, eu uso o FREENAL, descongestionante tem problemas ?

    ResponderExcluir
  8. Daniel: Freenal contém oximetazolina, que alivia a obstrução, mas causa vício e outros problemas recomendo que leia o texto que publicamos sobre este tema: http://blogdalergia.blogspot.com.br/2015/10/gotas-descongestionantes-nasais.html
    Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Olá tenho tosse principalmente pela manhã. Tenho alergia a quase tudo. Produtos químicos. Cigarro. Ar frio..tive crise de tosse há três anos mas não tive falta de ar. Desde então me testo com citirizina. Epicor e timudolina. Recentemente criou-se mais muco e pela primeira vez tive nos brônquios. Mesmo Ass não chegou a dar falta de ar mas tenho muito medo de ter. O meu caso é característico de asma? Ou eh só muita alergia? Tenho tbm sinuzite e rinite alergica. Meu alegista recomendou a vacina. Mas tenho medo das reações..Mas também tenho medo de desenvolver asma. Qual sua opinião no meu caso? Tomei celestamine e hj tomo so expectorante. Porque eu resseco muito rápido e o muco da tosse. Mas tusdo principalmente de manha. Obrigada e parabéns pelo blog. Muito útil para sanar as nossas dúvidas.

    ResponderExcluir
  10. O seu relato sugere que você tenha uma rinite alérgica. A rinite muitas vezes é considerada uma doença sem importância, mas na verdade pode provocar muito desconforto. O tratamento da alergia respiratória inclui o uso de medicamentos mas também as medidas de controle ambiental e o uso de vacinas (imunoterapia com alérgenos) Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Parabéns pelo blog ! Gostaria de saber se a vacina passar umas horas no frizzer sem congelar ela estraga? Estava limpando a geladeira e coloquei a vacina no frizzer e só lembrei depois de algumas horas. Tornei a colocar na geladeira mais ela não estava congelada. Aguardo vcs obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Boa noite. A imunoterapia específica com alérgenos (vacina para alergia) não pode ser colocada no freezer. Agradecemos suas palavras de estímulo ao nosso trabalho voluntário e a sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Olá ..meu filho de um ano e quatro meses começou tratamento p alergia...tomou a primeira dose e ficou bem...tomu a segunda dose num domingo e na segunda vacinamos ele no posto c a vacina dos 15 meses...ele teve um febrão durante 8 dias. ...como não sabia se a vacina da alergia poderia ter potencializado a reação da outra não apliquei mais nada...entao 15 dias depois apliquei novamente a vacina da alergia. Ele passou o dia se queixando de dor..colocava as mãos nas costas...e a noite ao dormir começou a febre...gostaria de saber se essas vacinas podem causar febre.obrigada

    ResponderExcluir
  14. A febre não é um sintoma esperado com a imunoterapia específica com alérgenos (vacina para alergia) Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata do seu filho e peça que a oriente. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3/9/16 12:55

    Eu tomo a vacina toda semana, porém esqueci de tomar da última vez.
    Vou ter que começar o tratamento de novo?

    ResponderExcluir
  16. Como a interrupção foi de uma dose, poderá dar continuidade ao tratamento. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  17. Quando o alergista passa vacina de 4 em 4 dias conto incluindo o dia do recebimento da vacina ou não? Ex: tomei dia 17.08.2017. A próxima dose será dia 20 ou 21.08.2017.

    ResponderExcluir
  18. A próxima dose será no dia 21. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno