Pular para o conteúdo principal

Bebida alcoólica pode piorar alergia?



O Jornal New York Times publicou ontem em sua seção de saúde, um texto chamando a atenção para a possibilidade de influência das bebidas alcoólicas nas doenças alérgicas. 

Estudos publicados recentemente sugeriram que o álcool pode causar ou piorar os sintomas da asma e da rinite. Na verdade, o problema pode não ser o álcool propriamente dito, mas sim substâncias contidas nas bebidas, usadas no seu fabrico. Como exemplo, o artigo cita que cerveja, vinho e licor contêm histamina, produzida pela levedura e bactérias durante o processo de fermentação. Esta substância poderia ser a causadora dos sintomas de alergia em pessoas sensíveis.  Além disso, cerveja e vinho também contém conservantes chamados sulfitos, outro grupo de compostos conhecido por provocar asma e outros sintomas alérgicos em pessoas susceptíveis.

Em 2005, na Suécia foram estudadas milhares de pessoas, sendo publicado que, em comparação com a população em geral, os participantes portadores de asma e rinite tiveram maior tendência a ter sintomas respiratórios após ingestão de bebida alcoólica.Os vinhos (branco e tinto) foram os elementos que mais deflagraram sintomas, havendo maior proporção de mulheres afetadas, comparadas aos homens.

Em 2008, foi publicado uma outra pesquisa no jornal Clinical and Experimental Allergy, concluindo que tomar mais de duas taças de vinho por dia aumentaria de forma significativa o risco de sintomas de alergia.

O artigo também ressalta que existem alimentos que contém ou que são capazes de liberar histamina, como por exemplo, queijos envelhecidos, produtos em conserva  e alimentos que contenham levedura, como pão, cidra e uvas.

Comentários

  1. Bom dia!
    Tenho uma filha de 20 anos que tem dermografismo (ou sintomas de...), que nunca lhe causaram problemas além do estético. Tenho 47 anos e só nas duas últimas semanas tenho apresentado sintomas de dermografismo, ou seja, coceira após compressão ou impactos na pele, nas regiões de contato mais apertado com a roupa e qualquer atrito com a pele gera uma imagem em alto relevo correspondente ao percurso feito pelo que fez o contato. Não fiz nenhum teste alérgico, mas apresento, desde criança, sintomas de alergias, a ponto de ter sempre anti-histamínico por perto, ingerível ou de uso tópico. Nas últimas três semanas, quando os sintomas se tornaram óbvios, tenho tomado muita cerveja (diariamente) e li neste blog sobre a presença de histamina e sulfito nesta bebida, desencadeadores de processos alérgicos, além de ter abusado de comidas gordurosas. E por último, percebi uma relação entre grandes placas vermelhas na pele, sem coceira, após a associação de: bebidas alcoólicas + gordura animal (mariscos e porco) + calor ambiente - sintomas que desapareceram após tomar anti-histamínico. Qual a opinião da equipe da PGRJ? Grato desde já!
    David Martins Ferreira

    ResponderExcluir
  2. David:os dados que envia não são suficientes para uma conlusão. É possível que a bebida alcoólica, por provocar vasodilatação na pele produza um avermelhamento, especialmente na face. Mas, em geral, não provoca as placas. A ingestão de mariscos pode provocar urticária, semelhante às lesões que descreve. Ou seja, para afirmar, é essencial examiná-lo pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  3. olá, tenho 28 anos, moro interior RS, quando mais jovem e até hj tenho rinite qdo exposta a muita poeira, sempre ingeri bebida alcolica, nada exagerado, mas fazem uns tres anos que com apenas um gole de cerveja ou vinho , que é meu limite paro por aí, aparecem urticarias no rosto, coceira na garganta e couro cabeludo. o especialista da minha cidade disse não ter cura!!!! gostaria de saber afinal, tem cura ou não? vou poder tomar uma taça de vinho um dia de novo?meu nome é Eloíne

    ResponderExcluir
  4. Eloíne: infelizmente não posso ajudá-la. Não é possível afirmar se seu problema tem cura sem definir o diagnóstico do tipo de alergia que apresenta. É essencial analisar seus dados clínicos de forma criteriosa e examiná-la pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Primeira vez q ingeri bebida alcoólica ,dormi e no outro dia acordei com a parte das costas caçando e um pouco empolado.Achei q algum inseto tinha me picado e por isso estava com essa vermelhidão ...
    Se passaram meses e resolvi tomar três garrafa de ice ... E na madrugada acordei com as costas coçando ...Comuniquei ao meus Pais ....Achei q fosse alergia a algum ingrediente q leva no ice ...
    Acabei q fui em uma festa e bebi vodka com Sprit e mais uma vez acordei na madrugada com da partes da nádega , pernas , braços e peito coçando e com uma vermelhidão ...Daí pesquisei e vi q os sintomas era de (Alergia ao Álcool )
    Mesmo assim insisto em beber ...
    Agora toda vez q bebo a alergia só ataca o meu braço "DIREITO" fica coçando ,empolado , vermelho e um pouco quente , Mais depois passa ... Isso só ocorre dps de umas 3hrs q eu ingeri bebida alcoólica.
    Na verdade n procurei um médico por q ainda sou de menor ...
    Meus país sabe q eu Bebo. Mais eles tem medo de me levar no médico por causa da minha idade ...

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo: nem toda reação causada pela bebida alcoólica tem causa alérgica. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Quando bebo álcool durante 2 a 3 dias, tenho tido algumas brubulhas na pele que comparadas com líquen. A que se deve isso?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Frederoco Conde. Peço que nos compreenda, mas não é possível dar diagnóstico de lesões na pele sem examiná-las. Procure atendimento médico. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/2/16 10:56

    Fui diagnosticada por muitos dermatologistas com dermatite de contato. E nao sei a causa, os médicos dizem q nao é alimentar e sim de contato.
    Prurido, coceira e bolhas.
    Porem agora tem vindo com mais frequência e continuo sem saber o q é essa talalergia.
    Vcs poderiam me ajudar, tem atendimento de emergência ou algo do tipo?
    Trabalho com atendimento de primeiro atendimento ao cliente sendo muito constrangedor
    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  10. Monique: a Clínica de Alergia não tem atendimento de emergência. Funcionamos de segunda a sexta, sem hora marcada. Por favor ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810 para ter mais informações. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  11. Edu queria saber por favor.
    Eu quando bebo todo tipo de bebida alcoólica meu corpo começa a ficar vermelho, meus olhos ficam vermelhos meu nariz entope e meu coração fica acelerado..

    ResponderExcluir
  12. Fernando: o seu relato não sugere que possa ser uma alergia à bebida alcoólica. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  13. Olá, sinto um desconforto na face,já uns 10 a 12 meses,todos os dias só muda a intensidade só melhora um pouco com remédios. As vezes quando bebo cerveja (independente da quantidade)ou outra bebida alcoólica sinto meu rosto inteiro ficar quente e vermelho e inchado,os olhos vermelhos e inchados também.o coração fica acelerado. Isso acontece as vezes,porque as vezes eu bebo e não acontece nada.já procurei vários médicos e não tive resultado.preciso de ajuda!

    ResponderExcluir
  14. Anderson Bom dia O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas, não é possível afirmar sem examinar você pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, estou em torno de 6 meses com uma coceira que alergia que se inicia geralmente pela manhã e início da noite em dias alternados. Fui a dermato e diagnosticou dermografismo, porém percebo que aumenta sempre que faço ingestão de bebida alcoolica. começa com alguma pequenas mancha vermelhas nas pernas, barriga e braços que começam a coçar e acabam virando algumas placas que somem repentinamente em pouco tempo. devo procurar um alergista ou isso realmente é o dermografismo?

    ResponderExcluir
  16. Flávio: o dermografismo é um tipo de urticária física. Uma característica é que primeiro acontece a coceira e depois surgem as lesões na pele. O seu relato não deixa claro este ponto. Recomendo que procure um(a) alergista para orientar seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  17. Toda vez que meu marido bebê cerveja e acorda TD impolado,costas, braços,pernas,as vezes os lábios incham,daí toma um antialérgico e some TD,será que tem alergia ao álcool,sendo que sempre bebeu,e isso vem acontecendo de uns meses pra ca.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite; O seu relato sugere que seja uma urticária. Mas é preciso avaliar os dados clínicos - anamnese, exame físico) do seu esposo para confirmar o diagnóstico e afirmar a causa. Aconselho que ele seja avaliado por um(a) alergista. O site da ASBAI (www.asbai.org.br) oferece um setor público com os contatos dos médicos especialistas em Alergia nas principais cidades brasileiras. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno