Pular para o conteúdo principal

Asma e Rinite - Porque devo voltar ao alergista regularmente?


A medicina moderna é cada vez mais preventiva. Se pudermos atuar antes de surgir uma piora, é o ideal. Assim, pode-se evitar não só a crise como também o custo ao paciente. E o que é este custo? Pode ser fácil de calcular, como por exemplo o quanto se gasta numa consulta, num exame ou no plano de saúde. Mas, em alguns momentos, pode ser incalculável, pois não há como medir o grau de sofrimento que a asma pode causar ao paciente e sua família.

O que é uma doença crônica?
Uma doença que dure mais do que 6 semanas é chamada da crônica, independente de sua gravidade e sendo assim, a asma e a rinite podem ser consideradas como doenças crônicas.
O ponto básico para se prevenir as crises de asma e rinite é entender que são doenças de causa genética (hereditária). Por isso, se acompanham de uma inflamação persistente que torna suas vias respiratórias mais sensíveis a diversos fatores que podem provocar crises. Estes fatores podem ser encontrados:
- em nossa casa: poeira, mofo, pelos, baratas, fumaça cigarro, alimentos,
- no meio ambiente: mudanças de tempo, poluição, odores ativos,
- em alguns de nossos hábitos: certos medicamentos, exercício, trabalho, escola,
- fatores ligados ao organismo : infecções respiratórias, fatores hormonais, refluxo, emoções, entre outros.

Esse é o grande problema: nem sempre é fácil controlá-los. Por isso, é importante manter acompanhamento médico: a asma e a rinite podem mudar - crises podem surgir, mesmo quando se está fazendo o tratamento corretamente.

10 motivos para a consulta periódica com seu alergista:

1. O tratamento da asma e da rinite deve ser feito com remédios controladores, para usar todos os dias. Mas, se tiver crise, o esquema de tratamento precisa ser modificado.

2. Mesmo que esteja bem, a medicação controladora diária precisa ser ajustada. Se hoje, em Abril 2010 você usa um tipo de remédio com uma determinada dose, não significa que deve manter a mesma dose em Julho ou em Novembro de 2010. É o alergista que julgará se deve aumentar, diminuir ou até suspender sua medicação.

3. Em cada consulta, o alergista repete o exame físico, anota suas queixas e reavalia seu tratamento.

4. O médico verificará se técnica de uso da medicação inalada está correta. O uso inadequado prejudica o bom resultado.

5. O alergista avaliará também sua imunoterapia (vacina para alergia) e se a diluição está adequada.

6. O controle dos sintomas nasais da rinite é importante para prevenir complicações (sinusites, otites, amigdalites, etc) e para evitar que a asma se agrave.

7. Muitas vezes a pessoa está bem e pode diminuir a dose dos seus remédios. Ou, ao contrário, necessita aumentar a dose. Como saber sem a orientação do médico?

8. Uma pessoa com asma que faça uso de um inalador em terapia combinada, ou seja, que contém uma associação de remédios (alívio + controle), pode ficar bem por mais de 3 meses e trocar este medicamento por um outro, com apenas uma medicação. O médico julgará na consulta periódica.

9. O objetivo principal do tratamento é controlar a asma e a rinite, com o mínimo possível de medicação. É como uma escada: em alguns momentos posso precisar subir alguns degraus, em outros, precisarei descer. A visita ao médico permite que esta decisão seja tomada em conjunto.

10. É fácil parar o tratamento quando se está bem e as crises são esquecidas.

Mas...
É ainda mais fácil manter consultas periódicas com seu alergista, controlar sua asma e rinite, ganhar qualidade de vida e evitar o sofrimento!

Visite o site da ASBAI RJ - setor da comunidade e leia mais sobre a prevenção das doenças alérgicas.

Comentários

  1. E quando a pessoa não tem condições financeiras de visitar um alergista regularmente ? Nem ao menos uma vez para tentar amenizar o seu problema !

    Lamentável esse seu post !

    ResponderExcluir
  2. Thiago: seria mesmo ideal que todos pudessemos ter condições para manter um tratamento. Mas, mesmo na rede pública é possível agendar (com intervalos maiores) para um acompanhamento de sua asma. Existem vários locais de tratamento, incluindo os polos especializados no tratamento de asma no município do Rio de Janeiro). Agradecemos sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. eu gostaria de saber se a criança que tem dermatite atopica tem asma e rinite,e porque minha filha tem dermatite atopica e ja deu uma crisinha de bronquite.Eela pode ter rinite tbm por favor me respondem com urgencia preciso saber.obrigado

    ResponderExcluir
  4. Muitas crianças com dermatite atópica, podem também desenvolver asma e ainda a rinite alérgica. Mas é difícil ou mesmo impossível prever exatamente se isso acontecerá ou não. O eczema manifesta-se geralmente, em primeiro lugar, sendo depois seguido pela alergia respiratória. Alguns autores chamam de “marcha atópica”. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. olha eu aqui de novo,minha filha tem convenio medico,gostaria de saber se eu deve fazer o controle de sobre a dermatite atopica com o dermatologista ou com alergista?E outra como faço para desconbrir já que minha filha tem dermatite atopica,se ela tem rinite ou bronquite e qual o tipo de bronquite é que eu não entendo direito sobre esses assuntos se puder m responder novamente vou ficar agradecida.Desde já muito obrigado pela primeira resposta foi muito ultil.

    ResponderExcluir
  6. oi ontem eu postel um comentario mais ninguem me respondeu,por favor me de uma luz obrigado...

    ResponderExcluir
  7. O ideal é o tratamento com alergista, pois englobará não apenas a pele, como também o tratamento da alergia respiratória.O alergista analisará os dados clínicos, examinará sua filha e realizará os testes (na pele ou no sangue) para definir o diagnóstico. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  8. A nossa equipe procura responder todos os comentários enviados ao Blog da Alergia. Contudo, temos outras atribuições (consultório, aulas, congressos, etc) e devido ao intenso trabalho neste período de outono-inverno nem sempre é possível responder de imediato. Contamos com a compreensão de todos.

    ResponderExcluir
  9. Sou muito alergica a poeira e a mudaças climática, vivo com o nariz entupido ou corizando.
    para me sentir melhor uso sempre SORINE, gostaria de saber se o uso continuo desse medicamento pode ter algum risco a minha saúde.

    ResponderExcluir
  10. Amanda: O uso do Sorine não é recomendado pois pode com o tempo agravar sua rinite e causar vício. Enviei para seu email uma cópia do nosso livro sobre a rinite e aconselho que procure um alergista para trata-la adequadamente

    Obrigado pela visita,

    ResponderExcluir
  11. Olá! Minha filha tem uma rinite que a acompanha há muitos anos. Ela tem 16. Frequentemente tem amigdalites (5 esse ano), mesmo tomando BRONCHO VAXON por três meses seguidos. É alérgica à Penicilina e agora tb teve alergia à GEMINOFLOXACINO (acho que é isso... rsrs).O otorrino orientou cirurgia p/ retirar as amigdalas, como última opção. Estou insegura.Alguém pode me dar uma luz? Qual o pergo das alergias citadas na cirurgia? Aguardo! Grata!

    ResponderExcluir
  12. Marise: peço sua compreensão, mas não tenho condições para emitir um parecer sobre sua filha através de um aconselhamento na internet, baseado apenas em seu breve relato. mas, gostaria de fazer algumas considerações: 1)o fato de ser alérgica a antibióticos não implica que terá também alergia à anestesia.2)você não referiu se ela faz tratamento com alergista. As vacinas para alergia (imunoterapia) associadas ao controle ambiental tem ótimos resultados, evitando a cirurgia muitas vezes. 3) se ela já trata com alergista, ele é a pessoa mais indicada para esclarecer suas dúvidas. Se não trata, aconselho que procure um alergista. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela sua visita.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo1/5/11 21:54

    olá faço tratamento com deasma com alenia 12x400,há uns 20 dias,percebi que minha doença está um pouco mais controlada,mas ainda sinto algumas crises durante o dia e a noite,gostaria de saber se o tratamento com este medicamento demora fazer efeito e se eu deveria procurar meu medico?

    ResponderExcluir
  14. O fato de ter crises indica que sua asma não está controlada. O melhor é voltar ao médico para nova avaliação, pesquisa de fatores agravadores que estejam impedindo sua melhora e modificação do seu tratamento. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo1/6/11 10:14

    Olá! Meu filho tem 7 anos, e sofre de dermatite atópica acompanhada de bronquite,só que estou muito preocupada pois, a dermatite está atingindo os olhos provocado lacrimejamento frequentes, quando não lacrimeja, sai tipo um pûs dos olhos, ele fica sensíveis a claridade!
    Uso pomada nos olhos(antibióticos)por 5 dias mais não resolve.
    Já procurei um oftalmologista , há 2 anos atráz, e ele disse que olhos estavam tudo bem!
    Mas não fiquei segura,sofro por demais vendo ele coçar sem para os olhos....e com dificuldades de enxergar com muita claridade..
    Já levei em alguns médicos, que me tranquilizavam dizendo que conforme ele fosse crescendo seu organismo ganhava imunidade.
    Mas não posso deixar essa doença se agravar!!!
    Como ele chegará na fase adulta?
    Me ajudem!!!! Que médico procuro? Um Alergista,um Alergologista,um Imunologista, ou um Pneumologista?
    Desde já agradeço a atenção!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha melhorou da dermatite atópica cm hidratação constante cm hidratante específico para pele seca e sensível. Procure um dermatologista. Hoje ela tem 4 anos e a pele está otima . Nem parece que tem dematite .

      Excluir
  16. Um médico alergista também possui titulo de especialista em Imunologia, estando capacitado para acompanhar seu filho e indicar um tratamento que previna a piora de sua doença. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  17. minha filha tem alergia a frutas e verdura, toda vez que acontece comer fica com olho direito inflamado, super remelado, e ai o devo fazer?
    tem cura?ela um dia vai poder comer frutas e verduras ?

    ResponderExcluir
  18. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Aconselho que leve sua filha a um alergista para confirmar o diagnóstico. Gratos por sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  19. quando durmo com ventilador ou ar condicionadooo minha renite ataca o
    por issso acontece?

    ResponderExcluir
  20. Amanda: quanto melhor estiver controlada sua rinite, melhor tolerará os fatores e menos incômodo terá com o ar refrigerado. Quanto ao ventilador, é importante manter o local limpo, inclusive as pás do aparelho. O seu alergista poderá orientar uma forma de controlar o problema. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo1/3/12 12:49

    Oi estou preocupadissima, meu filho está com uma tosse muito persistente já fazem 7 dias. teve picos de febre porém não muito alta, levei ele na urgência e a médica receitou 4 ml de polaramine de 8/8h mais aerosol 3 x ao dia e dipirona caso ouvesse febre. a febre apareceu, mas em dias alternados e baixa. mas hoje ele continua tossindo. algumas crises acontecem no período da noite. disse que era sintomas de virose. o que faço estou muito preocupada que ele nem quer vir pra escola com vergonha da tosse. ah ele tem 8 anos me ajudem por favor!!!

    Maria-Sergipe

    ResponderExcluir
  22. Maria: compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para orientar o tratamento da tosse de seu filho através da internet, sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o seu pediatra. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  23. me ajudem, preciso de um alergista para meu filho de 3 anos que sofre sem parar com as alergias. nao tenho indicação de nenhum medico em Belo Horizonte-mg. vcs tem um para me indicar? agradeço.

    ResponderExcluir
  24. Karine: Você pode localizar alergistas em Belo Horizonte no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas em sua cidade. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  25. Carlota: desconheço a informação que solicita. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  26. Gânglios inchados por infecção da garganta também podem ser tratados pelo alergista? Na base do crânio tenho uma espécie de "caroços", que incham quando tenho uma gripe e também associado à rinite alérgica. Necessito ir ao alergista ou otorrino?

    ResponderExcluir
  27. Jhonatas: o alergista está capacitado a realizar seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  28. De uns tempos pra cá, comecei a ter crises de bronquite que nunca tive antes, não sei o que desencadeou isso, fui em vários médicos que passaram antibióticos para o tratamento, seretide, spray nasal esses dois ultimos para a prevenção que não esta servindo pra nada porque ainda tenho as crises e fico muitooo mal e não consigo fazer nada, fico "inútil" de tão ruim que fico e isso 1 vez por mês... Não aguento mais ficar doente e nenhum médico acertar comigo. E já fiz tudo que me falaram, coloquei capa de colchões, de travesseiro, quase não saio, faço exercício (quando fico ruim tenho que parar pq não aguento ir doente) me alimento bem.. mais mesmo fazendo tudo certo fico doente ainda.. Gostaria de saber se tem alguma vacina via oral. Já tomei o Broncho-Vaxom quando tinha uns 15 anos mas para dor de garganta e foi muito bom, gostaria de saber se ele é bom pro meu caso, já que o meu médico falou que ele é recomendado para crianças que pegam infecção na escola só.. ou se existe alguma outra coisa para fazer, um outro tratamento. Estou preocupada pois vou viajar daqui 2 meses para fora, ficar 6 meses e não quero ficar doente por lá... Obrigada!

    ResponderExcluir
  29. Kátia: A imunoterapia (vacina para alergia) pode ser feita sob a forma oral para adultos, mas o custo é maior e sua eficácia não é similar à subcutânea. Nem sempre o resultado do tratamento é rápido. Os remédios são eficazes, mas é preciso detectar e controlar os possíveis fatores agravntes que possam impedir sua melhora. A troca de médicos pode prejudicar esta pesquisa. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  30. Anônimo5/9/13 08:49

    Bom dia! Tenho uma menina com 3 anos e no inverno passado ele fez muitas infecções respiratórias e os adenóides aumentaram, roncando durante a noite e não consegue dormir. fomos ao otorrino receitou a vacina broncho vaxom e não põe fora de quesão a operação aos adenóides. Meu marido não quer dar a vacina porque acha que só a vai pôr doente. Fui a um homeopata que me disse pra retirar o leite que os problemas dela iriam resolver-se. Ela adora o leitinho...e o cálcio tudo o que lhe faz falta? Será que é assim tão simples, retirar o leite e tudo passa? Explicou que a imunidade dela vai vir ao de cima porque é alergia ao leite está intoxicando o organismo. O que acham? Obrigado

    ResponderExcluir
  31. O seu relato não sugere que sua filha seja alérgica ao leite. Os sintomas comuns da alergia alimentar são manchas na pele, inchaço, diarreia, vômitos, crises agudas de falta de ar e sangue nas fezes. As crianças alérgicas não conseguem ingerir mínimas quantidades do leite pois passam mal. Aconselho que leve seu filho a um alergista para que seja feito o diagnóstico e inicie um tratamento adequado para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia!!! Por gentileza como faço para saber se minha duvida foi respondida? Obrigada

    ResponderExcluir
  33. Cris: os comentários respondidos vão diretamente para o site e ficam expostas para leitura dos visitantes do blog. Se sua dúvida foi enviada através de comentário, você deve voltar ao post para ler sua resposta. As dúvidas enviadas por e-mail (basta clicar no link que fica na coluna direita do Blog da Alergia) serão respondidas diretamente para seu e-mail. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  34. Ola! Fui ao Otorrinolaringologista tratar a Otite, ai entao fiquei sabendo que tenho Renite Alergica. Entao perguntei se precisaria usar SORINE. O Médico disse que nao, pois Sorine nao e bom, entao passou outro tipo dd medicaçao para aliviar, liberar mucosa. Enfim, por que Sorine "nao e bom"? Obrigada.

    ResponderExcluir
  35. Os descongestionantes nasais tratam apenas um dos sintomas da rinite alérgica e não a causa dos sintomas.
    Converse com seu médico
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de tirar uma duvida.A mais ou menos 3 anos atras eu comecei um tratamento de alergia na policlínica logo em seguida engravidei, acabei parando com o tratamento..E agora minha rinite e minha asma estão em estagio máximo , sera q tem algum problema eu tomar os remédio q eu tomava na época??

    ResponderExcluir
  37. Como você mesmo alega que as crises estão intensas, é fundamental que você realize uma consulta médica, para que seja instituída a melhor terapêutica possível para seu caso.

    ResponderExcluir
  38. Há já uns anos para cá que tenho corrimento nasal durante todo o ano, tenho sempre de andar com lenços atrás de mim... Gostava de saber se consulto um alergologista ou um otorrino...

    Obrigada

    ResponderExcluir
  39. Bárbara: o seu relato sugere que possa ser uma alergia. Sugiro que procure um alergista. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  40. Tenho rinite e asma grau elevado e sinusite TB, qual especialidade eh melhor tratar, Alergista, pneumologista ou otorrino ???

    ResponderExcluir
  41. Natasha: a asma associada à rinossinusite alérgica sugere uma causa alérgica. O médico alergista poderá realizar uma abordagem de tratamento mais abrangente, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  42. ola boa noite,sempre tive bronquite alergica quando era criança, as crises eram muito fortes depois eu comecei a tratar a bronquite na adolescencia andei tomando as vacinas,e melhorei muito nunca mais deu as crises graças a deus .mas o meu problema e a rinite alergica sou alergica a uma serie de coisas. ja acordo de manha espirrando e depois passa, sou alergica a poeira a mofo e tambem a niquel ex talcos moedas. enfim eu gostaria de saber sem tem um tratamento rigoroso para poder eliminar essas alergias horrorosas. existe uma vacina para isso. desde ja agredeço boa noite.

    ResponderExcluir
  43. Elza: as vacinas (imunoterapia) tem excelente efeito no tratamento da rinite alérgica. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  44. Existe uma cidade no Brasil onde o clima é bom para quem tem rinite alérgica?

    ResponderExcluir
  45. Geanini: não existe um "clima ideal" para alérgicos. Algumas pessoas se beneficiam em locais mais úmidos, outros em locais mais secos. O ideal é que se possa escolher por uma cidade menos poluída e que perita vida ao ar livre e atividades físicas. Além disso, que seja dada uma atenção especial às condições dentro de casa e, em especial, no quarto do alérgico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Oi,boa tarde. Uma tosse com mais de tres semanas de duraçao,seguidas de catarro pode ser diagnosticada como alergia?

    ResponderExcluir
  47. Não, Josileide. A simples análise do tempo de duração de uma tosse não configura que seja causada por uma alergia. É aconselhável que seja realizada uma consulta com alergista para definir a causa da tosse. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  48. Bom-dia! Me chamo Gil Oliveira e possuo algumas: O uso prolongado de vacinas, como o broncho-vaxom, pode aumentar a resistência dos micro-organismos oportunistas em nosso corpo? É verdade que alimentos a base de lactose e que fermentam são prejudiciais aos que possuem alergia respiratória? Há alguns alimentos que podem ser auxiliares positivos para quem trata de alergias respiratória?

    Grato!

    ResponderExcluir
  49. Gil: 1) Bronchovaxom não é uma imunoterapia (vacina para alergia). É um lisado bacteriano com objetivo de evitar recidivas de infecções. 2) Não há comprovação científica que a lactose seja prejudicial a todas as pessoas portadoras de alergia respiratória. O leite deve ser restrito nos casos que se comprove a alergia à proteína do leite de vaca ou nos casos de intolerância à lactose. 3) Quanto à dieta, só está indicada em casos específicos. O ideal é que se faça uma alimentação saudável e balanceada, para melhora da situação nutricional geral do alérgico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  50. Olá,boa noite! Sempre fui de ter muita crise de amigdalites na infância.. Só que essas crises foram substituídas pelas de rinite e sinusite, ano passado tive em média 9 crises e algumas delas seguidas. Procurei um otorrino onde venho usando o avamys spray. Segunda agora comecei a ter os sintomas da crise de sinusite e voltei ao consultorio. Estou usando alegra D por dez dias ( estou no 4 dia) e junto com ele o broncho vaxom , a minha dúvida é o seguinte caso o antialérgico não melhore e eu precise entrar no antibiótico, altera o tratamento com broncho vaxom?!

    ResponderExcluir
  51. Bom dia. O antibiótico não altera a absorção do Broncho-Vaxom. Caso você apresente sintomas gastrointestinais, entre em contato com o médico que prescreveu. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  52. Oi bom dia quanto seria mais ou menos o custo do tratamento da asma? pois tenho tenho constantes falta de ar seguidos de crise de sinusites também é agrava a mais o problema, tenho muita falta de ar seguidos de dor no peito de seguidos de demências nos dedos e nos labios arroxeados nos dedos e nos labios também devidos a falta de oxigenação. Antes tinha mas não era seguidos agora está piorando e vou com frequências ao upa mas eles dizem que não podem fazer muita coisa.Por isso pergunto quanto seria cada consulta,desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  53. Peço sua compreensão, mas o Conselho Federal de Medicina não permite a publicação de preço de consulta. A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada. Funcionamos de segunda a sexta feira. Basta chegar pela manhã de 8 às 10:30 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810, fale com a nossa secretária e informe-se sobre o preço da consulta. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  54. Bom diaaaaaaaa, meu filho tem rinite, sinusite, bronquite, comecei um tratamento nele com broncho vaxom, mas achei que depois que ele começou a tomar parece que piorou, cheio de catarro e canseira, ja está na segunda tomada de 10 dias, to com medo, será que ta soltando tudo o catarro? não sei se paro ou se continuo, ai meu Deus ele tem 5 anos.

    ResponderExcluir
  55. Se seu filho está fazendo a medicação orientada e não teve melhora, é aconselhável que você entre em contato com o(a) médico(a) que trata dele e peça que a oriente. Infelizmente não posso ajudar pois não o examinei e nem conheço seus dados clínicos. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. Olá, meu filho tem 03 anos, estava com muita tosse a cinco meses, tratou a sinusite com Claricid - 15 dias. Fez os testes de alergia e é alérgico a várias coisas (poeira, cheiro de produtos, polen, fumaca de cigarro), devo procurar um alergista ou um otorrino??

    ResponderExcluir
  57. Os dados enviados em seu relato sugerem que possa ser uma rinite alérgica. Recomendo que leve seu filho para uma consulta com alergista para que seja feito o diagnóstico e indicado tratamento adequado. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  58. Winie: a dermatite atópica deve ser acompanhada por especialista e a base do tratamento é a hidratação cutânea. Além disso, é importante tratar a alergia que está envolvida no processo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  59. Qual a diferença entre alergista e alergologista?
    Outra coisa: fica escorrendo muco o tempo todo pelo meu palato e desce para a minha garganta (gotejamento pós nasal). Não tenho sinusite (já fiz rx dos seios da face), não fico espirrando, nem tenho coceira no nariz, olhos, ou palato (céu da boca). Não sinto nada, além do muco que desce para a garganta. Quais as opções de tratamentos para esse problema?

    ResponderExcluir
  60. RFSTM: Bom dia. O(a) médico (a) especialista em Alergia e Imunologia pode ser designado das duas formas: alergista ou alergologista. A sensação de gotejamento pós nasal é na maior parte das vezes causada por uma rinossinusite. Para indicar as opções de tratamento, antes de mais nada, é preciso examinar você e definir o tipo e a causa do problema. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno