Pular para o conteúdo principal

Vacina Influenza H1 N1

Temos recebido muitos e-mails solicitando informações ou questionando a vacina anti influenza H1N1. Alguns, ressaltam a possibilidade de provocar o aparecimento da Síndrome de Guillain-Barré, que afeta nervos responsáveis pela função motora, impedindo a locomoção. Outros, afirmam que a vacina conteria substâncias perigosas que poderiam causar danos, incluindo câncer. Questiona-se ainda a política de lucro da indústria produtora de vacinas.

A história da medicina e da humanidade é rica em exemplos de movimentos anti-vacinas, envolvendo médicos, profissionais de saúde, grupos religiosos,praticantes de medicina alternativa, entre outros. Mas, a imunização ainda é uma das maiores intervenções da saúde pública para prevenir doenças e óbitos, principalmente em crianças. Grandes exemplos foram a erradicação da varíola e da poliomielite em grande parte do mundo.

A vacina tríplice bacteriana (tétano, difteria e coqueluche) foi muito combatida e só passou a ser aceita após ocorrência de epidemias e mortes. Em 1997, a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e cachumba) foi acusada de provocar autismo, com queda nas aplicações e aumento de casos graves de sarampo.

Hoje, os ataques se dirigem à vacinação contra influenza H1N1.

Não temos a pretensão de emitir um parecer científico, mas queremos fazer sim, algumas considerações: efeito colateral toda vacina pode ter. Mas a doença também tem "efeitos colaterais graves". É fato de que esta “nova gripe” não é equivalente à gripe comum. A experiência da pandemia anterior mostrou claramente a gravidade do comprometimento pulmonar, acometendo crianças, adultos jovens, gestantes, com alto índice de hospitalizações, casos graves e mortes.

A sociedade não pode se deixar levar por opiniões inconsistentes e deve procurar informações junto a instituições confiáveis, como a Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais, Associações Médicas, em cada localidade.

Cada pessoa é livre para decidir se tomará ou não a vacina. A opinião dos médicos que compõem este Blog é que a gripe A (H1N1) merece ser prevenida, tanto pela adoção das medidas profiláticas como pela imunização (vacinação).


Comentários

  1. Caro blogueiro,

    A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza H1N1 já começou. Vamos vacinar trabalhadores de saúde, população indígena, doentes crônicos, jovens saudáveis de 20 a 39 anos, além de crianças maiores de seis meses a menores de dois anos. Precisamos vacinar 91 milhões de pessoas e, para isso, contamos com a sua ajuda. Preparamos diversos materiais que podem ser usados em seu blog para ajudar o Brasil nessa tarefa tão importante.
    Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva parafernanda.scavacini@saude.gov.br.

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula22/3/10 21:04

    Olá
    Tenho alergia a esmalte, e só posso passar esmaltes que não tenham toluol e formoldeído. Na composição da vacina contra a gripe A consta formoldeído. Sou gestante e gostaria de saber qual a recomendação: devo ou não tomar a vacina?

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula: a alergia ao esmalte resulta de uma reação de contato, com mecanismo específico à base de células denominadas linfócitos. No caso da vacina, o mecanismo imunológico é diferente. Peça orientação do seu alergista pois ele conhece detalhes do seu caso e poderá orientar de forma mais adequada. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite caríssimos do blog!

    Estou realmente pensando(decidindo) se irei ou não tomar a vacina H1N1,pois aqui na minha comunidade (psf) muitas pessoas vacinadas tiveram fortes reações, chegando mesmo a serem socorridas.
    Estou num dilema.

    ResponderExcluir
  5. A decisão de tomar a vacina deve ser tomada em conjunto com seu médico.Reações adversas existem, mas até na grande maioria foram registrados casos de reações leves e de resolução rápida. Agradecemos sua visita e convidamos que volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  6. EU SOU JUCIMARE MENDES A MINHA TIA TEM REUMATISMO PODE ELA TOMAR A VACINA H1N1.
    A VACINA E UM VIRUS VIVO OU MORTO.PAI PEDRO MG

    ResponderExcluir
  7. Jucimare: O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. O fato de ter reumatismo não impede a vacina H1N1, mas para indicar, é essencial conhecer s dados clínicos de sua tia de forma minuciosa. Aconselho que peça esta orientação ao médico que a acompanha e trata dela. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  8. JUCIMARE
    EU TENHO UM FILHO DE CINCO ANOS E OUTRO DE 2MESES E MEIO.PORQUE ELES NAO TOMAM E O QUE DEVO FAZER.AINDA VIRA VACINAS PARA ELES

    ResponderExcluir
  9. Jucimare: crianças portadoras de doenças crônicas poderão ser vacinadas. Sugiro que peça ao médico que trata dos seus filhos uma declaração que permita a vacinação H1N1. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, tenho uma filha de 3 anos e ela ñ esta enquadrada no governo pra tomar a vacina h1n1, mas mesmo assim gostaria de imunizá-la, mas estou em dúvida ,ela tem alergia da vacina triplice e queria saber se ela pode tomar essa vacina h1n1.Por favor me respondam, obrigada.

    ResponderExcluir
  11. Peço sua compreensão, mas a orientação que deseja não pode ser emitida baseado apenas em seu breve relato e sem uma avaliação pessoal.Aconselho que leve sua filha a um alergista antes de aplicar a vacina H1N1, Obrigado pela sua visita.

    ResponderExcluir
  12. meu filho de 35 meses tomou uma dose de 0,5mlg da vacina no dia 23-04 e no dia 25-04 acordou vomitando e tremendo um pouco,mas sem febre levei no posto de saúde lá ele desmaiou e teve convulsão,como saber se foi pela vacina?ou se foi alergia a algum componente da fórmula?

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente, não é possível esclarecer sua dúvida através da internet, pois é necessária uma consulta médica. Recomendo que leve seu filho a um médico alergista para o esclarecimento diagnóstico da manifestação que apresentou. Obrigado ela visita

    ResponderExcluir
  14. Sou alergica a PENICILINA e seus compostos, fico toda empolada cheia de caroços no corpo que coçam muito, posso tomar a vacina H1N1? pois no posto de saúde eles não souberam me informar, só perguntaram se sou alergica a ovo, coisa que não sou, então não quis arricar e ainda não tomei a vacina, tenho 36 anos e tambem tenho problemas de calculos nos rins, mas nada crônico.

    ResponderExcluir
  15. A alergia a penicilina não contraindica a vacinação H1n1.A alergia a ovo do tipo anafilática é um impedimento ao seu uso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No ano de 2010 tomei a vacina H1N1 e 2 dias após perdi a visão direita,sou alérgica a penicilina...tenho laudos de anos anteriores a 2010 que minha visão era perfeita,até hoje os médicos não descobriram a causa! Obs: Não sou alérgica a ovo.

      Excluir
  16. É VERDADE QUE A VACINA H1 NI QUAUZA O VIRUS DO HIV GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ISSO .POR GENTILEZA PODE ME ESCLARECER MINHA DUVIDA .TEM MUITO COMENTERIO SOBRE ISSO

    ResponderExcluir
  17. Katia: A nota oficial divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde informou que as pessoas que tomaram a vacina H1N1, contra a nova gripe, podem ter resultado positivo para HIV mesmo sem ter o vírus que provoca a Aids. Ou seja, a pessoa faz o teste positivo mas não tem a doença. O próprio Ministro da Saúde fez questão de esclarecer que este problema desaparece com o passar do tempo e que não significa que a pessoa tenha adquirido o vírus da Aids. Para maiores informações recomendo que visite o site do ministério da Saúde: www.vacinacaoinfluenza.com.br Agradecemos sua visita

    ResponderExcluir
  18. Oie eu tomei a vacina 2010,todo ano tenho q toma??

    ResponderExcluir
  19. É ideal que a aplicação da vacina da gripe seja repetida anualmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  20. Lorena: os dados que envia não mostram uma relação de causa - efeito entre a aplicação da vacina e sua alergia a penicilina. Caso more no Rio, a nossa equipe está ao seu dispor para investigar e prestar esclarecimentos. Gratis por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Letícia5/2/17 06:48

    Obtive uma atrofia no nervo óptico e perdi mais de 70% da visão do olho direito após 2 dias em que "tomei" a vacina em 2010 ou 2011! Até hoje não tenho resultados do motivo pelo qual obtive esta atrofia e até hoje não enchergo do olho direito 😢

    ResponderExcluir
  22. Meu filho tem dermatite atopica ele pode tomar a vacina contra h1n1 ele tem três anos

    ResponderExcluir
  23. Emanuel: o fato de ter dermatite atópica por si só, não impede o uso da vacina para gripe H1N1. Contudo, a liberação para a vacina deve ser feita pelo pediatra que acompanha o tratamento do seu filho, pois é preciso conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno