Pular para o conteúdo principal

Calor, verão e carnaval



O carnaval chegou em 2015 acompanhado de forte calor em quase todo o Brasil, trazendo animação aos foliões, mas também propiciando condições para algumas alergias. E, para que todos possam aproveitar os feriados, seja pulando carnaval, viajando ou simplesmente descansando, a equipe do Blog da Alergia fez uma lista das principais alergias que podem surgir nessa época e preparou algumas dicas.

solAlergias do verão

Ventilador ou ar refrigerado? A resposta não é igual para todos. Em geral, o ar refrigerado é mais adequado aos portadores de asma, rinite, dermatite atópica. Mas, o custo de manutenção do ar condicionado é muito maior comparado ao ventilador. Por outro lado, algumas pessoas alérgicas se queixam de piora em ambientes refrigerados. Conclusão? Não há regra: cada caso deve ser estudado individualmente.

O calor aumenta a sudorese, o que facilita o aparecimento de coceiras e irritações na pele, ocasionando lesões de brotoejas, assaduras. Pessoas que sejam portadoras de Dermatite Atópica podem piorar com o suor excessivo.

É uma época comum de aparecimento das chamadas Dermatites de Contato, ou seja, a pele reage ao contato com determinadas substâncias. Por exemplo: tatuagens de henna, alergia a bijouterias, metais, cosméticos, como protetores solares, produtos para descolorir pelos, depiladores, entre outras. Sandálias de borracha muito usadas no calor podem provocar dermatite de contato nos pés.

Alergias com bronzeadores e protetores solares: um cuidado especial nas aplicações pno rosto e próximo à área dos olhos pois com o suor pode escorrer e provocar reações oculares. O uso de bronzeadores caseiros deve ser abolido, pela facilidade em causar reações cutâneas severas.

Verão é a estação onde temos mais insetos. Por isso, não se pode esquecer da alergia a picada de insetos, que pode inflamar e resultar em erupções desagradáveis ou mesmo se transformar em verdadeiras portas de entrada para infecções e doenças, necessitando tratamento específico.

Fitofotodermatites: o nome é complicado mas a situação é comum no verão. São lesões na pele resultantes do respingo do sumo de frutas cítricas (o mais comum é o limão) sob a ação da luz solar. Podem variar desde manchinhas resultantes de respingos do limão (ou de outra fruta cítrica) na pele e até mesmo grandes lesões com aspecto de queimadura.

O cloro das piscinas pode causar irritação em olhos. Crianças e adultos que tenham rinite alérgica podem piorar sintomas com cloro

Alguns remédios, como antiinflamatórios, antibióticos, diuréticos, laxantes e tranqüilizantes podem causar erupção e vermelhidão na pele em decorrência da exposição ao sol.

carnavalAlergias no carnaval

Serpentinas artificiais ou sprays de neve contem substâncias químicas que podem causar alergia, irritação nos olhos, na pele,

O uso de maquiagem pode trazer problemas, seja pela possibilidade de causar alergia, seja por problemas na conservação. As altas temperaturas do verão podem contribuir para deterioração mais rápida dos produtos.

Crianças tem pele muito sensível, sendo recomendada muita cautela na escolha de produtos autorizados pela ANVISA e apropriados para uso infantil.

As fantasias devem ser escolhidas priorizando conforto e segurança, com modelos fresquinhos, tecidos leves, de algodão.

positivo10 Dicas para cair na folia:

1.Alimentar-se bem, evitar alimentos industrializados e ingerir bastante líquido: água, suco, água de côco.

2.Cuidar da pele: evitar banhos demorados e não usar buchas. Preferir sabonetes suaves. Aplicar hidratante logo após o banho.

3.Respeitar os horários mais adequados para praia e piscina: até o meio dia e após as 16 horas. 

4.Usar protetor solar, mesmo nos dias nublados. Reaplicar após o banho de mar ou piscina.

5.Se fizer caipirinhas, bebidas com limão ou manipular frutas cítricas, lave as mãos cuidadosamente após o preparo. Na praia ou em ambientes ensolarados, evite picolés ou sorvetes de limão.

6.Não usar bijouterias, perfumes quando for à piscina ou à praia.

7.Verificar a data de validade e o estado de conservação dos produtos usados para maquiagem. Prefira produtos hipoalergênicos aprovados pela Anvisa e Inmetro.

8.Se for a locais com insetos (passeios, piqueniques,etc.) evitar uso de perfumes, loções ou óleos perfumados. Evitar roupas com cores vivas e brilhantes. Cores em tons de azul, verde ou branco, atraem menos os insetos.

9.Asma e Rinite são conhecidas como doenças de inverno, mas na verdade as crises podem surgir mesmo no verão. Manter o tratamento preventivo durante as férias e o carnaval é a garantia de uma folia saudável. 

10. E se mesmo assim a alergia surgir? Em caso de alergias na pele, lave o local com bastante água para retirar os resíduos do produto. Não use pomadas ou cremes sem orientação médica. O creme Fenergan, por exemplo, pode ocasionar uma reação severa na pele de pessoas sensíveis. Para aliviar a coceira e a irritação da pele faça banhos de maisena ou compressas com chá de camomila geladinho. Assim que for possível, procure um médico.


Comentários

  1. É verdade que a camomila tem o "poder" de clariar o cabelo ??? Falam que o shampoo e o cha de camomila no cabelo faz com que o cabelo começe a clarear de pouco a pouco . Tem um site da internet que fala ainda que podemos aplicar o cha de camomila no cabelo e ir por alugns minutos no sol pra começar a clarear . Gostaria muito de saber se isso é verdade e se sim se calça algum problema aplicar a camomila no cabelo e ir ao sol . Tenho muitas duvidas e gostaria de ser ajudada . Muito Obrigada !!!
    Adorei as dicas para ter um melhor carnaval voi usalas no carnaval de 2011 !!!

    ResponderExcluir
  2. Letícia: não há comprovação científica do uso de camomila para clarear cabelos. Quanto à possibilidade de causar problemas alérgicos, depende da sensibilidade de cada pessoa. Por isso, recomendo que fale com seu alergista antes de tentar este procedimento. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno