Pular para o conteúdo principal

A alergia e os ouvidos



Os processos alérgicos nos ouvidos podem ocorrer na parte externa (pavilhão auricular e conduto auditivo)ou nas estruturas internas do ouvido (ouvido médio).

Alergia no pavilhão auricular (na orelha)

A alergia mais comum que ocorre nas orelhas a dermatite de contato, que pode ser causada pelos remédios usados sob a forma de gotas otológicas ou pelo contato com brincos.

Alergia no Conduto Auditivo 

Neste caso, a dermatite seborreica é uma causa frequente de eczema no conduto auditivo. É mais raro o eczema neste local causado pela dermatite atópica. Em alguns casos, pode ocorrer contaminação por fungos, complicando o problema.

Otite Externa: é a inflamação do canal auditivo externo e da região auricular. Geralmente não é associada à alergia, mas sim a germes ( bactérias, fungos). Ë mais comum no verão, já que um fator bastante comum é a umidade (mar, piscina, banhos) sendo conhecida como “otite dos nadadores”. Pode ser facilitada também por outros motivos, como por exemplo o ato de coçar ouvidos com objetos como tampas de canetas, grampos, etc.
O sintoma mais característico da otite externa é a dor, mas podem ocorrer também: coceira e presença de secreção.

Alergia no Ouvido médio

Otite Média: é a inflamação do ouvido médio que pode ocorrer associada a resfriados, gripes e outras infecções respiratórias. É mais comum em crianças, mas também pode ocorrer em adultos.


Otite Média Serosa: acompanha-se de acúmulo de líquido no ouvido médio em decorrência de uma otite média aguda não totalmente curada ou de uma obstrução da tuba auditiva .



Trata-se da forma mais frequente da alergia afetar os ouvidos, em especial nas crianças pequenas, pois possuem tubas auditivas pequenas e horizontalizadas, sendo facilmente obstruídas pela secreção proveniente de reações alérgicas, aumento de volume das adenóides ou inflamação do nariz e da garganta.
Por isso, a otite média serosa se associa frequentemente com a rinite alérgica: a repetição dos quadros catarrais pode obstruir o conduto que liga o ouvido às cavidades nasais.

A otite média serosa se manifesta com dor nos ouvidos e às vezes acompanhada de febre, sendo que a febre é mais comum em crianças pequenas ou quando já existe uma infecção associada. Nos adultos, pode passar desapercebida ou causar estalos e zumbidos.

O problema é que nem sempre a doença tem manifestações clínicas, Não sendo reconhecida, pode ocasionar problemas no desenvolvimento infantil e alteração da audição. A privação sensorial, por sua vez, pode afetar a percepção da fala, prejudicando a linguagem e o aprendizado nas crianças.

Como controlar as otites alérgicas

O grande problema no controle da otite média serosa é saber qual o papel da alergia em determinados casos.

É importante chamar a atenção para a associação com a rinite alérgica.Neste caso, a imunoterapia (vacina para alergia), o controle amnbiental e o tratamento dos sintomas nasais constituem a base para o sucesso no controle dos sintomas nos ouvidos.

O tratamento das otites repetidas deve ser feito de preferência nintegrando o alergista e o otorrinolaringologista, para que possa obter sucesso.

Dicas finais:

- Se você é portador de rinite, trate adequadamente.

- O controle ambiental é fundamental, em especial no dormitório do alérgico.

- A coceira nos ouvidos é um sintoma que acompanha a rinite alérgica, assim como a coceira do nariz, olhos e garganta. Procure seu alergista. Evite cotonetes. - Não use objetos para coçar os ouvidos.

- Trate a secreção nasal para evitar que ocorra obstrução da tuba auditiva.

- O uso de protetores nos ouvidos durante natação pode ser útil.

- Não amamente com a criança deitada. Mamadeiras durante a noite são proibidas. O ideal é deitar pelo menos uma hora após mamar.

- Observe se a criança ouve bem: se aumenta o volume da televisão, se pede sempre para repetir o que foi dito, ou mesmo se reclama que não escuta bem. Se suspeitar, leve ao otorrino.

- Se surgir dor em ouvidos, procure atendimento médico. Evite a automedicação.

- Não deixe de vacinar anualmente contra a gripe.


Comentários

  1. Alergia tópica ao Lidosporin é possivel uma vez que em sua fórmula tem Lidocaina?

    ResponderExcluir
  2. Lidosporin contém: sulfato de polimixina B12.000 UI e lidocaína 45,4 mg. As duas substâncias podem ser causadoras de alergia de contato. Aconselho que procure um Serviço de Alergia: estamos ao seu dispor.Obrigado pela visita. Convidamos que assine nosso blog e receba nossos textos em seu email.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.
    Estou com um problema no ouvido esquerdo do qual não ouço à uma semana.
    Estou constipada já há 2 semanas, e entretanto fiquei com uma infecção no ouvido (fui ao médico pois o mesmo doía e tinha vómitos). O médico receitou-me umas gotas, um antibiótico e um comprimido para a alergia.
    Tomei tudo como foi indicado, mas já passou uma semana e não ouço do ouvido esquerdo, a dor já passou mais, mas ainda doi um pouco e doi-me bastante a cabeça.
    Ontem fui ao médico e disse que não me podia fazer nada e não me receitou mais nada, disse para esperar uns dias a ver se ficava a ouvir, se tal não acontecesse para ir ao hospital numa consulta de urgência para ser vista por um otorrino.
    Gostaria que me dessem uma opinião sobre o que fazer porque toda a gente diz-me para esperar mas estou cansada desta situação e não é nada agradável.
    Assim que puderem, por favor digam algo.
    Desde já muito obrigado pela disponibilidade.
    Andreia Mota

    ResponderExcluir
  4. Andreia: peço sua compreensão, mas não tenho condições para emitir um parecer baseado apenas em seu relato e sem conhecer seus dados clínicos de forma minuciosa. Aconselho que marque uma consulta com um otorrinolaringologista para que possa ser orientada adequadamente. Agradecemos a visita e sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/4/10 16:00

    Qual é a formula do remédio para otite de nadador(feita na farmácia de manipulação)?...gostaria muito da resposta.

    ResponderExcluir
  6. Desconheço a fórmula referida. Aconselho que peça esta orientação a um otorrinolaringologista. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/9/10 09:27

    Tenho uma otite. Corei o pús já não me doi o ouvido, mas não ouço nada de um ouvido! Como trato isso?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Chefe Braga: é prudente procurar um otorrino para uma avaliação completa. Caso considere que seja alergia, ele encaminhará ao especialista. Agradecemos sua visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  9. SOCORRO!!! TENHO UM PROBLEMA CRÔNICO, QUE NEM UM MÉDICO DIAGNOSTICOU. JÁ FUI A VÁRIOS OTORRINOS E ALERGISTAS E NADA.
    SINTOMAS: SECREÇÃO POR TRAS DE UMA NARINA QUE VAI DAR NA GARGANTA. AS VEZES TEM GOSTO DE LÁGRIMA, AS VEZES TEM MAU GOSTO.SINTO COMO ESTIVESSE GRIPADA, TIPO DOR NO CORPO, AS VEZES CALAFRIOS, PRESSÃO EM ALGUNS LUGARES DA FACE E DIARIAMENTE ACORDO COM AS PÁPEBRAS INCHADAS E COÇANDO, ( COM O PASSAR DO DIA ELAS MELHORAM.)
    SINTO TAMBÉM O NARIZ OBSTRUIDO (PORÉM SEM SECREÇÃO) E AS VEZES ATÉ FALTA DE AR.
    EM ALGUMAS OCASIÕES TAMBÉM SINTO CONFUSÃO MENTAL QUANDO ESTOU DORMINDO A NOITE E ACORDO.
    JÁ FIZ RX E TUMOGRAFIA DE FACE,QUE SOMENTE ACUSOU DESVIO DE SEPTO ( É VERDADE QUE ATÉ A EXECUÇÃO DO EXAME EU JÁ ME SENTIA MELHOR).
    SERÁ QUE VOCÊS JÁ TIVERAM CASO PARECIDO.

    A ALERGISTA ME DISSE QUE PODE SER RESFRIADOS OU RINITE. PASSA ALGUNS SPRAY NASAIS E MEDICAMENTO PARA RINITE. PORÉM NA OUTRA SEMANA COMEÇA TUDO DE NOVO.
    TENHO PLANO DE SAÚDE, SERÁ QUE DEVO VISITA-LOS?
    AGRADEÇO A ATENÇÃO,
    DAISY TRIGUEIRO
    ddtrigueiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Daisy: o seu relato não sugere que seja uma rinite de causa alérgica. Mas, para opinar é essencial examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Aloergia da Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  11. Olá,tudo bem? Ha uns 10 dias fiquei afônico e com o ouvido direito meio tapado,escuto sons baixos e afinados,impressão que tem um copo no ouvido entende? O que deve ser e o que fazer?

    ResponderExcluir
  12. É provável que a secreção nasal tenha afetado a trompa dos ouvidos, ocasionando a alteração auditiva. Aconselho que procure um otorrinolaringologista. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo3/2/11 19:47

    ah nao conselho voces a por fones muito altos e jogar todo dia pc com fones pois voce podera fikar com dors de ouvidos e dores de cabeça e ke eu ja fikei com dors de ouvido

    ResponderExcluir
  14. Agradecemos seu depoimento. Volte sempre para visitar nosso Blog.

    ResponderExcluir
  15. Tenho, há meses, ouvido estalos frequentes no ouvidoe esquerdo, uma barulho que me incomoda. Quando eu pressiono forte a mão por baixo da orelha, onde o osso abre um espaço próximo à garganta, os estalos param, e percebi que os estalos parecem ter relação com o movimento da garganta, ou seja, é impossível não ouvi-los porque a todo instante eu estou movendo-a. Pretendo procurar um otorrino, mas gostaria de ter uma ideia se pode ser perigoso.

    ResponderExcluir
  16. O seu relato não sugere que seja um problema de causa alérgica. Infelizmente não há como emitir um parecer sem examinar pessoalmente, mas é possível que seja uma disfunção da articulação temporomandibular, embora você não refira dor. O otorrino poderá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado para seu caso. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  17. Há 6 anos atrás tive uma otite muito forte. Tratei com antibióticos e parecia ter sido curada. Só que à partir daí desenvolvi uma otite crônica. Os sintomas são: Coceira no ouvido e secreção. Esse quadro é constante, mas por algum motivo ele piora,a noite sinto um entupimento na garganta e meus olhos incham. Agora para piorar, tem causado um mal hálito, apesar de toda assepsia, inlusive, raspador de lingua.
    Consultei um novo otorrino que me receitou Diprospan, o que resolve por uns dias e retorna.
    O que posso fazer pra acabar com tudo isso. É desagradável de mais.

    ResponderExcluir
  18. Aconselho que procure um alergista para que possa examiná-lo, avaliar seus dados clínicos e orientá-lo de forma adequada. Não tenho condições para fazer uma análise através de um aconselhqamento na internet, sem conhecer mais detalhes sobre seu caso. Caso more no Rio, estamos ao dispor nn Policlínica Geral do RJ.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo1/5/11 14:18

    tenho a alguns meses uma coceira muito forte no interior do ouvido,q muitas vezes acordo se não aguentar o incômodo,gosteria de uma ajuda...muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  20. A coceira em ouvidos pode ser um sintoma de uma alergia. Entretanto, para afirmar, é essencial examinar pessoalmente.A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, a minha questão é a seguinte, estou sendo tratado com vacinas para alergia a pó domestico, acaros e relva, assim sendo gostaria de saber se o facto de ter a zona do ouvido direito um pouco inchada com alguns zumbidos nesse ouvido tem tambem a ver com a propria alergia, pois estou quase sempre com o nariz entupido... Obrigado, TOBE

    ResponderExcluir
  22. Tobe: alergia não é causa de zumbidos. O médico otorrinolaringologista analisará seus dados clínicos e após o exame físico, poderá emitir um parecer sobre seu caso. Gratos por sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  23. Ola! Gostaria de saber se é possivel uma opiniao baseado no meu relato. Há 15 dias, comecei a sentir meu ouvido tampado, com diminuiçao da audição e extrema sensibilidade a sons mais fortes. Fui ao otorrino, o mesmo me receitou amoxilina por 7 dias mais dexametasona por 10 dias. Fiz o tratamento, porem, incompleto. Só fiz por 4 dias. Depois de uns 3 dias, voltei a sentir a mesma coisa, fui ao otorrino novamente, o mesmo indicou continuar com a dexametasona por 6 dias. Porem, ontem, meu ouvido piorou. Está muito tampado e sinto dores, leves, mas que incomodam, principalmente aos sons mais fortes e está com um zumbido tambem. Fui a outro otorrino, já este falou que era um processo alergico, pois minha concha nasal esquerda estava muito inflamada. Receitou entao, betametadona xarope por 10 dias, nasonex 2 vezes ao dia por 30 dias e lavagem das narinas com soro fisiologico. Porem, incomoda muito esse ouvido tapado e essa dor que vai e volta. Gostaria de saber se isso pode ser realmente alergico ou se pode ser bacteria. E se não é caso para antibiotico. Ah, ao exame fisico, o medico não identificou inflamaçao grave no ouvido, porem, disse que minha narina esquerda estava inflamada. E NÃO tenho febre, só dor de cabeça.

    Grata pela atenção,
    Adriana Lima

    ResponderExcluir
  24. Adriana: os dados que envia não são suficientes para que se possa afirmar se é alérgico e se há ou não indicação de uso de antibióticos. É preciso analisar seus dados clínicos de forma minuciosa para indicar um tratamento adequado. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos

    ResponderExcluir
  25. ola eu a pouco tempo consultei com um otorrino por motivo que por alguns minutos eu ficava com zumbido no ouvido e isso me causava muita irritacao de nao poder escutar muito bem mais isso nao e permanente acontece por alguns minutos depois volta ao normal dai consultei com um otorrino e descobri e tenho carne no nariz e desvio de septo.. ele pediu para eu fazer um tratamento com um spray mais so deu resultado enquanto estava aplicando depois voltou denovo ao zumbido do ouvido por alguns minutos o que pode ser esse zumbido no ouvido sera realmente por motivo de eu ter desvio de septo e carne?? aguardo resposta..obrigado

    ResponderExcluir
  26. Zumbido pode ter muitas causas, desde hábitos nocivos como ouvir som muito alto, hábitos alimentares, estresse, diversas doenças, problemas neurológicos, etc. Por isso, não há como afirmar se o desvio de septo é a única causa do sintoma em seu caso baseado apenas nos poucos dados enviados. É essencial uma avaliação criteriosa dos seus dados clínicos. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  27. gostaria de saber como posso tratar uma coceira no meu ouvido.já fiz todos os exames possíveis e nada resolveu meu problema.tenho uma coceira incontrolável quando eu espirro e as vezes tenho uma coceira que aparece do nada.as vezes coça minha garganta. não sei o que fazer. me ajudem...

    ResponderExcluir
  28. Não há como indicar um tratamento baseado apenas no seu curto depoimento e sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um alergista pois a coceira de ouvidos que se acompanha de espirros, coçando também a garganta, pode ser uma rinite alérgica. E, não adianta tratar a queixa dos ouvidos se a alergia não for combatida apropriadamente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  29. Levei meu filho (7 anos)ao médico devido uma secreção constante que sai do ouvido direito pôr mêses. (Já havia levado em 3 médicos da rede pública). Este último (consulta paga), receitou Desalex xarope 5ml, 1x ao dia, por 2 semanas e oto-betnovate, 3 gotas no ouvido, 3 x ao dia.
    Porém, demorei 10 dias para comprar, pois nao tinha o dinheiro. Comprei ontem. Era só a secreção. Porém, agora tem cheiro ruim e ele reclama de dor. Não tenho como pagar outra consulta. Posso medicar com esses remédios mesmo? ou tem de ser outro? Não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  30. Utilize a medicação indicada pelo médico, mas se não obtiver melhora, retorne ao otorrino para nova avaliação e conduta. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  31. Olá, Tenho rinite alergica que recebi do meu pai, por ele tanbem ter mais até ai tudo bem alguns 2 a 3 messes senti como se estivesse com o ouvide esquerdo tapado sem dores de cabeça nada disso apenas ouvido tapado e algumas vezes escutando minh voz e movimentos como se fossen de dentro do ouvido estou tratando isso com o meu Otorrino, primeiro tratamento q ele me passou após exames e tudo mais resolveu por um mes +ou- agora uma semana atras tive rerrivel dor de cabeça acima dos olhos e voltou a sensação de ouvidos tapados agora os dois estao assim esta insuportavel, voltei ao consutório e ele me passou outro tratamento e falou q temos q tratar da rinite q esta obstruindo a tuba auditiva e me passou os seguinte remédios KÓIDE D + Budecort Aqua. E me pediu algum RaioX da cabeça e o uso do spray por 60 dias mesmo tempo do outro tratamento gostaria de saber se assim pelo q descrevi Meu caso seria sério algo mais perigoso pois nao aguento mais a sençasao de ouvidos tampados eh horrivel ja fiz exames e tudo estava normau meu otorrino enxiste q eh apenas por causa de rinite e vai passar mais nessa segundo convsulta pediu o RaioX o que me dizem. Grato pela resposta! (Giovane)

    ResponderExcluir
  32. Giovane: é verdade que a rinite pode ocasionar, manter ou agravar sintomas em ouvidos. Por isso é importante tratara a alergia em parceria com seu tratamento com o otorrino. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  33. há uns meses começei a sentir uma coçeira intensa no meu ouvido, que chega a criar feridas e pra completar minha garganta está inflamando demais que não posso nem falar , e o único remédio que foi passado foi nitato de oxiconazol mas eu não consigo colocar porque arde muito o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  34. Interrompa o uso da medicação e entre em contato com seu médico. Infelizmente não há como medicar sem fazer o diagnóstico e sem examinar pessoalmente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  35. HÁ UMA SEMANA SENTI COCEIRA NO OUVIDO DIREITO ,DA COCEIRA COMEÇOU MUITA DOR E TIVE FEBRE, FUI AO MÉDICO E ELE ME PASSOU CEFALEXINA E 3 INJEÇÕES PROFENID, NA VERDADE PASSOU A DOR MAS O OUVIDO CONTINUOU TAPADO E INCHADO DALI UM DIA MAIS OU MENOS COMEÇOU TAMBÉM NO OUVIDO ESQUERDO A MESMA COISA SÓ QUE A DOR ERA BEM MAIS FORTE E INCHOU TANTO QUE FECHOU MEU OUVIDO POR COMPLETO..VOLTEI AO MÉDICO ELE ME PASSOU UM ANTIBIÓTICO BEM MAIS POTENTE E UM REMEDIO PARA PINGAR ..NA VERDADE NO OUVIDO ESQUERDO O REMÉDIO NEM ENTRAVA FAZIA UMA POÇA E NÃO DESCIA PELO CANAL DO OUVIDO....ENTÃO ACHEI POR CERTO IR AO OTORRINO ELE ME MANDOU PARAR COM AQUELA MEDICAÇÃO E ME PASSOU UM COLÍRIO GARASONE...COMECEI A USAR , AS DORES MELHORARAM QUASE NÃO SINTO MAIS DOR MAIS AINDA CONTINUO COM OS OUVIDOS TAMPADOS ESCUTANDO MINHA PRÓPRIA VOZ ..QUIERIA SABER QUANDO TEMPO LEVA PRA VOLTAR O NORMAL?

    ResponderExcluir
  36. A melhora deve ocorrer em torno de 48 a 72 horas. Caso não ocorra, procure novamente atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  37. sempre sai uma espinha dentro do meu ouvido,coça muito e dói. tbm da ingua e febre eu vou no médico me curo e depois volta tudo de novo a dor é insuportavel , da uma ferrotoadas eu chego a gritar de dor seria fungos?

    ResponderExcluir
  38. É provável que a dor seja ocasionada pelo processo inflamatório em função da reação que descreve em seu ouvido. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um otorrino. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  39. olá, boa atarda jah vai para 1 mês q meus ouvidos
    estão tapados, jah fui em 2 medicos eles me dis...
    que minha rinite estava ataca uma vez jah me aconteceu isso, fui a um otorrino ele me pediu exame de audiometria, mais disse q estava tudo normal disse q devido minha rinite alergica ta atacada ocasionou a isso, agora tornou-se repetir percebo
    q o ouvido direito ta mais tapado doque o esquerdo tem momentos q da uma trancada geral depois volta muito ruin por favor me ajude
    obrigado

    ResponderExcluir
  40. Aconselho que procure um alergista para tratar sua rinite. O controle dos sintomas nasais resultará na melhora da sensação de obstrução em seus ouvidos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  41. Ola, há dois dias de noite o meu ouvido tapou. Não ando muito constipada. Mas fui a uma consulta de urgência e o médico disse que o meu timpano estava direito e tudo bem, foi uma consulta rápida. Mandou-me tocar antiflamatorio, nao percebo porque se não tenho nada. Podem-me explicar?

    ResponderExcluir
  42. Não tenho condições para explicar a razão da escolha do antinflamatório sem examinar pessoalmente e sem saber o diagnóstico do seu caso. Aconselho que pergunte ao médico que a atendeu ou procure uma segunda opinião. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo4/4/12 09:30

    Olá tudo bem, meu filho tem 1 ano e 7 meses.
    E a uns 15 dias descobri que ele tinha rinite, e ontem ele me apareceu com uma terrivel dor de ouvido.
    Já passei ele num otorrino e me disseram que ele tinha liquido no ouvido e que poderia afetar a fala dela.
    Passaram o remédio ele tomou e melhorou pois fala de tudo.
    Mais vocês acham que devo voltar ao otorrino.
    Ou será que é por consequencia da gripe que ele está assim.
    Mito obrigado por este blog, é muito bom ter alguém para tirar duvidas, antes de tomar decisões precipitadas.

    ResponderExcluir
  44. É provável que a rinite tenha sido a origem da dor nos ouvidos. Aconselho que leve seu filho a um alergista para tratar sua rinite e assim evitar as complicações da doença.

    ResponderExcluir
  45. Olá,á poucos dias sentia uma leve dor no ouvido direito,eu sentia só as vezes,tomei ouvidonal,por tres dias,e recentimente acordei pior do que já estava,com uma leve dor que fica o dia todo,que vai da mandibula até o ouvido e a sensaçao de estarem tapados,pareide tomar logo no dia seguinte quando acordei assim,irei ao otorrino no final desta semana,queria saber se devo continuar com o remedio e tambem se os sintomas estao relaçionados a uma alergia,á estou tambem com uma coceira no olho direito queria saber se está relacionado ao problema do ouvido,sei que irei ao medico,mas estou muito preocupado,desculpe o incomodo e um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faco pra para com essas benditas coceiras

      Excluir
  46. Ouvidonal é uma medicação que contém substâncias para alívio das dores de ouvido, mas não trata o problema que origina a dor. Sendo assim , sua utilidade é restrita. Não recomendo que continue a medicação, mas sim que antecipe sua consulta com o otorrino, para que seja feito um diagnóstico e a conduta adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde.
    Um ano atrás fiquei sabendo que tinha rinite leve. Nunca tive crises de rinite. Mas atualmente apareci com uma reação alérgica à mudança de temperatura, nos primeiros dias era apenas secreção de nariz, depois senti minha garganta inflamada, e agora estou com o ouvido tampado, o direito. A noite parece que fico totalmente sem ouvir desse lado e sinto algumas pontadas, raramente. Fui no otorrino e ele disse que estou num processo inflamatório no ouvido, deve ser devido a rinite. Estou tomando Koide D mas não melhorei, nesse novo otorrino ele me passou Betatrinta e um anti-inflamatório que não sei o nome. Eu sei que corticóides não são tão receitáveis, pois geram alguns problemas de saúde.
    Então quero saber se um alergista resolveria meu problema mais facilmente.
    Obrigada, Ana P.

    ResponderExcluir
  48. Ana: Os médicos especialistas em Alergia e em Otorrino estão capacitados a tratar da rinite. Contudo se a rinite é de causa alérgica, o alergista poderá fazer uma abordagem mais ampla. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  49. Anônimo3/7/12 17:00

    BOA TARDE!

    PRECISO SABER PORQUE ESTOU OUVINDO O RETORNO DE TUDO QUE OUÇO EM MEU OUVIDO ESQUERDO,ATÉ MESMO DA MINHA PRÓPRIA VOZ. E ISSO DEIXA UMA SENSIBILIDADE AO SOM ALTO.

    ResponderExcluir
  50. É aconselhável que procure um médico otorrinolaringologista para avaliar seu caso e indicar o tratamento mais adequado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  51. Gabriele8/7/12 01:57

    Boa Noite!
    Meu filho tem 2 anos e meio e tem otite média secretora. A quase dois anos estamos tratando com um otorrino que nunca se preocupou com alergias. Ele sempre falava para cuidar do nariz e pingar soro, mas somente isso não funcionava. Neste último mês ele teve três crises de otite, e tomou três antibióticos diferentes (Azitromicina, Bactrin F e Cefaclor- é alérgico a Penicilina)e Decadron por 20dias. Assim que terminava de tomar um, passava alguns dias e a infecção voltava e o médico dizia que algumas infecções são assim mesmo, demoram para passar.
    Mudamos de casa, para melhorar a questão da humidade, e ainda não descobrimos a causa das alergias. Vamos começar os exames ecuidar da rinite, que achamos que tem. Vamos mudar de médico e dar a vacina Pneumo23. Hoje foi um dia muito difícil, quando percebemos a febre, levamos no pronto Atendimento e constatou-se otite novamente, estamos desesperados pela cura e dispostos a fazer qualquer coisa. Peço a voces alguma sugestão, qual caminho devo seguir, ele ficará curado, o que devo fazer? Desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir
  52. Gabriele: o tratamento da rinite alérgica é essencial, pois em muitas crianças pode ser um importante fator agravante da otite média secretora. Escreva para nosso e-mail e enviaremos para você uma cópia em PDF do nosso livro "É mais feliz quem respira pelo nariz" para que compreenda melhor a rinite, uma doença que parece tão simples mas que pode provocar muitos problemas ao seu portador, em qualquer idade. Gratos pels visita.

    ResponderExcluir
  53. Anônimo6/8/12 19:06

    ola meu nome é michele no ano passado em 30 julho estava gravida de 8 meses e me apareceu um zumbido no ouvido direito com diminuiçao da audiçao gostaria de saber a causa do zumbido ja fui em varios otorrinolaringologistas e ainda nao sei a causa ja fiz tomografia do cranio e constatou sinusopatia aguda inflamatoria infeciosa ja faz um ano e nao sei da onde vem o zumbido quando passa um caminhao ou um carro meu ouvido da um barulho tipo bloc ploc

    ResponderExcluir
  54. Michele: peço sua compreensão, mas não tenho condições para afirmar a causa do zumbido através da internet, baseado apenas em seu breve relato. É essencial conhecer seus dados clínicos e examiná-la pessoalmente. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  55. OI,meu nome é carlos,a cerca de 4meses passei a ter um zumbido,não tenho dor nem outros sintomas apenas zumbido e quando engulo a saliva ouço um estalo dentro do ouvido,já fui no alergista e estou fazendo acompanhamento de 1ano,estou no primeiro mes,e marquei uma consulta com otorrino,para ver meus ouvidos,pois estou com medo,estou gastando até o dinheiro que era para comprar a minha moto,pois o tratamento com alergiata é caro.Resumindo estou nervoso e preocupado o meu zumbido temcura?ainda não tirei todas as duvidas com o alergista tenho rinit,sinusite,disvio no septo nazal e cartucho.Por favor me diga o zumbido vai continua?estou usando ouvidonal por conta propria só pra ficar livre do zumbido,por favor me responda.

    ResponderExcluir
  56. Carlos: compreendo sua preocupação, mas infelizmente não tenho condições para afirmar se o seu zumbido tem cura atraves deste aconselhamento na internet, baseado apenas nos poucos dados enviados e sem examiná-lo pessoalmente. Conto com a sua compreensão.

    ResponderExcluir
  57. Texto muito bom, parabéns! =)

    ResponderExcluir
  58. Obrigado, Mayara. As suas palavras são um incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia. proveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  59. minha filha tem meses e desde os 4 meses ela não para de coçar o ouvido quando tá agitada, ja levei ao medico so que ele disse que ela não tem nada....mas ela continua coçando..o que faço

    ResponderExcluir
  60. Selia: compreendo a sua preocupação com seu bebê, mas não é possível indicar a causa da coceira apresentada por sua filha baseado apenas nos dados enviados e sem examiná-la pessoalmente.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliá-la e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  61. Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Gostaria muito de ajuda:
    Minha mãe há dias reclama de uma coceira "infernal" no ouvido. Ela já foi ao médico e foi receitado gotas que aliviou 1, 2 dias e voltou mais forte em seguida.
    Estou muito preocupado, pois vejo ela agoniada, chorando, não consegue dormir e não sabe o que fazer.
    O que podemos fazer?
    Porque hospitais públicos aqui em São Paulo está precário.
    Você poderiam me indicar algum Otorrino? Ou algo que possa aliviar a coceira?
    Qualquer coisa..

    Agradeço desde já
    Bryan Storti.

    ResponderExcluir
  62. Bryan: a alergia nasal (rinite alérgica) é uma causa frequente de coceira em ouvidos. Mas, outros fatores podem causar este incômodo, como por exemplo: inflamação do conduto auditivo, dermatites, eczemas, infecções do ouvido externo. Por isso, é essencial examinar pessoalmente para poder indicar um tratamento. Não conheço os locais especializados em atendimento otorrinolaringológico em S Paulo. Aconselho que se informe na Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (http://www.aborlccf.org.br)ou na Fundação de otorrinolaringologia em S Paulo: forl@forl.org.br. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  63. Leandro Fernandes25/11/12 12:03

    Boa tarde, a cerca de 2 meses tenho o ouvido direito tampado, como a sensação de quem sobe a serra e a cerca de 2 semanas ouço um zumbido constante e estalos ocasionais nesse ouvido. Fiz uma Audiometria devido a exame periódico da minha empresa e foi constatado perda auditiva, então procurei um Otorrino, que me receitou Allegra D por 10 dias e o spray nasal Omnaris, pois também tenho rinite alérgica e os dois sintomas poderiam estar associados. Já se passou cerca de uma semana e não obtive nenhum resultado positivo. A minha dúvida é se esse tratamento demora realmente para surtir algum efeito, pois não percebi melhora alguma, pelo contrário, ouço o zumbido cada vez mais alto.
    Obrigado.
    Leandro Fernandes.

    ResponderExcluir
  64. Leandro: zumbido não é uma doença mas pode ser um sintomas de várias doenças. A rinite alérgica não é causa habitual de zumbido. Aconselho que retorne ao médico para nova avaliação e modificação do seu tratamento. Caso queira receber uma cópia em PDF do nosso livro sobre a rinite, escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  65. Olá equipe do Blog da Alergia.
    Há alguns meses minha mãe começou a sentir dores nos dois ouvidos e também reclamava de nariz escorrendo (coriza tipo água). Fomos ao Otorrino e ele receitou um remédio em gotas para os ouvidos e um remédio oral para o nariz. Após algumas trocas de remédio para o nariz, este começou a melhorar, porém, continua um pouco entupido. O estranho são os ouvidos: Quando o ouvido direito é "curado", devido ao uso de remédios, o ouvido esquerdo começa a apresentar os mesmos sintomas anteriores... Eles alternam, entendem?
    O médico disse que, na próxima consulta, irá indicar um alergista, para fazer um acompanhamento...
    O quê será que minha mãe tem? Estou preocupada... Pode ser um câncer de Nasofaringe?
    Obrigada pela atenção!
    Jennifer Celeste.

    ResponderExcluir
  66. Jennifer: o seu relato não sugere que possa ser um caso de câncer. Contudo, para fazer um diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar sua mãe e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  67. Obrigada pela resposta, equipe do Blog da Alergia.
    Minha mãe já fez uma cirurgia para correção de Desvio de Septo, em 2005. Tal fato pode ter alguma relação com aquilo que sente?
    Obrigada!
    Jennifer Celeste.

    ResponderExcluir
  68. Jennifer: o seu relato não sugere que as queixas atuais tenham relação com a cirurgia realizada anteriormente. Mas, para afirmar, é essencial avaliar sua mãe pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  69. estou com otite secretora no ouvido direito e sinto minha narina direita entupida e às vezes escorre coriza tipo água. quando tive no outro ouvido, a outra narina também apresentava os mesmos sintomas. isso pode acontecer mesmo? parabens pelo excelente trabalho no blog. abraços, amanda cásio.

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde,perdi praticamente toda audição do ouvido esquerdo,pelo teste de audiometria o médico chegou a essa conclusão...faço vários e vários exames para descobri essa perda,todos exames são normais,meu otorrino também não entende o motivo dessa perda,amanhã vou fazer o exame Bera....ando tão angustiada com isso,meu médico disse que precisa descobrir esse motivo,para que não afete meu ouvido direito,que também já houve um pouco de perda...fico muito triste e com medo de ficar totalmente surda...só Deus para nos ajudar e proteger...Obrigada.
    Rosana Brito.

    ResponderExcluir
  71. Amanda: as vias respiratórias são unidas. A trompa auditiva desemboca próximo aos seios paranasais, estando sujeita a refletir as alterações do nariz. A otite pode ser uma complicação da rinite alérgica. Aconselho que procure um alergista para orientá-la Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  72. Rosana: desejo melhoras em seu tratamento e agradeço seu depoimento ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  73. agente lê tanta coisa. vi que nariz entupido de um lado só pode ser tumor. meu médico falou que realmente pode ser um quadro alérgico, mas minha narina fica entupida e escorrendo do lado do ouvido afetado. ás vezes espirro muito e tusso, mas meu nariz quase não coça e meus olhos não saem água. tenho 57 anos, será que com a minha idade, posso ter algum tipo de rinite?
    amanda cásio

    ResponderExcluir
  74. Amanda: a rinite alérgica pode iniciar em qualquer idade, embora seja mais comum que isto ocorra na infancia. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  75. Pessoal, há algum tempo tenho sentido uma coceira no ouvido esquerdo e, quando coça, sinto uma secreção tipo água/óleo escorrendo pelo ouvido, que tem um cheiro estranho. Quanto ao ouvido esquerdo, também o sinto coçando e uma secreção tipo água/óleo escorrendo, além de ter a sensação de estar tampado, às vezes. O quê posso ter?
    Muito obrigada, Carlos.

    ResponderExcluir
  76. Carlos: os dados que envia não deixam claro que seja uma alergia. Aconselho que procure um otorrino. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  77. Pode ser algum tipo de "otite"?
    Carlos.

    ResponderExcluir
  78. A possibilidade existe, Carlos, mas não há como afirmar sem examiná-lo. O melhor mesmo é procurar um otorrino. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  79. Oi meu nome é ana tenho 14 anos...ha dois dias eu estou sentindo umador horri vel no meu ouvido direito e quando mexo a madibula ou respiro fazer um estralo no meu ouvido e sem fala q ja limpe e nao sair nada meu ta inchado me ajuda por favor !! O q sera issi?

    ResponderExcluir
  80. Ana: aconselho que procure um otorrino. O seu relato sugere que possa ser um caso de disfunção de ATM (articulação temporo mandibular) Mas, é essencial examinar para fazer o diagnóstico e indicar tratamento. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  81. Ola,meu nome é Roberto, tenho 20 e desde novo sofro com rinite alergica e faço uso continuo do Beclosol aquoso desde pequeno. Ha uns 4 anos que sofro com uma descamacao que vem dentro do ouvido, parece umas casquinhas brancas, isso me incomoda muito porque parece que meu ouvido esta constantemente sujo. Não coça nem doi. Fui em varios otorrinos e eles nao resolvem o problema, falam que o ouvido externo descama um pouco mas nada grave, mas pelo fato das casquinhas sairem isso me incomoda e muito. O que pode ser e como tratar?

    ResponderExcluir
  82. Roberto: não é possível afirmar a causa ou indicar tratamento do seu problema nos ouvidos através da internet, sem examinar pessoalmente. O seu relato sugere que possa ser um caso de eczema benigno do ouvido, mas não há como afirmar sem uma avaliação pessoal. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  83. Anônimo3/3/13 08:12

    Ola, bom dia,meu filho Joao Henrique tem 7 anos e tem poucos dias tem apresentado uma lesao pequena na orelha que forma uma casquinha de cor clara, se ele coçar algumas vezes sangra um pouco oun entao sai um liquido aquoso e novamente forma aquela casquinha. O que pode ser? Será alergia? O que devo fazer?
    Obrigado, Nilene.

    ResponderExcluir
  84. Nilene: o seu relato não envia dados suficientes para caracterizar uma alergia. Aconselho que leve o João Henrique a um otorrino. Se for o caso, ele encaminhará ao alergista. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  85. Anônimo4/4/13 18:13

    Olá.venho sofrendo com estalos no ouvido há mais de 2 anos.Tudo começou quando adquiri rinite alérgica e meu ouvido inflamou,daí sempre que dava um estalo doía muito.1 semana depois a dor desapareceu, mas os estalos persistiram. Isso pode ser otite media serosa?

    ResponderExcluir
  86. O seu relato não sugere que seja uma otite média serosa. Contudo, para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Obrigado por sua participação.

    ResponderExcluir
  87. Mas estalos podem ser um sintoma de otite serosa?

    ResponderExcluir
  88. A otite média com efusão ou otite média serosa pode se acompanhar de diminuição da audição ou uma sensação de pressão “orelha entupida”, não sendo causa habitual da sensação que refere. Os "estalos" no ouvido podem ser causados por: disfunção da ATM, disfunção tubária, acúmulo de cera, entre outros. Aconselho que procure um otorrinolaringologista para orientar seu tratamento.

    ResponderExcluir
  89. Anônimo1/5/13 02:12

    Olá, há 4 anos tenho tido uma espécie de alergia quando fico em contato com o sol coça muito mas quando vou pra sobra melhora, nesse período surgiram diariamente cáseos em minha garganta do tamanho de um grão de feijão cozido que saiam espontaneamente mas agora está menor e menos frequente, meu ouvido direito ficou com zumbidos e estalos. Fui ao otorrino, e a mesma me disse que os cáseos são normais, fiz exame do ouvido e deu perda auditiva mista, e no exame de alergia deu alergia a ácido benzoico, só que agora sinto tonturas, enjoos e dor no estômago quando fico muito tempo sem me alimentar e pontadas no peito, coisa que não tinha antes dessa alergia ao sol. Por favor, me ajude!

    ResponderExcluir
  90. Compreendo sua preocupação, mas o parecer que solicita não pode ser emitido pela internet. Para afirmar a causa dos sintomas que relata, é essencial examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  91. Muito Obrigada por responder minha pergunta postada no dia 1/05/13 ás 02:12. Infelizmente moro em Salvador. Gostei muito do Blog e sei que por Ética Profissional vocês não podem falar nada. Parabéns por este Blog que ajuda as pessoas a expressarem seus desconfortos. Se puder indique-me um clínica em Salvador. Obrigada! Abraços.

    ResponderExcluir
  92. Não conheço os locais de atendimento em sua cidade. Para localizar um alergista em Salvador, sugiro que procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Aproveito a oportunidade para agradecer suas palavras e para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  93. Eu tenho rinite alérgica,e meu ouvido direito esta com a audição um pouco pior que a do esquerdo,e quando tampo o nariz pra dar aquela pressão pra desentupir eles desentopem,so que o direito fica meio surdo e o outro normal depois normaliza, estou usando o budecort aqua e parece que esta melhorando, o fato do ouvido direito estar ouvindo menos que o esquerdo pode ser minha rinite? e uma observação eu fiquei muito tempo com o nariz entupido e nao usei o budecort, e fiz audiometria numa empresa ainda com o ouvido assim e os estalos quando abro a boca, e nao deu nada minha audição ta perfeita, estranho ne?

    ResponderExcluir
  94. Lucas: a rinite alérgica, em especial nos casos onde a obstrução nasal é intensa, pode trazer alterações de audição. Mas, para emitir parecer específico sobre seu caso é essencial examinar pessoalmente Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  95. Eu acho que caiu uma rosquinha de um brinco dentro do meu ouvido o que eu faço, me ajude?

    ResponderExcluir
  96. É aconselhável que procure um pronto atendimento médico. Infelizmente não há como orientar pela internet. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  97. tenho um problema no ouvido esquerdo que eu ja sinto a muito tempo ,sintomas: meu ouvido de vez em quando fica cheio de feridas internas e fica escorendo uma agua amarela e as vezes cheira mal sendo que eu sempre limpo com cuidado e ja fui no medico muitas vezes O QUE DEVO FAZER?

    ResponderExcluir
  98. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas, não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne para nova consulta com o médico especialista em otorrinolaringologia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  99. Alguem pode me ajudar, estou a 5 anos com estalinhos no ouvido, ele piora quando ouço muito barulho ou quando vou dormir, tenho desvio do septo e uma sinusite cronica que não cura com nada, ja cansei de tomar antibiótico por isso, sinto que produzo muita secreção, e quando tampo o nariz e faço força pra desentupir o nariz, desse automaticamente secreção na garganta, estou a ponto de loucura já, fiz varios exames e todos deram normais, o que mais posso fazer ou tomar para melhorar?

    ResponderExcluir
  100. Laninha: o seu relato sugere que sua rinite não está bem controlada e que você necessita atendimento médico especializado. Aconselho que retorne para nova consulta e avaliação com o seu alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  101. Ola, em janeiro meu ouvido direito começou a ficar tampado e "colar". Fui a um otorrino que fez a limpeza, mas a sensação de tampado continuou. Tomei corticoide em forma de injeção, uso o nasacort e tomei o Alegra, antialérgico. melhorou um pouco, mas o desconforto persiste. Verifiquei que no frio esse desconforto melhora, mas no calor coça muito e fica tampado. Será uma alergia?

    ResponderExcluir
  102. Vinicius: os dados enviados em seu relato não são suficientes para afirmar se é um caso de alergia.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  103. olá desde novembro do ano passado saiu um caroçinho (pareçendo um cravo) no ouvido do meu filho na parte externa, levei no pediatra, no otorrino da minha cidade mandou fazer compressas, e até passou uma pomada, mas o caroçinho não sumiu. Hoje o quadro agravou, o caroçinho amadureçeu e está expelindo uma secreção como pus de espinha (talvez seja uma espinha) porém ninguém pediu um exame p diagnosticar e nem passa um remédio que seja eficaz, a criança está entindo dores e reclama de dor de cabeça (para tirar a suspeita de problemas de vista fiz uma consulta com oftalmo) mas ele enxerga perfeitamente. Por fovor me orientem, já levei em vários médicos aqui, e hoje mesmo marquei uma nova consulta com especialista...agradeço antecipadamente..

    ResponderExcluir
  104. Daniel: compreendo sua preocupação, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para fazer o diagnóstico e para medicar com segurança, é essencial conhecer os dados do histórico clínico do seu filho de forma criteriosa. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Conto com a sua compreensão. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  105. ha uns meses meu ouvido começou a sair uma secreçao e quando ela seca vira casquinhas q entope meu ouvido.Eu lavo meus ouvidos e passo hidratante mas nao esta adiantando, as casquinhas aparecem todos os dias, eu tento tira-las com as unhas e acabo ferindo a parede do ouvido,uso contonete ma tambem nao limpa, isso poderia ser uma alergia no conduto auditivo??

    ResponderExcluir
  106. Marileia: é possível, mas para afirmar se é mesmo uma alergia é essencial examinar pessoalmente Aconselho que procure um alergista Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  107. Estive no otorrino na Policlinica e fui muito bem atendida.
    Estou no processo de tratamento para curar uma Otite Média e assim que terminar, vou ao andar de vocês.
    Espero continuar com a boa impressão que tive.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  108. Obrigado por seu depoimento Grazy: volte sempre ao nosso blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  109. Infelizmente não posso ajudá-la. O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. É essencial examinar pessoalmente. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  110. tenho rinite e ultimamente estou com um problema no ouvido esquerdo, ele parece estar entupido e sinto a repetição dos sons, como se fosse um eco o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  111. Tatiana: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento na internet. Para afirmar a causa dos sintomas que descreve, é essencial examiná-la pessoalmente, conhecer os dados do seu histórico clínico e o tipo/gravidade da rinite que apresenta. Avaliar sem examinar pode incorrer em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  112. Ola sou judson,ha tempos sinto muita coçeira no ouvido,de imediato ja cutuco com alguma coisa,logo apos sinto o ouvido cheio de um liquido,que ao secar tem aparencia de casca de ferida,vivo intruduzindo objetos pois nao suporto a coçeira,nesse exato momento meu ouvido ta emtupido por esse liquido,que tem um cheiro ruim,oque posso fazer pra acabar com isso? Eu sei que primeiramente parar de introduzir objetos,rsrs,e depois?

    ResponderExcluir
  113. Judson: o primeiro passo é procurar atendimento médico para verificar se ocorreu lesão nos ouvidos em consequência do mau hábito. A coceira dos ouvidos pode ser sintoma de uma rinite alérgica. É importante tratar sua alergia para corrigir o problema. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  114. Meu ouvido entrou água e está inflamado, estou tomando medicamentos mais, ele começou a sangrar o que posso fazer ?

    ResponderExcluir
  115. F&amp: não recomendo que faça medidas caseiras. Aconselho que retorne ao médico especialista em Otorrinolaringologia para orientar de forma apropriada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  116. Anônimo8/1/14 12:21

    Olá,
    sou portadora de vários tipos de alergia (de contato - dermatites e olhos - e respiratórias - rinite alérgica e sinusite alérgica), infelizmente. Também sinto forte coceira no ouvido invariavelmente, que resolvo com cotonetes (equivocadamente, parece). Recentemente consultei uma alergista mas sequer retornei com o resultado dos exames, que deram negativos. Fiquei impressionada com o potencial restrito de diagnóstico das causas das alergias. Começamos por uma pesquisa de 5 possibilidades, mas o que mais me espantou é que é praticamente impossível descobrir alergias de pólen, a menos que se investigue o de cada espécie de planta.... Também me deixa louca saber que a poluição das cidades deve conter tantos elementos que sequer fazem parte dos mais investigados. Fico feliz por não ter alergias respiratórias severas. Minha irmã menor teve na infância 2 episódios de crise forte a ponto de ficar sem respirar por conta do pólen dos plátanos.... a sorte foi conseguir associar a exposição pois na época morávamos no campo. Com o corte das tais árvores, não houve mais episódios. Eu, todavia, moro em frente a um parque cheio de árvores que dão flores todo ano, e entre o parque e minha casa, uma avenida cheia de carros barulhentos e de poluição. Como descobrir as causa da alergia? Eu sou muito cética quanto à efetiva possibilidade, exceto em casos claros como o de minha irmã.....

    ResponderExcluir
  117. À luz do conhecimento atual da medicina, o diagnóstico das doenças alérgicas nem sempre se baseia em testes, mas sim na análise clínica criteriosa feita pelo médico, já que nem todas as substâncias são passíveis de serem testadas. Por isso, a coleta dos dados para histórico clínico, o conhecimento das condições de saúde do paciente, a análise ambiental, de hábitos, moradia, etc aliados aos dados do exame físico servirão de base para definir o tipo dos testes que serão utilizados. A coceira em ouvidos é um sintoma comum que acompanha a rinite alérgica, bem como a coceira em olhos, nariz e garganta ("céu da boca"). O tratamento adequado da rinite controla a coceira dos ouvidos. Agradecemos sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  118. Olá,estou com um problemas nos dois ouvidos onde sinto dores finas,coceira quando bebo algo gelado ou quentinho,e sai um liquido amarelado...além disso sinto dificuldade quando falo por algumas horas fico com a voz rouca e por esse motivo na força que faço para falar sinto dor na cabeça e um pouco de falta de ar,fui a uma médica familiar próxima a minha residência onde ela mim falou que eu estaria com uma otite média supurativa,a mesma passou um tratamento de 8 dias com amoxilina,ibuprofeno para a dor e hystin para a coceira...tomei mas ainda persistiu o problema,ela passou um tratamento de mais 7 dias com azitromicina,e mesmo assim o problema persistiu e mim encaminhou a um otorrinolaringologista,fui a consulta onde o mesmo olhou com um aparelho mas informou que aparentemente por fora não tinha nada e passou um exame onde estou para fazer,detalhe ainda continuo sentindo as pontadas finas nos ouvidos,o único alivio que tive foi um pouco na coceira,mas ainda continua e o liquido amarelado também...gostaria de saber se vocês teriam alguma sugestão ou um parecer para o que eu tenho...desde já grata pela resposta!

    ResponderExcluir
  119. O seu relato não sugere que seja um caso de otite causado por alergia. Contudo, só é possível emitir um parecer ou fazer o diagnóstico examinando pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  120. eu sinto meu ouvido coçar e como estevese cheio de agua

    ResponderExcluir
  121. Anderson: se os sintomas persistem, sem melhora, é essencial que você procure atendimento médico para receber uma orientação apropriada. Infelizmente não é possível opinar pela internet. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  122. Olá. Tomei a vacina da gripe e já venho a 15 dias sofrendo com um problema nos ouvidos principalmente do lado esquerdo. Já fui em 3 otorrinolaringologistas. Começou com uma pressão muito forte no ouvido esquerdo aí o médico me indicou prednisolona...começou a melhorar, aí dps voltou de novo forte com zumbido. Pensei q não ia aguentar. Tô tomando prelone, frontal, hidroclorotiazida, betaserc e a melhora tá a passo de tartaruga, quando começa a melhorar o ouvido esquerdo o outro começa uma pressão pequena, vou inspirar forte e aí tenha a sensação de q está entupido. As vezes as narinas entopem e afeta o ouvido tbm. Nao sei mais a onde ir. Preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  123. É improvável que a vacina de gripe tenha participação em alguns dos seus sintomas. Converse novamente com seu médico. Somente ele poderá orientar seu tratamento.
    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  124. Ja estou há algumas semanas. Sentindo um forte mal cheiro proveniente do meu ouvido direito. Contudo, não sinto qualquer tipo de dor, zumbidos ou vazamento. A unica coisa que sinto é este mal cheiro....

    ResponderExcluir
  125. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Aconselho que procure um médico otorrino para avaliar seu caso. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  126. Tive uma inflamação na garganta, onde médico me receitou predsim e maxsulid..mas ha dois dias, estou com zumbidos no ouvido, voltei ao médico e ele receitou novamox de 12/12 horas, já foram 3 doses, em quantos dias devera passar este zumbido? Não tive dores e nem febre. Obrigada

    ResponderExcluir
  127. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  128. Ola, há alguns dias estava gripado e garganta inflamada, comecei a sentir o ouvido esquerdo tampado, com alguns zumbidos, tive uma dor muito forte ontem e o médico passou três injeções . A dor passou mais continuo ouvindo longe e como se estivesse cheio d'água. por favor me ajudem pois esta encomodando muito.

    ResponderExcluir
  129. Inaldo: o parecer que solicita não pode ser feito pela internet: não é possível fazer diagnóstico ou orientar tratamento sem examiná-lo. Aconselho que volte ao seu médico e peça nova avaliação. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  130. Olá! estava com uma espinha na entrada do canal auditivo, então estourou e logo em seguida virou um caroço vermelho semelhante uma verruga, o que será?

    ResponderExcluir
  131. Allan: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas para afirmar é preciso examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  132. Ola.
    Tenho uma coceira orrivel no ouvido, antes era so em um mais agora manifestou para o outro. Entao eu enfio de td, tampa de caneta, chae, grampo etc. E to com uma bolinha dentro do ouvido oq eu faco?

    ResponderExcluir
  133. A sua conduta está inadequada e pode complicar o problema. Aconselho que procure atendimento médico para que possa ser definida a causa e indicado tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  134. Pq ao aplicar oto-betnovate nos ouvidos eu sinto primeiro arder queimar e depois coça?
    Grata!!!

    ResponderExcluir
  135. Liliana: é possível que esteja ocorrendo irritação ou uma reação adversa com o medicamento. Sugiro que interrompa o uso e entre em contato com seu médico. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  136. ola tenho um filho de 4 anos levei ele ao pediatra para questionar pois tem ficado com o nariz entupido direto com tosse e reclamando de dor no ouvido coisas que nunca havia sentido antes ela passou um tratamento com Busonid com um esquincho em cada narina por dia por 60 dias e Ceflacor de 250 com 5ml de 12 em 12 hs por 10 dias e nestes dias reclamou de dor no ouvido e deu febre de 38°.acabou o Ceflacor e vou continuar com o Busonid mais o que fazer se ele continuar com dor de ouvido.

    ResponderExcluir
  137. É preciso definir a causa da dor apresentada pelo seu filho. Mas, não é possível orientar sem examinar. Sugiro que retorne ao médico e peça uma nova avaliação e conduta. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  138. boa tarde . a 6 anos atras tive uma infecçao no ouvido direito tratei e melhorou mas a.8 meses atras coloquei protetor sujo de oleo poeira graxa de maquina. pois ele.caiu no chão e eu estava.acompanhando uma auditoria e fiquei dando atençao e guardei ele diss depois coloquei no ouvido .ai sempre doi o ouvido direito fui no otorrino e ele me receitou remedio manipulado. melhorou um pouco . ai acabou as dores so que agora eu to gripado e sinto meu ouvido com uma dor bem fraquinha .como se.fosse uma coçeira e tambem o nervo do pescoço . o que sugere esperara gripe passar pra ver se melhorar . ou procurar um otorrino e um alergista. e esqueçi de dizer antes quando sentia dor no ouvido de vez enquando sentia pressão no olho direito e muita dor no ombro que ficava por ate 3 dias. mas agora e.so a.coçeira. fico.com muito medo de ser algo grave .

    ResponderExcluir
  139. Tenho um filho de 7 anos q apresentou febre e fortes dores no ouvido direito. No segundo dia de dor, levei ele ao pronto socorro e a médica receitou claritromicina. Após a primeira dose da medicação, ele teve nova crise de dor e começou a sair uma secreção amarelada do seu ouvido. As dores pararm desde então e já não tem febre, mas está completamente surdo desse ouvido. Não escuta o q digo e assiste tv no último volume. Há como reverter isso? Ficará surdo desse ouvido?
    Estou assustada. Poderia me esclarecer algo quanto à sua recuperação da audição ou não?

    ResponderExcluir
  140. Flávia: sinto muito, mas não posso ajudá-la. Para esclarecer suas dúvidas, seria necessário conhecer o diagnóstico do quadro apresentado pelo seu filho. Aconselho que retorne à otorrino e peça nova avaliação e conduta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  141. A 10 dias estou com o ouvido tapado e com um zumbido devido ha uma gripe... fui ao otorrino e ele me receitou uma corticoide injetável... ja faz tres dias que tomei e ainda nao melhorou... devo voltar ao medico ou esse processo demora mesmo?

    ResponderExcluir
  142. Sugiro que retorne ao seu médico, para uma uma reavaliação médica.

    ResponderExcluir
  143. A 2 MESES ATRAS,TIVE UMA LEVE SINISITE COM RESFRIADO.TOMEI OS REMEDIOS INDICADOS PELO OTORRINO E FIQUEI CURADO DO PROBLEMA
    POREM, HOJE EM DIA SINTIO MEU OUVIDO MEIO TAMPADO,AS VEZES PARACENDO QUE TEM UM LIQUIDO INTERNO MEXENDO DENTRO DO CANAL,SINTO UM UMA MAL ESTAR NA VISAO AO MEXER A CABECA(NAO CHEGAR A SER TONTURA) , PARECENDO QUE ESTOU MEIO DOPADO.O QUE PODE SER A RELACAO DO PROBLEMA CITADO
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  144. Luiz: o seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. É preciso examiná-lo pessoalmente Aconselho que procure atendimento com médico otorrino. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  145. Olá, meu nome é Cínthia e o meu bebê de 6 meses teve otite média aguda. Fez tratamento com antibiótico, porém mesmo após o término do mesmo, continua a sair secreção do ouvidinho dele. E coça muito também. Isso é normal? Ou seria indício de que a otite não foi bem curada e uma nova crise possa estar por vir? :-/

    ResponderExcluir
  146. Cínthia: se seu bebê foi medicado e os sintomas persistem, é aconselhável que retorne ao pediatra para nova consulta e orientação de tratamento. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  147. Bom dia! Meu ouvido doe, depois de passar por muitos médicos e nada constatar, pois meu ouvido aparentemente estava normal, um médico já de idade constatou alergia no ouvido, apos olhar e ver que estava tudo certo, fez algumas perguntas e no final diagnosticou alergia no ouvido, realmente não doe constantemente, mas algumas coisas causam grande irritação e muita dor como: uso de ventilador, fone de ouvido, muito uso de telefone e celular, cheiros fortes de perfumes ou vários cheiros juntos ao mesmo tempo seguido de espirros, espirros e qualquer outra coisa que o afete diretamente ou pelas vias de ligação no caso nariz e garganta. Muitas vezes consigo acabar com a dor só tomando cuidados, assim as dores passam sem necessidade de remédios outras vezes quando muito forte ou chegam a infamação ou infecção uso remédios como paracetamol ou anti alérgicos. Realmente tenho alergia?

    ResponderExcluir
  148. Roselaine: a rinite alérgica é uma alergia respiratória frequente e se acompanha de uma inflamação persistente da mucosa nasal. Esta inflamação repetida pode ocasionar complicações em ouvidos. Contudo, não é possível afirmar se é o que ocorre no seu caso sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  149. Olá, muito bom dia. Gostaria de parabenizá-los pelo blog. Ando lendo sobre meu problema de rinite e acabei chegando a esta página. Foi interessante esta matéria sobre alergia e ouvidos. Não conhecia a otite. Pois bem, gostaria de ajuda. Tenho rinite desde que me conheço por gente. Mas só a pouco tempo procurei um médico. Este disse que devo fazer a cirurgia, pois tenho desvio nasal. Enfim, procurei outro médico otorrino, este disse não ser necessário e me passara o mesmo remédio do antecessor - Budesonida. Até aí tudo bem, todavia, meu ouvido vem ficando tampado com mais freqüência que antigamente. Eu tampava as narinas e soprava, logo ficava bom. Mas ultimamente não dá resultado. Estou há duas semanas com essa sensação de ouvido tampado (o ouvido esquerdo somente). Não aguento mais mexer o maxilar para desintopi-los, e não dá mais resultado, apenas dói o maxilar, tenho medo de criar alguma complicação nessa articulação óssea.

    Gostaria de saber se devo voltar ao médico otorrino? Não há alergista na minha cidade, nem conhecia esta profissão, devo procurar este profissional? Há algum remédio para esse canal do ouvido? Tomei certa vez uma injeção para a rinite. Mas não estou com ela atacada, deixo claro que o problema é apenas no ouvido, neste momento. As narinas estão ótimas, respiro bem, devido ao budesonida, mas meu ouvido parece entupido.

    Por favor, preciso muito parar de mexer o maxilar, e desbloquear esse ouvido.

    ResponderExcluir
  150. Gervásio: o ideal é que seu tratamento seja feito em parceira do otorrino com o alergista. O tratamento do alergia poderá auxiliar e evitar a cirurgia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  151. Sinto meu ouvido ficar tampado constantemente,AA vezes DOI bem pouquinho(latejante) e sinto descer por trás das narinas uma mucosa expressa transparente ficando na garganta.Fiz uma ressonância do cranio com contraste e foi encontrado um velamento de celula da mastóide direita.
    Gostaria de saber o que é ?
    E seus sintomas tem haver com dor na testa,incomodo na vista

    ResponderExcluir
  152. Luiz: não é possível fazer diagnóstico pela internet. É preciso examiná-lo pessoalmente Aconselho que procure atendimento médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  153. Ola, há um tempo começou a sair uma secreção meio liquida e amarelada umas 3x ao dia do meu ouvido e a coçar, passou alguns meses desse jeito e sexta feira anoite tomei vento um pouco frio e começou a doer cheguei em casa e continuou doendo e so piorando fiquei meio quente e sabado e hoje domingo a dor nao parou a audição diminuiu um pouco e estou pingando Ouvidonal 3 x ao dia desde sabado... Eu queria saber mais o menos oque pode ser e se é necessario eu ir ao medico! Desde já obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  154. É aconselhável que procure atendimento médico tradicional, na forma de uma consulta. Não e possível opinar pela internet. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo(a) no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  155. a duas semanas meu ouvido começou a doer e sair um liquido quando abaixava parecia que ia cair
    fui noplantao e foi constatada otite meu ouvido tava inflamado a medica
    receitou amocilina 10 dias e bis profenid .
    na semana seguinte fui no otorino que pediu uma tomografia
    logo que acabase de tomar os remedios .aimda estou meio surdo e doi
    pouco a tomografia e daqui a vinte dias o que fazer

    ResponderExcluir
  156. Luis:o seu relato sugere que o tratamento não foi capaz de controlar totalmente sua otite. É aconselhável que retorne ao otorrino para nova avaliação e conduta Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  157. Boa noite dotor, des de que nasci tenho um poblema no meus dois ovido, quando eu bebo agua ou espirro ou ate respiro minha audicao almenta, ai para minha audicao voltar ao normal eu seguro meu naris e puxo o ar pra dentro ai a minha audicao volta ao normal, tem tempo que fica normal e tem tempo que ataca, sera que tem cura dotor ? Mim der uma ajuda so voce pode tentar me espricar. Vlw ;-)

    ResponderExcluir
  158. Vinícius: O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um(a) médico(a) especialista em otorrinolaringologia para avaliar seu caso e orientar de forma apropriada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  159. Boa tarde doutor,ha duas semanas acordei com um barulho no ouvido direito e ouvindo tudo com eco,fui no pronto socorro e a medica me passou um remedio para pingar com antibiotico,ludocaina os barulhos pararam durante uma semana, mas a audicao ficou meio baixa fiz uma audiometria e foi detectada uma perda pouca de audicao no ouvido direito ai a otorrino me passou decadron,Betaserc de 24 mg de 12/12,azitromicina porem depois de 2 dias tomando o betaserc os barulhos voltaram pode ser o remedio estou muito preocupada,fui ao neuro e vou fazer uma Tomografia fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  160. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  161. Boa noite,
    Tenho rinite, pratico natação e gostaria de saber se inflamação nos ouvidos com coceira e sensação de tampado pode ocasionar tonturas durante a alimentação?
    Sueli Rodrigues-SP

    ResponderExcluir
  162. Sueli: não é habitual que os sintomas que relata sejam apenas uma consequência da rinite. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  163. Ola . estou sentindo meu ouvido tampado ,e quando eu falo ouço minhaa própria voz dentro do ouvido oq pode ser ? E grave?

    ResponderExcluir
  164. Grazielle: não é possível afirmar a causa dos sintomas que descreve, nem julgar se é ugrave, oela internet. Aconselho que procure um especialista para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  165. Anônimo8/6/15 19:14

    Desde ontem eu estou com uma dor no ouvido esquerdo,nao muito forte,ele esta entupido e fazendo um barulho estranho(tipo de alguem coçando o braço,ou varrendo) esse barulho so vem quando estou em um lugar silencioso,ou a noite. Eu gostaria de saber o que pode ter causado isso e o que fazer para que nao continue.

    ResponderExcluir
  166. Tenho uma coceira quase que insuportável já fui ao otorrino que disse não ser nada apesar de estar bem vermelho, no inicio o cotonete saia sujo de sangue hoje não, mais depois de coçar sai um liquido tenho rinite alérgica e sinusite. Devo procurar um alergista então? Quais são os dias de alergista na clinica e quanto custa 1 consulta? Qual o telefone para contato?

    ResponderExcluir
  167. Não é possível emitir um parecer ou afirmar a causa da dor ou do ruído de ouvidos que refere, sem uma análise criteriosa e pessoalmente dos seus dados clínicos. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  168. A coceira é um sintoma que acompanha a rinite aérgica A coceira pode se localizar no nariz, olhos, ouvidos e garganta, variando em cada pessoa. O tratamento da rinite é importante para abrandar a coceira. A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada, de segunda a sexta feira. Para ser atendido pela manhã, basta chegar de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para 2517 4206 ou para 2210 2810, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  169. Boa noite .. Meu nome é Ricardo
    Meu filho tem apresentado alergia depois que ele tomou androflexin " no começo o rosto inchou, depois apareceu uma ferida no nariz de tanto coça e sente uma pressão no nariz as vezes ... Algum remédio pode receita ?

    ResponderExcluir
  170. Eduardo Moreno23/6/15 18:29

    Olá! Há 20 dias tive uma gripe muito forte e senti uma dor intensa no ouvido direito, fui no otorrinolaringologista e tratei com antibiótico e Predsim, pingando Freenal e Maresis no nariz várias vezes ao dia, tudo com indicação médica. Já retornei ao médico, o ouvido melhorou mas fiquei com um zumbido chato no ouvido, que me incomoda principalmente à noite. Notei que ele melhora com o uso do Freenal, mas pesquisei na internet e vi que ele é viciante. Tenho alergia a poeira, mas nunca tive problemas como agora. Li algo na internet sobre uma rinite poder obstruir a tuba auditiva e causar o zumbido. Pode ser isso? Na verdade estou preocupado porque hoje vence o prazo dos remédios que o otorrinolaringologista passou por força do retorno: Freenal e Loremix D. Qual a sua opinião? Uma possível rinite alérgica a poeira poderia influenciar no ouvido e causar o zumbido? Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  171. Ricardo: o medicamento citado é um antibiótico (norfloxacino) e pode ocasionar reações alérgicas em pessoas suscetíveis. Contudo, seu relato não deixa claro que possa ser uma reação alérgica (imunológica) ao remédio. Aconselho que procure atendimento médico na forma de uma consulta tradicional para seu filho. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  172. Eduardo Moreno: Existem muitas causas para zumbidos, como por exemplo: excesso de cera, bauxa de audição, infecções, lesões do ouvido, etc Até mesmo fatores sem relação com o sistema auditivo podem causar zumbido, como: problemas de coluna, alterações cardiovasculares, diabetes, disfunções da articulação da mandíbula, consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco são alguns deles. A alergia não é uma causa habitual do zumbido. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  173. Bom dia, estou com otite já fui em uma oftalmologista sendo que hoje completa 6 dias que estou me medicando, meus ouvidos estão abafados, não sinto mais dores mais essa sensação de entupimento é normal é dura em média quanto tempo? Desde já obrigada

    ResponderExcluir
  174. Boa noite, fui no ortorino e descobrir que estou com otite nos dois ouvidos, sendo assim iniciei os medicamentos mais hoje complete 7 dias e o abafados não sai. Isso é normal? Tem um período para essa sensação de entupimento sair, não tenho dores mais me incomoda ao extremo. Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  175. Letícia: otite é a inflamação do ouvido e pode acometer o ouvido externo e o ouvido médio. Pode ser aguda ou crônica. Em cada tipo de otite, a evolução é distinta. Por isso, não é possível afirmar quanto tempo os sintomas durarão no seu caso, sem conhecer o diagnóstico correto do tipo e graviidade da otite que descreve. Aconselho que entre em contato com o(a) médico(a) otorrino e peça que oriente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  176. Para afirmar o tempo necessário para melhora dos sintomas de uma otite, é preciso conhecer o diagnóstico, o tipo de otite, bem como a gravidade do quadro. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  177. Andriele: o seu relato sugere que possa ser um caso de inflamação na oprelha externa. Mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure atendimnento médico Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  178. Anônimo2/8/15 10:10

    Bom dia,faz tres dias que acordei de manhã com o ouvido esquerdo tampado e ele só doi ao assoar o nariz pois tenho rinite alergica,e esta me incomodando muito,tenho 42 anos e é a primeira vez que isso acontece,e eu tenho o costume de tirar cera do ouvido com um grampo,isso pode estar prejudicando meu ouvido? Obrigado

    ResponderExcluir
  179. O hábito de usar grampos para retirar a cera do ouvido deve ser evitado pois pode causar danos futuros. Aconselho que procure um(a) médico(a) para que receba uma orientação adequada para seu caso. Avaliar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  180. Boa tarde! fui ao otorrino ele me dize que estou com uma alergia no ouvido esquerdo, há pigmentos alimentares.
    como faço neste caso? tenho que tomar um antealergico?

    me tire está duvida. desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  181. Israel Lucio: o seu e-mail chegou incompleto Por favor, escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e informe qual é a sua dúvida. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  182. Marza, sinto muito, mas não tenho condições para ajudá-la. Desconheço o tipo de alergia descrito pelo otorrino. Por isso, não tenho condições para orientar pela internet, sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Avaliar pela internet pode gerar erros. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  183. Graças a Deus. O médico disse q é alérgico porém não tem como saber O tipo. Disse q levaria ao alergista mas ele falou q nessa idade (6meses) nenhum exame mostrará q tipo de alergia se trata. Essa afirmação é correta? Caso seja, como tratar um problema sem conhecer a causa?
    Ele passou Montelar durante 3 meses e Nasonex
    Obrigada

    ResponderExcluir
  184. Sara: crianças pequenas também podem ser acompanhadas pelo (a) médico(a) alergista. Mas, têm características especiais: : bebês tem vias respiratórias muito estreitas, sua imunidade é imatura, passam a maior tempo deitados, não sabem expectorar, etc..Além disso, nos primeiros meses de vida ainda não têm todos seus próprios anticorpos formados (recebem da mãe pela placenta e depois no leite materno) Por isso, vírus são as causas comuns. E algumas viroses podem perdurar com sintomas por tempo longo. Refluxo também contribui para tosses nessa idade. É preciso pesquisar em cada caso para poder afirmar quanto tempo vai durar. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  185. Tenho uma coceira insuportável no ouvido sinto que é mais no caminho tipo no canal, antes era só no direito agora o esquerdo também coça e muito. Ás vezes o cotonete mancha de sangue manchas minúsculas e outras vezes sai um líquido um tempo depois. Já fui ao clínico geral e ao otorrino nada detectaram meu tímpano está intacto só que o canal está muito irritado. Pode ser algo relacionado a minha renite ou sinusite alérgica?

    ResponderExcluir
  186. É comprovado que a rinite alérgica pode provocar reflexos no conduto auditivo. Contudo, não é possível afirmar que seja seu caso sem examinar pessoalmente Aconselho que procure atendimento médico sob a forma de uma consulta para que seja avaliada e orientada de forma adequada e segura. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  187. Olá fiz uma cirurgia no ouvido direito em 2012 não sei dizer o nome só sei que meu ouvido não expeli mais cera ,e com o tempo cria tipo uma casca e me incomoda muito atrapalha até a fala,é ruim demais pior que só passo no otorrinolaringologia uma vez por ano seria recomendado algo pra amolecer essa coisa e sair sozinha

    ResponderExcluir
  188. O seu relato não tem dados suficientes para definir a causa do seu problema. Não parece ser um caso de alergia. Mas, para fazer o diagnóstico, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao médico ou peça uma segunda opinião, mas em consulta realizada pessoalmente. Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  189. Ola Meu caso e ao seguinte Meu Nome e vinicius Tenho 10 anos no domingo eu estava brincando derrepente aconteceu uma dor de garganta e depois nos outros dias eu tive esses sintomas: nariz entupido garganta inflamada depois de 2 dias ela melhorou a garaganta inflamada so que meu ouvido nao melhorou sinto que tamparao meus dois ouvidos e bem chato nao consigo escutar ninguem na minha escola porfavor me ajude urgente!!!

    ResponderExcluir
  190. Boa tarde! Gostaia de uma orientação já que aqui em minha cidade, embora tenha contado com a boa vontade de muitos profissionais, não tenho obtido êxito na cura ou prognostico da minha filha que hoje conta com dois anos e nove meses. Há um ano minha filha sofre mensalmente de dores de ouvido, principalmente o esquerdo que após um simples resfriado, se enche de secreção, momento em que antibioticos orais e de uso tópico são prescritos, porém, a cada mês os remédios são trocados e tudo começa novamente. Os médicos que nos atendem dizem apenas que isso faz parte da criança e da fragilidade que o ouvido apresenta, porém, sempre que procuro saber se tem outro tipo de tratamento, se terá sequelas, entre outros, sou informada apenas que o que pode ser feito enquanto o ouvido não se recupera é o uso de antibióticos, bem como do Awamys e montelucaste...o que posso fazer efetivamente? existem exames detalhados que não necessitam de recuperação total para diagnostico? Por favor, aguardo orientação. Grata. Cláudia.

    ResponderExcluir
  191. Claudia: não tenho condições para opinar especificamente sobre o caso de sua filha pela internet, sem examiná-la. Mas, vale lembrar que as infrcções repetidas do oubido podem ser uma consequência da alergia respiratória na criança. Por isso, é importante pesquisar se ela é portadora de uma alergia. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  192. Vinícius: sinto muito, mas não é possível afirmar a causa do problema em seus ouvidos e nem indicar tratamento pela internet. É aconselhável que você seja procure atendimento médico. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  193. Olápassei minha filha no otorrino e ele receitou otobetinovat para. Ela 2 gts por 15 dias..
    Só que na farmácia me venderam ouvidonol q era a mesma coisa...diz o tratamento e ela não melhorou do ouvido esquerdo agora terei que fazer o tratamento denovo por mais 15 dias ele receitou o otobetnovet de novo... Gostaria de saber se realmente São iguais ....se posso continuar usando o ouvidonol que comprei...obrigada

    ResponderExcluir
  194. Juliana: Oto-betnovate contém 17-valerato de betametasona + lorfenesina + cloridrato de tetracaína e excipientes (propilenoglicol, álcool benzílico).
    Ouvidonal contém cloranfenicol + cloridratode lidocaína e excipientes (cloreto de benzalcônio, propilenoglicol, álcool etílico, ácido bórico, borato de sódio e água destilada).
    Obrigado por visitar o Blog da Alergia.
    +info: http://www.doctoralia.com.br/medicamento/ouvidonal-12850

    ResponderExcluir
  195. Clauariaponce7/1/16 18:07

    Prezado Drs., boa tarde! Parabenizando pelo excelente trabalho que vem realizando e sendo grata, peço ajuda: O fato é que minha filha de três anos sofre há um ano e meio de otite media recorrente. Mensalmente faz uso dos mais variados medicamentos como antibioticos, antialergicos, montelucaste, entre outros e mesmo assim, não passa sequer um mês sem secreção nos ouvidos. Fala e ouve de forma adequada, mas basta um simples resfriado que o pesadelo retorna...quando digo de forma mensal,m não é exagero, motivo que além de gerar preocupação, fez com que seu medico sugerisse a cirurgia de introdução de tubo de ventilação. Esclareço ainda, que me recusando a opera-la em tão tenra idade, procurei por outros especialistas, sendo novamente receitado antibióticos e argirol nasal 2%, senod o último por mim desconhecido. Permanece com argirol, montelucaste, polaramine e antibiotico de uso tópico. Não sei mais o que fazer, o unico exame que nos foi pedido foi raio x da adenoide e cavun, que resultou em grande aumento de volume de tecidos moles adenoideanos com obstrução intensa da coluna aérea. Não sei mais o que fazer...não consigo crer em nenhum tratamento mais...Me ajude por favor.Homeopatia, aromaterapia, tudo já foi tentado...Grata. Abraço fraterno. Cláudia.

    ResponderExcluir
  196. Tenho uma coseira, COSO tanto que vira uma casaca branca , aí acabo tirando essa casaca branca e sai uma água ou até sangra um pouco de tanto que mexo. Tento não fica mexendo principalmente com o cotonete não aguento gostaria de uma dica ,não aguento mas cosa o ouvido acordo de madrugada e me pego cosando até mesmo quando estou dormindo muito Ruim isso. Obrigada

    ResponderExcluir
  197. Bom dia. Procure avaliação médica de um otorrino. Causas como dermatite seborreica ou mesmo alguma infecção fungica podem levar a esse quadro. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  198. Há algumas semanas atrás comecei a sentir uma sensação estranha no ouvido e cheguei a achar que tivesse algo dentro do mesmo, porém, não saiu nada mas parece que fica se movendo e escorrendo um líquido oleoso de dentro dele sempre que deito a lateral do meu rosto e quando coloco o dedo ou cotonete, não sai nada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno