Pular para o conteúdo principal

15 dicas para imunizar sua casa contra alergias

Cerca de 30% da população sofre algum tipo de alergia, de acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI). Só a asma, por exemplo, é responsável anualmente por 400 mil internações e 2 mil mortes no Brasil. Portanto, quem sofre com as doenças alérgicas, em especial as respiratórias, deve colocar em prática cuidados simples em casa para evitar crises.

Confira as dicas da ASBAI:

1) Mantenha a casa sempre ventilada e limpa. Guarde roupas e objetos nos armários, tornando a limpeza mais fácil e rápida.

2) Use um pano úmido para tirar o pó antes que se disperse. Utilize máscara e luvas durante o processo.

3) Prefira um aspirador de pó que tenha filtro Hepa (High Efficiency Particulate Arrestance). Reduz os elementos alérgenos transportados pelo ar, prendendo ácaros e outras partículas.

4) Nunca use espanador para retirar o pó, porque apenas o espalha.

5) Remova o carpete. Se não for possível, prefira os baixos em vez dos felpudos, já que acumulam menos pó.

6) Forre travesseiros e colchões com protetores herméticos de plástico ou vinil, que são impermeáveis aos alérgenos, porque contêm material fibroso, ideal para o crescimento dos ácaros.

7) Lave as roupas de cama com água quente semanalmente.

8) Remova velas do quarto, especialmente as de essências, que podem liberar substâncias irritantes ou prejudiciais.

9)Quando for tomar banho, abra uma janela com o intuito de reduzir a umidade. Os ácaros gostam de locais quentes e úmidos.

10) Evite bichos de pelúcia. Se os tiver, lave-os semanalmente e guarde-os, de preferência, longe da cama.

11) Risque da lista estofados, cortinas e cobertores de lã. Edredom é uma boa aposta.

12) Nada de animais de pelos ou penas dentro de casa. Caso isso não seja possível, banhe-os uma vez por semana.

13) Não utilize produtos com cheiro forte, como removedores, lustra-móveis, desinfetantes e inseticidas, assim como perfumes.

14) Não fume e não permita que fumem dentro de casa.

15) Combata a umidade excessiva e focos de mofo.

Visite o site da ASBAI 
Autoria: Patrícia Zwipp - Portal Terra

Comentários

  1. oi meu filho tem rinite e sinusite de uns tempo pra cá ele vem tendo muita tosse está tomando bombinha mais não está adiandando ele tomo varios remedio alergico melhora por uns dias mais depois volta tudo de novo já não sei o que fazer ..

    ResponderExcluir
  2. O seu relato sugere que a medicação não foi suficiente para controlar a alergia do seu filho. Aconselho que retorne ao mepdico e peça que a oriente. Escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com e receba uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Olá, o meu nome é Tatiana e o meu filho tem 12 anos, ele esta há um ano em uma crise alergica, ta fazendo tratamento com varios remedios como: oimax, fluir, busonid nasal, montelair, mas ate agora ele nao melhora. Ele ja tomou outros, tenho todo o cuidado com poeira, mas nao sei o que fazer mais, agora ele está fazendo fisioterapia respiratoria. Por favor me ajudem de alguma forma.....

    ResponderExcluir
  4. Tatiana: o seu relato sugere que seu filho seja portador de asma associada à rinite alérgica. O tratamento inclui o uso de medicamentos mas também deve englobar: 1. Equacionamento da alergia nasal, que pode agravar a asma e impedir sua melhora. 2. Pesquisa para detectar outros fatores agravantes de crises (variam em cada pessoa). 3. Educação do alérgico ou de sua família para reconhecer sintomas, conhecer seus medicamentos, saber quais atitudes tomar para reconhecer crises mesmo leves e assim impedir que agravem. 4. Imunoterapia (vacina) para controlar a alergia. 5. Controle ambiental contra ácaros da poeira em sua casa. 6.Reabilitação respiratória através da fisioterapia 7. Atuação harmoniosa com o médico que poderá reconhecer cada pessoa e indicar o tratamento mais adequado.
    Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu filho e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite meu nome é Roseni meu filho tem 3 anos tem 2semanas que ele não consegue dormir ele tosse muito cerca mais de 3 horas de relógio sem parar me ajude não sei o que fazer ele sofre muito com a tosse ele Toma o medicamento Alegra para alergia mais não está adiantado quando chega a madrugada ele começa tussir sem pparar.

    ResponderExcluir
  6. Roseni: compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: não há como emitir um parecer sobre o caso do seu filho através de um aconselhamento por e-mail, sem uma consulta médica realizada pessoalmente. Contudo, gostaria de fazer algumas considerações:
    1) As principais causas de tosse na criança são: alergia, asma (ou bronquite), rinite, sinusite, refluxo, infecções respiratórias, entre outras.
    2) Uma tosse crônica, ou seja, de longa duração, pode ter mais de uma causa envolvida.
    3) Muitas vezes mesmo após a resolução do que levou a tosse ela pode persistir. Por exemplo, um quadro de tosse causado por infecção viral, pode perdurar por semanas. Neste caso um acompanhamento se faz necessário para excluir outras doenças ou complicações.
    4) É importante afastar causas alérgicas para a tosse, como por exemplo, fatores ambientais em sua casa, bem como a exposição a irritantes/poluentes como produtos de limpeza, fumaça de cigarro, tintas etc. Aconselho que leve seu filho a um(a) alergista para que seja tratado de forma adequada e segura. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno