Pular para o conteúdo principal

Lavagem nasal com soro fisiológico – vale a pena ?

PhotobucketAs principais funções do nariz são: olfação e respiração. Além disso, o nariz é fundamental para limpar, filtrar, aquecer e condicionar o ar respirado, de forma que seja preparado para um aproveitamento efetivo do oxigênio nos pulmões.

A rinite alérgica é uma doença extremamente frequente, que ocorre em qualquer idade, acometendo cerca de 20% da população. É na verdade uma manifestação derivada da sensibilidade exagerada da mucosa nasal. Os sintomas principais da rinite alérgica são: espirros repetidos, coriza ("nariz escorrendo"), congestão (entupimento) e coceira do nariz, olhos, ouvidos e garganta. Um grande desconforto causado pela rinite é o excesso de secreção, aliado à congestão nasal.

O tratamento da rinite alérgica inclui o uso de medicamentos, controle ambiental e imunoterapia (vacinas de alergia). Além disso, o uso de soro fisiológico (solução salina) é muito útil para limpar as vias aéreas superiores, removendo as secreções, hidratando a mucosa nasal, melhorando a congestão e auxiliando na respiração.

A lavagem nasal com soro fisiológico é um método barato e simples de ser feito que pode ajudar na melhora não apenas da rinite, mas também em sinusites, gripes e resfriados. É usada também no pós operatório de procedimentos nasais para reduzir o risco de aderência e acelerar a cicatrização da mucosa.


Recomenda-se pingar o soro nas narinas, estando deitado e colocando um travesseiro sob os ombros de modo que a cabeça fique bem inclinada. Uma outra maneira é deitar em uma cama e deixar com que a cabeça fique pendurada para fora dela. Desta forma consegue-se maior eficiência do procedimento. Faz-se uma massagem com movimentos circulares na área em torno do nariz e depois pede-se que a pessoa assoe com ambas as narinas, sem forçar. O número de vezes e o volume de soro a ser usado depende de cada caso.

Trata-se de um procedimento seguro, com poucos efeitos colaterais: irritação local, coceira, queimação e sensação de pressão no rosto foram descritos. Mas, recentemente, um estudo apresentado no encontro anual do Colégio Americano de Asma, Alergia e Imunologia mostrou que estas lavagens são úteis sim, mas não devem ser mantidas por tempo prolongado.

Explica-se: a mucosa nasal possui normalmente um manto de muco que atua como um verdadeiro sistema de defesa imunológico. O uso exagerado e/ou por tempo prolongado prejudicaria essa defesa e facilitaria a instalação de quadros infecciosos a longo prazo.

Conclui-se que as lavagens nasais com soro são úteis quando houver necessidade mas devem ser feitas sob a orientação do médico, não sendo recomendadas como uso contínuo.

Referência: 
American College of Allergy, Asthma & Immunology (ACAAI) 2009 Annual Scientific Meeting: Abstract 32. Presented November 8, 2009.

Comentários

  1. e um site muito bom facil de ler e encontrar o que se quer nota 10

    ResponderExcluir
  2. Que bom! Ficamos felizes em saber que nosso objetivo educativo está sendo atingido. Volte sempre para nos visitar. Se preferir, assine o blog e receba nossas postagens diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  3. Eu uso a cerca de 6 meses. Não uso todo dia, mas principalmente quando o tempo está seco.
    Comecei a usar por prescrição médica, mas era para usar 1 mês, mas como em brasília o tempo é muito seco, sinto necessidade de usar em outras vezes.
    Será que estou usando muito?

    ResponderExcluir
  4. As lavagens nasais são bem toleradas. Aconselho que retorne ao seu alergista e peça que a oriente sobre a necessidade do uso contínuo deste procedimento ou se há uma alternativa para aliviar o ressecamento nasal. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu Tenho 18 Anos , Uso O Soro Nasal 2 Vezes Ao Dia E A Noite .. Quando Eu Não Tiver O Soro , O Que Devo Fazer Para O Nariz Desentupir?

      Excluir
  5. Ola,

    Tenho problemas para respirar a muitos anos, ultimamente estou pior!
    Comecei a usar a lavagem nasal e tem melhorado, quando faco exercicios mais forcados sinto que melhora tambem, o que pode ser?
    Abracos!
    Rodrigo.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo: os dados que envia não são suficientes para que eu possa fazer um diagnóstico. É normal que ocorra uma melhora da congestão nasal no exercício físico vigoroso. Em geral, desaparece gradualmente após 15 a 30 minutos do fim do exercício.A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  7. muito bommmmmmmmmm!

    ResponderExcluir
  8. Agradecemos sua visita e o incentivo ao nosso trabalho voluntário neste Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  9. Olá.
    Gostaria de saber se o soro fisiológico que falam é o de uso externo?

    ResponderExcluir
  10. As lavagens nasais podem ser feitas utilizando o soro fisiológico vendido em frascos na farmácia bem como as preparações comerciais para uso nasal. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, gostei do que lí.

    Quanto a foto do início me provocou riso instântaneo haha, ótima escolha.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado, Carlos. Abraços! Aproveito para convidá-lo a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  13. usei o soro par fazer a lavagem e 1 hora apos minha pressão subiu, sendo que nunca tive problema de presão como pode?

    ResponderExcluir
  14. É improvável que o aumento da pressão arterial seja ocasionado apenas pela lavagem nasal com soro fisiológico. Mas, para afirmar a causa deste aumento é essencial analisar seu caso pessoalmente. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Parabéns pelo ótimo post e especialmente pelo trabalho de comunicação e esclarecimento de dúvidas dos leitores!! Uma iniciativa exemplar!

    Buscando no Google sobre lavagem, encontra-se muitas entradas promovendo um método de lavagem que usa um pote "Neti", que aparentemente tem origem indiana. Brevemente, esse método consiste em fazer correr uma solução de água e sal entrando por uma narina e saindo por outra, supostamente efetuando a lavagem (procurar no youtube por "Neti pot", tem até uma entrevista da Ana Maria Braga). Este método procede?? Algum comentário à luz da medicina moderna? Talvez seja melhor usar o soro fisiológio de farmácia em vez de solução de água e sal de cozinha?

    Felipe

    ResponderExcluir
  16. Felipe: não temos experiência com o produto. Sendo assim, não temos condições para emitir um parecer sobre sua eficiência Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  17. tenho renit alergica a mais de 2 anos e uso neosoro o tenpo todo isso pode me prejudicar, pois não consigo dormir se ñ usa-lo o que devo fazer ajude-me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paree de usar, eu usei por 3 anos e precisei operar, por dentro meu nariz estava todo roxo... lixo de produto ele vicia sai dessa!

      Excluir
    2. Boa tarde no programa bem estar vi uma reportagem que recomenda o uso do soro fisiologico para limpeza das vias nazais quantas vezes achar propicio. Por favor podem me esclarecer sobre isso?

      Excluir
  18. O uso do Neosoro é prejudicial à mucosa do nariz e agrava sua rinite. Convido que leia:
    http://blogdalergia.blogspot.com/2008/02/gotas-nasais-inofensivas.html
    É aconselhável que procure um alergista para tratar sua alergia e combater o vício do uso da gota nasal. Caso você more no Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  19. Meu nome é lurdes queria aqui fazer uma pergunta
    á uns tres anos atraz sofri uma gripe nuito complicada desde então começei a sentir muito muco dá a sensação que começa escorre da cabeça para a garganta sera que a gripe me deixou sequelas sinto alguma coisa que pode ter sido rompido na via nasal neste momento faço lavagens com soro nasal tou aguardar resultados.

    ResponderExcluir
  20. Lurdes: é pouco provável que a secreção que descreve tenha resultado de uma gripe que aconteceu há 3 anos. Contudo, não há como emitir um parecer sem examiná-la pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ

    ResponderExcluir
  21. Muito bom! passei o dia espirrando hj, os olhos ardendo demais, toda vez que dava crise eu pingava o soro e fazia a massagem! estou 100% essa noite eu durmo legal kkkk obrigada!

    ResponderExcluir
  22. As lavagens com solução salina ou similares ou com soluções de água de mar podem ser muito úteis no combate à secreção nasal, evitando as complicações e acelerando a resolução do problema. Gratos por seu depoimento ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  23. soro e soluçao fisiolégica são asmesma coiss ?

    ResponderExcluir
  24. Sim, Diego: soro e solução fisiológica são a mesma coisa. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  25. Você tem razão: as gotas nasais (exemplo: Neosoro) podem trazer prejuizos à função nasal e causar vício. Gratos pelo depoimento ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  26. Ola meu bebe de 17 dias esta gripado quero saber de quanto em quanto tempo devo aplicar o soro fisiológico.

    ResponderExcluir
  27. O seu filho é pequenino e neste caso, o soro fisiológico deve ser aplicado conforme a orientação do pediatra que trata dele. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  28. pode usar soro fisiologico iv no nariz

    ResponderExcluir
  29. Sim. A lavagem nasal pode ser feita com soro fisiológico.

    ResponderExcluir
  30. Olá,eu li num site q o soro pd ser usado,inclusive até na rotina pessoal,e q melhora a dor d cabeça e até o mal hálito,e aqui fala q ñ pd usar em excesso,afinal,até q ponto se torna prejudicial o uso do soro fisiológico?

    ResponderExcluir
  31. A mucosa e a secreção nasal produzem substâncias e enzimas que são protetoras ao organismo, sendo as primeiras armas no combate a agentes agressores que fazem contato com nosso organismo através do ar inspirado. Por isso, a lavagem nasal em excesso pode interferir e prejudicar este trabalho natural de defesa nasal. Em princípio, a lavagem nasal com soro fisiológico deve ser feita apenas nos períodos em que a pessoa esteja com sintomas e necessitando do tratamento. Em casos especiais pode ser feita uma vez ao dia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  32. Usei o soro fisiológico nos olhos por 3 meses consecutivos e várias vezes ao dia, após cirurgia de catarata. Agora estou com as pálpebras muito inchadas e desconfio que apareceu uma alergia ao soro e colírios utilizados nesses dias. O devo fazer?
    Grata

    ResponderExcluir
  33. A conduta mais adequada é procurar seu médico oftalmologista para examinar seus olhos. Se for detectada uma alergia, ele encaminhará ao alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. Boa Noite!

    Posso realizar a lavagem com um lavador nasal com água e sal?

    ResponderExcluir
  35. Preferencialmente deverá usar produtos com cloreto de sódio já padronizadas, pois caso use diluições domésticas poderá estar usando concentrações erradas surgindo efeitos colaterais, como ardência e queimações nasais.

    ResponderExcluir
  36. Existe a possibilidade do soro fisiológico na lavagem nasal, ir para os pulmões ou para a cabeça? Depois que passei a usar , a minha cabeça dói e faz muitos barulhos.


    ResponderExcluir
  37. O uso de soro fisiológico para lavagens nasais não afeta pulmões nem o cérebro. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  38. Uso naridrin ha 2 anos ,uso dia inteiro e nao faco lavagem com o soro fisilogico o que pode acontecer com minhas narinas?

    ResponderExcluir
  39. O uso de descongestionantes nasais podem causar inúmeros problemas na mucosa nasal além de efeitos sistêmicos como os cardiovasculares. Converse com seu médico.

    ResponderExcluir
  40. Posso usa a lavagem com soro fisiologico para aliviar a renite alergica?

    ResponderExcluir
  41. Almiro: a lavagem nasal pode ser util e aliviar sintomas da rinite alérgica. Mas o tratamento é mais amplo e necessita cuidados. Convido que escreva para nosso e-mail e receba a cópia do nosso livro sobre a Rinite: "É mais feliz quem respira pelo nariz" Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  42. Eu estou neste momento constipado acha que o Soro Fisiologico me vai ajudar ? E so devo meter uma vez ?

    ResponderExcluir
  43. A lavagem nasal com soro fisiológico pode ser de grande valia nos casos de gripes, resfriados e nas crises de rinite. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  44. Ola! Tenho crises de sinusite frequentemente (ar condicionado, mudanca de clima, poeira), e sempre tratadas com antibioticos.
    Gostaria de saber se realizar lavagens nasais pode ajudar ou prejudicar o quadro. Alem disso, é melhor realizar diariamente ou no comeco da crise?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  45. Laura: o tratamento da rinite deve ser feito fora das crises para evitar que os sintomas surjam. A lavagem com soro pode ajudar Pode ser feita uma vez ao dia e aumentada nas crises de acordo com as instruções do seu médico(a). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”.

    ResponderExcluir
  46. Em primeiro lugar, é preciso saber a causa da obstrução nasal, para que se possa orientar uma medicação adequada para seu caso. Por isso, é essencial examinar pessoalmente para poder indicar uma medicação. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  47. Utilizando o soro na seringa não corre o risco de ir para o pulmão?

    ResponderExcluir
  48. A lavagem nasal om soro fisiológico não causa danos ao pulmão. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  49. É o cloreto de sódio a 0,9 % ?

    ResponderExcluir
  50. Sofro frequentemente falta de ar por conta da umidade do ar, nunca me consultei sobre isso, e meus sintomas são: irritação na garganta, falta de ar, espirros, tosse, congestão nasal e meu nariz arde por dentro! Uso 24h por dia o Neosoro, mais últimamente ele não aliviá meu nariz mais como antes! O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  51. O Soro fisiológico é uma solução que contêm 0,9% de cloreto de sódio. Obrigado por visitar o BLog da Alergia.

    ResponderExcluir
  52. Ellen: o uso repetido do neosoro provoca vício e agrava cada vez mais a obstrução do nariz. Esta é a característica da rinite medicamentosa causada pelo uso de gotas nasais. O primeiro passo é procurar atendimento com médico(a) especialista para orientar a interrupção do uso do neosoro. Só então será possível fazer um tratamento eficaz. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  53. Excelente esse blog, foi muito útil, parabéns pelo modo didático e de fácil compreensão como são dadas as respostas, tenho rinite alérgica e sofro com a segura nasal e da garganta, foi muito esclarecedor, vou escrever para o e-mail com certeza o livro será extremamente útil.

    ResponderExcluir
  54. Tenho rinite alergica, já tentei usar remedios anti-alergicos de uso oral, mas vejo que continua a mesma coisa, o soro pode ajudar ? Se não, quais precedimentos devo tomar?
    Obs: coriza e olhos cocando atrapalham muito meus estudos e relacionamentos :/

    ResponderExcluir
  55. A lavagem nasal com soro fisiológico pode ser util no alivio de sintomas da rinite. Mas o tratamento vai além do uso de remédios. É preciso conhecer os fatores agravantes (variam em cada pessoa) para que se possa combate-loe. A imunoterapia (vacina para alergia) está indicada para controle da doença a longo prazo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  56. A lavagem com soro fisiológico ou solução salina pode ser usada sempre que uma pessoa tiver sintomas. Mas, cada pessoa tem necessidades próprias. Por isso, o tempo de uso e o numero de vezes por dia devem ser analisados de pessoa para pessoa. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  57. Eu entro muito em contato com poeira no meu trabalho,pois tenho sinusite o que fazer?

    ResponderExcluir
  58. Boa noite. Procure um especialista, você poderá ter todas as suas dúvidas sanadas. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  59. Boa noite, sofro de renite e sinusite, já fiz tratamentos com antibióticos mas meu otorrino disse que usa-se Onnaris 2 vezes ao dia, ocorre que sinto piora desde a primeira aplicação, a minha obstrução nasal piora. pode ter haver com o medicamento ou ainda não deu tempo de fazer efeito? tentei passar outras vezes e também não sinto melhora, piora a congestão nasal. Obrigada

    ResponderExcluir
  60. A retirada do uso da gota nasal (nafazolina) deve melhorar a taquicardia. Mas, algumas pessoas necessitam ajuda de um(a) cardiologista. Aconselho que converse com seu otorrino e peça que oriente. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  61. Adriel Vidal15/10/15 06:32

    Olá. Minha noiva tem fortes crises de espirros, usar este método de limpeza pode ajudar nas crises dela? Eu disse uma vez para ela pingar soro, mas ela reclamou que sente ardência no nariz quando pinga.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  62. Adriel: as lavagens nasais com solução salina fisiológica são úteis para limpeza nasal. Ou seja, podem aliviar sintomas, mas não tratam o problema. Se sua esposa tem sensação de ardência nasal até mesmo com uso do soro, é aconselhável que procure um médico(a) alergista para orientá-la adequadamente. Agradeço sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  63. Tenho rinite e faço lavagens com o soro ajuda muito mas faz um tempo que venho tenho muita crise com pigarros no peito e garganta e me da falta de ar e quando faço algum esforço fisico tbm da crise acompanhada d falta de ar...oq pode ser e oq devo fazer

    ResponderExcluir
  64. Bom dia. Definir um diagnóstico sem examiná-lo, não é possivel. Você deve procurar um especialista e investigar o por quê dos seus sintomas. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  65. procurei um medico e ela acha que os pigarros e tosse são de origem alergicas...mas fiz raio x do pulmão pra ver se ta td bem...obrigada pela ajuda

    ResponderExcluir
  66. Minha filha tem 7anos e crises de congestão nasal o medico receitou awamys mas tenho medo do uso prolongado será que o soro resolveria?

    ResponderExcluir
  67. Sueli: Avamys é um spray nasal usado no tratamento de controle da rinite alérgica. Contém um corticoide de efeito na mucosa do nariz. Estes remédios são seguros porque são formulados em doses mínimas (microgramas) de forma que atuam diretamente na mucosa do nariz, com mínimos efeitos no resto do organismo. Podem ser usados em conjunto com a lavagem nasal com soro fisiológico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  68. Meu nariz esta muito entupido a lavagem com o soro fisiológico vai melhorar ou é só para crianças a 2 semanas que meu nariz ta totalmente entupido e eu não to gripado

    ResponderExcluir
  69. Arthur: a lavagem nasal com soro fisiológico pode ser feita em qualquer idade e mesmo que não esteja gripado. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  70. Sofro com sangramento nasal a 4 anos, o médico solicitou alguns exames e descobriu desviou do septo nasal, ele passou uma vicina chamada betatrinta, mas todo ano é a mesma coisa, o nariz volra a sangra! estou a 15 dias passando por uma crise, gostaria de saber se a lavagem nasal diária ajudaria?

    ResponderExcluir
  71. Descrente: Betatrinta não é uma vacina Trata-se de é um produto injetável contendo corticóide (cortisona). Além disso, é eliminado lentamente do organismo. Por isso, o uso repetido aumenta sobremaneira a possibilidade de efeitos colaterais. A lavagem nasal com solução salina pode aliviar mas não tem ação no controle da doença. Recomendo que procure um(a) alergista para orientar de forma adequada e segura. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica, intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  72. Olá!!
    Me chamo Patricia Domingos e estou sofrendo com uma alergia que se iniciou com urticárias com muita coceira e quando tomo o anti alérgico tenho reação também ... Cheguei a tomar 7 tipos de anti alérgicos e ate agora não estou entendendo... Assim tomo empolo!!! Será que estou com alergia aos anti alérgico... Será que se eu iniciar um tratamento natural posso me curar..
    Por favor me responda!!!!

    Aracaju/se.

    ResponderExcluir
  73. Patrícia: a urticária é uma doença que se manifesta por placas avermelhadas na pele, de localização variável e de duração fugaz. A base para tratar a urticária é detectar a causa, uma vez que não há uma medicação que cure definitivamente a doença se a causa não for combatida. Anti-histamínicos (antialérgicos) estão indicados no tratamento da urticária. Contudo, estes medicamentos podem provocar efeitos adversos indesejáveis em algumas pessoas. Desconheço qual é o tratamento natural que refere. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail,com) informando mais detalhes. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Olá.

    Algumas vezes quando quando espirro sai um cheiro ruin. Tenho rinite alergica. Qual seria o motivo disso? Será que lavar com o soro fisiologico resolve isso? Ou tem algum tratamento especifico?

    ResponderExcluir
  75. Paulo Sergio: a lavagem com soro fisiológico pode ser de grande valia como auxiliar na eliminação da secreção nasal. Caso persistam os sintomas, recomendo que procure atendimento médico.Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  76. caros colegas, seu eu dissolver um comprimido de antibiótico no soro fisiológico...pode dar bons resultados para ajudar na eliminação da secreção?

    ResponderExcluir
  77. Wipcosta: não recomendo. Pode ocorrer efeito irritativo e agravar o quadro secretivo. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. A lavagem com soro pode ser feita após uso de cocaina? Tenho um amigo que sempre esta sufocado, mesmo nao usando mais vive com o nariz entupido.

    ResponderExcluir
  79. Rayssa: A cocaína é uma droga que pode acarretar graves alterações na mucosa nasal, no septo, nos cornetos, na faringe, na boca, na laringe e até mesmo na região superior do esôfago. Além disso, diversas substâncias que são misturadas à droga podem agravar ainda mais. A lavagem nasal com soro fisiológico pode ser usada Mas, é fundamental que seu amigo procure atendimento médico que avalie o problema e o ajude a abandonar o vício. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Lavagem nasal com água morna e sal pode aumentar a pressão ?

    ResponderExcluir
  81. A lavagem nasal deve ser feita com solução salina (soro fisiológico) e não aumenta a pressão arterial. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  82. Olá! Tentei fazer uma lavagem nasal, porém não foi da mesma forma q aqui explicada. Eu baixei a cabeça para frete e empurrei a água com a seringa. A água entrou e eu senti uma dor muito forte, como se estivesse se espalhando somente pelo lado direito do meu cérebro (irradiando), foi muito ardido. Isso pode comprometer minha saúde? Posso ter algum problema? Será Q isso pode dar AVC? Devo procurar um neurologista? �� Estou com medo.

    ResponderExcluir
  83. Lili: Lili Bom dia O seu relato sugere que não tenha ocorrido um AVC mas sim uma reação irritativa com a lavagem nasal. Sugiro que entre em contato com o(a) especialista que trata de sua rinite e peça que a oriente. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  84. Olá sou hipertenso, e constantemente tenho nariz entupido, posso usar algumas gotas de soro para aliviar ?

    ResponderExcluir
  85. A lavagem nasal com solução salina pode ser feita em hipertensos. Mas, é importante procurar um(a) alergista para detectar a causa e tratar sua obstrução nasal. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  86. Sou alérgica a soro fisiológico fiz o teste

    ResponderExcluir
  87. J Show Boa tarde. Se a alergia está confirmada, recomendo que siga as orientações do(a) alergista que acompanha seu tratamento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  88. Uma boa explanação, mas qdo se trata de conjunto de fatores, a coisa não é tão simples, fatores cumulativos, rinite, desvio de septo, apnéia, sinusite e sabe lá o Criador o que mais, não teve até hj tratamento que funcionasse ....

    ResponderExcluir
  89. Jhonny Boa noite. Você tem razão. É por isso que repetimos sempre aqui no blog: "Tratar não se resume a tomar remédios". Tratar também inclui a pesquisa e o tratamento das condições associadas (co-morbidades)

    ResponderExcluir
  90. Bom dia. Meu filho têm catorze anos. Está atacado da alergia. O nariz coça muito. Os olhos estão ardendo. Estou fazendo a lavagem com soro porém de modo errado. Não deitava tanto a cabeça . Será que melhora????? A mucosa do nariz está avermelhada. Gostaria de receber pdf do livro de vcês. Sem mais obrigada.

    ResponderExcluir
  91. Luciana Boa noite. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você a cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  92. Gostei muito do artigo assim também das respostas aos comentários...
    Eu sofro com rinite alérgica desde de muitos anos e atualmente estou prejudicado pelo uso excessivo de neosoro.
    Está me trazendo problemas associados a alguns comentários desse post.
    Vou iniciar as lavagens com soro imediatamente.

    ResponderExcluir
  93. Olá..boa tarde!

    meu filho está ha muitos dias tomando antibiotico e segundo o medico, estava com sinusite - 20 dias de ATB, porém notamos que ele ainda tem muco em uma situação específica: PINGAMOS SORO FISIOLOGICO nas narinas dele ao menos umas 8x por dia....e quando não pingamos verificamos que o nariz fica seco, porem ao pingar, se forma um muco transparente...e lendo esse artigo gostaria de saber: pode ser esse "excesso de lavagem" com soro que está provocando essa hiper reação, pois sempre nos passaram que pode usar o soro indiscriminadamente sem medo...mas pode ser o excesso, já que observamos o catarro apenas quando usamos o maresis jato?

    ResponderExcluir
  94. Rodrigo Bom dia. É possível. Porém, existem outras causas para o excesso de secreção nasal e não há como afirmar pela internet se é o caso do seu filho, sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que trata dele e peça que o oriente. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Boa tarde!

    Estou gravida de 30 semanas e medica me diagnostico com polipo nasal tamanho medio, me passou busonid 20 ate o fim da gestação e fazer lavagem com soro fisiologico 6 vezes ao dia, estou segundo certinho, porem já tem 3 dia que na hora de lavar o nariz o lado obstruido sangra, sangue vivo, depois para, isso é normal? continuo assim ou devo ir no medico?

    ResponderExcluir
  96. Boa noite Existem diversas causas para sangramento nasal, em especial durante a gestação. Recomendo que suspenda a medicação e entre em contato com a alergista que acompanha seu tratamento, para que seja orientada de forma adequada e segura, para você e para seu bebê. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  97. Boa noite!
    Eu usei o soro fisiológico de jato na minha filha, na hora que estava jogando, me empolguei porque estava saindo bastante secreção... acabei jogando muito, ela engasgou e ficou um pouquinho roxa... Assim que desengasgou, vomitou um pouquinho e voltou a sua cor normal
    ... Estou muito preocupada, existe a possibilidade desse soro ter ido pro pulmão?

    ResponderExcluir
  98. A tosse e o vômito são reflexos de defesa do organismo para eliminar a secreção e defender contra a entrada de líquidos e de outras substâncias no parênquima opulmonar. O pediatra de sua filha poderá orientar de forma específica sobre sua filha Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  99. Olá boa noite! Trnho rinite alergica e sempre usava Neosoro, porém percebi que não adiantava , além de meu ouvido começar a zumbir. fui ao médico e ele me informou justamente que piora, e me recomendou budesonida além de labagem diária das vias aéreas com sono fisiológico 10ml em cada Narina e um puf do budesonida em cada cada narina antes de dormir. Me ajudou , mas recentemente percebi que começou a sair um pouco de sangue sempre que faço a lavagem. Tem alguma relação?? Se servir na história, uma médica quando eu era mais nova disse que tenho carne espunjosa.

    ResponderExcluir
  100. Ola o meu filho com 15 anos so respirava de uma narina e fui ao otorrino e me aconselho a opera-lo estou com medo derivado a idade del sera que não a problema de ser operado ao nariz com essa idade, espero resposta muito obrigada...

    ResponderExcluir
  101. Sara: Boa noite. Não é possível emitir um parecer sem conhecer os dados clínicos de seu filho e sem saber o tipo de cirurgia indicado Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  102. Boa tarde

    Quais suas dicas para quem tem gotejamento nasal posterior?

    ResponderExcluir
  103. Kenedy Bom dia. Gotejamento pós nasal consiste na secreção que escorre na parte posterior do nariz em direção à garganta, podendo provocar desconforto, pigarro, tosse ou disfonia, entre outros sintomas. Pode ser ocasionado por diversas causas com rinite, sinusite, polipose, entre outras.Por isso a principal dica é detectar a causa para que o problema possa ser sanado. Lavagens nasais com soro fisiológico podem auxiliar. Mas, se a causa não for controlada, o problema persistirá. Agradecemos sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno