Pular para o conteúdo principal

MAQUIAGEM NÃO É COISA DE CRIANÇA

maquilagemCriança pode ser vaidosa e se enfeitar. Quem não gosta? Isso é normal. Mas, a brincadeira tem limites quando se fala de maquiagem, pois pode causar alergia!

O que antigamente se fazia esporadicamente, numa apresentação de dança ou num casamento, como as damas de honra, hoje se torna cada vez mais prematuro, crescendo o número de meninas que usa maquiagem no dia-a-dia.

Estojos coloridos, esmaltes purpurinados, desenhos com florzinhas, certamente são uma verdadeira tentação à vaidade das meninas. É bom ressaltar que o cuidado com a aparência é um aspecto positivo para crianças e adultos.

Mas, cuidado com o exagero: quanto mais cedo a criança usa produtos de beleza, mais precoce poderá ocorrer sensibilização e aparecimento de alergia. Da mesma forma, quanto maior o número de vezes em que a criança usa maquiagem aumenta as chances de alergia. A pele da criança é mais fina e sensível, com um poder de absorção diferente da pele dos adultos.

Hoje existem linhas especiais para maquiagem infantil, com menores quantidades de corantes e fragrâncias, com produtos hipoalergênicos, mas mesmo assim não são isentos de riscos e devem ser usados com moderação. A questão não é impedir, mas sim regular a forma e a freqüência com que as crianças lançam mão de cosméticos.

A alergia mais comum é a dermatite de contato, que não aprece da primeira vez, mas sim com o passar do tempo e com a repetição do uso. O problema é que uma vez instalada, a tendência alérgica ao produto permanece e reaparece sempre que voltar a utilizar aquela substância.

Aspecto das lesões: em geral se inicia com avermelhamento da pele e coceira. Com o passar do tempo tende a piorar surgindo erupção, descamação, edema (inchaço) e até bolhas.

O rosto e, em especial as pálpebras, são áreas sensíveis e podem manifestar a alergia. Os esmaltes, por exemplo, podem causar descamação e coceira nas pálpebras, devido ao ato de coçar. O uso de sombra e rímel pode irritar os olhos, pois como não estão habituadas, as crianças podem coçar ou esfregar com as mãos, provocando alergia e conjuntivite.

Como prevenir?

- Oriente a criança para usar em eventos especiais, mas não como um hábito.

- Ensine a criança a remover a maquiagem com produtos adequados antes de dormir.

- Se a pele está irritada ou apresenta algum tipo de problema ou machucado, não use a maquiagem, pois aumenta o risco de reações.

- Use produtos próprios infantis, autorizados pela ANVISA – são produtos hipoalergênicos, com baixo poder de fixação, que saem facilmente com água. Produtos para adultos não são adequados. Verifique na embalagem se há um número de registro que é precedido pelas iniciais MS, ANVS ou pelo nome Anvisa. Formulações sem corantes e sem álcool são sempre as melhores opções. - Consulte o manual de cosméticos infantis editado pela
ANVISA

- Não use maquiagens que acompanham brinquedos, pois não são formuladas com produtos próprios para a pele infantil. Cuidado com os estojos de maquiagem vendidos em lojas de brinquedos: costumam ser de baixa qualidade e origem duvidosa.

Comentários

  1. Acho que tuido tem sua hora.
    Não concordo com essas pequeninas maquiadas como se adultas fossem.
    Fica feio, força a natureza das coisas, e ainda correm risco com a saúde.
    Por que não esperar que a vida tome seu curso normal?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. há mas um mês que estou com uma tosse primeiro começou seca e agora esta cheia e com um chiado, quando eu tusso doe a cabeça e o estomago meus olhos ficam vermelhos e só piora a noite e só alivia quando eu vomito uma baba branca o que pode ser já tomei EXPEC e não resolveu o que faço me ajudem tenho 30 anos me chamo Elenilde e moro em NATAL RIO GRANDE DO NORTE.

    ResponderExcluir
  3. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  4. Olá estou grávida de 8 meses estou com um tosse seca e com pigar na garganta oque devo tomar pra passa já tomei xarope e não resolveu também sinto uma dor no lado da barriga

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Você deve procurar atendimento médico. Por não haver condições de medicar um paciente sem examiná-lo, e por estar grávida. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  6. Pois é... também sou contra a criança se maquiar, antecipa etapas, além de desenvolver alergias. Minha filha tem sete anos e a avó a maquiou num domingo a noite com produtos para adulto: sombra, blush, pó de arroz, lápis de olho e batom. Na segunda pela manhã, ficou empolada com várias erupções parecendo "picadinhas". Na parte da tarde começou a vomitar. A pediatra relacionou à maquiagem. Pois a minha filha não comeu nada demais. A única novidade foi a maldita maquiagem. É possível o vômito também ser causado por maquiagem?
    Agradecida!

    ResponderExcluir
  7. Alessandra: é pouco provável que o vômito seja causado pela maquiagem. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou totalmente contra maquiagem em crianças e a avó, mesmo sabendo disso, fez a tal maquiagem e, hoje, soube que pintou as unhas da minha filha com esmalte com glitter. Ficou toda empolada e coçando na barriga e nas costas. E depois a sessão de vomito... Os olhos também coçam e ardem, pois passou sombra e lápis no canto dos olhos. Só não passou rímel porque minha filha ficou com medo. Estou indignada. Obrigada pelo retorno!

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente, Alessandra, muitas vezes as pessoas não acreditam e insistem em usar cosméticos e produtos de uso adulto em crianças. Fica a advertência. Obrigada por sua visita. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno