Pular para o conteúdo principal

Testes Alérgicos



Ao atender um paciente com queixa de alergia, o médico alergista ouve a história da pessoa e dos seus sintomas de forma minuciosa e completa, ou seja, quando iniciou, detalhes sobre as crises (tipo, frequência e intensidade), hábitos, condições ambientais, presença de alergia em outros membros da família, características pessoais, etc.

É mesmo um trabalho de detetive, procurando com argúcia não apenas o tipo da doença, mas o alergeno sensibilizante e as possíveis causas d
a doença. O exame físico cuidadoso completa a base para a definição do diagnóstico.

Partindo dos dados obtidos, o médico poderá solicitar exames que auxiliem sua pesquisa e realizar testes alérgicos.

Testes, portanto, não servem para “descobrir” ou para prever uma alergia, mas sim para complementar a suspeita médica e identificar os agentes provocadores da alergia.

A realização do teste alérgico deve obedece
r normas científicas e utilizar material padronizado, sendo realizado por médico especialista e capacitado para tal. Um teste bem feito é certamente um método valioso e fundamental para o médico, seja para detectar a causa como para orientar o tratamento.

Tipos de testes alérgicos

1- Teste de puntura (ou “prick test”): indicado na suspeita de atopia, alergias respiratórias e alimentares. É um procedimento rápido, seguro e
indolor, realizado no antebraço do paciente. Após limpar o local com álcool, pingam-se algumas gotas dos alergenos e utilizando um puntor, faz-se uma leve picada (puntura ou “prick”) em cada gota. Aguarda-se por cerca de 20 minutos e observa-se a reação no local. O teste é positivo quando surge uma elevação avermelhada na pele, semelhante à uma picada de mosquito.

Os testes mais utilizados por método de puntura são os inalantes (ácaros da poeira, fungos, pelos de animais, penas, lã, gramíneas ou polens, entre outros) e alimentares (leite, ovo, crustáceos, frutas variadas, trigo, centeio, aveia, arroz, amendoim, cacau, entre outros).

2- Teste “prick to prick”: trata-se de uma variação do teste de puntura onde o alergista utiliza alimentos ao natural (frutas e verduras frescas, leite de vaca) para realizar o procedimento.

3- Teste intradérmico: neste caso, o teste é realizado com injeções sob a pele (intradérmicas) utilizando uma seringa de 1ml descartável com agulha fina (10 x 3 ou 10 x 4). Alguns testes são avaliados 15 a 20 minutos após e outros dependem de uma leitura tardia, isto é, com resultados após 48 horas. São testes sensíveis, embora tenham mais chances de provocar reações indesejáveis.

Os testes mais utilizados por método intradérmico são: insetos, bactérias, fungos e testes para avaliação memória e da defesa imunológica.

4-Teste de contato: usados para avaliar alergias da pele, quando se suspeita de uma dermatite o
u de uma urticária de contato. Limpa - se a pele (em geral nas costas) e cola-se o material do teste montado previamente em contensores, protegendo-se o local com fita adesiva micropore. Após 48 horas, o teste é retirado, sendo recomendada a exposição à radiação ultra violeta. O paciente retorna 24 horas após, para avaliação final e orientação dos resultados.

Utiliza-se uma bateria padronizada de substâncias ou
testam-se apenas aquelas que o paciente manipula habitualmente e que se suspeita.Por exemplo, pode-se testar o próprio esmalte de unhas que a pessoa utiliza.

5- Testes de Provocação: consistem em colocar
a substância suspeita diretamente no local onde ocorre a alergia. Utiliza-se a provocação nasal, brônquica, oftálmica ou ingerindo o alergeno. Por exemplo, pede-se ao paciente para ingerir um alimento suspeito ou faz-se uma nebulização com o próprio alergeno. Estes testes são perigosos, devendo ser realizados apenas por alergista treinado e em ambiente hospitalar.

6-Testes no s
angue: são realizados em laboratório, com a coleta do sangue e dosando a presença do anticorpo de alergia (IgE ou imunoglobulina E) específico para cada substância suspeita. É possível realizar esta dosagem para inalantes (ácaros da poeira, fungos, baratas, pelos de animais, etc) alguns alimentos (leite, ovo, frutas, cereais, cacau, etc), veneno de insetos, látex (borracha) e alguns tipos de medicamentos.

Em algumas pessoas, o teste cutâneo precisa ser substituído pela avaliação no sangue, como por exemplo: pessoas que não podem interromper o uso de antialérgicos ou que tenham lesões severas na pele, bem como aquelas que já tiveram
reações graves anteriormente.

O alergista analisará cada caso e definirá a melhor forma de testagem em cada paciente.


Fatores que podem interferir nos testes alérgicos

Muitos fatores podem influenciar no resultado dos testes alérgicos, a começar pela qualidade e tipo do extrato utilizado, que deve ser padronizado
de acordo com as normas nacionais e internacionais. Crianças pequenas e idosos têm mais facilidade em resultados negativos. Além disso, os testes de leitura imediata (puntura e intradérmicos) realizados para inalantes, alimentos e insetos, sofrem a influência de medicamentos, como por exemplo, os antialérgicos, que devem ser suspensos 5 a 7 dias antes. Os testes de contato podem resultar em falso negativo se o paciente estiver em uso de cortisona.

Da mesma forma, as condições da pele e a técnica de realização dos testes poderão influenciar no resultado final. Por exemplo, pessoas portadoras de dermografismo por terem uma pele mais sensível, reagirão de forma exagerada, resultando em falsa-positividade ao teste.

Conclusões

- Testes são procedimentos importantes para auxiliar o médico a identificar os fatores que provocam a alergia.

- Não existe
um teste que sirva para detectar tudo que pode causar alergia numa pessoa.

- Um teste isolado, sem a avaliação clínica feita pe
lo médico, não tem valor.

- Não existe teste para corantes, aditivos alimentares ou que sirva para todos os medicamentos.


O teste realizado de forma adequada e bem indicado é de grande valia, pois define a natureza alérgica dos sintomas, ao mesmo tempo em que avalia o grau de sensibilização. Assim, é possível estabelecer a causa dos sintomas, orientar o tratamento e preparar uma vacina mais adequada (imunoterapia específica).

Comentários

  1. Oiii!!! td certinho?
    tenham um ótimo finzinho de domingo!

    obs: dá uma passadinha lá no meu blog que tem um presentinho pra vocês!

    t+

    Vivian
    http://viviansbrussi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Vivian: agradeço em nome da equipe do Blog da Alergia o prêmio "Dardos". Visitei o seu blog. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/4/09 23:12

    fiz uso de pomada com corticoides por 4 anos neste periodo engordei 12 kgs. Gostaria de saber quanto tempo será necessário para que o efeito deste medicamento cesse? E o que devo fazer para voltar o meu peso de antes.

    ResponderExcluir
  4. Para emitir um parecer, é essencial uma consulta pessoal e assim poder analisar os fatores envolvidos no seu ganho de peso corporal. O uso da pomada de corticóide, mesmo em áreas extensas não provoca habitualmente este efeito colateral. Por isso, aconselho que peça esta orientação ao seu alergista, que conhece bem os seus dados clínicos e poderá orientá-lo adequadamente. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, de uns tempos pra cá passei a ter alergias a alguns medicamentos que contém dipirona e ibuprofeno, queria saber se tem como essa alergia acabar pois antes eu não tinha e passei a ter. E também queria saber como posso saber se tenho alergia a esses medicamentos que contém essas composições. Obrigada

      Excluir
  5. KEILA PEIXOTO17/5/09 23:05

    OLÁ , MEU FILHO ESTA COM UMA "ALERGIA" NOS BRAÇOS, PRÓXIMO AO COTOVELO, ELE DIZ QUE COÇA MUITO E ACABA VIRANDO FERIDAS REDONDAS QUE SAEM AGUA , QUANDO PASSO POMADA DESONOL ELE DIZ QUE ARDE BASTANTE , OS MÉDICOS AQUI DIZEM QUE É ALERGIA E OUTROS DIZEM QUE É MICOSE, EU ACREDITO QUE SEJA ALERGIA . TENHO PESQUISADO MUITO NA INTERNET E ACHO QUE É DERMATITE DE CONTATO ALÉRGICO PELA APARENCIA. AH ...ONDE A FERIDA SOME FICA BRANCA (MANCHADA) A PELE .
    VCS PODEM ME AJUDAR . ESTOU MUITO PREOCUPADA COM ESSA SITUAÇÃO. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  6. Keila: Gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa da alergia na pele do seu filho sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e sem examinar pessoalmente. O teste de contato pode confirmar o diagnostico, mas depende da idade do seu filho. Aconselho que converse com o alergista sobre esta possibilidade. Obrigado por nos visitar e volte sempre ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  7. Ola, meu filho está com alergia em todo o corpo e principalmente no couro cabeludo e ainda não consegui identificar o que está causando a alergia todos os dias ele come muita gelatina e também gosta muito de melancia são basicamente as dois alimentos que ele mais come, mas o que esté me intrigando é que a crise só acontece à noite e se ele chorar piora a alergia. Ele tem um ano e nove meses gostaria que me dessem uma luz pra conseguir identificar o que esta provocando a alergia

    Desde já obrigada!
    Dirlaine

    ResponderExcluir
  8. dirlaine: lesões na pele não podem ser identificadas sem um exame pessoal.O seu relato não sugere uma alergia alimentar. Aconselho que leve seu filhinho a um alergista para orientar adequadamente. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Quero saber quanto custa um teste de contato...

    ResponderExcluir
  10. Informações sobre testes podem ser obtidos nos telefones (21) 2210 2810 e 2517 4206 de segunda a sexta, de 8 às 11:30 e de 13:30 ás 16:30.

    ResponderExcluir
  11. ola ja nao sei o que fazer com meu filho todo o ano ele tem tosse que dura trez meses ou mais os medicos dizem ser tosse alergica mas nada ajuda ele esta com 3 anos e na minha cidade nao tem alergista .mas porq a tosse so da uma vez ao ano se fosse alergia ia dar o ano todo nao é?desde ja grata...

    ResponderExcluir
  12. Estou fazendo um tratamento para eczema desidrótica e eczema de contato, gostaria de saber porque quando tudo está parecendo se curar, volta novamente a aprecer vesículas, ultimamente tomo os seguintes medicamentos:
    predsinona,
    fluconazol,
    betametasona pomada,
    cloridroxi alantonido de al. 1% e propilenoglicol 10% creme.
    este vai e vem pode ser emocionla?

    ResponderExcluir
  13. Jorge: peço sua compreensão, mas não podemos atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  14. Olá..
    desde meados de agosto do ano passado 2008 passei a ter coceiras pelo corpo, começando com uma no braço. Achei que fosse uma picada de inseto.. criou-se uma ferida..e coçei sem ver..quando de repente, percebi q a região ficou avermelhada. Nunca tinha visto aquilo pois nunca tive problemas deste tipo. Tenho 30 anos de idade e agora sofro com esse problema, pois tomo hixizine 25ml sempre q as incidencias se agravam. Além disso eventualmente passo um gel na pele p aliviar a coçeira. Percebo q ela está aumentando gradativamente. Fiz todos os exames que os demartologistas e alergologistas me pediram e absolutamente nada foi constatado. A única coisa que fiquei sabendo foi que eu precisava tomar esse remédio toda vez q precisasse com no mínimo 6 horas de intervalo. O grd problema além de não ter idéia da causa e até quando vou conviver diariamente com isso, é que esse remédio me causa muita indisposição e sono. Eu tomo ele antes de dormir e mesmo assim no dia seguinte eu não fico nada bem. Me dá tontura e moleza.
    Se for possível, alguem pode me auxiliar?

    obrig. Carlos

    ResponderExcluir
  15. Hixzine é um antialérgico mais antigo, podendo causar sonolência e aumento do apetite. Atualmente existem antialérgicos modernos, chamados de "nova geração" que não alteram sono nem apetite. peça ao seu médico para indicar um destes para seu caso. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  16. Olá, atualmente fiz uns testes de alergia, o cutânteo, alimentar, contato, inalante e bacteriano. No inalante todos reagiram, os outros bem pouco. Tenho inflações na garganta constatemente as amigdalas ficam um pouco inchadas,e formas umas massas brancas, a Orofaringe fica com uns locais inchados tbm como se fosse uns caroços, a garganta tbm coça tbm. Ao cantar sinto dor.Minha IgE deu 297,0 método: quimiolminescência, PCR 12,00 método: imunoturbidimetria, mas o ASLO dá baixo não passa de 45,0. E tenho suspeita de febre reumática, pelos exames e pelos sintomas. Tratar alergia a inalantes é mais complicado? Poderei voltar a cantar? Ou pelos sintomas parece ter algo mais envolvido? Tem algumas medidas que posso tomar para reduzir essas inflamações sem fazer uso de medicamentos?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Peço sua compreensão, mas não podemos responder a todas as suas dúvidas através de aconselhamento por e-mail. Para isso, seria necessário analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e examinar pessoalmente. Contudo, lembro que a rinite alérgica é uma causa frequente de sintomas na garganta conforme descreve e se acompanha de alergia aos inalantes. Escreva para nosso email e enviaremos uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia PGRJ.

    ResponderExcluir
  18. estou com manchas vermelhas no corpo que não coçam e nem ardem..fiz exame de hemograma...e constatou entre outras coisas: taxa de hemoglobina baixa , eosiofilo alto, monocito, bastões, basfilo e hematócrito baixo. o que poderoa ser? E qual o melhor tratamento/medicamento para o tal fato.

    ResponderExcluir
  19. Peço sua compreensão, mas sua solicitação não pode ser atendida através de um aconselhamento por e-mail. Para diagnosticar e indicar tratamento de uma alergia na pele é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. a nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  20. Estes exames custao caro???
    Tenho que fazer-los, mais queria antes saber se hà algum risco de piorar minha alergia (que meu medico diz ser eczema de contato).

    ResponderExcluir
  21. Lays: o custo depende do tipo de teste: ligue para (21) 2210 2810 e informe-se com a nossa secretária. Gratos pela visita e pela sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, meu filho de 8 anos tem alergia ocular há 2 anos. Ele faz uso diário de Patanol S e lubrificante ocular (Fresh tears). Frequente faz uso tópico de corticoide (Pred mild) e agora a oftalmo passou Corticoide via oral. Estou desorientada, não consigo entender ou definir qual é a causa da alergia. Não tenho nenhum animal, pássaro ou bicho em casa. Não tenho cortinas, nem tapetes. Minha casa é bem arejada e não tem mofo. Me ajudem... o que é possível fazer? Os olhos dele ficam com o branco dos olhos totalmente vermelhos e só melhoram após o uso de corticóide. Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  23. Patrícia: o seu relato sugere que seu filho necessita atendimento especializado e, se for confirmada a alergia, iniciar um tratamento com vacinas (imunoterapia) Só assim será possível modificar a histótia natural da sua doença e com o tempo, quem sabe,não mais precisar ds medicamentos contínuos. Aconselho que o leve a um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ.Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  24. minha filha tem um teste de alergia marcada p sabado mais ela esta tomando hixizine e tomou 1 dose e desalex ela vai poder realixar os testes alergicos

    ResponderExcluir
  25. Antihistamínicos podem interferir na resposta de alguns tipos de testes alérgicos. Você não informou que teste sua filha realizará: aconselho que ligue para o alergista e peça esta orientação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo2/7/11 10:16

    Estou com uma tosse seca há uma semana, isso pode ser tosse alérgica? Se for como faço para saber ao que sou alérgica?

    ResponderExcluir
  27. Não há como afirmar a causa de uma tosse sem analisar seus dados clínicos e sem examiná-lo. A tosse de início recente pode ter causas variadas, em especial as viroses respiratórias. Para saber se é uma alergia, o caminho mais adequado é procurar atendimento com um médico alergista. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  28. Minha sobrinha tem 18 anos e teve uma infecção urinária,foi receitado pela médica o medicamento CIPROFLOXACINO de 500mg,em menos de 5 minutos ele começou com uma tosse muito forte ,falta de ar e em seguida desmaiou,levamos para o pronto socorro,e chegando lá ela estava com o rosto desfigurado,e foi constatado alergia ao medicamento,foi aplicado um anti-alérgico e ficou no soro e foi encaminhada a um ambulatório alergico,gostaria de saber se Há a possibilidade de ela ser alergica o outros medicamentos com essas infomações que eu passei e onde tem ambulatóruio de alergia para que ela possa fazer tratamento noRio de Janeiro,desde já o meu muito obrigada.

    ResponderExcluir
  29. O ambulatório da nossa Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, de segunda a sexta feira, pela manhã de 8 às 10:00 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810, fale com a nossa secretária Cleuza e informe-se sobre mais detalhes. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  30. Tenho uma alergia que ataca somente braços e pernas coxas os médicos ja me falaram que era sarna mas ja fiz varios tratamentos mas não resolve coça muito parece que estou sendo alfinetada rs quando penso que sumiu ela volta com força pode por favor me ajudar com isso.
    obrigada
    Gerciane aguiar

    ResponderExcluir
  31. Gerciane: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmente não há como emitir um parecer sem examinar sua pele. Além disso, é preciso conhecer também seus dados clínicos pessoais e familiares para que seja possível fazer o diagnóstico e indicar um tratamento. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  32. Olá, meu nome é Karine, minha mae é alergica e precisa fazer testes alergicos. Eu gostaria de saber ate que idade pode-se realizar o teste?

    ResponderExcluir
  33. Karine: não há limite de idade para realizar testes alérgicos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  34. Olá fiz testes de contato nas costas a uns dois anos e detectou alergia a duas substancias, porém as marcas do teste positivo não sumiram e ainda aumentama cada dia, gostaria de saber por que

    ResponderExcluir
  35. O parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento na internet. A reação do teste de contato costuma desaparecer em poucos dias. Aconselho que retorne ao seu alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  36. Boa noite ,tenho urticária emocional há anos e rinite ,já fiz uma vez teste,não deu nada,mas agora a médica q/ faço controlr otorrina ,pediu um teste p/ alergia ,pois devido a tantos calambos q/me incomodam devido a coceira q/ persiste e feri ,engordei 19 kl,não consigo emagrecer ,e tomo anti-istamicos,mas não adianta mto,me ajudem, o teste é caro o SUS não faz,no momento não tenho condiçôes de faze-lo,sou de minas.Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  37. Não sei informar sobre os locais para realizar testes alérgicos em Minas Gerais. Aconselho que entre em contato com a Asssociação regional de Alergia em Minas Gerais, cujo e-mail é: mg@sbai.org.br Assim poderá se informar de forma adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  38. tenho 18 anos e estou fazendo um teste de contato com 30 substancias, os adesivos estao nas minhas costas e nao param de coçar... fiz hoje a tarde o teste com alimentos e com inalantes, foram 18 substancias e 15 reagiram,quer dizer que tenho alergia as 15 que reagiram? elas tinham em média 4mm.

    ResponderExcluir
  39. O resultado do seu teste deve ser analisado cuidadosamente, em conjunto com seus dados clínicos. A reação positiva de forma exagerada pode representar a expressão de uma pele sensível e configurar um quadro de "falso positivo" Aconselho que peça esta orientação ao seu alergista que conhece seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  40. Fiz teste de alergia aos caes e deu que não era alergica. mas tenho um cao em casa e ando cheia de alergia... será que tenho alergia ao cao?

    ResponderExcluir
  41. Peço sua compreesão, mas não é possível afirmar o tipo de alergia que apresenta através de um aconselhamento na internet, sem uma avaliação criteriosa e pessoal. Aconselho que retorne ao seu alergista e peça que a oriente. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  42. Olá,Boa Tarde
    Meu nome é Ana,tenho 19 anos .
    Gostaria de uma informação.
    Quando eu fico exposta ao sol,aparece umas manchas vermelhas na minha pele parecndo uma placa com uma bolinha,mas depois que fico num ambiente de sombra,minha pele volta ao normal .
    O que pode ser ,e eu não sinto nada apenas a pele fica vermelha .
    Att,Ana .
    Aguardo a resposta .

    ResponderExcluir
  43. Ana: gostaria de poder ajudá-la, mas não é possível afirmar a causa de qualquer reação na pele sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um médico especialista para fazer o diagnóstico e orientá-la de forma adequada. Conto com a sua compreensão. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde, gostaria de uma informação. Onde eu posso realizar o teste de provocação a medicamentos? minha mãe é alérgica a medicamentos, mas não sabemos quais os remédios que ela pode usar quando fica doente. Moro na cidade de Recife-PE e aqui só tem esse teste no Hospital das Clínicas. Tentei num período de 6 meses conseguir uma vaga para tal teste mas até hoje nunca consegui. Teria outras clínicas ou hospitais especializados nesse tipo de teste?

    ResponderExcluir
  45. Não conheço a rede de saúde em Recife. Aconselho que solicite esta informação junto à Secretaria Municipal de Saúde. Obrigado pela visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  46. Olá, boa tarde! Tenho um filho de três ano, ele apresentou sinal de alergia desde 1 e 2 meses, não sabemos ainda o que é, já causou reação com suco de maracujá, chocolates, salgadinhos e outras coisas mais... ele pode fazer o teste alérgico? Esta tomando prednisona e polaramine alternados..; O que faço para ter mais precisão no diagnostico?

    ResponderExcluir
  47. Olá. A partir de que idade podem ser realizados testes alimentares? Ouvi falar que antes de 2 anos podem gerar resultados falso positivo ou falso negativo, é verdade?

    ResponderExcluir
  48. Karla: os testes estão indicados para os casos onde se suspeita de mecanismo alergico envolvendo a IgE ou imunoglobulina E, sendo usados para inalantes, e para determinados alimentos. Por exemplo: não há como testar salgadinhos. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu filho e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  49. Ana: não há uma idade limite para realizar testes, mas é fundamental confirmar sua indicação precisa e que sejam interpretados de modo adequado. Crianças pequenas tem sistema imunológico imaturo e necessitam que o médico possua conhecimento especializado para que os testes sejam precisos. O alergista está capacitado para esta orientação Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  50. Boa noite , tenho uma alergia a 4 anos , fiz varios exames o medico disse que era dermatite cronica , depois em outro exame de de pgmento preto . agora tenho crise horriveis de coceira a noite toda sem dormir , e a agors manchas roxas tb tem aparecido , hoje mesmo estou com uma enorme no braço .já tomei varios medicamentos , beta 30 injetavel e outras tb injetaveis fora os os outros via oral .
    não sei mais o que fazer, tem algum lugar para me indicar em são paulo que possa resolver meu caso .
    obrigada .
    Elaine .

    ResponderExcluir
  51. Elaine: o hospital das clínicas, hospital dos servidores e hospital edmundo Vasconcelos possuem Serviços de Alergia. Além disso, você pode localizar os médico portadores de título de especilista de Alergia no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  52. Olá,a dois meses atrás tomei um antibiótico chamado KLARICID por 15 dias ,que nunca tinha tomado antes afim de curar um sinusite causada por intensas crises de rinite.Depois de aproximadamente 5 dias começou a me dar uma coceira intensa nos braços e no peito com algumas bolinhas vermelhas sem relevo..Fui a um dermato que me deu um anti-alerigico para tomar durante seis dias mas como não passei tomei por 12 dias e os sintomas ainda não passaram,aliás a coceira agora esta na minha barriga e pernas..ele não quis me indicar um alergista.
    Moro em Porto Alegre,se puderes me indicas alguma clinica ou algum médico alergista agradeceria!

    ResponderExcluir
  53. Você pode localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia no no site da ASBAI: www.asbai.org.br. Procure no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas em sua cidade. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  54. Anônimo8/7/12 08:12

    Tenho acne nas costas, tem como fazer o Teste de contato em outro lugar, no antebraço, por exemplo?

    ResponderExcluir
  55. é possível realizar o teste de contato em outras áreas do corpo. O alergista avaliará o local e indicará a alternativa mais apropriada para cada pessoa. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Priscila: ambroxol não interfere no resultado dos testes cutâneos de leitura imediata para leite. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  58. Selma, de Campo Verde MT1/9/12 08:47

    Olá, o meu filho tem 08 anos e desde dos 03 ele sofre com uma alergia, que pimeiro começou na pele principalmente nas juntas e depois foi para os olhos, nós já consultamos vários oftalmologistas e não descobrimos causas,o pior é que em todo esse tempo ele usou e ainda usa colirios com corticóide.Nós não sabemos como agir pois ele precisa usar o colirio todos os dias e agora nem está resolvendo mais!Por favor nos ajude!

    ResponderExcluir
  59. Selma: compreendo sua preocupação, mas não tenho condições para opinar através deste aconselhamento na internet, baseado apenas em seu breve relato, sem conhecer os dados clínicos do seu filho de forma criteriosa e sem examiná-lo pessoalmente. Aconselho que o leve a um alergista. Para localizar um alergista em local mais próximo de onde mora, procure no site da ASBAI: www.sbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o nome do Estado, da cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada.

    ResponderExcluir
  60. Oi, estou com alergias a mais de um ano e não descobri ainda, meus médicos sempre me pede jejum dos alimentos mais alergênicos e não posso ficar sem o remédio antialérgico, e ainda tem uns q nem me fazem efeito mais, nenhum me submeteu a realizar exames de testes, não sei mais o que fazer as urticarias cada vez aparecem mais e se aglomeram causando um grande hematoma, obrigada, sera que poderiam me ajudar.

    ResponderExcluir
  61. Jessica: não há um exame específico para diagnóstico da urticária. O médico alergista analisa os dados clínicos de cada pessoa para definir a necessidade de realizar exames. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com/2008/12/muitas-pessoas-escrevem-para-o-e-mail.html
    Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  62. vi numa clinica de medicina chinesa sobre teste alergico com fio de cabelo.
    O que vcs tem a dizer sobre? ObrigadA.
    Ass. Danuta

    ResponderExcluir
  63. Danuta: não posso opinar pois desconheço o teste que refere. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  64. bom dia,minha mae ta com uma alergia na qual seu corpo coça o dia inteiro,ja foi feito teste de contato do qual o medico nao gostou do resultado,pediu novamente,mas e muito demorado,minha ja tem idade,nao guenta fica indo ao medico quase todo dia,e mesmo com pedido medico,as clinicas querem que se passe pelo medico da clinica pois nao se aceitam so fazer o exame,eles dizem que tem queser avaliado pelo medico da clinica,eles nao aceitam so pedido de outro proficinal da area,me ajudem por favor!!!!

    ResponderExcluir
  65. Waldir: o nosso Serviço realiza os testes de contato para pacientes de fora, desde que traga o pedido médico para o exame. Para se informar, ligue de segunda a sexta feira, pela manhã de 8 às 10:30 e à tarde de 13 às 15 horas para os telefones (21) 2517 4206 ou 2210 2810, fale com a nossa secretária e informe-se sobre mais detalhes. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  66. em qual clinica pode ser feito o teste alergico no sangue em irece-ba

    ResponderExcluir
  67. Jucy: nãso sei informar. Aconselho que entre em contato com a Associação Brasileira de Alergia - ASBAI - www.sbai.org.br. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  68. Samara Celmer18/12/12 12:50

    Bom dia! Estou com uma alergia na pele já faz um ano e fiz alguns tratamentos com a dermatologista, mas ela abandonou meu caso pq nao tem mais oq fazer. Eu comecei com umas coceiras nas pernas, que viraram feridas e logo se espalharam pelo corpo todo. Estava tratando com corticoide oral, Duotrat pomada para cicatrização e predsona para aliviar as coceiras, durante 5 dias, depois durante 10, depois com a dose dobrada em 15 dias, mas ainda não foi o suficiente. A Dermatologisla alega é que picada de inseto (pernilongo) mas que se fosse só isso com os medicamentos e uso frequente de repelente teriam sarado. Não tenho condições de procurar um médico fora da cidade e aqui na cidade onde eu moro não tem Alergista. O que devo fazer? tem alguma forma de tratar ou de pelo menos diminuir a coceira para ferir menos?

    ResponderExcluir
  69. Samara: compreendo sua dificuldade e gostaria de poder ajudar. Mas, peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para poder indicar o que deve fazer, preciso examinar sua pele e fazer o diagnóstico do seu problema. Além disso, lesões na pele têm que ser analisadas em conjunto com os dados de sua história clínica. Aconselho que converse com o médico clínico geral em sua cidade e peça que a oriente. Caso venha ao Rio, estamos ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  70. MARIA HELENA RODRIGUES ARGINO BORGES16/2/13 09:16

    Bom dia pra vocês, porque o meu já começou ruim, rs. É o seguinte, eu tenho alergia a àcaros, produtos químicos, toner de impressora, agua sanitária...inalantes. Meu médico não conversa quase nada, e não explica o tratamento, so me responde o que eu pergunto e muito mal, rs, então vou perguntar algumas coisas a vocês, 1º O histamim serve para estes casos? 2º ele é corticoide? 3º Qual o melhor medicamento, cetirizine, loratadine ou outro? 3º Que remédio devo usar quando tenho contatos com estas coisas e fico com asma, tosse, faringite, rinite, sinusite, otite, enxaqueca, ansia de vomito, isso ja me causou muitos problemas no trabalho, desde outubro estava afastada por conta da impressora, pois que ninguem queria ir para o atendimento ao publico, agora voltei e fui inventar de ajudar a uma amiga que estava só e amanheci doente com estes sintomas citados. Obrigada.

    ResponderExcluir
  71. MARIA HELENA RODRIGUES ARGINO BORGES16/2/13 09:18

    Meu medico disse que nao se usa mais histamim...esses antialergicos, mas nao explica nada, o farmaceutico disse que usa, talvez ele tenha dito que nao se usa para o meu caso, aff, como é fechado o cara, acho que porque ele é medico de criança so se dar com crianças, rs. Socorro, rs. obrigada

    ResponderExcluir
  72. MARIA HELENA RODRIGUES16/2/13 09:39

    Acho que o medico falou que o histamim não serve para o tratamento, mas que alivia a tosse alivia, hoje vejo que a tosse é asma, ele podia ter me explicado isso, mas vou dizer a ele, que se ele tivesse mais tempo para conversar com seus pacientes ajudaria mais. Olha ele já me passou loratadina, cetirizina, noex, busonid, slit vacina que foi a unica coisa que nao tomei porque disseram que nao adianta nada, mas vou tomar se voces me indicarem, tomei tambem levofloxacino e prednisolona. O que eu tomo para passar o enjoo e a tosse, tomei histamim, acho que vou melhorar, porque ja fiz isso. obrigada.

    ResponderExcluir
  73. Maria Helena: 1) a asma e a rinite são doenças de causa genética (hereditária) mas esta tendência sofre a ação de fatores do ambiente e fatores constitucionais de cada pessoa. 2) Alguns destes fatores (como por exemplo a alergia aos ácaros e aos inalantes) tem origem alérgica. Outros, (cheiros, fumaças, produtos químicos, toner, etc), podem irritar o aparelho respiratório e desencadear sintomas, mas não tem mecanismo alérgico (imunológico). Por isso, se você mantiver o tratamento de controle (e não apenas nas crises), os fatores irritantes não serão tão agressivos para seu aparelho respiratório. 2) Histamin não é um corticóide. É um antalérgico - ou antihistamínico, da mesma forma que: loratadina e cetirizina. Mas Histamin faz parte de uma geração mais antiga de antialérgicos e pode causar sonolencia, sedação, aumento de apetite, entre outros efeitos colaterais. 3) Não posso indicar o "melhor remédio" porque é individual. Uma pessoa pode se dar bem com um remédio e uma outra, não, com a mesma medicação. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  74. MARIA HELENA RODRIGUES17/2/13 08:27

    Ok, obrigada, ajudaram muito. Não posso ir aí, pois moro em João Pessoa na Paraíba, onde o sol nasce primeiro, o ponto mais oriental das américas, somos a segunda cidade mais verde do mundo, e aqui a Paraíba é masculina mulher feminina sim senhor, quem vem pra cá não quer voltar, é uma paz...rs, só pra descontrair. Bom trabalho.

    ResponderExcluir
  75. Obrigada pelo retorno, Maria Helena. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail. Um abraço!

    ResponderExcluir
  76. oi, essa semana eu tive uma crise alergica respiratoria por causa do veneno que o pessoal da sucan bate na cidade, como dizem fumasse eu acho, mas quando cheguei ao posto o medico disse que eu estava era nervosa, mas entao minha mae me levou a outro medico imediatamente chegando la eles me aplicaram soro e uma injerçao dizendo que era para desintoxicar logo em seguida me deram um anti-alergico.......o que eu quero saber e se crise alergica respiratoria pode ser confundida com nervosismo....desde ja agradeço.... gostaria de respostas. ah e os sintomas que eu tive foi muita falta de ar, formigamento pelo corpo e queimor nas vias respiratorias e inchaço da face do rosto principalmente na boca e pescoço......

    ResponderExcluir
  77. Existem casos onde os sintomas da alergia podem se confundir com sintomas ocasionados por fatores emocionais. Os médicos que a atenderam no setor de emergência poderão esclarecer o diagnóstico para seu caso. Gratos pela sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  78. como é realizado o teste alergico com 30 substancias

    ResponderExcluir
  79. Escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando o nome do teste para que possamos orientar adequadamente. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  80. Anônimo6/6/13 08:06

    Olá, meu nome é Valdeciria e moro em Belo Horizonte,quero dizer que através desse Blog descobri que estava com alergia a esmalte de unha, pois haviam 2 semanas que sentia muita coceira ao passar a unha em qualquer local no meu corpo,visitei o blog que falava dessa possibilidade.Desde então tirei o esmalte da unha e comecei a observar que não me coçava mais.Sabia que tinha alergia a perfume e cremes com fragrâncias fortes mas,esmalte!? foi uma surpresa!MUITO OBRIGADA! E se persistirem os sintomas o médico será consultado!BJS

    ResponderExcluir
  81. Obrigado pelo depoimento Valdeciria. Infelizmente, é preciso deixar de usar o esmalte já que não há vacina ou tratamento que cure a alergia de contato. Aproveito a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail

    ResponderExcluir
  82. Olá. Estou com alergia nas mãos, alguns caroços bem pequenos, tipo bolhinhas com um pouquinho de água, no dorso da mão, especialmente perto do punho. Pode ser o que?

    ResponderExcluir
  83. Sabrina: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail.Para fazer o diagnóstico das lesões em sua pele é preciso examinar pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  84. Olá. Fiz recentemente teste na pele e o de exame de sangue para detectar a alergia ao leite. E outros vários para outros alimentos. Meu maior interesse era no teste da alergia a leite. Pois toda vez que como algum alimento com leite, como requeijão, sorvete, doces com creme, e queijos fico muito vermelha e meu intestino que nunca funcionou bem, passa a parar de vez e fico com a barriga muito inchada. Para minha surpresa os testes para tudo que fiz deram negativo Por uma crise alérgica a um produto que usei, pois sou alérgica a ácido salicílico, tomei por quase duas semana cortisona. Semanas essas que antes do exame. Logo que suspendi o uso realizei os testes. Como lí aqui que a cortisona pode dar falso resultado, poderia ter acontecido isso no meu caso? Pois o médico que me atendeu não me explicou e nem comentou isso.

    ResponderExcluir
  85. Juliana: o leite pode provocar reações variadas e nem sempre o teste será positivo pois as reações nem sempre têm mecanismo imunológico (alérgico) associado. O uso do corticóide nas doses convencionais pouco altera as reações nos testes alimentares de leitura imediata. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  86. boa noite..
    que exame de sangue posso fazer para descobrir todo tipo de alergia?

    ResponderExcluir
  87. Hannah: não há um teste que possa apontar a causa de todos os tipos de alergia. A análise clínica e o exame feito pelo médico são a base para o diagnóstico e para definir os exames e/ou testes necessários em cada paciente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  88. Olá.
    minha filha tem 6 anos e o exame de sangue dela deu mto alterado. P resultado para IgE total deu 637 ui/ml sendo q o normal seria até 52ui/ml. Pra poeira doméstica deu moderado e pra epitélios deu mto alto 75,60 ui/ml.
    Um dia antes do exame ela estava fazendo uso dos medicamentos piemonte 4mg, Hixizine xarope e flixonase nasal. Gostaria de saber se os medicamentos interferem no resultado do exame ou não.
    Fiquei mto preocupada com a alteração tão alta.
    Mto obrigada.

    ResponderExcluir
  89. Olá Os exames sugerem que sua filha é alérgica a ácaros da poeira domiciliar e epitélios animais. O médico alergista orientará o tratamento. Os medicamentos não interferem no resultado dos exames. Convido que escreva para nosso e-mail e receba a cópia em PDF do livro: "Alergia doença do século XXI" Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  90. Obrigada pela atenção! Vou escrever para o email.

    ResponderExcluir
  91. Qual é o email de vcs? Não encontrei. Podem me passar?
    Agradeço.

    ResponderExcluir
  92. Na coluna da direita do Blog logo abaixo da foto da equipe está um link onde está escrito: "Fale conosco" envie seu e-mail para: alergiapgrj@yahoo.com.br Gratos por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  93. Olá, tenho 47 anos de idade e desenvolvi uma alergia a tintura de cabelo, já fiz vários testes com os produtos chamados de anti-alérgicos e o resultado foram os mesmos, minha cabeça fica inchada e vai descendo o inchaço pelo rosto. Fui ao alergista e contei o problema ele me encaminhou para um teste cutâneo onde na requisição estava escrito (Teste cutâneo instantaneo, ácaro, poeira, blomio,barata), não fiz o exame acredito que não seja o exame que realmente preciso, penso que os reagentes teria que ser referente ao couro cabeludo, por favor me ajudem>

    ResponderExcluir
  94. Na maior parte dos casos, o teste usado para detectar a alergia à tintura de cabelo é o chamado teste de contato. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  95. Anônimo3/9/14 11:42

    Bom dia!
    meu nome e Maria, gostaria de saber se vocês tem alguma clinica que possam mim indicar em Belo Horizonte que faça o teste de contato e cosmético

    ResponderExcluir
  96. Maria: para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em Belo Horizonte, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Uma outra opção é entrar em contato com a regional da ASBAI em Minas Gerais (o contato está no site da ASBAI nacional). Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  97. Olá, por favor me ajudem.
    Estou com uma alergia insuportável.
    Fiz os exames de sangue e deu tudo normal exceto pela Imunoglobulina IgE que de o valor absurdo de 804,0 quando o máximo deveria ser 156,0.
    Fiz uma consulta com um alergologista e ele me encaminhou aos exames de riscar a pele e pingar gotinhas...
    O resultado foi que tenho uma leve alergia a alimentos ácidos, e uma alergia um pouco mais severa a pó, ácaros, fungos e mofo...
    Ele me receitou "cloridrato de hidroxizina" 25mg por 30 dias e mais uma loção cremosa para passar no corpo...
    Faz 2 dias que comecei o tratamento e não vi resultado algum, por favor me ajudem, já estou usando pentes e escovas para me coçar..
    Já gastei uma fortuna com as consultas e exames e não consigo mais dormir direito estou ficando louco com essa coceira, me ajudem por favor!!!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  98. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. É muito importante informar ao seu médico as alterações ocorridas durante o seu tratamento.

    ResponderExcluir
  99. Os testes de alergia são incluso na consulta,ou são cobrados fora da consulta,qual valor mais ou menos??

    ResponderExcluir
  100. Madalena: o preço depende do tipo de teste que será realizado. Informe-se pelo telefone: 2517 4206 Não é permitido informar preços de serviços médicos pela internet.Gratos por sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  101. Ola, bom dia:Gostaria de indicação de um alergista em Porto Alegre.Tenho rinite, dermatite atópica, blefarite alérgica e as vezes asma desde que nasci....vou viajar para POA e gostaria de me consultar la...sou de sao luis.

    ResponderExcluir
  102. Carolina: para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em Porto Alegre, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  103. Preciso fazer um na minha filha de 10 meses. Pra saber a qual substância ela é alérgica. Ela ficou ao redor da boca vermelhinha quando dei o nestogeno. Com 6 meses. Agora com 10 meses dei o ninho instantâneo, machuquei banana e coloquei leite. Não ficou. Só que quando fiz o mingal com mucilon ficou vermelhinha ao redor da boca. A enfermeira disse que acha que é a outra substância é não ao leite pq ela come coisas com leite e não fica. Só não sei o nome. Ela disse que tira o sangue e eles fazem a triagem. Vc sabe qual o nome?

    ResponderExcluir
  104. Crianças pequenas têm características especiais Possuem imunidade imatura. Por isso, acima do teste está a avaliação clínica do alergista pois nem sempre o resultado será exato. Aconselho que leve sua filha a um especialista em Alergia. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  105. Anônimo4/2/15 19:10

    Boa noite doutor! Tudo bem!
    Gostaria de tirar uma duvida estive em seu site muito bom, e ate iria em seu consultório porem estou em sao Paulo,
    Faço tratamento pra ansiedade a três anos e faco uso de rivotril a 0,25 três vezes ao dia e fico muito bem porem de uns tempos pra ca comecei a ter secreções na garganta um catarro pegajoso que não me deixa 24 horas por dia e já passei em muitos médicos muitos exames e não descobre e não sana o problema.
    Já tive duas afirmações de dois médicos que a secreções não e do rivotril. Pois suspeite porem não sei se ele pode estar causando estas secreções.
    O Doutor com sua ampla experiência poderia me dar sua opinião se pode ser o rivotril?
    Lembrando que quando comecei o tratamento não tinha estas secreções esbranquiçada. E nestes três anos pioraram porem nos últimos meses piorou muito.
    Ai acabei ficando 10 dias semi rivotril e não melhorou as secreções. Sera que é o rivotril ou não tem como saber?

    Muito obrigado agradeço muito mesmo.

    Att

    Samuel

    ResponderExcluir
  106. Samuel: sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa dos seus sintomas ou se o Rivotril agrava a secreção, sem examinar pessoalmente Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  107. Olá meu nome é Cláudia, faz 30 dia que fiz um mamoplastia e coloquei prótese, só que a fita de micropore me deu uma reação alérgica,me coçou muito em volta da fita ficou bem irritado e depois escureceu a minha pele,o que eu devo fazer pra saber o que houve de fato.

    ResponderExcluir
  108. Cláudia: as fitas usadas nos curativos pós operatórios podem ocasionar reações de contato mas nem sempre de causa alérgica. Em alguns casos, a reação pode resultar de uma atuação como irritante primário do produto sobre a pele. É aconselhável que procure um(a) alergista para orientá-la. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  109. Boa noite Doutor, me chamo Laia tenho 34 anos desde os 15 sofro de enxaqueca com aura, após tantos anos tomando remédio controlado por neurologistas, analisando profundamente meu caso cheguei a conclusão de que posso estar intoxicada, é que aos 12 anos frequentava a casa de uma amiga que tinha o hábito de comer arroz cru, no começo achei estranho, mas ela me convenceu de era gostoso mastigar os grão e acabei aderindo à prática, por muitos ano fui viciada em comer arroz cru. Mas há poucos dias me lembrei que ela um ano antes de mim, na escola também teve seus primeiros sintomas de enxaqueca com aura ela dizia que via estrelinha e sentia uma dor horrível, que sua visão ficava turva, mas eu achava que era mentira. Lembrei-me também de que minha mãe conheceu um senhor que dizia sentir muitas dores de cabeça e que relatou comer muito arroz cru. Será que cheguei à conclusão correta, não seria muita coincidência, três pessoa com os mesmos hábitos sofrerem de uma doença tão rara. E se for essa a causa, hoje depois de vinte anos pode ser feita uma desintoxicação, ou seriam bactérias que se instalaram em meu organismo o que poderia ser? Obrigada!

    ResponderExcluir
  110. Edite: desconheço a informação que solicita. Aconselho que entre em contato com a Academia Brasileira de Neurologia que oferece em seu site informações sobre enxaqueca para leigos e disponibilizam especialistas em neurologia para esclarecer dúvidas. Convido que leia:
    http://www.abneuro.org.br/clippings/detalhes/79/especialista-esclarece-mitos-e-verdades-sobre-a-dor-de-cabeca Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde!
    Nunca apresentei alergia na face, de uns tempos pra ca meu olho começou a inchar na parte de baixo, tive que parar de usar maquiagem, não coloco mais lente (que também passou a irritar) e mesmo assim o inchaço não passa, com remédios pra uma simples dor de cabeça incha mais, estou pra fazer o teste de alergia, mas gostaria de saber se pode ser emocional, porquê nunca apresentei essas alergias antes. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  112. Fatores emocionais podem influir em diferentes situações de doença no corpo humano. Contudo, é um diagnóstico de exclusão, após serem afastadas outras hipóteses diagnósticas. Aconselho que aguarde o resultado dos testes e se aconselhe com o(a) alergista que está acompanhando seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  113. Oi faz meses que meu corpo todo corsa e corsa muito fiz um exame de imunoglobulina IgE e deu 354,0 oq devo fazer oq posso tomar pra passar essa coceira?

    ResponderExcluir
  114. Saulo: o aumento da dosagem da IgE (imunoglobulina E) no sangue não é um teste. O fato de estar aumentada, nem sempre estará relacionado com a coceira. Aconselho que peça orientação ao seu médico(a). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  115. Ola meu filho tem um ano e sete meses e notei q qnd ele come algum alimento com corante ele fica com a pele toda empelotada o exame de sangue dele deu com o ige alterado o q posso fazer

    ResponderExcluir
  116. O diagnóstivco de uma alergia alimentar, em especial numa criana pequena como seu filho, não se baseia apenas em testes ou na dosagem da IgE (imunoglobulina E) no sangue, mas sim na análise clínica e integral feita pelo(a) médico(a) especialista. Aconselho que leve seu filhinho a um(a) alergista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  117. Boa Tarde, estou com alergia a tintura de cabelos, já utilizei várias. Gostaria de saber se existe um teste de alergia para saber qual substância das tintas sou alérgica. Na Policlínica fazem este teste? Ou saberiam me indicar aonde posso fazê-lo? Obrigada

    ResponderExcluir
  118. Fátima: o teste de contato é indicado na avaliação da alergia a tintura de cabelo. Este teste é realizado na Policlínica Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  119. Anônimo5/8/15 16:16

    por favor preciso saber aonde faz o teste de contato em sp

    ResponderExcluir
  120. Os testes de contato são realizados por médicos especialistas em Alergia. Para localizar os alergistas em S Paulo, procure no site da ASBAI (www.sbai.org.br) no setor "Encontre seu especialista" Obrigado pela visira.

    ResponderExcluir
  121. Ola minha filha teve reaçao alergica, o medico proibiu corantez, dise que ela podia comer mais com moderacao, so que fax dois dias e ela teve reacao dinovo sera que ela ê alergica que ixame posso saber se ela tem, porque ela ja fez quando naseu e nada constou.. ela fica cheia de bolimha tipo picada de pernilongo e as vezes cossa muito, passatam polaramine mais nao fax efeito

    ResponderExcluir
  122. Pamela: nem toda alergia pode ser comprovada através de testes. Por isso, para opinar, é essencial examinar sua filha. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  123. Boa noite.
    Tenho dermografismo e estou fazendo o teste de contato para tentar descobrir que substância o está ativando.
    Vi que por ter dermografismo, o resultado deste teste pode ser um falso positivo. Então, de que forma pode-se ter certeza?
    Quais exames clínicos são necessários?
    É normal durante o exame de contato o corpo inteiro ficar coçando?

    ResponderExcluir
  124. Imunoglobulina E aumentada pode ser sinal de Leucemia ? O meu exame de sangue apresentou 421.85 UI/Ml e tenho 62 anos. Os outros testes ainda não estão prontos : barata, epitélio de cão e gato etc.

    ResponderExcluir
  125. Não. Valores de imunoglobulina E (IgE) aumentados não constituem diagnóstico de leucemia. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  126. Juliana: é um tipo de urticária física. Ou seja, o estímulo desencadeador é uma pressão leve: tudo que atrita, aperta ou pressiona a pele libera uma substância chamada histamina que leva à coceira. Ao coçar a pele, surge uma lesão vermelha e inchada chamada urticária. Assim, não é causada por alimento, medicamento, corante, tipo de roupa ou contato com outras substâncias. Diversos fatores podem desencadear o dermografismo e a pesquisa varia de acordo com a suspeita em cada paciente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  127. Bom dia!
    Sou alérgica a anestesia XILOCAÍNA, LIDOCAÍNA, até em spray. Gostaria de saber se existem outros tipos de anestesias que posso usar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  128. Janaína: é possível orientá-la , mas não pela internet. A indicação de um anestésico não é padronizada. É preciso conhecer cada pessoa, seus dados clínicos de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que procure um(a) alergista para orientá-la. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  129. bom dia...minha filha tem 1 ano e 5 meses ela teve uma reação alérgica de principio achávamos que era picada de formiga. mas quando fez os exames de sangue deu alergia de gluten, alergia de leite alergia de proteica de leite de vaca e clara de ovo e formigas. estou confusa pois ela sempre tomou leite de vaca e gluten , ovos nao tinha reação. pode ter sido alterado pelo anti anlergico.

    ResponderExcluir
  130. Os dados que envia não são suficientes para que eu possa emitir um parecer sobre seu caso, pela internet. Os testes (dosagem da IgE específica) não sofrem influência significativa pelo uso de antialérgicos (antihistamínicos). Aconselho que exponha sua dúvida ao alergista que atendeu sua filha ou peça uma segunda opinião, mas na forma de consulta tradicional, feita pessoalmente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  131. Realizei testes alérgicos de sangue, puntura, de contato e intradérmico e manifestei alergia a quase tudo, incluindo alimentos que como quase todos os dias como frango e laranja. Corro riscos se continuar ingerindo tais alimentos? Almoço "fora" durante a semana e não sobraram muitas opções que se encontram em restaurantes

    ResponderExcluir
  132. Suellen:o diagnóstico de uma alergia é clínico, ou seja, se baseia na análise dos dados clínicos de cada paciente. Os testes alérgicos complementam esta avaliação. Um resultado que aponta "alergia a tudo" ou alergia a "quase tudo" deve ser reavaliado pois pode se tratar de um resultado falso positivo. Aconselho que entre em contato com o(a) alergista que realizou o procedimento e peça que a oriente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  133. como interpretar um exame
    o que é ++ e - ???

    ResponderExcluir
  134. Não entendi sua pergunta. Por favor, escreva para nosso e-amil (blogdalergia@gmail.com) informando qual é o teste referido e mais detalhes Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  135. Boa norte. Faço uso da vacina immunotech a 3 anos. Já passai pelas 4 variantes e doses. Hoje uso a extra forte contendo 50, a cada 15 dias. Os sintomas voltaram tipo algumas lacerações superficiais na pele e o que mais encomoda e uma tosse cronica, causada pela alergia a ácaros, fungos, epitélio de ovelha, gato. Preciso retornar ao alergia tá para refazer os exames e rever a vacina?

    ResponderExcluir
  136. Boa noite. É aconselhável que você retorne ao alergista pra uma nova avaliação clínica Nem sempre será necessário refazer exames. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  137. Olá, eu vou fazer o exame de sangue de ige específico para diversos alimentos e medicamentos, devido a placas que apareceram no meu corpo. Utilizei o corticóide diprospan injetável. Posso fazer o exame de sangue mesmo assim?

    ResponderExcluir
  138. O uso de medicamentos não interfere de maneira significativa na dosagem da IgE específica no sangue. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  139. Patrícia Guedes28/11/15 12:51

    Tenho alergia a poeira, mas minha rinite é bem moderada. Tenho coceira no nariz apenas quando estou exposta à poeira, o que é muito difícil. Meu médico me receitou a vacina. É necessário? Engorda?

    ResponderExcluir
  140. Olá Patricia Guedes, boa tarde. O tratamento da Rinite depende muito da intensidade dos sintomas, frequência e quanto isso atrapalha seu dia a dia. A vacina de alergia ( imunoterapia) não engorda. Não tem como julgarmos necessidade sem examiná-la. Em caso de dúvidas, sempre consulte seu médico(a), pois quem lhe conhece pode sanar suas dúvidas. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  141. Boa tarde,
    Desde junho de 2015 que tenho dermatite de contacto lábial. Fiz teste cutâneos e deu alergia ao conservante do perfume. Por isso, começei a tomar banho e usar cremes sem cheiros. Para os lábios a dermatologista receitou-me Protopic e já uso desde junho. Quando aparece a comichão coloco e após 3 dias fico bem mas passado 2 semana aparece novamente...já ando assim há 8 meses e agora tem me aparecido umas bolhas nos lábios. O uso frequente do Protopic faz mal? Tenho Sindrome do Instestino Irritado pode ter influencia?

    ResponderExcluir
  142. Mira: 1) Protopic pode ser usado por tempo mais longo se o médico considerar necessário Mas, se nenhum sinal de melhora for verificado, outras opções de tratamento devem ser consideradas. 2) A Síndrome do intestino irritável não tem relação com a dermatite de contato. Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  143. Olá, parabens pelo blog e pelas informações. Eu fiz exames de sangue recentes e vi que deu aletracoes em alguns, e me lembrei que estava tomando histamin e prednisolona antes de realizar os exames. Pergunta, seria bom repetir depois para ter certeza q esta realmente alterado ou que alterou por causa dos remedios? Pelo que vi terei que repetir, sem falar q estou tomando remedios por causa de uma crise de rinite e sinusite.

    ResponderExcluir
  144. Nayara: o uso de determinados medicamentos pode alterar o resultado dos testes alérgicos realizados na pele, mas não alteram de forma significativa os testes no sangue (dosagem da IgE específica). Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  145. Anônimo7/3/16 14:44

    Boa tarde, me chamo Maria e sempre fui alérgica à formigas. Elas me picavam e ficava um edema gigante, quente, e com muita coceira. Sempre ia parar no hospital, apesar de nunca ter precisado tomar vacinas. Fui picada novamente quando estava viajando há um mês e tive a mesma reação forte. Tomei antialergico e predsim por alguns dias. Voltando de viagem fui fazer exame de sangue ige específico e deu bastante alto para formigas, valor de 24,0, sendo que no resultado dizia que a partir de 3,50 era considerado alto. Minha dúvida é a seguinte, o fato de eu ter sido picada a pouco tempo por uma formiga quando fui fazer o exame de sangue, alteraria o valor do ige específico? Eu deveria repetir o exame agora que já faz bastante tempo que fui picada?

    ResponderExcluir
  146. Maria: existe uma variação dos valores da IgE específica pois depende do grau de sensibilização no decorrer da nossa vida, o que é variável. Mas o diagnóstico da alergia não depende do valor obtido mas sim da confirmação clínica associada ao teste (seja na pele ou no sangue). Agradecemos sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  147. Boa tarde,de 2011 p ca desencardiei uma alergia resiratoria a prdutos quimicos,trabalho como agente de endemias e pego no produto que faz o tratamento da agua.Todas as vezes q entro em contato fico com falta de ar,ja fui parar na emergencia pq tapou minha garganta,gostaria de fazer um exame especifico p descobrir a causa da alergia.Alem da falta de ar minha garganta inflama,arde o meu rosto e fico c o corpo formigando.Por favor mim orientem e p completar eles ñ acreditam no q sinto.

    ResponderExcluir
  148. Não há um teste que possa dar a resposta do modo que deseja. A minha sugestão é que procure um(a) alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o teste adequado para você. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  149. Olá, bom dia!! Vou fazer vários exames de sangue para alergia(todos aqueles Ig E A M G) e teste alérgico cultaneo. Faço uso diário de VANNAIR já há quase 1 ano. Preciso suspende-lo para fazer os testes? Ele interfere nos resultados? Grata, Rosangela.

    ResponderExcluir
  150. Rosangela: não há necessidade de suspender a medicação para realização dos exames de sangue. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  151. Meu nome é Milene sakata eu queria tirar uma duvida eu fiz os exames e eu queria saber o significado pra tabela prick test 4mm, se e baixo normal ou se pode subir

    ResponderExcluir
  152. Milene: não entendi sua dúvida. Por favor, escreva para nosso e-mail: blogdalergia@gmail.com informando mais detalhes para que eu possa orientar de forma adequada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  153. Bom dia! Fiz o prick teste pra leite, com resultado (+++), e o resultado do IgE específico pra leite deu negativo (<10 ku/l). Qual desses testes é mais fidedigno para alimento? Obrigada desde já!!!

    ResponderExcluir
  154. Taynah: a interpretação de um teste (no sangue ou na pele) deve ser feita sempre relacionada com os dados clínicos de cada paciente, uma vez que diversos fatores podem influenciar no resultado O (a)médico (a) especialista em Alergia é o profissional mais adequadamente treinado para esta interpretação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  155. Olá, eu comecei a usar prednisolona e levofloxacino, ontem, por indicação da alergista, e tenho um exame de IGE total e IGE específico para Amoxicilina, Ampicilina e Penicilina, para ser feito amanhã. Gostaria de saber se esses medicamentos irão alterar o resultado do exame. Obrigada, e parabéns pelo blog da alergia.

    ResponderExcluir
  156. Amanda: o uso de medicamentos não interfere na dosagem da IgE específica no sangue. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  157. Meu filho toma duas vacinas uma vez por semana,toda segunda...ena segunda vez q fui aplicar ele caiu doente logo na segunda feira, eu não dei pois ele estava com febre...dei na terça feira hj tem algum problema? Preciso de informação de como devo agir quando não poder dar a vacina no dia recomendado.

    ResponderExcluir
  158. Na semana que vem, retorne as aplicações da imunoterapia (vacina para alergia) para as segundas feiras. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  159. TENHO A ALERGIA A MEDICAMENTO QUAL SERIA O EXAME IDEAL PRA SABER QUAL AS FORMULA NÃO POSSO TOMAR.

    ResponderExcluir
  160. A alergia a medicamentos é diagnosticada clinicamente, ou seja, baseado na avaliação feita pelo médico. Não depende de testes ou exames na maioria dos casos. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  161. Laryssa: Bom dia. A alergia é mesmo assim: não ocorre na primeira vez. Você toma um determinado algumas vezes e depois, um certo dia, surge a alergia. É uma reação imprevisível. Para saber sobre sua alergia, procure atendimento com alergista, uma vez que o diagnóstico é clínico, ou seja, se baseia na avaliação clínica feita pelo(a) médico(a). Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  162. Oi clínica de alergia por favor me ajudem já tem algum tempo que estou com uma alergia nos braços pernas e mãos,estou fazendo tentando fazer um tratamento fui ao médico e ele me pediu o teste alérgico e me falou que eu teria que ficar sem usar corticóide por mais de 15 dias só que só faltam 8dias para realizar o exame e eu estava usando uma pomada manipulada no rosto e não havia percebido que ela tem 1% de hidrocortisona,na verdade gostaria de saber se ela pode interferir no resultado????

    ResponderExcluir
  163. Zeni: acredito que seu médico se referiu ao corticóide sistêmico (comprimidos, xaropes ou injeções). O uso da pomada só interferirá se o local de aplicação for extenso ou se for aplicado no local de colocação do teste. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  164. Boa noite fiz um teste cutaneo para alergia, pois comentei com uma alergologista que eu achava que tinha alergia a ovo, mais sem coceiras no corpo . depois que fiz o teste alergico esse mesmo deu tudo positivo para alergia , comecei a ter alergias horriveis na pele . Pode ser reação dos produtos usados no teste

    ResponderExcluir
  165. Maria: o material usado nos testes cutâneos raramente causa reações alérgicas. Sugiro que converse com seu alergista e peça que a oriente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  166. Drª te fiz essa pergunta sobre a reação do teste cutâneo, porque achei muita coincidência fiz o teste cutâneo dia 10 de dezembro e a alergia começou dia 11 de dezembro .Eu tenho ceeteza que foi , eu tive todas as alergias dermografismo, urticarias , et todas se manifestarão em meu corpo .

    ResponderExcluir
  167. Maria: Boa noite. As reações aos testes são raras, mas podem acontecer. Contudo, eu desconheço o tipo de teste que foi feito, técnica, concentração, etc.bem como seus dados clínicos Por isso, seu médico poderá orientar melhor, pois possui estes dados. Um abraço.

    ResponderExcluir
  168. Boa noite! Tive uma alergia terrível, tomou conta do meu corpo. Começou parecendo picada de formiga com um pequeno inchaço, depois tomou conta do corpo com manchar vermelhas enormes. No primeiro dia fui ao médico e tomei corticoide intravenoso e mais um medicamento intramuscular, quando acordei tudo havia piorado no minimo umas 20 vezes! Segui com a medição indicada pelo médico, porem nao melhorou em nada! Ja fazem 4 dias desde a primeira medicação. Em média quanto tempo demora para o medicamento surtir efeito? Mais uma duvida o teste sanguíneo pode ser feito sem a solicitação de um medico?

    ResponderExcluir
  169. Boa tarde O efeito o medicamento varia de acordo com a gravidade do caso e com o tipo e dose da medicação utilizada. O seu O seu relato sugere que possa ser um caso de urticária, mas não há como afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  170. Oi bom dia, gostaria de saber se alergia na pele tipo urticaria e com inchaço em varias parte do corpo pode ser provocada por alimentos? e se pode ser feito algum exame tipo uma biopsia do local afetado, pois eu já fiz vario testes na pele e não consigo descobrir o que me causa tanta alergia.

    ResponderExcluir
  171. Margareth Boa tarde. A urticária pode ter causa alimentar, em alguns casos. Mas, outras causas podem estar envolvidas.
    O exame de biópsia não é indicado para definir a causa da urticária. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  172. Bom dia! Gostaria de saber se existe algum teste de alergia específico pro medicamento fluconazol, pois estou desconfiada que sou alégica a ele e gostaria de confirmar e saber qual antifúngico posso usar com segurança.

    ResponderExcluir
  173. Karine: a avaliação da alergia a medicamentos nem sempre necessita testes. A história clínica (anamnese) é essencial para o diagnóstico. O(A) médico(a) especialista em Alergia é o(a) profissional indicado para avaliar seu caso e orientar de forma adequada e segura. Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  174. Anônimo7/2/17 17:22

    Boa tarde. Queria saber como é alergia de picada de inseto (pulga, formiga, mosquito) São bolinhas vermelhas, elevadas? Quando estico a pele a bolinha vermelha some, indicando que não é uma doença séria de acordo com um dermatologista que fui. Dois médicos me deram o diagnóstico de reação a picada de inseto, e, um dia desses uma pulga me picou e eu vi o exato momento: Ficou uma bola (pequena) vermelha exposta logo após a picada. Enfim, mesmo assim, eu gostaria de saber como é uma alergia a picada de inseto, são bolinhas mesmo? Como se trata e medica reação a picada de inseto? E há como viver sem novas incidências, ou vou ter que conviver com essas bolinha no corpo para sempre? Estou usando repelente de duração de 8 horas, mas depois de duas semanas, as bolinhas voltaram. Sei que somem em torno de 10 dias mas elas voltam em outros lugares (sempre em lugares expostos: pé, coxa, ombros, braço) e me incomoda muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  175. Boa noite
    Publicamos 2 textos sobre o tema, onde descrevemos as diferentes reações de alergia a picadas de insetos. Convido que os leia:
    1) Reações à picada de insetos - primeira parte
    http://blogdalergia.blogspot.com.br/2008/08/reaes-picadas-de-insetos-1-parte.html
    2) Reações a picada de insetos - segunda parte:
    http://blogdalergia.blogspot.com.br/2008/08/reaes-picada-de-insetos-2-parte.html
    Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  176. Meu Exame Deu IgE Total 422,0 O que Isso Significa, Como Saber Oq Ta Mim Causando Alergia ?

    ResponderExcluir
  177. O aumento dos níveis séricos de imunoglobulina E (IgE) indica, na maioria dos casos, apenas uma tendência genética para doenças alérgicas. Este exame é apenas um complemento na investigação diagnóstica de uma alergia. Este exame não pode ser interpretado isolado, mas sim de acordo com os dados do histórico e alterações detectadas no exame físico de cada paciente. Aconselho que procure um(a) alergista para que possa ser avaliado adequadamente o significado clínico deste valor de IgE.
    Gratos por sua visita ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  178. Boa tarde. Fiz o teste alergico por 3xs. A cada vez que faço aparece mais uma reação.
    A primeira foi a Cloreto de cobalto, ano passado fiz novamente e foi a parafenilenodiamina,e o de cloreto de cobalto não reagiu. Esse ano fiz novamente e o resultado foi a parafenilenodiamina, Lanolina, e e dietanolamina de acido graxo de coco, novamente o de cloreto de cobalto não apareceu.

    Será que vou conseguir viver normalmente ainda? A parafenilenodiamina incluí quase tudo. Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  179. Regina Boa noite. A avaliação do resultado de um teste de contato não deve ser avaliada isoladamente, mas sim em conjunto com os dados clínicos de cada pessoa. Por isso, eu não tenho condições para orientar seu caso sem uma avaliação clínica criteriosa e pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Agradeço sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  180. Boa noite. Fui picada por um inseto, nao sei qual é, os sintomas sao parecidos com aranha, porem nem todos. Enfim nunca fui picada por tal inseto antes. Tem algum exame que eu consiga saber? Levei a picada na segunda feira, na hora senti, e levei a mao ate o local e tinha um pouco de sangue, ao acordar no dia seguinte senti uma parte elevada e ao redor bem vermelho e duro e muito quente. Passei pomada para picada na quarta feira e na quinta quando fui aplicar novamente o local estava mais vermelho e agora com uns pontos escuros meio roxo. E agora na volta toda da picada, sem coceiras. Fui na dermatologista e ela disse ser prurigo estrófulo e estava piorando estou tomando corticoides antibiótico e pomada no local com anti inflamatório. Mas preciso saber o que realmente me picoi. Atte Ana

    ResponderExcluir
  181. Ana Claudia Boa noite. Desconheço um exame que possa apontar qual foi o inseto que provocou a reação em sua pele. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  182. Caros,
    Boa tarde. Fiz o Teste de puntura hoje pela manhã e estou com os adesivos do teste de contato. Estou há mais de 20 dias sem tomar antialérgico. No entanto, estou em meio a uma crise de alergia também respiratória e, mesmo a funcionária responsável pelo teste tenha me dito que poderia tomar anti-histamínico, fiquei com receio de que influencie o resultado do teste.
    Agradeço desde já!
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  183. Renata Bom dia. O uso de anti-histamínico não interfere no resultado do teste de contato. Gratos por sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  184. Me ajudem por favor! Há 3 meses meu filho de 9 anos apareceu com umas placas avermelhadas, quentes, e inchadas com muita coceira, hj ja aparece no corpo todo, mais ele não consegui passar mais de 2 dias sem tomar hidroxizina pra realizar o exame de sangui pra saber quais alimentos ta causando.

    ResponderExcluir
  185. Kellen: o seu relato sugere que possa ser um caso de urticária. neste caso, o diagnóstico é clínico e não depende de testes. De qualquer modo, se o(a) alergista que trata dele indicar, é possível realizar uma avaliação no sangue, ainda em uso de anti-histamínicos. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  186. Boa noite! Minha filha esta com placas vermelhas no corpo que coçam...devido a essas placas ela esta tomando predsim,ranitidina e polaramine.Estes medicamentos interferem nos testes alérgicos?

    ResponderExcluir
  187. Jaqueline Boa noite Para responder sua pergunta, é preciso que informe quais os testes que foram solicitados para sua filha. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Doutor, eu tenho urticária”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  188. Boa tarde!
    Tenho uma duvida alguém poderia me esclarecer?
    Eu já fiz um teste alérgico de cosméticos e higiene pessoal(deu positivo em alguns itens), é necessário fazer novamente?

    ResponderExcluir
  189. Maria Bom dia Se houver dúvida que ossa ter ocorrido novas sensibilizações, é possível repetir o teste de contato. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  190. Boa tarde.
    Tenho uma filha de 4 anos ,do nada ela começa a tossir.Trato wla com um alegologista.
    Fiz testes alergicos de pele e deu um pouquinho,mas muito pouco a acaro.
    Porem agora vou fazer os de comidas.
    Porem ela está com uma tosse ,será q se eu der a ela celestamine vaiinteferir no teste de san8?
    Mim ajude por favor.

    ResponderExcluir
  191. Melissa: a medicação citada interfere no resultado dos testes cutâneos de leitura imediata (inalantes e alimentos). Esta medicação contem corticoide e não deve ser usada sem autorização médica, em especial nas crianças pequenas. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  192. Meu bebê você com o nariz entupido e sangra so que o sangue fica no nariz formando coágulo de sangue como faço pra saber se ele tem renite

    ResponderExcluir
  193. letícia: aconselho que leve seu bebê a um(a) alergista para que seja avaliado para fazer o diagnóstico de uma rinite alérgica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  194. Boa tarde, levei minha filha pra fazer o teste, mas não sabia que minha sogra havia ministrado medicamento anti alérgico e usado pomada cortisona, dois dias antes, devo refazer os testes de alergia. Seu positivo somente um alimento, o restante ( ácaros, pólen...) De negativo.

    ResponderExcluir
  195. Joyce: o tempo de interferência do uso de antialérgicos no teste varia de acordo com o tipo de medicamento, dose e tempo de uso. Sugiro que fale com o(a) alergista de sua filha para que seja orientada de forma adequada e segura. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  196. Anônimo4/8/17 14:22

    Boa tarde, um medico me pediu os exames de igE sérico e igG para alimentos. Estou usando o medicamento Levolukast para rinite, ele pode alterar os resultados desses exames? É melhor esperar uns dias após parar o remédio para fazer os exames?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  197. Boa noite. O uso de medicamentos antialérgicos não interfere no resultado dos exames realizados no sangue. Gratos pela visita ao Bog d Alergia.

    ResponderExcluir
  198. Ola, gostaria de saber se o uso de Piemonte pode alterar o resultado do teste de alergia cultaneo, meu filho fez o teste e estava tomando estranhei o resultado porque não deu alergia a quase nada e eu imaginava que ele era muito alérgico. Fiquei preocupada pensando se o medicamento deixou ele menos sensível.

    ResponderExcluir
  199. Andreia: Piemonte é um antileucotrieno e não interfere de forma significativa no teste cutâneo de leitura imediata. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno