Pular para o conteúdo principal

Alergia a gergelim


Ontem o Jornal O Globo publicou no segundo caderno, uma interessante crônica de Arthur Dapieve, que com um estilo leve, narra desventuras de sua esposa, portadora de alergia ao gergelim.

O problema já começou na lua de mel, em país estranho, quando subitamente apresentou coceira intensa, taquicardia e tonteira, sem contar com a sonolência causada pelo antialérgico. E continua, relatando outras situações desagradáveis e inesperadas, causadas pela ingestão inadvertida da semente.

Recomendo a leitura, muito agradável e aproveito para tocar em alguns pontos importantes da alergia alimentar.

Alergia é uma reação inesperada e anormal para substâncias inofensivas para a maioria das pessoas. Lucrécio, no primeiro século AC escreveu em seu livro De Rerum Natusa: “O que é alimento para alguns, pode ser para outros, veneno violento”.

Uma alergia não surge da primeira vez em que se tem contato com a substância. Uma pessoa pode comer um alimento ou tomar um medicamento por anos e um dia, sem mais nem menos, tornar-se alérgico. Durante esse tempo, a pessoa foi se sensibilizando, criando anticorpos específicos até que surgiu a alergia.

O gergelim é uma semente oleaginosa oriunda do Oriente Médio, usada em pães, bolos, biscoitos, refogados de vegetais, etc. É usado também sob a forma de óleo, manteiga e leite de gergelim. A palavra origina do latim sesamun. É também conhecida como sésamo em espanhol e em inglês, como sesame.

O uso do gergelim em alimentos, antes restrito a pratos típicos, vem aumentando progressivamente em todo o mundo. Comidas japonesasm árabes, chineses... Quem não se recorda da propaganda de uma conhecida rede de fast food, que entre outros ingredientes anunciava um molho especial e um pão com gergelim...

A alergia ao gergelim foi descrita pela primeira vez
na década de 50 e desde então, se verifica um aumento progressivo do número de casos. Pesquisa recente realizada na Inglaterra apontou a presença desta alergia em uma a cada 2000 pessoas. Em 2005, o Colégio Americano de alergia, Asma e Imunologia (ACAAI) publicou em sua revista científica um artigo alertando sobre o tema. Em Israel, já é apontado como terceira causa de alergia alimentar.

A manifestação da alergia alimentar pode variar desde sintomas leves até formas graves, necessitando atendimento em serviços de emergência. Os sintomas incluem: prurido, urticária, angioedema, asma, e até anafilaxia. Foram descritos casos de asma em trabalhadores de padarias. Relata-se ainda a possibilidade de surgir dermatite de contato com cosméticos ou produtos farmacêuticos contendo o alergeno.

Evitar os alimentos comprovadamente contendo gergelim é fácil. O problema é a ingestão acidental do gergelim. Rótulos inadequados ou incomp
letos e até mesmo expressões vagas como “óleo vegetal” podem esconder a presença do alergeno. Alimentos inocentes como carnes preparadas à milanesa, onde o pão é torrado para preparo do prato, podem se tornar ameaçadores..

Pessoas sensíveis ao gergelim poderão desenvolver também alergia ao amendoim, pela semelhança química entre os dois alimentos. Da me
sma forma, poderá ter alergia a: centeio, papoula, alguns tipos de nozes e avelãs, Kiwi, pistache, entre outros. Embora não seja obrigatório, recomenda-se evitar estes alimentos.

Se você é alérgico, procure a orientação do especialista e acostume-se a ler cuidadosamente os rótulos dos alimentos. Mesmo quando o rótulo traz apenas uma advertência de que pode conter traços de gergelim, deve ser evitado, pois a alergia pode surgir mesmo com a ingestão de mínimas quantidades do alimento.

Comentários

  1. Ola
    Eu sou mais uma vítima do gergelim. Desenvolvi esta alergia ap[os uma grave crise de stress.
    Desde então é uma aventura comer fora.

    ResponderExcluir
  2. Ana: infelizmente não há vacina para seu caso: a solução é mesmo evitar a ingestão do gergelim. Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Olá ,
    meu nome é Thaís e tenho 24 anos. Sou alérgica a gergelim a oito anos. Descobri minha alergia da pior maneira possível , ou seja, com crises avançadas e freqüentes.Adorava as esfihas abertas do Fast Food Habibs , comia quase toda semana e tinha a tal crise que o medico não descobria o que era, falava que era alergia de nervosismo e estresse psicológico. Só me davam um antí alergico na veia porque não suportava de tanta coseira pelo corpo todo. Já estava tão acostumada a passar mal que já podia identificar até o primeiro sintoma que aparecia;minhas orelhas ficavam quentes mais que o normal e começa a cutucar como agulhas e depois essas agulhadas começam pelo corpo todo e se eu começar a cosar .... ta feito o problema , meu corpo enche de bolas e cosa demais. Como as médicos não descobriam o que eu tinha, cansei de ir ao medico e comecei a prestar atenção no que comia sozinha. Cortei os industrializados e passei a comer so coisas naturais , nesse período passei muito bem e sem crises, até o dia em que meu pai me trouxe uma pãozinho caseiro coberto com gergelim . Já imagino né?! Tive que ir correndo para o hospital . Dias depois , fui a outra rede de Fast Food ( Mecdonalds ), onde comi o lanche normalmente. Não durou cinco minutos ,dali ja fui direto para o hospital. Comparei os alimentos do dia em que passei mal , o pão coberto com gergelim , o lanche também , fui na rede fast food Habibs e perguntei se ia gergelim na massa da esfiha e eles me confirmaram que sim . Pronto achei o problema. Passei a não consumir mais estes alimentos , mas comi muitos anos da minha vida e sinto saudades das esfihas e quando vou em algum fast food é um tormento tão grande , dizem que não podem trocar o pão coisa e tal e me sinto incapaz de comer o que sempre comi. Não tem um geito de provar que sou alergica a gergelim , fazer uma carteirinha assinada pelo médico sei la , para eu poder validar o meu direito de consumidor e poder ter um lanche especial ?

    Thaís - São Paulo - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb tive uma crise horrenda comendo esfirras do Habbibs. Pensei no tempero, ja q sempre consumi gergelim. Senti coceiras, vermelhidao e colicas uterinas como as sentidas no parto... Esse ultimo sintoma nao sabia possivel.

      Excluir
  4. Thaís: como não há um tratamento específico, o recurso é não ingerir alimentos que contenham o gergelim. O seu alergista pode fazer uma declaração de que é alérgica ao gergelim. De qualquer modo, infelizmente é muito difícil convencer os fabricantes a modificarem suas fórmulas para beneficiar os asmáticos. A ASBAI (www.sbai.org.br) está desenvolvendo uma luta em prol dos portadores de alergis alimentar. Abraços e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Bom saber que não sou o único a sofrer deste mal. Descobri a 15 anos que sou alérgico a gergelim, após um tratamento contra úlcera duodenal. Bom, após descoberto o problema, comecei a evitar a ingestão. O problema foi a ingestão acidental, principalmente em óleos. Há quase 7 anos não tenho mais nenhuma incidência. Parabéns pelo Artigo.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo depoimento e pelo incentivo ao nosso trabalho voluntário neste Blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. hoje descobrimos q meu filho tem alergia ao gergelim. ele manifestou urticaria algumas vezes e nao sabiamos o q provocava, geralmente era qdo ele viajava a porto seguro - bahia. ontem ele comeu umas bolachinhas com gergelim e teve urticaria hoje. ele suspeitou do gergelim e pude confirmar, graças a este artigo. obrigadissima!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo incentivo. Abraços e volte sempre!

    ResponderExcluir
  9. elisabeth batalha4/6/11 12:32

    ola,minha neta teve uma anafilaxia depois de comer Humus Tahine, e foipara a emergencia, onde o médico aplicou a medicac'~ao e ela agora anda com uma seringa do medicamento.
    Ela fez exame de sangue e apontou alergia a gergelim, soja, amendoim, ovo, leite,entre outros.
    Oque podemos fazer além de controlar a alimentação?
    Ela tem 1 ano e 5 meses...
    um abraço

    ResponderExcluir
  10. Elisabeth: em princípio, a base do tratamento de uma alergia alimentar é evitar a ingestão do(s) alimento (s) suspeito. O alergista orientará as medidas preventivas adicionais após a análise dos dados clínicos de cada pacientes. Gratos pela visita ao nosso blog

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, parabéns pelo Blog! Eu descobri recentemente que sou alérgica ao sesamo, gostaria de saber quais os alimentos que têm semelhança química com este para além dos referidos no texto acima, pois que eu também sou alérgica ao amendoim, pistácios,nozes, cevada, etc. Obrigada e tudo de bom!!

    Irish***

    ResponderExcluir
  12. Evite outras sementes como por exemplo girassol e papoula. Agradecemos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  13. Sou alergico a essa semente santanica.
    Descobri a uns 2 anos pela pior forma...O problema é quando voce pergunta se usa gergelim na formula do pao e dizem que não. E agosto desse ano no interior de goias tive uma crise que por questão de minutos não foi letal. Infelizmente a industria nao iria banir esse alimento :(
    Parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  14. TTT: como é pequeno o número de pessoas sensíveis ao gergelim, não há como proibir seu uso. Mas a ASBAI (www.sbai.org.br) está lutando junto à Anvisa para que os rótulos sejam explicados claramente, para proteger os alérgicos da ingestão inadvertida do alimento. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  15. oi sou alergico a gergilim e sempre que consumo algum alimento acidentalmente tenho coceira, e tomo o medicamento alegra 180 e após meia hora nao tenho mais nada, só a sonolencia. a minha questao é sera que se eu tiver a coceira e não tomar o medicamento tambem vai passar após a meia hora? grato e excelente materia

    ResponderExcluir
  16. É provável que sim, mas não há como afirmar sem conhecer seus dados clínicos de forma criteriosa e sem examinar pessoalmente. Agradecemos suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Muito obrigado pelo post. Eu também sou mais uma vítima do gergelim. Tudo começou igual ao relato da Thaís, segundo comentário. Esfihas de carne do Habibs com molho ou óleo de gergelim, o chamado Tahini. A partir desse dia adeus pão com gergelim, adeus sushi com gergelim, adeus yakisoba com molho de gergelim, etc. Ainda não desenvolvi alergia a amendoim e outras semente, graças a deus.
    A minha pergunta é: será que não há um tratamento que elimine a alergia por meio do consumo regular e gradativo do alimento? Li isso algumas vez, não lembro aonde.

    Grato e parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  18. Paulo: existem alguns trabalhos sobre desessensibilização alimentar com ingestão de quantidades progressivas do alimento, mas só pode ser feito sob estrito acompanhamento do especialista devido aos riscos desta técnica. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  19. Olá ... eu também sou mais um ... foi uma simples bolacha coberta com gergelim e pronto, coceira intensa, calor pescoço, agulhadas na cabeça e garganta praticamente fechada ... ufa !!! foi por pouco, já aconteceu a mesma coisa com a esfirra de carne do Habbibs, mas eu não sabia da relação com o gergelim, eu achava que era o tempero. Parabéns pela excelente matéria ...

    ResponderExcluir
  20. Obrigado pelo depoimento Eduardo e pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  21. Oi. Sou alérgico ao gergelim, e como a maioria dos alérgicos, sofro muito mais com as "surpresas" que descubro nos caminho. Por exemplo, as esfihas do Habib's, que comi ontem (apenas 5) e acabei num hospital. Liguei pro Habib's e perguntei se existia gergelim em alguma parte da receita da esfiha de carne, e o gerente me garantiu que não. Falou de uma tal "receita secreta", que nem ele conhece, mas que poderia ter gergelim (PODERIA, nenhuma certeza). Só agora, lendo outros depoimentos, vi que usam sim gergelim na receita da massa. Isso é muito perigoso, a falta de informação sobre esses pratos "inocentes". Já vi que o universo de coisas que posso comer despreocupado está cada vez menor... Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Zé Darlan: o seu comentário é muito importante pois chama a atenção para a falta de atenção das empresas alimentícias para a informação adequada ao seu cliente.Além disso, denota a falta de valorização da alergia alimentar. Infelizmente estes fatos podem trazer prejuízos severos ao alérgico. A ASBAI (www.sbai.org.br) tem lutado pela orientação correta dos rótulos alimentares, tanto na citação dos elementos utilizados no alimento como pelo uso de termos que sejam facilmente entendidos pelo paciente. Nem sempre os rótulos são compreensíveis para os usuários. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  23. Também sou um dos alérgicos a gergelim, além de ter alergia também a brócolis e camarão. Descobri a alergia no dia que comi um pão com gergelim e a reação só apareceu quando fui a academia, assim que comecei a fazer os exercícios e meu corpo esquentou, minha pele começou a ficar com alguns pontos avermelhados e com elevações, parecendo picadas de mosquito. Alguns inchassos apareceram nas pontas dos dedos e nas palpebras. Tomei um antialergico e resolveu em algumas horas. Agora é evitar alimentos com essa sementinha safada.

    ResponderExcluir
  24. Obrigado por seu depoimento, Daniel. Volte sempre para visitar nosso blog

    ResponderExcluir
  25. Sempre tive problemas com o gergelim, mas limitava-se a sensação de "alimento indigesto" ... hoje no final da tarde tive uma péssima experiência: após consumir uma pequena porção de "carpaccio" de sashimi, tive forte reação alérgica, chegando a quase um choque anafilático !! O motivo? O prato tinha bastante semente de gergelim !!! Depois de quase ter uma experiência fatal com essa "maldita semente", não consigo imaginar como a divulgação disso não é obrigatória !!

    ResponderExcluir
  26. Obrigado por seu depoimento, Paulo. Realmente, é uma surpresa desagradável a primeira vez em que surge uma alergia alimentar. A Sociedade de Alergia luta pela implantação de rótulos com informação completa (e compreensível) nos alimentos, para evitar as alergias alimentares. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  27. Tenho uma dúvida. Quando como gergelim - em especial o preto, que às vezes vem na salada - fico horas sentindo que me foi indigesto, com aquele desconforto. Só uma vez que ocorreu de eu comer muito, mas era uma culinária indiana, bem codimentada e diferente, e me deu enxaqueca e vômito. Esse desconforto causado pelo gergelim pode ser já uma alergia leve???

    ResponderExcluir
  28. Ana: é mais provável que seja um caso de intolerância alimentar, mas não é possível afirmar sem examinar pesoalmente.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  29. Acabei de comer uns biscoitos piraquê com gergilin. e notei que meus lábios ardidos como se fosse uma pequena queimadura.... logo depois aconteceu um inchaço parecendo uma bolha.... pode ser alergia ao gergilin? tomei chá de hortelã junto....

    ResponderExcluir
  30. È possível que possa ser uma alergia mas não há como afirmar pela internet sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  31. Gergelim está sendo usado com mais frequência e a prevalência de alergia aumentou consideravelmente. Obrigado pelo depoimento ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  32. por favor, há a possibilidade de no exame de sangue não sair IgE positivo para sementes de gergelim, mas eu ter alergia com óleos e molhos? Obrigada por essa matéria!
    Carolina

    ResponderExcluir
  33. Carolina: nem sempre a IgE específica mostra positividade, mesmo nos casos de alergia ao gergelim. Aconselho que procure um alergista para orientá-la de forma apropriada. Gratos pekla visita.

    ResponderExcluir
  34. Tenho alergia a gergelim a alguns anos, e hoje confirmei, através dos depoimentos, porque passei tão mal na única vez que comi no Habib's. É claro que eu suspeitei, mas o garçom me jurou que não vai gergelim na receita isso é uma grande irresponsabilidade.

    ResponderExcluir
  35. Paty: infelizmente as pessoas não valorizam a gravidade de uma alergia alimentar e omitem ou mentem sobre a composição dos alimentos. Agradecemos seu depoimento ao blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  36. Este blog continua ativo? Pq e de suma importância os depoimentos desta semente do capeta.
    Sou altamente alérgico ao gergelim. Ja fui internado varias vezes, por falta de informação em rótulos e desconhecimento dos atendentes em bares e restaurantes. Por favor continuem com este assunto. Grato

    ResponderExcluir
  37. Sim, o Blog da Alergoia está em atividade desde outubro de 2006, publicando semanalmente um texto inédito sobre temas diversos. Publicamos também no facebook, no twitter e no Google +. Agradeço a visita e aproveito a oportunidade para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  38. Desde que vi uma reportagem onde o gergelim era rico em cálcio passei a comer toda noite três colheres de sopa no leite. Percebi que comecei a ter febre sem mais nem menos ... Ela passava da mesma forma que vinha, tive certeza que era o gergelim em uma noite que tomei o leite com semente e na madrugada acordei com o corpo todo tremendo e com a boca muito seca e com muita sede...na manhã seguinte levantei muito indisposta. Seria por causa do excesso dde ingestão dde gergelim?

    ResponderExcluir
  39. O seu relato não sugere que seja uma reação alérgica (imunológivca) ao amendoim. Mas, para afirmar, é essencial avaliar de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para receber uma orientação adequada e segura. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. Não tenho alergia a nenhum alimento, mas como retirei um rim canceroso, há quase 1 ano, presisei suspender a ingestão de cálcio e minha médica sugeriu 1 colher de chá, no almoço e jantar passando as sementes , antes, pelo processador.
    Preciso tbm retirar a vesícula q está c cálculos.
    Estou seguindo a recomendação da médica há 1 mês, mas, há 5 dias tenho tido uma febre baixa c muito mal estar. Tenho consultas marcadas para o fim do mês , fazendo os exames necessários ao controle do outro rim.
    Como só o gergelim é novo na minha rotina alimentar, pergunto se ele pode estar provocando essa febre.
    Se puderem me respondeer, ficarei mto agradecida.

    ResponderExcluir
  41. É pouco provável que a causa da febre seja o gergelim, uma vez que relata outros problema de saúde. Infelizmente não é possível afirmar pela internet, sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  42. Olá. Esse post ainda está ativo? Quero agradecer á todos pela informação do Habibs, também tenho alergia á gergelim e ai vem a urticaría com o fechamento da glote, a minha médica disse que o risco de morte é grande se não for atendido imediatamente. E foi através desse blog que tomei conhecimento que na massa das esfihas do Habibs tem gergelim, é por isso que ia parar no hospital toda vez que comia esfihas. Muito Obrigado, e tentando achar um profissional que me ajude a minimizar os efeitos, pois mesmo sem consumir o gergelim, ainda tenho urticarías de stresse.

    ResponderExcluir
  43. Olá Marcos, boa noite. Que bom que o Blog pode ajudar.

    ResponderExcluir
  44. Meu filho passou ontem pelo mesmo problema. Comeu ESFIRRA DO Habib's e teve um mal estar violento, Inchaço, coceira e vermelhidão. Fiquei em dúvida se era o COMINHO ou GERGELIM. Agora acho que descobri. Obrigado!

    ResponderExcluir
  45. Vida: para definir uma alergia alimentar é importante que seu filho seja avaliado por um(a) especialista em Alergia. Só assim poderá ser feito um diagnóstico correto. Avaliar pela internet pode gerar erro. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  46. Eu tenho muito medo de comer torradas e paos integrais porque vem com as vezes até 10 tipos de graos.. é seguro comer estas coisas que vem com muitos graos? acabei de comer uma torrada que tinha 7 tipos de graos e to tossindo e com irritaçao na garganta e to com medo.. é complicado.

    ResponderExcluir
  47. O seu relato comprova a importância da nova lei sobre a rotulagem de alimentos recentemente aprovada pela Anvisa. É essencial uma leitura atenta e que o rótulo seja completo, indicando todos os componentes dos alimentos.Converse com seu alergista e peça que oriente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  48. Anônimo8/1/16 09:54

    Bom dia queria tirar uma dúvida, meu filho comeu aquela bolacha club social gergelim, e a urina dele esta com cheiro de gergelim, isso é normal ou pode ser uma reação alérgica também?

    ResponderExcluir
  49. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu filho e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  50. Oi, eu tenho alergia à semente de girassol. Vi em alguns comentários que quem tem alergia de gergelim deve evitar consumir girassol. Serve o contrário também? uma pessoa com alergia de girassol deve evitar gergelim? Eu tenho dúvidas se tenho ou não alergia de gergelim. Vi num comentário sobre esfirras, eu sempre como e nunca acontece nada. Mas uma vez comi uma bolacha nesfit de gergelim e me deu diarreia. Há pouco tempo comi um pão de 7 grãos (acidentalmente, pois foi me vendido como sendo só pão integral francês) e fiquei muito mal, quase desmaiei... já tive quase um choque anafilático. Descobri que nesse pão tinha gergelim preto. Na ingestão de bolachas escritas "cereais" apresento dor no estômago... fico com medo de comer algo sem querer e passar mal, porque minha alergia vem ficando cada vez pior. Tenho até alergia da minha calopsita, pq ela come girassol.

    ResponderExcluir
  51. Andressa: é muito importante definir bem os alimentos que provocam sua alergia. Da mesma forma, conhecer aqueles que podem fazer uma reação cruzada e também causar sintomas. É indicado evitar o gergelim. Converse com o(a) alergista que a acompanha e peça que a oriente. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô rindo aqui... Sempre comi alimentos com gergelim... Até um dia ter reação com esfirra do habbibs. Já tive algumas.crises acidentais... Quase morri num vôo internacional.

      Excluir
  52. Abrãao: a alergia é mesmo assim: surpreende! A pessoa come o alimento por algumas vezes e de repente, surge a reação alérgica. Por enquanto, ainda não há uma cura. É preciso suspender o alimento do seu dia a dia. E o maior problema é mesmo a ingestão acidental. Por isso, foi tão importante a aprovação da nova lei de rotulagem de alimentos no Brasil. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  53. Eu tambem comi club social sabor gergelim e estou urinando o cheiro dele. Achei estranho o gosto e também passo o dia todo sentindo o gosto do gergelim na boca e no estômago. Muito estranho isso.

    ResponderExcluir
  54. Lucas Boa noite O seu reato não sugere que tenha ocorrido uma reação alérgica (imunológica) ao gergelim. Obrigado por participar do Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  55. A pouco tempo minha esposa adquiriu alergia a esta perigosa semente. Foi de inicio ,comendo o creme crack de GERGELIM, apresentou inchaço ,nos olhos,boca ,rosto ,vermelhidão, coceira,falta de ar ,voz alterada ,e eh claro o despero de descobrir que tem alergia a Isso. Já ontem ,comeu as esfirras do Habbibs,comeu tranquilamente, quando cinco minutos depois começou a preocupação, coça aqui coça ali.. Foi parar no hospital com pressão muito alta ,vomitando e quase desmaiando ,relatando ela "uma sensação de morte".... Procurarei um alergista ,para um exame detalhado .

    ResponderExcluir
  56. Anderson Bom dia A alergia alimentar é assim: você ingere um determinado alimento, mas de repente, pode surgir uma ração inesperada. A receita é mesmo suspender a ingestão do alimento. O(a) especialista em Alergia avaliará os dados clínicos de sua esposa e orientará a conduta mais adequada e segura para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  57. Anônimo3/5/17 18:31

    Tive pela terceira vez um choque anafilático por causa dessa semente satânica. Dessa vez foi uma parada cardiorresporatória que por questão de minutos não me levou à morte. Sorte que estava perto de um grande hospital, pois se estivesse fora da cidade teria morrido. CUIDADO com as alergias !!!

    ResponderExcluir
  58. Gratos por seu depoimento enviado ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  59. Já faz um tempo que estou com furúnculos pelo corpo, como se fossem "espinhas" e estão aumentando cada vez mais...começa com vermelhidão e inchaços...me dei conta que como de segunda a sexta bolacha salgada de gergelim que gosto muito, como de manhã e à tarde...será que pode ser decorrência disso?? obrigado

    ResponderExcluir
  60. É improvável que furúnculos sejam causados por alimentos. Aconselho que procure atendimento médico com alergista mas pessoalmente Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  61. Muitos relatos iguais ao meu, hoje exatamente fiz um teste em mim,sei que não deveria mais fiz, comprei uma torrada da Bauducco de vários graos, nem me atentei a ler o rotulo antes, depois que comi fui ler e tinha gergelim, aí que comi mais ainda so pra ter certeza, afinal desconfiava pq já havia acontecido outras vezes e sempre achava que era algo q tinha comido com o meu emocional, não me preocupei tanto também pq tinha remédio em casa.
    Pois bem, algum tempo depois começava os mesmos sintomas, um calor na nuca, pálpebras e nariz inchado e uma coceira nas partes quentes do corpo (axila e virilhas) já tomei o remédio pra não ser no corpo inteiro como das outras vezes, mais que comprovado, sou alérgica a essa sementinha! Meu erro foi de não ter ido a um alergista quando desconfiei fui apenas a um dermatologista que disse q seria do meu emocional pois estava a véspera do meu casamento. Agora e só cuidar e não comer mais.

    ResponderExcluir
  62. Banny Bom dia. A alergia alimentar, uma vez detectada, deve ser feito o afastamento do alimento da dieta do paciente. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  63. Gente to lendo o depoimento de vocês e me coçando... pelo visto acabei de descobrir o motivo dessas coceiras e urticárias no meu corpo há semanas e não sabia o que era ... Tem mais de uma hora que comi Abacate com gergelim e comecei novamente a me coçar pelo corpo todo e ficar cheia de bolinhas!!! Acabei de tomar um antialérgico, mas está brabo

    ResponderExcluir
  64. Ariana Boa tarde Agora que você percebeu essa identificação, sugiro que procure um(a) alergista para confirmar o diagnóstico e indicar a conduta mais adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno