Pular para o conteúdo principal

Urticária: identificando causas

Muitas pessoas escrevem para o e-mail deste blog solicitando tratamento ou indicação de um remédio para tratar sua urticária. Contudo, não é possível tratar sem analisar os dados clínicos de cada paciente de forma criteriosa, já que o tratamento depende das causas envolvidas.
Neste texto, são abordados os principais fatores causadores de urticária, na intenção de mostrar como é vasto este tema e como é fundamental a análise clínica feita pelo médico alergista. Cada pessoa é única e necessita ser vista individualmente, baseado em sua própria história.




Conceito: urticária é uma erupção na pele formada por placas salientes, esbranquiçadas ou avermelhadas, que coçam muito. Estas placas são fugazes, ou seja, desaparecem logo, mas tornam a aparecer em outras áreas do corpo.

Em alguns casos estas placas são pequenas, mas se unem formando grandes lesões, que assustam pelo visual e podendo acometer grandes áreas do corpo, sendo chamada de “urticária gigante”.

Classificação: as urticárias podem ser classificadas de formas variadas, mas a classificação mais usada se baseia no tempo da doença. Assim, URTICÁRIA AGUDA é de aparecimento recente (até 6 semanas) e URTICÁRIA CRÔNICA, quando os sintomas permanecem por mais de 6 semanas, surgindo em surtos de longa duração.


Na urticária aguda (recente) é relativamente fácil descobrir a causa determinante, pois em geral trata-se de um alimento, medicamento ou de uma situação esporádica. Mas nos casos crônicos, de longa duração, é bem mais complicado e esta descoberta torna-se problemática, já que em geral a causa é algo de uso habitual pelo paciente ou envolve fatores variados que necessitam ser pesquisados.

Identificação: a descoberta da causa da urticária é a base para o tratamento. E, na maioria das vezes, não existe exame ou teste que dê a resposta. O médico necessita atuar como um detetive, investigando pistas fornecidas pelo paciente ao contar sua história.


Nenhum exame ou teste substitui uma boa história clínica feita pelo médico alergista.

Hoje resumiremos as principais causas de urticária, de maneira geral, lembrando que nem sempre é uma só causa que está envolvida no problema e que cerca de 40 a 50% dos casos crônicos têm sua causa desconhecida (idiopática).


Urticária por medicamentos

Remédios são, sem sombra de dúvidas, uma das principais causas de urticárias, mas nem sempre fáceis de descobrir, já que em geral se tratam de medicamentos de uso contínuo, habituais, já usados anteriormente, portanto considerados inofensivos pelo paciente. Infelizmente no Brasil este é um problema sério, pois a automedicação é comum a todas as classes sociais.

Os medicamentos que mais causam urticária são: analgésicos, antinflamatórios e antibióticos.
O problema é que pessoas sensíveis a analgésicos são também sensíveis a vários outros remédios, como por exemplo, os antinflamatórios. Como não existem testes ou vacinas específicas para este caso, o alergista orientará o uso de medicações alternativas e seguras.

Urticária por alimentos e aditivos alimentares

Na urticária recente (aguda) é fácil identificar se a causa é alimentar, pois o próprio alérgico observa esta relação. É comum a urticária pelo camarão e crustáceos e as lesões na pele surgem logo após a ingestão do alimento.

Contudo, na urticária crônica, tudo muda de figura, pois surge em geral com alimentos habituais da dieta e considerados inofensivos pelo paciente.


É importante chamar a atenção que alimentos raramente causam a urticária crônica, em especial nos adultos, sendo mais comum nas formas recentes (agudas) da doença.
Os alimentos mais implicados como causa de urticária são: leite e derivados, ovos, peixe, camarão (crustáceos), lagosta
Em muitos casos, não é o alimento em si que causa a urticária crônica, mas sim aditivos usados em sua conservação ou para melhorar a aparência e sabor do alimento. Os aditivos que mais causam urticária são os sulfitos e a tartrazina (corante amarelo).

A urticária pode surgir mesmo quando a pessoa ingere mínimas quantidades do alimento. Por exemplo, ao ingerir peixe que teve contato com camarão ou que foi cozido na mesma panela onde foi feito um molho com camarão.



Urticária por parasitas intestinais

Vermes e parasitas podem causar urticária, seja em crianças ou em adultos. Um destaque deve ser dado às infestações causadas por um parasita chamado de “Giárdia” e ainda: “Ascaris”, “Trichuris”, “Entamoeba”.



Urticária por Infecção

É uma causa questionada, mas que pode ser observada quando a eliminação da infecção pode levar à cura de uma urticária crônica. Nem sempre é fácil de diagnosticar, mas deve ser lembrada na pesquisa de causas envolvidas.

Algumas viroses e doenças infecciosas podem ser precedidas por urticária,comopor exemplo, a mononucleose e alguns tipos de hepatite.


Urticária por agentes físicos

Este é um grupo de urticárias onde a causa está relacionada com fatores físicos

O dermografismo é o exemplo mais visto, onde as lesões aparecem após irritação da pele. É uma doença benigna, mas muito incômoda e que pode ser evidenciada ao riscar suavemente a pele. Outras urticárias são classificadas neste grupo: colinérgica, aos exercícios físicos, solar, ao frio, aquagênica, etc. Como se trata de um tema extenso, voltaremos a falar num próximo “post”.

Urticária por Insetos

Picadas de abelhas, vespas e marimbondos provocam urticária devido à reação alérgica ao veneno. Mosquitos e pulgas podem ocasionar urticária mas comumente provocam estrófulo.


Urticária por irritação primária

Algumas substâncias podem provocar urticária pela irritação intensa que causam na pele, em qualquer pessoa: os exemplos mais conhecidos são as água-vivas (medusas), urtigas, plantas. Alguns medicamentos que têm o poder de liberar histamina podem causar urticária, em especial a codeína e os produtos contendo iodo.



Urticária por fatores emocionais

Distúrbios psicogênicos podem ser causa de urticária em cerca de 10% dos casos. Contudo, o mais comum é que os fatores emocionais sejam fatores que agravam (pioram) o problema, mas não sendo causas únicas da doença.



Urticária por outras doenças

A urticária pode ser um sintoma de outras doenças, antes mesmo que se manifestem, como por exemplo, doenças da tireóide, reumatismos, doenças do fígado, diabetes, gota e inúmeras outras doenças.

Urticária de causa desconhecida (idiopática)

Em alguns casos, mais raros, mesmo pesquisando cuidadosamente, a causa da urticária pode não ser detectada, sendo estes casos rotulados como “idiopáticos”. Este é um termo usado na medicina para definir doenças onde não se consegue descobrir a causa, à luz dos conhecimentos atuais.


Calcula-se que no Brasil cerca de 40 a 50% dos casos são de natureza idiopática, ou seja sem o diagnóstico da causa da urticária.



Este texto foi desenvolvido baseado no livro: “Conheça sua Alergia”, de Lian Pontes de Carvalho e João Bosco Magalhães Rios, publicado em 2001 pela Editora Revinter.

Comentários

  1. Há anos sofro com essa urticária no meu rosto, principalmente na região da zona T. Já fui a vários dermatologistas e eles dizem que devo prestar atenção ao que como, ao que sinto e coisa e tal. Ela aparece tanto no frio quanto no calor. Um saco!

    ResponderExcluir
  2. Amigo: infelizmente não é possível emitir um parecer sobre uma lesão na pele sem examinar pessoalmente. Aconbselho que converse com seu médico, exponha sua ansiedade com a doença. Lembro que o diálogo e a confiança estabelecida entre o médico e seu paciente são essenciais para o sucesso de qualquer tratamento. Obrigada pela visita e volte sempre ao nosso blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  3. JOÃO BATISTA DE BRITO NETO
    Bom Dia

    Há mais ou menos um ano, tive um crise alérgica, conhecidentemente a pouco tempo havia feito uma endoscopia e foi detectado com positivo o Hpiroide, com isso meu médico receitou uma medicação com amoxilina, omeprazol e mais duas formulas para tomar durante o dia.
    Quando tive essa crise, já foi no final do tratamento, faltava apenas um dia e já havia se passado 14 dias de tratamento, e curiosamente a única coisa diferente que comi foi uma canjica de milho.
    Retornei ao médico e contei minha situação, ele mim receitou cetirizina e famotidina, pra tomar antes de dormir, fiz vários exames, entre eles TGO e TGP, que estava em média de 160 e 155 onde o normal era 40 e 41 e o IGE que estava em 320, hoje graças a DEUS estão todos normais, apenas o TGP que está 2 pontos acima do normal, continuei a tomar a cetirizina e famotidina, que até hoje vem servindo de peliativo, mas assim que passo 2 ou 3 dias sem tomar essa medicação, fico com a pele sensível que dá até pra servir de quadro, vc passa a uma suavemente na pele e logo após aparece o que vc escreveu.
    Recentemente, tive uma crise de tosse que vem encomodando até hoje, curiosamente ela surge derepente, as vezes quando vou rir, quando tomo algo gelado, as vezes até mesmo quando movimento a cabeça rápidamente, e agora tá surgindo uma coceira nos olhos, as vezes no ouvido e narina.
    Minha dúvida: Qual especialista devo procurar?
    Quais são os exames que pode ser feito para detectar os motivos.

    ResponderExcluir
  4. João Batista: o médico especialista em Alergia analisará sua história e dados clínicos e assim poderá orientar adequadamente. Caso precise, nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1/4/09 11:38

    Bom Dia.
    Ha trez anos eu acordei com minha boca toda inchada apos ter ido em um churrasco na noite anterior, achei muito estranho procurei um medico no qual me receitou cloridrato de fexofenadina, me pediu alguns exames mas nada constou de errado, so que nao parou procurei um alergista que me disse que era alergia a carne vermelha então parei de comer mais ate hoje sofro com este problema a cada dia esta em uma parte do corpo e ficam muitos grandes e vermelhas conçam muito o que eu faço. obrigada e bom dia.

    ResponderExcluir
  6. a 2 anos passei a ter essa doença q incomoda muito, passei no medico ele pediu varios exames,
    fiz,, o teste nada foi encontrado, passei a torar didroxizine 25 mg por algum tempo, e nada,
    depois resolvir mudar de medico, fiz novamenteo o teste, acuso,, coranets artificiais. MANDA UMA DICA AI Q POSSA ME AJUDAR A CURA ESSA DOENCA.
    ABRAÇOSSSS
    faco todo regime e nada tem resolvido, e assim comvivo com essa doença ate hoje.
    tem dia q meu corpo fica todo cheio de urticari

    ResponderExcluir
  7. Compreendo sua preocupação, mas infelizmente não é possível emitir um parecer sem examinar pessoalmente. Como mostramos no texto, são muitas as causas envolvidas, necessitando uma análise minuciosa dos fatores envolvidos em cada pessoa para definir, quando possível, a causa de uma urticária e/ou angioedema. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  8. Anonimo: Aos 58 anos vacinei contra gripe. Nunca tiva alergia ao consumo de ovos. Logo apos a vacina, minha boca começou a inchar, tive pruridos nas gengivas e placas enormes, tipo urticária, apareceram na barriga, coxas e embaixo do braço, com coceiras intermináveis...N me lembro o tipo de medicamento aplicado pelo médico, mas o sintoma se repetia em periodos alternados...sarando definitivamente após uns 6 meses. Não apresentaram mais. PODERÁ TER SIDO PROVOCADO PELA VACINA? Hoje tenho 62 anos e não quiseram mais aplicar em mim a referida vacina, após ouvirem a minha história. Sou sumamente alérgico, por hereditariedade, e gostaria de voltar a me vacinar...GOSTARIA DE RECEBER UMA OPINIÃO A RESPEITO...Me senti muito bem, inclusive sem incidencias de ataques alergicos ´por um longo período...Nunca tive, tb, alergias a medicamentos...

    ResponderExcluir
  9. A cerca de 2 semanas comecei a ter problemas de urticaria. Notei que o quadro piora no periodo da noite quando chego em casa do trabalho e tiro a roupa do dia. geralmente fico com muita coceira nos pés e nas costas sendo que nas costas aparecem grandes manchas vermelhas. Li sobre o assunto em diversos sites e estou desconfiado de alergia ao suor.
    Alem disso comecei a desconfiar da minha alimentacao. Cortarei alguns alimentos ( que nunca me fizeram mal ate entao) pra ver o resultado.
    Alem disso me mudei a pouco tempo para um novo apartamento e um novo local de trabalho. sera que pode estar relacionado ao ambiente tambem?

    Alem disso, essas crises podem sumir daqui a algum tempo ou terei alergia pro resto da vida?

    ResponderExcluir
  10. estou com urticaria a duas semanas. Ainda nao fui ao dermatologista, apenas me consultei com clinico geral que me receitou um antihistaminico.

    geralmente tenho as crises de coceira ao chegar em casa depois do trabalho e tirar a roupa do dia. Sinto muita coceira nas pernas, pes e costas. Durante o dia as vezes sinto coceira nas maos.

    Gostaria de saber se esse quadro é reversivel? posso me tratar e nunca mais vir a ter problemas de urticaria?

    ResponderExcluir
  11. Raoni: as causas de urticária são variadas e para identificá-las, o alegista necessita analisar os dados da história de cada pessoa em conjunto com os dados do exame físico. Não existe um teste ou exame que seja definivo para diagnosticar todos os tipos de urticária. Por isso, não há como afirmar se o seu quadro é reversível sem que se defina a causa de sua alergia. O tipo de lesão que descreve sugere um quadro de dermografismo, mas para definir o diagnóstico, aconselho que pocure um médico especialista em alergia. Obrigado pela sua visita.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/5/09 00:09

    BOA NOITE O MEU FILHO C/ 5 ANOS COMEÇOU A TER MANCHAS VERMELHAS GRANDES E COÇAR MUITO LEVEI ELE AO CLINICO E PASSOU A USAR POLARAMINE E CUTISANOL A 5 DIAS
    E HOJE LEVEI NOVAMENTE PORQUE FIQUEI DESESPERADA DE VELO ASSIM AI ELE PASSOU HIXILINE C/ O CREME DIPROGENTA

    ResponderExcluir
  13. Compreendo sua preocupação, mas infelizmente não posso ajudá-la baseado apenas no seu breve relato. O ideal é levar seu filho a um alergista, pois para orientar um tratamento é essencial estabelecer o diagnóstico e as possíveis causas envolvidas. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  14. No mês de janeiro de 2009 minha boca ficou inchada ao comer um danone, a partir disso começou a piorar, então fui ao dermatologista e já tomei os seguintes remédios: loratadina, dicloridrato de cetirizina, desloratadina, dextamine e cloridrato de hidroxizina; também faço a dieta, mas mesmo assim todo dia aparece um pouco a urticária na minha pele, não aguento mais, isso tem cura???? Minha dieta é rigida nao posso comer quase nada, sofro muito!!! Quando isso para??? E o dermatologista pode cuidar dessa urticária??
    Obrigada....

    ResponderExcluir
  15. Luci: infelizmente não existe um teste ou exame que seja definitivo para o diagnóstico da urticária e do agioedema. Aconselho que procure um médico especialista em Alergia para a oientação do seu caso. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  16. Olá; Depois de ler todos esses comentarios ainda me sinto desesperada pois tenho urticaria a alguns meeses e nao sei mais como agir, estou em tratamento com um alergista, maais a questão é: qual medico é o profiissional adequado pra resolver a urticaria dermatologista ou alergista? fiiz alguns testes alimentares estou evitando de comer carnes de frango e porco pois o medico suspeita maais não é ainda a resposta final, maais mesmo evitando essa alimentção não melhora . coça muiito ainda. nao existe alguma coisa que poosa pelo menos aliviiar a coceira pois é terrivel. Me da ate desepero pois tento nao me estressar e ficar nervosa com as coisas poos parece piorar. tem algo relação? Espero uma resposta positiva . OBRIGADA MESMO!

    ResponderExcluir
  17. Marcela: gostaria muito de poder dar a resposta que espera,mas a verdade é que a urticária é uma doença que necessita ser analisada de forma minuciosa a fim de detectar sua causa. Sabe-que os fatores causadores são muitos e que variam em cada pessoa. O alergista é treinado para tratar as doenças alérgicas, incluindo as urticárias.Mantenha o tratamento, não desista. Obrogado por visitar nosso blog.

    orientá-la. O site da ASBAi (www.sbai.org.br)

    ResponderExcluir
  18. Há mês e uma semana estou tendo dermografismo. Minha pele está tão sensível que só o fato de encostar as costas na cadeira faz com que eu fique cheia de vergões enormes e até mesmo o meu cabelo no ombro irrita muito a minha pele. Tudo e qualquer coisinha está produzindo vergões muito grandes, pelo corpo inteiro, sinto muita coceira e estou tendo que andar toda tampada porque a qualquer momento fico com a pele horrível. O antialérgico dá muito sono, a ponto de atrapalhar minha produtividade e não está resolvendo meu problema, apenas diminui um pouco... Existe alguma outra forma de tratamento? Alguma mais rápida, eficaz e não seja sedativo?

    ResponderExcluir
  19. Existem antialérgicos não sedantes, capazes de controlar a sensibilidade e a coceira sem provocar sonolência. Além do remédio é importante pesquisar a causa do seu dermografismo. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  20. Diego Felipe10/8/09 17:52

    Bao Tarde.
    Ha algum tempo tive urticaria crônica,os sintomas eram de ardencia no corpo parecendo picadas, e manchas parecendo pintinhas, isso só acontecia quando meu corpo esquentava muito, quando eu ficava nervoso ou quando eu saia no sol tbm ,o medico me recomendou o HIXIZINI 25mg para tomar, passei a tomar e tive que parar de usar, sabonetes coloridos,roupas de poliester,cremes, etc,que tbm estavam dando alergia.Mais depois de um bom tempo tomando o remedio não sentia mais nada, ai parei de tomar o remedio e comecei a levar uma vida normal, voltei a usar tudo que tinha parado de usar, e agora já tem mais de 2 anos e a alergia voltou, ai comprei o remedio novamente ,só que desta vez não esta fazendo efeito,onde eu moro é muito quente e com baixa umidade no ar, queria saber se tem cura, se tem vacina, ou como posso levar uma vida normal sem que isso me afete? OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  21. Se a medicação não está fazendo efeito provavelmente existe um fator agravador de sua urticária que não foi identificado e que impede sua melhora. Sugiro que retorne ao seu alergista para uma pesquisa clínica. Obrigado por visitar nosso blog.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo2/9/09 17:06

    ola estou com ese problema de alergia por urticaria a 1 ano e fiz exames e ate agora nada e muito ruim porque todos ficam te olhando e costranjedor estou esperando outro exame agora e estou confiante que vai dar para descobrir o que causa isso....

    ResponderExcluir
  23. Desejamos sua recuperação e que a causa de sua urticária seja detectada permitindo o controle da doença. Obrigado por sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  24. Sr.(a)s
    Boa tarde !!!
    A cerca de duas semanas, viajamos ao Rio de Janeiro (somos de SP), eu, minha esposa e minha filha (1ano e 9 meses). No retorno, minha apresentou um quadro de urticária, hoje faz exatamente duas semanas, e até agora não curou. As vezes desaparece e depois volta. Anterior a viagem ela estava tomando um remédia chamado Aires, e fez a ingestão de cheetos e fanta laranja. Um desses agentes pode ter desencadeado esse quadro? Hoje ela esta fazendo o uso do medicamento Hixizine de 6 em 6 horas, não consome nenhum alimento com corantes, somente uma dieta balanceada. Ah !!! Ela também estava tomando "Novamox" um antibiótico para otite.
    Gostaria de saber como proceder, uma forma menos dolorida para encontrar a causa?
    Obrigado !!
    Luiz Claudio Ribeiro Santos

    ResponderExcluir
  25. Luiz: compreendo sua preocupação com sua filhinha, mas peço sua compreensão. Não podemos atender sua solicitação através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Aconselho que exponha seus temores ao alergista que acompanha seu tratamento. Obrigado por participar de nosso blog.

    ResponderExcluir
  26. Olá estou com urticária 1 semana. Eu tive uma vez faz uns 5 anos atrás coçava bastante fui no medico ela reiceitou loratadina e melhorou, dessa vez não sinto quase coçeira nenhuma vou começar a tomar loratadina novamente, existe urticária sem muitas coçeiras?

    ResponderExcluir
  27. O sintoma mais característico da urticária é a coceira (prurido). Lembro que existem lesões na pele muito parecidas e que podem se confundir com urticária. Sugiro que procure um alergista para definir o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  28. ola ao 13 anos tive um crise de urticaria ,ficou quase uma semana ..fiz varios exame ,mais nao diagnosticaro nada ..passou ..depois de 4 anos volto .hoje toda vez q pego sol fico toda vermela ..e se eu anda muito tambem fico assim.vou ao alergista ele diagnosticou urticaria, e pediu para mim tomar toda ver que me desse um remedio chamado hidroxini,melhorou .mais nao e toda ver q me dar as vezes fico no sol e nao dar ,,e as vez dar sera q e urticara mesmo ,

    ResponderExcluir
  29. Não existe um exame ou teste definitivo para confirmar o diagnóstico de urticária. O alergista confirmará baseado na análise dos dados clínicos e no exame físico do paciente. Por isso, não há como emitir um parecer sobre seu caso sem examinar pessoalmente. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  30. Olá eu também tenho urticaria crônica, eela surgiu após eu ter feito uma cirurgia para retirada de um nódulo benigno no seio, pois tive uma reação alergica a uma medicação dada na cirurgia não sei se isso tem a ver,porém depoios dai, comecei a desenvolver urticaria cronica ja tenho 8 meses assim, já fiz varios exames e a causa não foi descoberta ainda, atualmenrte estou tomando hixizine 25mlg, porém me causa muito sono

    ResponderExcluir
  31. O tratamento da urticária necessita persist6encia pois é demorado. Existem antialérgicos que não provocam sonolência: peça ao seu alergista que oriente o uso de um destes remédios. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  32. A does anos atras ,tive contato direto com um produto quimico chamado soda caustica,nao imaginei que isso podesse me causar uma alergia que ate hoje me deichou vuklneravel,ao calor,pois tenho sinto calor causa me bastante coceira ,como se fosse pinicadas nas costas,isso e quando nao tomava o corpo todo.Cheguei a ir ao clinico geral,porem lelme receitou loratadina e uma pomada chamada mud.Nda adiantou voltei a ter urticarias pelo corpo e dao privilegio as costas pois sinto coçar bastante fica com um aspecto horrivel!Tenho medo de nao me curar,o que eu posso fazerpara acabar com essa coceira e o piorde tudo que e os caroços que ficam nas costas ,me imcomoda bastatnte.Por favor,alguem ae pode ter a soluçao para esse problema...?

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de poder ajudar, mas infelizmente sua solicitação não pode ser atendida através de aconselhamento por e-mail. É essencial examinar pessoalmente. Por isso, aconselho que procure um alergista que a examine, analise sua história e dados clínicos e assim possa orientar adequadamente.Caso precise, nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  34. resentimente estou tendo muitas crises alergicas as minhas urticaria sao grandes..e sempre aparecen nas maos,pescoço,pulsos.Sempre que tenho uma crise, partes do meu corpo inchao...eu ja fizuns 20 exames mais todos nao deram resultados!

    ResponderExcluir
  35. Comreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como orientar o tratamento de uma urticária sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Cínica de Alergia PGRJ. Obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  36. Eu tenho urticária com muita frequência é terrível!!! Tento me controlar para não tomar o Hixigine 25mg, mas não aguento. Tomo chá de Tanchagem para ver se melhora mas é em vão. A área que logo afeta é garganta e ouvidos, me deixando irritada. Fiz tratamento homeopático mas senti que piorei. O que me indica?

    ResponderExcluir
  37. A urticária não se manifesta igual em todas as pessoas.Da mesma forma, o tratamento não é padronizado, sendo que a pesquisa dos fatores agravantes envolvidos é a base para que o médico defina um tratamento. Por este motivo, não há como orientar seu tratamento ou indicar uma medicação sem examinar pessoalmente. Contamos com a sua compreensão. Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da PGRJ.

    ResponderExcluir
  38. Tenho urticária crônica há 1 ano e tomo hixizine todos os dias. Já tentei outros anti-alérgicos mas nenhum faz efeito tão bom. Agora nem o hixizine faz mais o efeito esperado. Tive que entrar no corticóide várias vezes.
    Já fui há muitos alergistas e fiz muitos exames, afastando todo o tipo de doença auto-imune (menos na tireoide, que descobri que tenho hashimoto). Para a tireoide, tomo hormônio todos os dias e os exames mostram que o hashimoto está controlado. Agora estou começando um tratamento com vacinas que diminuem a sensibilidade para histamina.
    Será que vai funcionar?

    ResponderExcluir
  39. Renata: a tireoidite de Hashimoto é uma causa de urticária. Inbfelizmente não posso afirmar a causa de sua urticária sem examinar pessoalmente. Aconselho que exponha sua preocupação ao seu alergista: ele conhece bem seu caso, sendo a pessoa mais indicada para orientá-la. Lembro que o diálogo e a confiança que se estabelecem entre você e seu médico são a base para o sucesso do tratamento. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. Tenho 53 anos e sofro de urticária há 6 meses, já fui a vários especialistas, porém sem nenhum exito.
    Já fiz exames laboratoriais, e não encontramos nenhuma anormalidade.
    Tomo diariamente Hixizine de 12 em 12 horas, Allegra 180 de 12 em 12 horas e Singulair (1 ao dia).
    Estou ficando muito nervosa com a situação...
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  41. Existe uma parcela das urticárias que é considerada de dificil controle. O tratamento exige persistência e disciplina pois nem sempre é possível detectar facilmente a causa da urticária. O ideal não é ficar trocando de especialista pois prejudica a pesquisa da causa. Aconselho que escolha o médico que lhe inspirou mais confiança e exponha a ele suas dúvidas e temores. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  42. Gostaria de saber se a urticaria, além do enorme desconforto que causa, pode também ser perigosa para a saúde. Tenho crises em que placas gigantes tomam conta de minhas costas, nádegas,pernas e barriga, porém, fico muito preocupada quando as placas atingem o rosto e pescoço, o que invariavelmente me faz ir ao pronto-socorro. Estou em tratamento com um alergista, e apesar de varios exames, ainda não possível determinar a causa. Preliminarmente, o medico acredita trata-se de urticária nervosa. O único medicamento que proporciona melhora nas crises é o Fenergan na forma injetável, que apaga por umas 12 horas (ou seja, me acalma). Trata-se realmente de uma emergência médica? Devo procurar atendimento imediato quando as placas começarem a aparecer (nem mesmo tomando o Alegra 180mg três vezes ao dia as placas somem)?

    ResponderExcluir
  43. A urticária pode se manifestar com forma e intensidade diferente em cada pessoa. Aconselho que peça ao seu alergista que oriente previamente a conduta que deve ter em caso de uma crise. O ideal é tratar o mais precocemente possível para evitar que seja necessário um atendimento hositalar. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  44. Regina Celia1/1/10 22:50

    Boa noite!
    Tenho 49 anos e sou do Espirito Santo.
    Sou alergica há mais ou menos uns 6 anos, tenho crise sérias e graves de urticarias. Já fiz vários testes alergicos, onde detectou algumas causas, tais como: Camarão, mariscos, condimentos, corantes, acidulantes, picada de insetos, abelhas. A mais graves, alergia medicamentosa: Ass, diporona, seus derivados, entre muitos outros.Tenho seguindo as orientações do alergista, mas sobre a medicamentosa, esta dificil, ela esta se agravando cada dia que passa, já fui parar varias vezes no balão de oxigenio com inicio de edema na glote. Se hoje tomo um remedio não tenho nada, amanhã se tomo o mesmo medicação, tenho urticarias por todo o corpo, fico toda inchada. Ando com uma lista do que posso e não posso tomar. Tenho muito medo de precisar tomar um certo medicamento, não tomo nenhum sem saber o que estou tomando e sem ler a bula para ver as reaçãoes que ele pode causar. Tive alergia a um protetor solar, fiquei toda vermelha, inchada, tive roquidão. Tenho urticaria de compressão, não uso nada que me aperte. Já não sei o que posso ou não comer, qual remedio ao certo posso ou não tomar, minha vida esta sendo um martirio. Ainda por cima trabalho em hospital, lá adiquiri uma asma por esta em contato com produtos quimicos que servem para higienização de materias. Ultimamente, venho sentido dores do lado direito do abdomen, tenho colicas e vomitos, me orientem por favor, pois já me retiraram minha vesicula achando que nela esta o problema, mais o sintomas continuam. Me digam, isso pode ser algum tipo de alergia alimentar que esta me fazendo sentir este sintomas? Tomo diariamente Fexodane 180 e em caso de crise forte, comprimidos de Fernegam. No Hospital sempre me aplicam Fernegam intra muscular, e Hidrozini intra venoso.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  45. Regina Célia: infelizmente a sua solicitação não pode ser atendida através de aconselhamento por email. O seu relato sugere um caso mais grave e que necessita ser avaliado minuciosamente para que se possa emitir um parecer. Você não referiu em que cidade mora, mas Vitória possui excelentes alergistas. Caso venha ao Rio, estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  46. ha dois anos eu sofro com a urticaria...
    e gostaria de saber se eu usar caumantes,chás caseiros tipo:chá de camumila ou erva cidreira poderão resolver o problema?

    ResponderExcluir
  47. eu mandei o meu caso e vcs n publicaram aki. espero q dessa vez publiquem e me ajudem

    eu tenho urticaria a 2 anos, so sei que toda vez que meu corpo esquenta eu fico empolado, eu queria saber se a homeopatia resolveria o meu caso, sei que é demorado, mais se der resultado eu fico feliz.
    e tambem muitas pessoas ja me falaram que vermes podem causar, vermes podem causar urticaria a calor???

    ResponderExcluir
  48. Gustavo: 1) nossa equipe trabalha com alopatia. A homeopatia não consta nas Diretrizes nacionais de tratamento da Urticária Crônica. 2) Parasitoses (verminoses) podem ser fatores desencadeantes na urticária crônica. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  49. Dhebora: a base para tratar uma urticaria é pesquisar causas e buscar controlar estas causas. o uso de chás caseiros não está indicado e não resolve seu problema. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  50. Quando meu filho parou de mamar passei no meu corpo aquele produtos para clarer os pelos do corpo desde então tenho crises de alergia no meu corpo ja fui no médico ele aumentou a dosagem do meu antialégico, fiz muitos exames de sangue não deu nada, mais não consego melhorar, como faço pra conseguir normalizar essa alergia

    ResponderExcluir
  51. Loana: a sua solicitação não pode ser atendida através de aconselhamento por email.Para orientar, é essencial avaliar pessoalmente e detectar a origem do seu problema. recomendo que mantenha cuidados com sua pele: banhos não devem ser demorados nem quentes, sem buchas ou esponjas,usando sabonete neutro. Aplique hidratante logo após o banho. Alimente-se saudavelmente, evite produtos industrializados ou artificializados. Tome bastante líquido, de preferência fora de refeições. Procure ter uma atividade física e combater o stress. Converse com seu alergista. Nossa equipe está ao seu inteiro dispor.

    ResponderExcluir
  52. Olá, boa tarde.
    Estou sofrendo de urticárias a 3 meses,não aguento mas tomar tantos remédios e não ver melhoras.Há 20 dias atrás descobri que tenho hipotireoidismo,e minha alergista me disse que poderia ser um diagnóstico para minhas urticárias,mas ainda não vi melhoras.Minha pergunta é.Quanto tempo leva para o remédio da tireóide começar a fazer efeito?
    Obrigada,
    aguardo ansiosamente!
    Roberta!

    ResponderExcluir
  53. Roberta: Compreendo sua preocupação mas para responder sua pergunta seria conhecer dados clínicos de forma minuciosa. Não existe um tempo padrão para que a medicação funcione. A pessoa mais indicada para orientá-la é a alergista que acompanha seu caso. Obrigado pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  54. Boa noite,eu gostaria de uma opinao de vcs,a quatro anos fui picado por um carrapato,eu o puxei da pele,ma disseram q nao poderia ter feito isso.no primeiro instante nao liguei muit,mas us dois dias apareceu uma mancha na perna e começou a cocar.tomei injeçao e anti-alergicos,até perder o efeito eu estava bem ,vinte dias depois comecou a aparecer placas enormes e coçavam muito.tomei mais anti-alergicos e sumiram,o medico disse ser urticaria e pra eu nao ter contato com insetos.a uns 45 dia eu estava colhendo acerolas no meu quintal e nao vi uma taturana-gatinho q estava nas folhas.nao hora levantou um vermelho no braço e começou a queimar,fui o mais o mais rapido procurar atendimento,tomei corticoides e anti-histamico,passou uma semana e o local inchou e coava muito,fui ao medico e mais anti-alergico,resumindo fui tres vezes ao medico .e depois de tres semanas começaram a aparecer as placas novamnete e a coeceira tao intensa q estava ficando maluca,até q fui a um alergista q me mandou tomar diprospan e hixizine,bom as coceira pararam ,mas as placas continuam sim,bem menores mas muitas e espalhadas por todo corpo e sinto como se queimasse por dentro da pele, mesmo com o remedio.estou preocupada,pois tem uma semana e nao sumiu,nao sei se é normal.quanto tempo tenho q esperar pra saber o resultado e se os insetos podem ter sido a causa.me disseram q nao teriam nao sido a causa,mas nas duas vzs q tive as crises tinha tido contato.vc podem me esclarecer minha duvida>desde já agradeço a atençao.desculpe se ficou meio confuso o testo,mas como eu disse anteriormente,essas crises me deixam muito mal.

    ResponderExcluir
  55. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas para afirmar se as lesões cutâneas são decorrentes de insetos, é necessário avaliar pessoalmente. O seu relato não sugere que seja uma alergia a picada de insetos. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado e volte sempre.

    ResponderExcluir
  56. Anônimo5/4/10 17:48

    Boa tarde estou sofrendo de urticária acerca de 6 meses tomo hixizine 25mg mas me da muito sono ja tentei outros medicamentos que meu alergista me receitou mas sem sucesso só o hixizine melhora
    tenho urticária nervosa e não sei o que fazer por favor preciso de uma orientção

    ResponderExcluir
  57. Hixzine é um antihistamínico (antialérgico) de primeira geração e por isso provoca mais sono do que os novos produtos. Contudo, é possível adaptar a dose para que este efeito colateral seja melhor tolerado. Converse com seu alergista a respeito. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  58. Anônimo7/4/10 10:38

    Bom dia, acredito que tenha Urticária Cronica, pois tenho todas as reaçãoes de manchas avermelhadas,pequenas e grandes, as vezes se juntam todas formando uma mancha somente, inchaços, já cheguei a ter parada cardiaca,já tomei várias vezes adrenalina no umbigo e tomo há quase 08 anos, que irá completar em 12/04 de quando começou, predinisona 20 mg diariamente, quando a crise aumenta, chego a tomar vários por dia, pois a sensação é horrível e coceira é muita, tomo também Fernegam, o que comecei há mais ou menos 01 ano atrás, foi tomar uma injeção (Dispropan) com ela consigo ficar +- 40 dias sem reação alguma, só que o problema é que quando tomo esta injeção, fico +- 05 horrivel, a alergia vem com tudo, fico igual um mostro, daí passando +- estes dias, volta ao normal.perguntas??? O que realmente causa em meu organismo usando esta medicação continua??? è verdade que infraquesse os ossos??? Será que existe algum tratamento, em vossa clinica, que possa investigar o meu problema, pois aqui em minha cidade (São José dos Campos - SP) já passei por vários médicos, exames multiplos, tratamentos, remédios, até mesmo psiquiatras, pois achavam que poderia ser coisas da minha cabeça e até hoje não consegui nada. Por favor se me uma esperança sobre algum novo tratamento, vacinas, qualquer coisa, irei até aí... mas por favor me ajude.

    meu nome: Ana Paula (SJCampos - SP)

    ResponderExcluir
  59. Ana Paula: infelizmente não há uma medicação padrão que resolva todos os casos de urticária. Pelo contrário, o tratamento repousa na avaliação de cada paciente a fim de se pesquisar os fatores envolvidos a fim de que se possa detectas as causas e ter sucesso no tratamento. Ou seja, para que o tratamento medicamentoso tenha sucesso é importante buscar controlar a causa (ou causas) do problema. Esta avaliação depende de uma análise minuciosa dos seus dados clínicos e por isso, não é possível emitir um parecer através de um aconselhamento por e-mail, sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigada pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  60. Estou com urticaria cronica, e a dermatologista receitou dois remedios, hixigine a noite (sonolencia, 1 comp.) e Altiva de dia (1 comp.). Com hixigine, somente, tomando dois ao dia a alergia e coceira some, mas da muito sono. No esquema atual (hixigime mais altiva), n sei se devido ao intervalo entre os medicamentos, antes de tomar o outro a alergia aparece, o que n ocorria com hixigine somente... aguardo sugestoes.... grato

    ResponderExcluir
  61. Jaevenson: a indicação da medicação está correta. Enquanto isso, é importante manter a pesquisa das causas da urticária e equacionar o controle dos fatores associados. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  62. Juliana Salto/SP29/4/10 11:13

    Bom dia! Estou com crises de urticaria há 4 meses, sem melhora alguma. A dermatologista já trocou os medicamentos, pois o hixizine ameniza, mas dá muita sonolencia. Fico toda inchada, lábios, pálpebras, mãos, pés, etc...parecendo um bicho. As placas são grandes e a coceira é insuportavel.Inicia-se no final do dia, durante a noite piora e levanto com o corpo todo tomado. O preocupante é que preciso passar por uma cirurgia de retirada de tireóide, pois tenho um cisto grande. E com essa urticaria, o cirurgião não quer arriscar, dizendo que existe uma chance de choque anafilático. Me ajudem, por favor. Estou desesperada. Já troquei de médico, até pra um psiquiatra me mandaram, dizendo que é emocional, e nada. Não sei mais o q fazer. Desde já, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  63. Olá Juliana: compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar,mas infelizmente não há como definir a causa de uma urticária sem analisar seus dados clínicos de forma minuciosa e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  64. Regina Celia / ES.10/5/10 17:46

    Boa tarde! Escrevi anteriormente para vcs em 01/01/10, Sou do municipio da Serra, ES. Ainda continuo com problemas graves de alergia e por isso estou aki novamente para pedir uma orietação sobre dois assuntos:
    1º Preciso fazer um exame (Arteriografia) que se faz necessario o uso de contraste, mais sou alergica ao seu uso. Pergunto: Que risco corro se fizer tal exame com uso de contraste, o que me aconselham?
    2º Preciso de portar comigo 24 horas, uma medicação para meu socorro em caso de choque anafilático, EPIPEN, mais não sei como faço para comprar já que a medicaçao é importada. Pergunto: Vcs sabem onde posso comprar o EPIPEN?

    Agradeço antecipadamente pela ajuda e orientação.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  65. Regina: 1) o exame contrastado só deve ser feito após uma avaliação cuidadosa de sua alergia e da segurança do uso. 2) Epipen é importado e pode ser adquirido através da Varig - Fundação Ruben Berta pelo telefone (11) 50908001 - medex@frb.org.br ou através de importadoras de medicamentos. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  66. Ola....
    a um tempo eu tinha uns coagulos de sangue seguido de uma coceira interna a uns 7 anos atraz,mas passava fui ao medico ele me disse que era do sistema nervoso.Ai com o tempo melhorei,mas a um tempo atraz voltou mas em estado cronico,umas coceira no corpo todo formando bolinhas e coçando muito,fui ao medico e fiz o exame de sangue que detectou uma taxa 2x maior que o normal de eosinofilos,ai o medico madou suspender o anteconcepcional e tomar antalegico.nas primeiras semanas passou ,mas ai minha nossa estou que não me aguento e percebi que quando fico nervosa fico vermelha e ataca tudo corpo todo o rosto e pescoço é oq mais atinge de começo o couro da cabeça fica todo cheio de pelotinhos o rosto igual a picadas de insetos..
    parei de tomar o anteconcepcional e nada,é horrivel...
    devagar estou me estudando p saber quando fico mais atacada,o engraçado é que fico com cheiro diferente no corpo ,fico toda oliosa...
    me ajuden a tentar amenizar isso...

    ResponderExcluir
  67. ola, tenho uma sobrinha que tem urticaria a 1 ano é uma rapariga com 15 anos e ela tem muitos complexos por ter esta doença pois seus amigos da escola gozam com ela e ela se sente muito humilada. Ela so chora pois dis que lhe da muita comichao, pois ela tem grandes crises todos os dias e ela fica com grandes manchas vermelhas por todo o corpo. Dis tambem que ninguem fas nada para a judar,o que é mentira porque a sua mae gasta muito dinheiro em medicos e medicamentos e nada lhe da resultado. Algem me pode diser se ha alguma vacina para a urticaria para eu diser a mae da menina e ela falar com o medico da menina para ver qual seria a sua resposta ? Eu sei que voces so dao a cura se soberem o historial da doença mas eu so peço um concelho, por favor me ajudem pois tenho medo que minha sobrina entre numa depressao.
    por favor ajudem esta menina.

    ResponderExcluir
  68. Compreendo sua preocupação, mas não tenho condições em ajudá-la através da internet. Mas, gostaria de fazer algumas considerações: 1) a base do tratamento da urticária é o controle da(s) causa(s) do problema. 2)É preciso ter disciplina, persistência e paciência, pois nem sempre é fácil. Por isso, é fundamental trabalhar em conjunto com o médico. 3) Sua sobrinha está na adolescência onde sabemos que a urticária agride também pelos fatores estéticos. Ela não é mais uma criança. O ideal é que ela participe ativamente do seu tratamento, converse com o médico e receba uma orientação de como evitar os fatores que provocam sintomas, já que sabemos que fatores emocionais tendem a agravar o quadro. 4) Não há uma vacina que seja a cura definitiva da urticária. 5) Cada caso é um caso. Cada pessoa precisa ser analisada para que se tenha uma visão do seu problema, auxiliando no tratamento. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  69. Meu filho tinha 1 ano e meio quando foi internado com o diagnóstico de urticária gigante, o pediatra ficou com receio de dar edema de glote, por isso a internação. Permanecemos por 1 semana até que ela sumisse. Até adrenalina ele tomou. Nunca mais ele teve, hoje ele tem 2 anos e 2 meses e até então não sabemos qual foi a causa. O pediatra acredita que tenha sido uma associação de alimentação com cloro de piscina, porque ele já havia ido anterior a piscina. Comecei a fazer alguns testes para saber a que ele tem alergia.

    ResponderExcluir
  70. Keila: os fatores que podem provocar uma urticária são múltiplos e variados. Existem casos onde a urticária surge sem ter alergia associada e sem relação com a ingestão de alimentos ou medicamentos. A avaliação do médico alergista apontará se seu filhinho é portador de alergia. Obrigado pela visita e volte sempre para nos visitar.

    ResponderExcluir
  71. Daniel Cardoso9/6/10 12:01

    Olá, reparei que em épocas mais frias do ano, sempre que meu corpo esquenta, seja por exposição ao sol, prática de exercícios físicos ou mesmo irritação, sinto uma coceira terrível que cessa em questão de poucos minutos (ou segundos, se entrar num ambiente frio, o que nem sempre é possível), deixando pequenas marcas avermelhadas pelo corpo, parecidas com as de picadas de insetos. Existe um nome e tratamento específico para essa alergia? Obrigado pela atenção e parabéns pelo excelente blog!

    ResponderExcluir
  72. Daniel: Não é possível afirmar a causa das lesões em sua pele sem uma avaliação minuciosa de seus dados clínicos. Contamos com a sua compreensão. A nossa equipe médica está ao seu dispor. Agradecemos sua visita e seu incentivo ao nosso trabalho voluntário neste Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  73. Boa noite meu nome é samuel,a minha mãe tem 41 anos e ela tem urtícaria há cerca de 15 dias,o caso piora de noite e quando é mais ou menos pro meio dia as manchas vermelhas somem, porque isso acontece?

    ResponderExcluir
  74. Samuel: peço sua compreensão, mas não tenho condições para responder sua pergunta sem conhecer os dados clínicos de sua mãe. A característica da lesão de urticária é que é fugaz e de localização variável. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  75. Uma vez por mês, meu corpo fica vermelho, quente, coça e até arde, vou para o hospital tomo duas injeções e volto para casa,já passei por dois alergistas e ninguem descobre, nunca havia tido essas crises, já foram 03 vezes, e acontece exatamente uma vez por mês. Alguem já ouviu falar nisso antes, conhecem um bom alergista em Santa Catarina para me Indicar? Por favor me ajudem!!!!

    ResponderExcluir
  76. Vanessa: peço sua compreensão, mas não há como indicar a causa de uma alergia na pele sem examiná-la pessoalmente.
    Aconselho que visite o site da ASBAi (www.sbai.org.br) e consulte o setor "Encontre um especialista" para localizar um alergista em sua cidade. Obrigada pela visita e volte sempre.

    ResponderExcluir
  77. Estou há 3 anos e meio com uma coceira- sem lesões externas- sem nada aparente, uma espécie de pinicação, como se fossem "espinhos", "bombril" me pinicando e queimando pela pele, nos tecidos internos, sinto na garganta também como se fossem arranhões, na língua e nos lábios da boca sinto a pinicação e ardência com queimação também.
    Tive um disturbio na tireóide há 3 anos atrás- Hipertiroidismo, na qual foi tratado com TAPAZOL onde em 20 dias tive uma reação alérgica em forma de urticárias pelo corpo-placas vermelhas, sem pinicação, nem coceira, fui ao hopsital e me deram FERNEGAM INJETÁVEL onde sumiram. Após 3 meses recomeçei o tratamento com PROPILTIOURACIL, tomava 6 comprimidos por dia, onde comecei a diminuir a quantidade, sob orientação da endócrino, quando estava tomando há 3 meses e meio de PROPILTIOURACIL, começou esta pinicação- EM JULHO DE 2006- permanecendo até hoje. O Hipertiroidismo ainda não estava normalizado, embora não estivesse com as taxas-TSH e T4 normais. Na época a endócrino me encaminhou á uma alergista onde fiz 3 testes de alergia em 3 clínicas diferentes; uma deu à tintas de cores azuis, esmalte, alguns tipos de emborrachados- esse foi o teste de contato; na outra deu à fungo, ácaros e poeira num grau médio-baixo-essa teste cutâneo; e na outra não deu à nada -teste cutâneo também. A taxa do IGe parece que indica alergia? não deu e não dá alterada. Tomei anti-histamínicos durante 2 á 3 meses direto e quando estou com pinicação mto forte tomo também e só da uma aliviada no 1º dia depois volta a ficar forte de novo. Tomei o Hidroxizine que é o de costume, mas tomei outros anti-alérgicos também- loratadina-alegra e não ajuda não. Fiz varios exame no sangue e não foi encontrado nenhuma alteração. A glicose de jejum é que está em 106 mas n sei se tem a ver com a pinicação. Fui em quase todos especialistas da gre Fpolis e nda encontrado.Começei a tomar anti-alergico -Prednisona com corticóide mas tomei 2 dias sómente n seu se foi coincidencia mas no dia q tomei estava bem forte e não dei continuidade ao tratamento.
    Tomei anti-depressivo - DOXEPINA, COM RANITIDINA E HIDROXIZINE por 2 meses e não passou, no começo aliviou um pouco mas depois sentia direto.
    Tomei a OXCARBAZEPINA- um anti-eplético pois o médico suspeitou q fosse uma Neuropatia tomei por 21 dias e nda; inclusive me deu bem forte a pinicação por uns 3 dias. Fiz até biópsia de pele não deu nenhuma alteração.
    Quanto ao Hipertiroidismo, fiz Iodo radioativo em abril de 2007 e a tiroide se transformou em HIPOTIROIDISMO, onde hoje faço uso continuo de PURAN T4- no começo era 125MG ao dia e atualmente 100 mg ao dia- estando compensadas as taxas, na época pensava-se que poderia ser do Hipertiroidismo, mas agora coma as taxas reguladas os endocrinos descartam a tireoide como causa.
    não sei se o tratamento que fiz com o anti-depressivo - 2 meses-DOXEPINA e com os anti-histaminicos-tomo regularmente foram o suficiente para cessar essa PINICAÇão.Mas os anti-alergicos tomo e melhoro mto pouco. Fiz algunsexames como: ultrasons da tireoide, RX das colunas, ressonancia magnética do abdômen superior e acusou um cisto no lóbulo esquerdo mas a radiolaogista disse q era normal pela aparencia.
    Tenho tambem úns QUENTURÕES antes do hipertiroidsmo, e o interessante é quando sinto os quenturões quase não sinto as PINICAÇÕES E QUEIMAÇÕES.
    Fiz Homeopatia durante uns 7 mesescom um cartão magnético que ficava em contato com a pele e continuei com outro homeopata por mais 1 mes com gotas mas nada de melhora.Fiz acupuntura tbme por uns 5 meses - 1 vez por semana e pouca melhora.
    Tomei DOXEPINA COM CIMETIDINA E FLUOXETINA DE 20 MG, MAIS O HORMONIO PURAN T4 DE 100 ou 112 MG.
    Desculpe a longa narração, mas é que realmente ja não sei mais o que fazer.
    Agora estou tomando desalex, e AAS infantil, vamos ver !!
    Me deem retorno, por favor!

    ResponderExcluir
  78. ola´boa noite começei com uma urticaria ha 1 mes agora estou tomanado hixizine esta com dois dia que tomo ainda nao vir efeito algum...qual o tempo para ele começa a fazer efeito?obrigada.

    ResponderExcluir
  79. Não há um tempo fixo para que o remédio exerça seu efeito, mas em geral pode-se observar por um período de 5 a 7 dias. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  80. A sensação de coceira que se manifesta como "pinicação" ou "queimação", sem lesões aparentes na pele não tem causa alérgica na maior parte dos casos. E, muitas vezes a causa não é detectada, sendo classificada como "idiopática", ou seja, de causa não definida à luz dos conhecimentos atuais da medicina. Nestes casos, o tratamento fica limitado ao alívio sintomático. Compreendo seu sofrimento, mas é muito difícil emitir um parecer através de um aconselhamento por e-mail, sem examinar pessoalmente. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  81. Anônimo5/9/10 21:05

    Ultimamente tenho sentido uma coceira muito grande no meu dia a dia, e ao me coçar, lçogo essa região fica toda marcada, vermelha e inchada q logo desaparece após meia hora, em média.. Isso é urticária??

    ResponderExcluir
  82. O seu relato sugere que possa ser um tipo de dermografismo, mas para avaliar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  83. O meu problema é difícil (quase impossivel) de suportar, o meu corpo (barriga, costas e pernas) coçam muito e ardem, mais o estranho é que na area que não coça, fica com varios pontinhos (chamado de ''caroçinho'') vermelhos, que em 5 minutos começam a arder....porem isso é o minimo dos meus problemas pois, o verdadeiro problema está quando o dia esta muito quente, e minha pele começa a arder e coçar, somente algo gelado alivia, mais depois, começa denovo (quando o frio passa), eu li varias coisas sobre Urticaria, e eu acho que é emocional, porem, o que deixa ''emocionado'' é o que eu sinto na doença, tipo: eu fico emocionado com a doença, é dificil de intender, mais é como se a urticaria provocasse a minha emoção, e depois provocasse a cocera, em vise versa.....preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  84. O fato do fator emocional influenciar numa determinada doença não quer dizer que seja a única causa. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  85. O que não se deve comer qndo se tem Urticária?

    ResponderExcluir
  86. Para indicar uma dieta é necessário analisar seus dados clínicos de forma criteriosa. De qualquer modo, recomendam-se alimentos naturais e saudáveis. Evitar alimentos industrializados, artificializados ou que contenham corantes. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  87. Boa noite!
    Novamente retorno a este Blog pois meu caso de Alergia piora a cada dia. Como comentei anteriormente trabalho em um hospital, onde fui transferida várias vezes de setor por exposição a produtos que pioravam a minha condição de alergica. Fiquei afastada do serviço por 6 meses. Hoje estou no setor ambulatórial do mesmo hospital, onde apenas manipulo colirios. Menos sem esta em contato direto com outras medicações ou produtos quimicos, estou tendo crises de urticarias todos os dias. Estão falando que estou com alergia psicologica. Mais creio e necessito de saber com certeza, se esta crise pode esta sendo desenvolvida pelas medicações que ficam suspensa ar.
    Mais uma vez agradeço antecipadamente este conceituado Blog.
    Obrigada
    Regina - (Serra -ES)

    ResponderExcluir
  88. Regina: infelizmente o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Para afirmar se as lesões em sua pele têm relação com a medicação que manipula, seria necessário examinar pessoalmente. Além disso, seria necessário conhecer as condições do seu local de trabaho, nome dos colirios, características químicas, etc. Não conheço sua cidade, mas Vitória possui excelentes aergistas: sugiro que rocure um especalista no site da ASBAI: www.sbai.org.br. Gratos por sua visita e pelas palavras carinhosas ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  89. Boa tarde, eu tenho rinite e asma alérgica desde criança, mas há dez meses tive uma crise de urticária que não parou mais. Fui ao médico, fiz todos os exames tomei a medicação prescrita, porém sinto que as crises estão piores a cada dia. Nos últimos meses os meus lábios, os meus olhos, enfim a minha face começa a inchar e a coçar bastante constantemente.
    Que especialista devo procurar?
    Vcs saberiam me dizer o que eu tenho, de forma superficial?
    Obigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  90. O seu relato sugere que seja um angioedema associado à urticária. Aconselho que procure um alergista para avaliar seu caso e indicar o tratamento mais adequado. Gratos por sua visita. Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  91. Oi pessoal, tenho Urticaria Cronica Idiopatica a 6 anos. Realmente é dificil mas vamos apreendendo a lidar com isso. Hoje estou em um dia ruim com angiodema nos olhos. Nem fui trabalhar. Infelizmente ou felizmente temos que continuar nossa vida dia-a-dia.

    Isso ae!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  92. Obrigado pelo depoimento, Fernando. Mantenha seu tratamento. Desejamos uma boa recuperação de sua alergia no futuro. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  93. olá, há dez anos comecei com uma coceira que de inicio só me atacavam as pernas e duravam cerca d alguns minutos,e era sempre depois do banho.Com o tempo essa coceira foi aumentando,mas sempre nas pernas,ate que depois de um ano mais ou menos,passou a atacar o corpo todo,e passaram a ser em qualquer ocasião,tipo:depois do banho,ou depois de namorar,ao acordar,durante a noite tb ja acodei pra ir ao banheiro e tive crises...Já fui a dermatologistas e muitos me diziam q o meu problema era pele seca,então me passavam cremes pra pele,mas nada adiantou.Durante as crises não aparece nada na minha pele,só fica vermelho depois que passo a unha por muito tempo,aí aparecem as lesões avermelhadas,mas as vezes a coceira é tão intensa que uso uma escova de cabelo pra me coçar,e chegam a durar duas horas seguidas.Muitas vezes choro durante as crises mais intensas,fico muito irritada.Tb já passei com uma alergista q pediu alguns exames de sangue,fezes e urina,mas deram todos normais.Fiz tb exame de alergia,mas a única q se alterou foi o da histamina,ai a medica me receitou DESLEX.Tomei por um tempo e como não houve resultado,resolvi procurar um dermatologista no HOSPITAL DAS CLINICAS DE SÃO PAULO,este me receitou HIXIZINE e alguns cremes pra pele seca,mas como os outros não resolveram.Continuo tendo crises,q duram ate duas horas seguidas,q coçam o corpo todo do pescoço para baixo,mas q são mais intensas nas pernas.Quando tenho crises muito fortes,tenho a sensção de q minhas pernas vão se despedaçar,e são nessas que choro.Há dois anos descobri q tenho depressão,e estou tratando,passo com psiquiatra e com uma psicóloga,esta acha que a minha coceira pode ter fundo emocional,enfim,sei q vcs não vão diagnosticar o meu problema,mas gostaria de saber qual especialidade de médico devo procurar para bucar ajuda,e se essa coceira pode ser diagnosticada como urticàia,visto q quando ela começa não aparece nada na pele,e se me coço com a escova tb não aparece nada na pele,só há marcas quando me coço com as unhas.se for urticári,seria do tipo "idipática"?. Por favor me respondam.Obigado.

    ResponderExcluir
  94. O seu relato não sugere que seja uma urticária, mas para efirmar, é essencial examinar pessoalmente. Uma coceira na pele pode ter causas variadas, incluindo fatores emocionais. Aconselho que mantenha seu tratamento com o psiquiatra e com a psicóloga pois certamente serão de grande ajuda. Tanto médicos especialistas em Alergia como e em Dermatologia estão aptos para orientar seu tratamento. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  95. Olá! Lendo os depoimentos anteriores,vejo que não estou sozinha,na luta contra as crises de urticária,que começou há 2 meses.Fiz exames de sangue,urina,parasitológico e todos estão normais.No momento estou dependente do hixigine,que tira as coceiras mas manchas apenas diminuem.A dermatologista indicou tomar de 12 em 12 horas.Porém devido a permanencia das placas quero saber se posso,usálo de 6 em e 6 h ou de 8 em 8.)brigada.

    ResponderExcluir
  96. É possível utilizar Hixizine de 8/8 horas: aconselho que entre em contato com sua dermatologista para uma orientação adequada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  97. Boa Noite.Já realizo o tratamento para urticaria a dois anos com vacinas semanais só que não vejo melhoras principalmente após os banhos aonde as crises se tornam muito forte a vacina e produzida pelo alergista que me atende . Devo continuar o tratamento mesmo não tendo tido nenhum resultado após dois anos?

    ResponderExcluir
  98. Dyogo: não posso opinar sobre seu caso através da internet, baseado apenas nos breves dados que enviou. O tratamento da urticária exige do médico uma avaliação clínica minuciosa, já que depende das causas e fatores envolvidos, que variam em cada paciente. Se você não está seguro do benefício do seu tratamento, sugiro que procure uma segunda opinião. O site da ASBAI (www.sbai.org.br) disponibiliza um setor chamado "encontre um especialista", com os nomes e contatos de todos os medicos portadores de título de especialista no país. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  99. Há alguma diferença perceptível entre urticária e estrófulo?
    Descrevendo minhas lesões:sempre que estou nervosa,pontos distintos do meu corpo começam a coçar e,ao coçar,formam-se calombos parecidos com picadas de mosquitos.Com o tempo,eles param de coçar,se planos e diminuem até ganhar um aspecto de pequenas espinhas,que permenacem por um tempo,avermelhadas,até desaparecerem.Isso sem quaquer picada de mosquito.A principio,pensei ter estrófulo,mas comecei a perceber essa tendência de só acontecer em momentos de tensão.

    ResponderExcluir
  100. As lesões de urticária se caracterizam por serem avermelhadas, muito pruriginosas, de localização variável (ora num local, ora em outro) e de duração fugaz. As lesões de estrófulo (alergia a inseto) tendem a ser vesiculosas, às vezes até com saída de líquido nas fases agudas, são fixas (não mudam de localização) e não são fugazes. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  101. Tenho urticaria gigante quando pratico exercício físico e quando passo frio. Tem cura? Vocês teriam um profissional para me indicar em São Paulo? Ando um pouco descrente.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  102. É muito difícil afirmar sem conhecer seu histórico clínico, Tatiana. Contudo, é possível controlar a doença e melhorar assim sua qualidade de vida. SPaulo possui excelentes profissionais especialistas em Alergia. Sugiro que procure esta orientação na ASBAI: www.asbai.org.br, pois é a associação que coordena e normatiza os alergistas em todo o país. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  103. Anônimo8/3/11 15:16

    ola, sou portuguesa e depois de ler estes comentários queria perguntar se uma crise urticaria pode ser devido a uma ida a praia já que depois nunca mais fiquei bem .a comichão é quase sempre nos pés e nas pernas e sempre que o corpo aquece .o dermatologista disse que era uma crise urticaria .estou cheia de tomar medicamentos há mais de um ano e pouco melhor estou ,sempre que o tempo aquece fico com muita comichão ,será que devo mudar de dermatologista para um alergista ?

    ResponderExcluir
  104. Os dados que relata não são suficientes para que eu possa afirmar a causa de sua urticária. Muitos fatores podem estar envolvidos no aparecimento e na manutenção da doença, existindo ainda uma porcentagem de casos onde a causa não é detectável. Aconselho que procure um Serviço Especializado em Alergia para analisar seu histórico clínico e indicar a conduta terapêutica mais adequada. Agradecemos sua visita. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  105. Boa Noite!
    Tenho uma Urticária Gigante Crônica ha aproximadamente 6 anos. Já consultei alergologistas, imunologistas, nunca acharam uma causa. È muito tempo de convivencia com uma alergia tão "pesada", hospital, adrenalina, corticoide, fenergam, também são constantes. Hoje mesmo acabo de retornar do hospital de uma nova crise. Isso me atrapalha em todos os aspectos, inclusive em empregos. Não estou convencida de que isso seja de fator emocional, mas não sei mais o que fazer. Alguma dica?
    Agraeço a atenção dispensada,
    Amanda Portella de Paula.
    19 anos - Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
  106. Amanda: fatores emocionais podem agravar uma urticária ou provocar crises, mas raramente serão a causa única da doença. A pesquisa de causas é importante maas sabe-se que um alto número de casos de urticária crônica serão idiopáticos, ou seja, onde a causa não é detectada pelo médico. Aconselho que mantenha acompanhamento contínuo com seu alergsta, com consultas periódicas a fim que se possa desenvolver um sistema de buscas e de apoio ao tratamento e assim consiga evitar crises e controlar sua urticária. Caso venha ao Rio, nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  107. Eu tenho uma sensação de pinicação junto com queimação no corpo, faz uns 5 anos, só posso usar roupas leves tipo malha fria e nda que tape a pele, olha é uma tortura pq fiz varios exames e nda consta. tomo puran t4 por causa da tireóide, tudo começou qdo tive esse problema mas ja faz 5 anos.
    Tive um disturbio na tireóide há 3 anos atrás- Hipertiroidismo, na qual foi tratado com TAPAZOL onde em 20 dias tive uma reação alérgica em forma de urticárias pelo corpo-placas vermelhas, sem pinicação, nem coceira, fui ao hopsital e me deram FERNEGAM INJETÁVEL onde sumiram. Após 3 meses recomeçei o tratamento com PROPILTIOURACIL, tomava 6 comprimidos por dia, onde comecei a diminuir a quantidade, sob orientação da endócrino, quando estava tomando há 3 meses e meio de PROPILTIOURACIL, começou esta pinicação- EM JULHO DE 2006- permanecendo até hoje- Depois disso fiz o iodo radioativo virando um hipotiroidismo. Sofro com isso pinica com ardência e o interessante é que nda aparece na pele. testes alergicos exame de ige, tdo normal. Estou mto triste e cansada, pq tods só sabem dizer que é psicológico visto que ja tomei tbem quase 1 ano a fluoxetina que é antidepressivo para essa pinicação sem ter depressão. Olha não aguento mais se algume puder me ajduar e me guiar no que posso fazer!

    ResponderExcluir
  108. Compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar. mas, para orientar é essencial examinar pessoalmente. Contudo, gostaria de fazer algumas considerções: 1) Nem toda urticária tem causa alérgica 2) Os testes tem uma importancia secundária no diagnóstico de uma urticária 3) Existem urticárias que são auto imunes, 4) Algumas doenças tireoideanas podem contribuir em aguns tipos de urticária crônica 5) Fatores emocionais podem agravar o problema. A nossa equipe está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  109. Bruna Angélica2/5/11 21:05

    Boa noite!
    Tenho um problema crônico, acredito que seja urticária nervosa, pois toda vez que vou falar em público, conversar com alguém estressante, começa a sair no rosto, pescoço, colo e braços, manchas vermelhas, sinto meu corpo pegando fogo, e isso me incomoda muito, fico constrangida, porque todo mundo que me vê assim manda eu me tratar, ficam me questionando, dizendo que vou explodir. É constrangedor, está me prejudicando muito. Gostaria de uma resposta, pois não sei nem quem procurar. Agradeço!!!Bruna Martins

    ResponderExcluir
  110. Bruna: é importante que procure um alergista.O contato pessoal durante a consulta é necessário para que a análise dos dados clínicos seja feita de forma eficiente e objetiva. Agradecemos sua visita e colocamos nossa equipe ao seu dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  111. Anônimo7/5/11 13:00

    Olá a todos!
    O meu problema é o seguinte...desde há 2 dias para cá que me vem a aparecer manchas vermelhas e papudas na pele que me fazem uma comichão horrível, que têm uma temperatura muito quente e que se alastram pelo corpo todo, fazendo manchas com tamanho incrivel e outras mais pequenas espalhadas por todo o corpo... o que é certo é que vou dormir e no dia a seguir quando acordo não tenho nada até algumas horas depois que me volta a aparecer tudo e cada vez mais e sempre em zonas novas. Neste momento tenho as mãos cheias de manchas vermelhas e a ferver e não está a desaparecer desde há umas 3 horas, o que me faz uma grande aflição. Ontem apanhavam-me os olhos também... Se pensar bem no assunto dá-me a sensão que é uma urticária psicossomática dado estar com problemas pessoais e ainda extremamente casanda do trabalho... que hei-de fazer? Posso tomar alguma coisa? devo ir às urgências ou aguardar pela consulta de clinica geral que tenho marcada e aguentar mais 2 dias? Estou a desesperar...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  112. O seu relato sugere que seja uma urticária. Mas, numa doença de aparecimento recente, é raro que a causa seja limitada ao fator psicosomático. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso e fazer um diagnóstico apropriado, permitindo assim a escolha de um tratamento eficaz. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  113. Lendo todos esses depoimentos, fiquei mais preocupada ainda, pois tenho um sobrinho que a questão de uns 06 meses começou a ter essas crises de urticaria gigante, e pelo visto tera que conviver muito tempo ainda com isso, pois ja fez exames e nao deram nada. Toma remédios e nada...é realmente um mistério.

    ResponderExcluir
  114. A urticária na infancia pode se resolver com mais presteza. Cada caso é um caso e cada pessoa deve receber atenção personalizada. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  115. ola foi-me diagnosticado urticaria física pelo meu dermatologista e pelo que li não tem cura mas o meu dermatologista disse-me que talvez daqui a dois a quatro anos passaria, qual a vossa opinião já que a minha urticaria é mais focada nos pés e nas pernas se caminhar ou a noite com o calor dos lençóis fico com muita comichão mas não fico vermelha não se vê nada só fico com pintas quando me dá crises muito fortes sempre que vou à praia. Há três anos que ando nisto estou cheia de tomar medicamentos já engordei dois quilos à custa destes medicamentos . Qual a razão desta doença se sempre fui saudável ?
    Obrigada .
    Assinado: Isabel, Portugal

    ResponderExcluir
  116. Isabel: peço sua compreensão, mas não há como afirmar porque a doença se instalou sem conhecer seu histórico clínico e sem examiná-la pessoalmente. Só fazendo o diagnóstico do seu caso seria possível fazer esta afirmativa. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  117. tive 4 vezes em 1 ano essa urticaria q se espalha pelo corpo muda de lugar nao sei a causa pq sempre faço as coisas habituais desse vez fiquei nervosa uns 2 dias antes da urticaria apareçer sera q pode ser sistema nervoso das outras vezes nao lembro se me irritei tomo rewmedio e quando ta para acabar o efeito do remedio volta a copçar e apareçer a vermelhiodao a penultima vez durou 4 dias tomando remedio....

    ResponderExcluir
  118. Suelen: Compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. A avaliação da urticária e complexa e não permite que possamos afirmar a causa envolovida no seu caso sem examiná-la e sem conhecer os dados de sua história clínica. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  119. minha mae esta com uma urticaria muito estranha primeiro fica toda vermelha depois fica escura e com muita descamaçao sera que eh porque ela tem oitenta anos ela ja tomou todos os tipos de anti alergicos e nada melhora as vezes some mas volta tudo de novo a oito meses que começou ja aconteceu isto umas 5 vezes que sera isto diz ela que coça queima muito

    ResponderExcluir
  120. O seu relato não sugere que seja apenas uma urticária. Mas, peço sua compreensão, não há como emitir um parecer através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  121. Será que pode existir urticária sem manchas vermelhas na pele, principalmente após sudorese intensa?

    ResponderExcluir
  122. A base para se definir uma urticária é a presença das lesões na pele. Caracteriza-se pela formação de placas avermelhadas na pele que causam muita coceira ou sensação de queimação. Podem se formar placas isoladas ou em grupo, em qualquer local do corpo. Essas placas desaparecem espontaneamente em algumas áreas, sem deixar marcas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  123. olá, meu nome é Glaucia, acho que tenho urticária gigante cronica, pois as manchas enormes, vermelhas, grossas e muito quentes, aparecem Hà mais ou menos 17 anos, já passei por vários especialistas que não conseguiram determinar a causa nem tão pouco confirmar se é ou não urticária gigante, acham interessante fazem vários exames, mas não conseguem fechar um diagnóstico. os remédios até mais potentes não estao resolvendo, e o meu organismo está a mais ou menos 6 meses achando 1 solução sem medicamentos, me provocando muito sono como se eu tivesse tomado remédio muito forte + não tomo e tenho que durmir muitas horas para aliviar o ardor, a dor, e o vermelhidão da pele. sinto-me desolada, já busquei ajuda de alergista, imunologista, hematologista, clínico geral, fitoterapeuta, iriologista, e ninguém consegue me ajudar e ainda desiste do meu tratamento, pois os exames nada acusam. sou de anápolis/goias. Alguma dica?

    ResponderExcluir
  124. Márcia Mayer16/8/11 02:58

    Estou com verminose (oxiúros), pode ser a causa da minha urticária?

    ResponderExcluir
  125. Márcia: verminoses podem ser agravantes e/ou desencadeantes de uma urticária. Agradecemos sua visita ao nosso Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  126. Gláucia: nem sempre é fácil detectar a causa de uma urticária, sem contar a possibilidade de casos autoimunes ou mesmo de urticária idiopática. Aconselho que mantenha sempre cuidados com a sua pele a fim de amenizar os efeitos da doença alongo prazo.Use sempre hidratante, sabonetes suaves, protetor solar. Mantenha cuidados alimentares.Busque atividades relaxantes e de lazer. Gratos por sua visita. caso venha ao Rio, estamos ao seu dispor.

    ResponderExcluir
  127. Por quanto tempo sem interrupção pode -se tomar alegra 180 mg?

    ResponderExcluir
  128. Allegra é um antihistamínico (fexofenadina) e pode ser usado com segurança por tempo prolongado. A escolha do tempo de uso de umna medicação dependerá da análise clínica feita pelo médico especialista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  129. Descobri que o que tenho e uma urticaria cronica
    pos esta na área dos olhos e boca bah estou com medo mais gostaria muito de ajuda o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  130. Loide: o tratamento de uma urticária se baseia no diagnóstico adequado e na detecção e controle de fatores agravantes do problema. Aconselho que procure um alergista para orientar seu caso. Para isso, visite o site da ASBAI: www.asbai.org.br e procure o setor: "Localize um especialista". Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista de nomes de todos os alergistas em sua cidade. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  131. Olá. Estou com urticária cronica há quase dois anos, creio que seja urticária nervosa, pois sou muito ansiosa, tenho tomado vários anti-alérgicos mas não melhora. Só melhora com corticóide. Gostaria de saber se acunpultura é indicada para urticaria crônica?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  132. Tânia: não sei informar sobre o tratamento da urticária feito através de acupuntura. Aconselho que visite o site da Associação Médica Brasileira de Acupuntura: http://www.amba.org.br

    ResponderExcluir
  133. Tive que me submeter a cirurgia para retirada total da tireóide e desde que foi aumentada a dose de hormônio (1º Sinthoyd e agora Purant4) passei a ter coceiras insuportáveis pelo corpo. Tenho tomado Loratadina a cada 3 dias, pois impossível conviver com este problema. Quando fiquei 30 dias sem tomar o hormônio para preparação para iodoterapia, não sentia as coceiras, mas uns dias após retomar o uso contínuo do medicamento, o problema voltou. O pior é que não posso deixar de tomar o medicamento.

    ResponderExcluir
  134. Aconselho que procure um alergista que possa orientar se a causa é o hormônio tireoideano e orientar a alternativa mais segura para seu caso. Visite o site da Asbai (www.sbai.org.br)e procure o setor Localize um especialista e poderá acessar os nomes dos alergistas em sua cidade. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  135. dOUTHOR DEPOIS QUE EU TOMEI UM REMEDIO CHAMADO NOVARRUTINA POR UM DETERMINADO TEMPO EU COMECEI A TER URTICARIA NO CORPO, INCLUSIVE A MINHA GLOTE INCHOU, A MINHA URTICARIA JA DURA MESES, E A DOUTORA Q ME TRATA ME DISSE QUE ELA SO VAI SUMIR DEPOIS QUE O MEU CORPO TROCAR TODAS AS CELULAS, POIS SEGUNDO A MESMA DEPOIS QUE AS CELULAS SAO ATIVADAS ELA NAO VOLTAM ATRAS. dOUTHOR E ISSO MESMO?

    ResponderExcluir
  136. Não posso emitir um parecer sobre seu caso. É preciso avaliar se a medicação fitoterápica citada é a unica causa de sua urticária. Além disso, verificar se ocorre ingestão de algum outro medicamento que possa ser quimicamente semelhante, atuando como mantenedora da urticária. Gratos por sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  137. renata vilela25/9/11 15:29

    oiestou desesperada tem mais ou menos um ano que venho sofrendo de urticaria creio eu que seja cronica né.E ja gastei com medicos dermatologistar e todos eles me deram lista enorme de o que eu nao podia comer e mesmo assim as placas continuaram saindo...agora neste mes iniciei um tratamento com uma alergista ela tabém fez o mesmo que os outro ....ela me passou o alegra 180mg e o dicloridrati de cetirizina um dia depois que tomei inchei muito meus pés mal podiam andar e a s maos tbém sem contar a quantidade enorme de plaquetas que surgiram no meu corpo parece que piorou e também saira carocinho tipo espinha no rosto...liguei pra ele e ela me disse que nao era do remedio,fique nervosa pq foi eu tomar o remedio e começou...como nao foi???quando acabou o alegra o ichaço parou dai comecei tomar um por conta propi o ...celestrate me aliviou mais...mas hoje por exemplo to interira encalombada to sofrendo muito pois tudo que como acho que possa ser a causa ...li acima que vermes podem causar..entao tem um ano que sinto uma coceira bem forte no anus fiz exame de fezes e nao deu nada percebi que sabem surgiu um muco branco qual tipo de exame tenho que fazer? me ajudem ou me deem um conselho to desesperada...isso pode ser grave corro risco de vida????por ultima mente as placas tao ferroando também alem de coçar e elas ficam bem quentes

    ResponderExcluir
  138. Uma urticária é considerada crônica se dura mais do que 6 semanas. O tratamento da urticária deve incluir o uso de medicamentos mas também a pesquisa de suas causas, que podem ser variadas e não são iguais para todas as pessoas. Por isso, é importante que se conheçam dados sobre o paciente, desde sua identificação, idade, características pessoais, história familiar, doenças pregressas (anteriores à consulta, medicamentos que utiliza, hábitos alimentares, hábitos de vida, etc). Nem sempre a causa da urticária é a alergia. Verminoses podem estar presentes e nem sempre são detectadas num primeiro exame. O médico orientará o tratamento. Fatores emocionais podem originar, manter ou mesmo agravar a doença urticariana. Uma parcela de urticárias pode ser auto imune e ainda cerca de 60% dos casos são considerados idiopáticos, ou seja, onde a causa não é detectada pelo médico. Em resumo, não espere uma cura milagrosa. O tratamento da urticária crônica exige persistência e disciplina para que obtenha sucesso. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  139. Olá! Tenho crises de urticária ( farmacêutico que disse que era urticária), mas ainda não sei do que é, tem uns 4 meses que ela vai e volta e costuma me deixar inchada. Minha mãe marcou um dermatologista para mim, será que ele deve me pedir exame de sangue? Morro de medo de agulha. Para descobrir a causa da urticária é só com exame de sangue???

    ResponderExcluir
  140. Ícaro: ao avaliar uma urticária, o médico analisará sua história clínica, examinará sua pele. Só enão poderá afirmar se serão necessários testes ou exames, pois depende de cada caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  141. A cerca de 2 meses voltei a malhar e surgiu urticarias por todo meu corpo quando estava malhando, ai parei de malhar só que as crises continuaram ocorrendo por mais uns 4 dias,sumia e aparecia e eu ja tinha parado de malhar. Essa semana após uns 2 meses voltei a malhar, no terceiro dia de academia, malhando, voltou a aparecer as urticarias, parei novamente de malhar mas elas continuam aparecendo, o que pode ser? nao comi nem tomei nada diferente, apenas o fator academia alterou minha rotina, qual seria o tratamento?

    ResponderExcluir
  142. É possível que seja um caso de urticária física, mas para fazer o diagnóstico e indicar tratamento é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  143. boa noite..eu tenho urticaria mas nao tenho manchas nem inchaço..apenas coceira mesmo. no periodo menstrual fico pior...fico desesperada..ja fiz exames e nao deu nada. media dise que é emocional,,tomo hixizine e cotrola tambem.obrigado e me ajudem por favor.

    ResponderExcluir
  144. Rosita: a coceira pode ser uma doença, mesmo sem a presença das lesões da urticária. As causas são muitas (publicamos um texto sobre este tema. Convido que leia: http://blogdalergia.blogspot.com/2007/11/quando-pele-coa-alergia.html ). nem sempre a alergia está envolvida na coceira. Fatores emocionais podem causar ou mesmo agravar o sintoma. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.
    Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  145. Boa noite
    Eu acho que tenho essa tal de urticaria, digo que "acho" pq nunca fiz nenhum diagnóstico. Sempre usei a pomada Esperson N, só que agora ela não vende mais sem receita. Sempre aparece nos braços e pernas como se fossem picadas e coçam muito. Presto bem atenção quando está aparecendo e é sempre quando eu passo por algum estresse ou quando esta muito frio e eu tomo banho muito quente. Tem outro tipo de tratamento? Grata.

    ResponderExcluir
  146. Bruna: o seu relato não é típico de uma urticária. Aconselho que procure um alergista para confirmar o diagnóstico e assim poder indicar um tratamento adequado para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  147. Também tenho alergia. Já faz 5 meses que estou nessa luta, dermatologistas, alergologistas, clínicos gerais e nada de resolver. No início pensei que era do cachorrinho que eu tinha, do apartamento que morava, pois tinham acabado de pintar. Mudei de casa, não tenho mais cachorros. Mas nada melhora, comecei a tomar anti-histamínicos para melhorar os sintomas, mas todos os dias, principalmente a noite quando me deito, começa o tormento. Manchas vermelhas por todo o corpo, meu Deus e quando elas começam na palma da mão ou na sola do pé, nunca senti dor igual, parece fogo. Enfim é terrível, geralmente me levanto quase todas as madrugadas e tomo um banho morno, é o que resolve. Mas a manchas continuam ali. O anti-histamínico já não está resolvendo, antes as manchas desapareciam por completo, agora não. Ahh, também troquei de anticoncepcional. Os sintomas aparecem quando está chovendo, quando está frio, quando está calor, não interessa a estação. Também ja tive vasculite nas pernas por causa da alergia, a pressão nas pernas foi tanta que os vasos não aguentaram, minhas pernas ficaram com manchar roxas, chorei pensando que não iriam sair mais. Mas depois de alguns corticóides elas sumiram..!

    ResponderExcluir
  148. Renata: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudar. Mas, o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Seria leviano apontar uma causa ou indicar um tratamento baseado apenas em seu relato. É essencial avaliar seu caso e examiná-la pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Atenciosamente, Fátima Emerson, médica, redatora e editora do Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  149. Boa tarde. Desde 4/Set estou tendo urticárias pelo corpo, especialmente na face e no couro cabeludo. Ficam parecendo calos na cabeça. Há também várias manchas pelo corpo. Inicialmente o primeiro dermo me indicou Predisona, que funcionou bem, e tomei por cerca de 3 semanas até visitar um médico especialista em alergial. Ele pediu para que tirasse a Predisona e usasse Hixizine, que não adiantou em nada e me deu um baita de um sono. Tive que voltar para a Predisona e estou tomando a certa de 2 meses. Li que esse medicamente é um pouco perigoso. Gostaria de saber qual o período prejudicial para utilização da Predisona. Irei procurar outro profissional para me ajudar com a urticária.

    ResponderExcluir
  150. Prednisona é um corticosteróide sistêmico e seu uso só pode ser feito por tempo prolongado com estrito acompanhamento médico. Aconselho que procure atendimento com o especialista o mais breve possível. Caso more no Rio de janeiro, estamos ao seu inteiro dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  151. Tenho alergia a sol. Gostaria de saber o que não é recomendável comer quando a gente está no meio da crise.
    Obrigado !!

    ResponderExcluir
  152. Depende do tipo de crise, depende também do tipo de alimento. Cada caso é um caso e deve ser analisado criteriosamente antes de serem definidas as condutas a serem adotadas. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  153. Boa noite. Estou sofrendo de urgicária desde 4 de setembro/11 e os resultados dos exames que peguei hoje deram positivo para Hepatite A. Essa pode ser a causa da urticária ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  154. Peço sua compreensão, mas não há como responder sua pergunta baseado apenas num dado isolado e sem conhecer seu histórico clínico. Aconselho que entre em contato com seu alergista pois ele a examinou, sendo a pessoa mais adequada para interpretar o resultado do seu exame. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  155. Ola pessoal, parabens pelo blog que esta sempre visando ajudar as pessoas que sofrem de doenças alergicas.Bom,o meu caso é o seguinte, eu tenho crises de urticaria a 3 anos, com a exposiçao ao calor ou ate mesmo se sentindo abafado, aparecem manchas avermelhas na minha face,elas aparecem e somen de uma ora pra outra.Quando isso acontece, sinto uma coceira e as manchas sao como se fosse uma irritaçao comun causadas por laminas de barbear.Queria saber se alguem pode me indicar o que eu posso fazer para controla essas crises.

    ResponderExcluir
  156. É provável que seja uma urticária física, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Agradecemos sua participação e suas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  157. Bem explicada a Materia.

    ResponderExcluir
  158. Obrigado. Aproveito a oportunidade para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  159. Boa noite! Estou tendo há mais de 8 meses bolinhas vermelhas nas pernas, as vezes mais nas laterais externas, outras na parte interna das coxas. O interessante é que não sinto coceira, porém, esteticamente me sinto muito mal. Já fiz exames alérgicos, com adesivos nas costas e o resultado foi a níquel. A médica disse que alergia a níquel não afetaria as pernas. Estou tomando corticóide há 2 dias e não vejo melhora. Quando está calor e suo nas pernas, percebo que as bolinhas se alastram rapidamente. Será urticária?
    Att. Marise

    ResponderExcluir
  160. Marise: o seu relato não sugere que seja uma urticária. Mas, não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Agradecemos sua visita e participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  161. Quando passo a unha na minhas costas fica vermelho no ato e leva uns 20 a 30 min para sumir, uma simples precionada com a mão já fica vermelho no local,quando apóio alguma parte do corpo em algum lugar fica marcado e demora a voltar ao normal. isso pode ser demografismo ou algum tipo de alergia? obrigado.

    ResponderExcluir
  162. Joel: o seu relato sugere que possa ser um caso de dermografismo, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  163. TENHO URTICARIA A ONZE MESES. LI TODOS OS COMENTARIOS ASSIMA E FICO TRISTE AO SABER QUE A MEDICINA NAO VENCEU ESTA CAUSA,POIS PENSEI QUE FOSSE DOENÇA NOVA,AO INVES DISSO JA TEM MUITO TEMPO QUE PESSOAS ESTAO SOFRENDO DESTE MAL.VAMOS GRITAR SOCORRO OU SOS.CADE A MEDICINA TAO AVANÇADA!PEÇO POR TODAS ESTAS PESSOAS, QUE OS ORGAOS COMPETENTES SE DEDIQUEM A VENCER ESTA BATALHA, POIS ESTA DOENÇA DESENCADEIA A ANCIEDADE E A DEPREÇAO. JA TOMEI TODOS OS REMEDIOS CITADOS ACIMA E ISSO ME DEU SEGURANÇA, SABER QUE TODOS OS MEDICOS ESTAO DIRECIONANDO OS PACIENTE DA MESMA FORMA.ESTOU DEPRESSIVA E TOMANDO FLUCCETINA E FRONTAM.OBRIGADO A ESTE BLOG POR NOS DAR ESTA OPORTUNIDADE.E É BOM PARA CADA QUAL SABER QUE NAO É UNICO.

    ResponderExcluir
  164. Olá! Obrigado por tiraren as dúvidas do pessoal aqui,continuem assim. Bom,eu tenho urticária desde os 12 anos e meio por ahí,hoje tenho 15 anos e vou fazer 16 em março de 2012. Tenho urticária colinérgica e gostaria de saber se ela irá passar naturalmente e se existe algum tratamento que me permita fazer academia,praticar algum esporte ou até ir ao shopping ou ao colégio sem ficar triste e constragido por ficar parecendo um monstro =(

    ResponderExcluir
  165. A urticária colinérgica faz parte do grupo das chamadas urticárias físicas. Caracteriza-se
    por lesões típicas pequenas, circundadas
    por halo eritematoso, com coceira associada. Aparece com mais frequência na parte superior do tórax e pescoço se expandindo para
    as extremidades. Pode ser desencadeada por banho quente, sudorese, exercício físico, estresse emocional, entre outros. É possível tratar a urticária colinérgica e permitir um controle da doença. Os medicamentos promovem alívio dos sintomas, proporcionando melhor qualidade de vida aos pacientes. O seu alergista poderá orientar de forma mais apropriada. Agradecemos sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  166. Boa Tarde eu estava sofrendo com a uticaria ha 6 meses e já havia passado por dois aleogologista e mative a dieta de alimentos e medicamentos ao pé da letra mas não resolvia a situação sempre tinha as crises foi ai que decidi em trocar de médico na 1° consulta dezabafei com a médica que me atendeu e ele disse calma vamos cuidar do seu poblema e ela me passou zentel 400 mg albendazol contra VERMES 1 comprimido por 3 dias e hoje graças a Deus estou curado.

    ResponderExcluir
  167. Vermes e parasitas podem causar alguns tipos de urticária. Nestes casos, o tratamento específico leva ao controle da doença. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  168. Urticária crônica devido ao uso de Puran T4. Há anos tomo o Puran T4 devido ao meu hipotireoidismo, nunca tive nenhuma reação, mas há 6 meses atrás comecei a ter uma urticária, que inicialmente era nas áreas que eram pressionadas pelo elástico so sutiã, ou calcinha, calça... mas depois de um tempo comecou a dar nas pernas, costas, barriga, só não no rosto, fui a alergistas e nada se descobria até que fui a minha endocrinologista e esta sugeriu a troca de remédios, de Puran T4, após 40 dias sem tomar o Puran, já não tenho mais nada, graças a Deus!!! Não aguentava mais aquelas pelotas enormes no meu corpo, que apareciam e sumiam do nada... fora a coceira que mesmo sendo momentânea incomodava muito. Fiquei com esta alergia por seis meses mas até que enfim consegui me livrar dela! Sendo assim aconselho rever todos os medicamentos que sempre tomou e conversar com o seu médico.

    ResponderExcluir
  169. Obrigado por seu depoimento.Aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  170. Anônimo2/1/12 21:04

    oi meu nome é wilma e a um meses sofro com um tipo de alergia muito forte bem parecido com urticaria mas é vermelho cheio de bolinhas parecido com giargia mas repentinamente se espalhou em todo meu corpo ja tomei medicamento pra alergia mas só piorou .

    ResponderExcluir
  171. Wilma: compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: o parecer que solicita não pode ser emitido através de aconselhamento por e-mail. Lesões na pele têm que ser examinadas e analisadas em conjunto com sua história clínica. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  172. O tratamento da urticária nem sempre é fácil, exigindo persistência e disciplina. Existe uma parcela de casos (cerva de 50 a 70%) que são considerados casos de urticária idiopática, ou seja, onde a causa não é detectada pelo médico. Mesmo assim, podem ser controlados, permitindo uma melhor qualidade de vida ao paciente. Aconselho que nantenha seu tratamento. Agradecemos seu depoimento em nosso blog.

    ResponderExcluir
  173. Meu nome há mais ou menos um a minha filha apresentou o ATPO alterado (tireoidite de haschimoto), e agora em torno de 6 meses esta fazendo tratamento para urticária já fui em vários médicos gostaria de saber se tem alguma relação com a tireoidite? ou se é auto imune que exames que posso fazer para detectar? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  174. A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune, ou seja a tireóide inflama em consequência de um erro no sistema imunológico. Neste caso, o organismo fabrica anticorpos contra a tireóide. Há uma relação comprovada em estudos científicos da urticária crônica com as tireoidites. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  175. MEU NOME É MILENA DE FORTALEZA CE.GOSTARIA DE SABER SE AS LESOES DA URTICARIA APARECEM NO COURO CABELUDO TBM,POIS TENHO ESSA INCOMODA DOENÇA E PERCEBI UMAS FERIDINHAS Q COÇAM MUITO...E SE MESMO C TESTES ALERGICOS N TEM COMO DESCOBRIR AS CAUSAS?TOMO ALEGRA 180 MAS N TA RESOLVENDO

    ResponderExcluir
  176. Milena: a descrição de lesões como feridas não sugere que seja urticária, cuja lesão corresponde a manchas ou placas avermelhadas. Aconselho que entre em contato com seu alergista para uma avaliação e exame físico pessoalmente, necessário para identificar a lesão adequadamente. Agradecemos sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  177. Anônimo6/2/12 15:56

    Olá,
    meu esposo teve dois desmaios causados apos sentir muita dor no peito, diarreia, ansia, e pelotas vermelhas pelo corpo todo(estas que sumiram rapidamente)...temos medico marcado,,,,mas estou preocupada,,,o que pode ser esta pelotas, o medico qual levei apos os desmaios ja adiantaram que se trata de um quadro alergico...seria esta tal de urticaria?

    ResponderExcluir
  178. Os sintomas de urticária podem surgir isoladamente ou mesmo acompanhando outros fenômenos alérgicos, como parecer ser o caso de seu esposo. Aconselho que procure um alergista para que receba uma orientação mais adequada e precisa. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  179. Possuo uma urticaria cronica,já fiz varios tratamentos a base de meticorten,desonol e propionato de clobetazol,eles são simplesmente paliativos para meu problema,hoje eles são erupções e as vezes pruriginosas,mas já foram placas,estou usando Polaramine 6 mg e propionato de clobetazol ainda,varios dermatologistas,recomendaram o tratamanto nesta base,porém não resolve o problema.

    ResponderExcluir
  180. Conforme mostramos no texto, a urticária não é uma doença de fácil controle pois existem muitas causas envolvidas e que variam em cada pessoa. Os medicamentos são uteis e necessários para aliviar o problema, mas não resolverão o problema se a causa não for detectada e combatida. Contudo, existe uma parcela de casos de difícil controle de origem autoimune ou mesmo de causa desconhecida. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  181. ha tres anos peguei uma alergia de pele pelo uso de produtos de limpeza muito fortes e alguns medicos tratam como urticaria de contato e outros atestam que e urticaria colinergica e outros como alergia de produto toxico não identificado,me trato com hidroxizine 25 e
    com cimetidine 200 o que me da muito sono gostaria de saber sua opinião a respeito e tambem o que o uso prolongado dessa medicação pode causar?

    ResponderExcluir
  182. Samanta: não tenho condições para opinar sobre seu caso sem uma avaliação pessoal e criteriosa. Conto com a sua compreensão. Quanto à medicação é segura, mesmo no uso prolongado. Contudo, existem outras opções de antialérgicos que provocam menos sonolência. Aconselho que fale com seu alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  183. Tenho urticária crônica desde criança e sema saber as causas.Hoje aos 38 anos estou com uma crise muito persistente.Estou tomando alegra 180mg 2x ao dia e meticorten de 20 mg 3 x ao dia.Parece que quando tomo o alegra a urticária fica com coloração mais avermelhada.Posso tomar hixine 25mg ,mesmo estanto tomando alegra?

    ResponderExcluir
  184. É possível associar Allegra (antihistamínico não sedante) com Hixizine (antihistamínico sedante) Aconselho que solicite esta informação ao seu alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  185. pois é...que triste... lendo os comentários, fiquei ais triste ainda...os médicos realmente não têm solução alguma para urticárias...estou com ela há seis meses, não tenho um minuto de sossego, tomei corticóide, anti-histamínicos e nada... só Deus mesmo...

    ResponderExcluir
  186. Cada pessoa é única e por isso, a urticária não é igual para todos. Não desista, persista em seu tratamento! Estamos ao seu dispor caso more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  187. Ola tenho urticaria ja faz mais ou menos uns 2 anos ela vai e vem , geralmente ela se localizava em dois lugar do corpo, na regiao atraz dos joelhos nas pernas, mas essa que estou atualmente esta nas cochas nos braços.. e normal se espalhar assim mesmo que eu só tenha ela em uma parte do corpo a dois anos?
    e tomar anti alergico é a o melhor tratamento mesmo ?

    ResponderExcluir
  188. As lesões de urticária se caracterizam pelo aspecto (como se fossem placas avermelhadas) pela duração fugaz (aparecem e desaparecem) e pela localização variável (ora em um lugar do corpo, ora em outro). Os antialérgicos são os medicamentos indicados para aliviar os sintomas enquanto se pesquisa a causa da urticária. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  189. Anônimo9/5/12 20:45

    Olá, eu sempre fui alérgica desde a infancia, mas fiz um tratamento, onde eram aplicadas umas injeções no cotovelo,nunca tive alergia a nenhum tipo de alimento, somente poeira e cigarro,porém ha 2 meses vem aparecendo umas placas vermelhas por todo corpo que coçam muito,do nada aparecem e desaparecem depois que tomo histamim,as vezes fico 15 dias sem sintomas vou para a academia e não aparece nada,tem dias que vou e ficam horríveis,hoje esm aconteceu isso, estava há 15 dias sem aparecer,quando me deu a primeira crise fui para o P.S da minha cidade e o médico disse que poderia ser de medicamento, mas o único remédio que tomo é um anticoncepcional.Será que podem me ajudar? No momento não posso pagar uma consulta e aqui onde moro o serviço púbico é péssimo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  190. A urticária é uma doença que se apresenta em crises com lesões cutâneas. Contudo, acomete muito mais do que a pele. A base para tratar a urticária é a detecção de sua causa (que pode ser de origem alérgica ou não). mas, esta busca nem sempre é fácil. Por isso, a consulta médica é essencial, para que se possa analisar seus dados clínicos de forma minuciosa, num verdadeiro trabalho de detetive. É importante investigar seus hábitos, doenças associadas, tipo de alimentação, saúde pregressa, história familiar, etc. Existem casos em que os sintomas na pele podem ser exacerbados pelo suor decorrente da atividade física. Infelizmente não tenho condições para orientar baseado apenas em seu breve relato. Conto com a sua compreensão e agradeço sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  191. Há uns três anos, sofro de uma urticária que sempre aparece nas minhas pernas, coça muito, fica muito vermelho e depois vai ficando arroxeada. Já tomei diversos remédios, fiz todos os testes de alergia e não sou alérgica a nada. Fiz um teste de sangue e minha alergista detectou que o índice da minha tireóide está um pouco baixo . Será que essa urticária tem a ver com a tireóide? Existem casos comprovados em relação a isso? A médica falou que é a ultima opção a ser estudada,pois ela não achou nada que eu tivesse alergia.

    ResponderExcluir
  192. Doenças da tireóide podem ser causa de urticária crônica. Mas, para afirmar se é o seu caso, é essencial examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  193. boa noite!
    eu tive há alguns anos tipo uma alergia, apareceram carocinhos roseados no meu corpo que coçavam muito, fui num dermatologista, e ele me falou que a causa era um tipo de fungo que foi adquirido pelo ar, e que não tinha como matar o tal fungo, e que poderia voltar, me passou FUROATO DE MOMETASONA E UM OUTRO MEDICAMENTO QUE NÃO LEMBRO... conclusão, hoje estou novamente com os tais carocinhos rosados novamente, que coçam muito, só que agora apareceram nos braços, costas e na minha cabeça...
    o senhor sabe o que possa vir a ser ??

    ResponderExcluir
  194. Máh: infelizmente não posso ajudar: nãp há como fazer o diagnóstico de uma lesão na pele sem examinar pessoalmente. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  195. Anônimo2/6/12 00:45

    Boa noite.
    Posso utilizar medicamentos indicados por alergista e por homeopatas para trata da urticaria nervosa ao mesmo tempo, ou devo fazer só um tipo de tratamento? \o da alopatia ou o da homeopatia?

    ResponderExcluir
  196. Não tenho condições para responder pois seria necessário conhecer de forma detalhada os medicamentos utilizados e os seus dados clínicos. Aconselho que peça esta orientação aos seus médicos, pois conhecem seu caso, sendo mais indicados para fornecer a informação que deseja. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  197. O seu relato sugere que possa ser um caso de urticária mas não há como afirmar sem examinar seu esposo pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  198. Boa noite, tenho urticária há mais de 3 anos, nunca notei quando se era por ser temperatura. O medico me disse que tenho alergia aos agentes físicos e que quando tivesse crise era só tomar hixisine 25 e pronto. Faço isso sempre, como nunca reparei quando elas acontecem nao sei quantas vezes tomo no mês. Mais nao passa de 4 ou 5, só percebo isso por conta do remedio que vai acabando.... Minha duvida é: 1. Hixisine engorda? 2. É possível que seja as crises dos agentes físicos por causa do calor? 3. Já percebi que quando hiperventilo de nervoso, começo a coçar as costas.. Esse tipo de alergia tem cura?

    ResponderExcluir
  199. Jufe: 1) Hixizine é um antihistamínico (antialérgico) mais antigo, chamado de primeira geração. Em algumas pessoas pode ocasionar efeitos colaterais como sonolencia e aumento de apetite. 2) urticárias físicas são todas aquelas em que os sintomas surgem em resposta a estímulos fsicos. A mais frequente é o dermografismo. E ainda: pelo calor, pelo suor, pelo frio, vibratória, pressão tardia, entre outras. Aconselho que peça ao seu alergista que explique melhor qual é o tipo de sua urticária física. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  200. Olá, meu nome é Brigitte, moro em portugal e quero por a minha questão:
    No dia 6 de Janeiro de este ano começou a urticaria onde ainda não passou e já estamos a 7 de Julho. Depois de tanta ida ao hospital e tomando já 7 caixas de lepicortinolo, ainda não passou. No hospital me mandarão para um especialista (dermatologista), mas ele simplesmente não quis me fazer testes e disse que não era necessário o fazer. Já estou desesperada, há uma semana deixei os anti-hestaminicos e isto não há maneira de passar. Aparece de um lado, volta a aparecer de outro, cabeça, tudo o que é pele, está lá. O pior é que não consigo ir a um medico privado por não ter dinheiro para isso. Pode me ajudar? algun concelho? obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno