Pular para o conteúdo principal

Unhas e alergias




Unhas tiveram função vital para os nossos antepassados na defesa contra inimigos, como verdadeiras garras, originando a expressão usada até hoje: “entre unhas e dentes”.
A humanidade evoluiu e as unhas perderam funções, mas não a sua importância: hoje ainda têm função de defesa, protegem a sensibilidade na ponta dos dedos, interagem com o organismo expressando alterações sistêmicas, doenças, uso de medicamentos, fatores ambientais, ocupacionais, hábitos, etc.
Lembramos das unhas em geral, apenas por seu papel estético, quando na verdade o seu exame pode contribuir de forma significativa para a análise clínica feita pelo médico.
Os cosméticos usados nas unhas podem ser divididos em 4 grupos: 
1. Esmaltes, 
2. Endurecedores de unhas, 
3. Removedores de esmalte e 
4. Removedores de cutículas. 

Esmaltes
Os esmaltes são utilizados para enfeitar as unhas, cobrir descoramentos e dar resistência às unhas fracas. São compostos por várias substâncias:
- Formador primário de filme responsável pela dureza e resistência à abrasão - ex: polímeros de metacrilatos, polímeros vinílicos e nitrocelulose.
- Resina formadora secundária de filme com a função de acrescentar brilho e aderência - ex: formaldeído, p-toluenosulfonamida.
- Plastificantes que proporcionam flexibilidade - ex: ftalato de dibutila, ftalato de dioctila, fosfato de tricresila.
- Solventes - ex: acetatos, cetonas, tolueno, xileno.
- Corantes - pigmentos orgânicos e inorgânicos.
- Materiais de carga especial para dar iridescência - ex: escamas de peixe de guanina ou flocos de dióxido de titânio revestido com mica.
Os três primeiros componentes são dissolvidos em um solvente, acrescentando cor e cargas para obter um aspecto cosmético desejado.
Endurecedores
Endurecedores são preparações cosméticas usadas para aumentar a resistência de unhas quebradiças. São modificações dos esmaltes de unha transparentes com concentrações diferentes de solventes e resinas. Funcionam como camada básica para melhor aderência do esmalte colorido.
Removedores de esmalte
Removedores são substâncias utilizadas para remover os esmaltes de unhas. A forma mais conhecida é a líquida, contendo solventes como: acetona, álcool, acetato de etila, acetato de butila. Essas substâncias podem provocar irritações e ressecamentos da pele ao redor das unhas. Alguns removedores contém materiais gordurosos em sua composição, por exemplo, álcool cetílico, lanolina e óleos sintéticos, sendo mais adequados.
Removedores de cutículas
Removedores de cutículas dissolvem o excesso de tecido cuticular das unhas. Contém hidróxido de sódio ou de potássio entre 2 e 5%, e propilenoglicol ou glicerina como umectante.
Alergia aos cosméticos usados nas unhas
A alergia mais comum é a Dermatite de Contato ou Eczema de Contato ao esmalte. Curiosamente a lesão não surge nas unhas, mas sim em pálpebras, lábios, face, orelhas, queixo e pescoço, ou seja, em locais onde a mão toca e a pele é mais fina. Raramente surgem nos dedos, em torno da unha.
Esmaltes contém substâncias e resinas para dar brilho e proporcionar secagem rápida, sendo em geral causadoras da alergia. A substância sensibilizante mais comum dos esmaltes é a Toluenosulfonamida (resina liberadora de formaldeído), embora muitas outras possam estar envolvidas, como por exemplo, pigmentos, resina poliéster, metilacrilatos, nitrocelulose, etc.
Endurecedores e removedores podem também causar alergia de contato, embora não se utilize mais formaldeído livre nessas preparações. As substâncias usadas são náilon, acetatos, resinas acrílicas, nitrocelulose, entre outras.
Unhas artificiais
Unhas Artificiais são cada vez mais utilizadas por sua praticidade e contém substâncias variadas, utilizando uma cola acrílica para fixação. 
As substâncias mais comuns que podem causar alergia de contato são o metacrilato e as resinas à base de formaldeído. As lesões são raras nas mãos e dedos, mas surgem à distância em pálpebras, lábios, face, queixo e pescoço.
Testes de contato
O diagnóstico da alergia ao esmalte é confirmado através da realização de testes de contato. Consiste na aplicação de fita hipoalergênica contendo substâncias padronizadas nas costas do paciente. O paciente retorna para uma primeira avaliação após 48 horas e retorna ainda para uma ultima avaliação 72 horas após a colocação do teste.
Tratamento

O tratamento compreende o afastamento do produto causador da alergia de contato e no emprego de medicação para controlar as lesões do eczema.
Dicas finais
- Lave as mãos com sabonete líquido, suave e hidratante.
- Use diariamente um creme hidratante nas mãos.
- Ao fazer as unhas, utilize produtos de qualidade. Evite retirar a cutícula, pois aumenta o risco de reações alérgicas. Use uma espátula de madeira para afastá-las.
esmalte

Comentários

  1. O Blog mantém-se no melhor!
    Tem Prémio Dardos para este Blog.
    Um abraço grande além-mar, RS.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/4/10 15:13

    Axo que contrai uma alergia mas não sei bem se é do verniz ou da acetona. Quando pinto muitas vezes na semana as unhas fico com as cuticulas sensíveis e um pouco enchadas e sou obrigada a parar de pintalas para melhorar.

    ResponderExcluir
  3. Aconselho que procure um alergista para confirmar se é mesmo uma alergia e indicar uma conduta adequada. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  4. No meu teste de contato deu alergia a Bálsamo do peru e colônio que parece que tem no esmalte, maquiagens e em outros costeticos. Em relação ao esmalte não apresento nenhuma reação na area das unhas ... mas as lesões na pele esta bem pior como nunca esteve. Sera que tem relação com o esmalte? Não sei o q fazer pq todo costetico e esmalte vai ter essas duas substancias?

    ResponderExcluir
  5. É provável que as lesões estejam relacionadas com o uso do esmalte, mas para afirmar é preciso examinar pessoalmente. Aconselho que peça orientação ao seu médico, que conhece seu caso e está mais qualificado para emitir um parecer. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Há algum tempo notei uma alergia, qdo usei esmaltes, e devido minha mãe ter o mesmo problema, suspendi o uso e fiz o teste alérgico, que demonstrou sensibilidade ao cloreto de Cobalto e o Sulfato de níquel.
    Entrei em contato com 3 empresas, questionando o uso principalmente do cloreto de cobalto em suas formulações, já que com esse nome não está presente. Uma me respondeu que pode conter devido a pigmentos utilizados, que não use mais o produto.
    As outras duas me responderam que não utilizam e que poderia continuar utilizando esses produtos.
    Minha dúvida é, posso realmente continuar? Esse produto pode ser apresentado com um outro nome?

    Obrigada,

    Talita Bonamichi Gouvêa

    ResponderExcluir
  7. Talita: compreendo sua preocupação, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através de um aconselhamento por e-mail. Para indicar o uso de um esmalte alternativo seria necessário conhecer melhor seus dads cínicos, ou até mesmo realizar testes com alguns tipos de esmaltes. Aconselho que retorne ao seu alergista e peça nova orientação.Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  8. rosimeire siqueira trovo30/9/10 10:44

    Bom dia.
    Ha mais ou menos 06 anos comecei a ter inflamaçoes nas cuticulas,e em volta dela.
    Procurei um medico ,fiz exame de raspagem para ver se era fungo mais deu negativo, outro especialista me disse que era alergia mais nao sabia de que.
    Finalmente encontrei outro dermatologista que me disse que era unheiro seguido de alegia do unheiro, me receitou uma formula manipulada a base de eter, timol alcool e ketoconazol, naquela epoca 06 anos atraz resolveu.
    Novamente voltou esse problema , procurei esse dermatologista que atente em outro estado e ele me disse a mesma coisa e passou o mesmo medicamento. So que dessa vez a aleria aumentou e passou para as outras unhas, e feriu toda a cuticula chegando a ferir bem ecochar bastante a ponta do dedo. Que tipo de exame poderia fazer pra resolver esse problema.
    Obrigado
    Rosimeire

    ResponderExcluir
  9. Rosimeire: infelizmente não posso ajudar: para indicar os exames necessários, é essencial examinar e fazer o diagnóstico de suspeição para seu caso. Aconselho que procure um especialista para orientá-la. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Cínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para examinar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  10. elisa: Minhas unhas estão todas com manchas brancas e descascando muito, não posso ficar sem esmaltes pois elas estão muito feias, quebram atoa, e fazem buracos no local que esta branco. sera que é alergia? ja fui ao medico e fiz teste pra saber se tinha fungo, mas deu negativo. sera que tenho alergia a alguns esmaltes?

    ResponderExcluir
  11. Elisa: para apontar a causa das lesões em suas unhas é essencial examiná-la pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Abraços

    ResponderExcluir
  12. Se eu passar uma camada de base hipoalergênica e por cima um esmalte comum e novamente outra camada da base, terei reação alérgica do mesmo modo?
    Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Pode ser que sim, Cintia, pois a pele poderá mesmo assim responder ao contato com o esmalte. Além disso, é preciso conhecer as substâmcias quimicas contidas na base: lembro que o fato de ser hipoalergênico não quer dizer que nunca causará alergia. Converse com seu alergista pois ele conhece a substância à qual é alérgica e poderá orientar melhor. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  14. ola eu tenho alergia desde menina,pois depois de um tempo que eu descubri que tenho essa alergia,e no meu caso em volta fica descascando quando estou com esmalte,o que faco??

    ResponderExcluir
  15. O seu alergista poderá confirmar se é mesmo uma alergia e orientará a conduta adequada para seu caso. Em algumas pessoas será necessário abolir o uso de esmaltes. Em outras, poderá ser possível utilizar hipoalergênicos. De qualquer modo, o primeiro passo é procurar um alergista para orientar seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  16. Fiz um teste alergico e deu alergia a dioxido de titanio e cloreto de cobaalto. O dioxido tem em todos os protetores solares . o que fazer??

    ResponderExcluir
  17. Aconselho que converse com seu alergista para avaliar a possibilidade de formular um produto manipulado mais adequado para seu caso. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde, no uso de esmalte e acetona a minha unha sai umas bolinhas e ficam vermelhas escura pode ser alergia?

    ResponderExcluir
  19. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Aconselho que procure atendimento médico para esclarecer o diagnóstico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde,
    Gostaria de saber se há ou tem como manipular um esmalte sem nitrocelulose? Tenho alergia a este componente. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  21. Graziela: existem esmaltes hipoalergênicos sem nitrocelulose. Aconselho que procure em sites especializados, como por exemplo: Alergohouse (www.alergohouse.com.br) e Alergoshop (www.alergoshop.com.br) Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  22. olá tenho sofrido muito com uma alergia nas mãos, as lesões estão chegando a comprometer minhas digitais, sinto um desconforto enorme.
    Passei com a dermto ela me disse que era de esmalte não senti firmeza pois ela nem olhou nem diagnosticou, me receitou uma formula estou c receio de comprar pois já usei vários medicamentos não tive resultados. Pedir um teste em laboratório ela disse que ñ era preciso. Oque vcs me aconselha é melhor passar c/ alergista?
    grata: Vilma Alves

    ResponderExcluir
  23. Vilma: as lesões na pele podem ser características mas o ideal é mesmo confirmar o diagnóstico da alergia ao esmalte através do teste de contato. Aconselho que procure um alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Cheguei até este blog na tentativa de compreender o que está acontecendo comigo e buscar ajuda no especialista correto.
    Sob a unha, na pele, do dedo indicador (mão esquerda, apareceram bolhas pequeninas em meados de janeiro. Coçaram, doeram, a pele debaixo da unha se rompe, incha e fica vermelho. Usei Povidine como antisséptico. As bolhas minam um líquido claro. Secam, a pele descasca. A nova pele fica bem fina. Ao fazer uma esmaltação, nada acontece. Mas na próxima, as bolhas aparecem novamente, e o quadro se repete. Foi o que aconteceu em janeiro, fevereiro, março... Procurei uma dermatologista, disse que era disidrose, que as causas poderiam ser alergia a níquel, ou fungo, ou estresse. A pomada receitada foi p/ cicatrizar a pele aberta debaixo da unha. Fico sem esmaltar até a completa cicatrização. Mas as bolhas voltam. A médica (olhando com uma lupa) disse não ser micose, mas nenhum exame foi efetuado.
    Tirei uma foto de como estava no sábado (dois dias depois das bolhinhas retornarem): http://img444.imageshack.us/img444/1578/alergiaiva1.jpg

    Em tempo: esmalto as unhas, não tiro as cutículas há um ano. Nunca apresentei alergia a esmalte (sintomas como os descritos neste artigo).

    Gostaria de uma indicação: procuro um dermatologista ou um alergista?
    Grata pela atenção,
    Ivanise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber se vc resolveu o problema de suas unhas, pois estou com o mesmo problema.

      Excluir
  25. Ivanise: os 2 especialistas estão capacitados a prestar atendimento. Contudo, como a suspeita de que a causa seria uma alergia, o alergista poderá orientá-la de forma mais específica e adequada. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  26. Ola!
    cheguei a este blog na tentativa de descobrir o que pode estar acontecendo comigo. Diferente do que li, a alergia nao esta se manifestando em nenhuma parte do corpo, mas sim exatamente nas cuticulas, todo vez que faço a unhas quando passo o esmalte causa uma irritaçao muito forte nas cuticulas e elas fica inchadas e coçam muito. ja fiz um teste com um esmalte hipoalerginco mas nao melhorou, tambem comprei um removedor de esmaltes hipoalergenico mas tambem nao melhorou, queria uma dica do que pode ser ou o que posso fazer e que profissional devo procurar. obrigada

    ResponderExcluir
  27. O seu relato não deixa claro que seja uma alergia. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  28. Eu sempre passei esmaltes e tirei as cuticulas e nunca tive problemas. De repente, quando eu passava esmalte eu sentia coceira ao redor das unhas e minhas cuticulas começaram a ficar mais grossinha - dando pra arranca-las a mão mesmo (o que fez eu desenvolver uma compulssão maluca em arranca-las, to tentando parar de fazer isso) enfim... Eu fiz o teste primeiro com esmaltes hipoalérgicos, mas não adiantou.
    Depois fiquei algumas semana sem usar o esmalte, apenas lixando e tirando as cutilas. A princio, pareceu dar certo mas depois o problema voltou, não com tanta coceira, mas minhas cúticulas não são mais as mesmas, elas ficaram feias e grossas.

    Comprei um hidratante de cuticulas e comecei a passar, deu uma melhorada... mas foi só eu passar o esmalte que ela piorou.
    Aí continuei a passar o hidratante, e tirar as cuticulas, sem esmalte, mas elas não melhoram :/

    Vou ao dermatologista em julho, nao sei se a alergia é do alicate, da acetona ou do esmalte em si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina estou com essa mesmo poblema. Gostaria de saber se vc teve melhora a o q vc osou Para melhorar??

      Excluir
  29. Carolina: infelizmente não é possível emitir um parecer sobre seu caso através da internet sem examinar pessoalmente. É indicada a realização de um teste de contato para definir a causa do problema. Vale lembrar que uma alergia surge com o passar do tempo e por isso usamos uma determinada substância por tempo longo para depois manifestar a alergia. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  30. eu não tinha alergia de produto nemhum mas depois que comecei a fazer unha eu uso esmalte e minha garganta doe muito não sei o que eu faço tem algum produto ati alergico por favor me ajudem estou sofrendo tanto porque adoro esmalte tenho 170 esmaltes fico tão triste em não poder usar obrigada beijim

    ResponderExcluir
  31. Meire: o seu relato não deixa claro que seja mesmo uma alergia ao esmalte. Aconselho que procure um alergista para fazer o diagnóstico e indicar a conduta mais adequada para seu caso. Grtos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  32. O seu relato não sugere que seja uma alergia. Para afirmar, é essencial avaliar seu caso pessoalmente. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  33. paula Oliva17/2/13 22:31

    Como consigo fazer exame de alergia a dióxido de titânio? Estou sentindo alergias quando uso protetor solar e também pasta de dente. Gostaria de confirmar se realmente e devido ao titânio. Obrigada e aguardo resposta. Paula.

    ResponderExcluir
  34. Paula: antes de qualquer teste, você deve procurar um alergista para analisar seus dados clínicos e assim julgar como orientar seu caso. Se você mora no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde

    Toda vez que uso esmalte comum minhas unhas ficam doloridas e parecem que soltam da carne e da um cheiro desconfortavel, fica horrivel. Fui usar esmalte antialergico dai soltou do mesmo jeito só que não doeu
    esmalte comum: solta as unhas e ficam doloridas
    esmalte antialergico: solta as unhas
    o que posso ter? qual médico devo procurar?

    ResponderExcluir
  36. Procure atendimento médico com um dermatologista.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  37. estou com meus dedos com uma alergia que peguei de uma cola de tecido (acrilex, cola-jeans) os meus dedos comecam com minusculas pitas de sangue bem na regiao das digitais e logo descasca e chega na segunda pele. QUAL O REMEDIO?

    ResponderExcluir
  38. Hercules: o Blog da Alergia obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido medicar, prescrever ou indicar nomes de remédios pela internet, sem examinar o paciente. Conto com sua compreensão.

    ResponderExcluir
  39. As pontas das minhas unhas começas a descolar e doem, fica bem ressecado por baixo. Isso acontece com qualquer esmalte, mesmo o hipoalergênico. Já consultei dermatologista e ele afirmou ser alergia a esmalte e suspendeu qualquer tipo. Não há mais o que fazer?

    ResponderExcluir
  40. Existe teste alérgico para confirmação de alergia a esmalte
    Converse com seu médico alergologista

    ResponderExcluir
  41. Bom dia, a minha dúvida é o seguinte, além de ser alérgica aos esmaltes
    comuns, sou alérgica ao cloreto de cobalto e sulfato de níquel, adoro pintar as unhas, mas sei que essas duas substâncias tem a ver com a cor. Gostaria de saber se posso usar esmaltes de cor rosa um pouco mais claro, minha dúvida é com as cores que posso usar, visto que a minha dermatologista e alergista não me ajudaram nesse ponto, obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  42. Maria Inês: você deve preferir o uso de esmaltes hipoalergênicos, mas mesmo assim, é essencial ler o rótulo do esmalte antes de usar. As marcas são muitas e não há uma lista de componentes para facilitar a escolha da pessoa alérgica. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  43. Ola, eu uso unhas de gel, e em todos os meus dedos apareceram bolinhas d'água. Que coçam abessa, e deixam meus dedos dormentes? Isso pode se alergia a que? Ao gel, ou a cola?

    ResponderExcluir
  44. Infelizmente não é possível emitir o parecer que solicita e afirmar a causa das lesões que descreve através da internet sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um(a) alergista. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  45. Tenho coceira na cuticula somente quando retiro a mesma. ..o que poderia ser

    ResponderExcluir
  46. O seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia. Mas, não é possível afirmar pela internet, sem exminar suas unhas e sem conhecer seus dados clínicos. É aconselhável que procure atendimento médico tradicional, na forma de uma consulta. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  47. Pergunta 1 - É Normal sentir um dos nariz meio fechado ao dormir, Mas ao dia ele fica Meio aberto?

    Pergunta 2 - sentir sensação de ao engolir saliva a saliva ir pro nariz e não descer.

    Pergunta 3 - Meu nariz não escorre mas da uma sensação que tem algo atrás do nariz. Tipo meio Frio, pesado não sei dizer. Minha vista fica meia prensada, como fosse ficado varios dia sem dormir.

    ResponderExcluir
  48. O seu relato sugere que você possa ser portador(a) de uma rinite, que provoca a obstrução nasal e da secreção que escorre por trás das narinas (secreção pos nasal). Aconselho que procure um(a) alergista para analisar seu caso, confirmar o diagnóstico e indicar a conduta mais adequada. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  49. Bom dia.
    Há uns tempos atrás comecei a fazer o que parecia ser uma alergia à unhas de gel, verniz gel e gelinho. Umas horas depois de fazer as unhas começava com muita comichão, bolhas nos dedos e as cuticulas ficavam secas, chegava mesmo a cair a pele das mãos.
    Tenho plena confiança nos materiais utilizados, a técnica é minha filha e eu compro materiais só para mim, para que possam ser o mais adequados possivel.
    Passado algum tempo a comichão e bolhas nas mãos melhorou mas sinto-a em todo o corpo, começou no pescoço, braços, peito e ultimamente atacou mais nas pernas e pés.
    Fui ao posto médico e a enfermeira falou em sensibilidade ao sol e ao calor. Acontece que o calor já começou a passar e a comichão continua. De cada vez que começo a coçar quase não consigo parar, chego até a ficar com a pele a arder de tanto coçar.
    Poderá isto ter alguma coisa a ver com as unhas de gel?
    Já tentei marcar consulta no médico, mas só daqui a dois meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sinto tudo isso.
      Começou depois q fiz unhas de gel tbm
      O pior é q eu trabalho com isso.
      Sou manicure, e faço unhas de gel, mas mesmo sem encher por 3 dias nos produtos, ainda coça.
      Tirei o gel, tentei porcelana, tirei o esmalte, uso luvas, máscara, e nada.
      Antes eu usava porcelana e nunca deu nada. Mas agora depois do gel não da ora usar mais.
      Começou com coseira e formigamento nos dedos.
      Depois foi oro braço, com bolhinhas e muita cosseira.
      Depois q tirei engrossou a pele dos dedos e cutículas. Perto da unha ficava rocho, pois sou morena, parou de cossar os dedos, mas o braço continua.
      Mesmo sem esmalte, e sem gel as vezes Cossa o pescosso e a cocha.

      Acho q na verdada desenvolvi através do gel alergia de tudo.De tirar cutícula de esmalte, de base. Mesmo sendo hipoalergênico.
      HJ mesmo.. Passei a,semana,sen esmalte, os dedos sararam , mas endureceram ao redor da unha. E em toda e estenção de alguns deles. Está soltando a pele.
      Como não descobri oq é, estou usando luvas nas tarefas de casa.
      Mas hj como ia dizendo tirei cutícula e passei oleo de cravo e somente base hipoalergênica.
      Em minutos minha mão inchou.
      Lá vai eu tirar tudo.
      Mas esta ai o dilema.
      Passei a semana sem tirar cutícula e sem esmalte. E ontem deu alergia na cocha.
      Definitivamente, sera não posso bem tirar cutícula mais?

      Excluir
  50. Compreendo sua dificuldade e gostaria de poder ajudá-la. Mas, infelizmenre não é possível fazer um diagnóstico ou afirmar pela internet se há relação da coceira descrita com o uso das unhas de gel. É imprescindível examiná-lapessoalmente. Conto com a sua compreensão. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  51. graciele9/9/15 11:44

    Oi bom dia. De uns tempo pra cá toda vez que faso as unhas tenho uma coceira horrível nos dedos perto da cutícula e fica cheio de bolinhas de agua isso ocorre depois de uns 2 dias com as unhas esmaltada. Será que é alergia? Já tenho alergia a outras coisas como comidas , remédios

    ResponderExcluir
  52. Graciele: o seu relato sugere que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  53. fiz unhas de gel e com 3 dias as unhas ficaram meia escurecidas,pode ser fungos na unha? devo retira-las e usar oq depois nas unhas?

    ResponderExcluir
  54. O seu relato não sugere que possa ser uma alergia. Sendo assim, não há como orientar sem examinar você pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  55. olá faço unha de gel a mais ou menos um ano, porém venho percebendo a alguns meses que depois de dois dias que faço o gel tenho muita coceira ao redor das unhas e algumas manchas vermelhas no antebraço e na parte interior do lábio inferior da boca como se estivesse batido bem forte e machucado( não chega a sangrar), suspendi o uso mas gostaria de saber o que faço para descobrir se realmente é isso que está causando tal alergia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Faço unhas de gel e tbm estou com uma coceira horrível ao redor das minhas unhas. Da vontade de arrancar os dedos kkkk. Vc sabe qual a marca dos produtos que usou? Obrigada.

      Excluir
    2. To com o mesmo problema mas meus dedos só coçam quando esquenta

      Excluir
  56. Graciela: Para definir a causa de sua alergia, recomendo que procure um(a) especialista em Alergia que avaliará seu caso, realizará testes e poderá orientá-la de forma adequada e segura. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  57. Oi, já faz algum tempo q venho tendo uma coceira insuportavel ao redor das unhas do pé e da mao apos tirar cutícula! Não é alergia de esmaltes e nem de acetona. A coceira fica ainda mais intensa durante a noite. O q pode ser? O q devo passar? Ou tomar?

    ResponderExcluir
  58. Bom dia Ana Paula. Após a retirada da cutícula você expõe a pele local, o que pode propiciar sensibilizações alérgicas mais facilmente. Como as mãos ficam muito expostas e em contato com muitas substâncias no decorrer do dia, as reações são bem comuns. Espero que compreenda que não temos como fazer qualquer diagnóstico sem examiná-la. Procure um especialista. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  59. ola meu nome e jaqueline, coloquei uma unha com cola da propria unha e eme deu alergia, meu dedo esta com bolhas saldando liquido e parecer como se estivesse encravados. o que eu posso colocar pra secagem ??
    estou usando um alergênico no dedo, e tomando um anti-inflamatório.

    ResponderExcluir
  60. Jaqueline: não tenho condições para prescrever um produto sem examinar pessoalmente a sua unha. Recomendo que procure um(a) médico(a) para que seja orientada de forma adequada e segura. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  61. Ola toda vez que pinto as unhas elas incham ao redor (nas cutículas) ar, cocam e descascam sem falar que onde eu tenho contato fica na mesma situação tipo rosto e nariz eles descascam todos nao sei mais o que fazer, pois ja tentei todos os metodos possiveis!

    ResponderExcluir
  62. O seu relato não deixa claro que possa ser uma alergia. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  63. Fiz minhas unhas normalmente é no dia seguinte acordei com várias pequenas bolinhas ao redor das unhas e inchaço, coçam MT e sai secreção também, oq pode ser?? Me ajudem!!! Nunca aconteceu antes

    ResponderExcluir
  64. Jessica: é possível que tenha ocorrido uma reação alérgica ao esmalte de unhas, mas não é possível afirmar sem examinar. Sugiro que procure um(a) alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  65. Elisangela: o seu comentário ficou incompleto Por favor, escreva para nosso email: blogdalergia@gmail.com para que possamos ajudá-la Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  66. Eu tenho dermatiite atopica desde que nasci fiz vários tratamentos inclusive fitoterapia e gostaria de colocar unhas acrigel, gostaria de saber se isso me traria complicações

    ResponderExcluir
  67. Tatiana Boa tarde Não recomendo que faça a aplicação das unhas sem antes falar com o (a) alergista que acompanha seu tratamento. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  68. tenho alergia a esmaltes comuns e fui tentar colocar as unhas em gel.
    No segundo dia voltou a alergia( ferida no lado dos labios, em cima dos olhos e nas cutículas...ou seja, tive que tirar!

    ResponderExcluir
  69. A dermatite de contato se controla com a retirada do produto provocado - no caso o esmalte de unhas. E, as lesões reiniciam se o produto voltar a ser usado. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  70. Boa noite, cheguei a este blog, precisamente porque pesquisei, sobre as alergias nas minhas unhas aquando da utilização quer do esmalte, verniz gel, gel, gelinho e acrílico. Depois de ler todos os relatos aqui escritos, não tenho dúvidas que o problema, que também, me afecta há cerca de um ano (isto depois utilizar gel e afins há mais de 10 anos sem qualquer problema), se deve a alguma substância que compõem estes cosméticos nestes últimos anos, ou será um efeito que ocorre em pessoas que já usam estes produtos à demasiados anos.
    Boa noite

    ResponderExcluir
  71. India: a alergia nunca surge da primeira vez, mas sim com o passar do tempo e com a repetição do uso. A suscetibilidade para ter alergia é individual e depende da genética (característica herdada). Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  72. Karen Boa noite. A sua pergunta ficou incompleta: que tipo de produto refere? Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes para que possamos orientar Abraço, Fátima

    ResponderExcluir
  73. O seu relato sugere que possa estar fazendo alergia aos produtos dos esmaltes. Recomendo que procure um(a) alergista para realizar testes e orientar de forma segura, uma vez que trabalha com estes produtos.
    Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  74. Anônimo1/8/16 05:13

    Sempre Quando Cutilo minhas unhas dos pés e Fere Elas Coçam Muito Chega doer. O Que Pode Ser ?

    ResponderExcluir
  75. O seu relato não deixa claro que seja uma reação alérgica (imunológica) Mas, para afirmar o que poderá ser, só mesmo examinando pessoalmente. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  76. Luana: os comentários enviados para o blog não são identificados e não temos acesso ao endereço de e-mail do remetente. Por isso, não é possível enviar seu comentário para a Carolina. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  77. Daiana: Bom dia. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  78. Olá
    Tenho alergia a esmaltes desde a adolescência, mas hoje estou ficando com cabelos brancos e não encontro tintas para cabelo sem os componentes que me causam alergia no esmalte. Se souberem e puderem me ajudar.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  79. Para orientar o tipo de tintura de cabelo indicada para seu caso, seria necessário conhecer seus dados clínicos, tipo de alergia, resultado no teste, bem como qual a substância contida no esmalte que causou a sua reação alérgica. Aconselho que peça esta orientação ao alergista que acompanha seu tratamento para que receba uma orientação adequada e segura. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  80. Gente preciso de ajuda tenho uma. Cliente q so faz unha comigo ela. Sempre boto unhas en gel e nunca aconteceu nada so q eu fiquei sem material ela passou a fazer. Com. Outra pessoa ai começou da irritação e quando eu comprei meu material ela volto. Fa fazer logo na primeira vez coloquei acrigel a umha dela em cima ta parecendo queimadura e com bolhas ela deve ser alérgica ao pó acrilico q e as forte nao. Sei quero fazer alguma coisa por ela. E. Minha.amigona ela. Sabe q nao e culpa minha por q agente nao sabe se ela e alérgica ou nao

    ResponderExcluir
  81. Marilena: boa noite. Ninguém tem culpa de uma alergia, uma vez que trata-se de uma reação imprevisível e que pode surgir mesmo quando a pessoa já teve contato com a substância anteriormente. Recomendo que sua amiga procure atendimento médico Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  82. Tenho alergia das brabas a esmalte...sera q posso fazer alongamento simples??? Ou e melhor eu nem me arriscar

    ResponderExcluir
  83. Os dados que envia em seu relato não são suficientes para que eu possa emitir um parecer sobre seu caso e se você poderá fazer o procedimento de alongamento. Sugiro que procure o(a) alergista que acompanha seu caso, conhece seus dados clínicos e poderá orientar com segurança. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  84. Sou alérgica a cola de unha,posso fazer unha de fibra de vidro?

    ResponderExcluir
  85. Boa noite. É essencial saber qual é a substância da cola de unha que provoca a alergia ´para analisar os componentes da fibra de vidro e prever se poderá ter reação. O alergista é o profissional indicado para orientar. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  86. Sou alérgica ao tolueno .gostaria de saber se posso fazer uso das unhas em gel ou de fibra,qual você indicaria???

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde. Não é tão simples assim. Para afirmar se você pode utilizar as unhas que refere com segurança, é essencial conhecer seus dados clínicos de forma mais detalhada, bem como conhecer a fórmula completa dos produtos. Por isso, recomendo que peça esta orientação ao seu alergista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  88. Boa noite!
    Tenho pisoriase e fiz minha unha de fibra de vidro por um ano , e nunca tive problemas, mas agora tem me dado coceira nas cutículas que geram bolinhas nos dedos e bolhas que quando furo vazam uma água e se torn feridas!
    Qual o conselho por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaína: uma alergia não surge da primeira vez que entramos em contato com determinada substância mas sim com o repetir do uso. O seu relato sugere que possa estar ocorrendo uma reação às unhas artificiais. Mas não é possível afirmar sem examinar você pessoalmente. Recomendo que procure atendimento com alergista para fazer o diagnóstico. Só assim será possível indicar o tratamento adequado. Obrigada pela visita ao Blog da Alergia.

      Excluir
  89. Boa tarde!
    Sempre usei colas de unha postiça pra cola-las mas com o tempo comecei a usar super Bonder e outros tipos de colas e nunca me fez mau,até que de uns tempos pra cá começou a aparece bolinhas e coçar muito,fui na dermatologista e ela disse que era disidrose e que n era uma boa colar as unhas novamente pq as colas estavam causando isso,gostaria de saber se posso fazer unhas de acrigel ou também não e recomendado ??

    ResponderExcluir
  90. Não é recomendado o uso de super bonder para colar as unhas postiças pois o risco de reação e de alergia é muito alto. E, para indicar um produto, é indicado uma análise clínica e , se necessário, um teste de contato. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno