Pular para o conteúdo principal

Parece asma, mas não é



Uma pessoa com crises de tosse, chiado, cansaço e falta de ar tem asma?

É provável, mas

é preciso diferenciar de outras doenças que podem se confundir com a asma.




Bronquite Crônica

É comum que as pessoas perguntem se asma e bronquite são a mesma doença. Na verdade, o que contribui para esta confusão é o fato da asma ser chamada também de bronquite asmática, bronquite alérgica ou simplesmente bronquite. Estes nomes foram incorporados à asma pois assustam menos e são vistos com menos preconceito. Mas, existe uma doença chamada de Bronquite Crônica, que não tem causa alérgica e que se manifesta por tosse, em geral com catarro, sendo o cigarro o maior causador da doença. Outras causas são: poluição, gases químicos irritantes e infecções por bactérias ou vírus. Deve-se suspeitar no caso de expectoração na maioria dos dias de 3 ou mais meses do ano, durante 2 anos consecutivos. É classificada como uma DPOC: doença pulmonar obstrutiva crônica. A bronquite crônica se caracteriza por uma produção excessiva de muco na via respiratória, causando tosse repetidamente sempre com eliminação de catarro, com piora matutina, ao se levantar e à noite. É comum que não seja valorizada no início, sendo rotulada como uma tosse “normal” do fumante, mas, com o passar do tempo, torna-se cada vez mais intensa, surgindo infecções respiratórias repetidas.
A doença tende a ser mais grave quanto mais cedo a pessoa começar a fumar. Da mesma forma influi também quanto tempo fumou e o número de cigarros fumados diariamente.

Contudo, mesmo as pessoas que nunca fumaram, mas que vivem ou trabalham com fumantes, também estão em perigo de contrair a doença.


Enfisema Pulmonar

O enfisema pulmonar resulta da agressão contínua e repetida dos pulmões e se acompanha de um comprometimento mais profundo, atingindo os alvéolos pulmonares e resultando na redução da capacidade respiratória.
O sintoma principal do enfisematoso é a falta de ar, fazendo com que a pessoa se canse aos mínimos esforços, como por exemplo, ao se vestir ou tomar banho. Em geral são pacientes emagrecidos, de aspecto cansado, com tórax aumentado de tamanho, assemelhando-se a um barril: é o chamado “tórax em tonel”. A tosse e a expectoração nem sempre são evidentes. A causa mais comum é o tabagismo, mas citam-se outros fatores, como por exemplo, gases industriais e infecções respiratórias. Assim como a bronquite crônica, o enfisema também é classificado como uma DPOC: doença pulmonar obstrutiva crônica.

Asma Cardíaca

As pessoas portadoras de asma cardíaca têm crises abruptas de falta de ar, em geral à noite, muitas vezes confundidas com a asma brônquica, mas se diferencia por se acompanhar de outras doenças do coração, hipertensão arterial, batimentos cardíacos acelerados e ritmo de galope (batimentos cardíacos em três tempos, assemelhando-se ao barulho de um cavalo a galope).


Parece fácil?
Não, nem sempre é fácil distinguir as doenças, pois em alguns casos elas se misturam. Por exemplo, uma asma brônquica pode ocorrer em uma pessoa cardíaca. Ou, um paciente com asma pode evoluir com um enfisema. Cabe a médico analisar cada caso, realizando uma análise clínica cuidadosa e criteriosa a fim de solucionar o diagnóstico e indicar a conduta mais adequada para cada paciente.





Não fume e não permita que fumem junto de você

Comentários

  1. Interessante a matéria.
    Acabei de mostra para o meu filho.
    Acho que o caso dele se encaixa.
    Mais uma vez parabéns, a matéria nos ajuda muito.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Aninha: obrigado pelo comentário. Aceitamos sugestões de temas. Abraços a todos e ao Erick.

    ResponderExcluir
  3. Se eu não fosse caminoneiro eu seria Medico; nos temos uma missão importante ajudar ao proximo eu agradesso a deus todos os dias que vivo por existir os medico que faz con carinho sua profição, eu viajo muito e sofro com sinuzite renite etc. porque durmo dentro da cabime do meu caminhão. sempre que chego de viaje passo no medico e fico muito feliz quando ele me escuta falar dos meu sintoma, e faz a receita ou me medica um remedio. gostaria de agradesr a vocês medicos. adorei esse brogue achei hoje por sorte.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite. eu tenho sinuzite e renite, estou sempre indo ao medico e consultalo. aqui encontre a resposta que procurava sobre a sinuzite. sou camioneiro e estou esposto a todo tipo de clima poeira sou mais afetado eu acho. muito obrigado por esse espaço.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Joseildo, por seu depoimento. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor para ajudá-lo a combater sua alergia.

    ResponderExcluir
  6. Olá. Ajudaram-me muito, pois me foi diagnosticado asma e a devida medicaçâo e comtinuo com faltas de ar, sempre à noite e com o ritmo cardiaco acelarado. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  7. Agradecemos seu depoimento. Aproveitamos a oportunidade para convidar a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  8. A asma pode evoluir para um enfisema pulmonar?

    ResponderExcluir
  9. A asma e o enfisema (DPOC) eram tradicionalmente estudados separadamente. Mas hoje se sabe que estas duas doenças têm muitas características em comum. Tanto a asma como a DPOC são caracterizadas pela inflamação crônica e remodelamento da via respiratória. Algumas formas da asma podem ter apresentações clínicas e respostas ao tratamento semelhantes aos da DPOC. Da mesma forma, portadores de DPOC podem e comportar como asmáticos. Por isso, hoje se defende a ideia que em alguns casos pode haver sobreposição ("overlap") das duas doenças. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno