Pular para o conteúdo principal

Frio e clima seco podem piorar alergia



O período de inverno se acompanha de baixas temperaturas, mudanças climáticas, o que pode influenciar pessoas alérgicas. O ar mais frio e a umidade ambiental aumentada favorecem um desenvolvimento maior de ácaros e fungos (mofos ou bolores). Além disso, outros fatores contribuem para a piora da alergia no inverno:

-Menor tempo ao ar livre e maior permanência em ambientes fechados.
-Mudanças bruscas de tempo são mais comuns nesta fase.
-Uso de edredons, cobertores e agasalhos guardados por longo tempo.
-Maior incidência de viroses, gripes e resfriados.
-O ar seco e frio é um fator irritante da mucosa respiratória.
Contudo, alergia é doença do ano inteiro, ou seja, merece atenção permanente. No inverno, as crises tornam-se mais freqüentes, aumentando o incômodo de quem convive com o problema.

Asma

A asma, também conhecida como bronquite asmática ou como bronquite alérgica, pode piorar no período do inverno. As crises se acompanham de falta de ar, cansaço, sensação de chiados no peito, secreção, tosse. É importante ressaltar que a asma existe mesmo quando a pessoa está bem, fora da crise e por isso, o tratamento deve ser mantido de forma permanente e contínua.

Rinite

A Rinite alérgica é uma das doenças alérgicas mais comuns, acometendo cerca de 30% da nossa população. Os sintomas principais são: espirros, coriza, congestão nasal, acompanhadas de coceira insistente em nariz, olhos, ouvidos e garganta, podendo se confundir com gripes e resfriados. Parece uma doença simples, mas a repetição dos sintomas, em especial a obstrução nasal, pode prejudicar sobremaneira as atividades da pessoa, alterar o sono, provocando faltas ao trabalho e às aulas.

Sinusite

A sinusite é uma das complicações mais comuns da rinite e se acompanham de inflamação nos seios da face e se manifesta com congestão nasal, sensação de pressão ou às vezes com dor na face ou na cabeça. A secreção nasal se modifica e toma aspecto catarral. A tosse, com piora à noite é um sintomas comum em crianças, mas que pode ocorrer também em adultos.

Tosse

A tosse é um sintoma que pode acompanhar várias doenças, podendo ser seca ou se acompanhar de secreção, em geral de aspecto mucoso (esbranquiçada e grossa). Alergia também pode desencadear tosse, predominante no inverno, relacionada às mudanças bruscas de temperatura.

Conjuntivite

Olhos coçando, avermelhados e inchados podem ser sinais de conjuntivite alérgica e piorar no inverno. A doença não é contagiosa, mas pode provocar muito incômodo,

Cordas vocais

O período seco e frio do inverno pode agravar a inflamação alérgica e agredir as cordas vocais, ocasionando irritação na garganta e rouquidão, em especial naquelas pessoas que trabalham usando a voz, como por exemplo, professores, cantores, atores, operadores de telemarketing, entre outros.



O tratamento das manifestações alérgicas no inverno deve ser cuidadoso e englobar não apenas o uso de remédios. O ponto principal é a prevenção, através do controle ambiental e da imunoterapia. Por isso, recomenda-se:

- Limpar a casa diariamente, com pano úmido, evitando produtos de limpeza de odor ativo.
- Abrir janelas e manter os ambientes bem ventilados, para que o ar circule e combata os germes. Em dias ensolarados este cuidado é ainda mais importante, já que o calor do sol diminui a umidade e impede o desenvolvimento de ácaros.
- Encapar travesseiros e colchões e lavar capas a cada duas ou tres semanas. Lave lençóis e fronhas toda semana.
- Substituir cobertores de lã por edredons. Lavar agasalhos e mantas antes do uso.
- Não usar incensos, defumadores ou velas, em especial nos dormitórios. Não fumar e nem permitir que fumem junto aos alérgicos.
- Beber líquidos durante o dia, em especial fora de refeições.
- Lavar narinas com soro fisiológico evitando ressecamento da mucosa nasal.
- Manter atividades físicas e caminhadas ao ar livre.

Comentários

  1. Olá, e sou professora e cantora. Uso muito minha voz e tenho rinite alérgica. O que fazer nos dias de crise? Há algum cuidado especial? Não tem como deixar de cantar ou falar nestes dias.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Anísia: a rinite é a responsável pela alteração da voz, em muitos casos. Por isso, é muito importante controlar a alergia nasal para evitar as crises e assim evitar o reflexo em sua voz. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá estou sofrendo de rinite há 1 mês com tosse e nariz bem congestionado. Qual o melhor procedimento já que tomeu vários medicamentos e nada melhora?

    ResponderExcluir
  4. Dé: a rinite é uma doença que parece simples, mas que pode provocar muitos problemas. O ideal é tratar todos os dias e não apenas nas crises. Além disso, o que complica é que o tratamento não é apenas baseado no uso de remédios, mas implica em mudanças de hábitos, em especial nos cuidados ambientais. Escreva para nosso e-mail e envio para você uma cópia em PDF do nosso livro: "É mais feliz quem respira pelo nariz". Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  5. Olá boa tarde, venho por meio deste certificar que estou com crise alérgica que parece crônica. Moro na região norte, estou de férias e decidi viajar, neste momento estou em Brasília; onde o clima é relativamente frio e seco. Meu organismo está com dificuldade de adaptação, consequentemente estou com alguns sintomas que está influenciando negativamente na qualidade de minhas férias: congestão nasal, coriza, entre outros inerentes.

    Se puderes fazer algo para ajudar-me, sentirei grato: descrevendo algum medicamento, ou algo equivalente.



    Um grande abraço,

    Jarles Castro Alves

    ResponderExcluir
  6. Jarles:peço sua compreensão, mas este site obedece às normas do Conselho de Medicina: não prescrevemos ou indicamos nomes de medicamentos. Para tratar, é essencial conhecer os dados clínicos do paciente de forma criteriosa, além de examiná-lo pessoalmente. Brasília possui ótimos alergistas e você poderá localizá-los no site da ASBAI (www.asbai.org.br) Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. se minhas crises são constantes, preciso sempre ir ao médico a cada crise, ou posso apenas repetir o ultimo tratamento?

    ResponderExcluir
  8. Tia Quel: não aconselho nem um, nem outro: o melhor mesmo é manter acompanhamento periódico com seu alergista mesmo quando está bem, fazer um tratamento preventivo e assim passar o inverno de forma saudável. Tratar crises dá conforto, mas não evita novos episódios. Repetir receitas também não é a solução já que cada crise vem diferente da anterior. Escreva um e-mail para nós (blogdalergia@gmail.com) informando mais detalhes e talvez possamos ajudá-la. O site da ASBAI (www.asbai.org.br) disponibiliza um setor para localizar um especialista em todo o Brasil. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Moro em Brasília e o clima aqui é muito seco.
    Minha pele na região do pescoço fica irritada, bem rosada como se fossem leves queimaduras, o olhos também ficam irritados, pálpebras rosadas e ao acordar quase sempre ficam inchados. Essa semana pensei que estivesse com conjuntivite, pois um dos olhos estava bem vermelho.
    Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  10. É importante tomar cuidados preventivo de hidratação de sua pele. Alguns cuidados podem ser úteis: Reduza o número de banhos: um por dia é o ideal. Caso tome mais de um, prefira banhos rápidos (chuveiradas), sem sabonete.
    Os banho não devem ser demorados ou quentes, sem buchas ou esponjas. Use sabonetes suaves, para pele seca. Ao secar, utilizar toalha macia, enxugando sem esfregar ou friccionar a pele. Aplique diariamente, logo após o banho, em todo o corpo. Use roupas leves, de algodão e evite roupas apertadas, lycra ou jeans. Compressas com água mineral geladinha nos olhos podem ajudar. E, procure a orientação de um médico especialista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  11. Olá Bom dia amigo.
    O caso é o seguinte... acredito estar tendo alergias ao clima úmido e frio, pois cada vez que assim fica o clima, minha pele se irrita, quase a região toda do meu corpo fica todo empipocado, principalmente na parte do Joelho, calcanhar, Nádegas, quadril, cotovelos e pulso, crescem vários carocinhos vermelho e ocorre uma coceira irritavelmente longa. Não fui a procura de um especialista tratar disto, por falta de tempo. Por esta, gostaria muito de ter uma ideia clara, se a casos assim, se seria mesmo ao clima?! afinal já cogitei a ideia de que poderia ser devido a tecidos de algumas roupas, mas literalmente hoje acredito que não, pois só me acontece durante clima frio e úmido.
    Essa "alergia" anda deixando meu dia desconfortável devido as coceirinhas chatas e constantes, além de me ver toda empipocada. Qual seria sua conclusão sobre isso. Agradeço desde já a atenção.. Tenha um bom dia.

    Sol Siqueira.

    ResponderExcluir
  12. Olá tenho crises muito fortes de tosse, porém só no inverso. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  13. Eduardo: a tosse pode ser um sintoma de uma alergia respiratória(ex: asma, rinite, etc)Estas doenças tendem a piorar no período do inverno por causas variadas: nesta fase há mais ácaros no ambiente; as mudanças de tempo são frequentes; as infecções virais, gripes e resfriados estão mais prevalentes; permanecemos em ambientes, fechados; etc. Mas, para afirmar qual é a causa específica para seu caso é essencial avaliar de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  14. Sol: peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através deste aconselhamento na internet. Existem diversas dermatoses (alérgicas ou não) que podem sofrer a influência do clima Por isso, para poder esclarecer suas dúvida, é preciso fazer o diagnóstico, ou seja, é essencial conhecer seus dados clínicos e examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la de forma apropriada. A nossa equipe está ao seu dispor na Policlínica RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,
    Moro no sertão baiano, onde o clima é geralmente seco, além disso com a queda da temperatura no outono e depois no inverno, eu pioro bastante. Estou pensando seriamente em mudar para um litoral, onde o clima é quente e úmido, pois eu praticamente não sinto nada quando estou no litoral.
    Por favor, no litoral e nas cidades mais quente os alérgicos sofrem menos? Ou depende de cada diagnóstico?

    Fiquei feliz com a existência desse blog.

    Emerson

    ResponderExcluir
  16. Emerson: infelizmente não é possível prever qual o melhor local para morar já que não depende apenas das características do lugar mas também do tipo de sensibilidade de cada pessoa. Converse com seu alergista, pois conhece seus dados clínicos e poderá orientá-lo melhor. Gratos pela visita e pelo incentivo! Aproveito a oportunidade para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  17. Oi tenho um grande problema...quando lavo roupa espirro muito..minha cabeça doi meu nariz inflama fico com coriza e um sofrimento..e tbm quando o tempo esfria fico fanha e começa tudo novamente...POR FAVOR Q PROBLEMA E ESSE MEU E QUAL O TRATAMENTO?

    ResponderExcluir
  18. Liliane: o seu relato sugere que possa ser uma rinite alérgica, mas não há como afirmar sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite, sempre que esta muito calor e derepente faz frio fico com o corpo cheio de manchas vermelhas, cocam muito e minhas mãos, pés e rosto incham muito, isso sempre aconteceu desde crianca (hj estou com 33 anos) e nunca descobriram oq era. Qdo o tempo fica frio por varios dias a impressao que tenho é q meu corpo acostuma com a temperatura e td volta ao normal. Isso só ocorre do calor para o frio, nunca do frio para o calor. Oq pode ser? Obrigada

    ResponderExcluir
  20. O seu relato sugere que possa ser uma urticária física mas para afirmar é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  21. olá, sou de brasília e já sou a costumada a crises de rinite. Sempre controlei as crises mantando o quarto limpo e livre de poeira. Contudo, há duas semanas sofro com um crise alérgica e a limpeza do quarto e da roupa de cama não adiantam. A noite, tenho dificuldade para dormir com o nariz entupido, coceira no palato e irritação da faringe, já noto pequenas bolhas na faringe. Qual o procedimento mais adequando para aliviar tais sintomas?

    ResponderExcluir
  22. O seu relato sugere que os sintomas da rinite podem estar relacionados com outros fatores que não apenas as condições climáticas em Brasília. Por isso, o melhor caminho é procurar seu alergista para que a examine e assim possa detectar o que está acontecendo que a impede de melhorar. Escreva para nosso e-mail e receba a cópia em PDF do livro sobre a rinite em seu e-mail. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  23. Olá. Todo ano tenho crises de resfriado alérgico na época do frio (interior de SP). Só passam quando tomo injeção à base de corticóide (diprospan). Há dois dias tomei uma dessas injeções, pois tive uma crise muito forte; os sintomas alérgicos estão passando, mas agora estou sentindo uma espécie de secreção ácida/cáustica "descendo" pelo esôfago, inclusive estou sentindo o esôfago dolorido quando tomo um chá morno ou simplesmente tomando água ou ainda deglutindo algum alimento. Nessas crises alérgicas sinto um grande mal-estar, indisposição física, um pouco de secreção nasal, espirros, pigarro e faringite, mas não sinto dores de cabeça, nem dores nos seios da face. O que pode estar causando esse dolorido no esôfago e essa sensação de algo causticante descendo pelo esôfago?? O que indicam esses sintomas que descrevi?? Devo procurar um especialista de qual área? Terei que fazer algum tipo de cirugia??? Obrigado pela atenção! José.

    ResponderExcluir
  24. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet, sem analisar seus dados clínicos e sem examinar pessoalmente. A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  25. Minha filha tem tosse direto a 3dias.. Tosse com secreçäo amarelada grossa de manhä e tosse seca no resto do dia.. Aqui estah frio e chuvoso.. Ela teve crises d asma com 3anos e alergias durante outros anos.. Qndo n para a tosse estou médica do com koide e alenia capsula na bombinha.. Serah q estou fazendo correto.. Ela ainda tosse mas diminuiu um pouco e o ar continua umido. Obrigada 😊

    ResponderExcluir
  26. Danny: a tosse infantil pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia.Por isso, não tenho condições de avaliar o tratamento proposto para sua filha sem conhecer seus dados clínicos e sem examiná-la pessoalmente. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  27. Meu filho tosse horas. É só começar o tempo frio, já fizemos todos os testes alérgicos e não teve respostas. Mas já percebi que começa a esfriar e vem a tosse. Ela é constante dura horas e horas. O que fazer?

    ResponderExcluir
  28. Renata: a tosse que agrava no tempo frio costuma ter causas variadas. Por exemplo, pode resultar de uma alergia respiratória(ex: asma, rinite, etc.)uma vez que estas doenças tendem a piorar no período do inverno. Em crianças pequenas o teste pode ser negativo devido a imaturidade imunológica dessa faixa etária. Para afirmar a causa da tosse do seu filho é preciso avaliar de forma criteriosa e pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  29. Dr.sempre tenho dor de cabeça alergia ao frio irritação nos olhos oq fazer

    ResponderExcluir
  30. Diery: é aconselhável que procure uma consulta médica tradicional, feita pessoalmente com um(a) alergista em sua cidade. Assim será possível confirmar diagnóstico e indicar tratamento. Avaliar pela internet pode gerar erro. Obrigado por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  31. Oi! Boa noite! Tem mais de 1 mês que estou com tosse forte. Primeiramente uma medica me prescreveu amoxilina com clavulanato por 7 dias. Eu tomei, contudo não melhorou. Fui então num pneumologista, tirei chapa do pulmão e da face e ele disse que estava tudo limpo e que não tinha secreção na face. Que minha tosse era rinite alérgica. Me passou mais 7 dias de antibiótico, dessa vez levipax, mais predinisona e noex pra pingar no nariz. Usei tudo e continuo tossindo. Tem dias que fico muito bem, mas é meu corpo estriar, eu sentir frio e a temperatura baixar que começo a tossir sem parar. Algumas vezes faço até vômito. A tosse vem com secreção, as vezes branca e às vezes verde. Além disso, fica parecendo que tenho um pigarro na garganta. Quando me deito a tosse piora e meu peito chia quando respiro. Quando mudo de lugar na casa, vou pra um quarto mais alto, parece que melhora. O que posso ter?! Tive ano passado uma faringite crônica mto forte e desde então sinto que não voltou tudo ao normal. Não sei se tem a ver, mas estou desesperada, pois nada me melhora e me sinto mto incomodada com essa tosse. Me ajudem, por favor!

    ResponderExcluir
  32. Carla Santos Bom dia: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajuda-la. Mas não é possível afirmar o que está acontecendo com você sem examinar pessoalmente. Recomendo uma consulta com alergista para que este possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar o tratamento adequado. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  33. Carla: compreendo seu sofrimento e gostaria de poder ajudá-la. Mas infelizmente não tenho condições para opinar sobre sua tosse ou para indicar um tratamento pela internet. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atendê-lo no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  34. Olá. Tenho rinite alergica e estou vendo sobre uma proposta de trabalho no litoral onde o clima é mais quente e seco. Este clima pode beneficiar ou prejudicar?

    ResponderExcluir
  35. Ola minha mãe tem um tosse seca muito chata ja a quase 2 meses.
    Mas é so quando esfria e ela não esta agasalhada. (Manhã e final da tarde e noite)
    Ele não sente outra coisa alem da tosse e é só agasalhar q para de tossir.
    Sabem o que pode ser?
    Precisamos ir a um medico?

    ResponderExcluir
  36. Solano: Não existe um "clima ideal" para alérgicos. Algumas pessoas se beneficiam em locais mais úmidos, outros em locais mais secos. Ácaros desenvolvem com maior facilidade em ambientes úmidos. Por isso, algumas pessoas portadoras de alergia relacionada aos ácaros, podem melhorar quando se mudam para lugares de clima mais seco. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  37. Emanuele: tossir de forma prolongada não é normal. A tosse não é a doença em si, mas sim o sintoma de um problema. Por isso, é muito importante avaliar a causa envolvida em cada paciente. Xaropes não resolvem se esta causa não for combatida. Para pesquisar a causa de uma tosse, é necessária uma consulta tradicional onde o médico analisará os dados clínicos de sua mãe, julgará os possíveis fatores envolvidos. Por isso, não há como orientar seu tratamento ou opinar sobre a causa da tosse através de um aconselhamento na internet e sem examiná-la pessoalmente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno