Pular para o conteúdo principal

Tatuagens de henna podem causar alergia

Tatuagens de henna ficaram populares ao prometer uma forma de tatuagem temporária e sem riscos. Na prática, entretanto, esta afirmação não é verdadeira à medida que relatos de reações adversas vêm se acumulando.

A Henna é um corante de cor castanho-avermelhada, extraído da casca e das folhas secas de uma planta (Lawsonia inermis) originária da África e Ìndia, usado como cosmético, para escurecer cabelos ou para tatuar o corpo de forma temporária.

A vantagem é ornamentar o corpo e desaparecer após alguns banhos. E a idéia não é nova: múmias egípcias tinham sinais de utilização de henna, com indícios de que seria um símbolo de status da época.

A alergia à hena pura, sem aditivos químicos, é rara. O problema é a adição de substâncias (corantes químicos, sais de chumbo, etc.) que alteram o produto gerando a possibilidade de reações. Um exemplo é o costume de acrescentar uma substância, denominada parafenilenodiamina, para tornar a secagem mais rápida, dar coloração mais intensa e melhor definição do desenho.

Parafenilenodiamina é um corante autorizado para uso em tintas de cabelo, não podendo ultrapassar 6% do produto, mas mesmo assim, sendo descritas reações alérgicas com certa freqüência. Tatuagens temporárias não são controladas com rigor e podem conter até 15% de parafenilenodiamina, tornando o produto mais agressivo, aumentando a chance de provocar reações de alergia na pele.
Reações alérgicas a tatuagens de henna


Dermatite de contato alérgica: não surge da primeira vez, mas sim após o uso repetido, para que ocorra a sensibilização. Por isso, a alergia surge em pessoas que já fizeram tatuagens de henna em outras ocasiões.
Inicia com uma coceira incômoda, vermelhidão no local e com “elevação do relevo” do desenho da tatuagem. A intensidade da reação pode variar de leve até a formação de bolhas. Uma característica é o aspecto da lesão, que caprichosamente respeita o desenho original. Na sua evolução, ela pode se resolver espontaneamente após a remoção do pigmento ou após o uso local de medicamentos. Casos mais graves podem ocorrer. Além disso, pode deixar marcas por mais tempo, na forma de manchas na pele.
Portadores de alergias na pele tendem a ter maior propensão a apresentar dermatite de contato, embora possa surgir em qualquer pessoa.

Mas, o problema não pára aí: a fórmula química do parafenilenodiamina possui um radical que também é encontrado em outros produtos. Assim, a pessoa que se torna sensível também poderá desenvolver sensibilidade a outros produtos que contenham o mesmo tipo de radical. Isto significa que poderão surgir novas alergias. Este fenômeno é conhecido como uma “reação cruzada”.

Explicando melhor: A pessoa faz uma tatuagem de henna, não sente nada, mas se sensibiliza ao produto. Numa outra oportunidade, vai tomar um remédio, como por exemplo, um antinflamatório (celecoxib) e surge uma reação alérgica sem explicações.
Principais produtos que podem fazer reação cruzada com parafenilenodiamina
- Protetores solares contendo o ácido para-aminobenzóido.
- Remédios que contenham sulfa.
- Remédios para diabetes pertencentes à família de sulfoniluréias.
- Anestésicos locais do grupo de benzocaína.
- Remédios antinflamatórios do grupo “Celecoxib”.

Curiosidade:
Em 2006, o ator Daniel Boaventura, durante as gravações da novela “Malhação” aplicou uma falsa tatuagem no peito - um dragão tribal, que ficava aparente quando o personagem entrava em cena, sempre de camisa aberta. Infelizmente desenvolveu uma forte alergia à henna e passou a gravar com a camisa sempre abotoada.

Comentários

  1. Anônimo1/6/08 17:05

    Muito útil e oportuno. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Eu jah fiz tatto de henna e nunca apresentei nenhuma alergia. Isso com certeza varia de pessoa pra pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Você está com razão: cada pessoa tem uma maneira própria de reagir. Mas, aproveito para lembrar que a alergia não surge da primeira vez que o organismo tem contato com uma determinada substância, mas sim após sensibilização. Por isso, a alergia pode surgir mesmo quando a pessoa já fez tatuagens com henna sem problemas anteriormente. Obrigado por nos visitar e volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/4/09 13:00

    Realmente meu sobrinho fez pela segunda vez a tatuagem de henna, da primeira vez não teve nenhuma irritação. Mais desta vez apareceram enormes bolhas e vermelidão. já fazem 20 dias; foi medicado , mais ainda não teve melhora.

    ResponderExcluir
  5. Como seu sobrinho foi medicado e não apresentou melhora, o ideal é retornar à consulta para uma reavaliação clínica. Obrigado e volte sempre para nos visitar.

    ResponderExcluir
  6. Apos a primeria aplicação de rena , no nosso corpo, há um tempo certo para fazer a proxima , para k nao tenhamos alergias ????

    ResponderExcluir
  7. A alergia de contato é imprevisível, podendo surgir a qualquer momento, mesmo nas pessoas que já usaram a henna por várias vezes. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  8. é possivel , a pessoa nunca ter alegia a rena até após a sengunda aplicação ???

    ResponderExcluir
  9. A alergia é imprevisivel. Nunca surge da primeira vez mas sim após ter usado duas ou mais vezes. Obrigado por sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/8/09 12:16

    Já tenho alergia de esmalte e fiz a henna. Depois de uma semana, apresentei os mesmos sintomas alegicos que tenho do esmalte, só que com menor intensidade nos qual foi; regiões avermelhadas no rosto e onde tirei a henna ficou com rubor(vermelho) doendo muito onde nem coloquei blusa para não raspar e nem saia no sol porque o sol parecia que queimava mais.
    Fiquei sabendo que o composto parafenilenodiamina no qual é colocado na henna alguns remédios possuem esta substancia. Desta forma o médico falou para ficar em alerta que alguns anestésicos possuem esta substancia onde se vc adquiriu alegia com esta subst é bom avisar para o médico antes de fazer qualquer cirurgia.

    ResponderExcluir
  11. Anestésicos locais do grupo da benzocaína podem fazer reação cruzada com a parafenilenodiamina. Obrigado por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  12. eu tenho essa alegia, penso em fazer uma tattu definitiva sera que terei as mesma reação?

    ResponderExcluir
  13. Aconselho que antes de fazer a tatuagem, procure um alergista para orientar seu caso.Obrigado por sua participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  14. Eu t bm tenho e é muito chato pq coça muito e sai a tinta e depois fica a marca da tatu e é muito feio eeee na primeira vez teve reaçao mas a segunda foi terriveu eu nem dormia

    ResponderExcluir
  15. Cuidado: as reações alérgcas tendem a se tornar mais graves com a repetição do uso. Aconselho que procure um alergista e não faça mais uso deste tipo de tatuagem sem uma orientação especializada. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  16. Caramba! Nunca saberia que uma simples tatto de henna me traria tanta dor de cabeça! A princípio imaginei que era devido a uma escova progressiva que fiz,mas lendo esta matéria tudo se encaixa. Tudo começou após ter feito a tatoo de hena. Quando uso certos produtos, fico com uma forte coceira nos olhos e vermelhidão, da 1ª vez apliquei protetor solar e meu rosto ficou enrugado como se eu tivesse uns 80 anos. Estou apreensiva pois acabei de fazer uma tatoo definitiva. Será que terei maiores consequências? Existe algum tipo de tratamanto?
    Algum alimento que devo evitar? Grata. Flavia - Resende - RJ

    ResponderExcluir
  17. Flávia: o melhor caminho é procurar um alergista em sua cidade, para que possa avaliar seus dados clínicos, realizar testes de contato e assim orientar de forma adequada. Caso venha ao Rio a nossa equipoe está ao seu inteiro dispor. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidar a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  18. ola eu trabalho com tattoo de henna..o que eu posso faser pra orientar meus clientes que por sua vez sao muitos,mas nao me preocupo tao somente em ganhar dinheiro e sim com o bem estar dos turistas de minha cidade..ah tbm nunca tive problemas quanto ah isso e trabalho ah sete anos no ramo e no mesmo lugar...so que quanto ah tantas pessoas sofrendo com estes problemas por ae quero estar sempre atualizado e passar pros clientes assim como pra os meus amigos que tbm fasem tattoo.

    ResponderExcluir
  19. Wlad: é muito bom ver o interesse e respeito profissional que demonstra pelos seus clientes. Infelizmente não há como prever quem terá ou não alergia, já que esta não surge da primeira aplicação, mas sim com a repetição do uso do produto. De qualquer modo, colocamos nosso e-mail à sua disposição caso surjam dúvidas: blogdalergia@gmail.com. Obrigado pela sua visita.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo9/7/10 01:43

    Fiz uma tatuagem de hena , e ta parecendo bolhas na pele, to fazendo de tudo me ajuda pelo amor de Deus, a minha pele vai ficar manchada pra sempre ou temporariamente?

    ResponderExcluir
  21. Não há como emitir um parecer através da internet, sem examinar a lesão em sua pele. Aconselho que procure um alergista.Estamos ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho alergia a hena desda primeira vez que fiz uma tatu e tenho alergia a tinturas de cabelo também e fico com medo de ter alergia a tinta da tatuagem permatente

    ResponderExcluir
  23. Monique: aconselho que procure um alergista. Estamos ao dispor para atendê-la na Policlínica do Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  24. Olá, meu nome é Dayse e fiz maquiagem de henna pela segunda vez na sobrancelha,agora não estou aguentando as bolhas que apareceram no formato exatamente igual ao de onde foi passado o produto. Estou transtornada com o encomodo que isso me da, pois é muito ruim a sensação e alem disso coça muito.

    ResponderExcluir
  25. Dayse: o seu relato sugere uma alergia de contato à henna. Acnselho que procure um alergista para orientar seu tratamento. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  26. Eu também fiz a sobrancelha de henna. Na primeira vez nao deu alergia. A segunda vez deu, sendo que eu achei que tivesse sido alergia a gilete. Dai agora eu fiz de novo mas nao usei gilete e to com a alergia novamente. Coça muito, é horrivel. Sem falar que fica mt vermelho e inchado. Eu estou indo viajar hoje, entao nao vou poder ir ao meédico, gostaria de saber se tem algum remédio que possa melhorar pelo menos um pouco. Eu to passando uma pomada e pelo menos a coceira para um pouco.
    Agora eu nunca mais uso henna, Deus me livre!

    ResponderExcluir
  27. A alergia à henna não surge da primeira vez, mas sim após a repetição do uso. Mas, depois de instalado,não se receomenda que utilize novamente pois a reação tende a se instalar mais rápida e com maior intensidade. Agradecemos sua viita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  28. Estava pensando em fazer mas acho melhor nem fazer né, porque a primeira vez que fiz não aconteceu nada, mas nas outras duas deu reação alérgica, mas o problema é que descobri recentemente que tenho toxoplasmose, e tive que tomar muita sulfa no tratamento, e como só tenho uma vista boa tenho que tratar bem para não perde-la, estava pensando em fazer mas agora que li a parte da sulfa desisti!

    ResponderExcluir
  29. Heloise: baseado em seus dados, recomendo cautela, evitando as tatuagens. Agradecemos sua visita e aproveitamos para convidá-la a assinar nosso blog, passando a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  30. por favor!eu fiz tatuagem de henna e realmente ficou em alto relevo e horrivel!passei a pomada e baixou bem...sai completamente e cosava mais nao cosava com medo de marcar a pele...so q agora esta aparecendo um monte de bolinhas vermelha no meu corpo como se fosse espinhas bem pequenas!!eu posso usar a pomada Emistin que contem acetato de dexametasona!??essas bolinhas sai to com medo de ficar com as costa

    ResponderExcluir
  31. Moisés: peço sua compreensão, mas neste blog obedecemos as orientações do Conselho Federal de Medicina: não medicamos nem indicamos nomes d medicamentos. Para tratar, é essencial examinar sua pele e fazer o diagnóstico preciso da sua alergia. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  32. Fui à Porto Seguro e fiz 2 tatuagens de henna, uma no pé e outra no pulso. Duas semanas depois estava com o corpo todo empipocado, cheio de bolas vermelhas. Procurei um médico e este me disse ser uma reação alérgica da henna. Pessoal, tenham muito cuidado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que ele te falou por favor eu passei na sobrancelhas e estar vermelho coçando e com caroços estou com medo

      Excluir
  33. Obrigado por enviar seu depoimento. Volte sempre para visitar o nosso blog.

    ResponderExcluir
  34. Usei durante 1 mês henna na sobrancelha,e não deu nenhuma reação. Na quinta vez, quando fui retocar, deram umas pequenas bolinhas (poucas) que coçavam, e pareciam pequenas espinhas inflamadas. Demorou em torno de 1 mês para sair tudo, e a pele fica lisinha novamente. Não apliquei mais henna durante esse período, mas nem imaginei que pudesse ser alergia, porque sempre pensei que uma reação alérgica acontece no primeiro contato com o produto. Há uma semana, usei henna novamente, e foi muito pior. O desenho da sobrancelha ficou totalmente avermelhado, em alto relevo e com muitas bolinhas. Agora elas estão sequinhas, com leves casquinhas e a região menos vermelha. Já me disseram pra tentar outra marca de henna, outro fabricante, etc. Essa é minha dúvida. Será que adianta mudar, ou o composto é tudo o mesmo, e uma vez que tive reação, é melhor evitar de vez.
    O Blog é muito interessante, e esclarecedor. Já me cadastrei pra receber por e-mail. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  35. Priscila: as reações alérgicas surgem com o passar do uso. Mas, depois de instaladas se repetirão sempre que o contato se repetir. Por isso, aconselho que procure um alçergista que poderá orientá-la de forma adequada evitando que sofra novamente uma desagradável reação alérgica. Gratos por sua visita e pelo incentivo ao nosso tratalho voluntário neste blog.

    ResponderExcluir
  36. Eu fiz, me deu alergia que chegou a levantar bolhas, fiquei 1 ano com a marca e depois disso pintei o cabelo e fui parar no hospital, nunca mais pude pintar o cabelo.

    ResponderExcluir
  37. Infelizmente a substância parafenilenodiamina está presente em quase todas as marcas de tinturas de cabelo. O seu alergista poderá indicar alternativas para seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  38. Eu também fiz uma e fui retocar o que gerou uma grande alergia ja tem 15 dias e nao teve muita melhoora

    ResponderExcluir
  39. Obrigado por seu depoimento e por sua visita ao nosso Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  40. Meu filho de 13 anos fez a tatuagem de henna , dois dias depois desenvolveu quadro alégico, indo parar no hospital, fez bolhas vermelhas,horrivel,neste momento está em tratamento usando corticoide e pomada , já há 5 dias e ainda não apresentou melhora. Pais não deixe seus filhos fazerem é muito doloroso.
    24/01/2012

    ResponderExcluir
  41. Agradecemos seu depoimento ao nosso blog, que poderá evitar o sofrimento em outras crianças como seu filho. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  42. meu filho Nathan fez uma tatuagem na praia, e só depois de uma semana, quando a tatuagem estava quase saindo começaram a aparecer umas bolhas na tatuagem isso pode ser grave? existe algum remédio caseiro?
    Claudia Schulze
    Sen Salg Filho-RS

    ResponderExcluir
  43. Não recomendo que use medidas caseiras pois podem complicar o problema. Aconselho que procure um alergista. Gratos por sua visita

    ResponderExcluir
  44. Meu filho de 4 anos teve queimadura na pelo devido a uma tatuagem que fez há quase 1 mês. Ele ainda está em tratamento com pomada de queimadura, mas não esta melhorando. Amanhã retornaremos ao médico. Os sintomas iniciais foram vermelhidão e auto-relevo na área da tatuagem, em seguida bolhas de água, casca, e agora está voltando tudo de novo. Horrível, e pensar que foi tudo falta de informação. Se eu soubesse que isso poderia acontecer, mas nem o médico nunca tinha ouvido falar nisso.

    ResponderExcluir
  45. Obrigado por enviar seu depoimento. A divulgação do caso do seu filhinho pode ajudar a conscientizar as pessoas e evitar outros casos semelhantes.

    ResponderExcluir
  46. Anônimo2/2/12 23:13

    Boa noite

    Se caso eu fizer, e der alergia.
    Não haverá mais possibilidades de eu fazer uma tatuagem definitiva?
    Tem um tempo pra isso? como funciona?

    ResponderExcluir
  47. Antes de fazer a tatuagem definitiva é importante que peça orientação de um alergista que poderá analisar os componentes das tintas que serão utilizadas no procedimento e comparar com a substancia que causou alergia com uso da tatuagem de henna. Assim será possível receber uma orientação personalizada e mais adequada para o seu caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  48. Anônimo5/2/12 21:40

    eu tenho alergia a tatoo de henna! será que se eu fizer uma tatoo definitiva também vai me dar alergia?

    ResponderExcluir
  49. Aconselho que se informe quais as substancias que serão utilizadas na tatuagem definitiva e peça a orientação de um alergista antes de realizar o procedimento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  50. ola , boa tarde sou a alergica parafenilenodiamina, e vou fazer uma cirurgia 28-2 , eu posso tomar qual anestesia. estou com medo. me oriente

    ResponderExcluir
  51. O fato de ser alérgica a parafenilenodiamina não significa que terá obrigatoriamente alergia a anestesia. Contudo, para emitir um parecer é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que peça esta avaliação ao seu alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  52. Nossa realmente é muito incomodo!!!Eu fazia toda semana a sobrancelha com Henna, mas na 6º ou 7º aplicação começei a ter os sintomas alérgicos,muita coceira,vermelhidão,alto-relevo no local onde acompanha o desenho da Henna e algumas bolinhas vermelhas.Fiquei muito chateada porque estava adorando minha nova sobrancelha mas infelizmente apresentei a alergia e nunca mais uso, fiquei com muito medo, ja tá melhorando graças á Deus!!!O site é ótimo, muito esclarecedor...obrigada!!!

    ResponderExcluir
  53. eu tenho alergia a tinta de cabelo e a henna, gostaria de saber se a composiçao da tinta de tatuagem tambem poderia me causar alergia???

    ResponderExcluir
  54. Poliane: é provável que sim. Mas, não há como afirmar sem avaliar seu caso pessoalmente. Aconselho que procure um alergista antes de realizar qualquer procedimento. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  55. Anônimo9/4/12 14:42

    OLÁ!
    fiz uma tatuagem de henna a alguns anos ,
    após a reação alergica,continuou com uma superfície estranha,um pouco seca parecendo uma eczma,que persiste até hj,devo procurar um dermatologista ?
    o uso de algum tipo de pomada ajuda?

    ResponderExcluir
  56. Não recomendo que utilize nenhum produto no local antes de procurar seu médico, para que ele possa visualizar a lesão sem interferencia da medicação Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  57. Fiz uma tatuagem de henna e depois de dois dias comecei ter um processo alergico, mas a questão é que a alergia nao esta so no local da tatuagem, esta no corpo todo dos pes a cabeça.
    E possivel isso ser da henna ou deve ser outra coisa ?

    ResponderExcluir
  58. É possível que seja, mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-lo. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  59. Olá, gostaria de saber se existe teste alergicos para tatuagem definitiva, quero fazer mas primeiro queria saber se posso ser alergica.

    ResponderExcluir
  60. Não há um teste com 100% de precisão para prever se terá ou não alergia numa futura tatuagem. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  61. Meu filho de 7 anos fez uma tatauagem de hena na praia, até entao tudo normal depois de 20 dias começou a ficar cheio de bolhas na tatuagem e logo em seguida passou a ficar cheio de bolhas no rosto e orelha, levei ao medicado e ele passou prelone e ebastel e a pomada topison pra passar na lesao depois que fiz a medicaçao ele ficou otimo, 2 dias depois de parar de tomar a medicaçao passou a apresentar bolhas no corpo todo fiquei desespeperada e o medico voltou a fazer a mesma medicaçao e ai vem o meu drama que ja se passaram quase um mês do tratamento com o prelone e o quadro continua o mesmo me ajudem por favor estou desesperada. E um alerta para os pais nao deixem seus filhos fazerem esse bendita tatauagem de hena to sofrendo muito em ver o meu filho nesse estado com o rosto todo inchado devido ao corticoide que ele esta tomando.

    ResponderExcluir
  62. Infelizmente não há como prever quem irá ter alergia à tatuagem de henna. O melhor mesmo é evitar seu uso, principalmente nas crianças. Agradecemos sua visita e seu depoimento ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  63. eu nunca mais faço renna na minha sombrancelha... meu rosto ficou do tamanho do mundo.... me deu reaçao alergica, e minha sombrancelha sapecou, q minava agua! e estou tmoando remedios para melhorar, fui parar no hospital de queimaduras,

    ResponderExcluir
  64. Obrigado por seu depoimento, Elida. Algumas pessoas sensíveis podem ter reação alérgica com uso da henna. Volte sempre ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  65. Anônimo2/2/13 18:59

    meu filho fez varias tatto de hena no corpo e todas deram crise alérgica, apareceram no lugar da tatuagem bolhas enormes. ele ja foi medicado e esta sendo acompanhado por um dermatologista. eu gostaria de saber se vai ficar marcado para sempre ou se um dia essa marca vai sumir.

    ResponderExcluir
  66. É provável que a marca desapareça após tratamento da alergia. Mas, não há como afirmar sem examinar seu filho pessoalmente para avaliar o grau de acometimento da pele. Por isso, aconselho que exponha sua dúvida ao médico que trata dele. Obrigado pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  67. Anônimo7/2/13 04:37

    Olá.. tenho uma dúvida..
    é o seguinte.. eu tenho alergia a tatuagem de henna, eu fiz duas vezes na praia e deu alergia as duas vezes( deu uns carocinhos no lugar qe fiz a tatu e coçava bastante, nada mais) ... eu queria saber o seguinte.. eu posso fazer uma tatuagem verdadeira daquelas que ficam pra sempre na pele mesmo tendo alergia da tatuagem de henna ?? Posso fazer uma verdadeira tendo alergia da de henna ?? Obrigado =)

    ResponderExcluir
  68. Peço sua compreensão, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet. Não recomendo que faça a tatuagem sem antes consultar seu alergista. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  69. fiz uma tatoo de rena tem 3 dias e esta cocando d+, como eu faco pra tirar ela o mais rapido?

    ResponderExcluir
  70. Uso henna nas sombrancelhas ja ha uns 4 anos....porem,ha uns 2 meses atras apresentou uma alergia mt intensa...gostaria de saber se alguem pode me indicar uma henna antialergica.Obrigada!

    ResponderExcluir
  71. Aconselho que lave bem o local e procure atendimento médico assim que for possível. Medidas caseiras não resolvem e podem agravar o problema. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  72. Não há uma henna que seja antialérgica. Aconselho que procure um alergista para indicar a alternativa mais segura. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  73. Eu fiz uma tatuagem na coxa e usei pigmentação vermelha, com isso me deu está alergia, faz 2 meses que estou com esses ferimentos, o que posso ta passando ?

    ResponderExcluir
  74. A sua solicitação não pode ser atendida através desta orientação na internet. Infelizmente não há como orientar tratamento sem examinar sua pele para identificar o tipo e o grau das lesões e sem o diagnóstico do tipo de alergia que apresenta, Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  75. Eu sempre fazia sobrancelha com hena, mais na ultima vez me apresentou alergia e parei de usar. Será que tintura de cabelo pode ocorrer o mesmo?

    ResponderExcluir
  76. Os dados que envia não são suficientes para prever se poderá ocorrer alergia à tintura de cabelo. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  77. oi meu nome é ana alice tenho 11 anos e fis uma tatuajen de henna e crio bonha minha mae passa alco mas n cossa e nem fica emritado qual remadio eu boto

    ResponderExcluir
  78. Ana Alice: Este blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina: não é permitido prescrever e nem indicar nomes de remédios pela internet, sem examinar o paciente. Aconselho que peça à sua mãe para levá-la para consulta com um médico alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  79. Olá bom dia,
    Meu nome é Rosane tenho 22 anos. Há alguns anos atrás fiz uma tatuagem de henna na praia e não tive problema algum, em outra viagem fiz novamente e o local ficou avermelhado e logo após com pequenos carocinhos em alto relevo perfeitamente ao redor da tatuagem - coçava muito - após a irritação ir embora ficou uma mancha amarronzada no contorno certinho da tatuagem que sumiu em alguns meses. Como era mais nova e sem perceber a gravidade, fiz sobrancelha de henna depois de uns anos, minha sobrancelha ficou com uma camada groça e espeça parecendo uma casca dura que coçava e descamava. Vi então que tinha alergia a henna. Para minha infelicidade e desconhecimento do assunto, pensei que só tinha alergia a henna pois a anos pintava meu cabelo com tintas loiras, no momento em que troquei a tinta de cabelo por uma escura o couro cabeludo começou a coçar, na madrugada acordei com um inchaço na cabeça que estava super quente e úmida, carocinhos estouravam com uma espécie de água morninha na cabeça, fui ao pronto socorro e tomei uma injeção de antialérgico, voltei para casa e no decorrer da semana o meu rosto só inchava mais e começou a se formar cascas na minha cabeça, meus olhos incharam e a pele ficou fina e sensível. O rosto todo inchou e se deformou. Paguei então uma consulta particular com um alergista que me passou uma medicação contendo corticóide, foi onde comecei a desinchar aos poucos e as feridas na cabeça foram secando e saindo cascas. Graças a Deus recuperei completamente.
    Contei minha historia toda, pois na época procurei tratamento para o problema e não obtive resultados, pulei de especialistas em especialistas e nenhum deles da rede pública conseguiam me encaminhar para um teste para saber a qual produto das tinturas eu tenho alergia a final. Minha preocupação é não chegar perto destes produtos mais e também por estética, meu irmão e irmã respectivamente com 28 anos e 25 anos tem cabelos brancos desde os 18 anos. Quero saber o que posso passar ou não nos meus cabelos e se tenho alguma alternativa.
    Por favor, sou de Belo horizonte Minas gerais, e quero saber o exame que devo procurar e o especialista que realiza o mesmo.
    Desde já agradeço imensamente!
    Aguardo retorno!

    ResponderExcluir
  80. Rosane: é aconselhável que procure um alergista para realizar um teste de contato para identificar a substância causadora de sua alergia. Para localizar os médicos portadores de título de especialista em Alergia em belo Horizonte, sugiro que acesse o site da ASBAI: www.sbai.org.br Procure a aba onde está escrito: "Público" e depois clique em “Localize um especialista”. Abrirá um campo para preencher os dados: clique no Estado desejado (UF) e depois escolha a cidade. Ao final, clique em "Enviar" e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  81. E se acaso vc tenha a alergia na sobrancelhas ao fazer henna.mas de 2. Vezes ..começa acriar uns caroçinhos e coça. Muitisimo e ta firando ferida e contia coçando muito e eu to com medo de fika sem sobrancelhas pq o decade q eu vou coçando pelos vao rancando!!

    ResponderExcluir
  82. O seu relato sugere que possa ser uma alergia à henna. mas, não é possível fazer diagnóstico pela internet. Aconselho que procure um médico alergista para orientar de forma adequada. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ

    ResponderExcluir
  83. Boa noite.
    Há uns tempos atrás fazia henna de 15 em 15 dias na sobrancelha e nao acontecia nada. Passei entao por um processo de maquiagem definiva e, desde então, tive alergia a henna. Quero saber se poderia ter sido isso que desencadeou minha alergia.
    Outra coisa é que uns tempos antes disso acontecer, comecei a adquirir alergia a bijuterias, o que me leva a crer que, na verdade, tenho alergia a níquel, já que a henna também é misturada com níquel, correto? Não apresento alergia a tintura de cabelo nem protetores solares.
    Pergunto então: existe algum tratamenta para que eu possa voltar a usar a henna normalmente se minha alergia for ao níquel? Ou alguma tintura similar a henna, mas que nao utilize níquel em sua composição? Nesse caso, trocar a marca da henna ajudaria? Preciso saber se indo ao alergista ou dermatologista conseguirei usar henna de novo ou nao.

    Grata pela atenção

    ResponderExcluir
  84. O primeiro passo é confirmar se você tem alergia do tipo dermatite de contato.
    Converse com seu médico. Ele provavelmente realizará um teste chamado TESTE DE CONTATO para melhor investigar seu caso.

    ResponderExcluir
  85. Fiz sombrancelha de henna e me deu alergia, meus olhos esta muito enxado ,ja fui ao médico tomei injeção e estou passando pomada mais não resolveu nada ate agora, o que faço?

    ResponderExcluir
  86. Infelismente, a cerca de um ano, fiz uma tatuagem de henna, quando viajei pra uma escurssão com amigos, resutado: após dois dias, a tinta sumiu (não sei se saiu na água durante o banho, ou se foi absorvida pela pele) então se formou em toda a extenção da minha pele que estava feito o desenho um relevo enorme, parecia um queloíde, inflamado, coçava e ardia muito, caracterizando assim uma dermatite de contato. Passei um mês fazendo tratamento para diminuir o relevo e as dores, e quanto a mancha que ficou, veio a sair totalmente depois de seis meses, e ainda não posso tomar sol, pois pode voltar a escurecer, sim foi sério o problema, desenvolvi também alergia á tinturas de cabelo, não posso sentir nem o cheiro. O interessante é que pode variar de pessoa para pessoa mesmo, pois a maioria das pessoas que foram comigo pro passeio fizeram tatu de henna, mas só eu desenvolvi alergia. Na dúvida galera, não façam!

    ResponderExcluir
  87. Os medicamentos em geral levam de 24 a 48 horas para exercer seu efeito pleno. Por isso, a melhora pode não ser imediata. Caso os sintomas persistam, sugiro que procure o (a) alergista e peça que a oriente. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  88. Obrigado por seu depoimento. A tatuagem de henna pode ser perigosa, embora pareça inofensiva. É imprevisível e pode acontecer em qualquer pessoa que desenvolva a alergia.

    ResponderExcluir
  89. Olá! Também apresentei alergia a henna após alguns usos, na sobrancelha. Existe algum produto antialérgico para este fim?
    Obrigada, Alyne

    ResponderExcluir
  90. Alyne: nem toda reação alérgica à henna é igual. Por isso, é essencial examinar pessoalmente para poder indicar o produto mais adequado para tratamento. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  91. Fiz um tatu de henna e tive alergia , teve alteraçao em formato da tatu e coçava muito, fui ao medico ele me aplicou una injeção de alergia , assim melhorou o ferimento mais ficou uma mancha branca em formato da tatu oq
    eu passo para sair essa mancha ?

    ResponderExcluir
  92. Manchas não são iguais em todas as pessoas. De acordo com seu tipo de pele e da intensidade da reação ocorrida, a pele pode apresentar manchas com maior ou menor acometimento cutâneo. Por isso, não há como prescrever uma medicação pela internet, sem examiná-la pessoalmente. Aconselho que procure um especialista para orientá-la. Agradecemos sua participação no blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  93. Estou com alergia da rena mais é nas sombracelhas nasceu bolhas também tem risco de cair os pelos

    ResponderExcluir
  94. A alergia à henna pode se manifestar de formas variadas, em cada pessoa. Por isso, não é possível afirmar se a reação afetará os pelos sem examinar pessoalmente Aconselho que exponha sua dúvida ao(à) médico(a) alergista que trata do seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  95. Fiz uma tatuagem definitiva a cinco dias e tive alergia (pequenas bolinhas, parecidas com mini espinhas vermelhas)
    A três meses atrás eu fiz uma de henna e não tive nenhuma reação, tem alguma relação com a henna e a alergia a definitiva?

    ResponderExcluir
  96. Uma alergia nunca surge da primeira vez, mas sim com o passar do uso (após sensibilização) Mas, depois que se instala é definitiva. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  97. Se me deu alergia na tatuagem de henna, eu posso ter alergia numa tatuagem definitiva ??

    ResponderExcluir
  98. Para responder sua pergunta, é preciso definir qual a substância que causou a alergia. Só então será possível prever sua aceitação numa futura tatuagem definitiva. Por isso, não receomendo que faça o procedimento sem antes consultar seu(sua) alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  99. Meu filho fez tato o de henna e já na primeira vez deu alergia,levantou bolhas de queimaduras horrível. Não aconselho crianças fazer tatoo e muito prejudicial.

    ResponderExcluir
  100. Obrigado por enviar seu comentário que certamente ajudará muitos pais a orientarem seus filhos.

    ResponderExcluir
  101. Anônimo4/2/15 22:13

    O que devo usar qdo a alergia aparece? Está vermelho ..coçandi e com bolinha em auto relevo nas bordas e contornis da tatuagem. Estou usando pomada polaramine mas como ela tbm está usando nimesulida por conta da garganta inflamada... nao sei se posso usar mais medicamentos via oral

    ResponderExcluir
  102. Peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  103. Olá, Meu nome é mike, tenho 17 anos e fiz uma tatuagem de henna, e com isso meu corpo teve reação, a pele ficou avermelhada com alto relevo e nasceram bolhas enormes, por quanto tempo mais ou menos eu terei melhora no caso? A cada dia q passa só piora, Qual o médico que eu devo procurar?

    ResponderExcluir
  104. Mike: o tempo de evolução das lesões não é igual para todos. Varia de acordo com a gravidade e com a sensibilidade individual. Aconselho que procure um(a) alergista. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  105. Olá! Tenho alergia a henna, porém tenho várias tattos definitivas e nunca tive reações alergicas a elas!

    ResponderExcluir
  106. Lorrayne: A tinta utilizada na tatuagem definitiva não tem a mesma composição química da henna. Obrigado por visitar o Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  107. Anônimo3/3/15 11:41

    faço tatuagem de hena nas sobrancelhas frequentemente depois do quinto uso surgiu a dermatite. devo parar de usar hena?

    ResponderExcluir
  108. Sim. É aconselhável que não utilize novamente a henna até que possa ser orientada pessoalmente por um(a) médico(a) alergista. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  109. Minha filha fez uma tatoo com hena em janeiro e mesmo depois de sair a cor , a tatoo ficou em alto relevo até hoje e não coça, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  110. É possível que sua filha tenha apresentado uma reação adversa à tatuagem de henna. Mas não há como afirmar sem examinar pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e orientar de forma mais apropriada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  111. Ola fiz sobrancelha de henna, é a terceira vez, a primeira nao deu nenhuma reação, a segunda deu coceira e vermelhidão mas nem achei q fosse alergia e repeti e fiz pela terceira vez, esta muito feia esta com o desenho do design elevado vermelho e coçando muito. Estou tomando antialérgico polaramine e passando pomada polaramine na sobrancelha. Existe alguma possibilidade de cair os pelos pelo fato de estar sensível e com este problema?

    ResponderExcluir
  112. Não é possível avaliar como serão os sintomas da sua alergia sem examinar pessoalmente. É aconselhável que procure um(a) alergista para orientar de forma adequada e segura, Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  113. Oi gostaria de saber quanto tempo dura a alergia a henna quanto tempo melhora depois q v começou a tratar

    ResponderExcluir
  114. Não é possível prever o tempo para melhora de sua alergia sem saber o tipo e a gravdade da reação, o tipo de tratamento feito e sem examinar pessoalmente. contamos com a sua copreensão e agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  115. Eu já fiz o teste de contato duas vezes, e ambas deu alergia severa ao parafenileno.. na última vez que realizei o teste, a medica disse que se eu quisesse pintar o cabelo, teria que utilizar a henna. Eu procurei na caixinha da henna para sobrancelhas e não existe parafenileno na fórmula. Corro algum risco mesmo assim?

    ResponderExcluir
  116. sugiro que tenham cuidado, pois na primeira vez que usei tive reação alérgica, não no primeiro dia, mas 5 dias depois.

    ResponderExcluir
  117. Obrigado pelo depoimento e por visitar o nosso Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  118. Juliana: é preciso cautela pois alguns tipos de henna negra vem misturadas com parafenilenodiamina. Aconselho que entre em contato com sua médica alergista e peça que a oriente. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  119. Eu tenho essas alergia por muito anos usei henna na sobrancelha até que apareceu um dia a alergia .. e tenho tbem outra substância que se encontra nos produtos . Eu trabalho com sobrancelha e não posso tocar nos meus produto . Muito difícil isso

    ResponderExcluir
  120. Olá, boa tarde. Procure um alergista, pois existem meios de identificar quais as substância que causam seus sintomas, e com o acompanhamento correto você poderá ter sua vida normalmente. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  121. Bom dia, descobri que sou alérgica a henna, porque fiz design de sobrancelhas a dois dias. Na hora que faz, não sente nada. Mas no dia seguinte, começou a dar uma coceirinha e surgir bolhinhas, sai agua onde ficou em alto relevo(no desenho) e hoje me encontro com olhos, pálpebras inchadas.
    Minha pergunta é: tem algum remédio ou algo que possa passar na região afetada?

    ResponderExcluir
  122. Boa tarde. Para prescrever qualquer medicação, o paciente precisa ser examinado. Procure atendimento médico para que seu problema possa ser sanado. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  123. Bom dia eu usei a hena de sonbracelha Super Bella e na primeira vez não me causou reação nenhuma, pela segunda vez começou a coçar sem para e me deu umas bolinhas na sonbracelha na qual eu cosava tanto que chegou ferir tive que toma um anti-alergico foi aonde melhorou, será que essa marca e ruim mesmo ou eu não posso usar nenhum tipo de hena, por essa ser bem inferior as outras pode causar essa reação alergica?

    ResponderExcluir
  124. De uma maneira geral, a alergia não surge da primeira vez que entramos em contato com uma determinada substância, mas sim com o passar do uso. Aconselho que procure a orientação de um(a) alergista antes de voltar a aplicar a henna. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  125. Boa noite! Meu nome é Luciane e sou de Curitiba.
    Hoje à tarde decidi fazer mais uma aplicação de henna, sobre minhas sobrancelhas, como fiz em outras oportunidades... Mas, infelizmente após 15 minutos da aplicação na sobrancelha direita, quando iria retirar, deixando somente a da esquerda, 10 minutos restantes à agir, para também remover... Minha face ficou toda vermelha e quente, a garganta ficou seca e com dificuldade para engolir. Retirei todo o produto com soro fisiológico e deixei cair muita água corrente... Fiquei angustiada e procurei socorro imediatamente. Tomei anti alérgico, mas agora à noite ainda me sinto estranha. Na pálpebra abaixo da sobrancelha direita surgiu uma bola por dentro, mais ou menos do tamanho do meu polegar, se toco, dói e a região está com ardência. Agradeço a oportunidade deste espaço de apoio. Observando outros relatos, amanhã procurarei um alergista.
    Muito obrigada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  126. Luciane: agradecemos seu depoimento e desejamos melhoras para você. Aproveito a oportunidade para convidar você a assinar nosso blog e passar a receber gratuitamente nossos textos diretamente em seu e-mail. Abraço!

    ResponderExcluir
  127. Eu fiz uma tatuagem de henna dia 13 de novembro desse ano, 2015. Foram duas frases que davam a volta em meu antebraço, e dois símbolos, um yin yang e um pentagrama. Logo no segundo dia, após a tatuagem ter sido feita, eu senti um pouco de coceira no lugar dos dois símbolos, mas não me preocupei muito. Hoje, dia 7 de dezembro, uma parte das frases sumiu, mas ainda é possível ler algumas letras. E os símbolos estão bem visíveis. As letras e os símbolos estã avermelhados e em alto relevo. Não sinto dor, não apareceu bolhas, e a coceira é algo raro de eu sentir. É uma alergia simples ou algo mais grave, como uma queloide?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse caso também aconteceu comigo so que o desenho era uma fada, no meu caso queimava o local onde foi aplicado à rena e foemou bolha, depois da cicatrização ficou em alto relevo o desenho e ficou a marca. depois de 2 anos que sumiu a marca e ja não existia mais a forma do desenho

      Excluir
  128. Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar o que aconteceu com sua tatuagem sem examinar pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Aconselho que procure atendimento médico tradicional na forma de uma consulta. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  129. Natália: é aconselhável que procure atendimento médico. Não é possível orientar sem examinar você pessoalmente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  130. Olá boa noite pessoal existe tinta de rena para sobrancelha anti alergica??? Qual?

    ResponderExcluir
  131. Nenhuma tinta, incluindo a henna, é isenta de riscos, uma vez que a alergia depende da sensibilidade da pessoa. Contudo, a henna indiana é bem tolerada pela maioria das pessoas. Para sua segurança, é aconselhável que use o produto após uma avaliação criteriosa e pessoalmente pelo(a) médicco(a) alergista. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  132. Eu fiz uma tatuagem de rena na praia pela primeira vez,depois de uma semana foi como se a pele tivesse abisorvido toda a tinta, doia muito queimava, no local ficou como se fosse uma queimadura e demorou muito pra cicatrizar. Depois de algum tempo fui tonalizar o cabelo e na pele onde é tinta respingou tive os mesmos sintomas de quando fiz a tatuagem. Enfim até hj na região onde fiz a tataugem e rena ainda queima as vezes.

    ResponderExcluir
  133. Flavia: infelizmente, uma vez instalada, a alergia se repetirá sempre que houver novo contato com a substância. Obrigado por enviar seu depoimento ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  134. Uma vez eu fui em um salão e fiz desing de sombrancelha e mais a henna pra deixar ela mais escura, me deu alergia, várias bolinhas e vermelhidão, e quando eu pintei o meu cabelo houve a mesma coisa, mesmo assim eu posso fazer uma tatuagem definitiva? Vai me dar alguma alergia também? Espero que me respondem!

    ResponderExcluir
  135. Não recomendo que faça a tatuagem sem antes procurar um(a) alergista. Infelizmente não é possível fazer diagnóstico sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente Avaliar peka internet pode gerar erro. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  136. Sou designer de sobrancelhas .. gostaria de saber qunto depois de a pessoa desenvolver a alergia a henna , ela pode passa novamente ... Pois tenho clientes que tem alergia , mas quer continuar a usar a henna ..

    ResponderExcluir
  137. Eu fiz sombrancelha com henna e vi q sou alérgica, os meus olhos estão inchados e mal consigo abri-los. Oq devo fazer? Quantos dias dura esse inchasso?

    ResponderExcluir
  138. Se uma pessoa desenvolve uma dermatite alérgica de contato, terá que suspender o uso do produto que provocou o problema. Obrigado por visitar o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  139. O tempo de uma reação alérgica não é padronizado: varia de acordo com o tipo e com a gravidade, em cada paciente. Por isso, não é possível prever pela internet, sem uma avaliação criteriosa e feita pessoalmente. Gratos por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  140. Minha sobrinha passou henna na sobrancelha e tevê uma reação alérgica ,mandaram ela passar reparil é correto. o que se deve passar na sombrancelha.
    A sombrancelha dela ta caindo é normal cair nasce de novo

    ResponderExcluir
  141. O tratamento da alergia de contato inclui medicamentos para aliviar a inflamação e a coceira. Estes medicamentos podem ser feitos sob a forma de cremes, pomadas ou com comprimidos. O tratamento varia de acordo com o tipo, gravidade e extensão da alergia. No caso de lesões na face, como na sua sobrinha, é essencial examinar pessoalmente, por ser uma pele delicada e sensível. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  142. Eu fiz uma tatuagem de henna pela primeira vez, e aconteceu exatamente o que esta escrito no blog. A tinta saiu, mas o desenho ficou igual o original que eu tinha feito, igualzinho no meu braço, sem contar que coça muito e sempre no período da noite. Será que existe alguma pomada que eu possa comprar e passar? grato.

    ResponderExcluir
  143. Bom dia. O seu relato sugere que você tenha apresentado uma alergia à henna. Não recomendo que passe nada no local sem uma avaliação médica pessoalmente. A pele está irritada pela reação inflamatória e pode agravar se usar uma medicação inadequada. Obrigado por sua participação no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  144. Eu queria muito fazer uma tatuagem com nome do meu filho si que tenho alergia a tinta de cabelo e a henna de sombrancelhas fico com rosto todo inchado ou seja a minha alergia e muito agravada,pos queria uma ajuda sua pós na minha cidade está um absurdo de médico e nem dermatologista partícula Não tem queria fazer uma tatuagem com nome do meu filho mais queria sabe se poderia me dá uma reação alérgica,pos a Tatuagem vai ficar pra sempre então queria uma resposta sua!

    ResponderExcluir
  145. Vitória: Boa noite. Recomendo uma consulta com alergista para que possa avaliar o seu caso, conduzir a investigação diagnóstica e indicar se pode ou não fazer a tatuagem com segurança. Não é possível emitir este parecer pela internet. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  146. Pesquisando na internet, encontrei Hennas que são ant-alérgicas, sera que e vdd, existe mesmo?

    ResponderExcluir
  147. Nenhum produto pode ser considerado como "antialérgico" uma vez que a capacidade de provocar uma alergia não depende apenas da composição química, mas também da genética de cada pessoa. Por isso, o alergista analisará os dados clínicos e se necessário realizará testes antes de indicar um produto. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  148. olá!Como eu sou alergica a todo tipo de tinta de cabelo, então eu gostaria de saber se mesmo eu fazendo o teste da hena de sobrancelha e não ter me dado nem uma reação, sera que posso fazer sem medo? a hena de sobrancelha?

    ResponderExcluir
  149. Bom dia. O teste pode ser feito mas sob supervisão de um(a) alergista para que possa ser orientada de forma adequada e segura. Agradecemos seu contato com o Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  150. Anônimo8/8/17 17:37

    Gostaria de saber porque algumas pessoas tem alergia a Henna nas sobrancelhas ?

    ResponderExcluir
  151. A alergia é uma tendencia genética(hereditária). Se uma pessoa for alérgica, a reação alérgica poderá aparecer em qualquer local de aplicação da henna. Agradecemos sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno