Pular para o conteúdo principal

TOSSE



Tosse seca, tosse cheia, tosse de cachorro, tosse quando acorda, tosse à noite, tosse braba que não deixa ninguém dormir!
 Tosse incomoda... E quando menos se espera, lá vem a tosse: em casa, no trabalho, de forma inoportuna, em momentos importantes. Em 2007, durante a realização dos Jogos Pan Americanos no Rio de Janeiro, um atleta perdeu a oportunidade de participar das competições de tiro nas Olimpíadas de Pequim devido a um acesso durante a prova.
A tosse inspirou ditos populares:
“Nem que a vaca tussa” ou “Vai ver o que é bom pra tosse”
e deu origem a um provérbio:
“O amor é como a tosse, você tenta esconder mas não consegue”.E as simpatias? Essa era conhecida por todos que viveram em Mato Grosso nos idos de 1950: “Se uma criança tosse, traga uma vizinha nascida em Janeiro e em estado interessante para acudir o doente depois da meia-noite. Ela deve repetir várias vezes: "Tosse violenta, tosse sem fim, vai-te arrebenta, lá nos confins". 
Tosse nem sempre é doença.
Tossir é normal. É um ato de defesa do organismo contra fatores agressores do aparelho respiratório, como por exemplo, quando estamos próximos a um carro “fumacento”. Mas, pode também ser um sintoma de inúmeras doenças, variando desde gripes e resfriados até casos graves pulmonares. Xaropes e expectorantes têm efeito paliativo, proporcionando apenas alívio passageiro. O mais importante é investigar e tratar a causa.
Como ocorre a tosse:

A tosse é um reflexo complexo composto de uma inspiração profunda seguida pelo fechamento da glote e de uma expiração súbita e forçada, acompanhada da contração dos músculos do tórax, do diafragma. Ao mesmo tempo, os músculos abdominais sofrem uma violenta movimentação em direção ao aparelho respiratório, “empurrando” o diafragma , expulsando o ar. Segue-se a abertura da glote, culminando com a saída ruidosa e súbita do ar pela boca. 
Existem ainda os chamados “centros de tosse”, que são verdadeiros sensores localizados na árvore brônquica e ainda em locais variados do organismo, como: seios da face, laringe, esôfago, estômago, coração, etc. Estas estruturas são sensíveis ao reflexo e estão conectadas ao cérebro, que é o verdadeiro coordenador da tosse. Assim, emitem um aviso, o cérebro responde e envia a ordem para desencadear o sintoma. Ou seja, a tosse é um reflexo que depende parcialmente de nossa vontade e em alguns momentos não há como evitá-la. O fato destes sensores existirem em locais variados do corpo humano explica o porquê de algumas doenças distantes do aparelho respiratório provocarem tosse, como por exemplo num refluxo gastro-esofágico ou numa inflamação do pericárdio.
Para que serve a tosse?
A tosse é um verdadeiro jato de limpeza: elimina o excesso de secreções e corpos estranhos, como por exemplo, partículas de pó. Defende contra um sem número de agressões: micróbios, infecções, poluição, fumaça, etc.
A tosse pode ser transitória, ou seja, quando desaparece em pouco tempo, ou pode ser crônica, quando permanece por mais de 3 semanas. No primeiro caso, não há problema, mas quando persiste, é importante procurar um médico para avaliar a causa de sua permanência. Na realidade, qualquer tosse deve ser valorizada, pois é a tosse recente que originará a tosse crônica, caso não seja resolvida.
 O que pode provocar tosse?
Situações que provocam tosse: inflamação, secreção anormal, ressecamento ou resfriamento do ar inspirado, corpos estranhos ao local, irritantes químicos e gases. Momentos de estresse emocional são capazes de desencadear o sintoma.
Doenças que podem se acompanhar de tosse: resfriados, gripes, alergias respiratórias, infecções virais, asma, rinite, sinusite, DPOC (doenças pulmonares obstrutivas crônicas), refluxo gastro-esofágico
Citam-se ainda os remédios que podem provocar tosse : alguns antihipertensivos (inibidores da ECA e betabloqueadores), colírios para glaucoma, analgésicos e antinflamatórios em pessoas sensíveis à aspirina.
É importante lembrar que na prática, a medicina não é como a matemática - uma pessoa pode apresentar mais de uma causa simultaneamente. A análise do médico é preciosa para combater o problema da melhor forma possível.
As doenças que acometem o nariz e os seios da face podem fazer tossir em decorrência do muco que tende a escorrer por trás das narinas em direção à faringe, denominado de gotejamento pós-nasal. Esta secreção provoca os centros da tosse localizados nesta região e provocam um estímulo reflexo em direção ao cérebro, surgindo a tosse. Em geral, ocorre piora à noite pois a permanência na posição deitada durante o sono aumenta o gotejamento e a irritação dos sensores localizados na hipofaringe.
Pessoas portadoras de asma tossem com facilidade. Um dado curioso é que em cerca de 20% de casos, a tosse pode ser o único sintoma da asma, surgindo em forma de crises, ao correr, rir ou praticar atividades que exijam esforço físico.
A tosse do fumante surge em função da inalação da fumaça contendo várias substâncias químicas nocivas que podem irritar o aparelho respiratório. Muitos pensam que neste caso, tossir é normal, mas não é verdadeiro: é sim, um sinal de agravamento dos males do cigarro.
Causas digestivas podem provocar tosse, como por exemplo nas pessoas portadoras de refluxo gastro-esofágico. Neste caso, há uma regurgitação do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, gerando uma inflamação local e daí ativando os centros reflexos, originando a tosse que em geral é seca com piora noturna e podendo se acompanhar de rouquidão. Nem sempre há sintomas gástricos, como azia, dor ou queimação, acompanhando o quadro.

Crianças: as principais causas de tosse também são a asma, rinite, sinusite e refluxo GE. Uma situação que pode ocorrer na infância é a aspiração de objetos provocando tosse. Além disso, verifica-se o surgimento do sintoma por ação irritativa, como por exemplo naquelas que convivem com fumantes ou em momentos de tensão emocional. A inalação da fumaça do cigarro piora a asma e a rinite, além de provocar tosse mesmo em crianças saudáveis.  Em crianças pequenas, recomenda-se que a mamadeira não seja oferecida durante o sono e na posição deitada pois constitui uma causa comum de piora noturna. A última refeição deve ser feita com a criança acordada, devendo deitar pelo menos uma hora após alimentar-se.

Tosse pós-viral: uma criança pode continuar tossindo semanas após uma infecção viral de vias respiratórias – um exemplo é a bronquiolite – em especial naquelas portadoras de alergia.

Em qualquer idade, uma atenção especial deve ser dada às condições do dormitório, travesseiros e colchões já que os ácaros são causas de alergia respiratória e tosse. A presença de animais domésticos (gatos e cães) pode contribuir, em especial quando permanecem nos quartos ou dormem nas camas junto aos seus donos.

Como combater a tosse?
Procure um médico: é necessário tratar a causa para combater a tosse.
Dicas que podem ajudar:
- beber muita água, de preferência fora das refeições.
- os fonoaudiólogos lembram que o pigarro e a tosse são hábitos que podem prejudicar a voz. O atrito brusco nas cordas vocais cada vez que tossimos pode provocar à longo prazo os chamados calos vocais. Beba água sempre que tiver vontade de pigarrear e combata a causa do problema. Leia: daniruiz@centrinho.usp.br
- iniciar uma medicação aliviadora orientada previamente por seu médico. Nos casos de asma, o uso de um broncodilatador, sob forma de aerossol ou nebulização pode aliviar a tosse e evitar uma crise. Na rinite, a lavagem nasal com solução salina e uso de antialérgico contribuem para a melhora.
- verificar se existe algum fator no ambiente da casa (pintura, odores ativos, focos de umidade, etc.) e comunicar ao médico.
- gripes e resfriados têm uma evolução própria, melhorando em geral no decorrer de 4 a 5 dias. A ingestão de líquidos, uma dieta equilibrada, repouso e uso de antitérmicos em geral são suficientes para a cura do processo.
- evite uso de vaporizadores e umidificadores no quarto pois aumentam a possibilidade de mofos, fungos e ácaros no ambiente.
 
Um conselho: não use remédios para gripe e tosse sem orientação do médico. Recentemente foi publicado no Globo on line um alerta do Comitê consultivo do FDA (Food and Drug Administration), órgão do governo americano que regulamenta o mercado de medicamentos nos EUA sobre os riscos destas medicações em especial nas crianças pequenas. Os princípios ativos presentes nos xaropes de tosse e nos descongestionantes podem provocar efeitos colaterais desconfortáveis, como: alteração do ritmo cardíaco (taquicardia), no sistema nervoso central, (sonolência, irritabilidade) e intoxicações. Pessoas idosas também têm maior sensibilidade. Por isso, só devem ser utilizados com a receita do médico. Leia mais em: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia

Comentários

  1. Sou mulher,tenho 52 anos, e ha varios meses que venho tendo uma tosse seca, irritante, com coceira interminavel na garganta.
    Acontece algumas vezes durante o dia, mas de madrugada é certinho, tosso ate nao poder mais, chega a doer tudo ca dentro, comeca entao o ritual desde fazer um chazinho, a beber agua, tomar mel, besuntar a garganta e peito com Vick e chupar pastinhas para a garganta, depois vem o descanso.
    Quando acordo e durante cerca de meia hora a minha voz é rouca, o que aflige imenso quem me ouve, depois passa, mas todo o dia é o mesmo filme.
    Podem-me ajudar?
    Maria Leonor

    ResponderExcluir
  2. Maria Leonor: compreendo sua preocupação, mas infelizmente não é possível tratar sem examinar pessoalmente. Na verdade, xaropes não resolvem se a causa da tosse não for identificada e controlada. Sugiro que procure um médico especialista para orientá-la. Obrigado pela visita e participação em nosso blog.

    ResponderExcluir
  3. Meu filho tem cinco anos e não sei mais o que faço, ha uns tres anos ele tem crises de tosse seca sem parar parece um ciclo, são crises fortes que causam até vomito,o pulmãozinho dele é sequinho o que prova ser alergia. em casa não tem tapete, animais, cortinas etc... já levei em especialistase nada, me ajudem , junior

    ResponderExcluir
  4. Junior: compreendo seu sofrimento e sua preocupação com seu filho, mas infelizmente, não é possível esclarecer a causa da tosse através da internet, pois é necessária uma consulta médica. Recomendo que leve seu filho a um médico alergista para o esclarecimento diagnóstico da manifestação que apresentou. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  5. Tenho 27 anos e sofro de rinite há mais ou menos quatro anos, agora estou fazendo um tratamento bem mais rigoroso, com medicação indica por um médico otorrinolaringologista especialista na área de ele me indicou: noex spray, ebastel com.,descongex comp. e rilanspray. Assim que comecei o tratamento iniciou uma tosse (constante)já faz tres dias que ela persiste. Tentei um retorno com o medico, mas ele está viajando, provavelmente só consiguirei após o carnaval.
    Gostaria de saber se esta tosse está relacionada a medicação? E se devo interromper o tratamento?
    Marcia

    ResponderExcluir
  6. Márcia: o seu relato sugere mais uma complicação da Rinite do que um efeito colateral dos medicamentos. Caso não consiga contato com seu médico e não tenha melhora, aconselho que procure um serviço de atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de opiniões, meu filho tem 3 anos e desde os 2 anos quando tem mudança de tempo ele começa uma tosse muito intensa, já levamos em especialistas, no início até que a medicação deu certo mais com o passar do tempo não fizeram mais efeito nem Seki que era nossa salvação pelo menos a noite para ele e eu e minha esposa dormimos, não está mais fazendo efeito, por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  8. O parecer que solicita não pode ser emitido através de um aconselhamento na internet. A base para tratar a tosse é definir sua causa. Xaropes não resolvem se a causa não for combatida e controlada. Na faixa etária do seu filho, as causas principais de tosse são: asma (ou bronquite), rinite, sinusite, viroses e refluxo gastro esofágico. Refluxo, por exemplo, é comum nas crianças pequenas. Mesmo que seu filho não tenha sintomas, nunca dê de mamar deitado e só o deite pelo menos uma hora após mamar. Controle o ambiente em sua casa. O tratamento da alergia por médico especialista colabora sobremaneira na melhora dos sintomas e no controle adequado da tosse. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao seu dispor. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  9. estou desespeerada a tres dias meu filho de 8 anos nao consegue dormir tosse dimais doeme so depois daa quatro o que mais me agonia que ele produzz uma secrecao estranha bem espumosa e groossa incolor muito viscoza ate engasga ele tem rinitemas nenhum medicamentoresove por favor me ajude doutor

    ResponderExcluir
  10. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas infelizmentenão há como auxiliá-la através de um aconselhamento na internet. Somente através de uma consulta médica é possível diagnosticar a causa da tosse do seu filho e assim poder prescrever o tratamento adequado para seu caso. A rinite alérgica pode causar tosse com piora noturna, mas numa criança é importante também pensar em uma sinusite, em refluxo gastro esofágico, asma, entre outras situações clínicas. Aconselho que leve seu filho ao alergista para uma avaliação. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Quando era criança sofria de bronquite alérgica que foi "curada" ainda quando era criança, isto e, fiz o tratamento e nunca mais tive problema. Isso já faz 17 anos, sempre sofri re rinite alérgica, mas sem grandes crises. Só que de um mês pra cá tenho tido ataques de bronquite com chiado no peito, tosse e falta de ar, o curioso é que só acontece a noite e na primeira parte da manhã, no resto do dia fico bem, como se nunca tivesse tido nada. Então fiz uma verdadeira revolução no meu quarto, tirei tudo que poderia ser fonte de ácaro e poeira, proibi minha gata de entrar, e descobri um canto da parede com bolor que no passado havia tido uma infiltração de água, o quarto foi reformado, pintado e aquele bolor voltou, então usei cloro ativo para limpar e tirar todo o foco de mofo, uso um anti mofos e desumidificador e controlo ao máximo para o problema não voltar, mas as crises noturnas continuam. Existe alguma possibilidade do fungo do bolor ter causado algum dano em meu aparelho respiratório? Penso na possibilidade de mudar meu quarto, já que essa parede faz divisa justamente com o banheiro. Desde já agradeço a atenção!!

    ResponderExcluir
  12. Fabi: fatores ambientais podem provocar sintomas respiratórios. A tosse recorrente pode ser um sinal de agravamento da rinite ou mesmo ser o único sintoma da asma (ou bronquite). A rinite parece uma doença simples, mas na verdade pode causar muitas complicações. Sabe-se que a rinite sem controle pode ser a causa do retorno dos sintomas de sua asma (ou bronquite) Aconselho que consulte seu alergista para que ee a oriente tratamento adequado e as medidas ambientais necessárias para controle dos seus sintomas respiratórios. Caso more no Rio, nossa equipe médica está ao seu dispor, Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8/5/11 02:39

    Olá meu nome é Velyza
    Eu tenho 28 anos, eu sofro com uma tosse insuportavel, tenho crises terriveis, passo noites sem dormir, já até perdi um emprego por causa dessa tosse chata, eu passo a maior parte da minha vida tossindo, fico uma semana boa e 3 meses com crise, não sei mais o que fazer, nem quem procurar, me orientem por favor.

    ResponderExcluir
  14. Velyza: a tosse crônica pode ser uma doença muito incômoda e necessita avaliação de um médico especialista. Estudos mostram que na tosse de duração prolongada é raro que seja decorrente de uma única causa. Em geral, há associação de causas que resultam no sintoma. Por isso, o diagnóstico e o tratamento nem sempre são fáceis. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  15. olá,meu nome é stella,meu bebÊ tem um aninho,e sofre de crises alergicas e tosses,desta vez ja faz um mês que os remedios dele ajudam mas não resolvem totalmente a tosse,principalmente de manhã e a noite,todos os medicos que ele foi,disseram que apenas depois de uma certa idade tende a melhorar...ja tomou muitos remédios ,tem épocas que ele fica super bem,mas tem épocos que tem tosses que duram de um e dois meses pra sessar totalmente.Sei que cada caso é um caso,mas será que esses médicos estão certos msm?Não tem nenhum remédio pra parar completamente?
    ele ja tomou uma medicação chamada singolair baby,por 5 meses,melhorou,mas as vesez dava crise denovo,ai ele tomava injeção de corticóide,sabe,já estou até me acostumando,pois sempre volta a ter crises,nosso ambiente é totalmento propicio de higiene,mas msm assim,ta dificil...obrigada...

    ResponderExcluir
  16. Stella: é importante entender que crianças pequenas podem ter sintomas respiratórios sem que sejam causados apenas por alergia. E por isso, o tratamento é mais difícil. Crianças pequenas têm características próprias: seu organismo é imaturo As vias respiratórias infantis, são mais estreitas, sua imunidade ainda é imatura. É importante pesquisar também outros processos, como por exemplo, vírus, refluxo. Singulair pode ser util no tratamento destas crianças. Aconselho que converse com o alergista de seu filho; ele conhece seus dados clínicos, sendo a pessoa mais indicada para orientar. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo7/7/11 16:23

    Boa Tarde,
    Nunca tive tosse e sim rinite alérgica.Ha 2 semanas não paro de tossir não tenho resfriado.Uso um colírio para glaucoma ha mais ou menos 7 meses esta parecendo que é do colírio, pois a lendo a bula fala em bronquite e na verdade minha tosse vem com mto muco.Poderia me dizer o que posso fazer para amenizar.Obrigada. Petropolis.

    ResponderExcluir
  18. Para afirmar a causa de sua tosse, é essencial examinar pessoalmente. A tosse pode resultar da própria rinite, de uma sinusite ou um efeito adverso do colírio, entre outras possibilidades. Aconselho que procure um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor! Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Boa Tarde,
    Sei que não se pode avaliar uma pessoa por uma conversa na internet, mas gostaria de ouvir opiniões.Minha filha tem 3 anos e meio,e sempre que começa as mudanças de temperatura para iniciar o inverno, ela é acometida por várias gripes. Segundo diferentes pediatras, essas gripes se agravam pelo fato dela ter rinite, daí vem logo catarro, em função disso, ela já teve dois inícios de pneumonia. Depois da recorrência do problema, o pediatra recomendou a vacina pneumo 23,da qual ela fez uso. Ultimamente,minha filha está com uma tosse, que se agrava muito com a noite, levei-a a um pneumologista e alergo, ele recomendou um spray para a rinite e um bronco dilatador, mas os remédios já estão acabando e nenhum sinal de melhora da tosse.Obrigada! Dal

    ResponderExcluir
  20. Dálete: a rinite parece uma doença sem importância mas pode provocar muitos problemas, incluindo infecções respiratórias repetidas e tosse crônica.Os sintomas da rinite podem se confundir com gripes repetidas. Por outro lado, a asma (ou bronquite)sem controle adequado também pode causar e/ou agravar a tosse. Em alguns casos, a tosse pode ser o único sintoma da asma. O tratamento exige persistência e disciplina até que se possa controlar todos os fatores envolvidos, o que numa criança pequena nem sempre é fácil. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  21. Anônimo5/9/11 23:03

    por que sempre que eu quero falar começo a tossir? é tosse seca e a minha fala vira em tosse, qual é a causa? tenho este problema a 16 anos sempre aparece no inverno.os médicos não resolveram o meu problema até o momento. a pergunta que não quer calAr é: PORQUE A TOSSE APARECE SEMPRE QUE TENTO FALAR? me ajudem existe remedio para isso?

    ResponderExcluir
  22. Você descreve uma tosse que possui há 16 anos, o que significa um quadro clínico de difícil diagnóstico. Peço sua compreensão, mas não é possível apontar a causa deste problema através de um aconselhamento por e-mail, baseado apenas nos poucos dados enviados. É preciso conhecer seu histórico clínico, sua idade, saber se é portador de outras doenças, medicamentos que usa, sua ocupação e hábitos, história familiar, hirtória pregressa (se é portador de asma, rinite ou outra alergia respiratória, ou seja, investigar as causas de tosse crônica em adulto). É essencial que se realize uma consulta formal para fazer o diagnóstico e indicar tratamento adequado para sua tosse. Caso more no Rio, estamos ao dispor para examiná-lo e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo9/9/11 22:35

    tenho um filho de 6 anos q tem tosse com frequencia. ja foi feito nele cirurg adenooide e amidalas, e a tosse so agravou. Tenho feito contato com alergista quase que em vao. remedios e xaropes nao tem conta. aceito sugestoes. vou levá-lo ao pneumologista para fazer estudo. oq acham? b noite..meu email é pororoca4@hotmail.com
    meu nomeé mag

    ResponderExcluir
  24. Mag: a tosse infantil pode ter causas variadas, sendo as mais comuns: 1) Rinite 2) Sinusite 3) Asma 4) Refluxo gastro esofágico 5) Infecções respiratórias, entre outras. É indispensável investigar cada caso. Xaropes não resolvem se a causa não for detectada e combatida.Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  25. Oii
    Minha mãe tm tosse alérgica, e sempre da falta de ar..foi no medico ela fez uma injeção a betatrinta..resolveu na hora mas passou uns dias e voltou agora..o que posso ajudar ela..eh horrivel ela naum consegue fazer nada com a falta de ar..ja tomou varios xaropes

    ResponderExcluir
  26. A base para tratar tosse é diagnosticar a causa do problema.Xaropes não resolvem se a causa não for combatida. Aconselho que leve sua mãe a um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  27. oi! o meu filho tem 8 anos e esta com tosse seca e pigarro, já levei ao pediatra onde passou remédio anti alergicos , onde ja foi medicado conforme recomendado mesmo assim o meu filho continua com tosse e pigarro . gostaria de um auxlio . Poder ser : vervoso , tiques, pois ele nunca teve isso antes. desde de já agradeço .

    ResponderExcluir
  28. Para afirmar se uma tosse tem origem psicológica, é esencial examinar a criança e afastar a possibilidade de outras possíveis causas envolvidas. Aconselho que leve seu filho a um alergista. A nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  29. Olá tudo bem?
    Eu fumei durante um tempo e estou com uma tosse seca insuportável, suspendi o cigarro e a tosse continua.Queria saber se a tosse deve sumir com o passar do tempo devido ao afastamento do cigarro, ou se essa tosse é por outro motivo?
    vou começar a tomar notuss xarope+dextromorfano
    não consigo parar de tossir.

    ResponderExcluir
  30. A tosse pode ser causada pelo tabagismo, mesmo depois de ter sido interrompido o uso. De qualquer modo, outras causas podem contribuir e para afirmar sobre o seu caso, é essencial examinar pessoalmente. Aconselho que procure atendimento médico caso não obtenha melhora com a medicação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  31. OLÁ MIM CHAMO THAIS , E FAZ 3 MESES QUE TENHO UMA TOSSE SECA IRIITANTE TIPO TOSSE DE CACHORRO DECIDI IR A UM CLINICO GERAL QUE MIM RECOMENDOU O REMEDIO ASTRO+ALTIVA+PERCOF E EU MELHOREI , MAS LOGO DEPOIS DE UMA SEMANA A TOSSE VOLTOU O QUE DEVO FAZER?,JÁ FUI A PNEUMOLOGISTA E ELA PASSOU O RAIO X DO TORAX , TESTE DE FUNÇAO PULMONAR , RAIO X DA FACE E NÁO DEU NADA.

    ResponderExcluir
  32. Thais: são muitas as causas de tosse. A sua médica atuou corretamente solicitando os exames. Como os resultados foram normais e a tosse persistiu, é recomendável que você retorne para nova consulta e assim ela avaliará o que está acontecendo. Talvez seja o caso de pesquisar uma alergia como causa da tosse. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  33. Estou a um mês lutando para descobrir o que meu esposo tem, vou fazer um rápido resumo:


    À um mês, meu esposo começou com uma tosse seca, sem febre nem catarro, após uma semana tossindo, ele começou a sentir uns estalos, mas muito teimoso não quis procurar o médico.



    Só salientando, meu esposo tem 35 anos, esta acima do peso, não bebe e nem fuma.



    Após a segunda semana, esta leve tosse foi piorando, principalmente no início da noite e durante toda a madrugada, até aparecer um quadro assustador, onde ele acordou a noite e teve um acesso com umas 15 tosse uma atrás da outra chegando a ficar roxo e desmaiar. Com esse novo quadro, ao amanhecer fomos ao médico particular que fez alguns exames e não percebeu nada pedindo que voltássemos para casa.



    Na mesma noite, mais um novo ataque de tosse seguido de desmaio, bastando para isso apenas ele deitar, depois de acorda-lo percebi que meu marido colocara para fora uma baba grossa parecida com clara de ovo, fomos direto ao Hospital. Lá fizemos, eletrocardiograma, exames de sangue, raio x dos pulmões e nada, foi a madrugada acordados, depois de passarmos por 2 Hospitais do SUS, ele foi diagnósticado com pneumonia atípica, foi receitado; Notuss e Azitromicina.



    Começamos o tratamento e nada de melhorar, a tosse continuava de dia e a noite vinham as crises terríveis seguidas de desmaios.



    Como sou uma pessoa que gosto muito de pesquisar, fui ao Google e comecei a comparar o quadro clínico de meu esposo com algumas doenças e cheguei a Coqueluche, como o antibiótico já havia acabado e as crises não melhoravam voltei novamente ao hospital do SUS e para nossa azar, fomos atendidos pelo primeiro médico, apresentei o raio x e este disse que não tinha nenhum indício de pneumonia, e não entendia o porque do desmaio, indaguei ao médico a possibilidade do acesso de tosse esta impedindo que o oxigênio chegasse ao cérebro, este fez uma cara de contrariado e disse que era besteira, sem ter o que falar, ele sugeriu que devíamos fazer uma endoscopia, eu novamente o indaguei dizendo que meu esposo nunca tinha tido uma azia, não tinha refluxo, havíamos levantado a cabeceira e nada de melhora e cogitei a possibilidade de coqueluche. Após uma sarcástica risada fui informada por ele, que coqueluche estava extinta e só dava em criança (Totalmente o contrário que li em muitos textos na Internet), sem ter mais o que falar fui embora.



    No outro dia as crises pioraram, os acessos de tosse que só apareciam deitado, começaram a se manifestar sentado, seguido de desmaio e engasgo, corri para um Hospital particular.



    Ao chegar ao mesmo relatei todo o acontecido, não sugerindo nenhuma doença, o médico ouviu, viu os exames e pela primeira vez fez uma escuta, onde o mesmo induziu a crise de tosses e o desmaio, este chegou a conclusão novamente de pneumonia atípica e para a minha surpresa coqueluche. Foi receitado: Taveflox 500mg (14 comprimidos), Seki, Hexomedine e Aerosol (Soro, berotec e atrovent).



    Estamos na metade do tratamento com o antibiótico, e no segundo vidro de Seki, as crises de desmaio acabaram pois agora ele faz o exercício proposto pelo médico colocando a ar para dentro, mas a tosse continua e os acessos ao levantar também, sempre seguidos de vomito e arrotos.


    Espero realmente que meu marido melhore, estamos esperando acabar o tratamento para voltarmos ao médico, ele esta exausto de tanto tossir e muito contrariado por saber que ao acordar tem que passar por estas terríveis crises de tosse e vômitos, a sensação que ele tem é a de que começa a se formar uma baba na garganta e ele tem que expulsar para se sentir melhor.

    ResponderExcluir
  34. Georgina: compreendo sua preocupação, mas peço sua compreensão: não há como emitir um parecer ou indicar um tratamento para seu esposo através de um aconselhamento por e-mail, sem uma consulta médica realizada pessoalmente. Contudo, gostaria de fazer algumas considerações: 1) O atendimento em setor de emergência é limitado aos casos de urgência. Passada a crise inicial, o ideal é procurar atendimento especializado. 2) as equipes de plantão se modificam, dificultando que o médico faça uma análise criteriosa do caso. 3) É preciso investigar as diversas causas de tosse. 4) Refluxo gastro esofágico deve ser avaliado como fator agravante do problema do seu esposo. Caso more no Rio de Janeiro, estamos ao dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  35. OLÁ,TENHO PELA SEGUNDA VEZ UMA TOSSE QUE IGUAL NUNCA VI.SO TUSSO QUANDO ACORDO, ATÉ ENQUANTO EU NAO DEITAR E QUANDO ME DEITO NAO TENHO NEHUMA TOSSE.ELA É SECA FIZ RAIO X NAO TENHO NADA NO PULMAO,DEU UMA ALTERAÇAO NA FACE, O MEDICO ACHA SER ALERGIA,MAS ALERGIA DA E VOLTA?PORQUE A ULTIMA VEZ QUE TIVE ESSA TOSSE FOI A 9 ANOS.TOMO O ANTI ALERGICO NEO LORATADIN E NADA. A NOVE ANOS QUANDO TIVE ESSA MESMA TOSSE,EU ESTAVA TOMANDO GESTRELAN ANTICONCEPCIONAL, E NELE DIZIA:ESSE MEDICAMENTO CAUSA TOSSE DE ORIGEM DESCONHECIDA,PAREI DE TOMAR E COM UMA SEMANA PAREI DE TOSSIR.ESTOU USANDO UM COLIRIO A DOIS MESES,O CLAROFT,E A UM MES ESTOU DE NOVO COM ESSA TOSSE. E LI NESSE SITE QUE COLIRIO CAUSA TOSSE,MINHA DUVIDA É ESSE INFELIZ QUE ESTA CAUSANDO ESSA TOSSE??POR FAVOR ME RESPONDA PARA QUE POSSA PARAR DE TOMAR. OBRIGADA. SOL.

    ResponderExcluir
  36. Sol: Os colírios que podem causar asma e consequente são os betabloqueadores. Não é o caso pois trata-se do cloridrato de nafazolina (Claroft®). É recomendado investigar se existem fatores psicogênicos envolvidos na tosse que desaparece durante o sono. A tosse causada pela rinossinusite alérgica tende a piorar com a postura deitada durante o sono. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  37. Meu filho tem 8 anos e a mais ou menos uns quinze dias esta tendo uma tosse preocupante, pois tasse muito e depois vomita.já levei a dois médicos e esse útimo disse que ele tem asma. Receitou inalações que são feitas de 6 em 6 horas e antialérgico. Mas já fazem dois dias que estou fazendo essa medicação e ele continuar tendo as mesmas crises sem melhora. Na verdade estou muito preocupada pois não pode ser normal uma pessoa vomitar tanto.

    ResponderExcluir
  38. A tosse é um sintoma que pode acompanhar doenças variadas. É correto que a asma na criança pode se manifestar apenas com tosse, mas os dados que envia não são suficientes para julgar se esta é a causa da tosse no caso do seu filho. Os vômitos podem ocorrer em função dos peóprios acessos de tosse ou pela presença de outras patolofias, como por exemplo refluxo gastroesofágico. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor.

    ResponderExcluir
  39. LUIZ ANTONIO DE TOLEDO BORDINI (antoniobordini@ig.com.br)29/12/11 22:05

    SOU INTERNAUTA COMO MUITA GENTE O É NESTES TEMPOS DE INFOMATIZAÇÃO AO ALCANCE DE TODOS, ENTRETANDO QUERO AVISÁ-LOS QUE NÃO DE NADA ADIANTA FAZEREM PERGUNTAS, POIS, AS RESPOSTAS SERÃO SEMPRE AS MESMAS: SEM EXAMINAR NÃO DÁ...

    ResponderExcluir
  40. É uma verdade, caro Luiz Antonio. O nosso objetivo é orientar sobre as doenças alérgicas, formas de prevenção e ajudar o paciente´para que ele possa atuar em parceria com seu médico alergista. Mas, medicar, só mesmo examinando pessoalmente. Obedecemos a orientação do Conselho de Medicina. Agradecemos sua visita e seu depoimento ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  41. Anônimo2/1/12 19:59

    Olá! Minha filha tem 1 aninho e desde os 7 meses tem apresentado uma tosse seca e com crises ao deitar-se. Levei a um alergologista e fizemos exame de citologia nasal, que deu positivo. O ultra som de refluxo esofágico também já foi feito e deu positivo. Ela já tomou alegra, ixizine, seki, fluimucil e a tosse continua. O nariz escorre bastante porém uma secreçao clara e bem liquida. Já pesquisei bastante coisa e li muita coisa. Tudo me leva a crer que ela sofra mesmo de rinite alergica. Nao temos animais e nem somos fumantes, os tapetes e cortinas do quarto, assim como bichos de pelucia já foram retirados por recomendaçao médica. Neste caso, gostaria muito de encontrar uma soluçao definitiva. Desde já, agradeço a atençao.

    ResponderExcluir
  42. A alergia é uma condição herdada (hereditária). O tratamento das doenças alérgicas respiratórias inclui o uso de medicamentos (para alívio e para prevenção), as medidas de controle ambiental e ainda a detecção dos fatores agravadores da rinite. A imunoterapia específica(vacina para alergia) pode obter excelentes resultados. Mas, não há, que eu saiba, uma solução definitiva para as doenças alérgicas. Convido-a que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) para que eu possa enviar uma cópia do nosso livro sobre a Rinite Alérgica, intitulado "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  43. Anônimo8/1/12 00:55

    minha mãe tem uma tosse terrível, o seki é bom ? ela já tem 74 anos e estou bastante preoculpada.

    ResponderExcluir
  44. A tosse ocorrendo em pessoas idosas deve receber atenção especial, pois pode ser um sintoma de outras doenças que necessitam cuidado. Aconselho que leve sua mãe para atendimento médico a fim de se estabelecer um diagnóstico preciso O uso de xaropes pode mascarar o problema e atrasar o tratamento correto. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  45. ola minha filha tem 7 anos tem uma tosse que não para as vezes ela do nada para de tossir mais de repente volta e não tem nenhum charope que melhora ai do nada a tosse some sem charope não sei o que fazer as vezes acho que do tempo as vezes ela dorme a noite toda ai chega de manha começa a tosse o que faço?

    ResponderExcluir
  46. A base para tratamento da tosse repousa na detecção da causa. Xaropes e remédios não resolvem o problema se a causa não for detectada e controlada. As causas mais comuns são: asma, rinite, sinusite,refluxo gastro esofágico. Aconselho que leve sua filha a um alergista. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor.

    ResponderExcluir
  47. oi tenho 15 anos e estou torcindo muito mas eu acho q e pq eu fiquei gripado ou resfriado mas ja tem quatro dias q melhorei da minha gripe e continuo torcindo pode ser algo grave?

    ResponderExcluir
  48. É possível que a tosse seja uma indicação de que o quadro gripal não foi resolvido ou que persiste secreção pós nasal, ocasionando a tosse. Aconselho que procure atendimento médico para avaliar seu caso.Graos por sua visita.

    ResponderExcluir
  49. Meu medico me receitou Fluimicil D e Nutoss. Estes remédios podem ser tomados em conjunto?

    ResponderExcluir
  50. Sim. A escolha dos medicamentos depende da análise clínica feita pelo seu médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  51. Olá tenho 29 anos, estou com uma tosse muito desconfortável, começou com uma dor de cabeça toda vez que tossia, agora a dor se concentra no abdome, provocando uma dor intensa ao tossir inclusive irritação na garganta e isso está ocorrendo há uns três dias; o qu e eu faço?

    ResponderExcluir
  52. Compreendo seu sofrimento mas não posso ajudar através da internet pois o primeiro passo é investigar a causa da tosse. Xaropes não resolverão se a causa não for detectada e controlada. Aconselho que procure atendimento médico. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  53. O melhor caminho para localizar um especialista em Fortaleza é através do site da ASBAI (www.sbai.org.br)no setor "localize um especialista" que lista os nomes dos médicos portadores de título de especialista em Alergia em todo o Brasil.Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  54. oi,estou procurando ajuda pq ja nao aguento mais tossir tanto,sinto uma coceira na garganta e tusso ate ficar rouca,estou usando flogoral spary e pastilhas amidalin,nao posso sentir cheiro de nada q começo a tossir,vcs podem me dizer se é uma alergia ou faringite.obrigada.sc

    ResponderExcluir
  55. Peço sua compreensão, mas não é possível afirmar a causa dos seus sintomas através da internet sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor, caso more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  56. ola caro amigos doltores queria que vcs me ajudassem por favor ja tomei tanto remedio e nada da tosse ir embora viajei de sao paulo para o pernambuco a passeio e desde quando cheguei peguei uma tosse seca ja faz quase um mes e nada de sarar e tosse muito seca chego ate vomitar e ficar com dores nas cota por conta dessa tosse queria saber que tipo de tosse seria essa...

    ResponderExcluir
  57. O parecer que solicita não pode ser emitido através da internet. Para afirmar a causa de sua tosse, é preciso examinar pessoalmente. Estamos ao dispor na Policlínica, caso more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  58. Olá,gostaria da opinião de vocês.Tenho um filho de 6 anos que desde o 4,5 anos sofria de rinite alérgica,ele tinha adenóide e amigdalas.Ele roncava muito a noite,mas respirava pelo nariz,as amigdalas eram enormes,mas não inflamavam.Passei em vários médicos e ele já tomou praticamente de tudo,fez tratamento com antialérgicos,o último que ele havia tomado foi o Clarintin e Nasonex por 90 dias.Passados 90 dias voltou tudo de novo,foi qdo o médico otorrino recomendou a cirurgia de retirada das amidaglas/adenoide.Foi feito no dia 16/01.Pensei que com isso iria melhorar o quadro alérgico,mas de uma semana prá cá voltou tudo de novo,principalmente cedo,logo que acorda tem uma tosse seca que dura uns 40 min e depois passa.Gostaria da opinião de vocês,pois já fiz de tudo,até operação foi feita e ele não sara!Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Fabiana: o seu relato não refere que seu filho fez tratamento com alergista. A imunoterapia (vacina para alergia) associada à medidas de controla embiental e ao combate de fatores agravantes tem excelentes resultados (embora sejam demorados). Tratando a rinite de forma adequada, pode-se evitar suas complicações incluindo o aumento das adenóides. Escreva para nosso email (blogdalergia@gmail.com) e enviarei uma cópia em PDF do nosso livro sobre a Rinite "É mais feliz quem respira pelo nariz". Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  60. Olá Tenho 22 anos e há mais ou menos 1 ano venho tendo uma tosse que minha gargante fica coçando e junto com a coceira sinto que fica como se fosse catarro ai preciso ficar o tempo todo tocindo para melhorar um pouco,isso acontece apenas na periodo da manhã mais ou menos entre 10:00 e 11:00 da manhã e também á noite ás vezes apartir das 19:00 ou mais tarde as 23:00 eu sempre marco os horários que começa... Essa coceira e isso que parece ser catarro ai tenho que tossir para aliviar dura mais ou menos de uma a duas horas e depois passa... O que pode Ser?

    ResponderExcluir
  61. Peço sua compreensão, mas não há como apontar a causa de sua tosse baseado apenas na análise do seu breve relato e sem examinar pessoalmente. Aconselho que procure um alergista. Estamos ao seu dispor, caso more no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  62. Minha filha estava com tosse e catarro no pulmão e agora depois de um tratamento com antibioticos ela eliminou o catarro mas ela ainda esta com tosse principlamente quando esta dormindo e é uma tosse seguida de engasgo o que poderia ser essa tosse Deivid...

    ResponderExcluir
  63. Deivid: os dados que envia não são suficientes para fazer o diagnóstico da causa da tosse de sua filha. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  64. Anônimo4/3/12 07:59

    OI MEU NOME E ARNALDO TENHO UM FILHO DE 2 ANOS E TODA VEZ QUE ELE ACORDA PELA MANHÃ ELE TEM UMA CRISE DE TOSSE, COISA QUE ELE NÃO TINHA FOI DEPOIS QUE ELE ENTROU NA ESCOLINHA
    ELE TOSSE POR CERCA DE UNS 20 MINUTOS DEPOIS PARA
    NOS PROCURAMOS DAR MAMADEIRA SO DEPOIS DA CRISE DE TOSSE, DURANTE O DIA ELE NÃO TOSSE MAIS O QUE ISSO PODERIA SER ?

    ResponderExcluir
  65. Arnaldo: peço sua compreensão, mas não há como apontar a causa da tosse do seu filho baseado apenas no seu breve relato e sem avaliar seus dados clínicos de maneira criteriosa e pessoalmente. Este tipo de tosse pode ter causas variadas, mas cito: gotejamento pós nasal que acompanga a rinite e a sinusite, refluxogastro esofágico, alergia, etc. Aconselho que leve seu filho a um alergista. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  66. Anônimo6/3/12 10:40

    BOA TARDE, MINHAS FILHAS UMA DE 1 ANO E A OUTRA DE 11 ANOS ,ESTÃO COM TOSSA QUASE 3 MESES LEVO NA PEDIATRA ELA PASSA REMEDIO MANDA FAZER INALAÇÃO E NADA DE PASSAR A TOSSE. NO COMEÇO FOI DETEQUITADO QUE ELAS ESTAVAM COM COQUELUCHOIDE, TOMARAM ANTIBIOTICO, MAS A TOSSE AINDA NÃO PASSOU, SERÁ QUE PODE SER UMA TOSSE ALERGICA ? VANESSA M.G.

    ResponderExcluir
  67. Vanessa: a possibilidade de que a tosse possa ser causada por alergia existe, mas não há como afirmar se é o caso de suas filhas neste aconselhamento na internet e sem examiná-las pessoalmente. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Estamos ao dispor na Policlínica RJ. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  68. ola minha filha tem 2 anos e ja faz mais de 15 dias que apresentou uma tosse cheia tomou a medicaçao por sete dias e nao deu jeito nao tem febre nem falta de apetite e é corada sim ela é alergica tem rinite mais estou muito preoculpada por ja fazer tanto tempo presciso de uma resposta desde ja muito obrigada estou aguardando bjs

    ResponderExcluir
  69. A tosse infantil pode ter causas variadas, destacaando-se: rinite, sinusite, viroses respiratórias, refluxo gaastro esofágico. Aconselho que leve sua filha a um alergista. Caso more no Rio, estamos ao dispor na Policlínica RJ.

    ResponderExcluir
  70. Minha filha de 6 anos começou com pigarro há uns 90 dias, mas eles aumentaram nos ultimos 40 dias, e a noite na hora de dormir ataca e ela não para de pigarrear até dormir ai quando dorme parar.
    Durante o dia também faz mas não tanto, fizemos tratamento com singulari e avamys durante 60 dias sem melhoras , e agora fizemos exames de raio x e não deu sinusite, o médico pediu tomografia para ver se tem algo. Gostaria de saber o que poderia ser se não apresentar nada na tomografia?

    ResponderExcluir
  71. Marlon: são várias as causas de tosse infantil, destacando-se: rinite, sinusite, infeções respiratórias, asma, fatores do ambiente, fatores emocionais, refluxo gastro esofágico, entre outras. Infelizmente não há como opinar especificamente sobre a causa da tosse de sua filha sem uma avaliação criteriosa e pessoalmente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  72. Anônimo6/4/12 01:06

    meu filho tem 06 meses de idade e esta com uma tosse forte que ele ate vomita catarro , mos tambem esta seca eu nao sei mais o que fazer ja levei no medico tres veses e ainda nao resolveu quandoele tosse ele ate chora da dó alguem recomenda alguma coisa por favor!

    ResponderExcluir
  73. Não sei como posso ajudar através deste aconselhamento na internet, sem conhecer os dados clínicos e sem examinar seu bebê. Na sua faixa etária, é essencial pesquisar o refluxo gastro esofágico como um fator provocador das tosses. Mas outras causas devem ser afastadas como por exemplo, viroses respiratórias, alergia, asma, etc. Recomendo que não deixe seu bebê mamar deitado e que só deite pelo menos uma hora após cada mamada. Evite o atendimento em setores de emergência e a troca de médicos. Prefira o acompanhamento do pediatra que conhece bem seu filho. É muito importante que se estableça o diálogo entre o pediatra e a família, para que possam ser esclarecidas dúvidas e temores, facilitando a resolução do caso. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  74. Anônimo8/4/12 00:17

    Tenho 52 anos,há um mes estou com uma tosse seca e salivo muito,fiz endoscopia e estou tomando nexiom para refluxo e expec para a tosse, o qual amenisa um pouco essa tosse, mas continuo com muita saliva e boca seca. Estou passando por problemas emocionais, há uma ligação com esses sintomas?
    Grata,
    Ionice

    ResponderExcluir
  75. Ionice: fatores emocionais não são a causa, mas certamente podem agravar os problemas de saúde assim como a tosse. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  76. Tenho 43 anos, não fumo e não bebo bebida alcoólica, estou um pouco acima do peso e moro em brasília, Nao aguento mais tossir, ja usei todo tipo de medicamento e fui em varios medicos e fiz varios exames, porem continua a tossir com crise forte de até dar ansia de vomito, aprendi que o cravo diminui consideravelmente minha tosse quando eu mastigo ele, mas tenho que ficar 24 horas do dia e da noite com cravo na boca e mesmo assim so diminui, quando a crise é muito feia eu uso o Benalete para garganta e diminui consideravelmente, Que tipo de TOsse é esta? e quem eu procuro, ja teve um medico que mandou eu procurar um psicologo o que fazer

    ResponderExcluir
  77. Compreendo sua preocupação e gostaria de poder ajudar, mas não há como afirmar a causa de uma tosse atravpés da internet sem examinar pessoalmente Estamos ao dispor na Policlínica RJ Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  78. Boa noite, no ano passado quando fiquei doente tive imensa tosse. Sentia imensa comichão na garganta e à noite tinha tendência para piorar. Fui ao médico e fiz exames. Disse que teria tosse alérgica. Receitou-me medicação e aos poucos fui melhorando. Penso que se deveu ao uso de ar condicionado no meu local de trabalho.

    Desde ontem que estou com esta tosse outra vez (de segundo em segundo estou a tossir sem parar. Acabo por ficar sem voz e com imensas dores de garganta). Tomo o tal medicamento que me foi receitado (Aerius) mas sem sucesso. Já tentei medicamentos naturais mas nada. Existe alguma forma de aliviar um pouco esta tosse horrível e super incomodativa?

    ResponderExcluir
  79. APARECIDA25/5/12 05:13

    É MADRUGADA ..... 5:00 HR. ..... E PESQUISANDO SOBRE A TOSSE DO MEU FILHO, ENCONTRO ESSE SITE TAÕ MARAVILHOSO COM TANTA INFORMAÇÃO CLARA E OBJETIVA .....MUITO OBRIGADA POR EXISTIREM ...........VOÇÊS , FAZEM A DIFERENÇA ....COM UM BRILHO ÚNICO E ESPECIAL......ABRAÇOS A TODOS ....ASS. APARECIDA MARIA DE JESUS. E-MAIL: BORBOLETASAZUIS09@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  80. Aparecida: a sua mensagem nos comoveu. Muito obrigado! É um grande estímulo ao nosso trabalho voluntário neste blog. Estamos ao dispor. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  81. Não existe uma doença denominada "tosse alérgica" mas sim a tosse que surge como um sintoma de uma doença alérgica. Por isso, a base para tratar, é definir a causa do problema. É provável que a tosse de sa tosse atual não seja a mesma do ano passado. O melhor é procurar um alergista para definir a causa e tratarde forma mais adequada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  82. anônima,
    Tem um mês que estou com tosse, o médico disse que é proveniente de uma esofagite, ja tomei vários remédios e não melhorei, isso demora a melhorar?, o que tem que fazer para melhorar mais rápido,

    Grata

    ResponderExcluir
  83. A tosse causada pelo refluxo e consequente esofagite pode ser de difícil controle, O seu médico poderá avaliar se existem outros fatores associados que possa impedir sua melhora ou se há necessidade de mudar sua medicação. lembro que a medicação é importante mas também são recomendadas medidas anti refluxo, tais como: 1) dieta - evitar alimentos à base de cafeína, bebidas gasosas, temperos, condimentos, bebidas alcoólicas. 2) não permanecer lonfo tempo semse alimentar3) fazer refeições leves com menor intervalo entre as refeições 4) não deitar após se alimentar - esperar pelo menos uma ou duas horas) 5) elevar a cabeceira da cama, entre outras. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  84. Anônimo1/6/12 22:38

    Oi meu ome é Selma, gostaria de saber o que meu filho tem mesmo, porque toda vez que ele faz qualquer esforço fisicotipo correr, rir muito,etc... essas coisas de criança ele da uma crise de tossse que não consegui respirar direito muito forte, isso pode ser problema de coração? a medica dele na receitou seretide de 25/125 pra usar mas no inverno que é quando ataca mas essas crises queris saber se isso dele nãopoder correr seja problema cardiaco, por favor m ajude desde de ja agradeço.

    ResponderExcluir
  85. Selma: infeliamente não posso afirmar a causa da tosse do seu filho através da internet, sem examiná-lo. Mas, a sua descrição não sugere que seja um problema cardíaco. A tosse na criança que piora com riso e esforços físicos é mais sugestiva de asma (ou bronquite). Por isso, a médica recomendou o uso de Seretide. Na criança, a asma ou bronquite pode se manifestar apenas com tosse, sem chiados ou falta de ar aparente. Agradecemos sua visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  86. ola meu filho de 3 anos esta com tosse com catarro a 3 semanas, ja tomou antibioticos e xarope e nao melhorou o que fazer

    ResponderExcluir
  87. A tosse infantil pode ter causas variadas mas destacam-se: rinite, sinusite, asma, infecções virais e refluxo gastro esofágico. Não tenho condições para apontar a causa da tosse do seu filho através da internet, sem examinar pessoalmente. Aconselho que retorne ao alergista do seu filho e peça nova avaliação. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  88. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  89. A Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro atende sem hora marcada, em ordem de chegada. Funcionamos de segunda a sexta feira, pela manhã de 8 às 10:30 e à tarde de 13 às 15 horas. Por favor, ligue para (21) 2517 4206 ou 2210 2810, fale com a nossa secretária Cleuza e informe-se sobre preços e convênios. Obrigado pela visita e volte sempre ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  90. Realmente não é fácil viver tossindo. Há mais ou menos um ano, estou sofrendo com essas tosses constantes e tomando
    todo tipo de medicação. Já fui ao médico Otorrinolaringologista e só melhoro da tosse ao tomar a medicação Predinissona e com isso já engordei muito, mas fico mais conformada de saber que não estou só nessa luta,
    pois milhares de pessoas também sofrem desse mal.Se as pessoas acreditarem noque a bíblia realmente ensina podem ter a esperança de Isaías 33:24.

    ResponderExcluir
  91. Verônica: o tratamento da tosse crônica nem sempre é fácil. Mantenha seu tratamento e converse com seu otorrino se não estaria indicado também a avaliação da alergia como fator causal de sua tosse. O tratamento conjunto dos dois especialistas pode contribuir para um melhor resultado. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  92. Anônimo5/7/12 21:59

    olá ...boa noite estou á mais ou menos 6 meses com uma tosse saliva grossa na boca queimaçao no peito ja fui no gastro fiz os exames nao deu refluxo pintava tela parei faz 1 mes melhorou bem agra nao sei qual médico procuro pneumo ou alergista mechia com aguá raz terebentina e oleó de linhaça esqueci de falar p? o médico sinto pontada nas costas nao tenho falta de ar .

    ResponderExcluir
  93. Aconselho que procure um alergista para analisar seu caso e buscar uma solução para a sua tosse. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  94. Anônimo6/7/12 09:03

    Olá minha irma apresenta uma tosse seca a dias que se desenvolve na parte da noite quando a crise começa ela fica horas tossindo sem parar, fez um tratamento com antibiótico por 10 dias e apresentou melhora mas ao fim do tratamento a crise voltou achamos que é uma tosse alérgica gostaria de saber qual seria um bom tratamento que fosse eficaz e na necessidade de procurar um médico qual especialista indicado para esse caso?
    Aguardo resposta, desde já obrigada e parabéns pelo blog!
    Gabriela

    ResponderExcluir
  95. Gabriela: se a suspeita é de uma tosse alérgica, é aconselhável que sua irmã procure um alergista. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Obrigado pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário no Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  96. pode me esclarecer algo sobre seredite para crianças de 2 anos

    ResponderExcluir
  97. Seretide é uma medicação inalada usada no tratamento de controle da asma. Trata-se da chamada “terapia combinada” pois contém num mesmo inalador, dois medicamentos: um broncodilatador (salmeterol) e um corticóide inalado (fluticasona). Os remédios em terapia combinada têm objetivo de atuar sobra a inflamação dos brônquios, controlando a doença e prevenindo as crises. O uso inalado é seguro e formulado de forma especial em doses mínimas (microgramas). Por isso, atua diretamente nos brônquios, com mínimo de reflexos no resto do seu organismo e não tem os mesmos efeitos colaterais dos corticóides usados sob a forma de comprimidos e xaropes. Convido que leia mais clicando aqui: http://blogdalergia.blogspot.com/2010/02/esclarecendo-duvidas-sobre-cortisona.html
    Em crianças pequenas, a tosse pode ser o único sintoma da asma Em geral é uma tosse que piora com riso, chorp, aos esforços ou à noite. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  98. Anônimo9/8/12 23:32

    Ola...a +- uma semana começei uma tosse seca. Que eu acredito ser uma tosse alergica. Pois moro em um local que é constantemente frio. Nao tenho febre, dor de cabeça, nao me sinto indisposto.Apresento pouca secreção a tosse, de cor esbranquiçada a amarelada as vezes. Minha garganta nao esta inflamada.Sem quaisquer sinais de infecção ou algo do tipo. E a bendita tosse seca continua. E devido a tosse acaba ferindo um pouco minha traqueia. Sinto dificuldades de engolir. Pois doi um pouco, ao fazer isso. Ja tomei um anti alergico e nada. Teve uma medico que quis me passar diclofenaco sodico.kkkk. Enfim, o que ajudou foi um xarope antitussivo. Enfim o que poderia fazer?

    ResponderExcluir
  99. A base para poder tratar uma tosse é examinar o paciente e detectar a causa do problema. Por isso, não tenho condições para opinar ou para indicar uma medicação baseado apenas em seu breve relato. Estamos ao seu dispor na Policlínica RJ para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  100. Minha bebê de 2 meses está, há uma semana, tossindo muito até vomitar, saindo uma secreção transparente junto com o leite materno. O médico disse que é a gripe veio acompanhada de tosse alérgica. Quanto tempo esse quadro pode durar? Existe outra forma da secreção ser eliminada senão pelo vômito? É que ela sofre muito com isso e tem até falta de ar já que o nariz está entupidinho...

    ResponderExcluir
  101. Heliana: a tosse pode ser sintoma de várias situações clínicas, em especial no bebê. Normalmente nessa faixa de idade é mais comum que não seja alergia. Muitos fatores podem influenciar nos sintomas respiratórios: bebês tem vias respiratórias muito estreitas, sua imunidade é imatura, passam a maior tempo deitados, não sabem expectorar, etc... etc... Além disso, com 60 dias de vida, ainda não têm seus próprios anticorpos formados (recebem da mãe pela placenta e depois no leite materno) Por isso, vírus são as causas mais comuns. E algumas viroses podem perdurar com sintomas por tempo longo. Refluxo também contribui para tosses nessa idade. É preciso pesquisar em cada caso para poder afirmar quanto tempo vai durar. A secreção pode ser reabsorvida pelo organismo sendo eliminada sem que vejamos. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  102. DR. meu tem 9 ans filho esta com uma tosse seca muito persistente isso já a mas de dois meses, já levei ao medico passou xarope e nada resolve, ele bronquite teve a ultima crise em maio, depois disso aparaceu essa tose seca que só para quando ele dormi é impressionante,quando dorme não tem tosse mas é só acordar que ela volta, não sei mas o que fazer, a unica coisa que ele reclama é que senti uma coceirinha na garganta e por isso que tosse, o que pode ser isso? desde de já obrigada, Selma.

    ResponderExcluir
  103. Selma:peço sua compreensão, mas não tenho condições para apontar a causa da tosse do seu filho sem examiná-lo pessoalmente.As causas de tosse na criança são variadas, incluindo rinite, sinusite, asma, refluxo, entre outras. Mas, no caso da tosse que se manifesta durante o dia e desaparece durante o sono, devem ser pesquisados fatores emocionais que possam estar envolvidos. Aconselho que converse com o alergista que trata do seu filho. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  104. É normal tossir sangue com catarro quando está gripada? Me ajude a desvendar essa curiosidade....

    ResponderExcluir
  105. Não, a presença do sangue no escarro deve ser investigada para que a causa possa ser detectada e controlada. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  106. Tenho uma filha de 1 ano e desde o 7 mês ela utiliza Serestide 2x ao dia e singular baby na ultima refeição, tive que tirar ela da creche durante quase 3 meses, neste periodo ela estava super bem... não tinha mais nada, mas foi voltar a creche que começou com as tosses novamente. Tem dias que tosse tem dias que não tosse, quando da alguma crise de tosse eu faço 4 jatos de aerolyn 3 X ao dia, ajuda, mas noto que passa alguns dias ela volta a ter novamente tosse. Ai me pergunto, pq qdo ela estava em casa não tinha nada e volta para a creche começa com crises de tosse? tbm percebo que na ultima mamadeira da noite (dormindo) ela tbm ganha essas crises de tosse.

    ResponderExcluir
  107. Estudos mostram que as causas principais de tosse na criança pequena são: asma, rinossinbusite, vírus e refluxo gastro esofágico e o seu relato chama a atenção para estas hipóteses, crianças pequenas são imaturas e a convivência em grupo propicia viroses respiratórias causadoras de tosse. A tosse após mamada chama a atenção para o refluxio. Um cuidado simples: crianças nunca devem mamar deitadas (nem dormindo) e só devem deitar pelo menos uma hora após deitar. Agradecemos sua visita

    ResponderExcluir
  108. veja so estou com uma tosse horrivel to com um problema eu começo a tossi ou se eu rir muito pareci que vai faltar oxigenio no meu celebro ando me engasgando ate com o ar esa semana me engasguei com um gole de cafe pensei que ia morrer foi um sacrificio pra pega o folego. tenho 56 anos. me chamo maria

    ResponderExcluir
  109. Maria: a tosse pode ter causas variadas, sendo as mais comuns: asma, rinite, sinusite, infecções respiratórias e refluxo gastroesofágico. É preciso examinar para afirmar a causa no seu caso. É aconselhável que procure um alergista. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  110. Anônimo6/1/13 02:31

    Gostaria de esclarecer uma duvida: com relação ao tratamento de rinite, nos episódios de crise alérgica, corticoides poderiam se indicados no caso do paciente nao mais responder adequadamente aos anti-histaminicos? ( mesmo com os cuidados ambientais e tudo mais). Nesse caso poderia-se pensar em utilizar corticoides? Inalatorio ou sistêmico? Obrigada

    ResponderExcluir
  111. Os corticóides inalados usados sob a forma de spray nasal são indicados rotineiramente co tratamento de controle da rinite alérgica (não apenas para alívio das crises). Contudo, corticóides sistêmicos serão usados apenas em casos de crises, sempre com prescrição, dose e tempo de uso determinados pelo médico. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  112. Bom dia quero saber se já ouviu falar de algo semelhante. Há dois meses estava com um problema de tosse com pulmão cheio, depois descobri que a causa era mofo. Junto com esse problema começou uma tosse com engasgo. O problema com o pulmão curou mas agora engasgo ao rir e quando bocejo, sempre começa a tosse, engasgo e da ânsia de vômito. Parece com refluxo mas não assunto nada voltando do estômago. O que será??

    ResponderExcluir
  113. Liliane: o seu relato sugere que seja mesmo um caso de refluxo gastroesofágico. Mas, não há como afirmar através da internet, sem examinar pessoalmente. Aconbselho que procure um gastroenterologista para orientá-la Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  114. Boa noite. Moro em Teresópolis, interior do Rio. Tenho rinite alergica. Minha filha tem 2 anos e meio. Desde 1 ano e meio ela tem uma tosse alergica que ocorre mais a noite. Primeiramente tratamos o refluxo (voltamos com a medicacao) e nao resolveu. Ja usou: desalex, zelaterg, koide d, decongex, koidexa,, predisin, noex, flixotide, aerolin spray, nbz com berotec e atrovent. Faço Consultas com alergista e imunologista. Inicialmente ele nao passou a imunoterapia. Recentemente passou alguns exames de sangue para ver imunidade e deu baixa de iga. Esta em uso de leucogen, 2,5 ml 2 x ao dia. Percebo que quando o tempo vira ela vira tb. Ja nao sei mais o que fazer e o que dar. Ano passado teve 3 pneumonias. Queria muito saber mais sobre a rinite. Obrigada desde ja. Daniela

    ResponderExcluir
  115. Daniela: a rinite alérgica parece uma doença simples e sem importância, mas não é verdade. Pode provicar muitos problemas incluindo: tosse crônica, sinusite, asma, infecções respiratórias repetidas, quadros catarrais, etc. Caso queira, escreva para nosso e-mail e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz" Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  116. Meu filho desde nasceu tem crises de tosse, às vezes tosse seca e às vezes tosse produtiva, sendo a segunda a mais insistente... Teve bronquite ano passado, está com 5 anos. Foi receitado inalações, antialérgico e corticóide. De tempos em tempos é sempre a mesma coisa, só o tempo mudar que ocorre tudo novamente. Fica fanhoso, às vezes com muita secreção nas narinas, nunca diagnosticaram sinusite, sempre rinite. Penso que seria as duas coisas, uma "rinossinusite", e claro, respirando mal pelo nariz, sobra para as pulmões, causando as bronquites. Sei que está mais do que na hora de consultarmos um profissional, mas seria bom ir primeiro no alergista ou pneumologista? Gostaria de receber a cópia do livro sobre rinite alérgica que vcs mencionam aki, o " É mais feliz quem respira pelo nariz". Obrigada.

    ResponderExcluir
  117. Cristienne: o médico capacitado a tratar de doenças alérgicas é o alergista. Você pode localizar um alergista em sua cidade através do site da ASBAI (www.sbai.org.br): procure no setor "Localize um especialista". Quanto ao livro, para receber basta que escreva para nosso e-mail "blogdalergia@gmail.com e enviaremos em formato PDF para você. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  118. Anônimo4/4/13 12:03

    Meu filho tem continuamente tossido, principalmente a noite.
    De dia a tosse é muito exporádica e normalmente se apresenta quando há esforço físico envolvido.
    A noite a tosse se manifesta diariamente quando ele está no começo do sono. Uma vez que ele dorme, a tosse some. Quando acorda no meio da noite, a tosse volta nessa seqüência.
    Ele toma mel diariamente e esfregamos um bálsamo na hora de dormir. Seu quarto é periodicamente limpo, sem animais de estimação e com piso frio.
    Ele se sentiu mais confortável com um umidificador ligado. No entanto, moramos na praia o que aparentemente não teria relação com ar seco.
    Além disso ele usa um travesseiro do tipo anti-refluxo para facilitar o escoamento de qualquer secreção e evitar um possível refluxo.
    Gostaria de saber se diante desse quadro é possível se tratar de uma questão emocional uma vez que na grande maioria das vezes ele somente tosse de noite quando está acordado.
    Também gostaria de saber se o uso de bálsamo não estaria prejudicando a situação uma vez que alguns textos afirmam que estes são irritativos.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  119. O diagnóstico de uma tosse por fatores emocionais é um diagnóstico de exclusão. Ou seja, é preciso afastar outras causas para poder afirmar se é mesmo a causa da tosse do seu filho. É aconselhável que procure um alergista para que seja orientada adequadamente. O uso do bálsamo é controvertido. Por ter um cheiro muito ativo pode irritar as vias respiratórias e agravar a tosse. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu filho e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  120. estou com uma tosse que vem e vai mas quando vem me tira o folego, sou alergico, fui ao médico que receitou anti-alergico comprimido e um para acalmar a tosse em gotas, sera que é renite!

    ResponderExcluir
  121. João: rinite pode causar tosse, mas não é possível afirmar se é o seu caso sem examinar pessoalmente.
    A nossa equipe médica está ao seu inteiro dispor na Policlínica RJ para orientá-lo.

    ResponderExcluir
  122. Anônimo3/5/13 23:28

    Meu filho tem 8 anos, e de vez em quando dá uma tosse, e isso se repete o dia todo, a tosse é seca, não é caso de tosse contínua, quando dorme não tosse, estou achando que é mania de tossir, estou pensando em leva-lo num alergologista, ( acho que o nome é esse), gostaria de saber opinião a respeito.obrigado.

    ResponderExcluir
  123. Existem várias causas de tosse e o melhor é mesmo levar seu filho ao médico especialista (alergista ou alergologista) para que seja feito o diagnóstico e indicado o tratamento mais adequado para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  124. Estou com uma irritação na garganta, tossindo muito, não consigo controlar. Tosse cheia, com dor no peito, sem apetite, fraqueza..já fui no medico e ele me receitou ambroxol, mas nao melhorei, ele disse tambem que meu pulmão ta limpo, mas estou com medo que seja tuberculose, pois a noite estou suando muito, e sinto que minha garganta ta inchando, o q vc me diz?

    ResponderExcluir
  125. Não há como emitir um parecer sobre sua tosse através da internet, sem examinar pessoalmente.Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  126. Olá ! meu filho de apenas 2 anos tosse muito quase sempre isso acontece na madrugada a tosse é tão intensa que chega a vomitar , ja levei varias vezes nos medicos , e sempre receitam antialegicos como : predisim , loratadina , celestamine , cloridrato de cobutinol , maleato de dexclorfeniramina +betametasona , de nada tem adiantado .. se puderem me informar um antialergico mais forte agradeço , de ja muito obrigado !!

    ResponderExcluir
  127. Segildo: a tosse não é a doença em si, mas sim o sintoma de um problema. O tratamento da tosse varia em cada pessoa e depende portanto da causa envolvida em cada caso. Não há um remédio que seja "mais forte" ou mais eficaz que resolva a tosse se a causa não for combatida e controlada. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu filho e prestar maiores esclarecimentos. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  128. Maria Inês2/6/13 21:57

    Olá,meu filho tem 3 anos e diagnostico de rinite alérgica,começou com tosse à noite há uns 5 dias, o clima esta muito seco (Palmas TO). Qual é o melhor especialista para levar que vcs me recomendam? (Alergologista, otorrinologista?)

    ResponderExcluir
  129. Maria Ines: a tosse pode ser um sintoma da rinite alérgica. o ideal é que seu filho seja avaliado por um médico especialista em Alergia. Para localizar um alergista em Palmas, procure no site da ASBAI: www.asbai.org.br no setor: Localize um especialista. Basta digitar o Estado, a cidade e abrirá uma lista com os nomes de especialistas na localidade desejada. Aproveito a oportunidade para convidá-lo a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail.

    ResponderExcluir
  130. Stephane: dependendo do quadro clínico e da necessidade, é possível associar Bambair e Ebastel, sempre com prescrição, dose e tempo de uso definidos pelo médico. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  131. Gostaria de saber porque uma criança de 2anos da crise frequente de tosse após mamar uma mamadeira de leite de vaca, mesmo estando numa posição certa?

    ResponderExcluir
  132. É possível que a criança possa ser portadora de refluxo gastro esofágico ou de intolerância alimentar, entre outras causas que podem estar envolvidas. Aconselho que solicite esta informação ao pediatra que trata do seu filho, pois conhece seus dados clínicos e o examinou pessoalmente, sendo a pessoa mais adequada para orientála. Gratos por sua visita,

    ResponderExcluir
  133. Tenho 43 anos, estou com tosse seca a cerca de uns 10 dias, só que na ultima semana ela piorou muito, não sinto falta de ar nem dor no peito.
    Só uma pequena irritação na garganta, que na maioria do tempo passa desapercebida.
    Porem, quando começo a tossir, em poucos segundos sinto minha garganta fechar totalmente, falta o ar e chego a desmaiar, essa semana minha mulher presenciou uma crise de tosse e ficou muito assustada.
    Eu estava com uma pequena tosse quando fui viajar com uns amigos, peguei muito frio ( moto ), acabei fumando um ou outro cigarro ( de palha ) e bebida gelada.
    Isso nunca tinha acontecido antes, estou tomando muita água e um xarope que comprei na farmácia, mas ainda não deu resultado.
    Será que deve ser algo mais sério?
    Obrigado(a),

    ResponderExcluir
  134. Xaropes não resolvem o problema se a causa da tosse não for detectada e controlada. Aconselho que procure atendimento médico para que possa ser examinado e orientado de forma apropriada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  135. Adorei o blog! ótimas reportagens! Parabéns!

    ResponderExcluir
  136. Rosa: obrigado pelas palavras de incentivo ao nosso trabalho voluntário. Aproveito a oportunidade para convidá-la a assinar nosso blog e passar a receber nossos textos diretamente em seu e-mail. Um abraço!

    ResponderExcluir
  137. Olá pessoal, gostaria de uma dica sobre qual especialista consultar:

    fui à um pneumologista, após uns 2 meses de tosse persistente, daquelas com pigarro pela manhã. Seu diagnóstico foi de sinusite e fiz todo o tratamento por 14 dias com levoxin.

    A tosse continua, sempre de manhã, aquela sensação de pigarro na garganta que não sai. Será que o pneumologista é o mais indicado, tendo em vista que os pulmoões estão aparentemente normais, ou é melhor ir no otorrino ou alergologista?

    ResponderExcluir
  138. O seu relato sugere que possa ser um caso de tosse ocasionada por secreção decorrente de rinossinusite alérgica Sugiro que procure um alergista. Gratos pela visita

    ResponderExcluir
  139. Minha filha tem.4 anos depois da gripe ficou a tosse ela as vezes vomita e fica as vezes sufocada levei ela ao otorrino e ele dïsse que ela tem adenóide

    ResponderExcluir
  140. Maria: adenóides são normais em qualquer criança e são um tipo de amigdalas (órgãos linfóides). Acredito que o médico tenha informado que as adenóides estejam aumentadas de tamanho, o que pode trazer problemas. É importante investigar se sua filha tem rinite alérgica, que é a causa mais comum de aumento das adenóides na infancia. Aconselho que procure um alergista para orientá-la. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  141. Sou Asmatica eu usava uma bombinha chamada Vannair6/200 um dia meu medico viajou para o Exterior em meio uma crise o medico que fui pediu que eu trocasse naquele momento pelo Seretide Disco 50/250 MAIS noto uma coceira na garganta e uma tosse seca depois que uso pode ser do remédio... Eu lavo bem a boka como ele pediu..

    ResponderExcluir
  142. O uso de medicamentos inalados no tratamento da asma representou um grande progresso para controle da doença e para melhora da qualidade de vida. A eficácia é comprovada, seja qual for o método utilizado. Contudo, a aceitação é individual. Por isso, a escolha deve ser personalizada. Aconselho que converse com seu médico, peça que avalie se a técnica inalatória está correta e que a ajude a escolher o medicamento mais eficaz para seu caso. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  143. hurgent ola meu nome maria pasei noit toda sem dormi hontem fui ao medico apos medicacao ele me liberou mais to mal peito chiando falta de ar dor cabeca ..me ajudem a aliviar esta roquidao agora.....

    ResponderExcluir
  144. Maria: peço sua compreensão, mas nosso blog obedece as normas do Conselho Federal de Medicina. Não é permitido prescrever ou indicar nomes de medicamentos através da internet, sem consulta feita pessoalmente. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral do Rio de Janeiro. Agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  145. estou com tosse 4 dias com saliva salgada tenho 40 e sou fumante pode me ajudar?











































    ResponderExcluir
  146. A tosse é sempre agravada pelo hábito de fumar, mesmo que existam outras causas para este sintoma. É aconselhável que procure atendimento médico, pois o primeiro passo para tratar é definir a causa do sintoma. Gratos por sua visita,

    ResponderExcluir
  147. Bom dia..meu neto tem 2 anos e 4 meses, há 15 dias ta com uma tosse q chega a provocar vômitos...com baba grossa, n tem febre, nem gripe...já levamos no pediatra. ela passou um ante alérgico, xaropes , anabilizantes..e nada..continua a mesma tosse, levamos noutro medico, passou percof...ta do mesmo jeito..n sei o q faço, me ajude!! jorgina

    ResponderExcluir
  148. Jorgina: a tosse na criança pode ter causas variadas e nem sempre tem causa alérgica. Infelizmente não é possível avaliar o caso do seu neto ou orientar um tratamento pela internet, baseado apenas nos dados enviados em seu relato e sem examiná-lo pessoalmente. Conto com a sua compreensão. Estamos ao seu dispor na Policlínica Geral RJ. Gratos pela visita ao nosso blog.

    ResponderExcluir
  149. Oiii, minha mãe está, na verdade tem uma tosse seca qe incomoda. Por vezes acorda durante a madrugada, com crises.. Fora a visita ao médico,o que podemos fazer pra aliviar nos momentos e crises?

    ResponderExcluir
  150. Sindyl: o principal é detectar e controlar a causa da tosse. Medidas que podem ajudar: 1) tomar bastante líquido 2) Mel 3) Arejar a casa, janelas abertas. 4) Limpeza diária da casa com pano úmido sem produtos de cheiro ativo 5) Trocar os travesseiros e encapar com capas antiácaros. Encapar também o colchão. 6) Controlar focos de mofo e umidade em casa 7) Afastar animais de estimação dos quartos e da área social da casa. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  151. Meu filho tem 2 anos e meio e e so o tempo mudar q a maldita tosse rouca aparece chega lhe faltar o ar! Oq posso fazer pra ajudar ja dei tantos remedios q os medicos passamas nao resolve! Me ajudem!!

    ResponderExcluir
  152. A tosse nesta idade apresenta-se com causas multifatoriais. Esta muito relacionada com hiperreatividade bronquica, infecções virais, reações alérgicas, asma, rinite alérgica, sinusites... Sugiro que faça nova consulta com seu alergologista.
    Grato pela visita.

    ResponderExcluir
  153. MINHA MÃE TEM 76 ANOS E ADQUIRIU UMA TOSSE QUE A ANOS A ACOMPANHA. É DE ASPECTO TRANSPARENTE OU CLARA DE OVO. ELA NUNCA FUMOU E QUANDO TOSSE, PARECE QUE SUA GARGANTA ESTA CHEIA DE SECREÇÃO CHEGA A QUEBRAR, MAS NÃO SAI O SUFICIENTE PARA QUE PARE DE TOSSIR. ELA NÃO FICA CANSADA E NEM COM PIADO. JÁ USOU O XAROPE EXPEC, NOEX, MAS AINDA NÃO SE LIVROU DESSA TOSSE. SERÁ QUE HÁ UM TRATAMENTO EFICAZ. ESTOU MUITO PREOCUPADA. ESTE CASO É PARA ALERGOLOGISTA? ESTOU MUITO PREOCUPADA.

    ResponderExcluir
  154. Sugiro que sua mãe seja avaliada pelo geriatra, e a partir deste avaliação, caso necessário seu médico solicitará parecer de um alergologista e/ou pneumologista.
    Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  155. Ola boa noite. Meu bebe tem 1 ano e 1 mês. O pediatra dele que também é alergista disse que é quase certo que ele tenha rinite. . Ele quase não fica doente mas quando fica só Deus! Dias tomando prelone, desalex, nbz com clenil....... fico arrasada. Eu e o pai dele temos rinite e sinusite mas o médico dele disse que so pode fazer o teste com 2 anos!!! Ele está bem agora, sem crise. Mas depois da ultima crise alergica ele esta ha 4 dias após acordar fazendo aquele barulho de expectoração. Ai ele tosse e para. Às vezes acontece mais de uma vez ao dia. Mas sem secreção no nariz nem falta de ar ou chiado. Será que pode ser só rinite mesmo? O medico dele esta de férias e só volta em 20 dias. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  156. A rinite parece ser uma doença simples e sem importância, mas pode provocar muitos problemas, em especial nas crianças pequenas. A rinite sem controle adequado pode provocar complicações como por exemplo: infecções (nos seios da face, ouvidos, garganta, pulmões etc.), tosse, alterações do sono, interferência nas atividades diárias da criança, no apetite, etc. É comum que a rinite se associe à asma (ou bronquite) Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro sobre a Rinite alérgica intitulado: “É mais feliz quem respira pelo nariz”. Agradecemos sua visita

    ResponderExcluir
  157. Ola,meu nome é Daiane, minha filha tem três anos começou ater uma febre na qual não passava ate que levei ao pediatra , o mesmo a medicou dizendo que as glândulas estavam alteradas,e a garganta inflamada foi medicada, então depois da medicação passou mas começou a ter uma crise de tosse na madrugada e pela manha ao acordar, passei novamente pelo medico que passou outra medicação mas a mesma tem duas semanas que ninguém dorme com a tosse no período noturno como se estivesse rancando tudo, eu não sei mais o que fazer, mesmo sendo medicada não passa a tosse.Já tirei tudo do quarto dela que pudesse provocar uma alergia, limpo a casa com pano úmido,mas mesmo assim nada. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  158. Daiane: o primeiro passo para controlar a tosse é detectar e controlar sua causa. A tosse infantil pode ter causas variadas. A piora noturna pode apontar para presença de secreção pós nasal, ou seja, gotejamento de catarro da parte posterior do nariz em direção à garganta ou ainda para refluxo gastro esofágico, em especial nas crianças que mamam à noite. Aconselho que retorne ao pediatra que trata de sua filha para nova avaliação. Se for o caso, ele encaminhará a um médico especialista em Alergia. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  159. tenho tosse a 1 ano e nao consigo respirar ja fui ao medico, ja fiz varios exames medicos nao sabe o'que e, e tenho contato contato com fumante. So queria sabe se tem alguem com a mesma coisa ou parecida ? obrigada.

    ResponderExcluir
  160. Existem casos de tosse persistente e recorrente que merecem um acompanhamento multidisciplinar.

    ResponderExcluir
  161. 4 meses atrás eu me engasguei dormindo e não consegui dormir mais aquela noite pois fiquei tossindo muito. Passaram-se dois dias e eu fui dormir no ar-condicionado e acordei de madrugada tossindo muito. De lá pra eu tomei todo tipo de remedio e nada deu certo. Minha tosse é assim: eu sinto uma secreção que antes eu achava ser catarro mas agora eu acho que é saliva mesmo. E eu fico sentindo uma irritação pra botar pra fora isso e fico tossindo muito o dia todo 24 hrs por dia. Já fui em pneumologista, otorrino e clinico. Estou tomando omeprazol a um mês mas não fez efeito nenhum ate agr. O medico mandou eu trocar o omeprazol pelo tecta. fui diagnosticado com refluxo a 1 mês atrás, mas não creio que o refluxo possa causar essa tosse que eu descrevi 24 hrs por dia. Não sei mais oq eu faço, estou a 4 meses assim. 4 meses sem ir pra aula. eu fico tossindo e cospindo toda hora. Eh muito ruim! Eu durmo pra dar um descanso da tosse e acordo pra poder tossir, eh tipo isso minha vida depois dessa tosse que parece ser alergica. Ja fiz o exame de alergia e deu alergia a um monte de coisa (acaros, poeiras, cigarro, caes, gatos e fungos). Já tomei todo tipo de remedip e até agr nd fez efeito. Vale lembrar tbm que meu cachorro morreu um tempo desses, mas não sabemos ao certo o motivo. Acreditamos que foi de carrapato pois ele estava minado de carrapato. Enfim, no inico achei que era gripe mas agr n sei oq tenho direito alem do refluxo. Alguem me ajuda? Algum caso parecido?

    ResponderExcluir
  162. Mayron: a tosse pode ter causas variadasNem sempre é fácil, mas é importante pesquisar e controlar as possíveis causas envolvidas em cada paciente. A alergia pode causar tosse e deve ser aventada, em especial quando os testes estão positivos. Dentre as doenças alérgicas, é importante definir o diagnóstico poara seu caso. Caso more no Rio, estamos ao seu dispor para analisar seu caso e prestar esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  163. Ola minha mae tem problema pisicologico moderado ela e fumante tosse o tempo todo as vezes aquela tosse seca outras com catarro tosse de chegar se engasgar e quase vomitar o problema q por ter problema mental quase nunca cospe e sim engole o q posso fazer pra ajuda la ahh ela me pediu pra colocar um ar no quarto dela teria algum problema com umidificador de ar ?ele e eletronico deixaria ligado 2 hs por noite pois o quarto nao e mt grande e daria pra ficar geladinho...tenho medo da tosse piorar

    ResponderExcluir
  164. Tathiana: as causas de tosse são variadas. Em alguns casos, mais de uma causa podem desencadear o sintoma. Por isso, é essencial analisar os dados clínicos de sua mãe de forma criteriosa e pessoalmente para apontar os fatores envolvidos em sua tosse. O uso do umidificador é controverso, pois o excesso de umidade pode favorecer aumento de ácaros, fungos (mofo, bolor). Aconselho que entre em contato com o (a) alergista que trata de sua mãe e peça que a oriente. Gratos pela visita.

    ResponderExcluir
  165. Há um tempo notei que quando faço exercícios,como correr,aparece uma tosse momentânea em mim.Tenho a sensação de grande coceira nas costas e posso sentir o catarro na minha garganta,mas depois passa.O que pode ser isto?

    ResponderExcluir
  166. A tosse que surge após exercícios ou atividades físicas pode indicar vários fatores, desde um simples despreparo físico, como também pode ser consequência de tabagismo. Além disso, pode sinalizar um aumento da sensibilidade dos brônquios (hiperreatividade brônquica), bem como alergia respiratória sem controle, entre outras causas. Aconselho que procure atendimento médico. Agradecemos sua visita ao nosso Blog.

    ResponderExcluir
  167. nos ultimos cinco anos percebi que todo o inverno sou acometido de uma tosse seca que me ataca a noite e chega a dor o abdomen de tanto tussir. ao procurar auxilio medico sempre ganho xarope , quando funciona o xarope ainda bem mas a casos em que nao funciona isso pode estar sendo algo cronico porque uma vez nao tinha esses epsodios no invermo mas nos ultimos anos e certo que vou tussir.

    ResponderExcluir
  168. Olá, Carlos, boa tarde. Esses quadros de tosse recorrente, mesmo que em uma única época do ano, podem ter várias causas, entre elas, a Alergia. Portanto, procure um especialista, para que, ao invés de tratar o "sintoma" Tosse, você descubra a CAUSA da tosse, e aí sim, ao invés de tomar "xarope", você fique livre disso. Um especialista será capaz de avaliar se é necessário apenas medicação sintomática ou iniciar um tratamento. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  169. É normal tossir após usar o aerolin?

    ResponderExcluir
  170. A tosse após inalação do aerolin (salbutamol) pode indicar que a inalação não está sendo feita de forma inadequada ou que a asma não está controlada, bem como pode ser uma reação indesejável ao propelente contido no remédio. Aconselho que entre em contato com seu médico(a) e peça que avalie seu caso.

    ResponderExcluir
  171. Boa noite
    Bem meu nome e Leticia
    A minha mãe tem 64 anos e ela tem uma crise de tosse direto, ela ja procurou alguns medicos um disse que era asma o outro era refluxo e nem um passou remedio e nem solucionou o problema e ja estou ficando preocupada com isso ela ja nao esta nem dormindo oque devo fazer? Alguém pode me ajudar?agradeço .

    ResponderExcluir
  172. Letícia: sinto muito, mas não é possível apontar a causa da tosse de sua máe pela internet. A tosse crônica em idosos pode ter causas variadas e nem sempre é causada pela alergia. Em algumas pessoas, pode ocorrer mais de uma causa envolvida na tosse. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor para atender sua mãe no ambulatório da Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliá-la e prestar esclarecimentos. Gratos pela visita ao Blog da Alergia

    ResponderExcluir
  173. Meu filho tem 4 anos e não para de tossir sempre tosse quando corre que chega ate vomita , quando esta dormindo ou quando faz algum esforço já faz mais de um mês que esta deste jeito já levei no pediatra tomo klaricid por dez dias mas não melhorou por favor me ajudem que medico devo procurar.

    ResponderExcluir
  174. Bom dia,
    Todo ano, é só começar o inverno que eu tenho uma crise de tosse que dura meses, algumas vezes ela vem acompanhada de falta de ar e chiado, outras vezes - igual esse ano- só estou com uma tosse seca que já está durando 3 meses.

    ResponderExcluir
  175. Olá Vanessa Arruda, boa noite. Você deve procurar um(a) alergologista ou um(a) pneumologista, já que o quadro não vem respondendo às terapêuticas adotadas, e a CAUSA da tosse ainda não foi diagnosticada. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  176. Boa noite. Que tal procurar tratar antes das crises começarem? O melhor tratamento é a prevenção. Gasta-se menos, o estresse e sofrimento são menores. Procure um especialista. Descubra a causa da sua tosse. Aumente sua qualidade de vida. Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  177. Boa noite.
    Tenho 16 anos e desde pequeno sofro de renite alérgica, mas foi " curada " . Umas 2 semanas atrás, comecei a tossir muito durante o dia, tarde e noite. Em meu quarto fica o dia inteiro fechado, pois só volto a noite para casa. Assim na cabeceira da cama estava criando mofos e tentei usar um anti mofo atrás da cabeceira, que deixava um odor não muito agradável. Acho que depois disso comecei a ter essa crise de tosse. Seria isso que desencadeou essa crise ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  178. Roberto: é provável que sim. Mas não é possível afirmar pela internet, sem examinar pessoalmente. Caso não melhore, é essencial que procure atendimento médico pessoalmente. Obrigado pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  179. minha esposa passou por vários alergistas.... otorrinos ...pneumologistas e a tosse persiste principalmente ao se deitar ...coçeira n garanta olhos vermelhos sangue.. irritão pigarros . Fez tumografia e nada.. várias medicações contra alergias e nada... estamos super preocupados o último exame foi O PPD estamos aguardando resultado.... ela praticamente so dorme sentada se deitar ataca a crise.... o que ser´isso????

    ResponderExcluir
  180. Mestre Satiro: nem sempre é fácil detectar a causa de uma tosse. Além disso, uma tosse de difícil controle e de longa duração, pode ter mais de uma causa envolvida. Muitas vezes mesmo após a resolução do que levou a tosse ela pode persistir. Por exemplo, um quadro de tosse causado por infecção viral, pode perdurar por semanas. Agradeço o envio do seu depoimento e desejo melhoras para sua esposa.

    ResponderExcluir
  181. Mestre Satiro: nem sempre é fácil detectar a causa de uma tosse. Além disso, uma tosse de difícil controle e de longa duração, pode ter mais de uma causa envolvida. Muitas vezes mesmo após a resolução do que levou a tosse ela pode persistir. Por exemplo, um quadro de tosse causado por infecção viral, pode perdurar por semanas. Agradeço o envio do seu depoimento e desejo melhoras para sua esposa.

    ResponderExcluir
  182. Estou eu aqui são 4:00 da manhã acordado com meu filho torssindo, isso há mais de 3 semanas já tomou vários medicamentos e nada...hoje fomos a um Alergo , mandou parar todos os medicamentos receitou um xarope acetilcisteina e um antibiótico astro mandou parar a nebulização tbm..mas parece q ta pior...ta meio entupido e fazendo barulho ao respirar o que não estava acontecendo...já tiramos tudo do quarto..estamos jä desesperados...pelo menos ficamos sabendo que não estamos sós. Nunca pensei que uma tosse seca , com pulmão limpo fosse demorar tanto pra ir embora.

    ResponderExcluir
  183. Junior: nem toda tosse tem causa pulmonar. As principais causas de tosse na criança são:alergia, asma (ou bronquite), rinite, sinusite, refluxo, infecções respiratórias, entre outras. Em alguns casos, pode ter mais de uma causa envolvida. Alguns fatores podem agravar a tosse e/ou impedir sua melhora: fatores ambientais em sua casa, bem como a exposição a irritantes/poluentes como produtos de limpeza, fumaça de cigarro (no convívio com fumantes),etc. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  184. Boa tarde. Tenho uma coceira na Garganta muito irritante então começo a tossir sem parar, uma tosse incontrolável q chego até fazer vômito as vezes e enquanto não sai lágrimas dos meus olhos de tanto tossir a coçeira não ameniza. Já percebi que quando chupo Abacaxi me coça muito o céu da boca. Oq pode ser? Será q conseguem me ajudar?

    ResponderExcluir
  185. Boa noite. Esse pigarro e coceira na garganta podem ter várias causas, entre elas a Rinite Alérgica, portanto, para ter um diagnóstico, procure um especialista para investigar e avaliar seu caso. Dar parecer e opinião sem examina-lo(a) é complicado O abacaxi pode dar essa sensação de leve coceira em língua e palato, ocorre mesmo, porém para maiores esclarecimentos investigações, é melhor a avaliação médica. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  186. Meu nome é Larissa , estou gripada , e estava com aquela tosse bem catarrenta kk , agora parou e começou uma tosse seca , que não sai nada , mais é toda hora , já não consigo nem dormi as vezes , gostaria de saber o que é bom pra essa tosse !
    Estou tomando mel !!!

    ResponderExcluir
  187. Larissa: O Blog da Alergia obedece a norma do Conselho de Medicina: não é permitido prescrever ou mesmo indicar nomes de medicamentos pela internet. Para medicar, é essencial examinar o paciente. Contamos com a sua compreensão e agradecemos sua visita.

    ResponderExcluir
  188. Boa noite, já não sei mas o q fazer minha filha tem 4 anos e a 3 meses corro atrás de médico passei por vário clínicos e pediatras e agora com alergologia já fez exame p saber se tem alergia deu altismo mas os específicos deram todos negativos ( três tipos de ácaros, morfo, pelos, baratas e outros ) já trocou remédio agora estar usando clenil com espaçador mas ela ainda tosse mim ajuda já não sei o q fazer?

    ResponderExcluir
  189. Sinto muito, mas não posso ajudar. Não é possível afirmar a causa da tosse sem examinar sua filha pessoalmente. Avaliar pela internet pode resultar em erros de diagnóstico e tratamento. Convido que escreva para nosso e-mail (blogdalergia@gmail.com) e enviaremos para você uma cópia em PDF do livro: “Alergia, doença do século XXI”. Gratos pela sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  190. Boa tarde, meu filho 4 anos e ta com uma irritação na garganta faz dias já, acho q é por causa do splay noex q o pediatra passou pra ele usar durante 1 mês, será q pode ser isso? Agora ele vive com a garganta irritada como se tivesse alguma coisa na garganta..sou a Miriam.

    ResponderExcluir
  191. Olá Miriam, boa tarde. Espero que nos compreenda, mas não temos como dar um diagnóstico sem examina-lo. Como você está com essa dúvida, entre em contato com o pediatra que prescreveu para que ele possa lhe orientar. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  192. Ola amigos. Estou a 3 meses com tosse seca, mas quando eu me deito a tosse some.. O que seria?

    ResponderExcluir
  193. A tosse de duração arrastada pode ter causas variadas e nem sempre é causada por alergia.
    Mas, não é possível fazer diagnóstico e apontar a causa da tosse pela internet. Aconselho que procure atendimento médico para que possa ser examinado e orientado de forma apropriada. Gratos pela visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  194. Ola, tenho 24 anos e não tenho nenhum problema respiratorio diagnosticado ate então...a quase um ano pratico corrida moderada ao ar livre e quase sempre tenho uma tosse chata durante os exercicios as vezes seca e as vezes parece apenas um pigarro que encomoda muito, pois me faz perder o ritmo da respiraçao e disistir do exercicio antes do tempo previsto.
    A noite ao me deitar tambem acontece, quase toda noite. Isto ja dura a meses mais como nao tem outros fatores acabei não me preocupando.
    O que poderia ser?

    ResponderExcluir
  195. Compreendo sua preocupação, mas o parecer que solicita não pode ser emitido através da internet. Para afirmar a causa de sua tosse, é preciso examinar você. Sugiro que procure atendimento médico com alergista, na forma de uma consulta tradicional, realizada pessoalmente.Estamos ao dispor na Policlínica, caso você more no Rio de Janeiro. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  196. Fatima Teles28/4/16 07:33

    Bom dia,ando com uma tosse estranha já à mais de 10Anos o médico diz-me que é do estômago pois tenho
    uma hernial 4cm e uma ulcera,tomo todos os dias pantoprazol de 40mg de manhã 1 hora antes de comer e outro de 20mg antes do jantar tomo também o victan 2mg para dormir ando sempre com impressão na garganta como se tivesse uma formiga.Esta tosse não me larga nem de noite nem de dia quando tenho cheiros fortes ainda pior já tomei também o aeruis para as alergias fico um pouco melhor mas só nos primeiros dias depois volta tudo ao normal.Já não sei o que fazer se me poderem ajudar agradeço.

    ResponderExcluir
  197. Fátima: uma tosse de duração longa como descreve, é chamada de "tosse crônica". A tosse crônica no adulto pode ter várias causas, mas destacam-se: 1) tabagismo (seja no fumante atual, seja no passado ou mesmo uma pessoa que nunca fumou mas que convive com um fumante) 2) uso de medicações 3) Rinite 4) Sinusite (ou outra infecção no trato respiratório alto) 5) Asma (nem sempre com quadro clássico de sintomas) 6) refluxo gastro esofágico 7) alergia 8) Outros: fatores ambientais, ocupacionais, outras doenças, fatores emocionais, etc. Trata-se portanto de uma grande gama de doenças e situações que podem causar uma tosse de duração arrastada. Por isso, não há como emitir um parecer ou indicar um exame que seja definitivo na busca da causa de sua tosse através da internet, baseado apenas em seu breve relato e sem uma avaliação criteriosa do seu histórico clínico. Caso more no Rio, a nossa equipe médica está ao seu dispor na Clínica de Alergia da Policlínica Geral do Rio de Janeiro para avaliar seu caso e prestar maiores esclarecimentos. Gratos por sua visita.

    ResponderExcluir
  198. Anônimo8/6/16 05:41

    Oi minha filha tem 2 anos e a duas semanas atrás tossia muito dei a ela um medicamento indicado pelo o médico e ela melhorou, só que a garganta dela enflamou e em seguida veio a tosse outra vez, não sei mais o que fazer pois o outro medicamento já não fez efeito igual da outra vez. Dayanne obrigado

    ResponderExcluir
  199. Dayanne: a tosse não é uma doença. Mas, é um sintoma de uma doença. Por isso, é preciso pesquisar e detectar a causa da tosse. Só assim poderá ser combatida de forma adequada. Gratos por sua visita ao Blog da Alergia.

    ResponderExcluir
  200. Pelo jeito não adianta pedir ajuda aqui ,pois todos temos que procurar o médico Então para que existe esse espaço ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

"Os comentários publicados sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. Os autores deste blog reservam-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgarem ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou sem a devida identificação de seu autor também poderão ser excluídos".

Postagens mais visitadas deste blog

Alergias e reações na pele causadas por plantas

A natureza nos presenteia diariamente com plantas e flores proporcionando uma festa não apenas para os olhos mas para todos os sentidos. A sua utilidade prática é indiscutível e múltipla, seja purificando o ar, seja servindo como alimento ou como base para construção de habitações, na manufatura de mobiliário, utensílios, cosméticos, medicamentos, entre tantas outras aplicações. Se apenas tivessem o papel de embelezar, já seriam fundamentais, aliviando a dureza do cotidiano e transmitindo paz numa convivência harmoniosa de longa data com o ser humano. Mas, em algumas situações, a pele pode desenvolver reações quando entra em contato com plantas e daí pode coçar, se tornar vermelha, apresentar uma erupção cutânea e até inflamar. Estas reações surgem pelo contato com a pele, algumas puramente por irritação direta e outras, por mecanismo alérgico. Até mesmo árvores podem produzir um eczema de contato alérgico, sendo o exemplo mais conhecido a Aroeira, uma árvore de madei

Pitiríase rósea

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert. Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa. É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça Quadro c

Dermografismo

A bolsa pesada marca o seu braço? A roupa apertada, a alça do soutien, o elástico da roupa faz você coçar e empolar? Atenção: pode ser dermografismo! Dermografismo é uma doença da pele que afeta cerca de 5% da população e que se caracteriza pelo aparecimento de coceira intensa em locais de pressão. Após o ato de coçar surgem “lanhos” vermelhos nas pele. É uma forma de urticária, sendo também chamado de urticária factícia ou urticária falsa.A urticária clássica se caracteriza pelo surgimento de placas avermelhadas que se acompanham de coceira na pele, podendo ter causas variadas, como medicamentos, alimentos, certas doenças, entre outras causas – veja post sobre o tema neste mesmo Blog. No caso do dermografismo, após pressão sobre um determinado local no corpo, a coceira surge em primeiro lugar e só depois de se coçar é que surgem as placas. Por isso, é comum que se inicie em locais onde a roupa aperta, elásticos, alça do soutien. O dermografismo faz parte de um grupo de urticárias deno